• Nenhum resultado encontrado

CONTEÚDO EXTRA REVISTA ANFARMAG Nº115

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONTEÚDO EXTRA REVISTA ANFARMAG Nº115"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONTEÚDO EXTRA

REVISTA ANFARMAG Nº115

DICAS FARMACOTÉCNICAS

MAGNÉSIO

De forma geral, o magnésio é utilizado nas formulações como relaxante, na prevenção e tratamento das doenças cardíacas, no combate à fadiga neuromuscular das doenças cardíacas, no estresse, no tratamento da síndrome pré-menstrual, no combate da tensão nervosa e da depressão, para ajudar a evitar a formação de pedra nos rins e na vesícula e no alívio da digestão. A dose usual nesse caso é de 10mg a 60mg do magnésio elementar ao dia.

O magnésio é necessário para o metabolismo do cálcio, vitamina C, fósforo e sódio e potássio;

também é essencial para o funcionamento adequado dos nervos e dos músculos, além de ser importante para converter o açúcar do sangue em energia, minimizar a tensão nervosa e a depressão, promover a saúde do sistema cardiovascular e melhorar a digestão. Combinado com o cálcio, o magnésio funciona como tranquilizante natural e regula a permeabilidade das membranas. Normalmente o magnésio está associado ao cálcio na proporção de 2:1. A dose usual é de 60mg a 350mg de magnésio elementar ao dia. Os suplementos de magnésio não devem ser tomados após as refeições, pois o mineral neutraliza a acidez natural do estômago, necessária à boa digestão.

Quanto à farmacocinética, cerca de um terço do magnésio é absorvido no intestino delgado após doses orais. Os sais geralmente são absorvidos lentamente. No plasma, cerca de 25% a 30% de magnésio é ligado a proteína. Os sais são excretados principalmente na urina, e as doses orais são eliminadas na urina (fração absorvida) e nas fezes (fração não absorvida).

Pequenos montantes são distribuídos no leite materno. O magnésio atravessa a placenta.

Alguns sais de magnésio são administrados como fonte de íons no tratamento da deficiência de magnésio e hipomagnesemia. As doses podem ser expressas em termos de mmol ou mEq de magnésio, massa (mg) de magnésio, ou massa de sal de magnésio.

Tabela com os principais insumos à base de magnésio e respectivos usos

Sais/Quelatos Informações gerais Dosagem usual

Arginina magnésio Alta biodisponibilidade quando comparado aos minerais inorgânicos. O magnésio arginina é um quelato formado por ligações iônicas e covalentes entre os grupos carboxila e amina

A dose em termos do magnésio elementar varia de 200mg a 270mg diariamente.

(2)

Ascorbato de

magnésio Ótima fonte de vitamina C e magnésio, assim como atuante na digestão e especialmente em casos de constipação. A nutrição intensiva com ascorbato de magnésio é especialmente recomendada para indivíduos que sofrem de constipação quando estão tomando fórmulas com plantas ricas em taninos. É excelente para fadiga, hipoglicemina e depressão, melhora da flexibilidade dos vasos sanguíneos, condições ateroscleróticas e ocorrências de arritmia cardíaca.

-

Aspartato de

magnésio O magnésio na forma de sal de ácido aspártico é recomendado para o melhor desempenho do músculo cardíaco e em formulações antiestresse. Também é utilizado no tratamento da deficiência de magnésio e hipomagnesemia.

1,2g (equivalente a 50 mmol de magnésio).

Carbonato de

magnésio Usado como antiácido.

O carbonato de magnésio reage com ácido clorídrico no estômago para formar dióxido de carbono e cloreto de magnésio, neutralizando assim o excesso de ácido no estômago.

-

Citrato de magnésio Prevenção da recorrência da hipomagnesemia por via oral.

Doses de 24 mmol do

elemento magnésio por dia em doses divididas.

Cloreto de magnésio

Doses de 24 mmol do

elemento magnésio por dia em doses divididas.

Na hipomagnesemia aguda ou grave, por via parenteral. Prevenção da recorrência da hipomagnesemia por via oral.

O magnésio é importante como cofator em muitas reações enzimáticas no corpo

envolvendo síntese protéica e metabolismo de carboidratos (pelo menos 300 reações

enzimáticas requerem magnésio). As ações sobre lipoproteína lipase foram consideradas importantes na redução do colesterol sérico e na ATPase de sódio / potássio na promoção da polarização (por exemplo, funcionamento neuromuscular).

O cloreto de magnésio retarda o esvaziamento gástrico, mas não influencia a digestão lipídica.

(3)

Dimalato de

magnésio O magnésio malato é uma combinação de ácido málico e magnésio que auxilia na redução da dor muscular associada à fibromialgia.

É indicado para a melhora da dor, incapacidade funcional e nas alterações comportamentais e cognitivas como coadjuvante ao tratamento da síndrome da fadiga crônica e da fibromialgia.

A dose diária não deve

ultrapassar 1.500mg. A dose é definida em termos do

complexo (aminoácido + mineral).

Glicerofosfato de magnésio

Prevenção da recorrência da hipomagnesemia por via oral.

Doses de 24 mmol do

elemento magnésio por dia em doses divididas.

Glicil glutamina

magnésio O magnésio glicil glutamina é um composto em que o magnésio é quelado com uma molécula de glicina e uma de glutamina.

Molécula altamente biodisponível que contém nutrientes fundamentais para a resposta imunológica, síntese proteica, integridade intestinal entre outras funções.

Indicações para baixa resistência imunológica, auxilia a recuperação muscular, evita o

catabolismo muscular, produção de energia e ganho de massa muscular.

Dose usual pode chegar até 500mg/dia ou a critério médico. A dose é definida em termos do complexo

(aminoácido + mineral).

Glicinato de magnésio

Combinado com o cálcio, o magnésio funciona como tranquilizante natural e atua na

manutenção da saúde cardiovascular, não apresenta os indesejáveis sintomas colaterais da administração de magnésio no aparelho digestivo, além desta forma de magnésio ser altamente absorvível.

De 50mg a 500mg de magnésio elementar ao dia.

Gluceptato de

magnésio Prevenção da recorrência da hipomagnesemia por via oral.

Doses de 24 mmol do

elemento magnésio por dia em doses divididas.

Hidróxido de

magnésio Usado como antiácido e laxante osmótico. -

(4)

Lactato de magnésio

Prevenção da recorrência da hipomagnesemia por via oral.

Doses de 24 mmol do

elemento magnésio por dia em doses divididas.

Magnésio citrato- malato

Um composto de citrato e malato de

magnésio. A forma citrato produz um resíduo alcalino em oxidação que aumenta a reserva alcalina e a capacidade de proteção global. A forma malato tem uma função efetiva para o problema musculoesquelético com ênfase em fibromialgia.

-

Óxido de magnésio Usado como antiácido -

Pidolato de magnésio

Prevenção da recorrência da hipomagnesemia por via oral.

Doses de 24 mmol do

elemento magnésio por dia em doses divididas.

Salicilato de magnésio

O salicilato de magnésio é um fármaco anti-inflamatório analgésico e não esteróide comum (AINE) usado para tratar a dor muscular leve a moderada. Também é usado para tratar dores de cabeça, dor nas costas e certas dores nas articulações, como a artrite.

A maioria dos AINEs atua como inibidores não seletivos da enzima ciclooxigenase (COX), inibindo as isoenzimas da ciclooxigenase-1 (COX -1) e da ciclooxigenase -2 (COX -2). A COX catalisa a formação de prostaglandinas e tromboxano a partir do ácido araquidônico (próprio derivado da bicamada de fosfolípido celular pela fosfolipase A2). As

prostaglandinas atuam, entre outras coisas, como moléculas mensageiras no processo de inflamação.

-

(5)

Sulfato de magnésio Na hipomagnesemia aguda ou grave, por via parenteral. Na deficiência grave de magnésio, o sulfato de magnésio também pode ser administrado por via intramuscular. Usado como laxante osmótico.

O magnésio é o segundo cátion mais abundante dos fluidos intracelulares. É essencial para a atividade de muitos sistemas enzimáticos e desempenha um papel

importante em relação à transmissão neuroquímica e excitabilidade muscular. O sulfato de magnésio reduz as contrações musculares estriadas e bloqueia a transmissão neuromuscular periférica, reduzindo a

liberação de acetilcolina na junção moneural.

Além disso, o magnésio inibe o influxo de cálcio através de canais sensíveis à tensão, sensíveis à di -hidropiridina. Isso explica grande parte da sua ação relaxante no músculo liso vascular.

-

Treonato de magnésio

O L-treonato é um metabólito da vitamina C com propriedades de vitamina C-like, utilizado como agente de quelação de minerais e tem por capacidade melhorar significativamente a biodisponibilidade do mineral. Na forma de magnésio l-treonato atravessa a camada hematoencefálica, tornando biodisponível o magnésio que irá penetrar nos neurônios, aumentando a densidade do tecido cerebral.

Melhora do aprendizado, da memória e da cognição, reduz a ansiedade e o estresse.

Doses de 500mg 2 vezes ao dia em termos do complexo (aminoácido + mineral).

Trissilicato de magnésio

Trisilicato de magnésio é um composto inorgânico usado como antiácido no tratamento de úlceras pépticas.

Trissilicato de magnésio funciona aumentando o pH do suco gástrico através de uma reação de neutralização. Também precipita sílica coloidal, que pode revestir mucosa

gastrointestinal conferindo proteção adicional.

O dióxido de silício gelatinoso, formado pela -

reação do trisilicato de magnésio com conteúdo gástrico, diz proteger as superfícies mucosas ulceradas e favorecer a cura.

(6)

Referências bibliográficas

Batistuzzo, J. A. O; Itaya, M. e Eto, Y. Formulário Médico Farmacêutico, 5ª ed. São Paulo:

Atheneu, 2015.

Martindale: The Complete Drug Reference, 38th Edition, 2014.

Ruiz, K. Nutracêuticos na Prática – Terapias Baseadas em Evidências. Campinas:

Innedita, 2012.

Ruiz, K. Nutracêuticos na Prática – Terapias Baseadas em Evidências, 2º edição. São Paulo: Medfarma, 2017.

Ferreira, A. O. e Souza, G. F. Preparações Orais Líquidas- Formulário, procedimento e prepara, 3ª edição. São Paulo: Pharmabooks, 2011.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Instrução Normativa nº 28, de 26 de julho de 2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares nas referências. Diário Oficial da União nº 144, Seção 1, p. 141-154.

Ferreira, A. O.; Brandão, M. A. F. e Polonini, H. C. Guia Prático da Farmácia Magistral, 5ª edição. Juiz de Fora: Editar, 2018.

Thompson, J. E.; Davidow, L. W. A Prática Farmacêutica na Manipulação de Medicamentos, 3ª edição. Porto Alegre: Artemed, 2013.

Loyd, V. A. Jr. The Art, Science, and Technology of Pharmaceutical Compounding, 5ª ed.

Washington: APha, 2016.

Allen Jr., L. V.; Popovich, N. G.; Ansel, C. H. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos, 9ª ed. Porto Alegre: 2013.

Aulton, M. E. Delineamento de Formas Farmacêuticas, 2 ª ed. São Paulo: Artmed, 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 67, de 8 de outubro de 2007. Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em Farmácias.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 21, de 20 de maio de 2009. Altera o item 2.7 do Anexo III da Resolução RDC nº 67, de 8 de outubro de 2007.

Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais. Formulário Magistral Anfarmag, 1ª ed. São Paulo: Anfarmag, 2018.

Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais. Guia de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, 2ª edição. São Paulo: Anfarmag, 2012.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. NOTA TÉCNICA GRECS/GGTES Número 01/2018. Perguntas e Respostas - RDC 197/2017 (serviços de vacinação).

Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/

N O TA + T % C 3 % 8 9 C N I C A + G R E C S - G G T E S + n % C 2 % B A + 0 1 - 2 0 1 8 / e e 7da1f2-0893-4ed5-9521-ac20f0988a3b. Acesso em 28 fev.19.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Normas de Vacinação. 3.ed. Brasília: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde; 2001. Disponível em: http://bvsms.saude.

gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_normas_vac.pdf Acesso em 15 nov.18.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf Acesso em 16 nov.18.

BRASIL. Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014. Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/

••

(7)

Referências bibliográficas

BRASIL. Resolução RDC nº 197, de 26 de dezembro de 2017. Estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços que realizam a atividade de vacinação humana. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/R DC_197_2015_.pdf/44ed78c4-1293-48f9-89f4-b89ad64cb27f Acesso em 16 nov.18.

BRASIL. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, 2º edição Rev.02. Brasília: Anvisa, 2012. Disponível e m : h t t p : / / p o r t a l . a n v i s a . g o v . b r / d o c u m e n t s / 3 3 8 3 2 / 2 5 9 3 7 2 / F N F B + 2 _ R e v i s a o _ 2 _ C O F A R _ s e t e m b r o _ 2 0 1 2 _ a t u a l . p df/20eb2969-57a9-46e2-8c3b-6d79dccf0741 Acesso em 14/dez/18.

Conselho Federal de Farmácia. Manual de Equivalência e Correção. Conselho Federal de Farmácia. Brasília: CRF-SP, 2017. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles / f i l e / m a n u a l % 2 0 d e % 2 0 e q u i v a l % C 3 % A A n c i a % 2 0 e % 2 0 c o rre%C3%A7%C3%A3o_WEB.pdf Acesso em 12/dez/18.

Revista Técnica do Farmacêutico, Ano 4, nº 18. Nota técnica 2: Quando e como aplicar fator de correção de úmida e fator de equivalência. São Paulo: Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Outubro/Novembro/Dezembro 2012.

Revista Técnica do Farmacêutico, Ano 1, nº 5. Controle de Qualidade de Embalagens na Farmácia Magistral. São Paulo: Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, março/abril 2010.

Revista Técnica do Farmacêutico, Ano 5, nº 22. Manipulação de formas farmacêuticas com hormônios da tireoide: cálculos para correção de teor e umidade. São Paulo:

Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Outubro/Novembro/Dezembro 2013.

Referências

Documentos relacionados

Cientes da importância de aprofundar a refl exão sobre o que são as chamadas competências socioemocionais e o impacto delas para a aprendizagem e para a vida de nossos estudantes, a

As fitas de fibra de vidro se aplica como isolante elétrico e térmico para motores, bobinas, transformadores, geradores entre outros. As fitas de fibra de poliéster tem

(2017) mensuraram os efeitos clínicos e microbiológicos do probiótico L. rhamnosus SP1 e o antibiótico Azitromicina, como auxiliar no tratamento não cirúrgico da PC

Dentre as principais associações entre a periodontite e as doenças sistêmicas, estão as doenças cardíacas, que são extremamente preocupantes por trazerem como

ambientais, jornais, mapas, etc.) e estabelece alguns diálogos disciplinares bastante instigantes, sobretudo com a Biologia, Geografia, Arqueologia e a Antropologia. No

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca, insuficiência coronária, arritmias

É realizada a comparação do grupo controle celular (sem vírus) com o grupo controle viral e grupos NV.203.02 e NV.204.02 para avaliar a presença de replicação

Os estudos indicaram a necessidade de ações para prevenção de quedas e mortalidade principalmente na faixa etária de 80 anos ou mais, com atuações voltadas para os diferentes