• Nenhum resultado encontrado

3. (Enem PPL 2013) A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em s

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "3. (Enem PPL 2013) A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em s"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA

2ª LEI DE MENDEL E INTERAÇÕES GÊNICAS

1. (Fuvest 2012) Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho x planta anã/fruto amarelo. Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas. O número esperado de plantas com o fe n ó ti p o desejado pelo agricultor e as plantas que ele deve util i za r n o s próximos cruzamentos, para que os descendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com fru to s vermelhos), estão corretamente indicados em:

a) 16; plantas homozigóticas em relação às duas características.

b) 48; plantas homozigóticas em relação às duas características.

c) 48; plantas heterozigóticas em relação às duas características.

d) 60; plantas heterozigóticas em relação às duas características.

e) 60; plantas homozigóticas em relação às duas características.

2. (Mackenzie 2011) A fibrose cística e a miopia são causadas por genes autossômicos recessivos. Uma mulher míope e normal para fibrose cística casa-se com um homem normal para ambas as características, filho de pai míope. A primeira criança nascida foi uma menina de visão normal, mas com fibrose. A probabilidade de o casal ter outra menina normal para ambas as características é de

a) 3/8. b) 1/4. c) 3/16. d) 3/4. e) 1/8.

3. (Enem PPL 2013) A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva e a cor preta, dominante. Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qu a l foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fe n ó ti p o d o s indivíduos parentais?

a) 288 b) 162 c) 108 d) 72 e) 54

4. (Ufsc 2014) Em uma espécie de mamífero existe um par d e genes situados em cromossomos autossômicos não homólogos; cada um dos genes possui dois alelos com relação de dominância entre si. Foi cruzado um indivíduo duplo homozigoto dominante com um duplo homozigoto recessivo, obtendo-se a geração F1. Esta foi entrecruzada e obtiveram -se 352 descendentes.

Qual o número esperado destes descendentes que serão machos com o mesmo fenótipo de seus pais.

5. (Ufu 2009) Interações gênicas ocorrem quando dois ou mais pares de genes atuam sobre a mesma característica.

Entre as diversas raças de galinhas, é possível encontrar quatro tipos de cristas:

1. crista noz: é resultado da presença de, no mínimo, dois genes dominantes R e E.

2. crista rosa: é produzida pela interação de, no mínimo, u m R dominante com dois genes e recessivos.

3. crista ervilha: ocorre devido à interação de dois genes r recessivos com, no mínimo, um E dominante.

4. crista simples: ocorre quando o genótipo é birrecessivo, rree.

De acordo com essas informações, faça o que se pede. a) A partir do cruzamento de indivíduos de crista noz, ambos

duplos heterozigotos, qual é a probabilidade de originar aves de crista rosa?

b) Determine a proporção genotípica e fenotípica do cruzamento entre as aves com o genótipo RRee x RrEe.

6. (Unicamp 2013) Para determinada espécie de planta, a co r das pétalas e a textura das folhas são duas características monogênicas de grande interesse econômico, já que as plantas com pétalas vermelhas e folhas rugosas ati n g e m a l to valor comercial. Para evitar o surgimento de plantas com fenótipos indesejados nas plantações mantidas para fins comerciais, é importante que os padrões de herança dos fenótipos de interesse sejam conhecidos. A simples análise das frequências fenotípicas obtidas em cruzamentos controlados pode revelar tais padrões de herança. No caso e m questão, do cruzamento de duas linhagens puras (homozigotas), uma composta por plantas de pétalas vermelhas e folhas lisas (P1) e outra, por plantas de pétalas brancas e folhas rugosas (P2), foram obtidas 900 plantas. Cruzando as plantas de F1, foi obtida a geração F2, cujas frequências fenotípicas são apresentadas no quadro a seguir.

Cruzamento Descendentes

P1 x P2 900 plantas com pétalas vermelhas e folhas

lisas (F1)

F1 x F1

900 plantas com pétalas vermelhas e folhas lisas; 300 com pétalas vermelhas e folhas rugosas; 300 com pétalas brancas e folhas lisas; e 100 com pétalas brancas e folhas rugosas (F2)

a) Qual é o padrão de herança da cor vermelha da pétala? E qual é o padrão de herança do fenótipo rugoso das fo l h a s ? Justifique.

b) Qual é a proporção do genótipo duplo-heterozigoto (genótipo heterozigoto para os dois locos gênicos) em F2? Justifique.

7. (Mackenzie 2010)

Assinale a alternativa correta a respeito do heredograma acima.

a) O indivíduo 1 pode ser homozigoto para o albinismo. b) O casal 1X2 tem 50% de probabilidade de ter uma criança

destra e normal para o albinismo.

c) Um dos pais do indivíduo 4 é obrigatoriamente canhoto. d) Todos os filhos do casal 6X7 serão albinos.

e) Os indivíduos 1 e 8 têm obrigatoriamente o mesmo genótipo.

(2)

a) Qual o genótipo da fêmea mãe? Identifique e explique o ti p o de interação gênica observada entre os genes envolvidos. b) Quais são os genótipos do cão preto (pai) e do seu filhote

chocolate? Mostrar como chegou à resposta.

9. (Ufpb 2012) O aumento da população mundial tem provocado a busca por uma maior produção de alimentos. Dentre as estratégias utilizadas para aumentar a oferta de alimentos, o melhoramento animal, através de cruzamento direcionado, possibilita um ganho de produtividade nas gerações seguintes. Um pequeno pecuarista, de pos se desses conhecimentos, para melhorar seu rebanho com relação à produtividade de leite e ao aumento de porte físico dos animais, selecionou uma vaca de seu rebanho, que tinha po rte médio e produzia 15 litros de leite por dia, e cruzou com um touro de genótipo aaBb. Sabe-se que:

• Cada alelo Bcontribui com 10 litros de leite por dia e cada alelo bcom 5 litros;

• O genótipo aa define grande porte; Aa médio porte e AA, pequeno porte.

De acordo com essas informações, julgue os itens a seguir relativos aos possíveis resultados desses cruzamentos: ( ) A probabilidade de nascerem indivíduos com porte maior

e mais produtivos que a mãe é admissível

( ) A probabilidade de ocorrer diminuição na produção de leite da prole resultante do cruzamento é de pelo meno s 50%.

( ) A probabilidade de nascerem indivíduos de pequeno porte é de 50%.

( ) A probabilidade de nascer um indivíduo de fenótipo igu a l ao da mãe é de 25%.

( ) A probabilidade de nascerem indivíduos com fenótipo inferior ao da mãe é de 25%.

10. (Ufrgs 2011) As flores de uma determinada planta p o d e m ser brancas, vermelhas ou creme. A cor branca (ausência de deposição de pigmento) é condicionada por alelo recessivo (aa). O alelo A determina adeposição depigmento. Oalelo dominante B produz pigmento vermelho, enquanto seu recessivo, a cor creme. Cruzando-se plantas heterozigotas para os dois genes entre si, a probabilidade de obtermo s u m a planta branca é de

a) 3/16 b) 4/16 c) 7/16 d) 9/16 e) 12/16

11. (Uftm 2012) Cães labradores podem apresentar p e l a g em chocolate, dourada e preta. Essas cores de pelagem são condicionadas por dois pares de alelos. O alelo dominante B determina a produção de pigmento preto e o alelo rece s s i vo b determina a produção de pigmento chocolate. Outro gene, I, determina a deposição de pigmento, enquanto o seu alelo recessivo i atua como epistático sobre os genes B e b, determinando a pelagem dourada. Uma fêmea chocolate foi cruzada com um macho dourado e tiveram três filhotes, u m d e cada cor, como os da foto. O genótipo do macho dourado e o do filhote preto são, respectivamente,

a) Bbii e BbIi. b) bbii e BBIi. c) Bbii e BbII. d) bbii e bbIi. e) bbii e BbIi.

12. (Ufg 2014) Em uma dada espécie de abóbora, a in te ra çã o de dois pares de genes condiciona a variação fenotípica dos frutos. Frutos na forma discoide são resultantes da presença de dois genes dominantes. A forma esférica deve -se à presença de apenas um dos dois genes dominantes. Já a forma alongada é determinada pela interação dos d o i s g e n es recessivos. De acordo com as informações, o cruzamento entre uma abóbora esférica duplo homozigota com uma abóbora alongada resulta, na linhagem F1, em uma proporçã o fenotípica de:

a) 6/16 alongada. b) 8/16 esférica. c) 9/16 discoide. d) 16/16 alongada. e) 16/16 esférica.

13. (Enem PPL 2012) Após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel, vários experimentos buscaram testar a universalidade de suas leis. Suponha um desses experimentos, realizado em um mesmo ambiente, em que uma planta de linhagem pura com baixa estatura (0,6 m) foi cruzada com uma planta de linhagem pura de alta estatura (1,0 m). Na prole (F1 ) todas as plantas apresentaram estatura de 0,8 m. Porém, na F2 (F1 x F1) os pesquisadores encontraram os dados a seguir.

Altura da planta (em metros) Proporção da prole

1,0 63

0,9 245

0,8 375

0,7 255

0,6 62

Total 1000

Os pesquisadores chegaram à conclusão, a partir da observação da prole, que a altura nessa planta é uma característica que

a) não segue as leis de Mendel. b) não é herdada e, sim, ambiental. c) apresenta herança mitocondrial. d) é definida por mais de um gene.

e) é definida por um gene com vários alelos.

14. (Fgv 2012) Um criador de cães labradores cruzou macho s pretos com fêmeas de mesma cor e obteve filhotes pretos, chocolate (marrons) e dourados (amarelos). Trata-se de um caso de epistasia recessiva associada ao alelo e, que impede a deposição de pigmento no pelo, condicionando pe lagem dourada. O alelo E permite a pigmentação. A coloração preta é condicionada pelo alelo dominante B, e a chocolate, pelo seu alelo recessivo b. A proporção fenotípica esperada para cães pretos, chocolate e dourados, respectivamente, no cruzamento entre um macho preto, EeBb, e uma fêma dourada, eeBb , é

a) 3 : 1 : 4 b) 9 : 3 : 4 c) 3 : 4 : 1 d) 9 : 4 : 3 e) 4 : 1 : 3

15. (Ufu 2005) O peso dos frutos (fenótipos) de uma determinada espécie vegetal varia de 150g a 300g. Do cruzamento entre linhagens homozigóticas que produzem frutos de 150g, com linhagens homozigóticas que produzem frutos de 300g, obteve-se uma geração F1 que, autofecundada, originou 7 fenótipos diferentes.

Sabendo-se que o peso do fruto é um caso de herança quantitativa, reponda:

a) quantos pares de genes estão envolvidos na determ i na çã o do peso dos frutos desta espécie vegetal?

b) qual é o efeito aditivo de cada gene?

c) de acordo com o triângulo de Pascal, qual é a proporçã o d e cada classe fenotípica obtida em F2?

16. (Unicamp 2006) No ser humano, a ausência de p i g m e nto (albinismo: dd) e a cor da pele (cor branca: aabb; cor negra: AABB) são características autossômicas. Do casamento e n tre um homem e uma mulher negros, nasceu um men i no a l b i n o. Do casamento desse rapaz com uma mulher branca, nasceram dois filhos mulatos intermediários e uma filha albina. Com base nesses dados:

a) Indique os genótipos de todas as pessoas citadas n o te xto . (Use as notações indicadas no texto para identificar os alelos.) b) Se um dos des cendentes mulatos intermediários se casar com uma mulher branca albina, qual será a proporção esperada de filhos albinos?

(3)

GABARITO DE BIOLOGIA

2ª LEI DE MENDEL E INTERAÇÕES GÊNICAS

Resposta da questão 1: [E]

Alelos: A (alta) e a (anã)/ V (vermelha) e v (amarela). Pais: AAVV x aavv

F1: AaVv

F2: 9 (A_V_); 3 (a_vv); 3 (aaV_); 1 (aavv).

P (aaV_) =

3

x 320

60

16

.

As plantas aaVV sempre produzirão, por autofecundação, descendência anã com frutos vermelhos.

Resposta da questão 2: [C]

Alelos: m (miopia); M (visão normal); f (fibrose cística); F (normalidade).

Pais: mm Ff x Mm Ff

P ( M_F_) =

1 1 3

x

x

3

2 2 4

16

Resposta da questão 3:[B]

Alelos: V (asa normal) e v (asa vestigial) P (preta) e p (cinza)

Pais: VvPp  VvPp

Filhos:

9

16

V_P_ :

3

16

V_pp :

3

16

vvP_ :

1

16

ppvv

P (filhos V_P_ ) =

9

288

162

16

Resposta da questão 4:Alelos: A (dominante) e a (recessivo); B

(dominante) e b (recessivo)

Pais: AABB  aabb F1: AaBb

F1F1: AaBbAaBb

F2:

9

16

A_B_ :

3

16

A_bb:

3

16

aaB_ :

1

16

aabb

P(A_B_) =

9

16

352 = 198

P ( ) = 1 2

P ( A_B_) = 1 198 99 2  Resposta da questão 5:

a)

Pais : RrEe x RrEe

9

3

3

1

Filhos :

R _ E _ :

R _ ee :

rrE _ :

rree

16

16

16

16

3

P(R _ ee)

16

b) Pais: RRee x RrEe

Filhos:

RE Re rE re

Re RREe RRee RrEe Rree

Proporção genotípica: 1: 1: 1: 1. Proporção fenotípica: 1 noz: 1 rosa.

Resposta da questão 6:

a) A cor da flor é determinada por um alelo dominante por ocorrer em todos os descendentes da F1. O fenótipo rugoso é

determinado por alelo recessivo, uma vez que não ocorre na F1.

b) Alelos: B (vermelha) e b (branca); R (lisa) e r (rugosa) F1: BbRr x BbRr

F2: P(BbRr)= 1 1 1 25% 2 2 4 .

Resposta da questão 7: [D]

O heredograma mostra que os indivíduos 6 e 7 são albinos, portanto, deverão ter obrigatoriamente filhos albinos.

Resposta da questão 8:

a) A fêmea mãe tem o genótipo Bbee. Interação gênica é quando um ou mais genes, localizados ou não no mesmo cromossomo, agem conjuntamente na determinação de uma característica. A interação gênica observada entre os genes envolvidos na determinação da cor da pelagem de labradores é denominada

epistasia. Nesse tipo de interação, o gene “e” impede a expressão

dos alelos de outro par, ou seja, impede a deposição de pigmento na pelagem, fazendo com que o animal adquira uma coloração dourada. Como esse gene atua apenas se estiver em dose dupla (ee), trata-se de um caso de epistasia recessiva.

b) O cão preto (pai) tem o genótipo BbEe e o seu filhote chocolate tem o genótipo bbEe. Como o pai é preto, deve ter pelo menos um gene dominante de cada lócus (B_E_). Tendo um filho chocolate (bbE_), obrigatoriamente deve ter um gene recessivo b (BbE_). Como teve também quatro filhotes dourados (_ _ee), também deve ter obrigatoriamente um gene recessivo e, sendo seu genótipo, então, BbEe. O seu filhote chocolate, para ter essa cor deverá ter obrigatoriamente dois genes recessivos b e pelo menos um gene E dominante (bbE_). Como sua mãe é dourada (Bbee) ele deverá obrigatoriamente receber um gene recessivo e de sua mãe, ficando assim, com o genótipo bbEe.

Resposta da questão 9:V - F - F - V - F.

B 10 litros de leite b 5 litros de leite alelos

A pequeno porte a grande porte

          

Pais: AaBb x aaBb

AB Ab aB ab aB AaBB AaBb aaBB aaBb ab AaBb Aabb aaBb aabb

Filhos:

1/8 (12,5%) AaBB - médio porte/ 20 litros de leite; 1/4 (25%) AaBb - médio porte/ 15 litros de leite; 1/8 (12,5%) aaBB - grande porte/ 20 litros de leite; 1/4 (25%) aaBb - grande porte/ 15 litros de leite; 1/8 (12,5%) Aabb - médio porte/ 10 litros de leite; 1/8 (12,5%) aabb - grande porte/ 10 litros de leite;

Resposta da questão 10:[B]

Fenótipos Genótipos Branca aa_ _ Vermelha A_B_ Creme A_bb

Pais: AaBb x AaBb

Filhos:

9

16

A_B_;

3

16

A_bb;

3

16

aaB_;

1

16

aabb.

3

1

4

P aa _ _

16

16

16

Resposta da questão 11:[A]

(4)

Filhos: chocolate – bbIi preto – BbIi dourado – Bbii ou bbii

Resposta da questão 12: [E]

fenótipos genótipos discoide A_B_ esférica A_bb ou aaB_ alongada aabb

pais: AAbb x aabb gametas Ab ab

Filhos 100% Aabb (esféricas)

Resposta da questão 13: [D]

A ocorrência de cinco fenótipos, na proporção de 1:4:6:4:1, indica que a altura das plantas é uma característica métrica determinada por dois pares de genes aditivos, transmitidos mendelianamente, por segregação independente com ausência de dominância.

Resposta da questão 14:[A]

Pais: EeBb eeBb

Filhos:

EB Eb eB eb

eB EeBB EeBb eeBB eeBb

eb EeBb Eebb eeBb eebb

3 pretos (1EeBB e 2EeBb): 1 chocolate (Eebb): 4 dourados (1eeBB; 2eeBb e 1 eeBb).

Resposta da questão 15: a) 3 pares de genes.

b) 25g

c) 1:6:15:20:15:6:1

Resposta da questão 16: a) Genótipos

1. Homem negro: Dd AA BB 2. Mulher negra: Dd AA BB 3. Menino albino: dd AA BB 4. Mulher branca: Dd aa bb

5. Filhos mulatos intermediários: Dd Aa Bb 6. Filha albina: dd Aa Bb

b) 50%

(5)

Referências

Documentos relacionados

Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir

No dia 11 de novembro de 2018 pelo turno da manhã, os integrantes do Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas

O método basea-se na utilização de estratégias de usinagem pré-definidas, como ziguezague (usinagem paralela a uma direção) e offset (usinagem equidistante ao contorno), e determina

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

imii lorlc demais para ser influenciado por uma pessoa indecisa. Deu-lhe inil.i i sua atenção. Com sua personalidade vibrante, com sua càpacidade de i i.ii sempre no meio do

O presente estudo é uma contribuição para analisar o funcionamento e o papel das cooperativas agrícolas apoiados pela ADRA na província do Huambo, na promoção e no acesso

João Hilton Sayeg de Siqueira (PUC/SP - São Paulo/SP) José Eduardo dos Santos (UFSCar - São Carlos/SP) José Vladimir de Oliveira (URI - Campus de Erechim/RS) Luiz Mario