• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI. CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS e CIÊNCIAS ECONÔMICAS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI. CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS e CIÊNCIAS ECONÔMICAS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS e

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

INDIVIDUAL – PTI

ENCOMENDE CONOSCO ESTE PORTFÓLIO

WHATSAPP (91)988309316

E-mail: portfoliouniversitario@gmail.com

https://www.flashuniversitario.com.br/

(2)

Curso: Administração Ciências Contábeis – Ciências Econômicas

Semestre: 1º/2º

Disciplinas Raciocínio lógico matemático

Contabilidade

Matemática financeira

Capital de giro e análise financeira

Professores: Daiany Cristiny Ramos

Eric Ferreira dos Santos

Mariana Silva Ribeiro de Oliveira Renato José da Silva

Competências: Conhecer o instrumental matemático e contábil aplicado a situações da realidade profissional.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.

• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura

investigativa e de análise crítico-reflexiva.

• Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma

interdisciplinar.

• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.

Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações.

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem.

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

(3)

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências

requeridas ao egresso do curso.

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico

e a emancipação intelectual.

PREZADO ALUNO (A)

Seja bem-vindo(a) a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Expansão dos negócios da vinícola DON PABLO”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso apresentado na sequência.  

(4)

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Leitura e interpretação da SGA

Na Produção Textual você deverá, primeiramente, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Expansão dos negócios da vinícola DON PABLO”.

Posteriormente, deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, webaulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).

O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) 

A vinícola “DON PABLO” é uma vinícola familiar situada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, famoso por suas vinícolas e pelas características de clima e terreno que favorecem o desenvolvimento dos vinhedos.

A vinícola é especializada no cultivo de uvas selecionadas, elaborando os vinhos artesanalmente, tendo como resultado uma bebida premium e com sabores únicos.

A “DON PABLO” possui na sua linha “PREMIUM” envasado em garrafas de 750 ml, qualidades reconhecidas pelo mercado, além de serem amparados por rigorosos processos técnicos e legais de fabricação.

(5)

A vinícola passou por um período de crescimento desde a sua fundação, alavancando em seu portfólio de clientes de toda a região, bem como turistas que frequentam constantemente o estabelecimento.

Com o sucesso da vinícola, o empreendedor Francesco Totti, vislumbra a expansão dos negócios, por meio da criação de um e-commerce para vendas online e a exportação para países vizinhos.

Nesse contexto, o empresário contratou você para orientá-lo em como deve organizar seu processo de expansão dos negócios.

Diante desses fatos, você deve ajudar Francesco a responder os seguintes questionamentos: • Qual foi o crescimento das vendas nos últimos anos?

• Qual é a posição contábil atual do negócio?

• Qual o custo para financiar a expansão dos negócios? • Qual é a situação de liquidez financeira atual da empresa?

Analisando a situação acima e os questionamentos apresentados, o você deverá realizar as atividades a seguir para que coloque em prática os conhecimentos interdisciplinares adquiridos. O conjunto das respostas a seguir deverá resultar no texto que será entregue na forma da sua PTG. Fique atento às regras descritas neste mesmo documento no item NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL.

(6)

TAREFAS

Passo 01:

Pensando na expansão do seu negócio, o empresário Francesco Totti, solicitou uma análise sobre a produção do vinho da sua linha premium. Nessa análise, ele solicitou que fosse feito um estudo em relação a quantidade de garrafas que foram envasadas nesse período de 15 anos de existência da vinícola. Antes de contratar você para ajudá-los nesse processo de expansão, Francesco havia solicitado que seus próprios funcionários fizessem um compilado da produção ao longo desses anos e fizessem um estudo sobre a variação da produção de um ano em relação ao anterior. Esses funcionários apresentaram a tabela que segue com algumas informações que precisam ser esclarecidas, para que você dê continuidade a análise da produção. Sua tarefa é completar as informações que estão faltosas (representadas por um número entre parêntesis, por exemplo (1)) nessa tabela.

OBS.: utilize a aproximação de uma casa decimal.

Tabela 1 – Evolução das vendas da “DON PABLO” 2006 – 2020.

Ano Quantidade de Garrafas produzidas em um ano

Variação da quantidade produzida em relação ao ano

anterior (%) 2006 70.000 - 2007 72.000 (1) 2008 (2) 11,1 2009 100.000 25,0 2010 (3) 10,0 2011 120.000 (4) 2012 150.000 25,0 2013 (5) 20,0 2014 (6) 0,0 2015 185.000 2,8 2016 186.000 (7) 2017 190.000 2,2 2018 (8) 2,6 2019 200.000 (9) 2020 (10) 10,0

(7)

Passo 02:

A vinícola “DON PABLO” passou por um período de crescimento e tem alavancado seu portfólio de clientes de toda a região. Com o sucesso, o empreendedor Francesco Totti, vislumbra a expansão dos negócios. Nesse sentido, ele possui preocupações quanto aos aspectos da informação econômica, financeira e patrimonial do atual momento. Para Francesco Totti, estar fundamentando e ter informações contábeis confiáveis e tempestivas para uma tomada de decisão faz muita diferença. Compreender o nível de vendas da empresa, os gastos com as mercadorias, as despesas comerciais e administrativas, bem como o novo perfil do cliente nesse processo de expansão e o modo de realizar as vendas podem ajudar a empresa a entender a eficiência econômica da empresa em períodos distintos. Assim, naturalmente, Francesco Totti questionou: “Será que a minha empresa está gerando lucro agora? Será que poderá gerar mais lucro com a expansão ou será que tende a gerar prejuízo a partir deste momento?”. Ele busca a resposta dessa questão na contabilidade e pediu o seu apoio para isso.

Com base nas informações apresentadas, discorra sobre os seguintes pontos:

a. De que a forma a contabilidade contribui para o processo de tomada de decisão na gestão de receitas e despesas de uma empresa que está em crescimento, considerando a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)?

b. Um levantamento contábil feito no primeiro semestre de 2021 nessa vinícola pelos profissionais da contabilidade revelou os dados sobre as contas patrimoniais e de resultados, conforme demonstrados no balancete a seguir.

(8)

Tabela 2 – Balancete da vinícola “DON PABLO” do 1º semestre de 2021

CONTAS PATRIMONIAIS E DE RESULTADO RELATIVO À 2020 VALOR ($)

Adiantamentos 45.000

Aplicações Financeiras de Liquidez Imediata 185.000

Caixa e Equivalentes de Caixa 100.000

Capital Social 400.000

Comissões sobre vendas 36.000

Contas a receber de clientes 115.000

Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) 261.000

Depreciação Acumulada 60.000

Despesas Administrativas 85.000

Despesas com pessoal e encargos 70.000

Despesas com publicidade 45.500

Despesas de depreciação 6.000 Despesas Financeiras 18.000 Empréstimos e Financiamentos (CP) 75.000 Empréstimos e Financiamentos (LP) 230.000 Estoques de mercadoria 221.600 Fornecedores 110.000

Imposto de Renda e Contribuição Social 30.200

Impostos a Pagar 85.000

Impostos sobre Vendas 247.500

Lucros ou prejuízos acumulados ***

Máquinas e Equipamentos 65.000

Móveis e Utensílios 45.000

Outras Contas a Pagar (CP) 60.800

Outras contas a Pagar (LP) 70.000

Outras contas a receber 75.000

Propriedade para investimentos 120.000

Receitas de Vendas de Produtos 900.000

Receitas Financeiras 20.000

Reservas de Capital 170.000

Salários a Pagar 70.000

Software 30.000

Terrenos 60.000

Títulos a receber de longo prazo (RLP) 350.000

Veículos 40.000

Observação: ***o valor da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados corresponde ao resultado operacional líquido [lucro líquido ou prejuízo] calculado na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

Considerando a necessidade de confirmar o desempenho da empresa e o posicionamento patrimonial, utilize os dados acima e estruture, de formar ordenada, uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e um Balanço Patrimonial.

(9)

Passo 03:

Para expansão da vinícola “DON PABLO”, foi realizado um levantamento e concluiu que será necessário realizar um empréstimo no valor de R$ 150 000,00. Para isso, foi realizada uma pesquisa em duas instituições financeiras para saber a taxa de juros cobrada, conforme a tabela:

Tabela 3 – Simulação de financiamento “DON PABLO”.

Banco A Banco B

Taxa de juros 0,9% ao mês 1,1% ao mês

Números de parcelas 180 meses 120 meses

Assim, de acordo com as taxas da tabela acima, você deve analisar cada uma das opções apresentadas, Banco A e B, com o intuito de apresentar à Francesco a que considera mais vantajosa para a empresa.

Você deve determinar:

a. O valor da prestação de cada uma das opções e o montante de cada uma das opções. b. A partir do item “a” apresentar ao Carlos o banco que considera mais vantajoso a empresa

realizar o financiamento.

Passo 04:

Francesco Totti sabe que para ampliar os negócios da vinícola, é importante que a empresa tenha uma sólida posição de caixa, ou seja, liquidez financeira para fazer frente as operações cotidianas bem como suprir os investimentos em expansão. Para compreender essa posição financeira, é necessário calcular alguns indicadores de liquidez e rentabilidade que vão auxiliar o empresário no processo de tomada de decisão.

Sendo assim, o você deverá auxiliar Francesco Totti, elaborando os seguintes indicadores: • Capital Circulante Líquido (CCL)

• Índice de Liquidez Corrente (LC) • Índice de Liquidez Seca (LS)

(10)

• Giro do Ativo (GA)

• Retorno sobre o ativo total (ROA) • Retorno sobre o capital próprio (ROE)

Para realizar os cálculos neste passo, você deverá utilizar as informações contábeis e financeiras obtidas no Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) elaborados no Passo 02. Após encontrar os resultados, avalie as informações e indique se a situação de caixa da

empresa é estável, positiva ou crítica.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. O trabalho deverá ser realizado individualmente.

2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

a) A postagem do arquivo final relacionado a PTG no AVA deve ser em um único arquivo, em formato .DOC (Word ou editor de textos);

b) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente.

3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 05 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).

4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis na Biblioteca Digital da instituição e podem ser acessadas no link “Padronização”.

5. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo o aluno reprovado na atividade. Lembre-se de

(11)

que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.

6. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual:

a. Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. b. Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada.

c. Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. d. Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos:

clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

e. Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados. REFERÊNCIAS

CARVALHO, Marcia da Silva; GUIMARÃES, Guilherme Otávio Monteiro; CRUZ, Cláudia Ferreira.

Contabilidade geral: uma abordagem interativa. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2019. (Minha Biblioteca).

CHAGAS, José Gilson das. Contabilidade geral e simplificada: demonstrações financeiras após alterações na lei das S.As. e as sociedades empresárias à luz do novo Código Civil. 4. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553131686/cfi/4!/4/2@100:0.00 >. Acesso em 21. jul. 2020.

GALVÃO, Nadielli Maria dos Santos; LIMA, Andreza Cristiane Silva de; SANTOS, Winicius Borges dos. Estrutura e finalidade das demonstrações contábeis: um estudo do nível de conhecimento de estudantes de ciências contábeis. Revista Ambiente Contábil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, v. 11, n. 1, p. 237-258, 2019. Disponível em: <

https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/download/15534/10859 >. Acesso em: 21 jul. 2021. MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial: instrumentos de análise, gerência e decisão. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2018. (Minha Biblioteca)

Nelson Pereira Castanheira. Noções básicas de matemática comercial e financeira (livro eletrônico) — Curitiba: InterSaberes, 2012.

(12)

PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de contabilidade básica: contabilidade introdutória e intermediária. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2018. (Minha Biblioteca)

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade geral. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. (Minha Biblioteca) Sebastião Medeiros da Silva, Elio Medeiros da Silva, Ermes Medeiros da Silva. Matemática básica

para cursos superiores – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.

SILVA, Adriana Barbosa Sousa. Capital de giro e análise financeira – 1 ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

SILVA, César Augusto Tibúrcio. RODRIGUES, Fernanda Fernandes. Curso prático de contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018. (Minha Biblioteca)

VIANNA, R. M. I. Matemática Financeira. Salvador: UFBA. 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/430116/2/eBook_Matem%C3%A1tica_Financeira_ UFBA.pdf. Acesso em 21 jul de 2021.

Referências

Documentos relacionados

O universo ficcional desse romance é bastante amplo, incorporando mulheres de várias classes sociais, que vivem sob as rédeas do patriarca. Este artigo analisa o

De forma análoga, em A dinâmica do inconsciente – volume VIII das Obras completas –, no epílogo do texto Considerações teóricas sobre a natureza do psíquico ,

Temas como os segredos, por exemplo, que permeiam as relações familiares, são frequentemente apresentados e sabemos que comprometem a dinâmica familiar assim como,

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Possibilidade de Diversificação de Produção da empresa Usina A&amp;E, produtora

Nesse contexto, a ancestralidade genômica, determinada pela análise de marcadores genéticos, fornece a estimativa da ancestralidade genética dos indivíduos, refletindo o

Ao criar no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás uma área específica para este fim, posteriormente a corporação já estaria com a estrutura preparada para

As plantas ge- radas pelo cruzamento entre elas (cruzamento I da imagem acima) possuíam um alelo para semente de cor verde e outro alelo para semente de cor amarela. Ele chamou

Trabalho de fundamental importância e de leitura obrigatória para a compreensão entre a descrição quantitativa da relação entre ocupação e resposta.. Sutherland,