• Nenhum resultado encontrado

Dicas de Leitura - 4º Ano B. Dicas de Leitura, de Criança para Criança

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dicas de Leitura - 4º Ano B. Dicas de Leitura, de Criança para Criança"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Dicas de Leitura - 4º Ano B

Dicas de Leitura, de Criança para Criança

O projeto Dicas de Leitura, de Criança para

Criança foi desenvolvido pela equipe de Língua

Portuguesa do Fund I em parceria com a Biblioteca da

Escola.

A oportunidade de participar de um blog agrega mais

um sentido às leituras que as crianças fazem: compartilhar

as próprias descobertas com os colegas é perceber-se

como um indivíduo que tem a colaborar com o coletivo.

A divulgação d e s s e projeto para a

c o m u n i d a d e também busca compartilhar com pais e

alunos a riqueza das discussões das crianças nas rodas de

leitura em classe e incentivar o interesse por novos títulos.

(2)

O ladrão de espadas

Carne do Zumbi – Rua do berro

O livro fala sobre dois órfãos que têm uma vida sem graça e a única diversão era ir à casa do avô. Grace, a avó deles, faleceu, mas deixou uma herança que eles teriam de escolher: ou uma das 39 pistas ou 100.000.000 de dólares.

(Arthur P.A)

A Rua do Berro está infestada de zumbis e Luck tem que conseguir a quarta relíquia. Para isso, terá que batalhar muito. Eu indico esse livro para quem gosta de zumbi.

(3)

Título: “Sem Fôlego”

Diário de uma garota nada popular

O livro conta sobre as histórias de duas crianças, ambas surdas. O menino sofre com a perda do pai, mas descobre algumas coisas que o levam a pensar que ele pode estar vivo. A menina fica com a mãe famosa. Algum tempo depois, os dois se encontram. Recomendo este livro para quem gosta de aventura.

(Barbara S.)

O livro fala sobre uma menina de 13 anos, chamada Nikki Maxwell, que perdeu sua bolsa da escola. Para consegui-la de volta, entra em um show de talentos. Eu gostei desse livro porque ele é cheio de piadas, surpresas, diversão, suspense, amor, aventuras e um jeito de uma garota ver o mundo.

(4)

Nate dá uma virada

Judy Moody e o verão superlegal

O livro conta sobre um menino que queria ser o fotógrafo da escola, mas para isso ele precisava de uma câmera. Ele era muito bagunceiro, então a professora não iria emprestar para ele. Ela emprestou a câmera para o amigo de Nate, chamado Francis, porque ele era comportadíssimo e só tirava 10. Francis entregou a câmera ao amigo, mas se ele perdesse a câmera, o culpado seria Francis. Nate perdeu o objeto e passou de amigo para inimigo. Eu recomendo este livro para quem gosta de comédia.

(Bernardo F.)

O filme conta sobre o verão de Judy e seus amigos. Todos viajaram, menos ela, até que uma tal de tia Opala apareceu por lá, mas Judy nunca ouviu falar dela. Para você descobrir o que acontece ao longo da estória, leia o livro “Judy Mood e o verão superlegal”.

(5)

Judy Moody na universidade

O espaço para sentir

No livro “Judy Moody na universidade”, Judy está indo mal em Matemática e precisa de uma professora particular. Ela é contra, mas quando descobre que a professora será uma universitária, ela quer ir também para a faculdade. Eu recomendo este livro para quem gosta de diversão feminina.

(Dora E.)

O espaço para sentir conta sobre planetas, a Terra, astronautas, o Sol, estrelas etc. Eu recomendo para pessoas curiosas e que querem ser astronautas ou coisas do tipo.

(6)

Diário de um Banana

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Greeg é um menino que sabe muito bem como é difícil ser criança e sonha em ser importante no futuro. Mas, por enquanto, está preso na escola com valentões. Eu indico este livro para pessoas que gostam de grandes confusões.

(Eduardo M.)

Harry Potter é um menino que não tem pais, então mora com os tios e o primo. Ao completar 11 anos, recebe uma carta que diz que ele é um bruxo. Ele vai para uma escola de magia e lá conhece duas crianças, Ron e Hermione. Com seus amigos, vive uma grande aventura tentando proteger um objeto da escola de um bruxo que quer roubá-lo. Será que eles irão conseguir salvar o objeto?

Eu recomendo esse livro para quem gosta de aventuras e de magia.

(7)

Fala sério, mãe

Contos de lugares distantes

O livro se refere ao relacionamento de Maria de Lourdes e sua mãe, desde seu nascimento à adolescência. Apesar do grande amor entre mãe e filha, existem muitos momentos de turbulência em que as opiniões e as ações de cada uma são muito diferentes. Para que mãe e filha possam se entender, elas têm que ter muita conversa e confiar uma na outra.

(Giulia B.)

O livro conta várias histórias muito diferentes. Algumas delas parecem chinesas, alemãs e brasileiras. Eu recomendo este livro para pessoas que leem pouco, mas que quando leem, são várias páginas.

(8)

Tipo assim, Clarice Bean

Capitão Cueca

Este livro conta sobre uma garota que estava lendo um livro de coleção com sua amiga. Elas liam muito esse livro e adoravam histórias de espiã. Eu achei bem legal, então eu acho que outros leitores poderiam gostar. Recomendado para garotas entre 9 e 11 anos.

(Isabela H. R.)

Este livro fala sobre dois meninos que aprontavam muito na escola. Cada vez que eles bagunçavam, iam para a sala do Sr. Krupp para levarem uma bronca. Certo dia, Jorge e Haroldo construíram um canal de hipnose e falaram para o diretor se transformar no Capitão Cueca. Para quem quiser saber mais, compre o livro.

(9)

Diário de Pilar em Machu Picchu”

Como se tornar um príncipe

encantado em 10 lições

O livro “Diário de Pilar” fala sobre um gato que se perde em Machu Picchu. Pilar e Breno entram numa rede mágica e vão para lá, encontrando Yma, que é a escolhida do Deus do Sol. Os dois tentam não deixar que o Deus do Sol a leve. Recomendo este livro para pessoas que gostam de aventuras e perigos. Se você quiser saber mais sobre Machu Picchu, vai ter que entrar nessa rede mágica com Pilar e Breno.

(Júlia F.)

O meu livro fala sobre um sapinho que, em 10 lições, virará um príncipe. Um dia, em seu palácio, ele vê na geladeira outros sapinhos e se apaixona por uma sapinha. Neste momento, ele quer voltar a ser um sapo. Eu gostei do livro porque é engraçado.

(10)

Os contos de Bidel, o Bardo

Diário de um Banana – A casa dos

horrores

O livro tem cinco contos sobre magia que tem bruxos e bruxas bem poderosos. Quem gosta de magia vai gostar desse livro. O conto que eu gostei mais foi o conto dos três irmãos. Ele conta a história dos irmãos bem poderosos que queriam atravessar um rio. Eles balançam suas varinhas e fazem uma ponte. A morte aparece e dá presentes diferentes para os três irmãos. Só um deles sobrevive até a velhice, aquele que era mais humilde e que ganha a capa da invisibilidade.

(Laura F.)

Greg Heffley picha o muro da escola sem querer e a polícia vai atrás dele. Começa a nevar e Greg ganha tempo, mas se a neve baixar, ele já sabe o que vem. Eu indico esse livro para quem gosta de suspense.

(11)

Fala sério, professora

O Diário de Lelê

O livro é escrito em primeira pessoa por Malu. Ela conta de seus professores, dos três aos vinte e dois anos. Ela também aproveita e conta sobre suas aventuras com as amigas, seus amores, seus ódios e outras emoções. Se você quiser saber tudo isso, leia este livro, pois é ótimo!

(Maria F. B.)

Esse livro fala sobre um menino que vive com sua mãe e seu pai, mas que vai acabar suas férias com seu gato. O mesmo é envenenado, então eles se separam e vivem suas vidas. Eu recomendo esse livro para quem gosta de estórias engraçadas.

(12)

A volta ao mundo em 80 dias

Harry Potter e a pedra filosofal

O livro conta sobre um homem que aposta 20.000 libras com seus amigos do clube, dizendo que ia dar a volta ao mundo em 80 dias. Ele e o seu empregado passam por vários lugares, como Japão, Índia, França, Estados Unidos, entre outros. Recomendo este livro para quem gosta de ação.

(Miguel R.)

Harry Potter era um garoto que morava com seus tios. Em seu aniversário, ficou sabendo que era um bruxo e muito famoso no mundo da magia. Entrou na escola de bruxaria e viveu várias aventuras. Eu indico este livro para aquelas pessoas que gostam de aventura, ação, suspense e mistério.

(13)

O pontapé inicial

De braços para o alto

Esse livro fala de um menino que joga bem futebol. Seu nome é Tom, mas só deixam ele na reserva. Um ex-técnico vê como ele joga bem bola e decide fazer um time em que todos participam do jogo. Eu indico esse livro para quem gosta de futebol.

(Patrick A. S.)

Um menino que mora na cidade grande e vai passar as férias na fazenda com seu irmãozinho e seus cinco primos. Eles tinham um pacto: quando alguém faz algo de errado, eles não contam para os adultos. Eles fizeram muitas coisas, como jogar futebol, tomar banho de rio, contar histórias, ir na casa do vizinho e andar a cavalo. Quando eles foram embora de carro, o veículo quebrou e depois de muito tempo consertaram. Eles, então, foram embora para casa. Eu recomendo este livro para quem gosta de férias na fazenda.

(14)

Como quebrar a maldição de um

dragão

Otolina na escola

Neste livro, um menino é picado por um dragão e precisa ir para um lugar muito perigoso para pegar o antídoto. Eu o recomendo para pessoas que gostam de aventura.

(Pedro H. M.)

Otolina é uma menina muito aventureira que tem um amigo-irmão chamado Sr. Minrol. Um dia, ela encontrou uma amiga chamada Cecily. Otolina resolveu ir à escola dela, e o Sr. Minrol também. Os dois não sabiam que a escola era mal assombrada. Eles foram caçar os fantasmas. Se quiser saber o final do livro, vai ter que lê-lo. Eu o adorei e recomendo para quem gosta de aventura.

(15)

Perdido na Amazônia 1

Judy Moody

O livro conta sobre um menino chamado Dan que foi viajar com seu avô para a Amazônia. Antes de chegar, o piloto jogou Dan na Amazônia e, quando caiu, encontrou vários inimigos, vivendo muitos mistérios. Recomendo esse livro para pessoas que gostam de aventuras perigosas.

Vitor W.

Judy Moody estava em seu primeiro dia de aula e seu professor pediu para fazer uma colagem sobre “quem sou eu”. O mais importante para ela era a sua mascote, sua gata, mas o animal não gostava dela. Ela comprou uma planta carnívora e colocou várias coisas sobre a gata nesta colagem. Judy levou a planta para a escola e foi um sucesso. Só faltava uma coisa para ela: um clube. Então, ela criou o Clube X5, podendo entrar só quem deixasse um sapo fazer xixi na mão. Seu professor amou a ideia e ela, para comemorar, foi tomar um sorvete com seus amigos.

(16)

Referências

Documentos relacionados

O diagnóstico di- ferencial deve fazer-se com o pênfigo mucocutâneo, o lichen planus oral, o herpes oro-genital, o Lupus, a Doença Inflamatória do Intestino e as Aftas orais FigUra

GN7537, GN7532, GN6548 & GN6547 PARA AUMENTAR A VELOCIDADE PARA AUMENTAR LA VELOCIDAD PARA REDUZIR A VELOCIDADE PARA REDUCIR LA VELOCIDAD Suporte Abrazadera Ranhura De Ajuste

Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação

Considerando que, tendo em conta os novos desafios da sociedade e das evoluções tecnológicas e demográficas, o QEQ pode, graças ao seu desenvolvimento adicional, apoiar a

A percepção de que as diversas avaliações periódicas do sistema de M&A e do SIS anteriormente elaboradas identificaram problemas semelhantes e

Escolha uma opção: Verdadeiro Falso Questão 8 Incorreto Atingiu 0,00 de 0,50 Marcar questão Texto da questão. O cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) é o registro de um

c) Período residual: quando o herbicida for aplicado para o plantio de cana de ano e meio, este deve ser maior, quando comparado com a cana de ano, pois atravessa um período de

A declaração de compromisso (Anexo V) e o modelo do Curriculum Vitae (Anexo VI) poderão ser obtidos no sítio eletrônico: www.biodiversidadeanimal.icb.ufg.br. A seleção dos