• Nenhum resultado encontrado

[SLIN:0634] *o comércio, ele é desgastante, ma0s por outro lado, também é bom, porque se conhece muita gente, se fazem muitos amigos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "[SLIN:0634] *o comércio, ele é desgastante, ma0s por outro lado, também é bom, porque se conhece muita gente, se fazem muitos amigos."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Arquivo analisado: AGPOA04 Parâmetro de Busca: A GENTE Número Total de Ocorrências: 79 Ocorrências excluídas: 7

[SLIN:0171b] *olha, acidente não, acidente a gente0 pode dizer assim que0 é uma coisa que acontece muito lá, ma0s comigo graças a deus não aconteceu, agora susto, susto maior que eu tive, foi que0 a vida lá é muito perigosa, então morre muita gente, se vê0 <mu-> muito corpo boiando no rio.

[SLIN:0456b] *ouro deve ser extraído, é uma riqueza que a gente precisa, muita gente0 não tem trabalho aqui, ou ("em outras cidades, outros estados"), vão pra lá pra ganhar alguma coisa, muita gente vem de lá com bastante dinheiro.

[SLIN:0456c] *ouro deve ser extraído, é uma riqueza que a gente precisa, muita gente0 não tem trabalho aqui, ou ("em outras cidades, outros estados"), vão pra lá pra ganhar alguma coisa, muita gente vem de lá com bastante dinheiro.

[SLIN:0477a] *olha, na minha opinião, eu acho que0 noventa por cento0 é desviado, porque0 é extraído muito ouro, existe muita gente nos garimpos, né? e a gente não ouve falar de ter tanto ouro assim no brasil.

[SLIN:0510c] *ma0s0 então a gente aprende bastante coisa, fa0z novos amigos, é o idioma que a gente fala é o mesmo, ma0s aquilo é sotaque diferente, né? ma0s tudo gente boa nesse brasil aí, conheci muita gente boa.

[SLIN:0634] *o comércio, ele é desgastante, ma0s por outro lado, também é bom, porque se conhece muita gente, se fazem muitos amigos.

[SLIN:0697] *é, foi quando eu comecei a trabalhar no comércio, né? fui trabalhar com esse casal de gregos, é, morei com eles durante um ano, mais ou menos, é0 convivi com essa gente.

Ocorrências consideradas: 72

[SLIN:0002] *sim, gosto de porto alegre, cidade bem interessante, [tem]- existe de tudo, né? [não]- a gente não pode dizer que falta nada, então é uma cidade muito boa pra se viver. [SLIN:0021] *então é ali que a gente participa mais [da]- de uma vida social, assim.

[SLIN:0036] *é, sempre0 a gente fica sabendo de alguma coisa, né? às vezes é o lixeiro que não passa, às vezes é a luz que falta, ou a água, sempre existem alguns probleminhas, né? acho que não existe lugar perfeito, que não exista problema nenhum, acho que qualquer grande cidade existem problemas.

[SLIN:0042] *então, esses são os problemas que a gente0 mais ouve aqui, é isso aí.

[SLIN:0061] *é muito difícil, |a inflação é um algo perigoso| pra gente, tanto pode se ter bastante lucro, como pode#se ter prejuízo.

[SLIN:0071a] *porque0 é como eu falei, você compra hoje por um preço, amanhã é outro, então0 muito difícil, a gente tem que estar sempre em volta com os preços, procurando saber preço, se informando, porque senão0 a gente tem prejuízo.

(2)

[SLIN:0071b] *porque0 é como eu falei, você compra hoje por um preço, amanhã é outro, então0 muito difícil, a gente tem que estar sempre em volta com os preços, procurando saber preço, se informando, porque senão0 a gente tem prejuízo.

[SLIN:0079] *olha, a princípio a gente pensou em transferência, [de a]- fechar lá, abrir outra loja aqui. agora já [estamos com <es->]- estamos começando a pensar diferente, talvez abrir uma outra loja aqui em porto alegre, aqui pela azenha ou partenon, coisa assim, porque0 eu andei viajando, e nesse período que eu viajei0 a minha esposa ficou cuidando da loja, e se saiu muito bem, agora está gostando do tipo de trabalho-

[SLIN:0088] *então, |a gente está se pensando| em abrir uma outra, porque aí ela trabalharia numa, e eu na outra, talvez melhorasse.

[SLIN:0100] *então, acredito que ela tenha se sentido melhor trabalhando fora, ("então") talvez ela vá tentar fazer isso aí, que0 inclusive pode melhorar até |o0 maneira| de viver da gente, né? porque0 pessoa passa o dia todo dentro de casa, quando chega a noite, às vezes, está meio nervosa, porque0 surgiram problemas, (inint) [aquelas vidinha]- aquela vidinha, [não <se->]- não sei se você sabe como é que é, ma0s deve ser bem chata, né?

[SLIN:0136] *então [é]- demorou bastante a montagem, isso aí0 prejudicou, porque a gente0 imaginava em sessenta dias estar trabalhando já no garimpo, e no fim fomos trabalhar com mais de cento e vinte dias que começamos a trabalhar no ouro.

[SLIN:0148] *a gente trabalhou bastante, aprendeu bastantes coisas lá-

[SLIN:0152a] *isso aí foi0 talvez [pra]- pro lado sentimental, foi bom porque a gente estava vivendo uma vida, sei lá eu, como é que eu vou lhe explicar, assim, [a nossa vida]- o nosso relacionamento em casa já estava meio0 cheio de atritos, a gente [não]- não se entendia bem, e essa ida pra lá0 modificou bastante, a gente sentiu saudades, sentiu falta um do outro. [SLIN:0152b] *isso aí foi0 talvez [pra]- pro lado sentimental, foi bom porque a gente estava vivendo uma vida, sei lá eu, como é que eu vou lhe explicar, assim, [a nossa vida]- o nosso relacionamento em casa já estava meio0 cheio de atritos, a gente [não]- não se entendia bem, e essa ida pra lá0 modificou bastante, a gente sentiu saudades, sentiu falta um do outro. [SLIN:0152c] *isso aí foi0 talvez [pra]- pro lado sentimental, foi bom porque a gente estava vivendo uma vida, sei lá eu, como é que eu vou lhe explicar, assim, [a nossa vida]- o nosso relacionamento em casa já estava meio0 cheio de atritos, a gente [não]- não se entendia bem, e essa ida pra lá0 modificou bastante, a gente sentiu saudades, sentiu falta um do outro. [SLIN:0164] *[1dá muita saudade, saudade1] dos filhos, saudade da esposa, dos amigos, né? fica tudo aqui longe, a gente fica muito só lá, é uma vida bastante triste, é só água e mato, né? que você vê, é bem diferente daqui a coisa.

[SLIN:0171a] *olha, acidente não, acidente a gente0 pode dizer assim que0 é uma coisa que acontece muito lá, ma0s comigo graças a deus não aconteceu, agora susto, susto maior que eu tive, foi que0 a vida lá é muito perigosa, então morre muita gente, se vê0 <mu-> muito corpo boiando no rio.

[SLIN:0177a] *então o susto é isso aí, é uma mudança meio violenta na vida da gente assim que0 parte de um lugar tranqüilo, aqui a gente vê falar em muito assalto tal e coisa, ma0s0 nunca se viu de perto, né? lá a gente vê assim as coisas violentas de perto, gente0 morrendo, gente matando, é isso aí, [é]- é o susto que a gente passa lá.

[SLIN:0177b] *então o susto é isso aí, é uma mudança meio violenta na vida da gente assim que0 parte de um lugar tranqüilo, aqui a gente vê falar em muito assalto tal e coisa, ma0s0 nunca se viu de perto, né? lá a gente vê assim as coisas violentas de perto, gente0 morrendo, gente matando, é isso aí, [é]- é o susto que a gente passa lá.

(3)

[SLIN:0177c] *então o susto é isso aí, é uma mudança meio violenta na vida da gente assim que0 parte de um lugar tranqüilo, aqui a gente vê falar em muito assalto tal e coisa, ma0s0 nunca se viu de perto, né? lá a gente vê assim as coisas violentas de perto, gente0 morrendo, gente matando, é isso aí, [é]- é o susto que a gente passa lá.

[SLIN:0177d] *então o susto é isso aí, é uma mudança meio violenta na vida da gente assim que0 parte de um lugar tranqüilo, aqui a gente vê falar em muito assalto tal e coisa, ma0s0 nunca se viu de perto, né? lá a gente vê assim as coisas violentas de perto, gente0 morrendo, gente matando, é isso aí, [é]- é o susto que a gente passa lá.

[SLIN:0184] *e o outro problema que a gente0 também <atra-> teve que encarar lá, é doenças, como malária.

[SLIN:0186] *eu tive duas malárias, passei muito mal da primeira, achei que eu iria morrer, porque é um sintoma0 <violen-> violento0 pra gente que não está acostumado com ("aquilo") é terrível.

[SLIN:0257a] *esse [lá no ]- lá [em]- [em]- em rondônia, ele é dado pela sucam, né? a gente vai, faz o exame, eles <dã-> dão os remédios, então umas doses bem violentas a gente toma quatro comprimidos num dia, três no outro, dois no outro, e depois fica mais uns dez, quinze dias tomando de um comprimido por dia.

[SLIN:0257b] *esse [lá no ]- lá [em]- [em]- em rondônia, ele é dado pela sucam, né? a gente vai, faz o exame, eles <dã-> dão os remédios, então umas doses bem violentas a gente toma quatro comprimidos num dia, três no outro, dois no outro, e depois fica mais uns dez, quinze dias tomando de um comprimido por dia.

[SLIN:0401] *existe uma outra cidade, parece que, não sei, se a0 noventa quilômetros, já divisa com a bolívia, né? ma0s lá [a gente]- nós não íamos lá, porque0 a estrada era ruim, [então]- e tudo que se procura mesmo, peças e tudo pra draga, [é]- é em porto velho, [a]- é onde vai se buscar.

[SLIN:0418a] *ma0s aí, vivendo lá, que a gente vai ver que realmente a coisa é bem violenta, a vida é bem difícil, a gente tem que se cuidar, não fazer inimigos, [não se]- não participar [daqueles]- daquelas boates, aquelas coisas lá na beira do rio, porque ali [é]- existe muito marginal, muita bebedeira, então tem que se cuidar bastante.

[SLIN:0418b] *ma0s aí, vivendo lá, que a gente vai ver que realmente a coisa é bem violenta, a vida é bem difícil, a gente tem que se cuidar, não fazer inimigos, [não se]- não participar [daqueles]- daquelas boates, aquelas coisas lá na beira do rio, porque ali [é]- existe muito marginal, muita bebedeira, então tem que se cuidar bastante.

[SLIN:0428a] *é, [isso aí foi]- a princípio a gente0 achou que iria ser mais fácil suportar, ma0s depois estando lá, começa a bater a saudade, a gente se sente só e tal, então [fica]- fica difícil a coisa, apesar que a gente <tele-> telefonava a cada quinze dias, recebia cartas, mandava cartas, ma0s a coisa é difícil, a gente sente saudade da esposa, dos filhos, dá uma vontade louca de voltar, ma0s se está lá, é longe, a despesa é grande, a gente tem que trabalhar, tem que ganhar alguma coisa, então a gente ia agüentando como podia.

[SLIN:0428b] *é, [isso aí foi]- a princípio a gente0 achou que iria ser mais fácil suportar, ma0s depois estando lá, começa a bater a saudade, a gente se sente só e tal, então [fica]- fica difícil a coisa, apesar que a gente <tele-> telefonava a cada quinze dias, recebia cartas, mandava cartas, ma0s a coisa é difícil, a gente sente saudade da esposa, dos filhos, dá uma vontade louca de voltar, ma0s se está lá, é longe, a despesa é grande, a gente tem que trabalhar, tem que ganhar alguma coisa, então a gente ia agüentando como podia.

(4)

[SLIN:0428c] *é, [isso aí foi]- a princípio a gente0 achou que iria ser mais fácil suportar, ma0s depois estando lá, começa a bater a saudade, a gente se sente só e tal, então [fica]- fica difícil a coisa, apesar que a gente <tele-> telefonava a cada quinze dias, recebia cartas, mandava cartas, ma0s a coisa é difícil, a gente sente saudade da esposa, dos filhos, dá uma vontade louca de voltar, ma0s se está lá, é longe, a despesa é grande, a gente tem que trabalhar, tem que ganhar alguma coisa, então a gente ia agüentando como podia.

[SLIN:0428d] *é, [isso aí foi]- a princípio a gente0 achou que iria ser mais fácil suportar, ma0s depois estando lá, começa a bater a saudade, a gente se sente só e tal, então [fica]- fica difícil a coisa, apesar que a gente <tele-> telefonava a cada quinze dias, recebia cartas, mandava cartas, ma0s a coisa é difícil, a gente sente saudade da esposa, dos filhos, dá uma vontade louca de voltar, ma0s se está lá, é longe, a despesa é grande, a gente tem que trabalhar, tem que ganhar alguma coisa, então a gente ia agüentando como podia.

[SLIN:0428e] *é, [isso aí foi]- a princípio a gente0 achou que iria ser mais fácil suportar, ma0s depois estando lá, começa a bater a saudade, a gente se sente só e tal, então [fica]- fica difícil a coisa, apesar que a gente <tele-> telefonava a cada quinze dias, recebia cartas, mandava cartas, ma0s a coisa é difícil, a gente sente saudade da esposa, dos filhos, dá uma vontade louca de voltar, ma0s se está lá, é longe, a despesa é grande, a gente tem que trabalhar, tem que ganhar alguma coisa, então a gente ia agüentando como podia.

[SLIN:0428f] *é, [isso aí foi]- a princípio a gente0 achou que iria ser mais fácil suportar, ma0s depois estando lá, começa a bater a saudade, a gente se sente só e tal, então [fica]- fica difícil a coisa, apesar que a gente <tele-> telefonava a cada quinze dias, recebia cartas, mandava cartas, ma0s a coisa é difícil, a gente sente saudade da esposa, dos filhos, dá uma vontade louca de voltar, ma0s se está lá, é longe, a despesa é grande, a gente tem que trabalhar, tem que ganhar alguma coisa, então a gente ia agüentando como podia.

[SLIN:0455] *é, isso é difícil, né? da gente opinar, porque é-

[SLIN:0456a] *ouro deve ser extraído, é uma riqueza que a gente precisa, muita gente0 não tem trabalho aqui, ou ("em outras cidades, outros estados"), vão pra lá pra ganhar alguma coisa, muita gente vem de lá com bastante dinheiro.

[SLIN:0461] *agora os índios também não deixam de ter as [razões nossas]- razões deles, né? porque o branco leva doença, leva banditismo, então prejudica os índios, prejudica eles, e a poluição também, né? [com]- no garimpo se usa muito mercúrio, isso aí polui a água, polui os peixes, ("como") a gente sabe, né?

[SLIN:0477b] *olha, na minha opinião, eu acho que0 noventa por cento0 é desviado, porque0 é extraído muito ouro, existe muita gente nos garimpos, né? e a gente não ouve falar de ter tanto ouro assim no brasil.

[SLIN:0481] *a gente ouve falar que o país aqui, o uruguai, que não tem ouro e é um grande exportador.

[SLIN:0503] *sim é porque o brasil é grande, né? [e cada]- acho que, do sul pro norte existem muitas diferenças, né? até a maneira de falar das pessoas, é [a]- aqui a gente usa algumas gírias, lá é completamente diferente, ma0s [o]- é um povo bom também, é um povo bastante humilde, tem muita pobreza também naquela zona, né?

[SLIN:0510a] *ma0s0 então a gente aprende bastante coisa, fa0z novos amigos, é o idioma que a gente fala é o mesmo, ma0s aquilo é sotaque diferente, né? ma0s tudo gente boa nesse brasil aí, conheci muita gente boa.

[SLIN:0510b] *ma0s0 então a gente aprende bastante coisa, fa0z novos amigos, é o idioma que a gente fala é o mesmo, ma0s aquilo é sotaque diferente, né? ma0s tudo gente boa nesse brasil aí, conheci muita gente boa.

(5)

[SLIN:0517] *[alguns]- alguns o sotaque era diferente, né? e algumas, não sei se posso dizer gírias, ma0s alguma maneira de falar assim diferente, né? porque eles usam muito0 o ditado, assim "gente", a gente diz gente, né? lá é "gente".

[SLIN:0536a] *olha, chimarrão a gente fazia lá também, ("as dragas que tomavam") chimarrão, churrasco acho que uma vez por mês a gente fazia.

[SLIN:0536b] *olha, chimarrão a gente fazia lá também, ("as dragas que tomavam") chimarrão, churrasco acho que uma vez por mês a gente fazia.

[SLIN:0538a] *é, a comida a gente estranha um pouco, porque a gente mesmo que faz, então [existe]- sempre existe diferença, né? aquela <ca-> comidinha que a gente faz e come em casa, pra que a gente faz.

[SLIN:0538b] *é, a comida a gente estranha um pouco, porque a gente mesmo que faz, então [existe]- sempre existe diferença, né? aquela <ca-> comidinha que a gente faz e come em casa, pra que a gente faz.

[SLIN:0538c] *é, a comida a gente estranha um pouco, porque a gente mesmo que faz, então [existe]- sempre existe diferença, né? aquela <ca-> comidinha que a gente faz e come em casa, pra que a gente faz.

[SLIN:0538d] *é, a comida a gente estranha um pouco, porque a gente mesmo que faz, então [existe]- sempre existe diferença, né? aquela <ca-> comidinha que a gente faz e come em casa, pra que a gente faz.

[SLIN:0543] *ninguém tinha muita prática, no início foi meio difícil, ma0s depois a gente vai aprendendo e vai ficando boa a comida.

[SLIN:0553] *na draga onde nós estávamos, |era nós mesmos| que fazíamos comida, cada0 uma semana um fazia, outra semana outro fazia, então0 a gente ia se revezando.

[SLIN:0556a] *ah! quando a gente fazia, a gente comia melhor, né? [SLIN:0556b] *ah! quando a gente fazia, a gente comia melhor, né?

[SLIN:0558] *quando outro fazia, às vezes a gente não gostava muito, aquilo assim.

[SLIN:0594a] *o futuro a gente também não adianta prever muito as coisas, fazer muitos planos, porque a gente faz um, deus faz outro.

[SLIN:0594b] *o futuro a gente também não adianta prever muito as coisas, fazer muitos planos, porque a gente faz um, deus faz outro.

[SLIN:0601] *sim, ela gosta, [a isso o]- há anos atrás, assim que eu abri [o] - [a]- essa lojinha, ela não gostava muito, [não <se->]- não estava muito habituada ao balcão, ma0s depois [com a] - [com essa]- com essa ida minha pra lá, que ela pegou firme mesmo aí, passou a gostar, está interessada que a gente abra outra que ela diz que assume a outra.

[SLIN:0623] *não dá pra gente ficar muito tempo, porque0 aí só se gasta.

[SLIN:0629a] *é [a gente]- o negócio é o seguinte: o comércio a gente tem que gostar, né? porque acho que qualquer trabalho que0 a gente gosta, a gente ainda atura, mesmo que se trabalhe dez, doze horas por dia, quando a gente não gosta, aí0 é mais difícil.

[SLIN:0629b] *é [a gente]- o negócio é o seguinte: o comércio a gente tem que gostar, né? porque acho que qualquer trabalho que0 a gente gosta, a gente ainda atura, mesmo que se trabalhe dez, doze horas por dia, quando a gente não gosta, aí0 é mais difícil.

(6)

[SLIN:0629c] *é [a gente]- o negócio é o seguinte: o comércio a gente tem que gostar, né? porque acho que qualquer trabalho que0 a gente gosta, a gente ainda atura, mesmo que se trabalhe dez, doze horas por dia, quando a gente não gosta, aí0 é mais difícil.

[SLIN:0629d] *é [a gente]- o negócio é o seguinte: o comércio a gente tem que gostar, né? porque acho que qualquer trabalho que0 a gente gosta, a gente ainda atura, mesmo que se trabalhe dez, doze horas por dia, quando a gente não gosta, aí0 é mais difícil.

[SLIN:0629e] *é [a gente]- o negócio é o seguinte: o comércio a gente tem que gostar, né? porque acho que qualquer trabalho que0 a gente gosta, a gente ainda atura, mesmo que se trabalhe dez, doze horas por dia, quando a gente não gosta, aí0 é mais difícil.

[SLIN:0659] *é, jornal eu leio diariamente, né? todos os dias a gente lê o jornal, pelo menos pra estar meio a0 par das coisas que estão ("se") acontecendo, estão se passando.

[SLIN:0689] *reprisando [na]- na televisão, né? é, e nessa época (hes) de praias [de]- de férias, né? então a gente tem bastante op0ção, não tem filme bom num canal, tem noutro. [SLIN:0693] *então0 está bom, dá pra gente quebrar o galho com isso aí.

[SLIN:0700] *no início foi bastante difícil, porque0 eles têm uma maneira de viver da gente um pouquinho diferente, a comida principalmente, é bem diferente da comida brasileira. [SLIN:0725a] *e grego, eles falavam entre eles, às vezes a gente não entendia nada, né? pouquíssimas coisas que a gente aprendeu0 de grego, é um idioma bem diferente do da gente, então, bastante difícil de se aprender.

[SLIN:0725b] *e grego, eles falavam entre eles, às vezes a gente não entendia nada, né? pouquíssimas coisas que a gente aprendeu0 de grego, é um idioma bem diferente do da gente, então, bastante difícil de se aprender.

[SLIN:0725c] *e grego, eles falavam entre eles, às vezes a gente não entendia nada, né? pouquíssimas coisas que a gente aprendeu0 de grego, é um idioma bem diferente do da gente, então, bastante difícil de se aprender.

[SLIN:0741a] *ma0s o que eu acho importante é que a gente ser entendido e entender [o que se]- o que os outros falam0 e se fazer entender o que a gente fala, eu acho que isso aí0 é o importante.

[SLIN:0741b] *ma0s o que eu acho importante é que a gente ser entendido e entender [o que se]- o que os outros falam0 e se fazer entender o que a gente fala, eu acho que isso aí0 é o importante.

(7)

Ocorrências conforme o contexto sintático:

Contexto de Ocorrência Ocorrências

Sujeito

[SLIN:0002], [SLIN:0021], [SLIN:0036], [SLIN:0042], [SLIN:0061], [SLIN:0071a], [SLIN:0071b], [SLIN:0079], [SLIN:0088], [SLIN:0136], [SLIN:0148], [SLIN:0152a], [SLIN:0152b], [SLIN:0152c], [SLIN:0164], [SLIN:0171a], [SLIN:0177b], [SLIN:0177c], [SLIN:0177d], [SLIN:0184], [SLIN:0257a], [SLIN:0257b], [SLIN:0418a], [SLIN:0418b], [SLIN:0428a], [SLIN:0428b], [SLIN:0428c], [SLIN:0428d], [SLIN:0428e], [SLIN:0428f], [SLIN:0455], [SLIN:0456a], [SLIN:0461], [SLIN:0477b], [SLIN:0481], [SLIN:0503], [SLIN:0510a], [SLIN:0510b], [SLIN:0517], [SLIN:0536a], [SLIN:0536b], [SLIN:0538a], [SLIN:0538b], [SLIN:0538c], [SLIN:0538d], [SLIN:0543], [SLIN:0553], [SLIN:0556a], [SLIN:0556b], [SLIN:0558], [SLIN:0594a], [SLIN:0594b], [SLIN:0601], [SLIN:0629b], [SLIN:0629c], [SLIN:0629d], [SLIN:0629e], [SLIN:0659], [SLIN:0689], [SLIN:0725a], [SLIN:0725b], [SLIN:0741a], [SLIN:0741b]

Complemento de Verbo Objeto Direto Predicativo

Complemento de Preposição

Regido por verbo [SLIN:0100], [SLIN:0623], [SLIN:0693], [SLIN:0700] Regido por nome [SLIN:0177a], [SLIN:0186], [SLIN:0725c]

Sem termo regente expresso Outros contextos

Ocorrências fora de

estrutura de oração [SLIN:0401], [SLIN:0629a]

Quantificação das Ocorrências conforme o contexto sintático:

Contexto de Ocorrência Ocorrências %

Sujeito 63 87,50

Complemento de Verbo 0 -

Objeto Direto 0 -

Predicativo 0 -

Complemento de Preposição 7 9,72

Regido por verbo 4 5,56

Regido por nome 3 4,17

Sem termo regente expresso 0 -

Outros contextos sintáticos 0 -

Ocorrências fora de estrutura de oração 2 2,78

(8)

Ocorrências de a gente conforme a presença ou não de marcas explícitas de plural: Ocorrências sem marcas explícitas de plural (//-mos//): SLIN:0002], [SLIN:0021], [SLIN:0036], [SLIN:0042], [SLIN:0061], [SLIN:0071a], [SLIN:0071b], [SLIN:0079], [SLIN:0088], [SLIN:0136], [SLIN:0148], [SLIN:0152a], [SLIN:0152b], [SLIN:0152c], [SLIN:0164], [SLIN:0171a], [SLIN:0177b], [SLIN:0177c], [SLIN:0177d], [SLIN:0184], [SLIN:0257a], [SLIN:0257b], [SLIN:0418a],

[SLIN:0418b], [SLIN:0428a], [SLIN:0428b], [SLIN:0428c], [SLIN:0428d], [SLIN:0428e],

[SLIN:0428f], [SLIN:0455], [SLIN:0456a], [SLIN:0461], [SLIN:0477b], [SLIN:0481], [SLIN:0503], [SLIN:0510a], [SLIN:0510b], [SLIN:0517], [SLIN:0536a], [SLIN:0536b], [SLIN:0538a],

[SLIN:0538b], [SLIN:0538c], [SLIN:0538d], [SLIN:0543], [SLIN:0553], [SLIN:0556a], [SLIN:0556b], [SLIN:0558], [SLIN:0594a], [SLIN:0594b], [SLIN:0601], [SLIN:0629b], [SLIN:0629c], [SLIN:0629d], [SLIN:0629e], [SLIN:0659], [SLIN:0689], [SLIN:0725a], [SLIN:0725b], [SLIN:0741a], [SLIN:0741b] Ocorrências com marcas explícitas de plural (//-mos//): nenhuma

Situação quanto à marca explícita do plural:

Situação quanto a marcas de plural Ocorrências %

Verbos com marcas explícitas de plural 0 -

Verbos sem marcas explícitas de plural 63 100,00

Referências

Documentos relacionados

prosseguir vendendo apenas o Que não puder ser encontrado alhures, com g raves inconvenientes para a nossa receita em moedas estrangei- ros, a cujas necessidades

quedar-se na expectativa para ver co mo se comporia o mercado, mas lambém o fato de que as exportações nos últimos tempos têm incluído consignações de fonte

Os motins na América Portuguesa tanto quanto na Espanhola derivam do colapso das formas acomodativas - como será melhor explicado à frente -, ou melhor dizendo, do rompimento

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

In Actas do Seminário A Qualidade de Vida no Idoso: O Papel da

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

Acaso não seja possível o pagamento de todos os credores titulares de créditos entre R$ 5.000,01 (cinco mil e um centavo) até R$ 7.500,00, em razão de o valor adquirido com

Quando há um defeito, seja ele por contacto direto ou indireto, havendo um condutor de proteção, rapidamente atua uma proteção no quadro elétrico, provocando o corte de energia