• Nenhum resultado encontrado

PREENCHA AS LACUNAS VIGÍLIA DE ORAÇÃO. Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida. DIA 30 (segunda-feira) - 19 horas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREENCHA AS LACUNAS VIGÍLIA DE ORAÇÃO. Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida. DIA 30 (segunda-feira) - 19 horas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano XX - nº 663 • FortAlezA, 22 de Abrilde 2007

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIsto é VIda

www.cristoevida.com

PREENCHA AS LACUNAS

Eu me lembro muito bem que, nos tempos de escola, em que boa parte das atividades, exigiam o preenchimento de lacunas ou espaços. Muitas questões das tarefas escolares consistiam em preencher os espaços em branco.

Hoje não é muito diferente. Há lacunas em branco para serem preenchidas. Você já parou para pensar o quanto elas são bem vivas em nosso cotidiano?

Quando recebo meu envelope de contribuição (Dízimos + Ofer-tas Missionárias) e, junto às linhas de cada mês, a rubrica do irmão Bonifácio, sinto-me privilegiado, porque sei que Deus é Quem as preencheu por mim. No entanto, há muitos espaços que poderiam ser melhor aproveitados em algumas áreas de nossa vida e que, infelizmente, não são. Talvez por que nós ainda não estabelecemos o que deve ser realmente prioritário em nossa vida.

É verdade que descendemos de um povo que muitas vezes não deu ouvidos ao que o SENHOR Deus falava (Oséias 1:9). E, a exemplo deles, também podíamos ser chamados pelo no nome de “Não-Me-Comprometo”. Nossa bem-aventurança é que Deus não age conosco da mesma forma que nós agimos com Ele. As Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos.

Não precisamos carregar esse estigma de, por muitas vezes, sermos um povo rebelde e que negligencia obedecer a Deus. Por exemplo, temos a obrigação de evitar que muitas lacunas do inferno sejam preenchidas. Cadê a nossa responsabilidade se há muitas vagas, verdadeiras lacunas, esperando para serem preenchidas no céu? As lacunas dos índios Ticunas, dos Korubus (Caceteiros), dos Matses, dos Marubos, dos judeus que vivem em Israel, dos colombianos, dos turcos, dos iranianos, dos nossos parentes, dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de escola e de trabalho, etc., precisam ser preenchidas através da pregação.

Comecemos agora mesmo a preparar com oração o solo onde lançaremos as sementes do Evangelho: “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles é para que sejam salvos” (Romanos 10:1)

Irmão mota

VIGÍLIA DE ORAÇÃO

DIA 30 (segunda-feira) - 19 horas

Começaremos a Vigília de Oração às 19 horas e vamos encerrar por volta da meia-noite. Estamos alistando as pessoas que vêm de carro, pois, ao encerrar, vamos levar todos para casa. Teremos tempo de oração, estudo bíblico e a exibição do filme TERRA SALVAGEM. Esse longa metragem, de três horas, conta a história dos missionários, liderados por Nate Saint, para alcançar os temíveis índios AUCAS, nas selvas do Equador. Este filme foi lançado nos EUA no ano passado e revive o amor dos missionários, o martírio, e como Deus tem usado a história daqueles heróis da fé como desafio de Missões e Evangelismo.

(2)

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE - Telefone: (85) 3286.3330 Pr. Nogueira (8841.3710) - Pr. Joaquim (8712.6796) - Pr. Luiz (8875.9719) Boletim interno, semanal e gratuito - Diaconia de TI & M - Tiragem: 450 cópias

www.cristoevida.com

INForMIssõEs

TEMA DO BIMESTRE: ORAÇÃO

PrEENCHA As LACUNAs DA orAÇÃo

1 - Às vezes Deus nos parece surdo, temos a impressão de que nossos clamores não lhe chegam aos ouvidos. Então oramos mais vezes e mais tempo, porém a situação não se altera. Obviamente o problema está em ________ e não em Deus.

Qual é o entrave, à luz de Isaías 59:1-2? _____________________ ________________________________.

2 - Estude e responda:

A) Deus responde as orações da pessoa não-convertida? (Jó 27:8-9). B) Qual deve ser a primeira oração do ímpio para que Deus o ouça? (Lucas 18:13- 14).

C) De que precisamos para a comunhão com Deus em oração? (Salmo 66:18)

D) Quando andamos em desobediência, como fica nossa oração? (Provérbios 28:9).

E) Qual foi a conclusão do cego de nascença? (João 9:31). 3 - Na reunião de despedida, durante a celebração da ceia, Jesus Cristo prometeu aos Seus discípulos: “Pedireis o que quiserdes, e vos será feito”. Leia João 15:7 e preencha os espaços em branco: Na promessa de Jesus aparecem duas __________ , que são eviden-ciadas pela presença da conjunção condicional _____. Essas duas condições são: _________________________ e ______________ __________________________.

4 - De forma prática, busquemos exemplos de coisas que atrapalham nossas orações:

A) Atritos conjugais perturbam as orações dos cônjuges (1 Pedro 3:7)? B) Quais as duas qualidades que ajudam em nossa vida de oração (1 Pedro 4:7)?

5 - Você concorda que, na base de 1 João 3:19 a 22, ter uma vida de oração implica também em desenvolver uma vida disciplinada de santidade e de sondagem íntima de nosso andar com Deus?

Sim: ______ Não: _______

6 - Responda:

A) O que o SENHOR Deus espera do Seu povo (2 Crônicas 7:14)? B) Há perigos na oração (Mateus 23:14 e Lucas 18:11-12)? 7 - Qual deve ser a base de nossa oração?

Nossos pedidos devem ser em conformidade com o quê (1 João 5:14)? CONCLUSãO: A mão do Senhor não está encolhida, nem surdo o Seu ouvido. Ele não deixou de ser atencioso, generoso e fiel. Mas o nosso pecado, consciente, impenitente e não confessado, faz sepa-ração entre nós e Deus. Nesse caso, não há comunhão, não há linha de comunicação. Por culpa nossa. Portanto, faça urgentemente uma sondagem espiritual (Salmo 139:23 e 24) e persevere, com firmeza e para a glória de Deus, em uma vida de oração!

Ao rebAnhode deus

(3)

TEOLOGIA DE MISSÕES

Capítulo 4 de Daniel

A CoNVErsÃo DE NABUCoDoNosor

No capítulo 2, a mensagem da salvação foi pregada ao mundo antigo por profecia, sendo enfatizada a soberania de Deus. No capítulo 3, ela foi pregada por meio de um milagre: o poder e a providência de Deus receberam ênfase. No capítulo 4, a mensagem veio por meio de juízo, ilustrando a santidade de Deus.

Aprendemos que o juízo do pecado é a parte mais fácil e simples de entender-se teologia. O homem, em geral, é capaz de entender o sentido do juízo. A existência de sacrifícios para evitar o juízo foi sempre praticada pela humanidade.

Em segundo lugar, é um fato que todos os homens estão sob o juízo de Deus por causa do pecado. Paulo começou a epístola aos Romanos com três capítulos e meio sobre o pecado universal e a sua condenação. Deus espera que a mensagem do seu juízo produza arrependimento. Isto aconteceu em Nínive no tempo de Jonas, mas não no tempo de Naum. Assim é hoje. O homem tem que reconhecer o seu estado como perdido para arrepender-se e ser salvo. Cristo veio salvar os perdidos.

As mensagens dos profetas maiores e menores foram de juízo para as nações do mundo. Foram fiéis na Grande Comissão nos tempos do Antigo Testamento.

Ezequiel 25:15-17 “Assim diz o YAHWEH Deus: visto que os filisteus se houveram vingativamente, e com desprezo de alma exe-cutaram vingança... assim diz YAHWEH Deus: Eis que Eu estendo a Minha mão contra os filisteus... e farei perecer o resto da costa do mar... e saberão que Eu sou YAHWEH, quando Eu tiver exercido Minha vingança contra eles”.

Esta mensagem evangelística foi entregue muitas vezes. Deus foi ativo em evangelizar os gentios no Antigo Testamento. Quando chegamos a compreender isto, o Antigo Testamento será entendido como nunca antes. E a Grande Comissão será realizada como nunca antes.

Observemos como Deus usou a mensagem de juízo no capí-tulo 4. Aqui está o testemunho que Nabucodonosor deu ao mundo acerca da sua salvação: “O rei Nabucodonosor a todos os povos, nações e homens de todas as línguas...” (Vs. 1). Ele foi um homem convertido e mudado: “Pareceu-me bem fazer conhecidos (um tes-temunho) os sinais e maravilhas de Deus, o Altíssimo (soberania de Deus), tem feito para comigo. Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sem-piterno... ” (Vs. 2-3). Ele creu em Deus como imanente, soberano e pessoal, e diante dEle se humilhou e se sujeitou.

No verso 4, ele começou a contar a experiência que causou esta mudança. O rei sonhou e precisou de Daniel de novo. Os versos 8 e 9 relatam que o rei não teve naquela hora uma noção clara de teologia.

No vs. 17, a finalidade do sonho foi dada: “a fim de que conheçam os viventes (qualquer um) que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens que constitui sobre eles”.

Sempre há um objetivo missionário. A conversão de Nabucodo-nosor atesta isto, como veremos na próxima semana.

(4)

orEMos

PELo

MÉXICO

Juan Mendez, 25 anos, se converteu em uma vila, no Estado de Chiapas, México, em 7 de abril. Dois dias depois, autoridades locais o prenderam por deixar a religião local, que mescla catoli-cismo com costumes tribais. Ele contou ao Compass que eles o interrogaram, dizendo: “O que significa aceitar Jesus? Significa que não acredita mais em nossos santos?”. E ele respondeu: “Eu agora pertenço a Cristo”.

Quando ameaçado, ele replicou: “Se vocês vão me bater, estou aqui”. Ameaçaram de prisão. No dia seguinte, Juan foi interrogado e testemunhou a sua conversão a Cristo. Eles ameaçaram despi-lo e jogaram água gelada nele enquanto estava na prisão. O pastor da igreja Asas de Águia, José Gomez, foi interrogado e confirmou que Mendez queria fazer parte da igreja. Os oficiais decidiram manter Juan preso até 10 de abril. Membros da igreja receberam autorização para visitá-lo. Ele lhes disse: “Se tenho que ser um prisioneiro, não tenho outra alternativa a não ser seguir em frente”. Contou que sua esposa, também recém-convertida, está muito feliz e que apesar das circunstâncias está disposta a continuar na fé.

O Pr. Vasquez contou que o município de Zinacatan tem 46 co-munidades católicas, onde a evangelização é proibida. A igreja do Pr. Vasquez, iniciada em 1996, tem 70 membros. Já sofreram outras perseguições. Em 98, caciques políticos locais o prenderam por 45 horas, sem comida. Em 2000, ele só acabou liberado da prisão depois de uma intervenção do ministério para Assuntos Religiosos, exigindo que ele participasse, com a igreja católica, de seus festivais religiosos sincretistas. “Uma procuradora do governo disse: ‘Sabe? Sou cristã, você precisa fazer o que eu mandar’.”. Ele disse: “Como autoridade você não pode me obrigar a negar a minha fé, porque vai contra a Constituição. Sem contar que, como cristã, você não pode me obrigar a negar a minha fé”. Depois disso, ela pareceu bastante envergonhada.

Motivos de oração

1 - Oremos pela firmeza dos crentes diante dessas ameaças e perse-guições. Alguns membros da Igreja Asas de Águia estão procurando ceder e até criticaram o pastor: “Você gosta de problemas, nós não, por isso assinamos um acordo com o governo”.

2 - Oremos pelo Pr. José Vasquez para que permaneça corajoso e pregando o evangelho. Sua casa já foi incendiada e ele já pensou em sair daquela região.

3 - Oremos por Juan Mendez e sua esposa. Deus tem usado o teste-munho deles para testificar que a Sua graça é bem mais precioso que possuímos. Oremos por perseverança, que eles encontrem forças no Senhor Jesus e que O glorifiquem.

4 - Oremos também pelos parentes crentes do Pr. José Vasquez: Seu pai e irmãos, por não serem mais participantes, das festas pagãs regadas a bebida alcoólica em homenagem a santos católicos. Em 2004, foram presos enquanto pregavam em outra cidade. Na prisão, despiram-nos e aplicaram diversos tipos de tortura. Jogaram neles uma substância química que queimava a pele e sofreram alfinetadas. Eles só foram soltos após a intervenção das autoridades.

(5)

Pr. CosMo E FAMÍLIA

Pr. Cosmo assumiu há pouco mais de um mês a responsa-bilidade de liderar a implantação de uma igreja batista fundamen-talista em Patacas, no Iguape. Ele é casado com Sulamita há 16 anos. Já trabalhou como evangelista de nossa igreja nas congre-gações do Henrique Jorge (hoje Igreja Fundamentalista Cristo é Vida) e do Pecém. O casal tem dois filhos: Lucas (13 anos) e Daniel (4 anos).

O trabalho em Patacas começou com o Pr. Daniel e Kátia Stowell. Através de uma programação esportiva e bem variada, em que o casal missionário reúne jovens num Centro Comunitário, são passadas lições bíblicas e o testemunho de viver como discípulo de Cristo na própria experiência do cotidiano. O método tem dado certo: muitos jovens se converteram e estão firmes na fé.

A família do Pr. Cosmo foi enviada por nossa igreja para liderar a im-plantação da igreja, consolidando os novos convertidos e fazendo estudos bíblicos pessoais e nos lares. O Pr. Cosmo tem demonstrado excelentes qualidades e amor em evangelismo pessoal e estudos bíblicos.

A associação desses dois métodos têm dado certo e mais conversões têm acontecido desde a chegada do Pr. Cosmo. Atualmente têm sido ministrados estudos bíblicos para 24 pessoas, e reuniões de estudos bíblicos são realizadas quase que diariamente.

Pedidos de oração

1 - Depois de anos orando e perseverando para retornar ao ministério, o SENHOR Deus abriu esta porta de trabalho missionário para o Pr. Cosmo, através dessa mútua cooperação com o Pr. Daniel Stowell. Agradeçamos ao Senhor Jesus pela firmeza do Pr. Cosmo e peçamos que lhe seja dada sabedoria para liderar aquele trabalho e na associação com o Pr. Daniel.

2 - Oremos pela família do Pr. Cosmo: Que a irmã Sulamita continue sempre perseverante e zelosa como importante auxiliar do ministério do marido; que o Lucas permaneça firme em seus estudos e cooperan-do com seus pais nos trabalhos missionários; e pela saúde cooperan-do Daniel – que tem sofrido alguns problemas pulmonares e alérgicos. 3 - Oremos pelos novos-convertidos em Patacas: Famílias estão se convertendo, jovens estão sendo discipulados. Oremos também para que haja envolvimento de todos nos trabalhos, com o uso de seus dons e serviços na obra do SENHOR Deus.

4 - Oremos pelos trabalhos evangelísticos: O Senhor Jesus tem usado os estudos bíblicos nas casas para conversão de jovens e famílias. Oremos por essas 24 pessoas que estão fazendo esses estudos, e pela perseverança de nossos missionários em fazer evangelismo pessoal. Oremos pela EBEC – Escola Bíblica de Evangelismo de Crianças, que foi recentemente implantada com a ajuda da Ruth e Cláudia, e que está sendo a raiz da EBD e um meio evangelístico de alcançar crianças e suas famílias.

Evangelista em Patacas, distrito de Aquiraz - CE,

(6)

Programações de aBrIL

DIA 28 (sábado)

19h: Encontro Pastoral com

os Casais

19h: Mocidade - Celebração

do Tema do Bimestre: Oração DIA 30 (segunda-feira) 19h às 24h: Vigília de Oração

notAs & notíciAs

CoNVoCaçÃo Para ToDos os CasaIs

No PRóxIMO SÁBADO, às 19h, temos um encontro marcado! Rea-lizaremos o nosso Encontro de Ca-sais. Haverá uma reunião informal, um edificante estudo bíblico e um momento de descontração. Vocês não podem perder de jeito nenhum! Cancelem as viagens, desmarquem os compromissos inadiáveis, con-sigam ajudantes para ficar com as crianças, remarquem as reuniões em Brasília, e venham participar. As suas famílias vão agradecer!

BaTIsmo: 06 de maIo

Se Deus permitir, no primeiro domingo de maio (dia 06), vamos celebrar o segundo batismo deste ano. Vamos ter as celebrações das duas ordenanças do Senhor Jesus Cristo para a Sua igreja: Batismo e Ceia do Senhor. No dia 29, no próximo domingo, após a EBD, os discipuladores e candidatos ao batismo têm uma reunião com Pr. José Nogueira.

aNIVersÁrIo

Da INDePeNDÊNCIa De IsraeL

No dia 12 de maio, faremos uma programação celebrando o Aniversário da Fundação do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948. Roberto Kedoshim está responsá-vel pela programação.

DIa Das mÃes

Faremos duas programações em homenagem a essas maravi-lhosas mulheres. No dia 13 de maio (domingo) haverá uma programa-ção com o Coral Infantil. E no dia 18 (sexta-feira), às 19 horas haverá um jantar e uma programação especial para as mães, no Salão de Chá, do Marina Park Hotel. Os convites podem ser adquiridos com a Dona Margarida Nogueira.

NÚmero 666 e o INFormIssões

Estamos nos aproximando do número 666 de nosso Informativo de Missões. Queremos fazer uma edição especial com ênfase nas profecias bíblicas, principalmente o que a Bíblia diz sobre o Anticristo.

BIBLIoTeCa eVeLYNe e Pr. THomas F. WILLsoN

DVD: “A Estrela Oculta do Sertão” - Um excelente documentário para suas pesquisas sobre o povo judeu no Brasil. A pesquisa documenta o que existe na cultura nordestina que pode ter sido por influência e origem judaica.

LIVRO: “O Amor Venceu o Medo” - A narrativa do missionário que entrou no Irã para evangelizar e foi preso. Os seminaristas do CBD, da Classe de Discipulado Intensivo, fizeram uma ótima resenha co-mentando o livro, ajudando a extrair o que há de melhor e fazendo uma análise crítica da teologia do autor. A resenha está anexada ao livro.

Posse Do Pr. LUIZ FLor

Agradecemos a todos os irmãos que foram à solenidade de posse do Pr. Luiz Flor, na Congregação de São Gonçalo. Ficamos felizes em testemunhar a digna consideração dos irmãos em prestigiar seus líderes espirituais e trabalhos de sua igreja. Isso é prova do amor genuíno e do reconhecimento das dificuldades que enfrentamos para prosseguir firmes nas lutas do Rei-no de Deus. Oremos para que o Pr. Luiz Flor realize um trabalho fiel ao Senhor Jesus e que seja bem-aven-turado no santo ministério.

reTIro De CasaIs 9 A 11 DE NOVEMBRO DE 2007

A cada semana mais casais estão fazendo suas inscrições e começando as suas poupanças para irem ao nosso Retiro. Restam pouquís-simas vagas. Lembremos que o Retiro de Casais, além do lazer, é um importante momento de crescimento espiritual e bênçãos para a família. Faça sua inscrição com a Lucinha Marculayne.

Referências

Documentos relacionados

VIGÍLIA DE ORAÇÃO | A SAF de nossa Igreja estará promovendo uma vigília de oração no dia 6 de setembro e convida toda a Igreja para buscar o Senhor. Não fique de

Use uma técnica adequada para a remoção das luvas (sem tocar a superfície exterior da luva) para evitar o contacto da pele com o produto.. Descarte as luvas contaminadas após o

Observou-se que o bambu seco mineralizado apresentou valores superiores de resistência mecânica à tração e compressão comparadas ao bambu seco.. Palavras-chave:

OREMOS ao Senhor pela Igreja Santa espalhada dum extremo ao outro da Terra, Igreja que o Senhor adquiriu pelo Sangue de Cristo: que ele a guarde inabalável,

A SECAD (Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) do Ministério da educação estará apoiando este projeto, por meio do custeio e do pagamento da

Como já ficou dito, o interesse do modelo de análise exposto passa, em larga medida, pela possibilidade de articular descrição de textos e descrição de géneros, sem

Se Deus nos tivesse amado em resposta ao nosso amor, então o Seu amor não seria espontâneo; mas visto que Ele nos amou quando nós não O amávamos, é claro que o Seu amor não foi

Meus irmãos não estavam me deixando sozinho e queriam demonstrar que compreendiam a importância desse projeto para a igreja (e também para mim), por isso se dispuseram a assumir