• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA PREÂMBULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA PREÂMBULO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA

PREÂMBULO

A São Paulo Parcerias S.A. (“SP Parcerias ou SPP” – CONTRATANTE), sociedade de economia mista com criação autorizada pela Lei Municipal nº 14.517/07 e inscrita no CNPJ/MF sob o nº 11.702.587/0001-05, instalada no Condomínio Edifício Conde de Prates, à Rua Líbero Badaró nº 293 – 09º andar, conjuntos 9A e 9D, São Paulo/SP, possui em torno de 50 (cinquenta) colaboradores que executam, diariamente, as atividades relacionadas à sua finalidade empresarial, quase que integralmente, utilizando-se de recursos de informática e rede.

Diante disso, precisa contratar serviços continuados de: caixa postal eletrônica (com o endereço da Companhia); armazenamento on-line em nuvem; suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana; comunicação de dados via internet; segurança, gestão e monitoramento de infraestrutura em nuvem, bem como 2 (dois) links de comunicação de fibra ótica locais para acesso à internet, o que passa a fazer por meio deste Termo de Referência.

É importante ressaltar que todos os serviços deverão ser implantados pela empresa CONTRATADA, que terá o prazo de até 30 dias úteis, contados da contratação, para fornecer os equipamentos devidamente instalados, realizar as configurações conforme as especificações constantes neste Termo de Referência e de acordo com as características da SPP. Sendo a CONTRATADA, ainda, responsável pela disponibilização e configuração de uma rede privada de comunicação e conexão à rede mundial de computadores (Internet).

Ainda, face às características das atividades da empresa, é indispensável que o serviço contratado proveja escalabilidade, gerenciamento, performance, confiabilidade, continuidade e segurança no acesso e utilização das aplicações e serviços.

(2)

Neste projeto estão descritos todos os elementos essenciais fixados na Lei Federal nº 8.666/1993 e na Lei Federal nº 13.303/2016, dispostos de forma a subsidiar as empresas interessadas a preparar sua documentação e propostas técnica e comercial.

Assim, por meio deste Termo de Referência, a Superintendência de Gestão e Estratégia da SP Parcerias apresenta uma proposta dos processos de contratação dos serviços que são objeto deste projeto.

OBJETO DA CONTRATAÇÃO 1. Do Objeto

1.1. Contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços especializados em hospedagem, gerenciamento e suporte a servidor web, servidor de dados e de aplicação, servidor de autenticação, serviço de correio eletrônico e firewall, de forma dedicada e disponibilizada por meio de infraestrutura física segura e eficiente.

2. JUSTIFICAVA DA CONTRATAÇÃO 2.1. Disposições Gerais:

2.1.1. A SP Parcerias possui, atualmente, contrato de sustentação de TIC firmado com a PRODAM S/A, cuja data fim está próxima. Este contrato, oferece uma rede estruturada com mais de 80 pontos de dados, com servidor local de autenticação (próprio), servidor de dados e e-mail na sede da PRODAM, link de dados 8 MBPS, com redundância.

2.2. A presente contratação tem por objetivo propiciar a adequação dos serviços de sustentação, comunicação e administração de infraestrutura de TIC à realidade da SPP, em virtude das características peculiares da empresa face o pacote de prestação padrão da PRODAM. E ainda busca atender ao planejamento estratégico da SPP, que contempla o atendimento ao Desafio Estratégico Institucional de promover infraestrutura e recursos materiais, tecnológicos e de serviços adequados.

(3)

3. DO DETALHAMENTO TÉCNICO DA SOLUÇÃO:

3.1. Solução Servidor Dedicado em Cloud Computing, que contemple a disponibilização no Datacenter em Cloud Computing de máquina virtual com os sistemas operacionais, banco de dados, redes, armazenamento, backups dos dados e da máquina virtual, serviços de domínio, gerenciamento, comunicação, segurança, monitoramento e demais insumos necessários para o processamento dos sistemas da companhia.

3.2. Será vedada a subcontratação para a execução total ou parcial do objeto deste contrato, excepcionadas as subcontratações para serviços de link e softwares específicos.

3.3. As especificações mínimas do Servidor Dedicado deverão conter processador Intel® Xeon® E3-1270 de 3,8 GHz, cache de 32 Mb, 4 núcleos/8 segmentos turbo (80 W); 02 x 2TB, 7.2K, RPM, SATA, 6Gbps, 3.5in Hot-plug Hard Drive; 02 x UDIMM DDR4 de 16 GB (1 x 16 GB) e 2400 MT/s, ECC (32 GBRAM); 01 x RAID 1, H330/H730 para SAS/SATA; 01 LOM On-Board de 1 GBE Dual Port (LOM BCM5720 GbE).

3.3.1. O armazenamento dos arquivos em rede deverá ter a capacidade de 2 (dois) Terabit.

3.3.1.1. O backup do conteúdo armazenado em rede deverá ser realizado diariamente.

3.3.1.2. A CONTRATADA deverá entregar, semanalmente, à CONTRATANTE mídia física com o backup realizado.

3.3.2. O Active Directory (AD) deverá ser preferencialmente, próprio.

3.3.3. O serviço deverá contemplar a disponibilização no Datacenter em Cloud Computing de máquinas virtuais com os sistemas operacionais, banco de dados, redes, armazenamento, backups dos dados e das máquinas virtuais, serviços de domínio, gerenciamento, comunicação, segurança, monitoramento e demais insumos necessários para o processamento dos sistemas da CONTRATANTE.

(4)

3.3.4. Todos os equipamentos, softwares, infraestrutura e sustentação, necessários à implementação da solução proposta, serão de inteira responsabilidade da CONTRATADA, que deverá realizar de forma continuada as tarefas e rotinas que garantam o pleno funcionamento de toda a infraestrutura, de forma integral e ininterrupta, ou seja, "24x7x365" (vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano), no ambiente de Cloud Computing, mantendo em pleno funcionamento todo o objeto da contratação.

3.3.5. Toda estrutura do ambiente de Cloud Computing deverá ter capacidade de responder ao SLA de pelo menos 99,95% de disponibilidade.

3.3.6. A CONTRATADA deverá gerenciar, monitorar, sustentar e operar, de forma proativa, todos os recursos disponibilizados para a CONTRATANTE, de forma a garantir o correto funcionamento de todas as funcionalidades especificadas neste Termo de Referência, em regime 24x7 (24 horas por dia, 7 dias por semana).

3.3.7. A CONTRATADA deverá fornecer infraestrutura baseada em Datacenter, em conformidade com as exigências mínimas para a prestação do serviço, incluindo: mão-de-obra, recursos computacionais, equipamentos, cabos, fios, conectores, acessórios, componentes, estrutura de rede de fibra óptica e metálica e montagem das VLANs, servidores virtuais, estrutura de backup, acesso à Internet, e qualquer outro insumo necessário para prestar os serviços detalhados nesse documento.

3.3.8. A solução deverá ser escalável, de forma a permitir aumentar ou diminuir os recursos na infraestrutura de Cloud Computing da CONTRATADA, a fim de absorver as demandas já existentes, bem como as novas demandas.

3.3.9. Os serviços de Cloud Computing a serem prestados deverão ser baseados em infraestrutura de Datacenter, que deverá manter compatibilidade com padrões internacionais e com os requisitos abaixo descritos, durante toda a vigência do contrato. Toda a infraestrutura de

(5)

Datacenter que irá hospedar os dados da CONTRATANTE deve estar sediada no Brasil e possuir capacidade de alta disponibilidade.

3.3.10. O Datacenter em Cloud Computing deverá atender às seguintes conformidades e certificações: 3.3.10.1. ISO 27001; 3.3.10.2. ISO 27017; 3.3.10.3. ISO 27018; 3.3.10.4. SOC 1 Type 2; 3.3.10.5. SOC 2 Type 2; 3.3.10.6. SOC 3 Type 2;

3.3.10.7. CSA STAR Attestation; 3.3.10.8. CSA STAR Certification; 3.3.10.9. CSA STAR Self-Assessment;

3.3.11. Computação em nuvem através de máquinas virtuais no modelo IaaS (Infrastructure as a Service - Infraestrutura como um Serviço).

3.3.11.1. As máquinas virtuais deverão possibilitar a utilização de sistemas operacionais Windows.

3.3.11.2. A disponibilidade das máquinas virtuais deverá responder ao SLA de, pelo menos, 99,95%, calculados mensalmente.

3.3.11.3. As máquinas virtuais deverão ser compatíveis com o formato padrão de virtualização VHD (Virtual Hard Disk), sem a necessidade de uso de ferramentas de conversão, permitindo flexibilidade de uso do mesmo arquivo de máquina virtual em ambiente de nuvem e ambiente on-premise (local).

3.3.11.4. A Plataforma deverá prover mecanismos de monitoração de métricas das máquinas virtuais, tais como: quantidade de acessos, erros, utilização de CPU, leitura e escrita em disco, porcentagem de disponibilidade do serviço.

3.3.11.5. A Plataforma deverá prover mecanismos de alertas baseados no gerenciamento de métricas. Caso uma métrica (uso de disco,

(6)

processamento, rede, etc.) exceda a um certo valor, um alerta deverá ser gerado e um e-mail enviado para usuários definidos.

3.3.11.6. Deverá viabilizar a possibilidade de implementar características de escalabilidade horizontal (novos servidores) e vertical (aumento de recursos do mesmo servidor), flexibilidade de configuração de memória, processador e disco, inclusive com disponibilização de discos SSD. 3.3.12. A Plataforma deverá prover serviço de implantação de Websites.

3.3.12.1. Deverá ser possível configurar a execução do Website em instâncias de processamento compartilhadas ou reservadas.

3.3.12.2. A plataforma deverá suportar websites escritos nas tecnologias ASP, .NET, PHP e Node.js.

3.3.12.2.1. O Serviço deverá prover templates de websites das mais utilizadas plataformas de conteúdo do mercado: Wordpress, Umbraco, Joomla!, Drupal e DotNetNuke.

3.3.12.2.2. Os Websites deverão poder ser atualizados através de FTP (File Transfer Protocol) ou configuração de controle de versão de código fonte.

3.3.12.2.3. Deverá ser possível configurar domínio personalizado do website.

3.3.12.2.4. Deverá ser possível utilizar protocolo Secure Sockets Layer (SSL) para criptografia do tráfego dos dados do Website. 3.3.13. A Plataforma deverá prover mecanismos de alertas baseados no

gerenciamento de métricas. Caso uma métrica exceda a um certo valor, um alerta deverá ser gerado e um e-mail enviado para usuários definidos. 3.4. A Plataforma deverá prover mecanismos de configuração de escala automática

(para cima ou para baixo), sendo possível que instâncias de processamento sejam adicionadas ou removidas automaticamente, baseado no valor de métrica de processamento de CPU.

3.4.1. Solução de backup em nuvem (Storage): 2 TD - Backup deverá ser em rede ou Datacenter diferentes do local da instalação do Servidor Dedicado.

(7)

3.4.2. O Backup do servidor hospedado no Data Center, em mídias armazenadas em local seguro, diferente do local do Servidor Dedicado, deverá ter proteção contra: roubo, furto, acesso não autorizado e incêndio. 3.5. O Sistema Operacional definido será Windows Server Datacenter.

3.6. Solução de Correio Eletrônico Corporativo (e-mail), estimada em até 80 contas, compostas, basicamente, de computadores servidores, softwares, filtros de conteúdo e da respectiva capacidade de armazenamento, backup e comunicação de dados.

3.6.1. Serviços de acesso à solução integrada de colaboração e comunicação corporativa baseada em nuvem, incluindo suporte técnico, compreendendo:

3.6.1.1. Correio eletrônico (e-mail);

3.6.1.2. Contatos e grupos de distribuição; 3.6.1.3. Calendário;

3.6.1.4. Comunicação instantânea; 3.6.1.5. Videoconferência;

3.6.1.6. Criação e publicação de portais/sites; 3.6.1.7. Disponibilização e transmissão de vídeos; 3.6.1.8. Armazenamento de arquivos;

3.6.1.9. Suporte do armazenamento de arquivos de documentos nos padrões Microsoft Office e BR Office/LibreOffice;

3.6.1.10. Deverá ser transferido da atual plataforma de correio eletrônico para a nova plataforma, incluindo as mensagens armazenadas, contatos, agendas, calendários e pastas particulares;

3.6.1.11. Cada usuário deverá poder armazenar até 20GB neste serviço; 3.6.1.12. Deverá assegurar ao usuário a possibilidade de recuperação das

mensagens apagadas pelo período mínimo de 30 dias.

3.6.1.13. Deverá verificar as mensagens e os anexos em tempo real, com programas de antivírus, antispam, antiphishing, antispyware e

(8)

antimalware atualizados, antes da entrega e do envio das mensagens eletrônicas;

3.6.1.14. Deverá possuir calendário para agendamento de eventos pessoais (compromissos, reuniões, etc.) e permitir que os usuários compartilhem sua agenda (calendário) com outros usuários.

3.6.2. 01 (um) Link de Dados Fibra (internet) principal que deverá conter 20 Mbps com redundância via Rádio de 10 Mbps, sendo 06 IPs públicos e válidos, com os seguintes requisitos mínimos:

3.6.3. Banda 100% garantida;

3.6.4. Upload e download com banda simétrica; 3.6.5. Licença SCM pela Anatel e ASN pelo LACNIC;

3.6.6. Endereçamento próprio e múltiplas conectividades à Internet; 3.6.7. Ferramentas web de monitoramento de tráfego;

3.6.8. Infraestrutura conta com links redundantes nacionais e internacionais; 3.6.9. Configuração de BGP, caso haja necessidade técnica;

3.6.10. Alocação de 5 endereços(/29) IPv4 e mais uma rede /56 de IPv6, incluindo equipamentos para links de Radio e Fibra, para balanceamento e redundância de links (+1 operadora);

3.6.11. Banda Internet, de no mínimo 20Mb;

3.6.12. Firewall U IP-Dedicado + Gerenciamento de Hosting + Total Firewall Dedicado + VPN Firewall Dedicado.

3.7. Contratação de 01 (um) link secundário de Internet de Banda Larga, com Firewall UTM, do tipo ADSL ou Fibra para configuração de wi-fi internet.

3.7.1. Configuração na solução de firewall para uso dos links como acesso secundário de internet.

3.8. Suporte técnico de configuração de firewall, com administração interna da São Paulo Parcerias.

3.9. Shared Relay – por endereço IP – visando à proteção do servidor de e-mails contra spams. Toda a infraestrutura contratada deverá ser mantida em nuvem (não haverá servidor local).

(9)

3.9.1. A CONTRATADA deverá manter na sede da CONTRATANTE, firewall ou concentrador VPN para realização de conexão com a Internet e para balanceamento dos links.

3.9.2. Servidores virtuais deverão ser utilizados em nuvem. 3.10. Da Transição Contratual:

3.10.1. Após a assinatura do contrato, haverá um período de adaptação dos procedimentos e rotinas entre a SPP, a empresa prestadora de serviços detentora do antigo contrato e a nova CONTRATADA para que a execução, a gestão e a fiscalização do contrato ocorram plena e satisfatoriamente. 3.10.2. Durante o período de adaptação, que durará 90 (noventa) dias, as

partes, em comum acordo, deverão estabelecer, acertar, ajustar e calibrar todos os procedimentos, rotinas e padrões para o fiel e pleno cumprimento do contrato.

3.10.3. O contrato com vigência atual somente será encerrado após realização de todas as atividades de transição contratual observando, no que couber: 3.10.3.1. A adequação dos recursos materiais e humanos necessários à

continuidade do serviço;

3.10.3.2. A transferência final de conhecimentos sobre a execução e a manutenção do serviço;

3.10.3.3. A devolução dos equipamentos, eventualmente cedidos, espaço físico, dentre outros; e

3.10.3.4. Outras providências que se apliquem.

3.11. A CONTRATADA deverá disponibilizar à CONTRATANTE ferramentas de monitoramento, em tempo real, dos serviços prestados (velocidade de conexão, capacidade de armazenamento disponível, etc.).

3.11.1. A ferramenta disponibilizada para o monitoramento dos serviços prestados deverá:

3.11.1.1. Monitorar o desempenho do servidor, permitindo, inclusive, reiniciar o serviço automaticamente caso o banco de dados apresente alguma falha;

(10)

3.11.1.2. Gerar gráficos e relatórios diários, semanais, mensais e anuais de performance do sistema, com informações sobre memória, espaço em disco, uso de CPU, entre outras;

3.11.1.3. Monitorar serviços de rede.

4. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 4.1 É responsabilidade da CONTRATADA:

4.1.1 Administrar os recursos relacionados ao acesso aos dados contido no servidor, tais como administração de contas de acesso, criação de pastas, gerência de usuários e privilégios de acesso aos dados bem como a manutenção da segurança física e lógica destas informações, garantindo e resguardando os direitos autorais do material lá contido para a CONTRATANTE;

4.1.2 Instalar, configurar e dar suporte aos bancos de dados SQL e ao funcionamento do sistema operacional do servidor de forma pró-ativa durante o processo de hospedagem do servidore e reativa na gerência; 4.1.3 Manter O backup e a imagem (ISO ou outro formato) do o servidor de

forma a efetuar o restore em caso de necessidade;

4.1.4 Manter um serviço de suporte via e-mail e sistema de Helpdesk – via sistema web com relatório e com resposta a cada solicitação, num prazo máximo de 4 (quatro) horas, contado do recebimento da mensagem; e telefónico, em sistema de 24 horas/07 dias por semana, com resposta num prazo não superior a 12 (doze) horas, contado do chamado;

4.1.4.1 Para o descumprimento do item 4.1.4, será aplicada multa de 2% + 0,5% sobre o valor do contrato para cada incidente fora da SLA por dia, e por dia de atraso na solução.

4.1.5 Prestar os seguintes serviços relacionados à hospedagem do servidor: 4.1.5.1 Disponibilizar, proteger, configurar e gerenciar servidores IIS

(Internet Information Server); disponibilizar as estatísticas de acesso ao Portal da SPP;

(11)

4.1.5.2 Disponibilizar e manter solução integrada de segurança para o servidor hospedado do ponto de vista físico e do ponto de vista lógico; 4.1.5.3 Solucionar e dar suporte a problemas relacionados ao correto

funcionamento do servidor e disponibilidade dos dados lá contidos; 4.1.5.4 Dar suporte para servidor de ambiente Windows e também Linux

caso seja necessário;

4.1.5.5 Dar suporte para banco de dados: SQL Server (Windows) e similar (Linux), para instalação do banco, caso seja necessário, rotinas de backup e restore.

4.1.6 Correio Eletrônico – Exchange:

4.1.6.1 Disponibilizar, configurar e manter até 80 (oitenta) contas de correio eletrônico para acesso via servidor POP/SMTP/IMAP/ActiveSync e webmail;

4.1.6.2 Fazer bloqueios de Spam e de arquivos maliciosos e outros definidos;

4.1.6.3 A CONTRATADA se responsabilizará pela integridade das informações contidas nas contas de email, principalmente quando ocorrer mudanças no servidor do correio eletrônico.

4.1.7 Em nenhuma hipótese poderá a CONTRATADA veicular publicidade acerca dos serviços prestados à CONTRATANTE, sem prévia autorização formal.

4.1.8 Manter, durante toda a execução dos serviços, as condições de habilitação e qualificação exigidas no processo licitatório e posteriores necessidades de mudanças tecnológicas que vierem a surgir e forem devidamente informadas.

4.1.9 Responder por quaisquer prejuízos que seus colaboradores ou prepostos causarem ao patrimônio da CONTRATANTE ou de terceiros, decorrentes de ação ou omissão, dolosa ou culposa, procedendo imediatamente aos reparos e/ou indenizações cabíveis e assumindo os ônus decorrentes.

(12)

4.1.10 Manter em dia todos os direitos pecuniários de seus colaboradores, tais como horas extras, adicionais noturnos, indenizações e outras vantagens, de forma que não sejam os trabalhos da CONTRATANTE prejudicados em função de reivindicações por parte dos colaboradores da CONTRATADA. 4.1.11 Assumir todas as despesas e ônus relativos ao pessoal e a quaisquer

outras derivadas ou conexas com o Contrato, ficando ainda, para todos os efeitos legais, inexistente qualquer vínculo empregatício entre seus colaboradores e/ou prepostos e a CONTRATANTE;

4.1.12 Indenizar todos os custos e despesas financeiras, que porventura venham a ser suportados pela CONTRATANTE, por força de sentença judicial que aponte a existência de vínculo empregatício entre seus colaboradores e/ou prepostos e a CONTRATANTE;

4.1.13 Assegurar, nos casos de desastres naturais, acidentes, falhas de equipamentos, falhas de segurança, perda de serviços e ações intencionais, que por ventura possam ocorrer em seu ambiente, a continuidade da prestação dos serviços, por meio da execução de ações de contingência, visando à recuperação das operações a tempo de não causar paralisação dos serviços prestados à CONTRATANTE.

4.1.14 Aceitar, por parte da CONTRATANTE, em todos os aspectos, a fiscalização do objeto executado.

4.1.15 Permitir amplo acompanhamento da prestação dos serviços contratados pelos Gestores do Contrato indicados pela CONTRATANTE.

4.1.16 Cumprir, durante a execução do Contrato, as leis federais, estaduais e municipais vigentes ou que entrarem em vigor, sendo a única responsável pelas infrações cometidas, convencionando-se desde já, que a CONTRATANTE poderá descontar de qualquer crédito da CONTRATADA a importância correspondente a eventuais pagamentos desta natureza que venha efetuar por imposição legal.

(13)

5.1 Fornecer à CONTRATADA todo tipo de informação interna essencial à realização dos serviços, atentando ao quesito de segurança e sigilo de dados.

5.2 Atestar, por intermédio dos Gestores do Contrato, o cumprimento de todas as obrigações necessárias à consecução do objeto por parte da CONTRATADA, com vistas à efetivação do pagamento.

5.3 Alterar, quando conveniente, os Gestores designados para gerência do contrato, mediante comunicação formal.

6. DA QUALIDADE DO SERVIÇO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

6.1 Quando não forem atingidos os níveis de serviço exigidos, a CONTRATANTE aplicará reduções no pagamento (multas), de forma a retratar que a qualidade dos serviços recebidos não foi de acordo com a qualidade exigida em contrato.

6.2 As multas serão calculadas e aplicadas:

6.2.1 Sobre o valor do faturamento do mês referente ao serviço a ser apenado; 6.2.2 Essas multas não excederão a 20% (vinte por cento) do valor total do

faturamento do mês.

6.3 A aplicação das multas definidas neste Termo de Referência não exclui a aplicação das demais sanções e penalidades cabíveis.

6.4 As reduções de pagamento (multas) decorrentes do descumprimento de Acordos de Nível de Serviço – SLA não são interpretadas como penalidades, e sim como adequações pelo não atendimento das metas estabelecidas.

6.5 A CONTRATADA só poderá faturar os serviços executados após o fechamento dos relatórios de serviços do mês.

6.6 A degradação reiterada dos níveis de serviços estabelecidos neste Termo de Referência poderá constituir infração e justificar a rescisão contratual, conforme estabelecido no inciso VIII do artigo 78 da Lei Federal nº 8.666.

7. DAS PENALIDADES 7.1 Definições gerais:

(14)

7.1.1 Sem prejuízo das demais sanções e penalidades cabíveis, a CONTRATADA ficará sujeita, ainda, à aplicação das penalidades descritas abaixo, devidamente amparadas pelos artigos 86 e 87 da Lei Federal nº 8.666/93. 7.1.2 A aplicação das sanções será previamente comunicada por escrito à

CONTRATADA, que poderá usufruir do seu direito de resposta e ampla defesa.

7.1.3 As sanções administrativas previstas no Contrato e neste Termo de Referência são independentes entre si, podendo ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis, garantido o contraditório e a ampla defesa (§2º do artigo 87, da Lei Federal nº 8.666/93).

7.2 Sanções em espécie:

7.2.1 Advertência – por descumprimento de qualquer obrigação para a qual não haja penalidade específica. Na reincidência será aplicada multa de 0,5% (meio por cento) sobre o valor total do Contrato;

7.2.2 Multas – aplicadas com o seguinte valor absoluto:

7.2.2.1 25% (vinte e cinco por cento) do valor do Contrato, em caso de inexecução da obrigação assumida, aplicada tanto tendo a execução sido iniciada ou na recusa de se iniciar;

7.2.2.2 15% (quinze por cento) do valor do Contrato, em caso de inexecução parcial da obrigação assumida;

7.2.3 Multas – aplicadas sobre o valor total do Contrato nos seguintes percentuais:

7.2.3.1 0,1% (um décimo por cento), por dia de atraso no início da execução do contrato. No caso de o atraso perdurar por prazo superior a 10 dias úteis, o contrato poderá ser rescindido, com base no artigo 86 da Lei Federal nº 8.666/93, independentemente das demais sanções cabíveis;

(15)

7.2.3.2 15% (quinze por cento) do valor restante do Contrato no caso de rescisão contratual em razão de baixa qualidade dos serviços prestados.

8. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

8.1 A Proponente deverá apresentar documentação comprobatória que permita avaliar a sua habilitação técnica para prestação dos serviços objeto do presente Termo de Referência, compreendendo:

8.1.1 Datacenter próprio – um ou mais; 8.1.2 Registos SCM (homologação ANATEL);

8.1.3 Centro de Gerenciamento de Redes 24 HORAS x 07 DIAS SEMANA x 365 DIAS ANO – NOC (Com equipes disponíveis) – NOC – Network Operation Center Sistema de abertura de chamados e incidentes (site, atendimento inteligente) Central de atendimento de eventos com 0800/4003 e acompanhamento interno para manutenções e serviços;

8.1.4 Sistema de monitoramento remoto (para clientes - MRTG/ZABIX/CACTI) Central de Suporte ao Cliente (24x7x365), CCC (Customer Care Center Datacenters) devem ser interligados através de fibras óticas com dupla abordagem, com interconexões e troca com os principais backbones de Internet do Brasil;

8.1.5 Sistema de ouvidoria/ombudsman para atendimento de clientes em momentos de crise;

8.1.6 Planos de DRP (disaster recovery planning) para redundâncias ou contingenciamento total ou parcial de serviços.

8.2 Apresentação de no mínimo 02 (dois) atestado de desempenho anterior, obrigatoriamente pertinente e compatível com o objeto, isto é serviços continuados de computação em nuvem; infraestrutura de hardware e software; hospedagem; armazenamento; processamento; comunicação de dados; segurança e gestão e monitoramento de infraestrutura em nuvem, expedido por entidade pública, filantrópica ou privada, usuária dos serviços em questão, comprovando a sua execução.

8.3 Não serão aceitos atestados emitidos por empresas ou entidades que prestem os serviços objeto da licitação. O atestado deverá conter o ano de início e término da execução dos serviços, caso já tenha sido finalizada, além das seguintes informações: a) nome, CNPJ e

(16)

endereço completo do emitente da certidão; b) nome da empresa que prestou o serviço ao emitente; c) data de emissão do atestado ou da certidão.

9. CONDIÇÕES GERAIS

9.1 Todos os equipamentos, software, infraestrutura e sustentação, necessários à implementação da solução proposta, são de inteira responsabilidade da CONTRATADA, que deverá realizar, de forma continuada, tarefas e rotinas que garantam o pleno funcionamento de toda a infraestrutura, de forma integral e ininterrupta, ou seja, "24x7x365" (vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano), nas dependências da CONTRATANTE, mantendo em pleno funcionamento todo objeto da contratação. 9.2 A CONTRATADA deverá fornecer infraestrutura própria ou de um provedor de

computação em nuvem, os quais deverão manter compatibilidade com padrões internacionais, e deverão atender, durante toda vigência do contrato, todos os requisitos. As instalações físicas e recursos de infraestrutura que suportem o ambiente crítico de serviço deverão atender, no mínimo, às características aqui definidas de estrutura física, instalações físicas, energia elétrica, climatização, proteção contra incêndio, segurança física, infraestrutura de acesso à internet dos Datacenter e segurança lógica.

9.3 A CONTRATADA ou seu provedor deverá oferecer os serviços baseados em um Datacenter em território brasileiro, sendo que instâncias de backup de servidores (snapshots) e de backup de armazenamento (storage), para recuperação de possíveis panes, também deverão ser disponibilizados em outro Datacenter em território brasileiro.

9.4 Serão considerados inclusos nos preços ofertados: mão de obra, recursos computacionais, equipamentos, cabos, fios, conectores, acessórios, componentes, estrutura de rede de fibra óptica e metálica e montagem das VLANs, servidores virtuais, estrutura de backup, acesso à internet, e qualquer outro insumo necessário para prestar os serviços detalhados neste documento.

(17)

9.5 Qualquer solução de computação em nuvem poderá ser utilizada, desde que seja mantida compatibilidade com os requisitos técnicos descritos neste documento e que também garanta que:

9.5.1 O processo de migração não poderá trazer prejuízos técnicos que possam comprometer a estabilidade, o desempenho, a qualidade, a disponibilidade e a confiabilidade das aplicações existente;

9.5.2 Todos os relatórios técnicos e ferramentas de gestão devem ser disponibilizados a partir da ativação dos recursos computacionais na infraestrutura de computação em nuvem da solução ofertada pela CONTRATADA.

9.6 Os preços deverão ser apresentados no modelo de planilha de composição de custos abaixo:

(18)
(19)

SERVIÇO DE DATACENTER, CLOUD COMPUTING, LINK DE DADOS, BANDA DE INTERNET, HOSPEDAGEM E

SERVIDOR E-MAILS.

NOME DA EMPRESA Nº CNPJ

Descrição Quantidade Estimada Preço Unitário Preço Mensal Preço Anual

Servidor Cloud - Servidor em Nuvem (dados e hospedagem) - Unidade

Windows Standard 1core (CLOUD) Licenças Storage Cloud - Servidor em Nuvem - Terabyte

Firewall Virtual DIRECT ONE (Servidor Cloud) - de 1 a 80 usuários

SUBTOTAL Especificações mínimas do Servidor Dedicado: processador Intel® Xeon® E3-1270 de 3,8 GHz, cache de 32 M, 4 núcleos/8 segmentos turbo (80 W); 02 x 2TB, 7.2K, RPM, SATA, 6Gbps, 3.5in Hot-plug Hard Drive; 02 x UDIMM DDR4 de 16 GB (1 x 16 GB) e 2400 MT/s, ECC (32 GBRAM); 01 x RAID 1, H330/H730 para SAS/SATA; 01 LOM On-Board de 1 GBE Dual Port (LOM BCM5720 GbE). Windows Server Datacenter - Licenças

Storage Servidor Dedicado - Datacenter - Gigabites

Firewall Virtual DIRECT ONE (DATA CENTER) de 1 a 100 usuários

Link de Dados de Fibra de 20 Mbps com redundância envia Rádio de 10 Mbps, sendo 06 IPs públicos e válidos, com os seguintes requisitos mínimos: a) Banda 100% garantida; b) Upload e download com banda simétrica; c) Licença SCM pela Anatel e ASN pelo LACNIC; d) Endereçamento próprio e múltiplas conectividades à Internet; e) Ferramentas web de monitoramento de tráfego; f) Infraestrutura conta com links redundantes nacionais e internacionais; g) Configuração de BGP, caso haja necessidade técnica; h) Alocação de 5 endereços(/29) IPv4 e mais uma rede /56 de IPv6, incluindo equipamentos para links de Radio e Fibra, para balanceamento e redundância de links (+1 operadora); i) Banda Internet, de no mínimo 20Mb; j) Firewall U IP-Dedicado + Gerenciamento de Hosting + Total Firewall Dedicado + VPN Firewall Dedicado;

Banda internet no Backbone em Datacenter em MB Equipamentos para links de Radio e Fibra para balanceamento e redundância de links (+1 operadora) Solução de Firewall no Local da Companhia para proteção e balanceamento

SUBTOTAL Contas Corporativas de e-mail Exchange Basic Sal ou

(20)

SERVIÇO DE DATACENTER, CLOUD COMPUTING, LINK DE DADOS, BANDA DE INTERNET, HOSPEDAGEM E

SERVIDOR E-MAILS.

NOME DA EMPRESA Nº CNPJ

Descrição Quantidade Estimada Preço Unitário Preço Mensal Preço Anual

Acesso de Usuários de Suporte AD -Windows Remote Desktop - Licenças

SUBTOTAL Instalação e Ativação dos sistemas, links e todos os outros serviços e sistemas para atendimento dos serviços acima referidos.

SUBTOTAL TOTAL GLOBAL .

Referências

Documentos relacionados

13.1. O acompanhamento e a fiscalização da execução do contrato consistem na verificação da conformidade da prestação dos serviços, dos materiais, técnicas e

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

p N'utilisez que les tensions indiquées pour faire fonctionner cet équipement et les produits associés.. Le non-respect de ces instructions provoquera la mort ou des

Analisando a metodologia de produção de materiais da FIAP, é possível verificar que existem processos mais complexos se comparados à proposta de Kilpatrick (1918), pois as

• Quando ligar o leitor de DVD, etc., às tomadas de entrada digital deste receptor, verifique a definição de áudio (as definições para a saída de áudio) do componente

É requisito indispensável para a colação de grau no Curso de Graduação em Fisioterapia da IES, a elaboração e entrega individual do Trabalho de Conclusão de Curso como parte

O objeto do presente instrumento é a contratação de serviços de VERSÃO DE TEXTOS DO IDIOMA PORTUGUÊS PARA O INGLÊS NAS GRANDES ÁREAS DE CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS

O regime de execução dos serviços a serem executados pela CONTRATADA, os materiais que serão empregados e a fiscalização pela CONTRATANTE são aqueles previstos no Termo