• Nenhum resultado encontrado

Manual do Tutor AVA - Moodle/Unesp (versão 2.5)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Tutor AVA - Moodle/Unesp (versão 2.5)"

Copied!
63
0
0

Texto

(1)

Manual do Tutor

AVA - Moodle/Unesp

(2)

1

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

1

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Manual do Tutor: AVA - Moodle/Unesp

(versão 2.5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”

Reitor Julio Cezar Durigan

Vice-Reitora

Marilza Vieira Cunha Rudge

NEaD - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / UNESP

Coordenador Geral Klaus Schlünzen Junior

Autores

Erik Rafael Alves Ferreira Fabiana Aparecida Rodrigues

Revisão Antônio Netto Júnior

Sarita Borelli

Projeto Gráfico, Arte e Diagramação Luciano Nunes Malheiro

(3)

2

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

2

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Sumário

1. Introdução 3 2. Ferramentas do AVA 5 2.1 Chat 5 2.2 Fórum de Discussão 6 2.3 Atividade Wiki 9 2.4 Glossário 13 2.5 Ferramenta Tarefa 15 2.6 Ferramenta Questionário 20 2.7 Ferramenta Escolha 25 2.8 Base de dados 27 3. Agendas semanais 32 4. Administração 33 4.1 Grupos 33 4.2 Ferramenta Frequência 39 4.3 Relatórios 43 5. Ferramenta Notas 46 6. Bloco Navegação 49 6.1. Minha página inicial 49 6.2. Meu perfil 49 6.3. Curso atual 55 6.4. Meu e-mail 55 6.4.1. Novo e-mail 57 6.4.2. Caixa de entrada 59 6.4.3. Marcadores 60 6.4.4. Com estrela 61 6.4.5. Rascunhos 61 6.4.6. Enviado 61 6.4.7. Cursos 61 6.4.8. Lixeira 61 7. Requisitos técnicos 62

(4)

3

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

3

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ambiente Virtual de Aprendizagem

1. Introdução

Estamos vivenciando um tempo de grandes transformações tecnológicas, em que a web surge como um ciberespaço de interconexão mundial entre computadores, popularmente conhecida como Internet.

Neste contexto tecnológico, é considerável discutirmos sobre o entendimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que, como o próprio nome diz, é um ambiente que apresenta um conjunto de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A Figura 1, a seguir, ilustra a página inicial do AVA, que é o ambiente de estudo dos cursos do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). Os menus estão na parte superior e ao lado direito da tela. Há, também, na página principal, o cabeçalho, as agendas e as atividades.

Figura 1 – Página inicial de um curso

(5)

4

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

4

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

O Cabeçalho é a barra horizontal, na parte superior da página.

Figura 2 – Cabeçalho

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

(SM/2014/EE/DI/D12): identificação da sala virtual. Neste item, há uma nomenclatura para identificar a sala, por exemplo, as siglas representam: SM/2014 = Sala Modelo 2014; EE-DI = Educação Especial-Deficiência Intelectual; e D12 = Disciplina 12.

Pular para conteúdo: pular para a navegação principal.

Mapa do Site: estrutura hierárquica da sala virtual.

Sobre a Acessibilidade: página que fala sobre a acessibilidade e sobre os recursos existentes para pessoas com deficiência motora ou visual.

A+: aumentar a fonte do texto.

A-: diminuir tamanho da fonte.

Alto contraste: é uma alternativa que permite ao usuário utilizar uma combinação de cores para textos e imagens na tela do computador.

Aqui, aparecerá o seu nome. Sempre que você clicar no seu nome dentro da plataforma, visualizará o seu perfil e poderá fazer alterações.

Sair: sempre que você encerrar o seu trabalho, clique sobre o botão Sair para se desconectar.

(6)

5

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

5

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

2. Ferramentas do AVA

2.1 Chat

É uma sala de bate-papo, onde coordenadores e participantes estabelecem uma comunicação síncrona, on-line, com dia e hora previamente determinadas. É semelhante às ferramentas disponíveis na Web com este mesmo nome.

É recomendável que, antes de iniciar um bate-papo real, o usuário experimente a ferramenta com os colegas.

Para participação no Chat, é necessário clicar na opção Clique aqui para entrar no chat agora.

Feito isso, surgirá uma janela com o chat:

Figura 3 – Janela do Chat

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

A tela da ferramenta Chat é composta por duas partes. Do lado direito, são exibidos todos os usuários que estão participando do bate-papo. Do lado esquerdo, aparecem as mensagens digitadas tanto por você quanto pelos demais participantes.

Para enviar uma mensagem, basta digitá-la na caixa de texto e pressionar a tecla Enter do seu teclado. A mensagem enviada aparecerá na janela, assim como todas as mensagens enviadas pelos participantes. Para sair da conversa, basta fechar a janela. Se desejar visualizar os registros de conversas anteriores, clique em Visualizar sessões passadas.

(7)

6

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

6

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

2.2 Fórum de Discussão

O Fórum de Discussão é uma ferramenta de interação em tempo real. Isso quer dizer que o cursista pode participar dele a qualquer momento. Seguem os formatos existentes na configuração do Fórum de Discussão:

Fórum de Discussão – Acrescentar um novo tópico de discussão:

Ÿ Acrescentar um novo tópico de discussão (1): nesse botão você pode criar um novo comentário de discussão;

Ÿ Tópico (2): na coluna do tópico são listados os tópicos criados;

Ÿ Autor (3): na coluna autor aparece o nome do autor que criou o tópico de discussão;

Ÿ Comentários (4): na coluna comentários, há a quantidade de comentários; Ÿ Não lida (5): nesta coluna aparecerá a quantidade de comentários que o

cursista ainda não leu. Vale ressaltar, que no momento em que o cursista acessar o tópico, e em seguida, fechá-lo, independente de ele ter lido tudo ou não, o sistema considerará que foi realizada a leitura de todos os comentários;

Ÿ Última mensagem (6): mostra o nome e a data do último usuário que postou mensagem no fórum.

Figura 4 – Acrescentar um novo tópico de discussão

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Para participar do Fórum de Discussão, é necessário clicar no tópico ou no número que indica as mensagens não lidas. Ao acessar o tópico escolhido por você, na página exibida, clique em Responder para postar a sua contribuição. O campo Assunto (1) já estará preenchido, não mude. No campo Mensagem (2), digite a sua mensagem. No campo Assinatura (3), você pode escolher se deseja receber ou não mensagens publicadas no fórum. Para isso, selecione Me mande cópias das mensagens deste fórum via Email ou Não quero receber cópias das mensagens deste fórum via email. Você pode, também, anexar um arquivo na mensagem do fórum. Para isso, no campo Anexo, clique na opção Adicionar (4). Na nova janela, na opção Enviar um arquivo (5), em Anexo, clique no botão Escolher arquivo (6) e localize o arquivo no seu computador. Nomeie-o no campo Salvar como: (7) e, em seguida, clique no botão Enviar este arquivo (8). Para finalizar, clique no botão Enviar mensagem ao fórum.

(8)

7

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

7

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Figura 5 – Responder e inserir uma imagem no fórum

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Observação:este formulário de comentário contém campos obrigatórios marcados com (*). A maneira de responder em qualquer tipo de configuração do fórum é a mesma conforme mostra a figura acima.

Ÿ Discussão Simples: é um único tópico em uma página. Normalmente é utilizado para organizar discussões com foco em um determinado tema. Para interagir no fórum, basta clicar em Responder;

Ÿ Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico: cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente às mensagens. Essa configuração é utilizada nas atividades em que cada cursista ou tutor apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão;

Ÿ Fórum Perguntas e Respostas: nessa configuração um cursista pode ler as mensagens de outros cursistas somente após a publicação de seu comentário. Depois disso, pode também responder às mensagens do grupo. Esse recurso possibilita que a primeira postagem de cada cursista seja original.

(9)

8

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

8

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para o tutor avaliar a prática do fórum, será necessário que avalie diretamente na atividade. Abaixo de cada comentário há o campo Avaliação máxima, em que é possível selecionar uma nota de 0 a 10.

Figura 6 – Avaliação do fórum

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

O tutor deve observar como o fórum está configurado. Por exemplo, na imagem acima, o fórum está configurado em Avaliação máxima. Neste tipo de configuração, a nota maior será considerada como nota final. Se o fórum estiver configurado como Media das avaliações, o sistema somará todas as notas atribuídas para o cursista no fórum de discussão e calculará a média das avaliações. Na configuração Contagem das avaliações, o número de comentários gera a nota final. Na configuração Avaliação mínima, a menor nota será considerada como a nota final. Na configuração Soma das avaliações, será somado todas as notas, o que totalizará na nota final; o total não pode exceder a nota máxima para a atividade. Por fim, temos a configuração Nenhuma avaliação, se esta opção estiver selecionada, não aparecerá no quadro de notas. Observação: na atividade Fórum de discussão não é possível que o tutor escreva um

feedback individual para o cursista, ou seja, se escrever um comentário no fórum, todos

os participantes do curso visualizarão esse comentário. O ideal é que, quando o tutor desejar realizar um feedback da atividade fórum de discussão, o envie por meio das ferramentas Mensagem ou Meu e-mail.

(10)

9

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

9

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

2.3 Atividade Wiki

A Wiki abrange muitos aspectos referentes à Educação a Distância (EaD), desde aqueles que envolvem trabalhos colaborativos, até aqueles relacionados com a habilidade no manuseio das ferramentas de edição de textos HTML. Tal ferramenta permite aos participantes de um curso uma interação colaborativa em uma página

web, de modo que possam construir um determinado conteúdo em um grupo de

pessoas.

HTML. Abreviação para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto.

Para realizar uma atividade que utiliza a ferramenta Wiki o participante deve informar no campo Novo título da página (1), um nome a página, e, em seguida clicar no botão Criar página (2). Figura 7 – Criar página da Wiki

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Na página da Wiki há algumas abas, nas quais é possível interagir com a ferramenta. São elas: Visualizar, Editar, Links, Histórico e, por último, Anexos.

(11)

10

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

10

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ÿ Aba Editar: nessa opção será possível desenvolver um texto colaborativo, incluir as informações necessárias, alterar quando necessário ou mesmo excluir. Para isso, clique na aba Editar, em seguida, no campo Formato HTML (1), digite o seu texto e, para finalizar, clique no botão Salvar (2), para salvar o seu conteúdo da Wiki.

Figura 8 – Editar uma Wiki

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Ao final da página, há botões com as seguintes opções:

Ÿ Salvar: salva as inclusões, alterações e exclusões realizadas na Wiki;

Ÿ Visualização: será apresentada na tela uma visualização prévia do conteúdo existente na Wiki;

Ÿ Cancelar: você poderá cancelar a sua digitação na Wiki.

Lembre-se: quando a atividade da Wiki for em grupo, sempre pense antes de alterar ou excluir qualquer parte do texto que seu colega tenha escrito.

No modo de edição da Wiki, vale lembrar que é possível realizar a formatação adequada, acrescentar imagens, tabela e qualquer outra formatação.

Se ao acessar a aba Editar aparecer a mensagem Alguém está editando esta página exatamente agora. Tente editá-la em alguns minutos, aguarde um pouco e, em seguida, tente acessá-la novamente.

(12)

11

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

11

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ÿ Aba Comentários: permite que os participantes comentem a respeito do texto da Wiki através do link Adicionar Comentário.

Figura 9 – Adicionar comentário

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Ÿ Aba Histórico: nessa aba, é possível obter um relatório das alterações realizadas pelos participantes do grupo na Wiki. O relatório contém os usuários que editaram e o dia e a hora que foi modificado. Seguem os detalhes da aba:

w Versão: mostra o número de versões do documento. Clicando nesse número, é possível Navegar na última versão. Nessa opção, é possível visualizar uma determinada versão e também recuperá-la, no formato original, através da página de edição, ao clicar no link Restaurar esta versão;

w Usuário: identifica o autor da versão;

(13)

12

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

12

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Figura 10 – Aba Histórico da Wiki

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Ÿ Aba Mapas: oferece um menu de Mapas em que são listadas as páginas criadas na Wiki através de links no texto principal, possibilitando assim a navegação entre elas. No menu, pode-se escolher entre as formas de visualização a seguir:

w Contribuições: lista as páginas que o usuário editou na Wiki; w Links: lista os links criados no texto principal da Wiki;

w Páginas órfãs: lista as páginas que não têm ligação com outras páginas da Wiki;

w Índice das páginas: lista as páginas por ordem de ocorrência no texto; w Lista de páginas: lista as páginas por ordem alfabética;

w Páginas atualizadas: lista as páginas da Wiki recentemente atualizadas.

Figura 11 – Mapa da Wiki

(14)

13

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

13

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ÿ Aba Arquivos: os arquivos de imagem, inseridos no texto da Wiki pelo tutor, são visualizados nesta relação de arquivos e podem ser acessados por todos os usuários.

Figura 12 – Arquivos da Wiki

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

2.4 Glossário

A ferramenta Glossário é uma forma flexível de apresentar definições que podem ser relacionadas com todas as informações do conteúdo global do curso. Por exemplo, se o termo educação é definido no Glossário e a palavra educação aparece em um fórum de discussão, ela aparecerá como um link que conduzirá o cursista à definição anteriormente dada.

Para adicionar uma definição no glossário, clique no botão Inserir novo item.

Figura 13 – Inserir novo item no Glossário

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

No quadro geral, informe o nome Conceito (1) e no campo Definição (2), digite a sua definição. Se desejar, pode Adicionar (3) um arquivo e também tornar o conceito um link automático. Para isso, basta marcar na caixa de seleção no campo Link

(15)

14

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

14

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Figura 14 – Criar uma definição para o Glossário

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Para avaliação da atividade Glossário o tutor deve acessá-la. Na aba Por ordem alfabética, opção Navegar usando este índice (1), localize os estudantes que serão avaliados, visualize o termo criado pelo cursista e, em seguida, em Avaliação máxima: (2) selecionar a nota.

Figura 15 – Avaliação Glossário

(16)

15

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

15

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

2.5 Ferramenta Tarefa

A ferramenta Tarefa é um recurso em que o maior objetivo é o envio de um ou mais arquivos entre tutor e cursista. Essa atividade é muito útil quando o cursista deve elaborar um trabalho de relatório, estudo de caso, produção textual, imagens etc. O ícone ( ) representa a ferramenta.

Como Enviar um arquivo na Ferramenta Tarefa?

Para criar o arquivo, utilize um editor de sua preferência. Em seguida, para enviá-lo, clique no botão “Adicionar tarefa”.

Figura 16 – Adicionar tarefa

(17)

16

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

16

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

No passo seguinte, você deve anexar o arquivo clicando no botão Adicionar (1). Surgirá uma janela para que possa procurar no seu computador o arquivo que será enviado. Clique no campo Enviar um arquivo (2) e, em seguida, no campo Anexo: clique no botão Escolher arquivo (3) e escolha o que deseja colocar a partir da relação de documentos de sua máquina. No campo Salvar como: (4), digite o nome do seu arquivo. Para concluir, clique no botão Enviar este arquivo (5). Ao retornar à página de envio de arquivos, clique no botão Salvar mudanças (6).

Figura 17 – Envio de arquivos

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Observação: não clicar em Salvar mudanças antes de clicar em Adicionar. Para o tutor visualizar, avaliar e comentar o arquivo publicado pelos cursistas na atividade Tarefa, é preciso acessar a atividade, clicando no link Ver/Avaliar todos os envios. Com isso, o tutor será direcionado a uma página, onde poderá visualizar todas as tarefas enviadas pelos cursistas, e assim corrigi-las.

(18)

17

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

17

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para visualizar o arquivo, na coluna Envio de arquivos (1), clique no arquivo que deseja abrir.

Figura 18 – Visualizar envio de arquivos e comentários

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Ao abrir a página é possível também, atribuir uma nota ao cursista, na coluna Nota (1). Figura 19 – Nota no quadro da tarefa

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Ao clicar no ícone da coluna nota, abrirá uma página onde o tutor poderá atribuir nota no campo Nota de um total de 100 (1), em seguida, realizar o feedback da atividade do cursista no campo Comentários (2). E, se desejar, poderá também inserir um arquivo de feedback. Para isso, deve anexar o arquivo clicando no botão Adicionar (3). Em seguida, surgirá uma janela para que possa procurar no seu computador o arquivo que será enviado. Clique no campo Enviar um arquivo (4) e, em seguida, no campo Anexo: clique no botão Escolher arquivo (5) e escolha o arquivo que deseja colocar a partir da relação de documentos de sua máquina. No campo Salvar como: (6), digite o nome do seu arquivo. Para concluir, clique no botão Enviar este arquivo (7).

(19)

18

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

18

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Figura 20 – Editar Nota e Comentário

(20)

19

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

19

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ao retornar à página de envio de arquivos, clique no botão Salvar mudanças. Voltando à página onde estão as tarefas postadas pelos cursistas, o tutor poderá realizar outros procedimentos. Para isso, no final da página, ele deverá marcar o cursista na coluna Selecionar (1) e, em seguida, no campo Com selecionados... (2) terá as seguintes opções:

Ÿ Travar envios: com essa opção selecionada, o cursista não conseguirá enviar arquivo na atividade;

Ÿ Desbloquear envios: com essa opção selecionada, o cursista será desbloqueado nesta atividade. Ou seja, poderá realizar a atividade novamente e enviar o arquivo;

Ÿ Enviar arquivos de feedback: por meio desta opção, o tutor poderá enviar arquivo de feedback.

Qualquer opção que for selecionada no campo Com selecionados, deve-se na sequência clicar no botão Vai.

Logo abaixo do campo descrito, existe o campo Tarefas por página (3), em que é possível escolher a quantidade de tarefas que aparecem por página.

Temos também o campo Filtro (4), no qual existem as seguintes opções:

Ÿ Sem filtro: serão apresentados na página todos cursistas, independente de já terem realizado a atividade ou não;

Ÿ Enviada: serão apresentadas na página todas as atividades já realizadas, independente de já terem sido avaliadas ou não;

Ÿ Requer notas: serão apresentadas na página todas as atividades que necessitam de avaliação.

Por fim, temos o campo Avaliação rápida (5), se esta opção estiver marcada será possível atribuir nota e realizar comentário na própria página.

Figura 21 – Enviar arquivos de feedback

(21)

20

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

20

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Na avaliação rápida para atribuir nota clique na coluna Nota (1), na sequência digite o

feedback no campo Comentários (2).

Figura 22 – Atribuir nota e comentário no quadro de tarefas

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Para concluir as modificações realizadas no quadro, o tutor deverá clicar no botão Salvar todas as alterações de avaliação rápida.

2.6 Ferramenta Questionário

A ferramenta Questionário é utilizada para a composição de questões e de

configuração de questionários. Tais configurações possibilitam atividades de diferentes formas (múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, entre outros).

Para iniciar, clique no botão Tentar responder o questionário agora.

Figura 23 – Tentar responder o questionário agora

(22)

21

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

21

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

No momento em que o questionário é iniciado, os gestores cursistas deverão responder cada questão. E, para dar andamento à finalização das respostas, é preciso clicar no botão Próximo. Com isso, será apresentado na página, um resumo das tentativas, onde poderá revisar as alternativas. Para isso, clique em Retornar à tentativa (1). Para finalizar, clique no botão Enviar tudo e terminar (2).

Figura 24 – Enviar tudo e terminar

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Observação: Se sair da atividade sem clicar em Enviar tudo e terminar, as respostas serão gravadas automaticamente. É possível, ao retornar ao questionário, realizar as alterações necessárias e terminar de responder o questionário. Ao entrar na ferramenta novamente, você terá que clicar no botão Fazer uma outra tentativa.

Para conferir as questões respondidas pelos cursistas, você deverá entrar na atividade questionário.

Figura 25 – Acesso à atividade

(23)

22

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

22

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Na página da atividade, clicar no link Tentativas: X

Figura 26 – Link de acesso às tentativas

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Será apresentada uma página mostrando todas as tentativas de cada usuário. Para saber se o cursista realmente respondeu e enviou o questionário, verifique na coluna Estado (1) do status. Se estiver como Finalizadas, significa que ele terminou o

questionário e se estiver Em progresso, significa que ainda não finalizou ou não clicou no botão Enviar tudo e terminar.

A nota do questionário de cada discente encontra-se na coluna Avaliar/10,00 (2).

Figura 27 – Página para avaliar e realizar feedback

(24)

23

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

23

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para que o tutor possa revisar a tentativa do cursista, ele deverá clicar em Revisão de tentativa, localizada na coluna Nome / Sobrenome. Em seguida, na próxima página, clicar em Faça um comentário ou modifique a avaliação (1), abrirá uma nova janela, na qual no campo Comentário (2) será possível digitar o comentário e no campo Nota (3) informar a nota da questão. Vale lembrar que essa nota é referente a uma questão, ou seja, se houver mais de uma questão, terá que realizar o mesmo procedimento. Para finalizar, basta clicar no botão Gravar (4).

Figura 28 – Fazer comentário ou modificar a avaliação

(25)

24

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

24

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para ter cópias da planilha de avaliação da atividade Questionário, basta clicar no campo Baixar dados da tabela como, selecione o tipo de arquivo que deseja realizar o download. Os tipos de arquivos que existem nesse campo são:

Ÿ Planilha do Microsoft Excel; Ÿ Planilha OpenDocument (ODS);

Ÿ Arquivo texto com valores separados por tabulação. Ÿ Arquivo texto com valores separados por vírgulas. Ao selecionar o tipo de arquivo, clique no botão Download.

Figura 29 – Baixar dados da tabela

(26)

25

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

25

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

2.7 Ferramenta Escolha

Essa é uma ferramenta muito utilizada. Embora o Moodle tenha a ferramenta Questionário, a ferramenta Escolha tem, de certo modo, as mesmas características de um questionário. Serve para fazer pesquisas de opinião, para estimular a reflexão sobre um tópico, para escolher, entre as sugestões dadas, a resposta de um problema e outras utilidades.

Geralmente, essa ferramenta é utilizada para desenvolver uma enquete. Para que seja editada, é necessário acessar a atividade na qual foi criada, utilizando a ferramenta Escolha. Na próxima página, no bloco Administração, ferramenta Administração do módulo Escolha, clique na opção Editar configurações.

Figura 30 – Criar Enquete

(27)

26

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

26

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Nesta página, você irá editar a ferramenta Escolha. Não altere as informações no quadro Geral. No quadro Opções (1), informe a Opção 1, Opção 2, Opção 3, e preencha conforme a quantidade e se houver necessidade, clique no botão Acrescentar 3 campos ao form (2). Para finalizar, clique no botão Salvar e voltar ao curso (3).

Figura 31 – Atualizando a ferramenta escolha

(28)

27

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

27

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para o cursista responder uma atividade na qual foi utilizada a ferramenta Escolha, é necessário acessar a respectiva atividade, selecionar as suas respostas e, para finalizar, clicar no botão Gravar a minha resposta (Figura 32).

Figura 32 – Gravar a minha resposta

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

2.8 Base de dados

O módulo de atividades de banco de dados permite aos participantes criar, manter e pesquisar em um banco de entradas de registros. O formato e a estrutura dessas entradas são quase ilimitados, incluindo imagens, arquivos, URLs, números e texto, entre outras coisas.

Ao acessar a atividade Base de dados, aparece na página algumas Abas para a edição da atividade, são elas:

Ÿ Aba Ver lista: nessa aba são listados os arquivos que foram realizados os

uploads.

Figura 33 – Aba Ver lista

(29)

28

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

28

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ÿ Aba Ver item único:nessa aba será possível apenas visualizar um item por página. Para visualizar outros itens, basta clicar no link Próximo.

Figura 34 – Aba Ver item único

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Ÿ Aba Busca: nessa aba, você pode filtrar alguns dados presentes na base de dados, por meio dos campos: Upload, Instrução, Nome do autor e Sobrenome do autor. Ao realizar a busca, o filtro poderá ser gravado.

Figura 35 – Aba Busca

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Ÿ Aba Acrescentar Item: nessa aba será possível o participante realizar um

(30)

29

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

29

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para realizar o upload, clique na opção Adicionar... (1). Surgirá uma janela para que você possa procurar no seu computador o arquivo que será enviado. Clique no campo Enviar um arquivo (2), em seguida, no campo Anexo:, clique no botão Escolher arquivo (3) e selecione o arquivo que deseja colocar a partir da relação de documentos de sua máquina. No campo Salvar como: (4), digite o nome do seu arquivo. Em seguida, clique no botão Enviar este arquivo (5). Para concluir a inclusão do item, clique no botão Gravar e Mostrar (6) ou, se desejar realizar outro upload, clique no botão Gravar e acrescentar outro (7).

Figura 36 – Aba Acrescentar Item

(31)

30

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

30

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ÿ Aba Exportar: nessa aba, você poderá exportar a sua base de dados. Para isso, poderá escolher o formato de exportação. Em Escolher o formato e exportação (1), selecione o tipo de arquivo que deseja exportar o arquivo. Em Escolher os campos que você quer exportar (2), poderá escolher os campos, para isso, basta ticar os campos que desejar. Para finalizar, clique no botão Exportar conteúdo (3).

Figura 37 – Aba Exportar conteúdo

(32)

31

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

31

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para avaliar a atividade de Base de Dados o tutor deverá acessar na aba Ver item único os arquivos publicados pelos cursistas. No campo Página: (1) será mostrada a cada item a atividade realizada de cada cursista. Por exemplo, ao finalizar a avaliação do Daniel, o tutor deverá clicar na opção Próximo para avaliar a próxima atividade. No campo Upload do arquivo (2) o tutor terá acesso ao arquivo publicado pelo cursista. No campo (3) será mostrado o nome do cursista e a data e hora que foi publicado o arquivo. Depois que o tutor corrigiu o arquivo, para atribuir a nota, deverá clicar no campo Avalição máxima: (4) e selecionar a nota. Clicar em Comentários (x) (5) para lê-los. E, para realizar um feedback, clicar no campo Adicionar um comentário e, em seguida, clicar em Salvar comentário (6).

Figura 38 – Avaliação e feedback

(33)

32

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

32

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

3. Agendas semanais

A cada semana será disponibilizada uma agenda de atividades (1), na qual é

apresentado o tema da semana, as orientações com os critérios de avaliação, o prazo para a realização das atividades e o link do fórum fale com o tutor, para que os cursistas possam falar com o tutor e sanar as dúvidas. Na agenda, terá também a(s) atividade(s) que serão realizadas naquela semana (2).

Figura 39 – Agenda semanal

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Nota: nas atividades de fórum, é possível perceber quando há novas mensagens na própria agenda. Para isso, o participante deve habilitar na ferramenta Modificar perfil, no campo Monitoramento do fórum, a opção Sim, ponha em evidência as novas mensagens.

(34)

33

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

33

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

4. Administração

No bloco Administração, temos a ferramenta Administração do curso, onde são apresentadas as seguintes funcionalidades: Usuários, Relatórios, Notas e Banco de questões.

Essas funcionalidades serão apresentadas a seguir:

Ÿ Usuários: a opção Usuários apresenta alternativas para criar grupos e verificar as permissões existentes no curso. Isso possibilita que uma turma de cursistas seja dividida em grupos, e cada um deles poderá ter acesso a uma atividade específica. Essa opção de configuração também permite a formação de Agrupamentos, em que somente um grupo de cursistas consegue acessar determinada atividade do curso.

4.1 Grupos

Para criar grupos, na página inicial do curso, clique na opção Grupos.

Figura 40 – Grupos

(35)

34

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

34

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Você será direcionado a uma página, onde é possível criar grupos e agrupamentos. Clique no botão Criar grupo como mostra figura a seguir.

Figura 41 – Acesso para Criar grupo

(36)

35

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

35

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Na página de criação do grupo, você deve informar o nome do grupo no campo Nome do Grupo (1). No campo Descrição do grupo (2), digite a descrição. Se desejar, é possível também, no campo Nova imagem, escolher uma imagem para o grupo, para isso clique em Escolha um arquivo (3). Na nova janela, clique em Enviar um arquivo (4), em Anexo, clique no botão Escolher arquivo (5), digite um nome em Salvar como: (6), clique no botão Enviar este arquivo (7) e, por fim, clique no botão Salvar mudanças (8).

Figura 42 – Editar e criar grupo

(37)

36

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

36

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Após o grupo ser criado, o tutor deverá incluir os participantes. Para isso, na coluna Grupos (1), selecione o grupo em que serão inscritos os cursistas. Depois, na coluna Membros de: Grupo X, clique no botão Adicionar/remover usuários (2).

Nessa página, para inscrever os participantes no grupo, clique no nome do participante na coluna Membros em potencial (3), em seguida, clique no botão Acrescentar (4). Ao finalizar a inclusão dos membros do grupo, clique no botão Voltar aos grupos (5). Para remover participantes, o procedimento é praticamente o mesmo do descrito acima, porém, em vez de clicar no botão Acrescentar, clique no botão Remover.

Figura 43 – Adicionar membros ao grupo

(38)

37

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

37

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Após compor e criar o grupo, o tutor terá que agrupá-lo. Para isso, clique na aba Agrupamentos e, em seguida, clique no botão Criar agrupamento (1). Você será direcionado a uma nova página para editar o agrupamento. Na nova página, no campo Nome do agrupamento (2), digite um nome e, em seguida, na Descrição do agrupamento (3), informe uma descrição. Para finalizar, clique no botão Salvar mudanças (4).

Figura 44 – Criar agrupamento

(39)

38

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

38

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para criar um agrupamento entre os grupos, na coluna Editar, clique na opção Mostrar grupos nos agrupamentos . Na página a seguir, na coluna Membros potenciais: X (1), selecione o grupo e, depois, clique no botão Acrescentar (2). Ao clicar neste botão, o grupo selecionado será acrescentado na coluna Membros existentes. Por fim, clique no botão Voltar aos agrupamentos (3).

Figura 45 – Adicionar grupos no agrupamento

(40)

39

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

39

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

4.2 Ferramenta Frequência

Na ferramenta Frequência, o estudante pode acessar com facilidade o percentual de participação nas atividades, bem como acompanha-las, verificando se realizou ou não as atividades.

Para isso, o tutor deve criar as atividades na ferramenta e atribuir frequência em cada uma delas.

Seguem as orientações de como acessar a ferramenta:

Na página inicial do curso, acesse no bloco Frequência a ferramenta Frequência.

Figura 46 – Acesso a Ferramenta Frequência

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Na nova página, para adicionar uma nova atividade clique na aba Add Item. Ao criar um item no campo Método (1), a opção Manual será a padrão. No campo Data do Item: (2) será a data atual da agenda referente à atividade. Exemplo: sendo a Atividade 1 da Semana 1 com o período de 12 a 18 março, a data do item deverá ser 12 de março.

(41)

40

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

40

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Os campos Tempo de Início: (3) e Tempo Final: (4) não podem coincidir no mesmo horário. Dessa forma, atribua para cada atividade horários diferentes; ressaltamos que o preenchimento de horário não tem importância no curso, pois é apenas uma obrigatoriedade da ferramenta. Exemplo: para a Atividade 1, cadastre o tempo de início às 8 h e término às 9 h. Para a Atividade 2, cadastre o tempo de início às 9 h e o término às 10 h, seguindo a mesma metodologia para as demais atividades da semana. No campo Descrição (5), preencha conforme o título de cada atividade. Por exemplo, Atividade 1 – Narrativa escrita; e assim por diante. Para finalizar, clique no botão Adicionar Item (6).

Figura 47 – Add Item na ferramenta

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Para atribuir frequência na aba Itens, clique no botão Atribuir Frequência .

Figura 48 – Ação sobre os itens criados

(42)

41

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

41

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Atribua a frequência dos cursistas na página referente à frequência. Para isso, informe uma das porcentagens nas colunas (1) - 100%, 80%, 70%, 0% ou N (essa letra, nesse contexto, significa que a frequência não foi atribuída). Se desejar, será possível dar um

feedback na coluna Observações (2).

Figura 49 – Atribuir Frequência

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Para finalizar, ao final da página, clique no botão Salvar Mudanças.

Voltando na aba Itens, o tutor poderá realizar os seguintes procedimentos com os itens criados:

Ÿ Na coluna Ação (1), como já vimos anteriormente, poderá atribuir

frequência por meio do ícone Atribuir frequência , além disso poderá Editar item , caso necessite realizar alteração em alguma informação, como na data e na descrição, enfim, no que houver necessidade. Ainda nessa coluna, é possível selecionar o item para algum tipo de ação ou excluir os itens ticados em Excluir Selecionado (4);

Ÿ Se clicar em [Selecionar Todos] (2), todos os itens da coluna Ação serão selecionados e, se clicar em [Limpar Tudo] (3), os itens serão excluídos; Ÿ Para o acompanhamento de frequência dos cursistas, o tutor poderá realizar

o Download em Planilha do Excel (5) ou realizar o Download em Arquivo de Texto (6).

(43)

42

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

42

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Figura 50 – Aba Itens

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Na aba Relatório, o tutor poderá realizar o Download em Planilha do Excel (1) ou realizar o Download em Arquivo de Texto (2). Além disso, poderá listar na página (3): Todos, Por semana, Por Mês. Com isso, será mostrado na página os nomes e detalhes das frequências.

Figura 51 – Menu Relatório

(44)

43

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

43

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

4.3 Relatórios

A ferramenta Relatórios possibilita acompanhar os Logs (registros), Atividade do curso e Participação do curso.

Para gerar relatórios, acesse no bloco Administração a ferramenta Relatórios. Dentro dessa ferramenta há três opções: Logs; Atividade de curso; e Participação do curso.

Figura 52 – Bloco Administração

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Na ferramenta Relatórios, você tem a oportunidade de verificar:

Ÿ Logs: verificar os acessos dos estudantes na sala. Você poderá filtrar as informações, nas quais pretende visualizar o relatório. Na página existem os seguintes campos:

w Sala (1): apresenta o nome da sala do curso;

w Todos os participantes (2): poderá gerar o relatório de todos os participantes do curso ou de um participante em específico;

w Hoje, 24 April 2015 (3): poderá selecionar a data na qual deseja gerar o relatório;

w Todas as atividades (4): é possível gerar o relatório de todas as atividades ou somente de uma determinada atividade;

w Todas as ações (5): nessa opção você pode selecionar itens para gerar o relatório:

ƒ Todas as ações;

ƒ Ver: lista os participantes que somente visualizaram as atividades;

ƒ Acrescentar: lista os participantes que acrescentarem alguma coisa na(s) atividade(s);

(45)

44

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

44

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

ƒ Atualizar: lista os participantes que atualizaram a(s) atividade(s);

ƒ Excluir: lista os participantes que excluíram alguma(s) atividade(s);

ƒ Todas as mudanças: lista todas as mudanças realizadas pelos participantes.

w Mostrar na página (7): nesse campo é possível selecionar: ƒ Mostrar na página: o relatório será mostrado na página; ƒ Download em formato text: se selecionado, será realizado o

download do relatório em formato de texto;

ƒ Download em formato ODS: se selecionado, será realizado o download do relatório em formato OpenOffice;

ƒ Download em formato Excel: se selecionado, será realizado o download do relatório em formato de Excel;

ƒ Obter estes logs (8): para obter o relatório dos logs basta clicar no botão Obter estes logs (8).

Figura 53 – Escolha dos campos para filtragem

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Ÿ Atividade do curso: lista todas as atividades do curso;

Ÿ Participação do curso: nessa opção, é possível visualizar a cooperação dos participantes do curso por:

w Módulo de atividades (1): essa opção filtra por módulos de atividades;

w Olhar o verso (2): filtra por quantidade de dias;

w Mostrar só (3): nessa opção, você pode selecionar por papel que o participante está inscrito no curso, são eles: Tutor, Estudante, Designer Instrucional, entre outros;

w Mostrar ações (4): nessa opção, você pode selecionar o tipo de ação na qual deseja visualizar, são elas: Todas as ações, Ver e Mensagem; w Vai (4): apresenta na página conforme a filtragem realizada em cada

(46)

45

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

45

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Figura 54 – Escolha dos filtros para visualizar as participações

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

É listado na página o Nome / Sobrenome (1) de cada participante e de sua ação. Na coluna Selecionar (2), é possível escolher e, depois, Com usuários selecionados (3) Enviar uma mensagem. Para concluir a ação, clicar no botão OK (4), com isso digitar a mensagem e, em seguida, enviá-la.

Figura 55 – Selecionar participantes para envio de mensagem

(47)

46

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

46

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

5. Ferramenta Notas

Trata-se de um quadro de notas apresentado aos cursistas, com informações sobre a sua atuação no curso.

Para visualizar as notas dos cursistas em todas as atividades, selecione a opção Notas no bloco Administração, localizado ao lado direito do AVA.

Figura 56 – Ferramenta Notas

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Aparecerá a tela de Relatório de notas com as atividades avaliativas criadas.

Figura 57 – Relatório de notas com as atividades avaliativas criadas

(48)

47

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

47

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para gerar relatórios das notas dos cursistas, você deverá clicar na opção Relatório de notas e, em seguida, em Exportar. Escolha o formato que deseja exportá-lo (Planilha ODS, Open Document, Arquivo de texto, Planilha Excel).

Figura 58 – Exportar arquivo para Planilha Excel

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2014).

Uma nova página aparecerá para exportar para Planilha Excel. Selecione as alternativas desejadas, nas categorias Opções (1) e Itens de nota a serem inclusos (2). Em seguida, clique no botão Enviar (3).

Figura 59 – Opções para Exportar para Planilha Excel

(49)

48

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

48

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Na Figura 60, colunas para pré-visualização do relatório solicitado serão geradas. Para salvar o relatório no seu computador, clique no botão Download.

Figura 60 – Botão Download

(50)

49

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

49

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

6. Bloco Navegação

No bloco Navegação, temos as opções: Minha página inicial; Meu perfil; Curso atual; e Meus cursos.

6.1. Minha página inicial

Local onde será listado o Resumo do curso.

6.2. Meu perfil

Ao clicar neste item, aparecem outros subitens: Ver perfil, Mensagens do fórum, Blogs, Mensagens e Meus arquivos privados.

Ÿ Ver perfil: possibilita ao usuário visualizar o seu próprio perfil e a descrição; Ÿ Mensagens do fórum: o participante poderá visualizar todas as mensagens

ou tópicos postados com o perfil dele nas disciplinas em que está inscrito; Ÿ Blogs: possibilita que o participante visualize todas as mensagens que já

postou no blog pessoal do Moodle;

Ÿ Construindo um blog: o primeiro passo é ter um e-mail do Gmail. Caso ainda não tenha, faça-o em www.gmail.com. Para construir seu blog, faça

login com o seu usuário e senha e acesse a tela quadriculada ao lado do seu

nome.

Figura 61 – Criar um blog

(51)

50

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

50

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ao acessar a tela quadriculada, você terá várias opções de sua conta. Para criar o Blog, clique em Mais para visualizar outras opções.

Figura 62 – Opção Mais do Google

Fonte: http://mail.google.com (2015).

Nas próximas opções do seu e-mail, haverá um ícone chamado Blogger. Clique nesse ícone, pois é a partir dele que poderá construir seu blog.

Figura 63 – Acesso à ferramenta Blogger

(52)

51

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

51

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

No campo Exibir nome (1), você irá construir a sua identificação. Esse espaço

indicado é destinado ao seu perfil. Aqui será apresentado seu nome, assim como foi identificado no e-mail criado. No campo Continuar para o Blogger (2), você poderá continuar a configurar seu blog.

Figura 64 – Perfil do Blogger e Continuar para o Blogger

Fonte: http://blogger.com (2015).

Para criar o seu blog, clique no botão Novo blog.

Figura 65 – Botão Novo blog

(53)

52

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

52

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Os três itens apresentados são para o Layout principal do seu blog, ou seja, a aparência do seu blog. No campo Título (1), escolha o nome que deseja dar ao seu blog, no campo Endereço (2) coloque um nome para o endereço que ficará disponível e, em seguida, escolha no campo Modelo (3) um layout. Após, preenchidas todas as informações iniciais do seu blog, clique no botão Criar um blog (4).

Figura 66 – Criar um novo blog

Fonte: http://blogger.com (2015).

A partir de agora seu blog foi criado! Na primeira vez que for escrever um texto, você poderá clicar no link Iniciar postagem (1) e depois poderá acessar pela imagem do lápis em branco na caixa com o preenchimento na cor laranja (2).

Figura 67 – Iniciar postagem no blog

(54)

53

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

53

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Logo abaixo do menu principal, há o bloco Navegação e o bloco Administração. No bloco Administração, clique na seta de Minhas configurações de Perfil (1). Você visualizará 4 (quatro) itens e deverá clicar no último, na seta de Blogs (2), que abrirá mais 3 (três) subitens. Para registrar o seu blog, clique em Registrar um blog externo (3).

Ÿ Incorporando o Blog no Moodle: para disponibilizar o Blog pessoal no Moodle, é necessário copiar o endereço do RSS do seu blog. Para isso, visualize a página do seu blog pessoal. Vá até ao final das postagens e copie o endereço do RSS acima de Postagens Atom, clique com o botão direito do mouse e na caixa de seleção escolha Copiar endereço do link; com o link armazenado na memória cache do seu computador, vá até a página do seu curso no Edutec.

Figura 68 – Copiar endereço do link

(55)

54

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

54

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

No menu Administração, clique na seta de Minha configurações de perfil (1). Em seguida, clique no item Blogs (2), que abrirá mais 3 (três) subitens. Para registrar o seu

blog, clique em Registrar um blog externo (3).

Figura 69 – Registrar um blog externo

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Seu blog pessoal, agora já está válido no Moodle. Todas as postagens feitas em sua conta, automaticamente serão registradas em seu curso. Para verificar se o blog está válido, visualize na coluna Válido se está com um ícone verde.

Figura 70 – Blog válido

(56)

55

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

55

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para visualizar suas postagens, no bloco de Navegação, acesse Meu Perfil (1) e, posteriormente, clique em Blogs. Acesse Ver todas minhas mensagens (2), assim poderá visualizar como ficaram suas postagens no AVA.

Figura 71 – Ver todas minhas mensagens

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

6.3. Curso atual

Local onde há itens referentes ao curso, isto é, a sala atual. Nesse local, será possível visualizar os participantes do curso, por meio da opção Participantes, onde haverá os subitens: Blogs do curso e Anotações.

6.4. Meu e-mail

A ferramenta Meu E-mail do AVA Moodle aceita que os participantes de um curso enviem mensagens uns aos outros, utilizando uma interface e recursos parecidos aos clientes de webmail. As mensagens são vinculadas a cursos e os participantes somente podem escrever para os usuários nos cursos que estão matriculados. A Caixa de

entrada / Novo e-mail é realizada por meio de um novo item no bloco de Navegação, ferramenta Meu E-mail.

(57)

56

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

56

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

À direita do AVA, no bloco Navegação, localiza-se a ferramenta Meu e-mail com opções típicas de uma conta de e-mail: Novo e-mail, Caixa de entrada, Com estrela, Rascunho, Enviado, Cursos e Lixeira.

Figura 72 – Acesso à ferramenta Meu e-mail

(58)

57

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

57

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

6.4.1. Novo e-mail

Local onde é possível criar e enviar e-mail. Ao acessar essa ferramenta, para escrever a sua mensagem, siga os seguintes procedimentos:

Ÿ Clique no botão Adicionar destinatários para selecionar os participantes aos quais deseja enviar a mensagem.

Figura 73 – Botão Adicionar destinatários no envio do e-mail

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2014).

Em seguida, clique no botão Para (2) localizado no lado de cada nome para selecionar os destinatários. Clicando em Cc, você adiciona participantes para que recebam uma cópia da mensagem. Clicando em Bcc, essa cópia será oculta, ou seja, o destinatário principal não é informado de que outros participantes receberão a mensagem. Se desejar enviar e-mail aos participantes de um papel em específico, basta clicar na opção Papel (1) e selecionar a alternativa desejada. Ao concluir a seleção dos destinatários, clique no botão Aplicar.

Figura 74 – Escolher o papel, os destinatários e aplicá-los

(59)

58

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

58

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ÿ No campo Assunto, informe o título da sua mensagem; Ÿ No campo Mensagem, digite o texto da sua mensagem.

Figura 75 – Digitar o assunto e a mensagem

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

Se precisar enviar um arquivo, clique no botão Adicionar... ( ) e, em

seguida, clique na opção Enviar um arquivo (1). No campo Anexo (2), clique no botão Escolher arquivo para indicar a localização e escolher o seu arquivo. Em Salvar como (3), digite um nome. Por fim, clique no botão Enviar este arquivo (4).

Figura 76 – Enviar um arquivo no e-mail

(60)

59

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

59

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Para finalizar, clique no botão localizado no final da página Enviar . Se desejar enviar o e-mail futuramente será possível salvar em Rascunhos. Para isso, clique no botão Salvar . Se desistir de enviar, basta clicar no botão Descartar .

6.4.2. Caixa de entrada

Para ler e responder suas mensagens, clique em Caixa de entrada.

Figura 77 – Caixa de entrada

(61)

60

Am

bi

en

te

V

irt

ua

l de

A

pr

end

iz

ag

em

60

M

an

ua

l d

o T

ut

or

: A

VA - M

oo

dl

e/

U

ne

sp

Ao abrir a Caixa de entrada, será possível selecionar as mensagens (Todos, Nenhum, Lido, Não lido, Com estrela e Sem estrela). A lista de e-mails aparece na página conforme a sua escolha.

Figura 78 – Tipos de e-mail

Fonte: http://edutec.unesp.br/moodle (2015).

6.4.3. Marcadores

Os marcadores dão a possibilidade de identificar um grupo de mensagens. Você pode dividi-los por assunto. Para criar um marcador, ao receber uma mensagem, selecione-a, vá ao menu Marcadores, clique em Novo marcador. Surgirá uma janela, na qual você terá que digitar o Nome (1) e a Cor (2) do marcador. Para finalizar, clique no botão Enviar (3).

Figura 79 – Criar marcador

Referências

Documentos relacionados

TURNO - GRAU MODALIDADE INSCRIÇÃO CANDIDATO NOTA 1 NOTA 2 NOTA 3 NOTA 4 NOTA 5 NOTA. SOMA NOTA MÉDIA

Assim como Augusto configurou-se em uma figura-chave na Antiguidade Clássica, o livro de Galinsky também demonstra ser um aparato crucial para nos introduzir

Ensino remoto, estudo ativo: estratégias para promover aprendizagem significativa em disciplinas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem. Coordenador(a): ANA MANHANI

Ainda  de  acordo  com  Iser,  a  qualidade  dos  textos  literários  se  fundamenta  na  capacidade  de  produzir  algo  que  eles  próprios 

Paramyxovirus, todos os tipos, incluindo vírus da Caxumba, doença de NewCastle (amostras não asiáticas), Parainfluenza 1 a 4, Pneumovírus, Sarampo, Nipah, vírus

Assim, caso o Ministro Celso de Melo confirme o critério da identidade ecológica para compensação de Reserva Legal por meio de CRA (artigo 48, §2º), todas as demais formas

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating