• Nenhum resultado encontrado

C COMUNICADO/ NPJ N o 01/2020.2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C COMUNICADO/ NPJ N o 01/2020.2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

C

COMUNICADO/ NPJ No 01/2020.2

A Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Balsas, no uso de suas atribuições regimentais, faz o seguinte

COMUNICADO ACERCA DO PROCEDIMENTO BÁSICO RELATIVO AO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS – ESTÁGIO SUPERVISIONADO II e IV

Com o intuito de preparar e dar subsídios à plena capacitação dos acadêmicos do 8º e 10° período no sentido de fornecer aportes práticos essenciais ao desenvolvimento das competências e habilidades dos acadêmico no curso das suas futuras atividades jurídicas, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), após aprovação da coordenação de curso e coordenação pedagógica, estabeleceu as seguintes regras quanto a realização do Estágio Supervisionado II e IV:

1. DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

O Estágio Supervisionado II e IV (8º e 10° período) passa a contar com as seguintes atividades:

I. Estágio Simulado, com as seguintes atividades laboratoriais relacionadas ao Direito Penal e Processual Penal para o Estágio Supervisionado II e de Direito Constitucional, Administrativo e Tributário para o Estágio Supervisionado IV.

a) Realização de Peças-Prático profissionais;

b) Avaliação Oficial e Avaliação Substitutiva (quando necessário). II. Estágio Real, com as seguintes atividades:

a) Plantões de atendimento realizado junto ao Escritório de Prática Jurídica (EPJ-Casa do Direito) ou equivalente;

b) Acompanhamento de audiências, com a respectiva elaboração de relatório; 2. DAS PEÇAS PRÁTICAS.

I. Ao finalizar o Estágio Supervisionado II ou IV, o acadêmico terá completado a realização de no mínimo 09 (nove) peças prático- profissional, realizadas a partir de problemas jurídico-processual proposto pelo professor responsável.

II. As atividades serão realizadas a partir das aulas-práticas realizadas “ao vivo” através de ambiente virtual, com apoio e orientação dos professores, nos dias e horários previstos no “Horário de Aula”, divulgado pela coordenação do curso e respeitados o calendário acadêmico.

III. As atividades propostas deverão ser finalizadas até a segunda-feira da semana seguinte, e postadas pelo aluno na sala do ambiente virtual do estágio para a correção pelo professor responsável;

IV. O prazo final de entrega é improrrogável, salvo situações excepcionais previamente informadas pela coordenação do NPJ.

V. Após realizadas as correções, o professor fará sua devolutiva, através do mesmo sistema da entrega. VI. Na correção da atividade, considerando os quesitos específicos de cada fascículo, o professor considerará a produção acadêmica como SUFICIENTE OU INSUFICIENTE, caso a mesma seja igual e superior OU inferior a 60% de aproveitamento do aluno.

CONDIZENTES COM O ESTÁGIO

(2)

VII. A atividade em que for detectado plágio, ainda que parcial, será avaliada como “INSUFICIENTE”. 3. DA AVALIAÇÃO OFICIAL E SUBSTITUTIVA

I. A Avaliação Oficial do Estágio Supervisionado II e IV será realizada nos dias previstos no Calendário Oficial do NPJ, de forma presencial, e consistirá na elaboração de um ou mais atos processuais, que, necessariamente, tenham sido tratados em laboratório. A Avaliação Substitutiva será realizada da mesma, conforme Calendário Oficial.

II. Para a realização da referida avaliação, o aluno poderá consultar apenas a legislação “seca” de forma impressa, sendo vedado o empréstimo de material durante a realização da mesma, bem como o uso de códigos com anotações interlineares e/ou comentários lançados pelo acadêmico.

III. Durante a realização da prova poderão ser revistados pelos fiscais de prova todo o material utilizado. IV. O aluno que for flagrado “colando”, portando material não autorizado ou estiver fraudando de qualquer forma a avaliação de aprendizado, será atribuída nota “zero”.

V. Havendo necessidade em razão de cumprimento de determinações dos órgãos públicos, em especial no que se refere a saúde pública, a metodologia para a realização da avaliação poderá ser modificada, o que será regulado por Informativo do NPJ antecipadamente.

4. DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REAL

I. O acadêmico matriculado no Estágio Supervisionado II ou IV deverá cumprir 20 (vinte) horas de atividades práticas junto ao Escritório de Prática Jurídica (Casa do Direito), ou realizar 180 (cento e oitenta) horas de Estágio Externo Curricular, após deferimento do Pedido de Equivalência pela coordenação de estágio.

II. Para realização do estágio no EPJ, o aluno deverá realizar o agendamento de horário e grupo para a realização das atividades que serão executadas de forma gradativa, divulgadas através de CRONOGRAMA semanal publicados em ambiente virtual às sextas-feiras. O cronograma será composto de:

a) Escala de atendimento presencial no EPJ (preservando-se os requisitos mínimos de segurança entre os acadêmicos, assistidos e colaboradores);

b) Relação de atividades reais, que corresponderão as movimentações processuais publicadas eletronicamente (PJE) ou com ciência pessoal nos casos dos processos físicos da Casa do Direito, contendo, informativo individual por grupo de estagiários com as orientações necessárias ao caso, além dos documentos indispensáveis à realização da atividade,

c) Escala de horário para orientações virtuais, que servirão de apoio ao aluno na realização das atividades propostas.

II. As horas de estágio real serão computadas considerando:

a) Atendimentos presenciais: 4 horas (1h de atendimento; 1h de orientação virtual; 2 h de execução da atividade);

b)Atividades decorrentes de publicações processuais: 3 horas (1h de orientação virtual; 2 h de execução da atividade);

c) Atividades diversas: 3 horas (1h de orientação virtual com a devolutiva sobre as correções e 2 h de execução da correção)

(3)

III. As atividades correspondentes ao item “b” e “c”, poderão ser validadas em 4h, dependendo da complexidade da atividade a ser realizada.

IV. A inscrição de horários para a realização dos plantões na Casa do Direito, bem como o Requerimento de Equivalência de Estágio deve ser feito até as datas previstas no calendário NPJ 2020-2, de forma que, não serão analisados requerimentos ou intempestivos.

V. Para o pedido de autorização para realização de estágio externo, o acadêmico deve observar o disposto no Regulamento do NPJ, e o Comunicado n.02/2020.2, que dispõe sobre o procedimento para o requerimento e validação de Equivalência de Estágio Externo Curricular.

5. DO ACOMPANHAMENTO DE AUDIÊNCIAS.

I. Além do acompanhamento das audiências referente aos processos do EPJ que estejam sob sua responsabilidade, ainda que de forma virtual, o acadêmico deverá cumprir as audiências abaixo relacionadas, de acordo com cada modalidade de estágio.

II. Para o Estágio Supervisionado II:

a) 01 (uma) audiência no Juizado Especial Criminal;

b) 03 (três) audiências de natureza criminal na Justiça Comum ou Justiça Federal, devendo, uma delas, preferencialmente ser de custódia.

c) 01 (uma) Sessão do Tribunal do Júri. III. Para o Estágio Supervisionado IV:

a) 02 audiências na Justiça Federal/Juizado Especial Federal – Esta atividade fica suspensa provisoriamente, em razão da suspensão das atividades no órgão, contudo, a mesma poderá ser substituída a qualquer tempo, cuja ciência aos acadêmicos se dará por meio de INFORMATIVO do NPJ. IV. As audiências bem como a Sessão do Tribunal do Júri, deverão PRIORITARIAMENTE serem realizadas de forma presencial, ou pelo ambiente virtual quando assim forem designadas pelos respectivos órgãos, podendo, EXCEPCIONALMENTE, serem realizadas através da plataforma audienciasonline.com.br, conforme procedimentos constantes no ANEXO I deste comunicado.

V. Só serão consideradas válidas para fins de cumprimento de atividade de estágio, as audiências que tenham sido efetivamente realizadas.

VI. Após o acompanhamento das audiências, o acadêmico deverá realizar relatório próprio, cujo modelo será disponibilizado para download no site da UNIBALSAS, devendo ser anexado ao respectivo relatório: a) A Ata da audiência cuja participação tenha sido realizada presencialmente ou pelo ambiente virtual,

contendo o nome do aluno;

b) O certificado de participação, expedido pelo sistema online, quando a participação se der pela plataforma audienciasonline.com.br

VII. A entrega dos relatórios de audiência e júri deverá ser realizada PESSOALMENTE na Secretaria do NPJ, até o dia 03 de novembro de 2020, em horário de funcionamento, mediante prévio agendamento via telefone. Os alunos que se encontrarem impossibilitados de realizar a entrega pessoalmente deverão contatar a coordenação do NPJ com 03 dias de antecedência, para receberem instruções de como poderão realizar a entrega.

VIII. Não é de responsabilidade do NPJ a realização das audiências que não estejam vinculadas ao EPJ (Casa do Direito), bem como a divulgação da pauta de audiências da Comarca de Balsas ou de Comarcas vizinhas ao município.

(4)

6. DA APROVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIOANDO

I. A avaliação final das atividades de Estágio Supervisionado será contabilizada a partir das 03 notas abaixo identificadas:

a) Prática Simulada - pelo resultado obtido das avaliações de produtividade das atividades prático-profissionais (fascículos), conforme previsto no item 2;

b) Avaliação Oficial – pelo resultado da avaliação oficial ou substitutiva quando realizada;

c) Prática Real: - pelo resultado obtido decorrente: c.1 da produção nas atividades reais propostas e c2: dos relatórios de participação nas audiências.

II. Nos termos do Regulamento do NPJ/2018, se a nota for inferior a 6,0 em qualquer das avaliações acima, o aluno não alcança a média parcial mínima de produtividade e considera-se reprovado.

III. A média final será computada pela soma das notas do item “a”, “b” e “c” , divididos por 3 (três), e não pode ser inferior a 7,0 (sete).

7. DAS REPOSIÇÕES DE FASCÍCULOS E PLANTÕES DE ESTÁGIO

I. O aluno que faltar nas atividades de Estágio Simulado II/ IV, ou as Atividades de Estágio no EPJ, deverá no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir da ausência, protocolar requerimento de reposição de atividade na Central de Atendimento da Instituição, devidamente instruído com documento que justifique a ausência (Ex: atestado médico).

II. O requerimento será analisado pela coordenação do NPJ e sendo deferido, será marcado os procedimentos para a realização da respectiva atividade.

III. As faltas que ocorrerem nos atendimentos presenciais e que sejam motivadas EXCLUSIVAMENTE em razão da infecção pela COVID-19, serão abonadas mediante a apresentação em até 24hs, de Atestado Médico, Exame ou Declaração dos responsáveis pela saúde pública à coordenação do NPJ, através de e-mail. A confirmação do recebimento dos documentos fica sob responsabilidade do aluno interessado. a) O abono não isenta o aluno de realizar as atividades previstas para a semana, nem do cumprimento do respectivo prazo.

8. DOS RECURSOS

I. Os recursos quanto a qualquer nota das atividades de estágio, deverão ser formalizados na Central de Atendimento por meio de requerimento, devendo estar devidamente instruído com as razões do mesmo. II. O prazo para a interposição do recurso das referidas atividades será de 05 (cinco) dias úteis, após a publicação da respectiva nota.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

I. Ocorrendo situações que não estejam previstas neste comunicado, serão decididas pela coordenação do NPJ, ouvido a coordenação de curso, os supervisores e orientadores de estágio, quando necessário.

(5)

Lisiane Sibeli Lescano

Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)

Faculdade de Balsas (Unibalsas)

AANEXO I

INTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PELA PLATAFORMA

AUDIENCIASONLINE.COM

I.Para a realização das audiências obrigatórias, através da plataforma, o aluno deverá:  Acessar a plataforma através do endereço: audienciasonline.com.br

 Realizar o cadastro do aluno na plataforma, através do ícone “INSCREVER-SE”.

 Após liberado o acesso, fazer seu login e selecionar as audiências que acompanhará através do ícone que se encontra na barra superior de ferramentas: “AUDIENCIAS”

(6)

II. Quando do término do acompanhamento da audiência selecionada, o aluno deverá responder o questionário que segue na sequência da mesma para gerar o certificado de participação.

III. O certificado ficará disponível após o tempo previsto para sua convalidação, devendo o aluno acessá-lo e imprimi-acessá-lo através do ícone “MEUS CERTIFICADOS”.

IV. Após acompanhada as audiências nos moldes acima, o aluno preencherá o Relatório de Audiência (disponível no site da Unibalsas/ Curso de Direito/NP) e anexará o Certificado da Audiência em substituição a Ata de Audiência, como documento comprobatório da realização da atividade.

V. Para preenchimento do relatório o aluno poderá visualizar as principais peças da audiência no próprio site da plataforma.

Referências

Documentos relacionados

A Companhia consolidou integralmente as Demonstrações Financeiras da Gerdau S.A. e todas as empresas controladas. As Demonstrações Financeiras Consolidadas da Companhia incluem

Em seguida, foram codificados os arquivos necessários para modificar e buscar informações no banco de dados, sendo o principal deles o arquivo de pedidos em

BATERIA LOTE REGISTRO TIPO CSG NASCIMENTO NOME PAI MÃE AVÔ MATERNO PESO PE iABCZg DECA MGTe TOP IQGg TOP DE PREC CLASSE SÊMEN IDADE IND 1000 AZAP 2081 RGD CSG 09/06/2017 RECENTE FIV

AGUAS CLARAS GAMA ASA NORTE AGUAS CLARAS ASA SUL CEILÂNDIA SANTA MARIA ASA SUL ASA SUL SANTA MARIA TAGUATINGA SUDOESTE TAGUATINGA ASA SUL ASA NORTE ASA NORTE ASA SUL TAGUATINGA

Ao lado das medidas legislativas, exigiu-se atos governamentais, em especial na área da saúde, de competência do Ministério da Saúde (MS), dirigente nacional do Sistema

Núbia e ainda o pre- sidente da Associação dos Especialistas em Políti- cas e Gestão de Saúde do Estado de Minas Gerais (AEPGS), Gustavo Ribei- ro Bedran, foram

As imagens de satélite constituem hoje um instrumento essencial ao conhecimento das mudanças ambientais que ocorrem na superfície da Terra. A partir da observação das

As questões filosóficas tratadas por Heidegger, principalmente sua reflexão sobre a linguagem, torna-se um dos prin- cipais pontos de partida para o início do diálogo entre