• Nenhum resultado encontrado

AS VERTENTES DO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SOCIEDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "AS VERTENTES DO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SOCIEDADE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

AS VERTENTES DO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SOCIEDADE

THE ASPECTS OF SEXUAL ABUSE OF CHILDREN AND ADOLESCENTS AND SOCIETY

¹Regilane Alves de Barros ²Glauce Barros Santos

RESUMO

INTRODUÇÃO: O abuso sexual é um acontecimento que abrange todas as camadas sociais, sendo que a violência empreendida contra a criança e adolescente transpira diversos aspectos, fazendo parte de uma conjuntura histórico-social maior de agressão que existe na sociedade. OBJETIVO: Explanar as diversas vertentes que envolvem o abuso sexual em crianças e adolescentes na sociedade METODOLOGIA Tratou-se de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de revisões bibliográficas RESULTADOS/DISCUSSÕES: o Abuso sexual é mais pesquisado na área da saúde, considerado um dos maiores problemas de saúde pública, pois cada vez mais aumenta o número de casos de abusos contra crianças e adolescentes, existindo uma certa deficiência quanto a condução dos casos. Por conta do abuso sexual muitas crianças ficam com implicações ou até acometidas por doenças físicas e psicológicas, que podem afetar a vítima, como também seus familiares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É importante o papel da família frente a esse contexto, pois é no âmbito familiar que as crianças e adolescentes devem encontrar apoio, sentir-se protegida e segura, haja vista que a família é o primeiro centro de referência e unidade que a criança conhece e vivencia, estes atos de abusos sexuais acometidos em crianças e adolescentes ferem os direitos da pessoa, fazendo-se necessário uma intervenção diante da situação como forma de assegurar os direitos feridos e acometidos nas vítimas. Diante da situação o profissional de assistente social é um profissional capacitado e habilitado para estar inserido nesse contexto na busca de lutar em prol dos direitos violados das crianças e adolescentes abusadas sexualmente.

Palavras-Chave: Abuso sexual, Criança e Adolescente.Família.Assistente Social.

ABSTRACT

INTRODUCTION: Sexual abuse is an event that covers all social strata, and violence against children and adolescents transpires several aspects, forming part of a greater historical-social conjuncture of aggression that exists in society. OBJECTIVE: To explain the various aspects that involve sexual abuse in children and adolescents in society METHODOLOGY This was an exploratory and descriptive research, using bibliographic reviews RESULTS / DISCUSSIONS: Sexual abuse is more researched in the health area, considered one of the major public health problems, as the number of

(2)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

cases of abuse against children and adolescents increases, and there is a certain deficiency in the conduct of cases. Because of sexual abuse, many children are affected or even affected by physical and psychological illnesses, which can affect the victim as well as their family members. FINAL CONSIDERATIONS: It is important the family's role in this context, since it is within the family that children and adolescents should find support, feel protected and safe, given that the family is the first center of reference and unity that the children know and live, these acts of sexual abuse affect children and adolescents that violate the rights of the person, making it necessary to intervene in the situation as a way to ensure the rights injured and affected in the victims. In the face of the situation, the social worker is a trained and qualified professional to be inserted in this context in the quest to fight for the violated rights of sexually abused children and adolescents.

Keywords: Sexual Abuse, Child and Adolescent. Family. Social Worker.

INTRODUÇÃO

O presente artigo trata-se das diversas vertentes que englobam o abuso sexual de crianças e adolescentes no meio social. Este tem como objetivo explanar as diversas vertentes que envolvem o abuso sexual em crianças e adolescentes na sociedade, O abuso sexual é um fenômeno que atinge todas as classes sociais, étnicas, religiosas e culturais, sendo muito complexo ele acaba se tornando assunto pouco comentado pela sociedade, podendo assim considerar uma problemática de saúde pública, podendo ocorrer de várias formas como: física, psicológica e sexual. Ocorre tanto no âmbito intrafamiliar como no extrafamiliar (DREZZET et al., 2001).

A criança e adolescente são usadas como satisfação sexual pelo agressor, podendo ocorrer tanto no sexo masculino como no feminino, sendo maior números de casos no sexo feminino, sendo que geralmente estes atos são cometidos por pessoas próximas a criança ou adolescente, ou que tenha algum vínculo familiar, observa-se que tem crescido cada vez mais esses números de abuso contra crianças e adolescentes (FLORENTINO, 2015).

O mesmo autor relata que o Abuso sexual é uma violência que tem apresentado repercussão coletiva e individual, é necessário que se caminhe em prol da solução, tornado essa temática em constante discussão, buscando minimizar o problema.

Dessa forma, o abuso sexual é um acontecimento que abrange todas as camadas sociais, sendo que a violência empreendida contra a criança e adolescente transpira diversos aspectos, fazendo parte de uma conjuntura histórico-social maior de agressão que existe na sociedade. Estudiosos relatam que sobreviventes de qualquer ato sexual constantemente reproduzem a série de vitimização, cometendo o abuso interjecional com seus filhos, deixando sequelas psicológicas ocasionadas pelo abuso sexual perdurando na história da criança e adolescente até a vida adulta.

(3)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

Percebe- se que a inviolabilidade do ajustamento física psíquica e moral da criança e do adolescente deve ser percebida como de ordem pública de importância coletivo entre Estado e Sociedade, preocupando-se com os sujeitos, observando-se os limites estabelecidos.

BREVE CONTEXTO HISTÓRICO EM RELAÇÃO AOS ATOS DE ABUSOS SEXUAIS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

No sentido de aprofundarmos nosso estudo sobre abuso sexual de criança e adolescentes e suas consequências no âmbito familiar, faz-necessário um breve estudo histórico sobre o abuso sexual, pois o mesmo se encontra presente em toda a história, tornando assim um problema universal e social, estudiosos apontam que no início do século já existia rumores de cenas e fatos sobre maus tratos e abusos em crianças e adolescentes.

Ariés (1981), aborda que as crianças sofriam abuso sexual desde o início do século, mas esse problema só teve relevância dentro da sociedade no século XVII, pois os homens da lei não acreditavam em seus relatos, dizendo que eram imaginativas e fictícias e que só queriam acabar com a imagem dos acusados para conseguirem algum benefício em troca.

As crianças e mulheres sempre foram consideradas como pessoas frágeis e indefesas de acordo com Bass e Thonton(1985)Antigamente através da lei talmúdica as crianças eram tratadas como mercadorias, podendo ser vendidas a partir dos três anos de idade. Esse fato nos remete que o abuso sexual em crianças e adolescentes já tiveram seus primeiros sinais no início da história, estes relatam que na lei talmúdica o ato sexual podia ser de maneira livre e sem nenhuma restrição.

De acordo com Andi (2002) os abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes iniciou-se a partir das relações de desigualdades de poder, no que tange a influencia em diversos aspectos quanto ao gênero, as classes sociais e diferenças de idade, vista na perspectiva histórica e cultural, que vem influenciando as diversas manifestações de casos de abusos sexuais.

Segundo Pereira (1975) o homem através dos tempos vem agindo com violência devido a uma necessidade biológica, pela luta do poder, na obtenção de status perante os colegas, onde os mesmos podem vencer, na busca pela presa, sendo movida por uma força interna e puramente instintiva.

De acordo com Nietzsche (1992) a pessoa do sexo feminino deve ser concebida como uma mercadoria, devendo esta ser guardada em quatro paredes e trancada, sendo

(4)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

esta designada apenas para servir, e que desta forma e somente dessa maneira seria uma mulher realizada. Dessa forma, percebemos que as mulheres eram tratadas apenas como instrumentos usados para reprodução, numa sociedade machista e patriarcal não tinham seus diretos exercidos. A presença marcante da falta de igualdade de direitos e a imposição da submissão do sexo feminino ao sexo masculino contribuía para os vários tipos de abusos, de diversas maneiras e em qualquer idade.

CONCEITUANDO O ABUSO SEXUAL

O abuso sexual é uma violência praticada através de abusos e explorações de crianças e adolescentes, ou até mesmo de adultos. Acontece de forma forçada e não desejada, por meio de ameaças, força, agressões, ou troca de favores por parte do autor. A maioria dos casos envolve crianças e adolescentes de ambos os sexos, sendo maior numero no sexo feminino, em idades não condizente para a pratica de tal ato.

Santos et.al(2004) caracteriza como abuso sexual como todo ato que a criança e adolescente é utilizada como forma de satisfazer pessoas mais velhas, utilizando-se da força e a submissão do poder. Os mesmos autores caracterizam sobre os abusos sexuais que acontece fora o ambiente familiar, descrevendo que quando essa situação acontece o abusador é uma pessoa próxima e convive no meio social junto à vítima, como também relata que pode acontecer um abuso sexual com pessoas totalmente desconhecidos da vítima, onde são encontrados em ambientes públicos.

Para Faiman (2004) o abuso sexual é toda relação entre pessoas onde o sexo é efetuado sem o aceite da vítima ou entre as pessoas relacionadas, aborda também que quando há casos de atos de violência a caraterização do abuso sexual fica evidente em virtude da presença dos fatos, onde há indicação do ato de força no intuito de paralisar a vítima para a efetivação do ato.

Percebemos então que o abuso sexual se caracteriza sempre como um ato violento sem o consentimento da vítima, aparecendo sinais ou não de violência física, sendo de o violentador pode se alguém próximo ou não da pessoa violentada, este age sempre como forma de submissão de poder e autoridade para uma satisfação de prazer.

POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS GERADAS PELO ABUSO SEXUAL

As consequências do abuso sexual de crianças e adolescentes no âmbito familiar são amplas e distintas nas vítimas. Este tipo de violência simula o desenvolvimento da vítima em várias feições como: emocional, comportamental, sexual, social, cogitando em enigmas na família e sociedade, afetando a sua qualidade de vida, como também trazendo consequências quanto a sua saúde mental.

De acordo com Ferreira (2002) O abuso sexual traz consequências a vítima, aparecendo algumas manifestações clínicas, que de certa forma esta tenta de toda forma

(5)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

esconder pois não tem coragem de se abrir e expor a situação a ninguém. Dessa forma faz necessário que um profissional qualificado e habilitado possa reconhecer estes sinais, para que assim consiga comprovar as suspeitas de abuso sexual. O mesmo autor relata que o abuso de crianças e adolescentes podem ocasionar consequências negativas em diversas ordens em períodos curtos, médios ou a longo prazo, como também, apresentar doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada.

De acordo com Zavascki (1991), as vítimas de abuso sexual podem apresentar consequências diversas como vontade de automutilar, se matar, fazer uso de medicamentos e drogas, ter uma predisposição a depressão, reclusão, como também mudanças de personalidade.

Segundo Salvagni et.al (2005) o abuso sexual é caracterizado como um caso de saúde pública, pois tem aumentado os números de casos de abusos sexuais em crianças e adolescentes, sem contar que há uma dificuldade quando a orientação e prevenção dos problemas envolvendo abusos sexuais entre a população infanto-juvenil.

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO APOIO A VÍTIMA DE ABUSO SEXUAL

Segundo Dessen e Braz (2005) a família tem responsabilidades e atribuições que irão influenciar no desenvolvimento dos sujeitos de maneira satisfatória ou não, quando estas influencias são negativas acabam gerando problemas futuros nas crianças, caso estas influencias são positivas ajudarão a criança, proporcionando estabilidade e apoio na superação das dificuldades encontradas ao longo da vida. Para Prata e Santos (2007) é a família que é responsável em garantir estabilidade emocional a criança, sendo que os alicerces plantados na família, influenciarão em decisões em sua vida futura.

A família exerce um papel importante no que concerne a vida da criança, pois é nessa instituição principal que a criança vai aprendendo e vivenciando suas emoções. Dessa forma a família deve sempre se preocupar de que forma esses vínculos estão sendo praticados e vivenciados internamente. Segundo Wagner et.al(1999) a qualidade de vida emocional e mental da criança pode sofrer influencias de maneiras contraditórias, de acordo com o que ela recebe e vivencia no ambiente familiar.

Nesse mesmo pensamento Castelss (2002) relata que se o sujeito tiver laços de trabalhos e relacionamentos de família e sociedade, estes estarão ligados a uma cadeia de proteção e integração social, diferentemente daqueles que não estiver imbuído nestes critérios, pois estes terão uma grande chance de estar em situações de vulnerabilidade, não fazendo parte dessa cadeia social e organizada.

Dessa a forma o apoio da família é de extrema importância frente a vítima acometida de abuso sexual, pois é nesta instituição família que ela encontrará abrigo e proteção, estabilidade emocional para superar as adversidades encontradas em sua vida.

A ATUAÇAO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOMETIDAS POR ABUSOS SEXUAIS

(6)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

A violência é representada como qualquer ato que venha a acontecer sem o consentimento da pessoa, como uma violação de seu direito, submetidas a qualquer reação de poder e submissão, transgredindo assim os princípios da dignidade humana. Estes atos de abusos sexuais acometidos em crianças e adolescentes ferem os direitos da pessoa, fazendo-se necessário uma intervenção diante da situação como forma de assegurar os direitos feridos e acometidos nas vítimas. Diante da situação o profissional de assistente social é um profissional capacitado e habilitado para estar inserido nesse contexto na busca de lutar em prol dos direitos violados das crianças e adolescentes abusadas sexualmente.

Segundo Nogueira e Mioto (2009), O profissional deve assumir um compromisso ético e responsável perante a vítima, quanto as suas atitudes e ações a serem desenvolvidas junto as pessoas vitimadas. Este profissional deve abrir um espaço de diálogo, escutando-o, sendo um canal de intervenção no que tange a atender as necessidades imediatas das vítimas, analisando e executando ações individualizadas, observando as peculiaridades de cada indivíduo.

De acordo com Lemos (2009) o profissional de assistente social surgiu para atender as necessidades imediatas surgidas a partir de uma sociedade capitalista, esta profissão veio para diminuir os conflitos que existiam entre as classes trabalhadoras, exploradas e marginalizadas, no sentido de assegurar os direitos dos mesmos, desenvolvendo ações de proteção as pessoas vitimadas em diversas situações.

Dessa forma, compreendemos que o profissional de serviço social atua em diversas situações, desenvolvendo seu trabalho junto as vítimas de abusos sexuais de maneira ética e responsável, atuando no sentido de escutar as crianças e adolescentes, amparando e estendendo a mão, para que assim possam tomar as medidas e ações necessárias para assegurar os seus direitos, como também tomar medidas de proteção para com as mesmas.

METODOLOGIA

Tratou-se de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se da técnica bibliográfica a partir dos seguintes elementos: Para o estudo deste artigo foi utilizado um levantamento bibliográfico através de publicações cientificas. A busca de estudo foi realizada a partir de um buscador “Google Acadêmico” e de uma base de dados, “Scielo” (Scientific Eletronic Library Online). Tendo como descritores: Abuso sexual, Criança e Adolescente.Família.Assistente Social. Foi abordada a expressão “AND” no cruzamento das palavras. Os critérios de inclusão foram os artigos publicados de maneira integral em português disponibilizados online.

(7)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

De acordo com Cervo e Silva (2006) a pesquisa exploratória tem como intuito apresentar informações sobre um determinado assunto. Segundo Barros e Lehfeld (2007) a pesquisa descritiva tem como intuito estudar, analisar registrar e interpretar os fatos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os artigos analisados revelaram que o Abuso sexual é mais pesquisado na área da saúde, considerado um dos maiores problemas de saúde pública, pois cada vez mais aumenta o número de casos de abusos contra crianças e adolescentes, existindo uma certa deficiência quanto a condução dos casos. O agressor se aproxima das vítimas usando a confiança, utilizando-se do carinho, amor e cuidado como forma de conquistar a parte mais frágil, para que assim possam usar a força e a submissão para legitimar o ato.

Por conta do abuso sexual muitas crianças ficam com implicações ou acometidas por doenças físicas e psicológicas, que podem afetar a vítima, como também seus familiares, dessa forma, faz necessário que o assistente social atue junto a essas crianças e adolescentes no sentido de prestar assistência as crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Abuso sexual contra crianças e adolescentes atingem todas as camadas sociais independentemente de cor, raça, etnias, estas são acometidas de atos de violência por parte de agressores que usam do poder e da força para a efetivação do ato. Estes casos de abusos sexuais em crianças e adolescentes vem a cada dia aumentando tornando –se assim uma questão social e de saúde pública.

É importante o papel da família frente a esse contexto, pois é no âmbito familiar que as crianças e adolescentes devem encontrar apoio, sentir-se protegida e segura, haja vista que a família é o primeiro centro de referência e unidade que a criança conhece e vivencia. A família exerce influência tanto positiva e negativa frente a essa problemática, se as vítimas encontram uma palavra amiga e relações de segurança conseguem sair da situação sem grandes traumas, diferentemente de crianças e adolescentes que não

(8)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

encontram esse apoio firmado na família, podendo esta carregar traumas ao longo de sua vida.

O Assistente social também contribui de forma positiva no que tange os problemas de abusos sexuais em crianças e adolescentes, este profissional desempenha atividades que vem assegurar os direitos das vítimas, ampliando as discussões e abrindo possibilidades de diálogos, servindo como uma ponte de articulação e integração entre vítimas, famílias e sociedade, buscando estratégias no sentido amenizar esse ciclo.

REFERÊNCIAS

ÀRIES, P. História social da infância e da família. (D. Flaksman, Trad.), Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BAPTISTA, Rosilene Santos, et al. Caracterização do abuso sexual em crianças e adolescentes notificado em um programa Sentinela, Acta Paul Enferm, 2008. acesso em 23 de setembro de 2017

BASS, Ellen; THORNTON, Louise (Org.). Nunca contei a ninguém. São Paulo, Harper & Row do Brasil, 1985.

BARROS, Aidil Jesus Paes; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: um guia para iniciação cientifica.3 ed.Editora Makron,2007

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002

CERVO, A.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson, 2006.

DESSEN, M. A.; BRAZ, M. P. As relações maritais e sua influência nas relações parentais: implicações para o desenvolvimento da criança. In M. A. DESSEN & A. L. COSTA JUNIOR (Orgs.), A ciência do desenvolvimento humano: Tendências atuais e perspectivas futuras (pp. 132-151). Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2005

FAIMAN, Carla Júlia Segre. Abuso sexual em família: a violência do incesto à luz da psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, p.102.

FERREIRA, Ana Lucia; O atendimento a crianças vítimas de abuso sexual: avaliação de um serviço público,2002.

FLORENTINO, Bruno Ricardo Bérgamo. As possíveis consequências do abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Fractal, Ver. Psicol, 2015.

(9)

¹Acadêmica do VI Bloco do Curso de Serviço Social da FAESF

²Docente da Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF-Mestranda em Ensino(UNIVATES)

LEMOS ,M. E. Módulo: Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social – Aula 1. Material didático do Curso de Graduação em Serviço Social da Anhanguera, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich, O Nascimento da Tragédia (tradução de J. Guinsburg); São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NOGUEIRA, V. M. R.; MIOTO, R. C. T. Desafios atuais do Sistema Único de Saúde – SUS e as exigências para os Assistentes Sociais. In: MOTA, A. E. M. et al (orgs.). Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho profissional. São Paulo: Cortez; Brasília<DF: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2009.

OLIVEIRA, Jacqueline Reiter de, et al. Violência sexual e concorrências em crianças e adolescentes: estudo das incidências ao longo de uma década, Rev. Ciencia & Saúde Coletiva, 2013.

PFEIFFER, Luci; SALVAGNI, Edila Pizzato. Visão atual do abuso sexual na infância e adolescência. Pedriat, 2005.

PEREIRA, José. Violência: uma análise do Homo brutalis, São Paulo: Alfa -Omega, 1975 PRATTA, E.M.M; SANTOS, M.A. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros Psicol. Estud. v.12 n.2 Maringá maio/ago. 2007.

SANTOS, Benedito Rodrigues dos; NEUMANN, Marcelo; IPPOLITO, Rita. Guia Escolar: métodos para identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 2. ed. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministério da Educação, 2004.

WAGNER, A.; RIBEIRO, L.S.; ARTECHE, A.X.; BORNHOLDT, E.A. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica v.12 n.1 Porto Alegre, 1999.

ZAVASCHI, Mari Lucrécia Scherer et al. Abuso sexual na infância: um desafio terapêutico. Revista de Psiquiatria, São Paulo, n° 13, p. 136-145, set/dez. 1991

Referências

Documentos relacionados

HE – ELE – USADO SÓ PARA PESSOAS DO SEXO MASCULINO. SHE – ELA – USADO SÓ PARA PESSOAS DO SEXO FEMININO. IT- pronome neutro – usado para objetos, animais, frutas. Pode

Segundo Moore (2003): “Mensurar e informar o valor agregado da atividade pública é um dos princípios da moderna administração”. Nesse sentido o administrador

Os cálculos foram realizados desde a obtenção das cargas atuantes nas lajes, até a obtenção do valor da carga de compressão atuante na base da parede do 1° pavimento, sendo a

Eliminar tais saberes das construções que embasam a interpretação dos fatos cotidianos e dos processos de adoecimento tira a esperança de que algo pode ser feito e aumenta

Document 2 : Outono ou Um Domingo em 1850, aquarelle de Dordio Gomes, 1927 sur le site http://img229.imageshack.us/i/dordio4je.jpg/. Remplir le tableau

Esse olhar ao passado permitiu refletir não apenas sobre o contexto onde a moda masculina adotou uma postura mais “séria” (ainda refletido, até hoje, no modo de vestir

Na elaboração das demonstrações financeiras, a Empresa adotou as mudanças nas práticas contábeis adotadas no Brasil introduzidas pelos pronunciamentos técnicos

Objetivo:Desenvolver políticas de atenção primária, voltados para a promoção prevenção e assistência, através da Estratégia de Saúde da