• Nenhum resultado encontrado

Uma cor que desentorte o arco-íris

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Uma cor que desentorte o arco-íris"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

eISSN 2317-6377

Uma cor que desentorte o arco-íris

Danilo Bogo

https://orcid.org/0000-0002-5831-5545

Universidade Federal da Integração Latino-Americana danilobogo@gmail.com

MUSIC SCORE Submitted date: 27 oct 2021 Final approval date: 19 nov 2021

Resumo: Com duração de aproximadamente 6'30" a peça foi escrita em 2017 para piano e eletrônica, tendo a proporção áurea – e suas ramificações como a sequência Fibonacci – como inspiração para a organização da harmonia e da forma. O piano assume um caráter solista e a eletrônica – operada por dois intérpretes em dois computadores – mistura sons fixados (eletrônica diferida – escritos em língua portuguesa na partitura) e síntese gerada pelo software SuperCollider (live electronics – escritos em inglês) em ambos os computadores. Os sons fixados (pássaros, avião, chuva etc.) são misturados em tempo real pelos dois intérpretes com o auxílio de um mixer enquanto os live electronics (síntese) são controlados pelo mouse e enviados também ao mixer. Os elementos do piano são tratados como “objetos sonoros” que se adensam pouco a pouco até atingir dois clímaces pré-estabelecidos pela sequência Fibonacci.

Palavras-chave: Eletrônica mista; Piano; Supercollider; Proporção áurea; Escrita para mouse.

TITLE: A COLOR WHICH UNBENDS THE RAINBOW

Abstract: Having approximately 6’30” of length this piece was written in 2017 for piano and electronics. It has golden rate – and its ramifications like Fibonacci sequence – as an inspiration to organize harmony and form. Piano assumes a solo character and the electronics – operated by two performers in two PCs – mixes fixed sounds (written in Portuguese on the score) and live electronics synthesis generated by the SuperCollider software (these ones written in English) in both computers. Fixed sounds (birds, airplane, rain etc.) are mixed in real time by both electronic performers via a mixer while live electronics (synthesis) are controlled by computer mouse and also sent to the mixer.

Piano elements are treated like “sound objects” which become denser, little by little, until reach two climaxes pre- established by the Fibonacci sequence.

Keywords: Mixed music; Piano; Supercollider; Golden rate; Mouse writing.

Per Musi, no. 42, General Topics, e224201, 2022

(2)

Uma cor que desentorte o arco-íris

Danilo Bogo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, danilobogo@gmail.com

1. Apresentação

1.1. Contexto

Com duração de aproximadamente 6'30" a peça foi escrita em 2017 para piano e eletrônica, tendo a proporção áurea – e suas ramificações como a sequência Fibonacci – como inspiração para a organização da harmonia e da forma. A peça surge como encomenda do Grupo Contackte para composição de uma peça mista que utilizasse o SuperCollider como suporte da eletrônica. A ideia era conhecer o software, criar com ele e para ele. A peça estreia em 2017 no primeiro encontro de composição da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana) tendo a musicista Andressa Castilho ao piano. No mesmo ano é executada no evento Musicircus no Sesc-Foz de Iguaçu-PR e ganha uma versão de estúdio pelo próprio compositor1.

Idealizado pelo compositor Cristiano Galli em 2015, o Grupo Contackte é um grupo independente radicado em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina. O grupo iniciou suas atividades em 2016 se apresentando como uma plataforma de fomento da arte contemporânea tendo como objetivo a colaboração entre diversas áreas artísticas e tecnológicas - como música, artes visuais, informática, dança etc. Desta maneira o grupo congrega compositores, instrumentistas, artistas visuais, cineastas, especialistas nas áreas de informática e está sempre aberto a novas manifestações tecnológico-artísticas.

O título “Uma cor que desentorte o arco-íris” vem da ideia de causar um “tilt” na lógica do pensamento e acompanha outras obras compostas no período. A peça tem o céu como inspiração, seja na sua forma em arco (-íris), seja nos sons escolhidos na eletrônica: sons sintéticos do SuperCollider (pássaros, tempestade, eletricidade etc.) mas sobretudo nos gravados (avião, chuva, trovão e pássaros). Os limites que definem o céu também aparecem (deserto e oceano) e remetem aos sons graves do piano (chão) em oposição aos sempre presentes superagudos – soando como estrelas cintilantes. Arco-íris, chuva e luz, formando uma ponte curva entre céu e terra. Também o incomodo, uma cor intrusa, estranha, ilógica.

1.2. Construções, expressões, inspirações…

As alturas são organizadas a partir de duas ideias harmônicas (grupos). O primeiro grupo harmônico foi construído a partir de uma extensão de 75 notas no piano (de C-0 a D-6)2 e a prática de multiplicar para

1Para versão de estúdio ver https://youtu.be/ev81E78A9W4?t=44. Acesso 25 de novembro de 2021.

2 C3 como Dó central.

(3)

encontrar a seção áurea (por 0.618 para descobrir a parte maior ou 0.383 para a menor) foi aplicada sucessivamente para obter notas internas a esses extremos e definir uma “escala geral” do primeiro grupo harmônico. Em resumo, após o resultado da primeira multiplicação, toma-se uma das partes e se multiplica mais uma vez e assim sucessivamente até que o resultado não remeta à nenhuma nota (números menores que 1). Em seguida as distâncias entre os primeiros números da sequência Fibonacci (1,2,3,5,8) foram aplicadas para gerar o segundo grupo harmônico. O eixo foi estipulado sobre o número 8, dessa forma se vai de 1 a 8 e de 8 a 1 por toda a extensão do instrumento.

Figura 1 – Excerto da série Fibonacci aplicada às teclas do piano

Um procedimento semelhante foi empregado para a forma. A peça dura 377 segundos e os elementos do piano são tratados como objetos sonoros que se adensam pouco a pouco até atingir dois clímaces pré- estabelecidos pela sequência Fibonacci (fim da seção A: 89" – vídeo 2’14’’; e fim da seção C: 233" – vídeo 4’38’’3).

O piano assume um caráter solista e a eletrônica – operada por dois intérpretes em dois computadores - mistura sons fixados (eletrônica diferida – escritos em língua portuguesa na partitura) e síntese gerada pelo software SuperCollider (live electronics – escritos em inglês) em ambos os computadores. Sobre a eletrônica, foi utilizado o software Supercollider para gerar síntese e como player para executar sons e paisagens sonoras (encontradas em freesound.org). O SuperCollider é um software livre e os códigos apresentados na partitura estão disponíveis, também de forma gratuita, em sccode.org. Importante salientar que os códigos

3 Ver link do YouTube na 1ª nota de rodapé. O segundo número é referente à minutagem do vídeo em questão.

Figura 2 – Forma de Uma cor que desentorte o arco-íris. Observa-se que suas seções são organizadas em números áureos

(4)

demandas composicionais.

1.3. Grafia

Buscando uma interpretação um pouco mais livre do ritmo foi escolhida a escrita proporcional balizada por pequenos traços que representam a medida de um segundo. Assim, o ataque de cada nota é definido pela sua posição aproximada dentro de um segundo dado. Já a duração, no caso do piano, é controlada pelo pedal de sustain, eliminando assim a necessidade de utilização das figuras rítmicas tradicionais. Para a grafia da eletrônica se usou uma abordagem descritiva com símbolos representando cada som, exceto para a escrita para mouse de computador que é totalmente prescritiva4. Por ser algo incomum, não foi encontrada nenhuma referência de escrita para mouse. Foi necessário defini-la pois no código Sweep noise se usa o recurso “Theremin”5 onde o som é modulado dependendo da posição em que a seta do mouse se encontra na tela do computador. Assim para o parâmetro horizontal se decidiu dividir a tela em cinco partes (Figura 3 – a) e para o vertical se considera a altura no espaço onde a eletrônica é grafada (b). Dessa forma, para a Figura 3 – b se coloca o mouse na posição 4 e faz-se uma elevação até o centro da tela e se retorna, logo em seguida, à parte inferior. Já o exemplo “c” representa um movimento circular no canto inferior direito da tela com duração aproximada de dois segundos para cada ciclo.

Figura 3 – Modelo de escrita para mouse utilizados na obra

Há uma preocupação no Grupo Contackte em proporcionar que seus membros de outras áreas possam participar efetivamente de uma performance musical. Por isso, no caso da peça aqui tratada, a grafia proporcional balizada em segundos permite, ao menos para a parte da eletrônica, que mesmo pessoas que não leem música possam operar os computadores e tocar junto com o/a pianista.

2. Biografia do autor

Graduado em violão pela Unespar/Embap, mestre em interpretação pela Universidade de Montreal (Canadá) e doutor em musicologia pela Universidade Federal do Paraná. De 2005 a 2007 integra o quarteto de violões da EMBAP realizando vários concertos pelo sul do Brasil. Suas pesquisas na área da pedagogia

4 Para Segger (1997 apud Zampronha, 2000), na notação prescritiva o compositor diz ao intérprete quais ações ele deve tomar para chegar em um resultado desejado (uma tablatura, por exemplo); já na descritiva o compositor diz o resultado desejado sem indicar ao intérprete como proceder para o conseguir (ex.:

escrita ortocrônica sem digitação).

5 O termo Theremin aqui se refere ao recurso disponível no software SuperCollider no qual é possível intervir na eletrônica em tempo real através dos movimentos do mouse de um computador. O termo faz alusão ao instrumento criado pelo inventor russo Léon Theremin em 1928.

(5)

instrumental dedicam-se ao desenvolvimento da leitura à primeira vista ao violão. Além de pesquisador e violonista, desenvolve intenso trabalho como compositor. Nesse quesito destaca-se a junção de música e tecnologia desenvolvida junto ao coletivo Contackte - o qual faz parte. Em outubro de 2018 o coletivo Contackte participa da Latinoware onde realiza um concerto conferência sobre música e tecnologia. Em 2016 tem um excerto de seu ciclo de canções “O amor que move o sol como as estrelas” estreado no Teatro Amazonas. Em 2017 estreia a peça “Uma cor que desentorte o arco-íris” para piano e eletrônica no primeiro encontro de composição da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-americana). Em 2018 estreia sua peça acusmática “Objetos” no ciclo “Cê na Sexta” promovido pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Em 2020, em parceria com o cineasta Manu Reva, cria a música para o vídeo-arte “Apagandô”. Esse vídeo participa, no mesmo ano, da mostra “Panorama das artes visuais da Bacia do Paraná 3” (integrando diferentes exposições no oeste paranaense) e é escolhido para integrar o Festival Atemporánea em Buenos Aires. Além dessas atividades é técnico do curso de música da Unila.

3. Referências

Bogo, Danilo & Cristiano R. Galli. 2021. "Do gesto à notação: exemplos de escrita prescritiva em duas obras contemporâneas." Música em Perspectiva [Online], 10.2 (2017): sem paginação Web. 27 out 2021. doi:

http://dx.doi.org/10.5380/mp.v10i2.67634.

Zampronha, Edson S. 2000. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Annablume.

(6)

'DQLOR'%RJR

8PD$&RU$TXH$'HVHQWRUWH$R$$UFR12ULV

!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SDUD'SLDQR'H'HOHWU{QLFD

0123

(7)

,QVWUXo}HV*SDUD*D*SDUWH*GR*3LDQR ,QVWUXo}HV*SDUD*D*SDUWH*GR*3LDQR ,QVWUXo}HV*SDUD*D*SDUWH*GR*3LDQR ,QVWUXo}HV*SDUD*D*SDUWH*GR*3LDQR

0pWULFD4 0pWULFD4 0pWULFD4 0pWULFD4

&DGD*FRPSDVVR*UHSUHVHQWD*XP*VHJXQGR8*$VVLP:*R*ULWPR*p*GHILQLGR*SHOD*SRVLomR*GD*QRWD*GHQWUR*GH*XP*

VHJXQGR*HOLPLQDQGR*R*XVR*GH*ILJXUDV*UtWPLFDV8*

'XUDomR4 'XUDomR4 'XUDomR4 'XUDomR4*

$*GXUDomR*GDV*QRWDV*p*FRQWURODGD*SHOR*XVR*GR*SHGDO*GH*VXVWDLQ*TXH*p*PDQWLGR*SUHVVLRQDGR*SRU*TXDVH*

WRGD*D*SHoD8*2*SHGDO*VHUi*LQWHUURPSLGR*UDSLGDPHQWH*CVHP*FULDU*VLOrQFLRVE*REHGHFHQGR*R*VHJXLQWH*

VtPEROR4

&OXVWHUV

&OXVWHUV

&OXVWHUV

&OXVWHUV4444*

&RPR*QmR*Ki*ILJXUDV*UtWPLFDV*RSWDPRV*SHORV*VHJXLQWHV*VtPERORV*GH*FOXVWHU4

***H*FOXVWHU*GH*PmR*R*PDLV*DJXGR*SRVVtYHO*HP*WHFODV*EUDQFDV8

***H*2*PHVPR*HP*WHFODV*SUHWDV8

*H*&OXVWHU*GH*PmR*R*PDLV*DJXGR*RX*PDLV*JUDYH*SRVVtYHO*HP*WHFODV*SUHWDV*H*EUDQFDV*CFURPiWLFRE8*

H*&OXVWHU*GH*DQWHEUDoR*H*PmR*R*PDLV*DJXGR*RX*PDLV*JUDYH*SRVVtYHO*HP*WHFODV*SUHWDV*H*EUDQFDV**

CFURPiWLFRE8

(8)

,QVWUXo}HV*SDUD*D*HOHWU{QLFD ,QVWUXo}HV*SDUD*D*HOHWU{QLFD ,QVWUXo}HV*SDUD*D*HOHWU{QLFD ,QVWUXo}HV*SDUD*D*HOHWU{QLFD

$*HOHWU{QLFD*PLVWXUD*VRQV*JUDYDGRV*QR*DPELHQWH*CHVFULWRV*HP*SRUWXJXrV*QD*SDUWLWXUDE*FRP*VRQV*JHUDGRV SHOR*VRIWZDUH*6XSHUFROOLGHU*CHVFULWRV*HP*LQJOrVE8*)RL*SHQVDGD*SDUD*VHU*WRFDGD*DR*YLYR*H*FRQWURODGD SRU*GRLV*P~VLFRV*HP*GRLV*FRPSXWDGRUHV8*$*GLQkPLFD*p*FRQWURODGD*SRU*XP *PL[HU* REHGHFHQGR*RV*VtPERORV GD*QRWDomR*WUDGLFLRQDO8*6HJXH*R*FDPLQKR*TXH*R*VLQDO*HVWpUHR *CGRLV*FDQDLV*SRU*3&E *SHUFRUUH*DWp*VXD VDtGD*FRPR*VRP4

3&*Q 3&*Q 3&*Q

3&*Q $OWR*)DODQWH*5$OWR*)DODQWH*5$OWR*)DODQWH*5$OWR*)DODQWH*5

*************************

*************************

*************************

*************************0L[HU0L[HU0L[HU0L[HU**********$PSOLILFDGRU******************$PSOLILFDGRU******************$PSOLILFDGRU******************$PSOLILFDGRU********

3&*S*

3&*S*

3&*S*

3&*S* ************************************ $OWR*IDODQWH*/$OWR*IDODQWH*/$OWR*IDODQWH*/$OWR*IDODQWH*/

$*HQWUDGDUSDUDGD*GH*FDGD*VRP*VmR*FRQWURODGDV*SHORV*VHJXLQWHV*VtPERORV4

!

!

!

!

* *WRFDU**

*

* *SDUDU

6RQV*GR*DPELHQWH*H*VHXV*VtPERORV4 6RQV*GR*DPELHQWH*H*VHXV*VtPERORV4 6RQV*GR*DPELHQWH*H*VHXV*VtPERORV4 6RQV*GR*DPELHQWH*H*VHXV*VtPERORV4

Ó

*$YLmR*******

¼

*&KXYD*H*7URYmR******

D

*3iVVDURV*** **HPLGRV*(VWHUHRI{QLFRV 6RQV*GR*6XSHUFROOLGHU4

6RQV*GR*6XSHUFROOLGHU4 6RQV*GR*6XSHUFROOLGHU4 6RQV*GR*6XSHUFROOLGHU4

2*6XSUHVFRROOLGHU*p*XP*VRIWZDUH*OLYUH*HP*DPELHQWH*GH*OLQJXDJHP*GH*SURJUDPDomR*SDUD*VtQWHVH*GH*iXGLR8 2V*FyGLJRV*DEDL[R*SRGHP*VHU*HQFRQWUDGRV*QR*VLWH*VFFRGH8RUJ8*'HSRLV*GH*LQVWDODGR:*FRSLDHVH*R*FyGLJR

(9)

SUD*R*DPELHQWH*GR*VRIWZDUH8*$SyV*FDUUHJDU*R*VHUYLGRU*CERRW*VHUYHUE*FRORFDHVH*R*FXUVRU*VREUH*R*FyGLJR H*SUHVVLRQDHVH*FWUO[HQWHU:*HQWmR*R*VRP*p*SURGX]LGR8*3DUD*SDUiHOR*SUHVVLRQDHVH*FWUO[SRQWR*CFWUO[8E 3OD\HU

(VVH*FyGLJR*WUDQVIRUPD*RV*VRQV*:DY*HP*ERW}HV*H*IDFLOLWD*D*H[HFXomR*GRV*VRQV*GR*DPELHQWH*C$YLmR:*&KXYD*H*7URYmR:*3iVVDURV H**HPLGRV*(VWHUHRI{QLFRVE8*$R*FOLFDU*VREUH*HVVHV*ERW}HV*RV*VRQV*VH*LQLFLDP*H*FOLFDQGR*QRYDPHQWH*VH*LQWHUURPSHP4**

(10)

UUUU

* ** ** ** *6ZHHS*1RLVH

(VVH * FyGLJR *SHUPLWH* R * FRQWUROH * GR *VRP* HP * WHPSR* UHDO*DWUDYpV* GD * SRVLomR * GR *PRXVH * QD* WHOD *GR * FRPSXWDGRU8* 2* SDUkPHWUR KRUL]RQWDO*p*FRQWURODGR*SHORV*Q~PHURV*GH*Q*D*`*UHSUHVHQWDQGR*D*SRVLomR*GR*PRXVH*QD*WHOD*CILJXUD*QE8*2*SDUkPHWUR*YHUWLFDO p * FRQWURODGR * SHOD * SRVLomR * GD * OLQKDUQ~PHUR * QR * ´SHQWDJUDPDµ8 * 1D * ILJXUD * S: * SRU * H[HPSOR: * FRORFDHVH * R * PRXVH* QD * UHJLmR * c HPEDL[R * GD * WHOD * H * ID]HVH * XPD * HOHYDomR * DWp * R * FHQWUR *GD * WHOD * COLQKD * SRQWLOKDGDE8 * $ * ILJXUD * d * PRVWUDHQRV * XPD * FDL[D * GH UHSHWLomR*TXH*DSUHVHQWD*R*PRYLPHQWR*D*VHU*UHDOL]DGR*H*UHSHWLGR*TXDQWDV*YH]HV*IRU*QHFHVViULR*QD*SRVLomR*TXH*HOH*DSDUHFHU CQHVVH*FDVR:*SDUWH*LQIHULRU*GD*WHOD*HQWUH*Q~PHURV*c*H*`E8*$*QXPHUDomR*GHQWUR*GD*FDL[D*LQGLFD*R*WHPSR*DSUR[LPDGR*TXH*GHYH GXUDU * FDGD * PRYLPHQWR8 *2 * XVR * GH * PRXVH * H[WHUQR * p * DFRQVHOKDGR * QR * OXJDU * GRV *WRXFK * SDG *HQFRQWUDGRV * HP *QRWHERRNV8 * (VVHV

~OWLPRV*GLILFXOWDP*D*UHDOL]DomR*GRV*PRYLPHQWRV*GHYLGR*DR*VHX*WDPDQKR*UHGX]LGR4

****)LJXUD*Q4*************************)LJXUD*S4****************************)LJXUD*d4

(11)

( ( (

(

* ** ** ** *%LUGV*LQ*'HVHUW

(12)

À À À

À

* ** ** ** *$ORQH*LQ*WKH*6WRUP

(13)

a a a

a

* ** ** ** *(OHFWULFLW\

3UHVVLRQDQGR*D*SULPHLUD*SDUWH*GR*FyGLJR*WRFDHVH*R *(OHFWULFLW\8* 3UHVVLRQDQGR*D*~OWLPD*SDUWH*´SDUDU*DSHQDV *(OHFWULFLW\µ SDXVDHVH*HVVH*FyGLJR*HQTXDQWR*R*$ORQH*LQ*WKH*6WRUP*FRQWLQXD*WRFDQGR8*1mR*XVDU*FWUO[SRQWR*CFWUO[8E*QHVVH*FDVR8

(14)

- -

- -

* ** ** ** *%UHDWKLQJ*2FHDQ

6RQV*

6RQV*

6RQV*

6RQV*SRU*FRPSXWDGRU4SRU*FRPSXWDGRU4SRU*FRPSXWDGRU4SRU*FRPSXWDGRU4

6RQV*GR*3&*Q 6RQV*GR*3&*S

Ó

*$YLmR**

¼

*&KXYD*H*7URYmR*****

""U

* *6ZHHS*1RLVH *

D

*3iVVDURV

( ( (

(

* ** ** ** *%LUGV*LQ*'HVHUW **HPLGRV*HVWHUHRI{QLFRV

-

* *%UHDWKLQJ*2FHDQ***

À À À À

* ** ** ** *$ORQH*LQ*WKH*6WRUP

'''''''''''''''''''''''''''' a

* *(OHFWULFLW\

3DUD*VRQV*ZDY*H*G~YLGDV*FRQWDFWDU*GDQLORERJR#JPDLO8FRP

(15)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

I

1 "

5

" " " " " "

I

v

I

° œ

I

(sempre)

ƒ

Avião

C C C C

Sweepy Noise

C C C C

1 3 5

~ 2"

F !

n

5

v v

v

œ

&

?

PC 1

Piano

5"

I " " " " " " " "

v v v v v v v

I

I

F

œ

œ

Uma cor que desentorte o arco-íris

Danilo Bogo 2017

(16)

&

?

PC 1

Piano

√ √

5

5

v

5

" "

œ œ œ œ œ-

I

I

F f

" "

I

v

5

œ

œ F

5 5

œ# œ

" "

v

&

?

PC 1

Piano

√ √

15"

I " "

v

œ œ œ-

I

I

F f

1 3 5

~ 2"

"

v

œ

œ#

&

œ œ

?

P

!

œ

5

" "

v œ

&

p

(17)

&

&

PC 1

Piano

20"

I

5

" " " "

v v v œ œ

I

œ#

I

?

F

œ

œ &

5

œ# œ

œ#

P

1 3 5

~ 2"

! "

v

?

&

?

PC 1

Piano

25"

I

5

I

œ

I

&

f

" " " "

v v v œ œ

œ# œ-

œ œ œ#

5

œ# œ œ œ œ F

1 3 5

~ 2"

! "

v œ-

f

(18)

&

&

PC 1

Piano

~ 2"

! "

v

I

œ#

I

œ œ

œ# ?

œ

œ

5

" " "

v v

œ# œ œ œ œ F

&

?

PC 1

Piano

(√) √

35"

1 3 5

~ 3"

" v

œ#-

I

œ

I

f

œ œ- œ œ

F f

œ# >

œ F

œ# œ œ

P

(19)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

(√)

1 3 5

"

v

I

œ œ#- œ œ œ

I

I

œ

Chuva e Trovão

C C C

C # # # # #

œ# œ œ œ œ

p F

4

"

v

œ#- œ# œ- œ œ-

4 4

4

œ# œ-

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √ √

45"

I " " " "

v v v

I

# # # # # # # #

I

œ#

œ

I

P

œ# œ-

4 4

4

"

v

œ# œ-

p

(20)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √

" " " "

v v v

I

# # # # # # # #

œ# œ

I

I

P

œ#-

œ

œ# œ-

4 4

4

œ# œ- p

"

v

œ

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √

55"

1 3 5

~ 2"

! "

v

I

# # # # # # # #

œ# œ# œ- œ

I

I

œ- œ#

œ

œ#

I

œ# œ œ œ œ-

œ

F

(21)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

1 3 5

~ 2"

! "

v

I

# # # # # # # #

œ#-

I

œ# œ œ

I

f

œ> œ#>

1 3 5

~ 3"

"

v

œ# œ œ œ œ

exagerado e sarcástico

f

œ#> œ#

œ ƒ

œ- œ# œ- œ

&

?

PC 1

PC 2

Piano

65"

I "

v

I

# # # # # # # #

œ-

I

œ

I

F œ# œ# œ œ œ œ

f

œ#> œ#

œ ƒ

œ- œ# œ- œ œ-

œ

F

(22)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √

~ 3"

" v

I

# # # # # # # #

œœœœb#

I

œ# œ œ œ

I

F

œ#- œ

œ f

œ#- œ# œ- œ œ#-

œ

P œœ#n œ# œ œ œ

œœ &

&

&

PC 1

PC 2

Piano

75"

I

" v

I

# # # # # # # #

œ>

5I

# œœ

1

œœœ## œ œ# >

I

?

œœœœ#

# >

> œœ œ œ# > œ

1

# œœ

> œn f œ#

œœ#n œ œ œ œ

œœ ° œœœœ#

crescendo poco a poco

p

poco a poco nervoso (de 1 a 5 poco a poco)

p

crescendo poco a poco

œ# œ# œ œ œ#

œ#

col piano

(23)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

" I

v

I

# # # # # # # #

œ# œ œ œ

I

œœ#

I

°

&

œ œ# œ# œn œ

œ °

œœ# œœ œœ œœ œœ

I

œœœ

#

œœ# œœ œœ œœ œœ

I

œœœ#n

#

œœ# œœ œœ œœ# œœ

I

œœœb

#

&

&

PC 1

PC 2

Piano

85"

I

5

"

v

I

# # # # # # # #

÷÷

„„„„

„„„„

I

subito

P ƒ

÷÷÷÷

I

„„„„

„„„„„„„„

÷÷÷÷

„„„„ „„„„„„„„„„„„„„„„ ƒ

5

÷^

?

1

" v

b v œœ

Ï

(24)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~

Gliss. dentro do piano n

" "

v

I

# # # #

I

I

n

(unha)

C C C C

Sweepy Noise

a a a a a a a a

Avião

$ $ $ $

n

Birds in desert

Chuva e Trovão

a a a a

p

d d

Pássaros

C C C C

p

&

?

PC 1 PC 2

Piano

95"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

I

œ

sempre

p

misterioso

œ œ

I

œ œœb

œœn

(25)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ €

100"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

I

œb

œ œ œ# œ œ œ#

&

?

PC 1

PC 2

Piano

105"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

œ#

I

œ ° œ œ œ

P

(26)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

I

p

œ œ

&

œ

°

œœb œ

F œœ#

œb

&

&

PC 1

PC 2

Piano

115"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

œœ#

I

I

?

œ p

œ# œn œ

(27)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

120"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

I

&

P

# œœ# œ

œœ

œ#

? œ &

p

&

&

PC 1

PC 2

Piano

125"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

I

Una corda

# œœ# œ

π œœ

œ#

? p

œb œ

(28)

&

?

PC 1 PC 2

Piano

(√)

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

œ

I

° P œ#

œ œ œ#

œn

p

# œœ#

P

# œœ#

π

&

?

PC 1 PC 2

Piano

135"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

œ œ œ#

I

I

œn &

÷÷

„„„„

dolce

p ?

(29)

&

?

PC 1 PC 2

Piano

140"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

?

œ

I

œ

p œ F

œœn &

œœ

b &

œœn

# œœ#

?

?

?

?

PC 1 PC 2

Piano

145"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

d d d d d d

I

I

œœ#

#

° œœ

p &

&

π œœb

œœb

n

?

(30)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

€ √

$ $ $ $ $ $ $

I

÷

I

I

sempre

p

Pássaros

a a a a

œ œ œ# ## œœœ — ÷

œ

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ €

155"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

œ œ œ#

I

œ

I

C C C

C

*

% % % %

œœœ

## ÷

Gemidos estereofônicos

œ œ œ#

œ#

* Não é necessário parar. Deixe tocar até o final (em torno do 270").

œ œ œ#

(31)

&

?

PC 1 PC 2

Piano

160"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

I

I

Tocar elementos da página 16 livremente.

sempre

p

&

?

PC 1 PC 2

Piano

165"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

I

I

(32)

&

?

PC 1 PC 2

Piano

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

I

I

(elementos da página 16)

&

?

PC 1 PC 2

Piano

175"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

I

I

* Dinâmica válida apenas para elementos escritos.

Os elementos da pag. 16 continuam sempre .

Adicionar elementos escritos mantendo os elementos da página 16.

œœœ bb

*

# P œœœ

p

(33)

&

?

PC 1 PC 2

Piano

180"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

I

I

(elementos da página 16)

œœœ b

# œœœ

&

?

PC 1 PC 2

Piano

185"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

I

I

œœœ bb

# œœœ &

(34)

&

&

PC 1

PC 2

Piano

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

œœœ

I

b

# œœœ

I(elementos da página 16)

P

œœœ## # œœœ

F

&

&

PC 1

PC 2

Piano

195"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

I

I

œœœ b

# œœœ ?

F

œœœ##

œ &

œœœ

# œœœ>

# œœœb

ƒ

(35)

&

&

PC 1 PC 2

Piano

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

I

I

(elementos da página 16)

œœœ

# P

&

&

PC 1

PC 2

Piano

√ √

205"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

œœœ

#

I

œœœ

#

I

F

œœœ

# ÷

ß

÷

÷

?

f

œ

F

(36)

&

?

PC 1 PC 2

Piano

€ √ √

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

÷

I

I

f

## œœœ- œœœ

œ œ œ# œ œ œ

œ &

œœœ

#

œœœ F bn

œœœ

#

?

&

?

PC 1 PC 2

Piano

215"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

œ œ œ#

I

œœœ

## œ

I

f

œœœ

##

œ>

f

÷

ß

œ œ œ#

œ#

÷

&

f

(37)

&

&

PC 1 PC 2

Piano

220"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

œœœ##

I

œœœ

œœœ

bb œœœ##

I

F f

œœœœb

b ÷

?

ß

œ œ œ#

œ ## œœœ- œœœ

÷

œ &

ß ƒ œœœ

# œœœ œœœ b >

œœœ

# ? œ#

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √

225"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

œœœœ bb >

I

œ#>

I

÷

> œ œn œ#

## œœœ- œœœ &

œœœ

# œœœ œœœ

œœœ

# œœœ

f

> ÷

œœœ

b > ?

ƒ

œœœ##> œœœ œœœ

## > œœœ & # œœœ

(38)

&

&

PC 1 PC 2

Piano

$ $ $ $ $ $ $

I

% % % % % %

÷

>

I

÷ ÷

„„„„„

I

?

ß ƒ

> „„„„„ b ^ œœœ

# ^ œœœ f

ben marcato

œœœb b ^

^ œœœ œœœ

# ^ ## ^ œœœ Ï

‡ ÷ ÷

&

?

PC 1

PC 2

Piano

235"

I

$ $ $ $ $ $ $

I

% % %

÷

÷ ^

I

I

‡ ÷ ÷ ÷÷ v

C C C

C

Alone in the Storm

& % & %

(39)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

~~~~~~~

~~~~~~~ ~~~~~~~~~ ~~~~~~ ~~~~~~ ~~~~~~ ~~~

~~~~ ~~~~ ~~~~ ~~~~

Gliss. dentro do piano

I

$ $ $ $ $ $ $

I

& % & % & % & % & % & % &

I

I

(unha)

n

&

?

PC 1 PC 2

Piano

~~~~~ ~~~~~ ~~~~~ ~~~~~ ~~~~~ ~

245"

I

I

' % & ' % & ' % & ' % & ' % &

I

I

Birds in desert

a a a a

Electricity

C C C

C

(40)

&

?

PC 2

Piano

' % & ' % & ' % & ' % & '

I

I

misterioso

œ œ

p œ

‡ ÷

π

&

?

PC 2

Piano

I

' % & ' % & ' % & ' % & '

255"

I

I

&

÷÷

„„„„„

subito

f

?

&

?

PC 2

Piano

I

' % & ' % & ' % & ' % & '

260"

I

I

p œœ œœ

P œœ

(41)

&

?

PC 2

Piano

€ √

I

' % & ' & ' & ' & '

265" (Gemidos estereofônicos - fade-out natural)

I

I

% œ œ œ#

p

%

%

œœœœ bb

%

‡ ÷

π

&

?

PC 2

Piano

I

' & ' & ' & ' & ' &

270"

I

I

P

œ œ

&

&

&

PC 2

Piano

I

' & ' & ' & ' & ' &

275"

œ

I

I

F

œœb

œœn# ? ‡ ÷

π

œ œ œ#

F

œœ#

p

(42)

&

?

PC 2

Piano

' & ' & ' & ' & ' &

I

I

P

œb œ œ

°

œœœ

#

œ# & f # œœœ

&

&

PC 2

Piano

I

' & ' & ' & ' & ' &

285"

œœœ

# >

I

I

F

# œœ# # œœ#

p ?

‡ ÷

π

&

?

PC 2

Piano

I

' & ' & ' & ' & ' &

290"

I

I

&

P œœ#

# œ

œœ

(43)

&

&

PC 2

Piano

I

' & ' & ' & ' & ' &

295"

I

œ#

I

? π

‡ ÷

&

Una corda

# œœ#

π œœ

&

&

PC 2

Piano

√ €

I

' & ' & ' & ' & ' &

300"

œœœœ bb

I

I

p

÷

œ œ œ# œœ œœ

œœ#

#

F

# œœ#

&

&

PC 2

Piano

I

' & ' & ' & ' & ' &

305"

I

I

p

÷

œ œ œ# — ÷÷

„„„„„ ?

subito

f

‡ ÷ &

P

(44)

&

&

PC 2

Piano

I

' & ' & ' & ' & ' &

310"

œœb

I

I

F

œœb

œœb œ^

?

ƒ

&

?

PC 2

Piano

I

' & ' & ' & ' & ' &

315"

I

I

œ#

P

œ# œ# œ

œ# œ œ# œn œ#

œn œ#

(45)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

320"

I

n

( ( ( (

n

v v v v v

5

I

' & ' & & & & & &

œ

I

œ œb- ?

I

Sweepy Noise

C C C C

œ# œ œ

œ# œ œnv Ï

a a a a

Breathing Ocean

C C C C

5

Electricity*

F F

1 3 5

~ 1"

!

&

5

œ f

&

?

PC 1

PC 2

Piano

325"

1 3 5

~ 1"

! ( v

I

& & & & & & & & &

I

I

( ( ( ( v v v v

5

œ

5

5

5

œ œ œ œ œ-

* Usar comando abaixo do código do Electricity para pará-lo mantendo o Alone in the Storm.

F f

(46)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √

√ √

3

( v

I

& & & & & & & &

I

I

~ 2"

! (

v

œ œ# œ œ

œ

œ- F

œ# œ œ œ f

3

( v

œ# œ>

œ &

&

&

PC 1

PC 2

Piano

√ √

335"

1 3 5

~ 2"

! (

v

I

& & & & & # & #

œ œ œ œ

I

œ# œ

I

P

œœ

# œœ#

subito

f

œ# œ œ œ œ F

œ# œ>

f ?

Chuva e Trovão

C C C C

4 4

4

( v

4

œœ#

œ & œœ

(47)

&

&

PC 1

PC 2

Piano

√ √

340"

I

v v ( (

I

# & # & # & # & # &

œ# œ œ- œ œ

I

I

?

4 4 4 4

œ

œœœœb- P

( ( ( ( ( v v v v

œ# œ

Ecco

p

Una corda

œ#- œ œ œ

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √

345"

I ( ( ( v v v

I

# & # & # & # & # &

œ œ#- œ

I

œœœ#

I

F

œ- œ œ#- P

1 3 5

~ 3"

v (

œœœ##>

œ

F

œœœœ

b# > ## > œœœ

I

œ# œ œ œ œ

œ

F

(48)

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √

~ 3"

( v

I

# & # & # & # & # &

œ>

I

œ#

œ

œ- œ# œ- œ

P œ-

œ °

f

~ 1"

! ( v

œ# >

œ#>

œ# œ œ œ œ

I

&

f

&

&

PC 1

PC 2

Piano

(√) √

355"

I

( v

I

# & # & # & # & # &

œ#-

I

P œn- F

œ

I

œ# œ œ

P

œ#

p ?

œ#

œ# &

P

decrescendo poco a poco al niente

decrescendo poco a poco col piano decrescendo poco a poco col piano

(49)

&

&

PC 1

PC 2

Piano

360"

1 3 5

~ 1"

! ( v

I

# & # & # & # & # &

œn

I

œ#

I

œ#- œ œ#

?

œ#

( )

œ#

p

&

?

PC 1

PC 2

Piano

√ √

365"

I

( v

!

I

# & # & # & # & # &

œn œ# œ-

diminuir tamanho de circulo poco a poco

œ#

( )

I

I

π

&

!

( )

∏ œn

(50)

&

&

PC 1

PC 2

Piano

~ 1"

! (

v

I

# & # & # & # & # &

n

I

( )

I

œ#

Ø

!

n

n

&

&

PC 1

PC 2

Piano

375"

I (

v

I

# & # & # &

I

I

!

Referências

Documentos relacionados

O nosso amor, minha amiga, será assim como uma flor milagrosa que cresceu, desabrochou, deu todo o seu aroma – e, nunca cortada, nem sacudida dos ventos ou das chuvas, nem de

O juramento que tinham dado e, mais do que isso, a lealdade de guerreiros godos não lhes consentiam abandonarem a irmã do seu capitão; não lho consentiria o fero cavaleiro negro,

— Sua filha, meu pai, a filha do capitão-mór Campelo nunca seria espôsa do homem que uma vez a insultou, ainda quando êle não se atrevesse a ameaçar-nos como o faz?. Mas nós

Não duvidava mais do resultado: via nos acontecimentos futuros como no espaço que se estendia diante dele, e no qual nem um objeto escapava ao seu olhar límpido;

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

etapa, sala, número da peça estabelecida no manual e nome da disciplina cursada, o que possibilitará a imediata identificação do autor do trabalho prático. O não

Para a análise dos resultados, foram utilizados testes paramétricos e testes não paramétricos, levando-se em consideração a natureza das variáveis estudadas e a variabi-