• Nenhum resultado encontrado

Resumo Expandido Modalidade A: Apresentação de programas, projetos, ações, atividades e pesquisas advindas da extensão universitária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumo Expandido Modalidade A: Apresentação de programas, projetos, ações, atividades e pesquisas advindas da extensão universitária"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA:(marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO

( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

OBSERVAÇÕES DE ESTAGIÁRIOS DO PIBID EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SÉRIES FINAIS

Sandy Ferreira de Lima Czornobay1

ferreiraczornobay@hotmail.com Otavio Augusto Correa Pereira2

otaviocorrea@hotmail.com Gilmara Borato3

Gonçalo Cassins Moreira do Carmo4

goncalocassins@gmail.com

Resumo: Este trabalho objetiva mostrar os resultados das observações e práticas feitas por estagiários do

PIBID/Educação Física, alunos do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizadas com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Maestro Bento Mossurunga, localizada no município de Ponta Grossa – PR. As atividades visavam o desenvolvimento da modalidade esportiva voleibol, e para realizá-las, foram utilizados exercícios de coordenação referentes a ela, bem como jogos pré-desportivos. Os resultados não foram satisfatórios na maioria das turmas, pois os alunos não apresentavam bom desenvolvimento das habilidades motoras para a realização de muitos do fundamentos e exercícios específicos do voleibol, o qual deveria ter sido trabalhado nos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: PIBID. Educação Física. Voleibol.

1Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Acadêmica de Licenciatura

em Educação Física na Universidade Estadual de Ponta Grossa. ferreiraczornobay@hotmail.com

2Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Acadêmico de Licenciatura

em Educação Física na Universidade Estadual de Ponta Grossa. otaviocorrea@hotmail.com

3 Professora supervisora - PIBID

(2)

NOME DO PROGRAMA OU PROJETO

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ Educação Física

PÚBLICO-ALVO

As atividades desenvolvidas no PIBID/ Educação Física na Escola Estadual Maestro Bento Mossurunga se aplicam à crianças e adolescentes, educandos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, que frequentam a referida instituição de ensino.

MUNICÍPIOS ATINGIDOS

Ponta Grossa – Paraná – Brasil LOCAL DE EXECUÇÃO

O trabalho é executado na Escola Estadual Maestro Bento Mossurunga, que fica situada no município de Ponta Grossa, Estado do Paraná. Alcança todo o corpo discente da instituição, ou seja, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, nos períodos matutino e vespertino.

JUSTIFICATIVA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Educação Física – teve início em 2018. Neste Programa, acadêmicos de diversos cursos de licenciatura participam como bolsistas ou voluntários, estagiando em escolas públicas. O Programa visa maior interação entre a universidade e as escolas, fazendo com que os acadêmicos entrem em contato mais cedo com a realidade presente nas salas de aula.

OBJETIVOS

Despertar maior interesse sobre exercícios físicos em alunos da rede pública de ensino e, ainda, mudar a visão distorcida que há em relação à Educação Física.

(3)

Inserir os acadêmicos de Licenciatura em Educação Física em atividades que enfrentarão mais tarde em suas vidas profissionais, fazendo com que adquiram mais experiências e melhores métodos para, no futuro, serem docentes qualificados.

Mostrar a importância que os anos iniciais do ensino fundamental têm sobre o desenvolvimento de atividades nos anos posteriores dos alunos na Educação Física.

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento das ações educativas utilizou-se como referência a observação, através da qual foi possível estruturar a proposta de intervenção durante as aulas de Educação Física na escola de turmas do ensino fundamental II. Sobre cada aula, produziram-se relatórios contendo informações como: turma, atividades realizadas, além de pesquisas feitas sobre exercícios que seriam aplicados, neste caso, em relação à modalidade voleibol, que foi a mais trabalhada durante o período de participação. Utilizou-se, ainda, alguns exercícios adaptados e pré-desportivos.

RESULTADOS

A escola conta com bons materiais e um espaço amplo para a realização das práticas, o que proporciona aos estagiários uma boa fonte para realização das atividades. Porém, constatou-se uma maior facilidade em executar as atividades com turmas de 6º ano, que se mostraram mais receptivos e abertos a ouvir as explicações e tentar realizar os exercícios propostos. Nas demais séries, observou-se uma maior resistência em relação à disciplina. Os alunos dispersavam muito rápido, o que tornou mais difícil o controle das turmas.

Embora cada turma e aluno tenha suas especificidades, notou-se pobreza motora na maioria das crianças e adolescentes. Não foi obtido êxito em muitos dos exercícios propostos e, apesar do esforço, verificou-se uma grande dificuldade motora na maioria dos alunos, o que foi ligado ao fato de, provavelmente, não terem desenvolvido boas habilidades motoras fundamentais, como arremessar e apanhar.

(4)

A principal modalidade desenvolvida durante esse períodofoi o voleibol, um esporte que necessita de habilidades específicas e trabalha o coletivo, além de forçar o aluno a criar estratégias de jogo. Observou-se que, quando era proposto aos alunos que realizassem a prática de forma mais lúdica, muitos dos movimentos não saíam de acordo com as técnicas corretas, porém, alguns grupos conseguiam desenvolver com mais seriedade do que outros, mesmo sem as habilidades necessárias.

Quando a rede era colocada, a dificuldade aumentava. Embora os fundamentos como o saque fossem trabalhados, os alunos o executavam de maneira incorreta em situação de jogo, o que foi relacionado, juntamente com a pobreza de habilidades, ao medo que eles sentiam de, principalmente, se machucarem. Para haver uma melhora, foram implementados jogos pré-desportivos às aulas,como queimadas adaptadas, e exercícios para melhorar a coordenação dos movimentos de habilidades específicas do voleibol, treinando principalmente o saque e a recepção. Notou-se melhoras em alguns alunos, onde o empenho e a vontade de aprender eram perceptíveis. O nível dos demais não obteve avanços.

Grande parte da dificuldade encontrada pelos estagiários dá-se pelo motivo do não desenvolvimento dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir disso, a importância de se trabalhar de forma correta nessa fase foi bastante ressaltada, pois foi visto na prática que, após o amadurecimento, é mais difícil aprender movimentos que não foram trabalhados anteriormente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Procurou-se evidenciar as experiências de estagiários do PIBID em pouco tempo de observação em uma escola pública. Com isso, foi verificada a importância do bom desenvolvimento motor nos anos iniciais do ensino fundamental que, caso não seja feito de maneira correta, acarretará em dificuldades futuras para a execução de atividades propostas nos anos posteriores.

As informações aqui expostas não são uma regra, pois cada turma e aluno têm um ritmo de aprendizagem, o qual não deve ser ignorado e, embora as turmas deste estudo não tenham obtido resultado satisfatório, turmas dos mesmos anos podem obtê-los.

(5)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum

Curricular. Brasília, DF, 2019. Disponível em

<http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 08 jul. 2019.

CAPES – Ministério da educação. Disponível em < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 08 jul. 2019.

GALLAHUE, D. L. ; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo, Phorte, 2001, 641p.

Referências

Documentos relacionados

Quem vai fornecer o documento de apresentação do aluno às escolas, para a realização da disciplina de Pesquisa e Prática Profissional, uma vez que no Livro de Pesquisa e

A construção desse perfil privilegia igualmente a autonomia intelectual, sublinhando os aspectos cognitivos da reflexão, da análise e da crítica, como elementos fundamentais para a

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

São inatas no espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor ; mas , não a busqueis neste mundo e, agora , quando Deus vos envia os Espíritos que lhe pertencem ,

Para aqueles que já completaram os dois anos após 04/06/98, malgrado não tenham sido formalmente avaliados (como aqueles relacionados na inicial), a solução que se impõe é uma

Como cadastrar um avaliador?.. Módulo: Pré-Matrícula - Portal do Estudante| Coordenação de Inovação de Tecnologia da Informação - COINTI-RE/DGTI-RE/REITORIA/IFPB |

Haverá a incidência do IOF, em todas as operações de crédito realizadas entre pessoas jurídicas, independentemente do regime tributário optado. Nas operações de mútuo

desigualdades sociais e de nivelamento nas condições de ascensão social, e também, no acompanhamento próximo das nossas crianças e jovens, a Bagos D’Ouro foi capaz de