• Nenhum resultado encontrado

Portfolio Advisory Dezembro 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Portfolio Advisory Dezembro 2020"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Advisory Desk – BNP Paribas

Wealth Management

São Paulo, Dezembro de 2020

(2)

2

Portfolio

Advisory

Perspectiva Econômica e

Mercados

(3)

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

A crescente possibilidade de aprovação de mais de uma vacina com alta eficácia no combate contra a pandemia do novo Coronavírus renovou o ânimo dos mercados e trouxe a confiança de que diversas vacinas podem estar disponíveis para 'uso de emergência' relativamente em breve. Esta perspectiva reforça a nossa visão de uma forte recuperação econômica em 2021. Mantemos a projeção de queda de 4,0% do PIB (Produto Interno Bruto) global em 2020, mas revisamos a projeção de crescimento para 5,60% em 2021 e 4,0% em 2022.

Em relação aos países, revisamos a projeção de contração nos Estados Unidos, Zona do Euro e Brasil em 2020, de 4,20% para 3,60%, de 8,0% para 7,50% e de 4,50% para 4,30%, respectivamente, e revisamos a projeção de crescimento em 2021, de 4,20% para 3,70%, de 5,20% para 5,60% e de 4,0% para 3,0%, respectivamente.

A política monetária dos países desenvolvidos deverá permanecer excepcionalmente acomodatícia, refletindo uma reação assimétrica dos bancos centrais, na qual serão rápidos em responder a notícias negativas, mas cautelosos em reagir a desenvolvimentos positivos. Esta combinação de juros reais muito baixos – ou até mesmo negativos, como nos Estados Unidos, Zona do Euro e Japão – e continuidade da política fiscal expansionista é bastante favorável aos países emergentes. Além disso, a perspectiva de ampla distribuição de vacinas no segundo semestre de 2021 permitirá que as empresas e os consumidores vislumbrem um mundo pós-Covid e possam retomar seus planos de investimentos e gastos.

No Brasil, o PIB cresceu 7,70% no terceiro trimestre na comparação trimestral, recuperando grande parte da queda de 10,90% (dado revisado) registrada no segundo trimestre. No entanto, como resultado da profunda queda na arrecadação federal em função da pandemia e das medidas de estímulo e suporte adotadas pelo governo, o equilíbrio fiscal do país – que já era frágil – piorou bastante. Neste cenário, o cumprimento do teto de gastos e a responsabilidade fiscal serão cruciais para a manutenção da estratégia de política monetária do BC (BC, o Banco Central do Brasil). Uma postura contracionista e fiscalmente

responsável permitiria ao BC manter a taxa Selic estável por mais tempo, por outro lado, em um cenário no qual o governo adote uma postura expansionista, provavelmente o BC teria de repensar a sua estratégia abruptamente.

Na última reunião de política monetária do ano, o BC afirmou que provavelmente retirará a "prescrição futura" (isto é, o "forward guidance") em favor da abordagem tradicional de política monetária, já que as projeções de inflação para 2022 estão em torno do centro da meta. Assumindo que a dinâmica para a inflação será mais favorável em 2021, acreditamos que o BC pode começar a normalizar as taxas apenas nas três últimas reuniões do ano, com foco no impacto da política monetária na inflação de 2022 e 2023. Esse cenário depende de uma política fiscal responsável, com os gastos federais recuando dos atuais 28% para 20% do PIB. Considerando todas as variáveis envolvidas no processo, revisamos a projeção para a taxa Selic de 2,0% para 3,50% no final de 2021, com altas a partir da reunião de setembro.

Sobre a inflação, apesar do recente choque maior do que o esperado, principalmente pela forte alta no preço dos alimentos, continuamos projetando 3,0% em 2021 e 3,50% em 2022.

No âmbito dos mercados, novembro foi um mês muito positivo. Tivemos uma combinação de novas possibilidades de vacinas e um desfecho favorável das eleições nos Estados Unidos.

Neste ambiente, o Índice Ibovespa se valorizou 15,90% no mês, o real se apreciou 7,45% contra o dólar e as curvas de juros – nominal e real – fecharam consideravelmente. Mesmo assim, continua chamando a atenção o grande diferencial de 200 a 450 pontos-base entre a taxa de um a dois anos para as taxas de cincos a dez anos. Em grande parte, este diferencial é resultante da preocupação relevante com o ambiente fiscal e com a trajetória da dívida pública.

(4)

4

Portfolio

(5)

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

Para dezembro, nós incrementamos a alocação na classe de ativos Inflação para os perfis Conservador, Intermediário-arrojado e Arrojado. Este reforço foi financiado por reduções nas estratégias DI e Juros Prefixado. Considerando o forte componente de proteção que os juros reais agregam aos portfolios no longo prazo, a alocação nesta classe de ativos continua superior à parcela de Juros Prefixados para todos os perfis de risco.

Na renda fixa, a taxa dos juros pré-fixados com vencimento de até um ano se manteve estável, no patamar de 2,0%. Já as taxas dos títulos de vencimentos de três a cinco anos caíram entre 10 e 20 pontos-base, aproximadamente. A taxa de cinco anos caiu para o patamar de 6,80% e a de onze anos, para 8,30%. Apesar da queda, continua chamando a atenção o diferencial da taxa pré-fixada de três anos (6,15%) e o DI atual (2,0%), trazendo uma diferença de 415 pontos base. A curva de juros real também fechou. As taxas das NTN-B’s com vencimento em 2035 e 2050 recuaram de IPCA+4,0% para IPCA+3,80% e de IPCA+4,40% para IPCA+4,20%, respectivamente.

Com relação aos prazos, acreditamos que os vencimentos intermediários ainda apresentam uma assimetria relativamente favorável na relação risco x retorno e, portanto, recomendamos alocações com vencimentos entre 2023 e 2028. Na nossa visão, as taxas de curto prazo estão bem ancoradas e nos prazos superiores a 2028 o prêmio incremental está muito baixo, o que não justifica um maior alongamento.

No caso de Multi Estratégia, mantivemos a alocação e reforçamos a nossa convicção sobre a importância desta estratégia na composição dos portfólios no longo prazo, principalmente no atual cenário de juros estruturalmente baixos no Brasil. Em novembro, o Índice de Fundos Multimercado (IHFA) da Anbima se valorizou 2,99%. Com este resultado, o índice acumula alta de 2,73% em 2020 e 5,12% nos últimos doze meses, contra altas de 2,60% e 3,38% do CDI nas mesmas janelas de comparação.

Na renda variável, o mês foi bastante positivo e o índice Ibovespa se valorizou 15,90%. A volatilidade anualizada caiu consideravelmente, de

Recomendações

26,90% nos últimos trinta dias para o patamar de 15,50% no final de novembro. Embora já começamos a identificar oportunidades e assimetrias no mercado, mantivemos a alocação nesta classe de ativos inalterada. Apesar da manutenção, na nossa visão ainda têm ações em setores específicos com bom potencial de valorização. Caso tenhamos um alívio maior na parte mais longa das curvas de juros, ativos do setor imobiliário e elétrico podem se beneficiar. O setor de saneamento também apresenta boas perspectivas, considerando a precificação atual das ações e a expectativa da manutenção do veto do Marco Legal do Saneamento Básico nos próximos dias. Cabe ainda um destaque ao setor de consumo, mais especificamente varejistas, que andaram sofrendo com a rotação para ativos de valor e se beneficiam com a queda do dólar que temos observado.

Em relação à parcela Internacional, mantivemos a alocação, mas continuamos adotando a estratégia de aumento da exposição em momentos de queda dos preços.

Por fim, reforçamos a importância da classe Alternativos na diversificação dos portfólios. Em linhas gerais, esta classe de ativos abrange investimentos que miram retornos absolutos substancialmente superiores aos juros pós-fixados e inflação e possuem prazos longos, em sua maioria sem liquidez. Como exemplos, podemos citar projetos imobiliários e fundos de participação. Cada investimento requer uma análise mais detalhada sobre o perfil de risco do investidor.

(6)

6

Portfolio

(7)

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

Seu principal objetivo é preservar seu capital

· Você tem aversão ao risco e admite somente perdas limitadas baseado no seu horizonte de investimento.

· Você não está confortável em ter volatilidade em seus investimentos. · A segurança do capital será priorizada em relação a oportunidade de maior retorno.

· Sua renda será em linha com o oferecido por aplicações de curto prazo de renda fixa.

· Seu portfólio contém principalmente investimentos de baixo risco.

Pe

rf

il

co

ns

er

va

do

r

Pe

rf

il

In

te

rm

ed

ri

o

Você busca equilibrar o seu capital entre preservação e crescimento moderado de seu patrimônio

· Riscos moderados de perda são aceitáveis para atingir o retorno financeiro desejado.

· Alguma volatilidade ou flutuação no valor dos seus investimentos é esperada.

· Esse perfil é geralmente mais adaptado para investimentos de médio/longo prazo.

· Seus investimentos são baseados predominantemente em ativos de baixo risco, mas podem envolver aplicações mais voláteis e com maior risco.

Pe

rf

il

In

te

rm

ed

ri

o-Ar

ro

ja

do

Você deseja crescimento de capital

· Riscos substanciais de perda são aceitáveis para alcançar o retorno financeiro desejado.

· Você está confortável em conviver com volatilidade e flutuações no valor dos seus investimentos.

· Esse perfil é geralmente mais adaptado para investimentos de médio/longo prazo.

· Seus investimentos serão significativamente mais voltados para ativos de maior risco.

Pe

rf

il

Ar

ro

ja

do

Você deseja um alto crescimento de capital

· Riscos muito substanciais de perda são aceitáveis para alcançar o retorno financeiro desejado

· Você está confortável em conviver com alta volatilidade e grandes flutuações dos seus investimentos.

· Esse perfil é geralmente mais adaptado para investimentos de longo prazo. · Classes de ativos menos voláteis tais como, aplicações de curto prazo em renda fixa não têm um papel significativo no seu portfólio.

Perfil do investidor

Risco

-+

Baixo

Moderado

Médio/Alto

Alto

(8)

8

Portfolio

(9)

Opinião*

Ativo

Comentários

Renda Fixa

Considerando o forte componente de proteção que os juros reais agregam aos portfolios no longo prazo, mantivemos a alocação nesta classe de ativos superior à parcela de Juros Prefixados. Com relação aos prazos, acreditamos que a ponta intermediária ainda apresenta uma assimetria relativamente favorável na relação risco x retorno e, portanto, recomendamos alocações com vencimentos entre 2023 e 2028.

Multi

Estratégia

Mantivemos a alocação sugerida e reiteramos a nossa convicção sobre a importância desta estratégia na composição dos portfólios no longo prazo, principalmente no atual cenário de juros estruturalmente baixos no Brasil.

Renda

Variável

Mantivemos a alocação nesta classe de ativos, acreditando em um potencial de retorno atraente para a bolsa brasileira no longo prazo, principalmente se comparada à baixa taxa de juros projetada para os próximos dois anos. Apesar da manutenção, na nossa visão ainda têm ações em setores específicos com bom potencial de valorização.

Alterna-tivos

Reforçamos a importância desta estratégia na diversificação dos portfólios. Em linhas gerais, esta classe de ativos abrange investimentos que miram retornos absolutos substancialmente superiores aos juros pós-fixados e inflação e possuem prazos longos, em sua maioria sem liquidez.

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

(10)

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

10

Estratégia de alocação – Perfil Conservador

PRODUTOS DISPONÍVEIS

Destaque:

Aumento da parcela Inflação e redução em DI

(*) Classificados individualmente de acordo com as características de cada produto (indexador, prazo e rating). (**) A nota de risco pode variar de 1 (menor risco) até 7 (maior risco).

(**) (**)

DI 70% Juros Prefixado

5%

Inflação (IPCA + Juros) 20%

Multi Estratégia 5%

(11)

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

Estratégia de alocação – Perfil Intermediário

PRODUTOS DISPONÍVEIS

Destaque:

Manutenção da maior parcela em renda fixa

(*) Classificados individualmente de acordo com as características de cada produto (indexador, prazo e rating). (**) A nota de risco pode variar de 1 (menor risco) até 7 (maior risco).

(**) (**) DI 40% Juros Prefixado 10% Inflação (IPCA + Juros) 15% Multi Estratégia 19% Renda Variável 5% Internacional 6% Alternativos 5%

(12)

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

12

Destaque:

Aumento da parcela Inflação e redução em DI e Juros Prefixado

Estratégia de alocação – Perfil Intermediário-Arrojado

PRODUTOS DISPONÍVEIS

(*) Classificados individualmente de acordo com as características de cada produto (indexador, prazo e rating). (**) A nota de risco pode variar de 1 (menor risco) até 7 (maior risco).

(**) (**) DI 10% Juros Prefixado 14% Inflação (IPCA + Juros) 18% Multi Estratégia 25% Renda Variável 15% Internacional 10% Alternativos 8%

(13)

Destaque:

Aumento da parcela Inflação e redução em Juros Prefixado

Estratégia de alocação – Perfil Arrojado

PRODUTOS DISPONÍVEIS

(*) Classificados individualmente de acordo com as características de cada produto (indexador, prazo e rating). (**) A nota de risco pode variar de 1 (menor risco) até 7 (maior risco).

(**) (**)

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

DI 5% Juros Prefixado 5% Inflação (IPCA + Juros) 10% Multi Estratégia 28% Renda Variável 25% Internacional 12% Alternativos 15%

(14)

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

14

Contatos Advisory Desk

Caio Mercadante Head de Advisory Tel. 55 11 3841-3436 caio.mercadante@br.bnpparibas.com Fernando Marcilio Global Advisory Tel. 55 11 3841-3147 fernando.marcilio@br.bnpparibas.com

Luis “Nando” Faloppa

Investment Manager Tel. 55 11 3841-3137

luis.faloppa@br.bnpparibas.com

Gabriel G. Lopes

Global Advisory & Funds (Estag.) Tel. 55 11 3841-3143

gabriel.g.lopes@br.bnpparibas.com

Thomaz Fonseca

Equity & Structured Products Tel. 55 31 3254-1255 thomaz.fonseca@br.bnpparibas.com George S Chen Equity Analyst Tel. 55 11 3841–3153 george.schen@br.bnpparibas.com Henrique Carvalho

Equity & Structured Products Tel. 55 21 3094–8219

henrique.carvalho@br.bnpparibas.com

Julio Sampaio

Equity & Structured Products (Estag.) Tel. 55 11 3841–3132

julio.sampaio@br.bnpparibas.com

Renato Assunção Campos

Fixed Income & Funds Advisory Tel. 55 11 3841-3140

renato.assuncao-campos@br.bnpparibas.com

Andre Fujii

Fixed Income Analyst Tel. 55 11 3841–3621

andre.fuji@br.bnpparibas.com

Fernando Wertheimer

Fixed Income Analyst Tel. 55 11 3841–3624

(15)

Este documento foi produzido pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A. ou por suas empresas subsidiárias, coligadas e controladas, em conjunto denominadas “BNP Paribas”, com fins meramente informativos não se caracterizando como oferta ou solicitação de investimento ou desinvestimento de ativos.

O Banco BNP Paribas Brasil S.A. é instituição financeira regularmente constituída e em funcionamento no país e devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil e habilitada pela Comissão de Valores Mobiliários para administrar fundos de investimentos. Apesar do cuidado utilizado tanto na obtenção quanto no manuseio das informações apresentadas, o BNP Paribas não se responsabiliza pela publicação acidental de informações incorretas, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste documento, as quais podem inclusive ser modificadas sem comunicação.

O Banco BNP Paribas Brasil não assume qualquer compromisso de publicar atualizações ou revisões dessas previsões. O Banco BNP Paribas Brasil não se responsabiliza por eventual perda causada pelo uso de qualquer informação contida neste documento.

Este documento foi produzido pelo banco BNP Paribas Brasil e é de uso exclusivo do destinatário, não podendo ser reproduzido, ao todo ou em parte, sem prévio consentimento do Banco BNP Paribas Brasil. Caso V.Sa. não seja o destinatário pretendido, qualquer divulgação, cópia, distribuição ou qualquer ação conduzida ou omitida para que se baseie nisso, é proibida e pode ser considerada ilegal.

Ouvidoria: fone: 0800 -7715999 ou por e-mail: Ouvidoria@br.bnpparibas.com

Informações sobre os Fundos:

Auditoria dos Fundos BNP Paribas: KPMG Auditores Independentes / Administração dos Fundos BNP Paribas: Banco BNP Paribas Brasil S/A / Gestão dos Fundos BNP Paribas: BNP Paribas Asset Management Brasil Ltda. Dos fundos distribuidos, favor verificar informações nas lâminas dos fundos, a disposição.

Fundos estão sujeitos a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos dos fundos.

Alguns fundos aqui listados têm menos de doze meses, e, para avaliação da performance de fundos de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, doze meses.

A rentabilidade divulgada já é líquida das taxas de administração, de performance e dos outros custos pertinentes ao fundo. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos.

Valor da cota, patrimônio e rentabilidade são divulgados diariamente no Valor Econômico. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo

garantidor de créditos - FGC.

Taxa de Administração: É apropriada diariamente sobre o valor da cota sendo paga mensalmente até o 5º dia útil subseqüente ao vencimento.

Taxa de Performance: É apropriada diariamente sendo paga semestralmente no último dia útil dos meses de dezembro e junho ou no resgate total ou parcial das cotas, o que ocorrer primeiro. A incidência de taxa de performance e, quando for o caso, seu respectivo valor, encontram-se no quadro ao final da página.

Taxa de Entrada: Nenhum dos fundos mencionados possui taxa de entrada. Taxa de Saída: Nenhum dos fundos mencionado possui taxa de saída para resgates realizados nas datas de resgate estabelecidas.

A rentabilidade obtida no passado não representa garantia nem promessa de rentabilidade futura.

É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento dos fundos de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Acesse nosso site: www.bnpparibas.com.br ou no site do gestor.

O presente material, de caráter meramente informativo, não se caracteriza como oferta de venda ou compra de ativos. Todos os valores, quantidades e taxas aqui constantes são apenas teóricos e destinados a ilustrar com exemplos numéricos as operações apresentadas, sendo que, se levados à prática, os resultados finais dependerão das condições de mercado no momento em que a operação venha a ser estruturada. O presente material não considera, exceto quando explícito no próprio texto, impactos relativos à tributação incidente sobre os instrumentos financeiros ou o custo das transações, tais como comissões, corretagem e emolumentos.

Portfolio Advisory – Dezembro 2020

Referências

Documentos relacionados

156 277 Bens Móveis não Operacionais relativo a 3 (tres) bens, locomotivas, localizados no Pátio Araraquara - SP OF. 140 278 Bens Móveis não Operacionais relativo a 99 (noventa e

RESUMO: A tese sustentada neste ensaio é, por um lado, que as modalidades de comunicação são determinantes para que possa haver argumentação plena (ou seja,

Nota: Para obter mais informações sobre a edição dos privilégios de acesso de um grupo às pastas compartilhadas ou aplicativos, consulte "Permitir o acesso dos usuários ou

A Matriz de Armazenamento de Rede Iomega® StorCenter™ px12-350r é uma eficiente solução de armazenamento de rede que oferece os mais altos níveis de desempenho e proteção de

Organização e acesso a dados: O Windows DFS organiza as pastas e arquivos em uma rede, de modo que sejam exibidos como se estivessem em uma árvore de diretórios em um único

As lesões bucais podem exercer influência negativa sobre a qualidade de vida dos indivíduos acometidos, podendo causar dor, desconforto, dificuldade nas funções bucais

Este trabalho pretende estudar os programas radiofônicos das emissoras de rádio AM das cidades de Itapiranga em Santa Catarina e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, visando através

Masculino Geral Idade Livre. Percurso completo, sem apoio. 1º ao 5º- Troféu + Brindes.. Feminino Geral Idade Livre. Percurso completo, sem apoio. 1º ao 5º- Troféu