• Nenhum resultado encontrado

Comentário sobre as nove áreas de gerenciamento utilizadas na administração de projetos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comentário sobre as nove áreas de gerenciamento utilizadas na administração de projetos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Introdução

O projeto está sendo feito com o intuito de otimizar o atendimento e serviço de assistências técnicas que lidam com informática, especificamente objetivando o diagnóstico de problemas e falhas em modems.

Desenvolvemos um software capaz de detectar defeitos e apresentar soluções a partir da entrada de dados do usuário (no caso específico, um técnico), sendo capaz com isso já adiantar algum orçamento para o cliente. O sistema no geral agilizará todo os esquemas de algum modem com defeito e sua possível solução, assim podendo fazer com que qualquer pessoa leiga possa passar o orçamento para o cliente, economizando tempo e dinheiro para a loja interessada.

O sistema é baseado em perguntas (múltipla ou dupla escolha), as quais serão as entradas do usuário, que após serão processadas e mostrada a resposta ou respostas do problema que o usuário ou técnico esteja enfrentando.

Como justificativas para o sistema ter sido implementado: as lojas de informática de onde nós fizemos as entrevistas com os dois especialistas, tinham muitos problemas relacionados a modem (principalmente problema de conexão). Esses especialistas, através de entrevistas que o grupo realizou, conseguiu nos passar as informações necessárias para que o sistema fosse desenvolvido, tendo é claro que nós, transformar-mos sua linguagem em algo compreensível pelo computador.

(2)

Objetivos

O principal objetivo foi desenvolver um sistema especialista para diagnóstico de modems.

A partir disso vimos que surgiam diversos outros problemas e através da especificação, conseguimos mesclar perguntas que envolvessem problemas relacionados a conexão e algumas outras relacionadas a conceitos gerais do tipo “que sistema operacional o usuário utiliza” e mais algumas desse gênero.

Proporcionamos uma maior agilidade no trabalho de funcionários, devendo tudo isso ao fato do sistema ajudar de tal forma que um ser humano possa ser substituído e eliminar falhas humanas.

Com o sistema finalizado, os usuários e técnicos poderão ter maior certeza e confiabilidade sobre o diagnóstico dado, o sistema também poderá ser operado por um usuário doméstico que tenha muitos problemas com modems.

Com esses fatores ao nosso lado, temos certeza de que o público que vier a utilizar o software não se decepcionará com seu resultado, dependendo é claro do tipo de problema encontrado em seu modem.

(3)

Comentário sobre as nove áreas de gerenciamento utilizadas na

administração de projetos

1) Integração

Nesta fase deve -se desenvolver um plano de ação com o qual poderemos verificar os problemas dos usuários no que diz respeito a modems, tentando ao máximo atendê-los, de modo que o usuário fique satisfeito com o software tentando com isso aumentar a clientela, uma vez que teremos um software que atende a uma porção grande de residências comercias e residências particulares com os mesmos tipos de problemas.

2) Escopo

Ele inclui o processo requerido para assegurar que no projeto somente se insere no trabalho requerido. É primariamente ligado na definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.

O primeiro passo no gerenciamento do escopo do projeto é decidir em qual projeto trabalhar. Para isso as empresas devem rever o plano estratégico e então desenvolver um plano estratégico de tecnologia da informação que suporte a estratégia geral da empresa e ser claro e objetivo no que se pretende realizar em quaisquer projetos que venham a ser desenvolvidos.

O nosso projeto de diagnóstico de modems, que será oferecido a usuários e lojas de informática, tem responsabilidade e acima de tudo dever de não apresentar nenhum defeito quanto à sua portabilidade, isto é, poderá ser executado em qualquer equipamento que suporte a linguagem de programação JAVA.

Portanto, o escopo seria o desenvolvimento desse sistema sem a necessidade de estarmos dando muito auxílio a quem venha utilizá-lo.

(4)

3) Tempo

O tempo é definido pela definição de atividades, seqüenciamento das atividades, estimativa de duração das atividades, programação das atividades, controle de agenda.

O tempo para que o software seja disponibilizado é o período de 3 meses, e todas essas tarefas terão que serem feitas para podermos começar com o desenvolvimento do software em si.

Será realizado em dias úteis (segunda a sexta-feira) onde o trabalho tem duração de 3 horas por dia, e o trabalho é feito em uma equipe de três programadores e 2 engenheiros do conhecimento.

4) Custo

Os custos que tivemos estão relacionados com uso de computadores, software para desenvolvimento do sistema, horas de trabalho dos integrantes com programação, coleta de informações com os engenheiros do conhecimento.

Todos esses fatores levaram ao término do projeto e feitos de forma regular, foram atendidos e passados adiante para outras tarefas também importantes.

Abaixo podem ser mostrados alguns valores: Custo estimado/hora: R$10,00

Dias: 30

Horas de Trabalho Diárias: 3 Total Horas de Trabalho: 90 Custo Total: R$900,00

5) Qualidade

As características do gerenciamento da qualidade são: planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade.

Nunca podemos nos afastar dessas características, porque qualidade é muito importante em tudo que fazemos e, sem ela, qualquer que seja o produto que

(5)

estivermos desenvolvendo, será fatalmente sobreposto por outro no mercado que ganhará espaço.

A qualidade será planejada de forma que o escopo seja atingido e quando isso ocorrer, a qualidade será satisfatória, ou melhor, que a desejada. Para isso precisamos manter sempre o foco no que se pretende realizar, assegurando-se que o projeto irá satisfazer as suas necessidades iniciais.

Temos também que garantir a qualidade do produto (o nosso sistema) através de ajudas à pessoa que venha a utilizar o software, facilitando na sua utilização e consequentemente, com uma boa utilização, não apresentar nenhum problema com o sistema. Para isso é feita uma série de testes para garantir que nada venha sair errado, e também nos auxiliar com possíveis mudanças que tenhamos que fazer no sistema, adequando à realidade dos usuários ou sendo até modificado para empresas que se interessem pelo produto.

6) Recursos Humanos

Nos Recursos Humanos são alocadas as pessoas que estarão diretamente e indiretamente associadas ao desenvolvimento do sistema de diagnóstico de modems. No atual projeto, são alocadas 5 pessoas sendo que 2 são especialistas e 3 são engenheiros do conhecimento.

Em nosso projeto, a equipe é responsável por todas as etapas, desde a as entrevistas com os especialistas tanto quanto a passagem delas para o computador de uma forma que a máquina as entenda e reproduza as respostas tal qual existisse um especialista em frente ao usuário. As etapas são feitas por todas as pessoas do grupo para que ocorra um grau de detalhamento maior no algoritmo empregado.

O principal fator que deve ser le vado em consideração é o de que o grupo estar reunido de alguma forma para a realização do sistema.

(6)

7) Comunicação

Nas Comunicações, abordamos o planejamento da comunicação, distribuição da informação, relatório de desempenho e encerramento administrativo.

Ë de fundamental importância para tudo no projeto se não for os 90% do total. Ela auxilia como o projeto se encaminhará e dita as regras de tudo nele. Temos a comunicação com o cliente e entre os integrantes do grupo.

Comunicação com o cliente foi realizada através de entrevista para a obtenção de dados para que estes fossem então preparados e colocados devidamente em nosso sistema. As entrevistas seguiram de forma não estruturada, semi-estruturada e a estruturada com os dois especialistas. As primeiras serviram para termos uma idéia geral do assunto; na segunda já questionamos mais com certeza do assunto tratado e na terceira, foram feitas perguntas diretas para respostas diretas.

Como as entrevistas foram feitas com todos os componentes do grupo, não foi preciso muito diálogo entre os componentes, pois já sabíamos dos problemas e do que realmente estava em falta para podermos dar continuidade a outras tarefas. Esse foi um ponto importante, porque uma vez que não precisávamos conversar sobre outros assuntos cada um podia desenvolver tarefas separadamente. Somente ao final do sistema é que nos comunicamos via e-mail para finalizar algumas questões que estavam para serem finalizadas.

O telefone também foi um veículo importante, para nós pelo motivo de nos comunicarmos mais rapidamente com nós mesmos e também com os especialistas envolvidos.

8) Risco

Nos Riscos foi onde tivemos que desenvolver contramedidas e o controle destas.

Os riscos mais importantes que destacamos foram: não conseguirmos realizar o sistema no prazo determinado, alocar especialistas realmente bons para o

(7)

andamento do sistema, redefinir as entrevistas de uma forma que o computador as entendesse.

Partindo do primeiro e mais importante, é um fator determinante para todo o projeto, pois sem a conclusão deste, significa que atrasamos com todas as etapas anteriores e não conseguimos realizar a principal meta, o término do projeto e sua respectiva apresentação para o cliente ou o usuário que necessita de sua construção para daí poder se usufruir dele. Este é um risco muito grande.

A alocação de especialistas também é um fator de risco que deve ser levantado porque sem a contribuição desses ou até mesmo alocação mas conseqüente falta de interesse por parte dele, fica difícil tirarmos algum proveito de suas entrevistas, prejudicando toda a continuação do sistema.

E por fim, temos o fator de risco que seria quase igual ao primeiro só que menos importante pelo fato de nós partimos do princípio de já termos conseguido a entrevista e tê-la toda devidamente documentada. O risco aqui presente é o fato de termos as entrevistas, mas não conseguirmos transpô-las para a linguagem que a máquina entenda, e se essa tarefa não for alcançada, compromete uma série de fatores diretos e indiretos. Um direto é a não concretização do sistema.

Também convém comentar, outro risco a ser trabalhado foi o de manter o comportamento e análise do programa o mais real possível e com o máximo de confiança, não produzindo assim diagnósticos incompletos ou falsos.

9) Suprimentos

Nos suprimentos destacam-se o planejamento das necessidades, planejamento das solicitações, seleção de fonte e solicitação, administração e encerramento do contrato.

Todos os suprimentos que necessitamos para o nosso sistema estavam em documentos impressos (entrevistas) e em disquetes para cópias de segurança, e o código fonte em si, também em disquete e impresso.

(8)

Conclusão

O grupo conclui que através do desenvolvimento desse sistema não conseguiremos resolver todos os problemas, mas, pelo alguns serão possíveis.

Também concluímos que o software pode ser usado por qualquer pessoa, desde que ela tenha um conhecimento mínimo para responder as perguntas. Este é um ponto a favor, pois aumenta o escopo de nossos clientes, podendo ser qualquer simples usuário de informática que já tenha lido um pouco sobre modems e como eles funcionam.

Por fim, com os métodos de gerenciamento de projetos, pudemos nos adequar ao tempo que nós previamente estipulamos para o começo e fim do sistema, e pudemos até desenvolver tarefas conjuntas dentro do grupo, não perdendo tempo em fazer uma tarefa só depois que terminássemos a anterior.

Referências

Documentos relacionados

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que