• Nenhum resultado encontrado

médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo Associação Médicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo Associação Médicos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomundomédicosdomundo médicosdomunomédicosdomundomé dicosdomundomédicosdomundoméd icosdomundomédicosdomundomédic osdomundomédicosdomundomédico sdomundomédicosdomundomédicos domundomédicosdomundomédicosd omundomédicosdomundomédicosdo mundomédicosdomundomédicosdo mundomédicosdomundomédicosdo

Associação Médicos do Mundo

Campanha de Ativação

20/11/2014

Luís Fernandes & Catarina Silva (3ºAno – Ciências

da Comunicação – Universidade do Minho)

(2)

2 Nota Introdutória:

Fomos desafiados a criar uma ativação passível de ser executável com um orçamento low-budget e capaz de levar as pessoas a contribuírem com donativos monetários para a Associação de Médicos do Mundo – delegação portuguesa.

Como, a nosso ver, esta não é a melhor altura para a realização desta campanha – uma vez que é nesta época que todos apelam à solidariedade e consequente doação de bens – ocorreu-nos que seria mais produtivo e eficaz não relacionar esta campanha com o Natal e fazer dela algo mais casual. Assim, a nossa ideia é levar as pessoas à ajuda sem que elas sintam que estão a ser conduzidas para isso.

Fazer uma primeira abordagem às pessoas com um pedido pode ser motivo de desinteresse, logo à partida, por isso, consideramos importante a existência de um

“quebra-gelo” – algo divertido e dinâmico, que faça querer estar e gostar da marca.

Assim, e tendo em conta a missão, os valores e o caráter de compreensão da Associação, pensamos nos jogos tradicionais portugueses, pois, à semelhança dos prossupostos da solidariedade, também eles eram coletivos e inclusivos. Pretendemos instituir um ambiente de partilha, onde os envolvidos serão convidados a viver momentos descontraídos e divertidos com diferentes gerações.

Seria, então, criada uma dinâmica com vários postos de diferentes jogos tradicionais, culminando, posteriormente, com um convite à compra de pequenos objetos ligados aos diferentes jogos. Em todos esses objetos para compra estaria inscrito o logótipo da Associação.

Nome da Campanha: “Cuidar da tradição”

Implementaríamos duas versões:

 Versão em espaço fechado (centros comerciais)

 Versão em espaço aberto (ruas/ avenidas principais):

(3)

3

Versão em espaço fechado (centros comerciais)

 Espaço necessário (sugestão): 15mx10m

 Piso revestido com material resistente

 Postos com vários jogos tradicionais:

 Jogo da macaca

 Jogo do elástico

 Jogo do pião

 Jogo do galo

 Jogo do rapa

 Jogo do caracol

 Jogo do berlinde

Jogo da macaca:

Inscrição do jogo da macaca sobre o material que estará a revestir o chão, à semelhança da imagem apresentada. A patela será redonda e terá inscrito o logótipo da ONG.

Jogo do elástico:

Necessárias 3 pessoas (voluntário +2 participantes).

O elástico terá o logótipo da ONG a toda a volta.

(4)

4 Jogo do pião:

O pião terá inscrito o logótipo da ONG.

Jogo do galo:

Jogo do galo inscrito no chão com 1,50mx1,50m. Aqui, em vez das peças de jogo serem os tradicionais X e O, seriam uma seringa e um medicamento. Seriam necessários cinco de cada. Estes seriam em formato grande, proporcional ao tamanho de cada quadrado, e em plástico.

O logótipo da ONG estaria em cada um dos 9 quadrados do jogo.

Jogo do rapa:

Para a realização deste jogo é necessário uma mesa e rebuçados. Do lado de cima do rapa estaria inscrito o logótipo da ONG.

(5)

5 Jogo do caracol

Este jogo estaria desenhado sobre o chão. O logótipo estaria inscrito no centro do jogo.

Jogo do berlinde:

Criação de uma plataforma com irregularidades no chão com 3mx1,50m, para que os berlindes não saiam da mesma e por outro lado, para tornar o jogo mais realista.

O logótipo da ONG estaria inscrito na própria plataforma.

 Condições Gerais:

 Em cada posto/ jogo estaria um voluntário que indicaria as regras de cada jogo, podendo em alguns dos jogos fazer parte dele, como acontece no jogo do elástico.

 Faria parte das condições de participação incluir em cada jogo uma criança e um adulto, por exemplo, pais e filhos. (Esta condição não seria uma obrigatoriedade, pois está dependente do público que aparecer.) Assim, seriam aproveitados os conhecimentos dos mais velhos sobre estes jogos tradicionais, criando aqui uma dinâmica de partilha e relacionamento entre diferentes gerações. Por outro lado, as crianças teriam contacto com aquelas

(6)

6 que eram as brincadeiras com os seus pais, que são, de todo, diferentes das atuais.

 Todas as pessoas teriam a oferta de um pin com o logótipo dos Médicos do Mundo, no momento em que se dispusessem a participar na atividade.

Expositor de venda de brindes:

 Criação de um expositor tradicional, semelhante ao da foto, sem os enfeites, com os seguintes produtos para venda:

 Pequeno saco de tecido com o logo dos Médicos do Mundo em que no seu interior estejam uma patela também com o logótipo e dois paus de giz.

(7)

7

 Pequeno saco de tecido com o logo dos Médicos do Mundo em que no seu interior estejam dois elásticos iguais aos que foram utilizados no jogo.

 Pequeno saco de tecido com o logo dos Médicos do Mundo em que no seu interior estejam um pião maior e outro mais pequeno.

 Pequeno saco de tecido com o logo dos Médicos do Mundo em que no seu interior estejam um rapa e cinco rebuçados.

 Saco de tecido com o logo dos Médicos do Mundo em que no seu interior estejam um miniquadro de lousa, já com a inscrição do jogo do galo, dois paus de giz e uma esponja.

 Pequeno saco de tecido com o logo dos Médicos do Mundo em que no seu interior estejam dez berlindes.

 Pequeno saco de tecido com o logo dos Médicos do Mundo em que no seu interior esteja uma corda para saltar.

 Pequeno saco de tecido com o logo dos Médicos do Mundo em que no seu interior esteja uma caixa de madeira com dominó em que as peças também são de madeira.

 Dinâmica da campanha:

Como referi antes, o chão do espaço estaria forrado com algum tipo de material resistente. Existiriam placards onde constavam informações acerca da Associação Médicos do Mundo que serviriam como fator agregador do espaço.

Os jogos estariam dispostos pelo espaço de forma mais ou menos sequencial em que as pessoas seguissem uma linha imaginária, passando por um ou vários jogos e fossem sendo encaminhadas até ao final.

Aqui, estaria a barraca tradicional com os produtos para venda.

(8)

8

Versão em espaço aberto (ruas/ avenidas principais):

 Para a realização da campanha em espaço aberto, ocorreriam pequenas alterações, sobretudo a nível de logística, face à campanha realizada dentro de um espaço fechado.

As alterações são as seguintes:

 Teria de haver a montagem de uma tenda (como na figura abaixo) com um espaço superior ao utilizado no centro comercial (sugestão: 20mx15m). Esta tenda teria de ter condições adequadas a qualquer circunstância meteorológica.

 À semelhança do que acontece no espaço fechado, existirão voluntários a

coordenar/participar nos jogos, no entanto terá de haver uma preocupação especial em cativar o públicos a entrar na tenda, apelando à participação nos jogos e,

consequentemente, na compra dos brindes.

NOTA: O espaço que nós sugerimos deve ter em atenção o local e as dimensões, tanto nos sítios fechados como abertos, podendo variar.

Locais a implementar:

Esta campanha deverá ser implementada por todo o país, incluindo Açores e Madeira, nos locais de maior aderência de público, sejam eles centros comerciais ou espaços abertos. Por exemplo, em Braga, seria interessante utilizar espaços como o Braga Parque e a Avenida Central.

(9)

9

Buzz nas redes sociais

 Transformação de parte da campanha acima referida para o online.

Através da página da Associação, os utilizadores teriam acesso a uma aplicação, também da Associação, com alguns dos jogos presentes na campanha, adaptados ao meio virtual: jogo do galo, jogo dos berlindes, jogo do rapa e jogo do pião. Estes, poderiam ser jogados, ou contra o computador, ou em rede. A partir do momento em que o utilizador começa o jogo, a página e a aplicação serão, automaticamente, partilhadas no seu feed.

 Divulgação das fotos dos momentos da campanha nas ruas e centros comerciais nas redes sociais.

No momento da participação nos jogos, tanto campanha de rua como no espaço fechado, as pessoas serão incentivadas a visitar a página de facebook, deixar o seu like, consultando as fotos e interagindo com as aplicações existentes.

Referências

Documentos relacionados

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

O empregador deverá realizar a avaliação ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho em intervalos não superiores a seis meses.. Os registros das avaliações deverão

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,