• Nenhum resultado encontrado

Curriculum vitae Curriculum vitae

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curriculum vitae Curriculum vitae"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Curriculum vitae Curriculum vitae 1. Dados pessoais 1. Personal data Nome completo Full name

Acácio José Afonso Sanches BI

National identity card 8434457

Local e data de Nascimento Birth place and date Bragança 26-12-1968 Pais de nacionalidade Nationality Portugal Morada institucional Institutional address Morada de residência Living address

Av. Conselheiro Barjona de Freitas, 12 1500-204 Lisboa Portugal Contactos Contact data Telefone: 217789902 Fax: Email: ajasanches@gmail.com Endereço internet (url):

2. Formação académica 2. Academic degrees Ano

Year Grau académico Academic degree Instituição Institution Classificação Classification 2008 DOUTORAMENTO Universidade Pontifícia de Salamanca Magna cum laude

2001 MESTRADO Faculdade de Teologia - Lisboa Magna cum laude superavit

1996 LICENCIATURA Faculdade de Teologia - Porto Cum laude

3. Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e/ou profissionais 3. Previous and current scientific and/or professional activities

Período

Period Cargo ou categoria Position or category Instituição Institution

1990-1991 Professor de Língua Portuguesa Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA)

1990-1991 Director Pedagógico do Curso de Alfabetização

(2)

1991-1992 Vice-Presidente da Associação de

Estudantes de Teologia Universidade Católica Portuguesa - Porto

1991-1993 Prefeito de Estudos Seminário Menor dos Franciscanos Capuchinhos - Gondomar

1993-1994 Vice-Mestre de Postulantes Postulantado dos Franciscanos Capuchinhos

1994-1996 Mestre de Postulantes Postulantado dos Franciscanos Capuchinhos

1996-1998 Capelão do Instituto de Saúde da Força Aérea Força Aérea Portuguesa

1999-2000 Orientador gráfico da revista «Bíblica» Difusora Bíblica

2001-2003 Presidente do Secretariado Nacional

de Dinamização Bíblica Movimento Nacional de Dinamização Bíblica

2002-2005 Superior do Convento de Coimbra Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

2005- Superior do Convento de Lisboa Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

2005-Presidente do Secretariado de Cooperação e Animação Missionária

Ordem dos Frades Menoes Capuchinhos

2005- Definidor do Governo Provincial Ordem dos Frades Menoes Capuchinhos

2002-2005

Presidente da Comissão de Animação Fraterna e Formação

Permanente

Ordem dos Frades Menoes Capuchinhos

2005- Capelão da Casa de Saúde de Santa Rosa de Lima, Belas.

Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus 10-12-2009 - 17-12-2010 Seminário Modelar, Módulo de Teologia Pastoral: «Moedelos de Acção Pastoral».

(3)

4. Área de actividade científica 4. Area of scientific activity

Teologia Pastoral. História contemporânea. 5. Domínio de especialização

5. Domain of specialization Domínio de especialização Domain of specializations

Teologia Pastoral. Hitória contemporânea. Missionação do interior de Portugal. Actuais interesses de investigação

Present research interests

Religiosidade Popular, cultura e espiritualidade popular, clero religioso, processos de

socialização com incidência na Missão Popular, modelos e formação das lideranças religiosas no Portugal contemporâneo.

Outras competências/actividades Other skills/activities

Integra do grupo de estudo e investigação Lideranças Religiosas no Portugal Contemporâneodo, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

6. Experiência na orientação 6. Supervising experience Não foi introduzido nenhum registo. No records have been retrieved.

7. Participação em projectos 7. Participation in research projects

Consultor do projecto «Modelos de formação das lideranças religiosas no Portugal Contemporâneo», promovido pelo Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da

Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. O objectivo deste projecto não é estudar a descrição do ensino formal, mas compreender e caracterizar as formas e os conteúdos que permitem estruturar, pessoal e institucionalmente, as lideranças que, situadas no terreno religioso e a partir deste, atingem outras dimensões da sociedade, como o sociopolítico, o cultural ou o económico. Nesta investigação pretende-se averiguar e analisar o que foi alcançado por esses processos de aprendizagem e de práticas de funções sociais, considerando várias tipologias de figuras e de lideranças como a do padre, a do pastor, a do catequista ou o outro tipo de responsável de casa e instituições, considerando quanto desse pessoal formado é masculino e feminino, bem como aquilo que encontra ou provoca resistências e aquilo que potência factores de marginalização ou de integração.

8. Prémios e Distinções 8. Prizes and awards

Não foi introduzido nenhum registo. No records have been retrieved.

9. Publicações 9. Publications Teses / Thesis

"Missões Populares dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal. Análise histórico-teológica e perspectivas de futuro". Extracto da tese apresentada para obtenção do grau de Doutor. Salamanca, Publicaciones Universidad Pontificia de Salamanca, 2008.

"O carácter simbólico da Vida Consagrada. Aurora do Terceiro Milénio", Coimbra, Gráfica de Coimbra, 2001.

Livros (editor) / Books (editor)

"Palavra... e vida". Fátima, Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica, 2002 [co-autoria]. "Um povo sacerdotal". Fátima, Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica, 2001 [co-autoria].

(4)

Capítulos de livros / Chapters in books

"O encanto da vida fraterna em comunidade", in "O encanto da vida consagrada". XXII semana de estudos sobre a vida consagrada. Prior Velho, Paulinas Editora, 2006, 56-79.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica / Papers in international scientific periodicals with referees

"O tema do temor de Deus nas Missões Populares", in "Communio". 19 (2002) 433-445. "O carácter simbólico da Vida Consagrada", In "Estudios Franciscanos". 101 (2000) 213-324. Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica / Papers in national periodicals with referees

"Lugares teológicos da Revelação: a História e a Palavra", in "Bíblica série científica". 11 (2002) 25-50.

Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings "San Antonio en la religiosidad popular", in "La religiosidad popular. Riqueza, discernimiento y retos". Jornadas de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca de 2003. Salamanca, Publicaciones Universidad Pontificia de Salamanca, 2004, 313-336.

10. Comunicações 10. Communications

Comunicações orais por convite / Oral communications by invitation

«A Igreja, povo de Deus, à luz do Concílio Vaticano II». Conferência proferida no encontro de Superiores dos Franciscanos capuchinhos de Portugal. Gondomar, 26 de Março de 2001. «Lugares teológicos da Revelação: a História e a Palavra». Conferência proferida na XXV Semana Bíblica Nacional. Fátima, 26 de Agosto de 2002.

«San Antonio en la religiosidad popular». Conferência proferida nas Jornadas de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca. Madrid, 25 de Setembro de 2003.

«Lugares Teológicos da Revelação de Deus». Conferência proferida na Semana Bíblica de Barcelos (Arcozelo). 27 de Janeiro de 2003.

«Da mesa da Palavra à mesa da Eucaristia. Ministério da Proclamação da Palavra». Conferência proferida na Semana Bíblica Barcelos (Arcozelo). 26 de Janeiro de 2006.

«O “encanto” da vida fraterna em comunidade», conferência integrada na XXII semana de estudos sobre a vida consagrada. Fátima, 27 de Fevereiro de 2006.

«Um berço de palha: o despojamento do Filho de Deus». Jornada de formação do pessoal auxiliar da Casa de Saúde de Santa Rosa de Lima. , Belas, 10 de Dezembro de 2007.

«Importância da comunicação nas relações fraternas». Jornada de Formação para as Superioras das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora das Dores. Fátima, 26 de Janeiro de 2008.

«Entre o ser e o ter: o desafio do consumismo», palestra aos militares do Regimento de Guarnição nº. 1. Ilha Terceira, Açores, 14 de Fevereiro de 2008.

«A Vida Consagrada como símbolo da Vida do Reino». Jornada de Formação para as Superioras das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora das Dores. Fátima, 26de Abril de 2008.

«O perfil eclesial do capuchinho». Conferência proferida na Semana de Formação de Superiores Locais da Conferência Ibérica dos Capuchinhos. Vedat de Torrente (Valencia), Espanha, 6 de Novembro de 2008.

(5)

«As viagens missionárias de S. Paulo». Conferência proferida no Colóquio Diocesano de Setúbal, subordinado ao tema «S. Paulo: O Missionário sem fronteiras», em que também foi oradora a Sra. Dra. Maria de Jesus Barroso Soares. Lavradio (Barreiro), 28 de Março de 2009.

«A misericórdia de Deus no dinamismo da fé, esperança e caridade, em S. Paulo». Conferência proferida na XII Semana de Espiritualidade sobre a misericórdia de Deus. Balsamão, 17 de Abril de 2009.

«Missões internas nos séculos XIX e XX». Universidade Católica Portuguesa. Lisboa, 23 de Novembro de 2009.

Outras comunicações orais / Other oral communications

«Significado do presépio na religiosidade popular». Jornada de formação do pessoal auxiliar da Casa de Saúde de Santa Rosa de Lima. Belas, 12 de Dezembro de 2005.

«A Eucaristia», Jornada de formação para jovens da paróquia do Calhariz de Benfica. Lisboa, 23 de Fevereiro de 2006.

«A Páscoa cristã», Jornada de formação do pessoal auxiliar da Casa de Saúde de Santa Rosa de Lima. Belas, 12 de Abril de 2006.

«O sofrimento de Jesus na Paixão e o nosso sofrimento», Jornada de formação do pessoal auxiliar da Casa de Saúde de Santa Rosa de Lima. Belas, 03 de Abril de 2007.

«Salvos na esperança». Jornada de formação do pessoal auxiliar da Casa de Saúde de Santa Rosa de Lima. Belas, 18 de Março de 2008.

«São Paulo, o Apóstolo missionário». Jornada de formação do pessoal auxiliar da Casa de Saúde de Santa Rosa de Lima. Belas, 17 de Dezembro de 2008.

«São Paulo: de Tarso a Damasco». Palestra proferida no âmbito da formação permanente de Leigos da paróquia do Calhariz de Benfica. Lisboa, 15 de Janeiro 2009.

«São Paulo: de Damasco a Antioquia». Palestra proferida no âmbito da formação permanente de Leigos da paróquia do Calhariz de Benfica. Lisboa, 26 de Fevereiro 2009.

«São Paulo: de Antioquia a Derbe». Palestra proferida no âmbito da formação permanente de Leigos da paróquia do Calhariz de Benfica. Lisboa, 26 de Março 2009.

«São Paulo: de Tessalónica a Atenas e de Corinto a Éfeso». Palestra proferida no âmbito da formação permanente de Leigos da paróquia do Calhariz de Benfica. Lisboa, 23 de Abril 2009. Comunicações em painel ("poster") / Posters in conferences

«Como levar a Bíblia ao povo de Deus, hoje?». Moderador da mesa redonda. XXXII Semana Bíblica Nacional. Fátima, 27 de Agosto de 2009.

11. Línguas 11. Language

Língua

Language Leitura Reading Escrita Writing Conversação Conversation

Inglês Bom Bom Bom

Francês Bom Elementar Elementar

Italiano Bom Elementar Elementar

(6)

Referências

Documentos relacionados

Cria a Revista Acadêmica da Faceli - Faculdade de Ensino Superior de Linhares e estabelece critérios e normas para elaboração, avaliação e publicação de

Nem sempre livros clássicos ou antigos estão disponíveis para empréstimo ou compra. Imagine um livro do ano de 1970, que foi publicado apenas nos Estados Unidos, ou outro livro

V.25 Experimental and numerical densities versus volume of spacer used to displace the cement slurry, compared with the density that would be obtained if the displacement were

1) Desenvolver a percepção da luz nos ambientes construídos; 2) Trabalhar com as bases conceituais que devem orientar os projetos de iluminação, de acordo com tendências

prosseguimento no Exame) a respeito da realização da Inspeção de Saúde (INSPSAU), do Exame de Aptidão Psicológica (EAP), do Teste de Avaliação do Condicionamento

• Define estágios sucessionais das formações vegetais que ocorrem na região da Mata Atlântica do Estado do Rio Grande do Sul. Considera-se vegetação primária a vegetação de

Isso seria uma profunda contradição se tal relação fosse abarcada por um pensamento fundado no Entendimento (que concebe a realidade em determinidades fixas), tendo em

LOCUS FJ860899, 545 bp mRNA DEFINITION Cydonia oblonga ammonium transporter (Amt1) mRNA, Amt1-4 allele, partial cds.. AUTHORS