• Nenhum resultado encontrado

capoeira para celebrar o Novembro Azul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "capoeira para celebrar o Novembro Azul"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Grupo

promove

roda

de

capoeira para celebrar o

Novembro Azul

O grupo Herança Cultural promove, no segundo sábado de todo mês, grande roda capoeira na Feirarte. Os visitantes podem assistir apresentações de uma das principais artes marciais originárias do Brasil gratuitamente, a partir das 19h.

Celebrando o Novembro Azul, os integrantes do grupo decidiram apoiar a campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas e prevenção no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para a apresentação do próximo sábado (12), os capoeiristas confeccionaram uma camiseta especial que trará a mensagem da campanha.

O contramestre e responsável pelo grupo em Uberaba, Kchorrão, salienta a importância de todo mundo estar envolvido nas ações promovidas com o intuito de reduzir o preconceito do próprio paciente em relação ao exame preventivo. “É preciso fazer esse

(2)

alerta para os homens, que infelizmente, muitos, ainda tem preconceito de fazer o exame que detecta o câncer de próstata. O grupo apoia essas iniciativas e qualquer outra que envolva o bem estar de toda sociedade”.

Adefu traz bronze da Copa

Brasil de Bocha

A Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba) participou da IV Copa Brasil de Bocha, realizada pela Ande (Associação Nacional de Desporto para Deficientes) no último fim de semana, em São Paulo. Competindo com atletas de todo o país, os uberabenses ficaram em terceiro lugar nos certames de equipes e de pares.

(3)

medalha de bronze nos pares BC4, disputando com sete duplas. A equipe formada por Antônio Nunes (BC1), Rogério Batista (BC2) e Luiz Henrique (BC2) também ficou em terceiro lugar. BC significa “bocha classe” e o número que segue a sigla é a classe de cada atleta, de acordo com o tipo de deficiência. A delegação da Adefu foi conduzida pelo técnico Nivaldo Vital, que teve como auxiliares os professores Gustavo Antônio e Luiz Fernando. “O que me chamou a atenção foi o carinho e a dedicação de nosso técnico para que tudo desse certo, e o trabalho de toda a equipe de apoio no cuidado conosco”, destaca Ercileide. Em relação a organização do evento, ela diz que foi nota 10. “Tudo foi perfeito, o local da competição, o hotel, a logística do transporte, foi impecável”, comenta, sem esquecer de agradecer o apoio da Funel, que cedeu o transporte, e da Unimed Uberaba, que é patrocinadora oficial da bocha da Adefu.

(4)

Debate sobre a PEC 214

envolve alunos e professores

na Corina

A Escola Estadual Professora Corina de Oliveira promoveu um debate sobre a PEC 241 na noite da última sexta-feira (4), organizado pelos professores Bruno Augusto e Célia Campos, que ministram aulas de Filosofia e História, respectivamente. O evento teve dois convidados, o professor de Filosofia, Gabriel Mendes, e o advogado Adriano Espíndola. Cerca de 70 pessoas compareceram ao anfiteatro da escola, a maioria alunos, além de professores, pais e convidados.

O debate funcionou com cada lado fazendo a sua apresentação, com duração de 20 minutos para cada um explanar seu ponto de vista. O professor Gabriel começou a exposição com argumentos de apoio a PEC 241. “Eu não sou contra os alunos que estão protestando. Mas sou a favor de uma discussão mais ampla e organizada”, declarou Gabriel, que não concorda com as ocupações de escolas ou faculdades, pois privam outros alunos que querem estudar.

Logo depois, o advogado Adriano Espíndola tomou a palavra para mostrar porque é contrário a PEC. “Está se colocando uma geração em risco, com esse congelamento de verba para a educação”, disse Espíndola, que integra grupo diretório de advogados que dá suporte judicial aos alunos que ocuparam a UFTM.

Após a apresentação das duas frentes, foi aberto espaço de uma hora para alunos e professores darem suas opiniões e perguntarem para os convidados sobre o tema. E o tempo foi curto, pois sempre surgia um assunto paralelo ao da PEC, envolvendo a política brasileira no seu todo. Gabriel e Adriano mostraram conhecimentos em relação a PEC e agregaram

(5)

muito para os alunos e professores que lá estavam.

Os dois lados (e as duas

datas) do Enem

Por causa das manifestações de alunos em faculdades e escolas, se alojando no interior das instalações, em protesto contra a PEC 241, vários locais que seriam usados para a realização do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) estão tomados por alunos, impossibilitando a aplicação das provas.

Sendo assim, mais de 240 mil alunos em todo Brasil tiveram a prova remarcada – lembrando que são dois dias de exame. Ainda não foram definidas as novas datas.

O Uberaba Popular conversou com dois alunos, um que fará a prova nesse fim de semana (sábado e domingo) e outro que teve o teste adiado por conta da ocupação no local do exame, nesse caso a UFTM.

O jovem Arthur Leite Mendes, de 20 anos, faz curso preparatório de pré-vestibular e tem o objetivo de cursar Medicina em uma faculdade federal, de preferência a UFTM. Arthur faz a prova do Enem nesse fim de semana, na Uniube, local que está “livre” das manifestações que envolvem a PEC 241. “Sobre as ocupações acho um tanto quanto contraditório protestar em prol da educação ao mesmo tempo em que inviabiliza a realização do principal exame do país, cujo

(6)

objetivo é justamente proporcionar o ingresso no ensino superior”, comenta o estudante.

Já Ana Cecilia Paiva Evangelista, de 16 anos, que está no segundo ano do ensino médio, teve seu exame, que seria realizado na UFTM, remarcado. Ela fará o Enem para se preparar para o ano que vem, pois espera cursar Direito ou Biologia – a dúvida é porque ela se identifica com os dois cursos.

“O motivo é nobre, a causa é justa, eu entendo que o prazo foi curto para o Inep se organizar, mas seremos parcialmente prejudicados. Mas somos um país democrático e acredito sim que devemos lutar em busca de nossos direitos. O adiamento do Enem não é nada em comparação ao que irá acontecer caso a PEC seja aprovada”, declara.

Sobre a remarcação dos exames, na página do aluno e no aplicativo do Enem aparece que um novo local de prova está para ser definido.

(7)

Adefu necessita de parceiros

para colocar ônibus em

funcionamento

A Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) passa por situação complicada: pôr para funcionar um ônibus que ganhou. Há três meses a entidade recebeu um ônibus de 30 lugares, de um empresário da cidade (que não quis que seu nome fosse divulgado). Porém, a associação

não tem recursos financeiros para custear um motorista e gasolina.

(8)

Há cinco anos, a entidade tinha um ônibus adaptado para os alunos se locomoverem de casa até a sede. A empresa Transmil disponibilizava esse veículo, mais o motorista, e ainda pagava grande parte da gasolina. Entretanto, com o término do serviço da empresa na cidade, a Adefu ficou a pé. Sem o transporte, muitos alunos começaram a faltar.

“Pensávamos que tinha acontecido algo com eles (alunos), pois alguns saíram e outros não tinham a frequência de antes. Sempre corríamos atrás para saber se estava acontecendo algo”, explica o coordenador de esporte Nivaldo Vital.

A Adefu tem uma Kombi, mas a perua não está em funcionamento por causa de um acidente que danificou a parte mecânica.

O ônibus doado está em ótimo estado, e precisa de uma cobertura para não ficar ao relento, o que danificaria o veículo.

“Não podemos também ficar esperando somente doações, precisamos fazer alguma atividade aqui para gerar renda. Fazer festa, vender salgado, montar um bazar de roupas para vender, alguma coisa que possa gerar dinheiro em prol da Adefu”, declara Nivaldo.

A Prefeitura cede uma van para buscar alunos em casa, porém a demanda é grande: são 90 alunos. Por isso o ônibus é fundamental.

(9)

Paróquia quer retirada dos

caramanchões da praça da

Abadia

A Igreja de Nossa Senhora d’Abadia acionou junto à Prefeitura uma ordem de retirada dos caramanchões localizados junto à entrada do santuário. O Uberaba Popular conversou com o padre Jailson, responsável pela administração da paróquia, que explicou que o motivo do pedido é manter a área mais iluminada, para assim proporcionar segurança para os fiéis que frequentam as missas na parte da noite.

Porém, não é só a iluminação que está em jogo. Os caramanchões viraram também moradia para os moradores de rua que se alojaram lá. “Eles fazem consumo de drogas e bebidas alcoólicas, isso por muitas vezes afugenta as pessoas que frequentam a igreja à noite e até durante o dia”, declara o pároco, que informa que a Guarda Municipal já foi acionada

(10)

sobre fatos mais “perigosos”.

Segundo padre Jailson, a paróquia sempre foi aberta para os moradores de rua usarem as instalações. “Mas foi chegando o caso deles começarem a fazer mau uso disso, como urinar no altar, fazer gestos obscenos para as pessoas e muitas outras coisas desconfortáveis para quem frequenta a paróquia”, relata. As câmeras filmaram tudo e foi necessário contratar um vigilante para trazer mais segurança ao local.

Antes da possível retirada dos caramanchões (que está sendo analisada pela Prefeitura), segundo a administração do santuário, foi proposto aos andarilhos o ingresso nos grupos sociais de apoio aos dependentes químicos e alcoólicos, além de oferecer ajuda para quem não é de Uberaba retornar para sua cidade. Mas, de acordo com o padre, a proposta foi rejeitada por todos os moradores de rua que ocupam a estrutura.

(11)

OAB/Uberaba fatura título

geral dos JAM 2016

OAB/Uberaba conquistou, pela oitava vez, o primeiro lugar na competição geral dos Jogos dos Advogados Mineiros. A décima quinta edição do JAM aconteceu entre os dias 18 e 22 de outubro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.

O evento, realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA Vanguarda), com o apoio da OAB/MG, contou com modalidades de futebol de campo (masculino), futebol society (masculino), futebol de salão (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), peteca (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), handebol (feminino), tênis de mesa e ainda competição de xadrez, truco, sinuca e dança de salão. A delegação de Uberaba reuniu 80 pessoas, entre técnicos e atletas, que conquistaram o ouro no Atletismo Masculino (corrida e salto), Atletismo Feminino (salto), Handball Feminino, Vôlei Feminino, Tênis de Mesa Masculino e Feminino e Futsal masculino.

A intenção do JAM é a integração d a c l a s s e e m a t i v i d a d e s esportivas, culturais e sociais. O evento é anual e nesta edição 1 7 0 0 p e s s o a s e s t i v e r a m envolvidas, entre advogados e estagiários de todo estado.

(12)

parabenizou o sucesso da delegação e disse que segue o apoio para os atletas e Comissão de Esportes que mostraram determinação, espírito esportivo e garra. “Não foram poupados esforços para garantir material esportivo, transportes e treinadores. Apesar das dificuldades enfrentadas, nossa equipe foi capaz de lutar e vencer com dignidade. Seguiremos apoiando o esporte, pois é o caminho mais curto para integração entre pessoas e de estímulo a hábitos saudáveis para mente e corpo”, finalizou o presidente da 14ª Subseção.

(13)

Atleta uberabense chega em

segundo

lugar

na

Meia

Maratona de Goiânia

A atleta profissional Grazielle Pedroso participou da 8ª Meia Maratona de Goiânia, chegando na segunda colocação no geral feminino. Ela percorreu os 21 quilômetros em 1h22min58. A uberabense levou para casa um troféu e um prêmio de mil reais. O evento foi dividido em quatro distâncias (cinco, dez, 15 e 21 kms), reunindo cerca de mil e quinhentos participantes. Exceto para a prova de 5 km, havia premiação em dinheiro para as demais.

“Eu esperava fazer uma boa prova e ficar entre as três melhores. Caiu uma chuva no dia anterior e no domingo o clima ajudou bastante. Fiquei imensamente feliz com meu tempo. Eu sabia que percurso era duro e queria me testar”, comenta Grazielle.

A Meia Maratona de Goiânia atrai os principais corredores de rua da região. O principal motivo para este sucesso é a premiação em dinheiro, além do fato de o evento comemorar o aniversário da capital.

(14)

Sesi Uberaba conquista vaga

na semifinal do Mineiro de

futsal

Sesi Uberaba Sub-11

O Sesi Uberaba se classificou para a fase semifinal do Campeonato Mineiro de Futsal Sub-11, no último final de semana, em Patrocínio.

Nas quartas de finais, todas as equipes se enfrentaram. O Sesi está invicto, com três vitórias e um empate, e se classificou em primeiro lugar. O Tropical de Itaúna também conquistou vaga

(15)

semifinal.

No próximo fim de semana, é a vez do time da Prefeitura de Uberaba tentar avançar na competição. A equipe entrará em quadra contra o Praia de Uberlândia, a AABB de Belo Horizonte e o Patrocinence de Patrocínio.

Domingo de título inédito

para o Peirópolis

Domingo histórico para o Peirópolis com a conquista do primeiro título do Amador Módulo A. A vitória por 1×0 no jogo de ida e o empate de hoje em 2×2, diante do Bonsucesso,

(16)

levaram o Peirópolis ao triunfo inédito.

O jogo. O Bonsucesso entrou em campo dominando os primeiros

minutos da etapa inicial. O Peirópolis perdeu o atacante Marcelo Moreira, que saiu lesionado.

O dinossauro precisava segurar o empate para soltar o grito de campeão e, nos 45 minutos iniciais, a estratégia funcionou. Sem gols no primeiro tempo, a etapa final começou com o Peiró ampliando a vantagem. Logo aos três minutos, após cobrança de escanteio, o artilheiro Serginho antecipou toda a zaga do Bonsucesso e fez 1 a 0 para o Peirópolis. Na sequência, Chitão poderia ter definido a partida, mas perdeu um gol cara a cara com o goleiro Gustavo.

No Bonsucesso, Felipão foi para o jogo e mostrou que a substituição promovida pelo técnico Lúcio Vaz colocaria fogo no jogo. Aos 14 minutos, a bola sobrou livre para o atacante balançar as redes e empatar.

A situação ficou dramática. O Bonsuça queria o gol que lhe daria o título, mas foi o Peirópolis que mudou de novo o marcador. Paraíba sofreu pênalti do zagueirão do Bonsuça e Chitão se redimiu do gol perdido, convertendo a cobrança em gol. O Peiró fez 2 a 1 e Willian acabou expulso, deixando o Bonsuça com um jogador a menos.

O Bonsucesso não desistiu. Já nos acréscimos, Cesinha acertou um lindo chute e empatou o jogo, mas sem tempo para tentar a vitória. O Peirópolis soltou o grito de

O goleiro do Barcelona, Alexandre foi o goleiro menos vazado da competição e o atacante Serginho, do Peirópolis, o artilheiro com 23 tentos anotados. Os dois foram premiados pela Liga Uberabense de Futebo.

Ficha técnica

(17)

Fabiano, 5 Luís Antônio, 7 Pavão, 8 Abimael (13 Buriti), 9 Marcelo Moreira (18 Chitão) (23 Dante), 10 Evandro (20 Nigel) e 11 Serginho (17 Paraíba). Técnico: Fabinho

Bonsucesso: 12 Gustavo, 2 Pelezinho, 3 William, 4 Luciano, 5

Diego, 6 Daniel Fachinelli, 13 Alisson (23 Alexandre Fatureto), 8 Gustavo Piau (18 Felipão), 9 Tiago Laborichi (20 Cesinha), 10 Ratinho e 11 Juninho Alencar (7 Lucas). Técnico: Lucio Vaz

Arbitragem

Arbitro: Rogerio gomes de Melo Ass 1: Tiago Maiolino silva Ass 2: Luís Antônio Campos

4º arbitro: José Geraldo Santos Silva

Gols: Serginho 3min, Felipão 14min, Chitão 37min e Cesinha

47min. Todos os gols feitos no segundo tempo.

Cartões Amarelos: William e Daniel (Bonsucesso), Luís Antônio

e Pavão (Peiropolis).

Referências

Documentos relacionados

Os métodos estatísticos para análise de dados podem ser classificados como métodos descritivos (Estatística descritiva) e métodos inferenciais (Estatística

Até o próximo domingo (19/02), as condições de Tempo não apresentarão mudanças significativas, ou seja, predomínio de sol, e a partir da tarde, pancadas de chuva/trovoadas

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

13 de Fevereiro; (ii) ou a entidades residentes em território português sujeitas a um regime especial de tributação. Não são igualmente dedutíveis para efeitos de

Após 90 dias avaliou-se o comprimento da parte aérea, o comprimento das raízes, o número de brotos, de raízes e de folhas, o peso das raízes, o peso da biomassa fresca e seca

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise