• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI. CURSO: Ciências Econômicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI. CURSO: Ciências Econômicas"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CURSO: Ciências Econômicas

INDIVIDUAL – PTI

ENCOMENDE CONOSCO ESTE PORTFÓLIO

WHATSAPP (91)988309316

E-mail: portfoliouniversitario@gmail.com

https://www.flashuniversitario.com.br/

(2)

Curso: Ciências Econômicas Semestre: 5º e 6º

Disciplinas: • Teoria Microeconômica: Mercados

• Teoria Macroeconômica

• Teoria do Crescimento Econômico • Formação Econômica do Brasil

• Teorias do Desenvolvimento Econômico Professores • Clévia Israel Faria França

• Renato José da Silva • Magno Rogério Gomes

Competências: • Conhecer os fundamentos microeconômicos direcionado ao funcionamento do mercado. • Abordar as variáveis macroeconômicas e sua importância

das decisões econômicas.

• Conhecer teorias importantes, por meio das quais é possível diferenciar e compreender crescimento e desenvolvimento econômico.

• Refletir sobre a formação do pensamento desenvolvimentista na economia brasileira.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes habilidades:

• Leitura e compreensão de textos econômicos. • Elaboração de estudos no âmbito econômico.

• Predição da estrutura e conjuntura atual da economia. Objetivos da

Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem.

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

• Promover o estudo dirigido a distância.

Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.

(3)

Prezado aluno (a)

Seja bem-vindo (a) a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Possibilidade de Diversificação de Produção da empresa Usina A&E, produtora e distribuidora de açúcar, localizada no estado de São Paulo.” Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 

• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos.

• O trabalho deverá ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

• É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;

• Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);

• A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).

1. Leitura e interpretação da SGA

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação da consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético da empresa Usina A&E, produtora e distribuidora de açúcar, localizada no estado de São Paulo.

(4)

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Para compreender a temática dessa atividade, leia os trechos extraídos de dois artigos, apresentados a seguir:

Texto 01

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, respondendo por aproximadamente 20,3% da produção e 48,0% do comércio mundial do produto. Com relação ao etanol, o Brasil é o segundo maior produtor global, porém, os Estados Unidos são o maior produtor, consumidor e exportador de etanol do mundo. A produção de etanol nos Estados Unidos tem crescido mais rapidamente que no Brasil que tem importado cada vez mais etanol de milho americano.

A produção de cana-de-açúcar, etanol e açúcar no Brasil está concentrada no Sudeste do País, o Nordeste possui apenas 10% da área cultivada, responde por 7% da cana-de-açúcar, 8% do açúcar e 5% do etanol produzidos no País. O setor produtivo de açúcar e etanol do Nordeste se recupera lentamente da última crise climática e mercadológica, persistem graves problemas, como a baixa produtividade e dificuldades financeiras das unidades produtivas. O preço internacional do açúcar recuou na última safra, entretanto, os sucessivos aumentos no preço da gasolina no mercado interno impulsionaram a produção de etanol em todo o País.

Fonte: VIDAL, M. F. Desempenho Recente do Setor Sucroalcooleiro Nordestino. Caderno Setorial

Etene. no 4; Nº 67; Fevereiro; 2019. Disponível em: <

https://bnb.gov.br/documents/80223/4804489/67_2019_Sucroalcoleiro.pdf/96e8cb46-d9b3-7925-

dd69-2c1247db2526#:~:text=A%20produ%C3%A7%C3%A3o%20mundial%20de%20etanol,a%C3%A7%C3 %BAcar%20(OECD%2C%202016).%20Acesso%20em%2030.jun.2021>

(5)

Texto 02

A produção de álcool tem tido vários incrementos e grande possibilidade de se manter forte e dinâmica por vários anos. Há vários fatores que influenciam esse dinamismo no setor, entre eles temos: a demanda crescente interna (automóveis biocombustíveis) e externa (Protocolo de Kyoto4 e preços do petróleo), bem como, uma aceitação internacional por combustíveis renováveis. O Brasil saiu na frente nesta corrida, sendo apontado como modelo a ser seguido.

A grande necessidade de diminuir a dependência em relação ao petróleo devido aos seus preços em constante elevação, a preocupação com o meio ambiente (protocolo de kyoto) e a crescente demanda por carros flex tem colocado o etanol - uma energia totalmente renovável - em papel de destaque, como fonte alternativa de energia. A demanda e a oferta por este biocombustível são crescentes nos últimos anos e com grande possibilidade de se manter forte e dinâmica por vários anos. Neste contexto, o estudo teve como objetivo analisar quais as variáveis que afetaram a oferta e a demanda de etanol no Brasil, no período de 1995 a 2006.

O Brasil dispõe de um “combustível verde”, renovável e neutro a poluições, uma externalidade positiva do setor, com grande tendência de expansão da oferta e da demanda, por possuir condições necessárias para esse crescimento. Tem mostrado para o mundo que é capaz de atender às necessidades de uma população preocupada com o meio ambiente e com a dependência do petróleo, pois possui terra abundante, clima e tecnologia para isso, o que o qualifica com uma vantagem comparativa em relação à maioria dos países.

Fonte: OLIVEIRA, M.P; ALENCAR, J.R; SOUZA, G.S. Energia Renovável: Uma análise sobre oferta e demanda de etanol no Brasil. XLVI Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Rio Branco – Acre, 20 a 23 de julho de 2008. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/92268/1/Junia.pdf>

(6)

SITUAÇÃO-PROBLEMA

Diversificação da produção da empresa Usina A&E

Neste contexto está Usina A&E que produz e comercializa açúcar refinado. Sediada em uma área central no estado de São Paulo, em uma região propícia para o cultivo de cana, a Usina A&E vende o açúcar para as redes de hipermercados do estado. O Sr. Matheus Fernandes é o sócio fundador da empresa, sendo também o diretor executivo dos negócios. Atualmente, Matheus Fernandes e sua equipe estão desenvolvendo um novo plano estratégico e levantaram a possibilidade de investir na diversificação dos negócios.

Ao analisar o setor sucroalcooleiro, a diretoria constatou que o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, sendo o maior produtor mundial de açúcar, e o segundo maior produtor de etanol do planeta. O setor sucroenergético tem uma demanda crescente, incentivada pela disseminação dos carros flex, e pela cultura de preservação ambiental trazida por um combustível mais “limpo”. Desse modo, a possibilidade analisada pelos gestores, é a expansão dos negócios com vistas na produção e comercialização de etanol. A usina possui amplo espaço disponível, e os investimentos seriam para a modernização da planta produtiva e aquisição de máquinas e equipamentos para a produção do etanol. Neste sentido, os diretores contratarão uma consultoria independente para a elaboração e análise macroeconômica, mercadológica, qualitativa e quantitativa no tocante a diversificação dos negócios da empresa. Neste relatório é importante ressaltar para os técnicos algumas particularidades, no que se refere, às características das estruturas de mercado do setor de sucroalcooleiro, sendo:

• Produto é homogêneo;

• Preços são determinados pelo mercado, ou seja, os agentes são tomadores de preços; • Grande número de Usinas sucroenergéticas na região sudeste do Brasil.

Desse modo, você deverá auxiliar a empresa de consultoria contratada da Usina A&E na elaboração do relatório a seguir:

(7)

TAREFAS

Analisando a situação acima e os questionamentos abaixo, você deverá realizar as atividades a seguir para que coloque em prática os conhecimentos interdisciplinares adquiridos.

O conjunto das respostas a seguir deverá resultar no texto que será entregue na forma da sua PTI. Fique atento às regras descritas neste mesmo documento no item NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL.

Passo 01:

Motivados pelo projeto de diversificação da produção, os gestores, pretendem produzir um material a respeito da história da Usina A&E, no que se refere ao ciclo econômico da cana-de-açúcar no Brasil, considerando que, ciclos econômicos se referem a atividades econômicas em diferentes períodos, os quais são marcados por produtos que foram propulsores da economia como o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão do café e da borracha.

Portanto, concluíram que o ciclo da cana-de-açúcar foi o segundo dos ciclos econômicos do Brasil sendo que, a cana-de-açúcar era o principal produto de aquecimento na economia da colônia portuguesa. Compreenderam que a emergência desse ciclo no território brasileiro estava diretamente ligada à valorização do açúcar no mercado europeu. Sendo importante ressaltar que as técnicas de plantio da cana já eram dominadas pelos portugueses, que cultivavam o produto em outras colônias. No entanto, para elaboração do material a respeito da história da Usina A&E, querem saber quais os motivos para a crise do ciclo econômico do açúcar no Brasil?

Você deverá realizar a pesquisa desses motivos e apresentar aos gestores da Usina.

Passo 02:

Conforme as informações evidenciadas no texto, você deverá apresentar um relatório destacando quais as principais estruturas de mercado existentes, bem como suas características e em qual estrutura a empresa Usina A&E está inserida.

(8)

Passo 03:

Para avaliar a possibilidade de diversificação dos negócios, a consultoria contratada pela Usina A&E, decidiu realizar um estudo do cenário macroeconomia brasileiro a fim de identificar possíveis cenários quanto as políticas macroeconômicas adotadas pelo governo, que impactam diretamente o crescimento econômico brasileiro. Sabe-se que o governo atua principalmente na economia por meio das políticas monetárias e fiscais. Assim, os gestores projetam dois possíveis cenários para os próximos anos:

Cenário I: A expectativa do mercado para os próximos anos, é que o governo realize políticas monetárias e fiscais expansionistas para estimular o crescimento econômico. Desse modo, espera-se que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique redução da taxa de juros (SELIC), e o governo aumente seus gastos públicos e reduza tributos. Cenário II: A expectativa do mercado, para os próximos anos, é que a inflação fique em patamares mais elevadas e o governo precise reduzir seu déficit público. Assim, espera-se que o governo realize políticas monetárias e fiscais contracionistas. Desse modo, espera-se que a autoridade monetária (COPOM – Comitê de Política Monetária), pratique aumentos da taxa de juros (SELIC), e o governo reduza seus gastos públicos e aumente tributos.

Nesse contexto, pede-se:

A) Elabore um relatório descrevendo os impactos das políticas monetárias e fiscais adotadas em ambos os cenários, sobre as variáveis econômicas a seguir:

* Demanda Agregada (DA); * Oferta Agregada (OA); * Juros de mercado (J); * Investimentos (I); * Consumo (C); * Produto (Y);

B) Elabore um parecer descrevendo os possíveis impactos que os cenários macroeconômicos I e II podem ter sobre o projeto de diversificação dos negócios da Usina A&E.

(9)

Passo 04:

O estudo do crescimento econômico é de suma importância para a decisão de expansão ou implementação de um negócio, portanto é necessário analisar a taxa de crescimento econômico que pode determinar o sucesso ou fracasso da expansão da Usina A&E.

De acordo com a teoria do crescimento econômico apresentada por Robert Solow, utilize as informações da Tabela 01 e encontre o estado estacionário da renda por trabalhador (y*) e capital por trabalhador (k*) para o Brasil para os próximos dois anos:

Para a resolução, considere as fórmulas a seguir:

1 1 * ( ) s k d n g  −   =  + +    1 * ( ) s d n g y   −    + +   = 

Tabela 1 - Dados para o Brasil 2022 e 2023

Variáveis 2022 2023

Taxa de progresso tecnológico 10% 8%

Taxa de poupança 40% 60%

Taxa de crescimento populacional 4% 6%

Taxa de depreciação 5% 5%

Coeficiente alfa 0,6 0,6

(10)

Passo 05:

Diversos estudos apontam os impactos positivos para o crescimento e desenvolvimento econômico do país, advindo da expansão do setor sucroenergético. Sabe-se que a redução da desigualdade social e a melhoria da qualidade de vida da população são objetivos fundamentais de qualquer política econômica. Criado em 1975, o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) alterou profundamente a matriz energética do Brasil e o aumento da produção de etanol ajudou a melhorar os indicadores sociais dos trabalhadores direta e indiretamente envolvido.

Sabendo disso, Matheus Fernandes e a equipe de consultoria que o assessora, buscam avaliar quais os impactos sociais que Usina A&E pode levar aos moradores da região com a expansão da produção do etanol. Desse modo, descreva quais os possíveis impactos econômicos e sociais que a nova unidade produtiva pode gerar na região instalada, nos seguintes indicadores:

• Emprego • Renda

• Produto Interno Bruto (PIB) • Escolaridade

• Índice de Gini (IG)

• Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Para auxiliar na sua resposta, consulte os seguintes artigos:

Estudos reforçam ganhos econômicos, sociais e ambientais do etanol de cana. Disponível em:<

https://www.novacana.com/n/etanol/meio-ambiente/estudos-ganhos-economicos-sociais-ambientais-etanol-030614> Acesso em Julho de 2021.

Indicadores sociais: As boas-novas da cana-de-açúcar. Disponível em: < https://www.novacana.com/n/cana/trabalhadores/indicadores-sociais-boas-novas-cana-de-acucar-190116> Acesso em Julho de 2021.

(11)

ORIENTAÇÕES

Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT:

1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.

2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.

3. Sumário

4. Título: Título do trabalho.

5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).

6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc. Cada Atividade será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada, como exemplo:

a. 2.1 – Passo 1 b. 2.2 – Passo 2

7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.

8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.

9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento, etc.

(12)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir:

a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”;

b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens;

c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato .DOCX ou .DOC (Word ou editor de textos);

d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente;

e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;

f) O trabalho será realizado individualmente;

g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor a distância;

h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei

(Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico;

i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu tutor à distância;

(13)

j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOCX ou .DOC; k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem

e correção das atividades em seu AVA.

Lembre-se: seu tutor à distância está à disposição na sala do tutor ou por meio do sistema de mensagens para lhe atender em suas dúvidas e repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário.  

(14)

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância:

Critério Significado Valor/peso

Coerência, clareza e coesão

A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo

No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara.

50%

Riqueza de argumentação

As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.

20% Conclusão Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem

repetições ou redundâncias. 10% Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e

estrutura solicitada. 10%

Um ótimo trabalho! Equipe de professores

(15)

REFERÊNCIAS

DALPIAZ, Renata Machado Garcia; PEREIRA, Leandro Ramos; MALASSISE, Regina Lúcia Sanches. Teorias do crescimento econômico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. FERNANDES, Carlândia Brito Santos. Teoria macroeconômica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional. S.A., 2016.

LEITE, Ademir Cavalheiro. Formação Econômica do Brasil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

LEITE, Ademir Cavalheiro. Teorias do desenvolvimento econômico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.

MONTINI, Alexander Luis. Teoria Microeconômica: mercados. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

Referências

Documentos relacionados

a) A unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma igreja Francesa (nacional). c) A submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios

A função da interface é promover a conexão entre os usuários e os instrumentos disponíveis de forma amigável, e esta também é a proposta do Laboratório Remoto de Qualidade da

Em 1940 o país possuía a seguinte composição: Território do Acre, estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas,

grande Captura Ordem Piciformes Família Picidae Dryocopus lineatus Pica-pau-de- banda-branca Captura Ordem Passeriformes Família Pipridae Lepidothrix nattereri Uirapuru de

As plantas ge- radas pelo cruzamento entre elas (cruzamento I da imagem acima) possuíam um alelo para semente de cor verde e outro alelo para semente de cor amarela. Ele chamou

As mangueiras do Corpo de Bombeiros Militar estão sujeitas as condições agressivas durante as ocorrências, recomendando uma maior frequência de inspeção de acordo com a NBR

Trabalho de fundamental importância e de leitura obrigatória para a compreensão entre a descrição quantitativa da relação entre ocupação e resposta.. Sutherland,

De forma análoga, em A dinâmica do inconsciente – volume VIII das Obras completas –, no epílogo do texto Considerações teóricas sobre a natureza do psíquico ,