• Nenhum resultado encontrado

Professor Cláudio José Vistue Rios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professor Cláudio José Vistue Rios"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO

CURSO COMPLETO DE A a Z

AULA 03

Professor Cláudio José Vistue Rios

(2)

Processo Administrativo Previdenciário

DER

(DATA DE ENTRADA DO REQUERIMENTO)

IN 77 – Art. 669.

III - no caso de incompatibilidade do benefício

ou

serviço

agendado

com

aquele

efetivamente devido, hipótese na qual a DER

será

considerada

como

a

data

do

atendimento.

(3)

Processo Administrativo Previdenciário

IN 77 – Art. 669.

 § 1º Para fins do disposto no inciso III, a DER será mantida sempre que o benefício requerido e o devido fizerem parte do mesmo grupo estabelecido em cada inciso a seguir, na forma da Carta de Serviços ao Cidadão:

I - aposentadorias;

II - benefícios por incapacidade;

III - benefícios aos dependentes do segurado; IV - salário-maternidade; e

(4)

Processo Administrativo Previdenciário

§ 2º A DER será mantida sempre que o INSS não puder atender o solicitante na data agendada.

§ 3º No caso de falecimento do interessado, os dependentes ou herdeiros poderão formalizar o requerimento do benefício, mantida a DER na data do agendamento inicial, hipótese em que, obrigatoriamente, deverá ser comprovado o óbito e anexado o comprovante do agendamento eletrônico no processo de benefício.

§ 4º Aplica-se o disposto neste artigo aos casos de requerimento de recurso e revisão.

(5)

Processo Administrativo Previdenciário

Reafirmação da DER

Art. 690 – IN 77/2015

Se durante a análise do requerimento for verificado que na DER o segurado não satisfazia os requisitos para o reconhecimento do direito, mas que os implementou em momento posterior, deverá o servidor informar ao interessado sobre a possibilidade de reafirmação da DER, exigindo-se para sua efetivação a expressa concordância por escrito.

Parágrafo único. O disposto no caput aplica-se a todas as situações que resultem em benefício mais vantajoso ao interessado.

(6)

Processo Administrativo Previdenciário

O requerimento do benefício ou serviços, poderá ser

protocolado em qualquer unidade de atendimento:

Art. 670 (IN 77/2015). O requerimento do benefício ou serviço poderá ser apresentado em qualquer Unidade de Atendimento da Previdência Social, independentemente do local de seu domicílio, exceto APS de Atendimento a Demandas Judiciais – APSADJ e Equipes de Atendimento a Demandas Judiciais – EADJ.

(7)

Processo Administrativo Previdenciário

Forma do Requerimento

 O Processo Administrativo pode ser iniciado de ofício, em razão do princípio da oficialidade.

 O Requerimento poderá ser oral, quando o beneficiário realiza o agendamento e vai até à APS com seus documentos para formalizar o pedido do benefício ou serviço.

 Poderá ser por escrito. Forma recomendada. Descrever a qualificação completa do segurado e do procurador.

 Indicar corretamente a autoridade dirigida

(8)

Processo Administrativo Previdenciário

 Requerimentos e Formulários:

 Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes. (Art. 7o, da Lei 9784/99 )

 Todavia, os formulários se tratam de modelos, e assim sendo, não é de uso obrigatório.

(9)

Processo Administrativo Previdenciário

É Defeso o INSS recusar requerimento sobre o alegação da falta de documentação.

•Art. 105. da Lei 8.213/91: “A apresentação de documentação

incompleta não constitui motivo para recusa do requerimento de benefício.”

•Art. 6o da Lei 9784/99: “O requerimento inicial do interessado, salvo

casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados (...) Parágrafo único. É vedada à

Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

(10)

Processo Administrativo Previdenciário

É Defeso o INSS recusar requerimento sobre o alegação da falta de documentação.

•Art. 176. Do Decreto 3048/99 - A apresentação de

documentação incompleta não constitui motivo para recusa do requerimento de benefício

•Art. 5º do Decreto 9.094/17 – No atendimento aos usuários dos serviços públicos, os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal observarão as seguintes práticas: (...) – III –

vedação de recusa de recebimento de requerimentos pelos serviços de protocolo, salvo quando o órgão ou entidade for manifestamente incompetente.

(11)

Processo Administrativo Previdenciário

É Defeso o INSS recusar requerimento sobre o alegação da falta de documentação.

•Art. 671/678. Da IN 77/2015. Conforme preceitua o art. 176 do RPS, a apresentação de documentação incompleta não constitui motivo para recusa do requerimento de benefício, ainda que, de plano, se possa constatar que o segurado não faz jus ao benefício ou serviço que pretende requerer, sendo obrigatória a protocolização de todos os pedidos administrativos, cabendo, se for o caso, a emissão de carta de exigência ao requerente.

(12)

Processo Administrativo Previdenciário

Como vimos, o INSS não pode se recusar o protocolo dos benefícios com a documentação incompleta.

Os artigos 671 e 678 da IN 77/2015, tem a mesma redação, ou seja, para o servidor não esquecer que deve protocolar todos os requerimentos, sem exceção.

(13)

Processo Administrativo Previdenciário

Nos termos do § 1º do artigo 678 da IN 77/2015, o servidor, verificando a irregularidade, deverá emitir carta de exigência, concedendo o prazo de 30 dias para cumprimento.

Importante ressaltar que estamos diante de um ato administrativo vinculado e não discricionário.

(14)

Processo Administrativo Previdenciário

Carta de Exigência – IN 77/Art. 678

Não apresentada toda a documentação indispensável ao processamento do benefício ou do serviço, o servidor deverá emitir carta de exigências elencando providências e documentos necessários, com prazo mínimo de trinta dias para cumprimento, o qual poderá ser prorrogado por igual período, mediante pedido justificado do interessado.

Emitida carta de exigências no momento do atendimento, deverá ser colhida a assinatura de ciência na via a ser anexada no processo administrativo, com entrega obrigatória de cópia ao requerente.

(15)

Processo Administrativo Previdenciário

Carta de Exigência – IN 77/Art. 678

Caso o interessado solicite o protocolo somente com apresentação do documento de identificação, deverá ser protocolado o requerimento e emitida carta de exigência imediatamente e de uma só vez, não sendo vedada a emissão de novas exigências caso necessário. Esgotado o prazo para o cumprimento da exigência sem que os documentos tenham sido apresentados, o processo será decidido, devendo ser analisados todos os dados constantes dos sistemas informatizados do INSS, para somente depois haver análise de mérito quanto ao pedido de benefício.

(16)

Processo Administrativo Previdenciário

APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

a)

Autenticados

b)

Originais

(17)

Processo Administrativo Previdenciário

IN 77/2015:

Art. 674. Na formalização do processo será suficiente a apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório ou por servidor do INSS, ou ainda conforme previsto no art. 676, podendo ser solicitada a apresentação do documento original para verificação de contemporaneidade ou outras situações em que este procedimento se fizer necessário.

§ 1º O servidor, após conferir a autenticidade dos documentos apresentados, deverá devolver os originais ao requerente e providenciar, quando necessário, a juntada das cópias por ele autenticadas ao processo, mediante aposição de carimbo próprio.

(18)

Processo Administrativo Previdenciário

Art. 674.

§ 2º Quando for apresentada cópia de vários documentos para serem conferidos com o original, é facultado ao servidor certificar a autenticidade em despacho, fazendo referência às folhas em que esses documentos foram inseridas no processo.

§ 3º A reprografia dos documentos, para fins de juntada ao processo, poderá

(19)

Processo Administrativo Previdenciário

 O Advogado tem a faculdade de autenticar os documentos do cliente, mas cuidado!!! Confira se as cópias apresentadas são mesmo cópias fiéis dos documentos originais.

• Art. 677. Equiparam-se aos originais os documentos autenticados por: • VII - advogados privados.

• § 1º Na hipótese do inciso VII a autenticação está vinculada ao advogado privado que conste na procuração, ainda que apresentado por seu substabelecido, desde que acompanhado de cópia da carteira da OAB.

• § 2º Para fins do disposto no parágrafo anterior, o documento autenticado deverá conter nome completo, número de inscrição na OAB e assinatura do advogado.

(20)

Processo Administrativo Previdenciário

Retenção de documentos pelo INSS

• Art. 679. Observado o disposto no art. 19 do RPS, as APS, quando necessário, devem manter cópia dos documentos comprobatórios, devidamente conferidos, evitando-se a retenção dos documentos originais.

• Parágrafo único. Observada a necessidade de retenção dos documentos referidos no caput, para subsidiar a análise e a conclusão do ato de deferimento ou de indeferimento do benefício, por um prazo não superior a

cinco dias, deverá ser expedido, obrigatoriamente, o

termo de retenção e de restituição, em duas vias, sendo a primeira via do segurado e a segunda do INSS e, em caso da identificação de existência de irregularidades, proceder-se-á de acordo com o disposto no art. 282 do RPS.

(21)

Processo Administrativo Previdenciário

Documentos de outros processos

Quando o requerente teve alguma decisão indeferitória, este

em novo requerimento, poderá se utilizar dos documentos

juntados aos processos indeferidos ou cancelados. (art. 685

IN 77/2015).

(22)

Direito Previdenciário

Memorando Circular Conjunto 24 DIRBEN/DIRSAT/INSS de 25/07/2017.

2. A nova funcionalidade permite a importação dos períodos de atividades especiais avaliados em requerimentos anteriores de benefício, incluindo-se tanto as avaliações por exposição a agentes nocivos, quanto por categoria profissional.

3. O enquadramento será importado do requerimento anterior de benefício, na forma em que se encontra, sendo dispensada a reanálise, salvo em caso de indicação expressa nesse sentido ou em caso de apresentação de novos elementos.

Referências

Documentos relacionados

O QUE DEUS FAZ NÃO COMPREENDEMOS AGORA “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê- lo-ás depois.. Pedro, sem compreender a princípio o propósi-

(B) o SUS é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde executados apenas pelos Estados e Distrito

● No utilice una máquina de limpieza al vapor o de lavado a presión para limpiar la máquina, ni sumerja esta en agua. ● No intente realizar trabajos de mantenimiento o limpieza de

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

01) Se uma parte da melância é igual a ½, quanto valeram duas metades? 02) Se uma parte do chocolate é igual a ?, quanto valeram duas partes? 03) Se uma parte do chocolate é igual

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)