• Nenhum resultado encontrado

2015 PROJETO DEBATE UNIVERSITÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2015 PROJETO DEBATE UNIVERSITÁRIO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

JCI Rio do Sul

(2)

1. Sobre a JCI

Conheça a JCI

A JCI (Câmara Junior) é uma organização internacional de jovens entre 18 e 40 anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.

Organização sem restrição racial, religiosa ou política, que tem sido definida como “organização educacional suplementar”, na qual os jovens de uma comunidade podem associar-se dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros, pela participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a comunidade.

Missão da JCI

Oferecer oportunidades de desenvolvimento que permitam aos jovens criar mudanças positivas.

Objetivo superior da JCI Brasil

Ser uma organização capaz de desenvolver em seus membros habilidades de liderança que gerem atitudes e ações empreendedoras.

Apresentação do Projeto Debate Universitário

O projeto consiste no estímulo ao debate, estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, tais como segurança, saúde, respeito, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente e educação, comprovar que a geração de oportunidades práticas, caracteriza-se como forma indiscutível de preparar e treinar novas lideranças.

Tem o formato de concurso, onde dois grupos de 3 integrantes debatem entre si sobre um tema sorteado entre alguns previamente selecionados. O posicionamento de cada equipe (contra ou a favor) também é sorteado no momento do concurso, o que faz com que as equipes tenham que preparar previamente para defender dois pontos de vista sobre cada tema do concurso. As equipes têm seu desempenho avaliado por um grupo de jurados e aquela que apresentar melhor desempenho no debate é declarada vencedora.

2. Objetivo Geral

Estimular jovens/universitários a debater temas de relevância, como forma de crescimento individual, aprimoramento e treinamento; Desenvolver as habilidades de argumentação e contra argumentação; Discutir temas polêmicos, permitindo a formação de opinião própria.

(3)

3. Temas abordados

Os seguintes temas foram selecionados para os debates nesta edição do concurso:

1. A liberdade de expressão deve ser totalmente irrestrita.

2. Valorização salarial do professor garantia para uma educação melhor. 3. Acesso as redes sociais reduzem a produtividade nas empresas. 4. As greves prejudicam o desenvolvimento do país.

5. Os celulares com acesso à internet prejudicam o aprendizado em sala de aula. 6. Reforma política solução do Brasil.

7. Justiceiros são necessários em face da descrença da população brasileira em relação à Justiça e ao Estado.

8. Palmada sinônimo de violência contra jovens e adolescentes. 9. Torcida mista é a solução para a paz no futebol.

10. A escassez da água, responsabilidade de todos.

11. Tema surpresa, visando aprimorar a técnica de debates, tornando o mesmo mais atraente e dinâmico, valorizando o improviso.

A escolha dos temas para o concurso considera a relevância dos assuntos para a sociedade e tem o propósito de fortalecer o exercício da cidadania em cada participante do concurso.

4. Público alvo

Alunos das instituições de ensino superior localizadas no município de Rio do Sul. Como requisito, os participantes deveriam obrigatoriamente estar matriculados e cursando o nível superior no semestre de realização do concurso.

5. Sobre o projeto

5.1 Histórico do projeto em Rio do Sul

Este é um projeto pioneiro em nosso município. A JCI de Rio do Sul já realiza este projeto internamente há alguns anos e, inspirada por outras sedes da JCI e percebendo a importante contribuição que poderia oferecer para a comunidade, decidiu estende sua aplicação para a comunidade.

Não se tem conhecimento de que um concurso desta natureza tenha sido desenvolvido em Rio do Sul por meio de qualquer outra entidade até o momento.

(4)

5.2 Etapas do projeto

O Concurso de Debate Universitário foi desenvolvido em duas etapas, a saber:

a) Eliminatórias nas instituições de ensino superior – o concurso eliminatório se

desenvolverá internamente em cada instituição de ensino superior, sob a responsabilidade das próprias instituições de ensino participantes, porém com o suporte da JCI Rio do Sul, que indicará duas equipes representantes para a etapa final do concurso.

b) Etapa final – contará com a participação das equipes vencedoras das eliminatórias

realizadas em cada instituição de ensino, de onde será escolhida a equipe vencedora.

5.3 Cronograma

A seguir é apresentada a cronologia de acontecimento dos principais eventos do concurso Debate Universitário 2015:

DATA EVENTO LOCAL

28/07 Lançamento do projeto no capítulo Sede da JCI Rio do Sul 25/09 Divulgar projeto nas instituições de

ensino superior de Rio do Sul Instituições de ensino 25/09 Divulgar projeto na imprensa Meios de comunicação de

Rio do Sul 25/09 Entregar regulamentos e materiais de

divulgação. ---

A definir Acompanhar/orientar concursos nas

instituições de ensino. superior de Rio do Sul Instituições de ensino A definir Realizar inscrição dos vencedores das

etapas preliminares na etapa final do concurso (prazo final).

---

03/11 Realizar etapa final do concurso de

debate universitário. A definir

10/11 Entrega do relatório do projeto à JCI

Rio do Sul. ---

(5)

Em 26/09/13 foi realizada reunião com o intuito de organizar a execução do projeto, que começou com uma visita às instituições de ensino superior (IES) localizadas em Rio do Sul com o intuito de apresentar e estimular a participação no projeto. A JCI se colocou à inteira disposição destas instituições para auxiliar na realização dos concursos eliminatórios nas próprias instituições e realizar uma capacitação prévia dos participantes. No IFES houve uma massiva apresentação do projeto nas salas de aula da instituição. Nas demais IESs a divulgação foi restrita à administração da instituição, que ficou incumbida de estender o convite e divulgar internamente o projeto entre os alunos. Adicionalmente, o convite foi reforçado por meio de cartazes enviados digitalmente (anexo 01) às IESs e imprensa. Também houve confirmação das participações por meio de e-mail.

Mesmo com todo empenho em tentar promover eventos de capacitação nas IESs, a única atividade preparatória que foi possível de ser realizada neste projeto foi a organização de um debate simulado na Uniasselvi (anexo 02), envolvendo as equipes selecionadas pela instituição para a disputa da etapa final do concurso. Cerca de 30 alunos da instituição prestigiaram este evento, ocorrido no dia 04/10/13.

O evento de lançamento oficial do projeto em Rio do Sul foi realizado nas dependências da JCI de Rio do Sul, reunindo membros da JCI e visitantes, onde ocorreu uma apresentação dos principais detalhes sobre este projeto.

No dia 04/11/13 a coordenação do projeto encerrou as inscrições para a etapa final do concurso, confirmando a participação de 3 equipes (2 da Uniasselvi e 1 da Unidavi). Diferentemente do esperado, as IESs participantes acabaram indicando seus representantes por convite, e não por seleção eliminatória interna.

A JCI Rio do Sul realizou a etapa final do concurso nas dependências da sua sede (anexo 03) no dia 11/11/13. O evento iniciou às 19h30min e se encerrou às 22h30min, com a realização de 3 debates. Os temas debatidos no concurso foram:

1. Ensino superior obrigatório para cargos do Executivo e Legislativo 2. Cotas raciais nas universidades

3. Uso de animais em pesquisas científicas

O julgamento do concurso competiu a membros da JCI, professores e parceiros do projeto que aceitaram gentilmente o convite realizado pela JCI para voluntariamente contribuírem com suas experiências na seleção das melhores equipes. A grata surpresa deste evento ficou por conta do alto nível dos debates realizados, superando as expectativas de todos os presentes. O resultado final desta etapa é apresentado a seguir:

1º Lugar: João Santo, Pedro de Menezes e Carlos Eduardo Marzall (Unidavi)

2º Lugar: Geferson Roberto do Aragão, Egon Gabriel Júnior e Cássio Marcilio (Uniasselvi)

A equipe de jurados foi composta pelos seguintes voluntários: Osvaldo Bogo (professor de letras), Diórgenes Oderdenge (membro JCI Rio do Sul), Rubens Menslin (representante

(6)

Fernando Mendes (representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Rio do Sul). Todos foram receberam certificado de participação como forma de agradecimento pela sua contribuição para o sucesso do evento.

A seguinte premiação foi entregue para a equipe vencedora na etapa final: 1 troféu e 1 micro-system da marca Mondial modelo MS-06 para cada integrante da equipe (anexo 03).

Todos os alunos foram contemplados com certificado de participação nesta etapa, onde foi considerada a equivalência do evento a uma carga horária de 8 horas de treinamento, que poderia ser utilizada pelos acadêmicos como forma de cumprimento das horas extracurriculares exigidas pelas IESs para fins de graduação.

6. Resultados

As IESs puderam oferecer algo a mais aos alunos e incentivá-los na prática de falar em público. Os alunos se aprofundaram ainda mais em temas relevantes da comunidade e puderam perceber um pouco melhor os diferentes pontos de vista que envolvem estes temas. As IESs também obtiveram maior visibilidade de suas marcas a partir da divulgação do concurso nos meios de comunicação locais.

Os membros que colaboraram com o projeto tiveram mais uma oportunidade de aprendizado em termos de planejamento, organização e realização de eventos, além terem ajudado a construir uma sociedade mais desenvolvida e consciente.

Os parceiros da JCI também tiveram suas marcas reforçadas e valorizadas, uma vez que foram referenciados como apoiadores de mais uma ação social da JCI Rio do Sul.

As IESs participantes puderam perceber na prática o valor deste projeto, o que gerou motivação para uma continuidade do mesmo no próximo ano, com uma abrangência ainda maior.

(7)

ANEXOS

ANEXO 01 – Etapa Final do Concurso Debate Universitário 2015

Referências

Documentos relacionados

Calos formados em segmentos cotiledonares A e hipocótilos B de Peltophorum dubium Sprengel Taubert, aos 15 dias de cultivo in vitro em meio nutritivo MS, suplementado com

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Agora, num esforço de parceria entre a Destilaria Baía Formosa ( proprietária da área), o IBAMA-RN o IDEMA - Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN com o

É interessante lembrar que todo o processo é feito sem causa nenhum downtime (parada) de ambiente, ou seja, tudo feito de forma online, inclusive após a adição de discos a um

Considerando as características específicas de cada Instituição de Ensino Superior com relação aos Cursos de Graduação oferecidos, o Centro Universitário Alves

Recomendamos que junto com as folhinhas de Ciências sejam trabalhadas com as crianças a páginas 54 à 56 do livro de Ciências.. 2- Agora, desenhe como acontece o ciclo da água

De modo a contribuir para os objectivos estabelecidos e em função da infra-estrutura disponível no Laboratório de Física da Construções (LFC) foram seleccionados