• Nenhum resultado encontrado

Levantamento do perfil do biomédico durante a graduação e no mercado de trabalho atual: projeto interdisciplinar de curso / Biomedical profile level during graduation and the current labour market: interdisciplinary course project

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Levantamento do perfil do biomédico durante a graduação e no mercado de trabalho atual: projeto interdisciplinar de curso / Biomedical profile level during graduation and the current labour market: interdisciplinary course project"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Levantamento do perfil do biomédico durante a graduação e no mercado de

trabalho atual: projeto interdisciplinar de curso

Biomedical profile level during graduation and the current labour market:

interdisciplinary course project

DOI:10.34117/bjdv6n8-460

Recebimento dos originais:08/07/2020 Aceitação para publicação: 21/08/2020

Andressa da Costa Moreira Aluna de Graduação em Biomedicina

Instituição de atuação atual: Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Endereço: Rua A, nº 105. Bairro: Odilon Resende CEP: 37412458. Três Corações - Minas Gerais. E-mail: andressa.moreira@alunos.unis.edu.br

Brenda Eduardo de Souza Aluna de Graduação em Biomedicina

Instituição de atuação atual: Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Endereço: Rua José Ferreira de Brito, 75 A - São Lucas

Varginha/MG Cep: 37022-583

E-mail: breda.souza1@alunos.unis.edu.br Emilay Valéria Paiva

Aluna de graduação em biomedicina

Instituição de atuação atual: Centro Universitário do Sul de Minas - Unis Endereço: Rua São Tiago, N° 52, Vila Viana. Três Corações/MG

E-mail: emilaypaiva@yahoo.com.br Thayana Dutra de Andrade Aluna de graduação em biomedicina Centro Universitário do Sul de Minas

Endereço:Rua Tiradentes, 431, Centro - Varginha, MG - 37002-200 E-mail:thayana.andrade@alunos.unis.edu.br

Maisa Martins da Cruz Aluna de graduação em biomedicina Centro universitário do Sul de Minas (UNIS)

Endereço:Rua das violetas N 302, Belvedere- Boa Esperanças- MG E-mail:Maisa.cruz@alunos.unis.edu.br

Dinah Mileo Santoro Aluna de graduação em biomedicina

Instituição de atuação atual: Unis

Endereço :Rua Dr Garção Stockler 243 centro. Lambari E-mail: dinah.santoro@alunos.unis.edu.br

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Letícia Oliveira Severino

Aluno de graduação em biomedicina Instituição de atuação atual: Unis

Endereço :Rua Augusto Foresti, 1413, Jardim Sion. Varginha E-mail: Leticia.severino@alunos.unis.edu.br

Priscila Moraes Henrique Paiva Doutora

Instituição de atuação atual: UNIS- Varginha

Endereço :Francisco de Souza Pinto, 330 - Parque São José - Varginha- MG E-mail: prihenrique@yahoo.com.br

RESUMO

Em 1966 surgiu o curso de biomedicina, que é uma área voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com a finalidade de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos. O presente estudo apresenta um levantamento do perfil do biomédico durante a graduação e no mercado de trabalho atual, a partir de um questionário via google forms respondido por 529 biomédicos de diversas regiões do Brasil. Essa pesquisa foi realizada por alunos do primeiro e segundo períodos do curso de Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas, como projeto interdisciplinar de curso (PIC) no primeiro semestre de 2019. Além dos resultados obtidos pelo levantamento, conseguiu-se alcançar outros objetivos que incluíram o despertar da consciência de sua responsabilidade como futuro profissional da saúde, compreensão das habilidades e competências que devem adquirir durante a graduação para conquista do mercado de trabalho, conhecimento das diversas opções de campos de atuação e as áreas mais concorridas e iniciar-se no processo de Iniciação científica, mediante à pesquisa de campo, análise, exposição e discussão dos resultados encontrados.

Palavras-chave: Biomedicina, Áreas de atuação, Mercado de Trabalho, Projeto Interdisciplinar de curso

ABSTRACT

In 1966, the course on biomedicine was created, which is an area focused on research on human diseases, their environmental and eco-epidemiological factors, in order to understand the causes, effects, mechanisms and develop and/or improve diagnoses and treatments. This study presents a survey of the profile of the biomedicine during graduation and in the current labor market, from a questionnaire via google forms answered by 529 biomedicine researchers from various regions of Brazil. This survey was conducted by students from the first and second periods of the Biomedicine course at the University Center of Sul de Minas, as an interdisciplinary course project (PIC) in the first semester of 2019. In addition to the results obtained by the survey, other objectives were achieved that included awakening awareness of their responsibility as future health professionals, understanding the skills and competencies they must acquire during graduation to conquer the job market, knowledge of the various options of fields of action and the areas most sought after, and getting started in the process of Scientific Initiation through field research, analysis, exposure and discussion of the results found.

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761 1 INTRODUÇÃO

No Brasil, o curso de Biomedicina foi criado com o intuito de formar biomédicos para atuarem como docentes nas disciplinas básicas das escolas de medicina e odontologia e para auxiliarem em pesquisas científicas. Foi fundado pela UNIFESP primeiramente com o nome de Ciências Biológicas - modalidade médica e somente em 11 de setembro de 1979 que a graduação em biomedicina foi regulamentada (CRBM-3).

As diretrizes curriculares nacionais do profissional biomédico têm como objetivo definir os princípios, fundamentos, condições e procedimentos para a formação no curso de biomedicina (CNE 02/2003). O biomédico tanto pode, como deve atuar em todos os níveis de atenção à saúde em áreas como, por exemplo, análises clínicas. O profissional deve deter habilidades de atenção a saúde, tomada de decisões, reconhecimento da saúde como direito de todos, exercer sua profissão de acordo com o contexto social, realizar e interpretar laudos, gerenciar pesquisas e laboratórios e ter raciocínio dinâmico e espirito crítico para melhor atender a população (CNE 02/2003).

Hoje, as opções de atuação do Biomédico é bastante ampla, oferecendo ao profissional a possibilidade de formação em 35 habilitações, desde que tenha a qualificação adequada e esteja devidamente inscrito no respectivo CRBM (Conselhos regionais de Biomedicina), todas reconhecidas pelo CFBM (Conselho Federal de Biomedicina): Análises Clínicas, Biofísica, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Banco de Sangue, Virologia, Fisiologia, Fisiologia Geral, Fisiologia Humana, Saúde Pública, Radiologia, Imagenologia (excluindo interpretação), Análises Bromatológicas, Microbiologia de Alimentos, Histologia Humana, Patologia, Citologia Oncótica, Análise Ambiental, Acupuntura, Genética, Embriologia, Reprodução Humana, Biologia Molecular, Farmacologia, Psicobiologia, Informática de Saúde, Histotecnologia Clinica/Anatomia Patológica, Toxicologia, Perfusão Extracorpórea, Sanitarista, Auditoria e Biomedicina Estética. Para atuar nestas áreas é necessário que o profissional tenha a qualificação adequada e esteja devidamente inscrito no CRBM de sua região (CFBM).

Os alunos ao ingressarem no curso apresentam muita ansiedade e dúvidas a respeito da profissão, dessa maneira essa pesquisa teve como finalidade auxiliar os mesmos a entender as diversas áreas que o biomédico que poderá atuar, o perfil do graduando em biomedicina e da profissão formado. Auxiliando no processo de adaptação ao curso, nas perspectivas e motivação. Além, de introduzi-los na pesquisa científica mediante à pesquisa de campo, análise, exposição e discussão dos resultados encontrados.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761 2 MATERIAL E MÉTODOS:

Foram entrevistados 529 biomédicos graduados em diversas universidades do Brasil que responderam a um questionário online (google forms) enviados por e-mail e grupos sociais. Os dados coletados foram adicionados em planilha do Excel para análise e confecção de gráficos e tabelas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 PERFIL DOS BIOMÉDICOS ENTREVISTADOS E DADOS REFERENTES À GRADUAÇÃO

A maioria dos entrevistados pertenciam ao sexo feminino (63%), com média de idade de 27,2 anos, sendo que 54% tinham entre 20 a 25 anos (figura 1a), 35,3 % eram recém-formados e 46,1% formados entre 1 a 5 anos (FIGURA 1b).

O último levantamento publicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) em 2019 relativo ao ano de 2018 também relata a prevalência do sexo feminino entre os estudantes de graduação, inclusive de Biomedicina, no qual a prevalência é de 78% do sexo feminino (INEP, 2017).

Figura 1- (a) Faixa etária dos biomédicos entrevistados; (b) Tempo de formados

FONTE: OS AUTORES

Em relação a graduação, 92,4% dos entrevistados cursaram a biomedicina em uma instituição privada. No Brasil, em cursos presenciais, há 2,4 alunos matriculados na rede privada para cada aluno matriculado na rede pública. Existem atualmente 310 cursos de biomedicina, sendo 23 em instituições públicas e 287 privadas, concentradas principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia (INEP, 2017).

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Dos biomédicos entrevistados, 52,2% apresentavam idades entre 16 a 18 anos quando ingressaram curso, com média de 19,7 anos (Figura 2). Muito similar aos dados do INEP que apontam uma média de idade do ingresso 19 anos e concluintes com média de 23 anos.

Figura 2- Faixa etária em que os entrevistados ingressaram no curso de Biomedicina

FONTE: OS AUTORES

A tabela 1 apresenta os dados referentes à graduação com hábito e materiais de estudo, presença de dependências, tempo de curso, realização de estágios extracurriculares, iniciação científica e avaliação da satisfação

Tabela 1- Apresentação das respostas referentes ao hábito de estudo, e materiais de estudo, presença de dependências, tempo de curso, realização de estágios extracurriculares e iniciação científica e avaliação da satisfação

Todos os dias Finais de Semana Antes das provas total Hábito de estudo 285 (53,95%) 150 (28,4%) 94 (17,8%) 529 (100%) Material de

estudo

Slides fornecidos pelo professor

Livros Artigos Videoaulas

Sempre 282 (54,45%) 342 (64,5%) 198 (37,5%) 160 (30,3%) Ás vezes 218 (41,3%) 176(33,4%) 290 (54,9%) 282 (53,4%) Nunca 28 (5,3%) 10 (1,9%) 40 (7,6%) 86 (16,3%) Total 528 (100%) 528 (100%) 528 (100%) 528 (100%) Presença de Dependências Sim Não 132 (25%) 396 (75%) Tempo de curso 4 anos >4 anos 412 (78,3%) 116 (22%) Estágio extracurricular Sim Não 195 (36,9%) 334 (63,1%) Iniciação Científica 307 (58%) 222(42%) Satisfação em relação ao curso

Boa ou muito boa regular ruim

478 (90,7%) 37 (7%) 12 (2,3%)

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761

3.2 LOCAL, ÁREA DE ATUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, REMUNERAÇÃO E SATISFAÇÃO REFERENTE À PROFISSÃO

Dos 529 biomédicos entrevistados 363 (68,3%) atualmente exercem alguma das áreas da Biomedicina, sobretudo nas análises Clínicas (Figura 3), e estão atuando nos diversos estados brasileiros, com exceção de Roraima, mas principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais (Figura 4), regiões onde se concentram grande número das faculdades de Biomedicina e grandes centros econômicos do país.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacional o perfil do egresso em Biomedicina apresenta formação generalista, sendo capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem. No entanto, o estágio curricular acontece nas análises clínicas, por esse motivo provavelmente ocorre uma maior atuação nessa área.

Figura 3- Prevalência das áreas da biomedicina exercidas pelos entrevistados

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 4- Mapa do Brasil com a prevalência dos entrevistados que atuam em cada estado e distrito federal

FONTE: OS AUTORES

Destes, 414 biomédicos (78,3%) realizaram pós-graduação, principalmente especialização, sobre a remuneração, aproximadamente 85% dos entrevistados que atuam na área ganham até R$4.000,0 (figura 5). Quando foram perguntados sobre a satisfação com a profissão, aproximadamente (77 %) responderam estar bem ou muito satisfeitos e 23% estarem pouco ou não satisfeitos. Sabe-se que a satisfação profissional é uma condição fundamental do trabalho, sendo compreendida como um indicativo de qualidade de vida (DORMANN, 2001).

Figura 5- Gráfico demonstrando a prevalência encontrada em relação a remuneração

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761 3 CONCLUSÃO

Esse trabalho gerou uma grande motivação para os novos ingressantes do curso, que a partir de então passarão ter conhecimento mais aprofundado sobre sua futura profissão, seus desafios e perspectivas, sobretudo sobre as habilidades e competências que precisarão adquirir para conquistar o mercado de trabalho.

REFERÊNCIAS

CAMARGO JR, Kenneth Rochel de. A biomedicina. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 15, p. 177-201, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICIA (CFBM - Brasil). Código de Ética da Profissão de Biomédico. Resolução Nº 198/11. Brasília, 2011. Disponível em <https://cfbm.gov.br/legislacao/codigo-de-etica-da-profissao-de-biomedico/>. Acesso em 08 de abril de 2019.

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA (CFBM – Brasil). Áreas de Atuação. Disponível em <https://cfbm.gov.br/area-de-atuacao/>. Acesso em 01 de maio de 2019.

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA 3ª REGIÃO (CRBM-3). Dia do Biomédico. Disponível em <http://www.crbm3.gov.br/dia-do-biomedico>. Aceso em 20 de abril de 2019. CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA 3ª REGIÃO (CRBM-3). Biomédico atua diretamente na saúde pública. Disponível em < http://www.crbm3.gov.br/biomedicina-atua-diretamente-na-saude-publica>. Acesso em 01 de abril de 2019.

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA 1ª REGIÃO (CRBM-1). Departamento de Fiscalização do CRBM-1. Disponível em <https://crbm1.gov.br/departamento-de-fiscalizacao-crbm-1a-regiao/>. Acesso em 17 de abril de 2019.

DORMANN, Christian; ZAPF, Dieter. Job satisfaction: A meta‐analysis of stabilities. Journal of Organizational Behavior: The International Journal of Industrial, Occupational and Organizational Psychology and Behavior, v. 22, n. 5, p. 483-504, 2001.

GUIA DO ESTUDANTE, Redação, 2012. Biomedicina. Disponível em < https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/biomedicina/>. Acesso em 01 abril de 2019.

NORONHA, Beatriz Prado et al. Expansão do Curso de Biomedicina no Brasil entre os Anos de 1998-2014. Rev. bras. ciênc. saúde, p. 363-370, 2018.

PADILHA, Aline dos Santos et al. ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DO CURSO DE BIOMEDICINA: DIFICULDADES, FACILIDADES E PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 60509-60517 aug. 2020. ISSN 2525-8761

FOLHA DE SÃO PAULO, Ranking Universitário. Biomedicina. Disponível em <http://m.ruf.folha.uol.com.br/2018/ranking-de-cursos/biomedicina/#topo>. Acesso em 01 maio de 2019.

CONELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA (CFBM – Brasil). Resolução Nº 78/02. Brasília, 2002. Disponível em <https://crbm1.gov.br/RESOLUCOES/Res_78de29abril2002.pdf>. Acesso em 17 de abril de 2019.

DA SILVA, Adriana Rosendo et al. O PAPEL DO BIOMÉDICO NA SAÚDE PÚBLICA. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 2, n. 4, 2014.

Imagem

Figura 1- (a) Faixa etária dos biomédicos entrevistados; (b) Tempo de formados
Figura 2- Faixa etária em que os entrevistados ingressaram no curso de Biomedicina
Figura 3- Prevalência das áreas da biomedicina exercidas pelos entrevistados
Figura 4- Mapa do Brasil com a prevalência dos entrevistados que atuam em cada estado e distrito federal

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários