• Nenhum resultado encontrado

O MUNDO MÁGICO DAS HISTÓRIAS E FÁBULAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O MUNDO MÁGICO DAS HISTÓRIAS E FÁBULAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O MUNDO MÁGICO DAS HISTÓRIAS E FÁBULAS

(2)

Silva, Luiza Maria Figueredo1 Possi, Magali Paraguassu2

INTRODUÇÃO

O presente projeto contemplou a turma de segundo ano da E.M.E.F “Ercy Arruda Bonfim” no município de Muqui – ES com a colaboração do PIBIB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em uma parceria com o Centro Universitário São Camilo, tento como intuito principal a leitura e produção de textos que envolvessem os alunos de forma a fazê-los ler com mais interesse, analisassem suas leituras e escrevessem com mais vontade, com vocabulário ampliado e maior contato com diversidade de gêneros textuais.

O tema leitura e produção de texto, aborda as dificuldades na escrita e na interpretação textual dos alunos, pois são essas dificuldades que retraem, desmotivam e impedem o interesse dos discentes pela leitura e escrita, cabendo ao educador proporcionar situações diversas que ultrapassem as barreiras encontradas ou impostas pelo aluno.

No entanto, o projeto tem como objetivo fazer com que os alunos produzam textos, considerando sempre que, a leitura é o ponto de partida para qualquer produção do aluno.

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi feito com alunos da segunda serie do Ensino Fundamental I, os alunos estavam iniciando a leitura e tinham algumas dificuldades, então junto a professora regente foi elaborado o projeto para que as crianças pudessem melhorar a leitura para se tornar um futuro leitor. As atividades propiciavam as crianças envolvidas no projeto, a descoberta de suas capacidades de imaginação, invenção e criação de histórias. Tendo assim como principal objetivo a observação dos conhecimentos prévios sobre as temáticas, para assim ser traçado a melhor metodologia a ser utilizada, fazendo também a comparação e a exemplificação das diferenças existentes entre fábula e contos.

A primeira história apresentada e discutida foi “A formiga e a Cigarra”

recontada por Adson Vasconcelos, onde foi confeccionado um cartaz, contendo a história e algumas imagens representando fatos ocorridos no decorrer da leitura.

_________________________________________

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário são Camilo-ES, luiza- figueiredo@hotmail.com;

(3)

2 Orientadora de Pedagogia do Centro Universitário são Camilo-ESmagalipossi@saocamilo.es.br

Outra história fundamental no desenvolver do projeto foi à fábula “A lebre e a tartaruga” recontada por Adson Vasconcelos, sendo através dessa atividade exercido a interpretação e produção de texto em conjunto, no primeiro momento foi disponibilizado para os alunos apenas o áudio da história, para que assim eles imaginassem como transcorreu a fabula, ao final do áudio da história, foi aberta uma breve discussão sobre o que eles entenderam sobre a fábula, as perguntas que auxiliaram na interpretação da história.

Em seguida foram entregue aos mesmos a história escrita e ilustrada para ser anexada no caderno.

Dando continuidade as atividades planejadas, com a produção de texto em foco principal, foram apresentadas aos alunos uma história já iniciada, para que os mesmos a completassem com suas próprias produções individualmente, após a correção da atividade, foram observados erros ortográficos, sendo corrigidos e explicados a forma correta da escrita para todos os alunos da turma. Está história foi o ponto de partida para a confecção de um livro pelos discentes que é o assunto principal deste capitulo.

DESENVOLVIMENTO

A leitura e produção de texto se constituem em um diálogo entre educador e educando, mediado pelo conhecimento, um espaço onde a criança, tem a palavra, ouve, fala, lê, escreve, opina e questiona.

O conhecimento não vem pronto, é produzido a cada momento e é algo questionável e dinâmico assim a criança produz textos antes mesmo de conhecerem as letras, como quando elas contam um fato ocorrido, descrevem um passeio de final de semana ou dita regras de uma brincadeira, ou seja, em sua rotina diária a criança cria diversos textos orais. Segundo Emilia Ferreiro (1999) “obviamente a criança é também um produtor de textos desde a tenra idade (...)”.

(...) o processo que envolve o desenvolvimento da leitura envolve a linguagem em sua totalidade, como o falar, o ouvir, o sentir, o escutar, o escrever, pois a criança vivencia em seu cotidiano todas essas linguagens que elencarão seu aprendizado convencional da leitura. (Solé, 1998)

(4)

Entretanto, há necessidade desses textos orais serem transcritos, sendo ai a dificuldade mais visível de uma parte significativa desses discentes.

Segundo a autora Maria de Fátima Russo (Alfabetização - um processo em construção, p.131) “Produzir é realizar, criar, fabricar; texto é um desenho, uma palavra, uma frase ou um conjunto delas que, dentro de um contexto, transmite um significado ou uma idéia. Produzir textos é inerente à criança”.

Fica evidente que para desenvolver uma produção de texto é necessária, uma constante e extensa leitura, observando que através da leitura tanto a criança como qualquer adulto adquire conhecimentos permanentes, como é relatado no livro

“Andar entre livros” da autora Teresa Colomer, onde a mesma utiliza uma citação de outro autor como exemplo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram traçados algumas etapas para a confecção do livro, desde a escolha do nome da personagem principal até a finalização do livro. O nome da personagem escolhida foi “O rabicó” do sitio do pica-pau amarelo. Inicialmente foi contextualizada a história do marquês de rabicó, personagem criada por Monteiro Lobato, juntamente com outras personagens que fazem parte do famoso “Sitio do Pica-pau Amarelo”, após a contextualização ser finalizada foi entregue a cada aluno uma folha contendo três cenas diferentes em que o Rabicó participava de uma aventura, sendo proposto que eles criassem uma história no contexto das imagens. Ao término da produção foi analisada pelos docentes cada criação, verificando a realização de parágrafos, à utilização de letras maiúsculas e minúsculas, à ocorrência de troca de letras, aos erros ortográficos e acentuação de palavras, posteriormente, as produções foram devolvidas aos respectivos autores para que pudessem fazer as correções e colorissem as cenas da história, dando continuidade à produção do livro e por fim foi feito a encadernação do livro para a exposição na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Ercy Arruda Bonfim”.

“É pelas leituras extensas que os alunos adquirem alguns conhecimentos: eles não têm capacidade para analisar por si mesmos, profundamente, um escasso número de linhas”. (J. Bézard.)

(5)

Dados

Produção do cartaz ilustrado da fábula “A Cigarra e a Formiga”

Discussão sobre a fábula “A lebre e a tartaruga”

(6)

Intervenção da correção da história

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um dos eixos básicos para trabalhar com as crianças é a linguagem, pois é importante para a formação do sujeito, na sua interação com as outras pessoas, e na orientação das ações e desenvolvimento do pensamento. Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo. O conto de fadas, histórias e fabula conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura, assim desenvolvendo a escrita.

REFERÊNCIAS

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. 1.ed.São Paulo:Global,2014.pág15.

RUSSO, Maria de Fatima. Alfabetização: um processo em construção.6.ed.São Paulo:Saraiva,2012.pág 131.

FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

VESCONCELOS, Adson; BELEZA, Fernanda; VILLAÇA, Regina. Oficina de literatura.Vol2.Rideel.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre, Artmed, 2003.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Referências

Documentos relacionados

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

De 100 doentes de doenças agudas que De 100 doentes de doenças agudas que utilizam serviços médicos, não morrem na utilizam serviços médicos, não morrem na miséria em

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Para tentar explicar essas transformações, procuramos suporte em conceitos necessários para a compreensão das transformações do espaço regional e local: o estudo da localização