• Nenhum resultado encontrado

Arq. Bras. Oftalmol. vol.68 número6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. Bras. Oftalmol. vol.68 número6"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Arq Bras Oftalmol. 2005;68(6):715

Rubens Belfort Jr.

World Ophthalmology Congress, São Paulo, 2006

EDITORIAL

Finalmente, depois de muito trabalho desenvolvido, por mais de 70 oftalmologistas que constituíram diferentes comis-sões, o Congresso Mundial de Oftalmologia que reúne o Con-gresso Internacional de Oftalmologia, o ConCon-gresso Pan-ameri-cano de Oftalmologia e o Congresso Brasileiro de Prevenção de Cegueira estarão se realizando daqui a dois meses.

Iniciamos este trabalho em 1998 quando o Paiva Gonçalves e eu organizamos no Rio de Janeiro o Congresso Pan-americano de Oftalmologia e com a ajuda e prestígio de Werther Duque Estrada e meu pai, Rubens Belfort Mattos, conseguimos trazer o Conselho Internacional de Oftalmologia para o Pré-Congresso no Rio de Janeiro. Na época a liderança mundial da oftalmologia percebeu então que o Brasil poderia, no futuro, ter condições de organizar com sucesso, um Congresso desta envergadura. Nos-sa Oftalmologia teve de ser aprovada nas várias etapas de seleção, até que finalmente, em Amsterdã em 1998 fomos oficial-mente apontados como sede para 2006.

Somente conseguimos trazer e preparar este Congresso com apoio e força do CBO através dos seus Presidentes, Diretorias e Comissões nesses anos todos, bem como de seus excelentes funcionários.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia é motivo de orgulho para todos nós que devemos muito aos diferentes presidentes e suas gestões. Este me parece o momento adequado para lembrar, desde 1998, Geraldo Vicente de Almeida; Marcos Ávila; Suel Abujamra; Elisabeto Ribeiro Gonçalves e Harley E. A. Bicas. Também, devemos agradecer o apoio constante da nossa coirmã a Academia Americana de Oftalmologia e da Associação Pan-americana de Oftalmologia que sempre nos apoiaram nas diferentes fases da organização.

Foram dois anos de preparo intenso nesta reta final. Cerca de 200 mil mensagens eletrônicas. Uma enorme responsabili-dade para todos nós, com inúmeros problemas sociais que temos e a preocupação, inclusive, com a segurança dos oito mil oftalmologistas mais os acompanhantes e expositores em um total provável de mais de 10 mil pessoas.

Teremos mais de quatro mil Temas-Livres aprovados, dos quais cerca de 5% serão apresentados oralmente e nas áreas de maior recebimento de resumos (Retina, Glaucoma, Catarata, Uveíte, Refrativa e Prevenção de Cegueira). A Exposição Co-mercial terá de área construída, mais de 5.000 m2 ocupando um pavilhão de 20.000 m2, um recorde em toda a América Latina.

O objetivo desse Editorial é agradecer a todos que estão fazendo desse Congresso um evento Mundial que reforçará, esperamos, mais ainda o Brasil na Oftalmologia Internacional. Nossa competência oftalmológica é atualmente comprovada por todos. Nas 26 áreas da nossa especialidade tivemos sem-pre um Coordenador Brasileiro, de primeiro mundo, colaboran-do com a elaboração da programação científica.

Outro motivo desse Editorial é reforçar o convite para que cada Oftalmologista Brasileiro nos ajude a receber e lidar com os cerca de três mil convidados estrangeiros que estarão entre nós. Vamos precisar da ajuda de todos em todos os aspectos e este é um Congresso onde cada membro do Conselho Brasilei-ro de Oftalmologia é anfitrião e se sentirá orgulhoso por sua realização. Mantenha-se informado durante os próximos me-ses consultando periodicamente a Web site do Congresso www.ophthalmology2006.com.br e Bem-Vindos.

Presidente do Congresso Mundial de Oftalmologia 2006 Professor Titular de Oftalmologia da UNIFESP

Total de Brasileiros confirmados: ... 5.110 Total de Estrangeiros confirmados: ... 2.768 Total Geral de Inscritos confirmados: ... 7.878 Total de Países (incluindo Brasil): ... 111

Brasileiros:

Sócios CBO: ... 3.128 Não Sócios: ... 155 Estudantes e Residentes: ... 1.659 Outros Profissionais: ... 168

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Jayter Silva de Paula João Borges Fortes Filho João Amaro Ferrari Silva João Antonio Prata Junior Joao Carlos Miranda Goncalves João J.

At the end of the proce- dure silicone oil was injected into 9 eyes through of the infusion line (Figure 1); 7 eyes through of the second infusion line connected to the

In conclusion, although a moderate, diffuse inflammatory infiltrate was observed in PG-treated eyes, no changes in conjunctival epithelial thickness or subconjunctival colla-

Figure 3 - Effect of preservation time on the load necessary to rupture the scleral tissue..

A 13-year-old male patient with a recent history of hyperglycemia developed an acute bilateral posterior subcapsular cataract, consisting of fine feathery streak-like opacities..

We report on a patient with a past medical history of successfully treated systemic large-cell non-Hodgkin’s lymphoma (SNHL), who presented with multifocal yellowish retinal

Primei- ros pacientes do Estado do Rio de Janeiro tratados com a enzima recombinante Agalsidase Beta (Fabrazime). Rev Bras Oftalmol.. Arq Bras Oftalmol. 70, nº 5, páginas 809-813) li