• Nenhum resultado encontrado

OS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ESPAÇO ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ESPAÇO ESCOLAR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

OS RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ESPAÇO ESCOLAR

Fundação Universidade Federal do Tocantins Maria Jose de Pinho mjpgon@mail.uft.edu.br Professora orientadora do PIBIC pedagogia

Edieide Rodrigues Araújo Acadêmica do curso de Pedagogia UFT-PALMAS jhieidearaujo@gmail.com O presente trabalho surgiu a partir da leitura da dissertação de mestrado de uma professora da UFT (Universidade Federal do Tocantins) entendi que esse tema cabia ao fórum, Por ser uma inovação docente. desse modo me dediquei a saber como as escolas estão se adaptando as novas tecnologias limitando esse tema aos recursos audiovisuais. Pois vejo os recursos audiovisuais não como uma ferramenta de suporte, mais uma transformação do fazer pedagógico, através desses recursos os alunos podem chegar a um mundo alem daquele do livro didático. Mudando assim a visão e a concepção do mundo, alem de deixá-lo livre ao acesso a informação desse modo, o uso da tecnologia esta para repassar e reforçar a aprendizagem transformando esse veiculo em um meio de comunicação pedagógico, que se valem de diferentes imagens, linguagem e informação a ação didática. Essa perspectiva faz surgir novos questionamentos, será que o professor esta pronto para ser confrontado com as informações alem do livro didático? E o aluno, será que ele esta pronto para receber todas essas informações? Como ela será entendida por ele?

Penso que a escola não pode simplesmente ignorar o tempo em que vivemos e condenar os alunos ao quadro negro das salas de aula. Como bem explica MACIEL (2000)

Ainda hoje pautamos o ensino na moralidade do professor, empedernido no uso do giz e do quadro negro, no esforço do aluno em reter e memorizar, na ausência de projetos pedagógicos que promovam o redimensionamento da escola. Reduziu-se o projeto pedagógico a fixação da informação, na crença de que se aprende mediante recitação e repetição. (p. 02)

(2)

Segundo Reinaldo Polito mestre em ciências da comunicação, estudos comprovam que se a informação é passada apenas verbalmente ao passar três dias às pessoas se lembraram apenas 10%. Enquanto que se a mesma informação é passada com auxilio do recurso audiovisual após o mesmo período de tampo as pessoas se lembraram 65% do que foi dito.

Entendo que mais que interagir com as comunicações a escola precisa introduzir o educando a era digital bem por que, uma educação que não é voltada para a realidade do educando é uma educação obsoleta sem sentido, afinal, pra que prepará-lo para um mundo que já não existe mais?

Questões Problema

Com o intuito de conhecer e mostrar a relevância dos recursos audiovisuais na escola e tentar responder as seguintes indagações. Como inserir essas inovações no espaço escolar? Os alunos aprendem se estiverem executando visão e audição ao mesmo tempo? Partindo da premissa de que os alunos gostam da TV, essa seria uma forma lúdica de ensinar? Como as escolas estão se adequando as inovações tecnológicas? Limito a pesquisa aos recursos audiovisuais; data show, televisão, computador etc.

Objetivos

- Identificar...

-Compreender...

Metodologia

Pela ampla possibilidade de extrair aspectos das experiências dos professores, optei pela pesquisa qualitativa, na pesquisa qualitativa segundo Alves - Mazzotti (1998) a sua principal característica é o fato de que estas seguem a tradição ‘compreensiva ou interpretativa’ (p.131) entendendo dessa maneira significa que assim terei espaço para analisar também os aspectos culturais e sociológicas que envolvem professores e alunos.

Para o levantamento de dados utilizei a entrevista para o corpo de docentes da escola Estevão Castro. Por selecionar os professores por nível de escolaridade e tempo de docência e os alunos por idade e serie, entendi que essa pesquisa insere-se na classificação geral da pesquisa descritiva.

(3)

A coleta de dados

A coleta de dados foi realizada na escola Estevão castro no ambiente da sala dos professores, e sala de aula. E com os alunos em um horário oposto ao de suas aulas. Os instrumentos que utilizei foram o questionário.

Para a obtenção dos dados foram entrevistados professores com uma media de oito a dez anos de docência no ensino fundamental e alunos com uma faixa etária de dez anos também do ensino fundamental.

Dos questionários

Considerei o questionário relevante na pesquisa por que este me proporcionou analisar aspectos como: o procedimento diário da escola com o uso da televisão e do data show; as opiniões dos docentes e discentes a respeito dos recursos audiovisuais; as situações em que fazem uso deles.

Resultados e discussão

Dos professores

Com os norteamentos que tive com os questionários pude identificar que o corpo de docentes da escola municipal Estevão castro em sua maioria tem dificuldades com os recursos audiovisuais da escola. Os motivos são diversos: Falta de apoio de um técnico que monte e desmonte o data show, pois se perde muito tempo da aula somente para montar e desmontar o equipamento. E no momento as TVs estão estragadas; falta de incentivo, falta de estrutura da escola, pois não há um espaço especifico para essas aulas, a escola possui computadores e estão a disposição dos professores para os alunos, só tem que esses ficam na sala da biblioteca e esse espaço esta sendo utilizado como sala de aula, é importante resaltar que essa escola foi a primeira do bairro e foi construída há uns vinte anos atrás, para uma demanda bem menor de alunos e a medida que o bairro foi crescendo foram criadas outras escolas, mas ainda não supre a grande demanda de alunos, dessa maneira a escola ficou sem espaço físico para comportar tal demanda de alunos.

Mesmo diante as dificuldades as professoras tentam levar esse conhecimento aos alunos. Pois por esses discentes serem de origem social pobre não possuem muitos recursos tecnológicos

(4)

em casa, dessa forma os professores entendem que o papel deles também é o de integrar essas crianças a esse tempo.

Por terem esse entendimento os professores tentam contextualizar as informações que eles trazem da TV para o assunto trabalhado em sala de aula, e enfatizam também o aspecto negativo da TV na vida criança, pois esses meninos são filhos da classe proletariada e enquanto seus pais ficam trabalhando boa parte desses meninos ficam na TV e chegam à escola inquietos e acham os conteúdos muito arcaicos e as vezes estão a frente dos livros didáticos, então cabe a eles direcionar o conteúdo ao que eles já sabem pois por eles gostarem da TV essa acaba sendo uma forma lúdica de se trabalhar, uma professora nos relatou que eles até prestam mais atenção quando ela está tentando contextualizar o conteúdo a uma propagando, uma novela alguma coisa que eles assistirão.

A preocupação do trabalho e que os professore tenham consciência de que principalmente a TV é um meio de manipulação e alienação de massas e que há uma linguagem oculta em tudo àquilo que é passado e cabe a esse professor ensinar o aluno a ler aquelas informações. Quando alunos e professores se tornam cientes dessa situação, o ato de assistir televisão não vai mais significar passividade, pelo contrario, pré dispõe o usuário a atitudes ativas e participativas.

Dos alunos

Do corpo de discentes que participarão do questionário a maioria tem TV em casa e relatou que gosta muito do veiculo por conter imagens e sons e se trabalhado na escoa seria interessante por tornar o ambiente escolar diferente do que eles estão acostumados. Relatarão também que eles já foram levados para o computador nas aulas de matemática onde através de jogos treinaram o raciocínio lógico e foi muito produtivo por que tinham diferentes imagens cores e sons.

Conclusão

A pesquisa no espaço escolar me proporcionou momentos de reflexão, pois a tecnologia que engloba é a mesma que exclui, as escolas precisam estar atentas. Penso depois desse trabalho que um dos principais papeis da escola hoje é o de inclusão. Se a escola não se valer desses recursos perde até o sentido de se ensinar. Pois antes de se ensinar é preciso responder as indagações: ensinar pra que? Pra quem? Contra que? A favor de quem?

(5)

Percebo que as escolas ainda hoje dedicam muito tempo às linguagens verbais como fizeram no passado quando treinavam os escribas e os monges privilegiando a razão em detrimento da imaginação.

Vivemos em uma época em que já se explorou o infinitamente grande e o infinitamente pequeno. Não podemos condenar as nossas crianças ao fazer jurássico das salas de aula. Pois quando paramos de evoluir, paramos no tempo, e as escolas não devem permanecer paradas.

Anexo 1

1- Roteiro do questionário

Dados de identificação:

Tempo de magistério:... Formação:...sexo:... Serie em que leciona:... Escola em que leciona...

Questionário

1) Qual a sua visão com relação aos recursos audiovisuais na escola?

2) Partindo do pré suposto de que os alunos já estão inseridos nesse mundo das comunicações e informações, você se sente preparada para lidar com isso?

3) Você acha positivo à escola investir em recursos que transformam e reforçam o fazer pedagógico? Por quê?

4) Como você utiliza os recursos audiovisuais da escola?

5) Considerando que os alunos já gostam da TV DVD e recursos no geral. Você acha que essa seria uma foram lúdica de se ensinar? Por quê?

Anexo 2

(6)

Dados de identificação

Idade:... Serie:... Sexo:...

Questionário

1) Você tem TV, DVD ou computador em casa?

2) Você já trouxe alguma informação de algum desses veículos para a escola?

3) Você acha que ao invés de textos e livros, a professora rodasse um documentário seria melhor? Por quê?

4) Vocês gostam quando a professora usa data show ou TV para reforçar algum conteúdo? Por quê?

5) Quanto tempo diário você passa assistindo em casa?

Referencias

MACIEL, Ivone Pinto. A TV escola e a formação em exercício dos professores da Escola Estadual Sebastião Santana de oliveira. Campo Grande - Mato Grosso do Sul (2000).

ALVEZ-MAZZOTTI, Alda Judith & GEWANDSZNAJDDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. São Paulo, Pioneira, 1998.

POLITO, Reinaldo. Falar bem – 0030 – os recursos audiovisuais. Disponível em:

(7)

Referências

Documentos relacionados

Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital destinado a inscrições para o Curso de Pós- graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Sanidade

produção e distribuição dos suportes, para expor seu material, tendo a possibilidade de contato direto com os consumidores ou com as lojas digitais. É importante salientar

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

mandar para Eretz,para os chaverim da Aliat-Hancar de Bror Chail, Além do dinheiro da Kupa, vancs fazer trabalhos manuais para vender, e mais fâãcilmente comprar o presente,.

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

A pesquisa que realizou dentro e fora da escola desagrega e analisa as dife- rentes questões da política parental: categorização dos pais por políticas e profissões, racionalidade

Busca-se, então, a partir desta nova configuração das ações do Estado, pensar como as práticas psicológicas se relacionam com as políticas públicas para a diversidade sexual, uma

Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de