• Nenhum resultado encontrado

Câmara Municipal de São Carlos Capital do Conhecimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Câmara Municipal de São Carlos Capital do Conhecimento"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

SESSÃO ORDINÁRIA 14 DE JUNHO DE 2016

Esta Ata foi lida e conferida pelo vereador Ronaldo Lopes, 1º Secretário

Aos quatorze dias do mês de junho de 2016, às quinze horas, no plenário “Dr. Antonio Stella Moruzzi” da Câmara Municipal, realizou-se a presente sessão ordinária. PRESIDENTE MARQUINHO AMARAL: Boa tarde a todos. Dando início à 22ª Sessão Ordinária, dia 14/2/2016, eu solicito ao vereador Ratti, que faça a que chamada inicial dos Srs. Vereadores.

VEREADOR ANTÔNIO RUBENS RATTI: Marquinho Amaral. PRESIDENTE MARQUINHO AMARAL: Presente. VEREADOR ANTÔNIO RUBENS RATTI:

Aparecido Donizetti Penha, ausente do Plenário. Ronaldo Lopes, ausente do Plenário. José Alvim Filho, Dé, ausente do Plenário. Antônio Carlos Catharino, presente. Antônio Rubens Valdo Ratti, presente. Bendito Matheus Filho, ausente do Plenário. Cidinha do Oncológico, ausente do Plenário. Edson Fermiano, presente. Eduardo Brinquedos, ausente do Plenário.

Equimarcilias de Souza Freire, presente. Idelso Marques de Souza Paraná, ausente do Plenário. José Luís Rabello, ausente do Plenário. Júlio César, ausente do Plenário. Laide das Graças Simões. VEREADORA LAIDE DAS GRAÇAS SIMÕES: Presente. VEREADOR ANTONIO RUBENS VALDO RATTI: Presente. Lineu Navarro, presente. Maurício Ortega, ausente do Plenário. Rodson Magno do Carmo, ausente do Plenário. Roselei Françoso, ausente do Plenário. Sérgio Rocha, ausente do Plenário. Walcinyr Bragatto, ausente do Plenário. Três... Oito, nove vereadores presentes no Plenário, Sr. Presidente. Ronaldo Lopes presente, José Luís Rabello presente. PRESIDENTE MARQUINHO AMARAL:

Havendo número regimental, declaro aberta a presente sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os trabalhos, cantando e ouvindo, em pé, os hinos Nacional e de São Carlos.

[execução do Hino Nacional]. [execução do Hino de São Carlos]. PRESIDENTE MARQUINHO AMARAL: Solicito ao vereador Maurício Ortega, que faça da leitura da Bíblia Sagrada. VEREADOR MAURÍCIO ORTEGA: "Nesse tempo, Merodaque-baladã filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente. Ezequias se agradou com os mensageiros e lhe mostrou toda a casa e o teu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos e seu arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros. Nenhuma coisa houve, nem em sua casa, nem em outro, nem em todo o seu domínio que Ezequias não lhe mostrasse. Então, Isaias, o profeta, veio ao rei Ezequias e lhe disse: que foi que aqueles homens disseram e de onde vieram a ti? Respondeu Ezequias: De uma terra longínqua, vieram da Babilônia. Perguntou ele, que viram em tua casa? Respondeu Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa. Coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não que lhe mostrasse. Então, disse Isaias a Ezequias, ouve a palavra do Senhor. Eis que viram dias em que tudo houver em tua casa com o que entesouraram teus pais até o dia de hoje, será levado para a Babilônia, não ficará coisa alguma, disse o Senhor. Dos teus filhos próprios, que tu gerações tomaram para que sejam eunucos no palácio, no reino da Babilônia, palavra do Senhor". PRESIDENTE MARQUINHO AMARAL: Solicito ao nobre vereador Ronaldo Lopes, primeiro secretário da Mesa, que faça a leitura dos nomes das pessoas falecidas durante a semana, na cidade de São Carlos. VEREADOR RONALDO LOPES:

Relação de votos do pesar: José Carlos Leite dos Santos, Dorvalina Noudis, Osmar Carlos Mota, Sebastiana Benedita dos Santos, Anna Basso Malimpensa, Roseli Aparecida de Souza Moreira, Edvaldo Antunes Lopes, Alberto de Jesus Vanzo, Antônio de Pádua Tadeu Braga,

(2)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

Flauzina dos Santos Maria, Arnaldo Gonçalves Lima, Cleide de Campos, Ricardo Daniel Lino, Lupicínio Antônio de Oliveira, Lourivaldo Alves da Silva, Regina Olivary, Dorival Vilani, Dagmar Rosa Garcia, Antônio Valentin, Moacir Lopes, Maria de Lourdes Conti, Maria Angélica dos Santos, Antônio Roberto, Dolores Gonzalez Alves, Aldo Capelini, Tadeu Braga. Essa, Sr. Presidente, é a relação de votos de pesar. PRESIDENTE MARQUINHO AMARAL: Solicito que todos os presentes, em pé, possamos guardar um minuto de silêncio em memória dos falecidos. [um minuto de silêncio]. PRESIDENTE MARQUINHO AMARAL: Quero justificar, comunicar aos Srs. Vereadores, à população que nos acompanha, a ausência do nobre vereador Idelso Marques de Souza Paraná. "Eu, Idelso Marques de Souza Paraná, vereador pelo PROS, com respeito a Vossa Excelência, venho por meio deste, justificar minha ausência à 22º Sessão Ordinária, realizada em 14/6/2016, às 15h, devido à complicação de saúde, encontro-me hospitalizado. Sendo assim, com base no Regimento Interno da Casa de Leis, solicito de Vossa Excelência que a minha ausência na referida sessão seja abonada. Vereador Idelso Marques de Souza Paraná". Estimamos melhoras ao nobre vereador, que encontra-se internado na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Eu consulto aos Sr. Vereadores se há discussão da Ata da sessão do dia 24 de maio último? Ata essa lida e conferida pelo nobre vereador primeiro-secretário dessa Casa, Ronaldo Lopes. Não havendo, a referida Ata está em votação. Ninguém se manifestando contra, aprovada a Ata pela totalidade dos vereadores presentes. Passamos agora à leitura do expediente recebido do Sr. Prefeito Municipal, e também o expediente recebido de diversos.

VEREADOR RONALDO LOPES: Oi, agora funcionou. Vigésima Segunda Sessão Ordinária, expediente recebido pelo Prefeito Municipal, dia 14 de junho de 2016. Ofícios:

Ofício 393, transmitindo autógrafo da Lei Municipal nº 17.868 de 2 de junho 2016, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional, suplementar na Prefeitura Municipal.

Ofício nº 400, encaminhando o processo nº 11 mil que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção à Associação Gestores do Esporte. Ofício 401, encaminhando o processo nº 11.058, que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção à Arca de São Francisco.

Ofício 402, encaminhando o processo nº 12.582, que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção à Liga Central de Natação. Ofício 403, encaminhando o processo nº 12. 583, que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção à Liga Central de Natação. Ofício 404, encaminhando o processo nº 12.584, que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção à Associação Wada. Ofício 405, encaminhando o processo nº 2.169, que dá nova redação a Lei nº 17.445, de 2 de março de 2016. Ofício 406, transmitindo autógrafo da Lei Municipal nº 17.

873, de 7 de junho de 2016. Ofício 814, respondendo o termo de requerimento 873, de autoria do vereador Paraná. Ofício 815, respondendo o termo de requerimento 866, de autoria do vereador Paraná. Ofício 816, respondendo o termo de requerimento 865, de autoria do vereador Paraná. Ofício 817, respondendo o termo do requerimento 864, de autoria do vereador Paraná, que requer serviço de tapa-buraco na Rua Carlos Del Nero. Ofício 818, respondendo o termo de requerimento 863, de autoria do vereador Paraná. Ofício 819, respondendo o termo de requerimento 862, de autoria do vereador Paraná. Ofício 820, respondendo o termo de requerimento 861, de autoria do vereador Paraná. Ofício 821, respondendo o termo de requerimento 860, de autoria do vereador Paraná. Ofício 822, respondendo o termo de requerimento 859, de autoria do vereador Paraná. Ofício 823, respondendo o termo de requerimento 858, de autoria do vereador Paraná. Ofício 824, respondendo o termo de requerimento 857, de autoria do vereador Paraná. Ofício 825,

(3)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

respondendo o termo de requerimento 856, de autoria vereador Paraná. Ofício 826, respondendo o termo de requerimento 855, de autoria vereador Paraná. Ofício 827, respondendo o termo de requerimento 846, de autoria do vereador Paraná. Ofício 828, respondendo o termo de requerimento 847, de autoria do vereador Paraná. Ofício 829, respondendo o termo de requerimento 848, de autoria do vereador Paraná. Ofício 830, respondendo o termo de requerimento 849, de autoria do vereador Paraná. Ofício 831, respondendo o termo do requerimento 867, de autoria do vereador Paraná. Ofício 832, respondendo o termo de requerimento 868, de autoria do vereador Paraná. Ofício 833, respondendo o termo de requerimento 869, de autoria do vereador Paraná. Ofício 834, respondendo o termo de requerimento 870, de autoria do vereador Paraná. Ofício 835, respondendo o termo de requerimento 871, de autoria do vereador Paraná. Ofício 837, respondendo o termo de requerimento 747, de autoria do vereador Júlio César. Ofício 838, respondendo o termo de requerimento 822, de autoria do vereador Maurício Ortega. Ofício 839, respondendo o termo de requerimento 824, de autoria do vereador José Alvim Filho, Dé.

Ofício 840, respondendo o termo de requerimento 832, de autoria do vereador Dé Alvim.

Ofício 841, respondendo o termo de requerimento 836, de autoria do vereador José Alvim.

Ofício 842, respondendo o termo de requerimento 843, de autoria do vereador José Alvim Filho, Dé. Ofício 843, respondendo o termo de requerimento 845, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 844, respondendo o termo de requerimento 850, de autoria do vereador Júlio César. Ofício 845, respondendo o termo de requerimento 852, de autoria vereador Júlio César.

Ofício 846, respondendo o termo de requerimento 872 de autoria do vereador Walcinyr Bragatto. Ofício 847, respondendo o termo de requerimento 882, de autoria do vereador Lineu Navarro. Ofício 848, respondendo o termo de requerimento 879, de autoria do vereador Ronaldo Lopes. Ofício 849, respondendo o termo de requerimento 885, de autoria de vereador Lineu Navarro. Ofício 850, respondendo termo de requerimento 886, de autoria de vereador Lineu Navarro. Ofício 851, respondendo o termo de requerimento 877, de autoria do vereador Lineu Navarro. Ofício 852, respondendo o termo de requerimento 878, de autoria da vereadora Cidinha Oncológico. Ofício 853, respondendo o termo de requerimento 877, de autoria da vereadora Cidinha do Oncológico. Ofício 854, respondendo o termo de requerimento 752, de autoria do vereador Rodson Magno. Ofício 855, respondendo o termo de requerimento 883, de autoria do vereador Lineu Navarro. Ofício 856, respondendo o termo de requerimento 884, de autoria do vereador Lineu Navarro. Ofício 857, respondendo o termo do requerimento 842, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 858, respondendo o termo de requerimento 808, de autoria do vereador Maurício Ortega. Ofício 859, respondendo o termo de requerimento 883, de autoria do vereador Júlio César. Ofício 860, respondendo o termo de requerimento 841, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 861, respondendo o termo de requerimento 841, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 862, respondendo o termo de requerimento 838, de autoria de vereador Dé Alvim. Ofício 863, respondendo o termo de requerimento 834, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 864, respondendo o termo de requerimento 830, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 865, respondendo o termo do requerimento 832 de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 866, respondendo o termo de requerimento 843, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 867, respondendo o termo de requerimento 845, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 868, respondendo o termo de requerimento 873, de autoria do vereador Paraná. Ofício 869, respondendo o termo de requerimento 869, de autoria de vereador Dé Alvim. Ofício 670, respondendo o termo do

(4)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

requerimento 822, de autoria do vereador Dé Alvim. Ofício 871, respondendo o termo de requerimento 615, de autoria do vereador Walcinyr Bragatto. Expediente recebido de diversos via Telegrama, arquivo eletrônico. Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Fundo Nacional de Saúde, informando a liberação de recurso financeiro, em cumprimento ao art.1º da Lei nº 9.452, de 20 de março de 97, conforme relação abaixo. Teto Municipal de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, R$ 1.997.911,66. Teto Municipal do limite para UPA, R$ 270 mil. Teto Municipal Melhor Em Casa R$ 106 mil. Teto Municipal Rede Brasil Sem Miséria R$ 12 mil. Teto Municipal Rede Cegonha R$ 84.316,95. Teto Municipal Rede de Urgência R$ 440.720,64. Teto Municipal Rede de Previsão de Diagnóstico e Tratamento Câncer Colo de Mama R$ 6.548,58. Teto Municipal de Saúde Mental R$ 61.426,19. É isso, Sr. Presidente. Expediente recebido do Sr. Prefeito Municipal e diversos. [troca de presidência]. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Relaciono abaixo o número de proposições apresentadas pelos Srs. Vereadores para a 22ª Sessão Ordinária, que se realiza hoje, 14 de junho de 2016, recebemos dois projetos de Lei Ordinária, 48 requerimentos, 12 indicações e cinco moções. Totalizando 67 proposições, que eu peço ao secretário vereador Ronaldo Lopes, que faça a leitura. E também uma de urgência com as devidas assinaturas, um requerimento e também uma indicação. VEREADOR RONALDO LOPES: Relação de proposituras apresentadas pelos Srs. Vereadores e vereadoras para a sessão do dia 14 de junho de 2016. PROJETOS DE LEI - processo 1.598, Ditinho Matheus, altera o dispositivo da Lei Municipal nº 17.729, de 10 de fevereiro de 2016, que cria o sistema de captação e aproveitamento de água de chuva e instituiu a sua obrigatoriedade nos imóveis localizados no município e dá outras providências. Processo 1. 635, Ditinho Matheus, dá nome de Lázaro Rivaldo Orlandi à Rua Vinte e Um, no bairro Residencial Eduardo Abdelnur.

REQUERIMENTOS - Processo 1.587, vereador Paraná requer manutenção em erosão de solo na Antônio Luiz Zanquin com a Rua Anésio Silva, Cidade Aracy II. Processo 1.592, vereador Penha requer cópia integral do processo de compra de 20 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, cadastradas no CEME. Processo 1.593, Dé Alvim requer instalação de redutor de velocidade na Avenida Romualdo Villani, no Jardim Ipanema. Processo 1.594, José Alvim requer instalação de redutor de velocidade na Rua Miguel Petrucelli, no Jardim Ipanema. Processo 1.595, Dé Alvim requer instalação de redutor de velocidade na Avenida João Dagnone, no Santa Felícia. Processo 1.596, Sérgio Rocha solicita informações sobre a conclusão das obras da Unidade de Saúde da Família, no Jardim Zavaglia. Processo 1.599, Dé Alvim requer a instalação redutor de velocidade na Rua Francisca Bassani, no Aracy, no Cidade Aracy. Processo 1.680, Maurício Ortega requer a cobertura da sinalização, requer a cobertura da sinalização de solo "PARE" na Rua Miguel Giometti, esquina com a Rua Presidente Vargas, no bairro Vila Costa do Sol. Processo 1.602, Júlio César requer funcionamento da unidade apoio USF e Unidade de Saúde da Família, na Água Vermelha.

Processo 1.604, Júlio César requer melhorias urgentes em todas a vias do Vale Quina da Felicidade. Processo 1.605, vereador Paraná requer serviço de tapa-buraco corte e caixa, recapeamento da Rua Anésio Silva, no Aracy II. Processo 1.606, vereador Paraná requer serviço de tapa-buraco e recapeamento em toda a extensão da Rua Caetano Moruzzi, na Vila São José. Processo 1.607, vereador Paraná requer serviço tapa-buraco e recapeamento em toda a extensão da Rua Francisco Crestana, na Vila Nossa Senhora de Fátima. Processo.

1.608, vereador Paraná requer serviço de tapa-buraco e recapeamento em toda a extensão da Rua Francisco Fiorentino, no Boa Vista. Processo 1.609, vereador Paraná requer serviço de

(5)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

tapa-buraco e recapeamento em toda a extensão da Rua Francisco Pelegrino, na Vila São José.

Processo 1.610, vereador Paraná requer serviço de tapa-buraco e recapeamento em toda a extensão da Rua Mariano Garcia Camacho, na Vila São José. Processo 1.611, vereador Paraná requer serviço de tapa-buraco em toda a extensão da Rua Antônio Luiz Zanquin, no Cidade Aracy II. Processo 1.612, vereador Paraná requer serviço recapeamento em toda a extensão da Rua Padre Bento, no Nossa Senhora do Carmo. Processo 1.613, vereador Paraná requer serviço de tapa-buraco e recapeamento em toda a extensão da Rua Rafael de Senzi, na Vila São José. Processo 1.614, vereador Paraná requer serviço de tapa-buraco e recapeamento em toda a extensão da Rua Hipólito José da Costa, Vila São José. Processo 1.615, vereador Paraná requer serviço de tapa-buraco e recapeamento em toda extensão da Rua Manoel José Silva Ferreira, na Vila São José. Processo 1.622, vereador Júlio César requer informações sobre o atraso no pagamento aos médicos pela prefeitura. Processo 1.625, Júlio César requer estudo para mudança de trajeto na linha de ônibus no Vale da Quina da Felicidade. Processo 1.626, vereador Paraná requer serviço tapa-buraco e recapeamento na Rua João Lopes, na Vila São José. Processo 1.627, vereador Paraná requer limpeza e desobstrução de bueiro na Rua Pascoal Meca, próxima ao número 313, no Jardim Real. Processo 1.630, Ronaldo Lopes requer cópia do processo administrativo 16.947/2014. Processo 1.631, Roselei Françoso requer informações a respeito dos kits de uniformes escolares de inverno dos alunos da rede municipal que ainda não foram entregues. Processo 1.632, Roselei Françoso requer informação a respeito da aquisição de material escolar e de expediente para a Rede Municipal de Educação Infantil. Processo 1.643, Roselei Françoso requer informações a respeito do furto ocorrido no Sub Almoxarifado da Educação. Processo 1.644, Roselei Françoso requer informações a respeito da ausência de alarme no Almoxarifado da Educação. Processo 1.647, Eduardo Brinquedos solicita reparo no pavimento asfáltico em corte realizado pelo SAAE na Rua Treze de Maio, próximo ao número 1.308. Processo 1.648 Eduardo Brinquedos requer manutenção de tapa-buraco no cruzamento da Rua Dr. Gastão de Sá com Avenida Theodureto de Camargo, próximo à UPA da Vila Prado. Processo 1.649, Eduardo Brinquedos requer manutenção e tapa-buraco na Rua Raimundo Corrêa, próximo ao nº 638. Processo 1.650, vereador Penha requer estudos sobre implantação de um projeto de travessia segura de frente Hospital Universitário UFSCar. Processo 1.651, Roselei Françoso requer cópia integral do Processo Administrativo 7.074/2016, Pregão Presencial nº 12/2016, cujo objeto trata-se de registro de preço de caderno para atender a demanda da rede municipal de ensino do município de São Carlos. Processo 1.652 Roselei Françoso requer cópia integral do Processo Administrativo 29.877/2015, e as respectivas atas de registro de preço. Processo 1.653, Júlio César requer providência na Avenida Dr. Teixeira de Barros, na altura no nº 1.349. Processo 1.654, Roselei Françoso requer cópia integral Processo Administrativo 2.040/2016, Pregão Presencial nº 9/2006, cujo objeto trata-se do registro de preço de material de limpeza para atender à Prefeitura Municipal de São Carlos. Processo 1.656, Rodson Magno requer estudos para a adesão ao Programa Cidade Legal, por meio da Secretaria Estadual de Habitação.

Processo 1.657, Roselei Françoso requer cópia integral do Processo Administrativo 28.856/2015, Pregão Presencial nº 4/2016, cujo objeto trata-se do registro de preço de equipamento de 'software' para atender à Secretaria Municipal de Educação do município de São Carlos. Processo 1.658, vereador Ronaldo Lopes requer cópia Processo Administrativo 11.249/2016. Processo 1.659, Roselei Françoso requer cópia do relatório anual do saldo de estoque do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação. Processo 1.660, vereador

(6)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

Ronaldo Lopes requer cópia do Processo Administrativo 289, de 13 maio de 2016. Processo 1.661, vereador Eduardo Brinquedos requer a instalação de placa nos postes com nomenclaturas das ruas e avenidas no Jardim das Araucárias. Processo 1.663, vereador Lineu Navarro solicita a cópia integral do processo 7.758/2016. Processo 1.664, Júlio César requer informação sobre a internacionalização do Aeroporto Mário Pereira Lopes. Processo 1.665, Roselei Françoso requer cópia integral do Processo Administrativo 22.041/2015, concorrência pública nº 003/2016, cujo objeto trata-se da contratação de empresas de engenharia para a construção da Cemei Professor Nilson Aparecido Gonçalves, no Jardim Embaré.

INDICAÇÕES - Processo 1.633, José Luís Rabello indica a falta de iluminação pública na Rua Irmã Maria Félix, no Jardim Cardinalli. Processo 1.636, Roselei Françoso indica serviço de reparo e tapa-buraco na Rua José Cândido Ferreira, no Jóckei Club. Processo 1.637, Roselei Françoso indica serviço de reparo e tapa-buraco na Rua Rio Branco entre as ruas Rua Rio Tietê e Rua Rio Grande, no Jóckei Club. Processo 1638, Roselei Françoso indica serviço de reparo e tapa-buraco em toda a extensão da Rua Rio Grande, no bairro Jóckei Club.

Processo 1.639, Roselei Françoso indica serviços de reparo e tapa-buraco em toda a extensão da Rua Rio Mogi-Guaçu, no Jóckei Club. Processo 1.641, Roselei Françoso indica serviço de reparo e tapa-buraco em toda a extensão da Rua Rio Paraguai, no Jockey. Processo 1.642, Roselei Françoso indica serviço de reparo e tapa-buraco em toda a extensão da Rua Rio São Francisco, no Jockey Clube. Processo 1.645, Roselei Françoso indica serviços de reparo e tapa-buraco em toda a extensão da Rua Rio Tapajós no Jóckei Club. Paraná fazendo escola.

Processo 1.646, Roselei Françoso indica serviço de reparo e tapa- buraco em toda a extensão da Rua Rio Tietê, no Jóckei Club. Processo 1.645, José Luís Rabello indica necessidade de poda de árvore na Rua Abrão Simão, no bairro Vila Brasília. Processo 1.662, Roselei Françoso indica serviço de poda de árvore de grande porte na Rua Luiz Carlos de Arruda Mendes, no bairro Boa Vista, bem como estudo sobre suas condições. MOÇÕES - Processo 1.603, Marquinho Amaral manifesta congratulação aos comerciantes Sílvio Casale e João Batista Pio, que foram escolhidos pela ACISC para receberem homenagens. Processo 1.624, Maurício Ortega manifesta apelo a Sua Excelência, Dr. Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo, e Dr. José Renato Nalini, secretário de Educação do estado de São Paulo, para que reestabeleça um módulo de pessoal das unidades escolares da Secretaria de Educação no município de São Carlos. Processo 1.634, vereador Paraná manifesta apelo com a Prefeitura Municipal de São Carlos para que encaminhe ofício à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo, a fim de que disponibilize aparelho de ginástica adaptados para pessoas com deficiência, além dos requerimentos de urgências com as devidas assinaturas. Processo 1.668, Lineu Navarro, que requer cópia integral do processo de sindicância realizada pela Prefeitura, pela Administração Municipal em relação às condutas ilegais de servidores do SIM. E tem um processo 1.667, interessada é a Comissão de Estudos sobre Sepultamentos e Obras nos cemitérios municipais, que sugerem a implantam de dispositivo de segurança nas dependências do Cemitério Nossa Senhora do Carmo. Sr.

Presidente, são essas as proposituras apresentadas pelos Srs. Vereadores e vereadoras para a sessão de hoje. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Pergunto aos Srs.

Vereadores se há algum destaque para alguma proposição apresentada pelo Srs. Vereadores, no dia de hoje? Não havendo, eu vou colocar em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão; manifestando-se os contrários. Aprovado. Em discussão REQUERIMENTOS - PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA - Na

(7)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

sequência dos trabalhos de hoje, continua em discussão, o processo 1.295/2016, requerimento do vereador Maurício Ortega, requer o funcionamento de semáforos de forma intermitente todos os dias, no período compreendido entre a zero hora e cinco horas da manhã. Esse requerimento já vem sendo discutido, o último vereador inscrito a semana passada foi o vereador Paraná, que justificou sua ausência e, na sequência, fez inscrição o vereador Rabello.

Já fez uso de discussão desse requerimento o vereador Júlio César, o Maurício, o Eduardo, o Ronaldo, o Freire, o Sérgio e também o Ratti. Não havendo mais ninguém para discutir o requerimento, eu vou colocar em votação. Os vereadores favoráveis permaneçam como estão;

manifestando-se os contrários. Votação nominal sugerida e pedida pelo vereador Maurício Ortega. Requerimento, votação de requerimento. VEREADOR RONALDO LOPES:

Vereadores sim, contrários não. Por favor, Srs. Vereadores. Presença solicitada em Plenário.

Vereador Antônio Carlos Catharino, ausente do Plenário. Vereador... Pela ordem. Verificação de presença solicitada pelo vereador Ratti. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Chamada dos Srs. Vereadores. Eu queria chamar vereadores que estão nos seus gabinetes, que se encontram nos seus gabinetes para virem até o Plenário, por gentileza.

VEREADOR RONALDO LOPES: Primeira verificação de chamada, vereador Marquinho Amaral. Vereador Penha. VEREADOR APARECIDO DONIZETTI PENHA: Presente.

VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Ronaldo Lopes, presente. Vereador Dé Alvim, vereador Dé Alvim, ausente do Plenário. Vereador Antônio Carlos Catharino.

VEREADOR ANTONIO CARLOS CATHARINO: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Ratti. VEREADOR ANTÔNIO RUBENS RATTI: Presente.

VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Benedito Matheus, ausente do Plenário. Vereadora Cidinha do Oncológico. VEREADORA CIDINHA DO ONCOLÓGICO: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Edson Fermiano. VEREADOR EDSON ANTONIO FERMIANO: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Eduardo Brinquedos. VEREADOR EDUARDO BRINQUEDOS: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Freire.

VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Paraná, ausência justificada. Vereador José Rabello. VEREADOR JOSÉ LUIS RABELLO: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Júlio César. VEREADOR JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereadora Laide das Graças, ausente do Plenário. Vereador Lineu Navarro, ausente do Plenário. Vereador Maurício Ortega. VEREADOR MAURÍCIO ORTEGA: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Rodson, ausente do Plenário. Vereador Roselei Françoso. VEREADOR ROSELEI FRANÇOSO: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES: Presente. Vereador Sérgio Rocha, ausente do Plenário. Vereador Walcinyr Bragatto.

VEREADOR WALCINYR BRAGATTO: Presente. VEREADOR RONALDO LOPES:

Presente. Benedito Matheus chegou para justificar aqui o seu atraso. Presente, viu Dora? Sr.

Presidente, tem um, dois, você três, quatro, cinco seis, sete, oito nove, dez, 11, 12, 13, 14 vereadores e vereadoras presentes nesse momento. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Então, vamos colocar em votação a pedido do vereador Maurício Ortega, o requerimento de sua autoria, os favoráveis sim, contrários não. VEREADOR RONALDO LOPES: Vereadores sim ao requerimento, contrários não. Vereador Antônio Carlos Catarino, sim. Vereador Ratti, sim. Vereador Penha, sim. Vereador Benedito Matheus.

(8)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

VEREADOR BENEDITO MATHEUS FILHO: Sim. VEREADOR RONALDO LOPES:

Sim. Vereadora Cidinha, sim. Vereador Edson Fermiano, sim. Vereador Eduardo Brinquedos, sim. Vereador Freire, sim. Vereador Paraná, justificou a ausência. Vereador Dé Alvim, ausente do Plenário. Vereador José Luís Rabello, sim. Vereador Júlio César, no exercício da presidência não vota. Vereadora Laide das Graças, sim. Vereador Lineu Navarro, ausente do Plenário. Vereador Marquinho Amaral, ausente do Plenário. Vereador Maurício Ortega, sim.

Vereador Rodson Magno, ausente do Plenário. Vereador Ronaldo Lopes, sim. Vereador Roselei Françoso, sim. Vereador Sérgio Rocha, ausente do Plenário. Vereador Walcinyr Bragatto, sim. Quatorze votos favoráveis e nenhum contrário, Sr. Presidente. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Aprovado o requerimento de autoria do vereador Maurício Ortega. Eu gostaria de fazer uma sugestão aos Srs. Vereadores, para que o Plenário possa decidir. Nós temos aqui quatro requerimentos para serem discutidos sobre pavimentação, recuperação de pavimentos, sinalização de solo, buraco e limpeza. Os cinco são... Pediu para discutir o vereador Paraná, então, se vocês acharem, para andar processo e colocar em votação os requerimentos, para que a prefeitura possa adiantar as respostas para vereador, uma vez que vereador está ausente. Então, eu vou colocar em votação um por um. O requerimento 881, vereador Equimarcilias de Souza Freire requer informações sobre o indeferimento ou recusa do SAAE ou a alteração de uma modalidade cobrança. VEREADOR EDSON ANTONIO FERMIANO: Eu não entendi. O Freire vai falar? PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Não, não. Vereador, nós estamos colocando em votação. Esses requerimentos foram dados destaques na última Sessão. E o vereador que pediu destaque não se encontra, e eu vou colocar em votação. VEREADOR EDSON ANTONIO FERMIANO: Mas veja bem, ele justificou a ausência, gente. Vamos aguardar a próxima Sessão. É uma questão até de respeito ao vereador. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Dr. Edson, o Regimento diz que, o propositor...VEREADOR EDSON ANTONIO FERMIANO: Eu até entendo. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Não estando presente. VEREADOR EDSON ANTONIO FERMIANO: Veja o termo que eu usei: respeito ao vereador. Eu não usei Regimento, eu usei ética ao vereador faltante, só isso. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA:

O Regimento está acima disso, eu vou colocar então...VEREADOR EDSON ANTONIO FERMIANO: Acima da ética, acima de tudo? Espera aí, espera aí! E do bom senso, da lógica e razão? PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Está bom. Obrigado pela sugestão, vereador. Vou colocar para o Plenário decidir. Obrigado pela sugestão. Nós vamos acatar. Os vereadores favoráveis que os requerimentos, dos quais eu informei, a gente passa para próxima Sessão, a gente passa para próxima Sessão. Quem não achar que podemos votar agora e adiantar processo, se manifeste. Os vereadores favoráveis para que a gente vote os requerimentos, se manifestem. Votação nominal. VEREADOR RONALDO LOPES: Sr.

Presidente, esclarece, por favor, qual que é o objeto da votação. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUSA: Só para orientar: quem votar sim é para que a gente continue o processo, aprovando os requerimentos. Quem votar não, a gente passa, volta todos os requerimentos na próxima Sessão. Votação englobada. VEREADOR EDSON FERMIANO: Todos englobados? PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: É. Repetindo, os vereadores favoráveis para que a gente voto requerimento já, é sim, e o vereadores que não querem votar já e passar para próxima Sessão, não. Esses requerimentos do qual eu citei já. Por favor, Secretário. VEREADOR RONALDO LOPES:

(9)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

Entendido todos sobre o processo de votação. Vereador Antônio Catharino, sim ou não ao encaminhamento de votação? Ausente do Plenário. Vereador Ratti, sim. Vereador Penha?

VEREADOR RONALDO LOPES: O sim, nós estamos aprovando os requerimentos e o não, nós deixamos para próxima Sessão. VEREADOR APARECIDO DONIZETTI PENHA: Não, para a próxima Sessão. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Ok. Vereador Penha. Vereador Penha, não é prorroga. Isso. Não, eu entendi é porque eu tinha assinalado outra... Desculpa vereador Ratti, é que eu já tinha assinalado o seu voto. Vou trocar aqui a folha, por favor. Esclarecendo, então: não, prorroga a votação e sim, vota hoje. Vereador Antônio Carlos Catharino, ausente do Plenário. Vereador Ratti, não.

Vereador Penha, não. Vereador Benedito Matheus, não. Vereadora Cidinha do Oncológico, não. Vereador Edson Fermiano, não. Vereador Eduardo Brinquedos, não. Vereador Freire, ausente do Plenário. Vereador Paraná, ausência justificada. Vereador Dé Alvim, ausente do Plenário. Vereador José Luís Rabello, não. Vereador Júlio César, no exercício da presidência não vota. Sim, senhor, vereador Freire. Vereadora Laide das Graças, não. Vereador Lineu Navarro, ausente do Plenário. Vereador Marquinho Amaral, ausente do Plenário. Vereador Maurício Ortega, não. Vereador Robson Magno, ausente do Plenário. Vereador Ronaldo Lopes, não. Vereador Roselei Françoso, não. Vereador Sérgio Rocha, ausente do Plenário.

Vereador Walcinyr Bragatto, não. Vereador Freire, como vota? Está presente? Doze vereadores não, e nenhum favorável, Sr. Presidente. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Então, todos os requerimentos que estavam na pauta, passam para próxima Sessão, para discussão. Passamos nesse momento à Ordem do Dia. Tem uma TRIBUNA LIVRE antes. Recebemos um pedido de Tribuna Livre do Diretório Central dos Estudantes, o DCE: "Considerando que Diretório Central dos Estudantes, DCE, livre da UFSCar é representação máxima dos estudantes dessa instituição, e que mesma vive um processo de paralisação, com o indicativo de greve. Vimos, por meio desse, solicitar o uso da Tribuna Livre Sessão Ordinária dessa Casa, no dia 7/6/2016". Na verdade, [pronunciamento fora do microfone]. Entendi. Então, será a data 7 do pedido, e para fazer uso da Tribuna.

Lorena é isso? Não vieram? Não vieram. Tem mais algum? DCE. É. EXPEDIENTE FALADO - PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA SOUZA - Como não está presente, nós vamos passar para o expediente dos Srs. Vereadores, o primeiro vereador inscrito nessa tarde, o vereador Antônio Rubens Valdo Ratti, pelo tempo de cinco minutos, abre mão. Dez minutos, o senhor usou cinco, tem mais cinco para fazer uso. Com palavra, o vereador Antônio Rubens Valdo Ratti, pelo tempo de cinco minutos. VEREADOR ANTÔNIO RUBENS RATTI: Sr. Presidente Júlio César, Srs. Vereadores, Vereadoras Laide, Cidinha, público presente, imprensa. Me pegou de surpresa, porque eu achei que eu teria já falado na última Sessão. Mas vamos falar alguma coisa, né, Eduardo? A gente tem andado por todas as regiões de São Carlos e o que a gente mais vê, são buracos. Buracos, panelas e a maior parte dos requerimentos e indicações que a gente vê nessa Casa de Leis, apresentado pelos Srs.

Vereadores, são com referência aos buracos que existem. A gente entende a dificuldade que Prefeitura tem em tapar os buracos, mas nós como pessoas públicas, nós temos que ouvir as reclamações da população e não podemos deixar de reivindicar à municipalidade para que faça esse tipo de serviço. Existem várias ruas que necessitam de recapeamento, algumas ruas em alguns bairros que crescerem muito em nossa cidade, no Cruzeiro do Sul, Santa Felícia, a região do Tangará, são inúmeras ruas que precisam para hoje, não para ontem, do recapeamento. Outro assunto que eu gostaria de falar, é o trânsito caótico que a gente encontra

(10)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

em nossa cidade, principalmente, nos horários de pico. Ali na minha região, Praça Itália, Jesuíno de Arruda, superdifícil, eu gostaria de colocar isso provavelmente na próxima Sessão, eu estarei apresentando um requerimento ao secretário de trânsito, Márcio Marino, para que elabore estudos para tentar amenizar a situação ali naquela região. Vereador Maurício Ortega conhece muito, pois ministra aula lá no Jesuíno, né, professor? Tentou aliviar um pouco ali a saída das escolas com a construção daquela passarela ali, daquela faixa, travessia segura, já há algum tempo, mas mesmo assim a gente vê motoristas que não têm a condição de estar dirigindo, não respeita o pedestre, então, fica o meu apelo ao secretário de trânsito, e tem mais algum... Eu tenho mais tempo ainda, né, dois minutos? Outro assunto que eu gostaria de dizer é com relação às praças esportivas de nossa cidade. Nós tivemos como secretário durante dez meses e, como diretor praticamente há sete anos na Secretaria de Esporte e notamos e é público e notório, que nada desde 2000, praticamente, não foi feito uma praça esportiva em São Carlos. Hoje, os diretores e dirigentes da Secretaria de Esporte encontram dificuldades para atender a todos os cidadãos, para atender os nossos campeonatos. É uma dificuldade incrível. Hoje gente vê aí o futebol profissional, o reaparecimento do Grêmio Sãocarlense filiado a uma liga de, parece que de Barra Bonita. Está pleiteando o uso do Luizão, e se, porventura, não houver um acordo entre o Presidente do São Carlos, Prefeito e o Presidente do Grêmio-Sãocarlense, o Grêmio Sãocarlense terá que jogar no Estádio do Zuzão, o que vai acarretar isso? O esporte amador, gente. Nós vamos ter que tirar campeonato amador, que está em plena atividade, para ceder para o Grêmio Sãocarlense. Mas, eu gostaria de recordar aqui um fato e pedir que fosse prorrogado um pouco do meu tempo, já que estou falando isso, às vezes, a gente tem recordar o passado, vereador Bragatto, e às vezes o que se faz aqui, se paga aqui. Em 1973, o Estrela da Bela Vista era a divisão intermediária. Eu acho que muita gente aqui deve ter conhecimento disso. Em 1976, foi fundado o Grêmio Sãocarlense. Em 1976, o prefeito da época, eu queria mais alguns segundos, Sr. Presidente. O prefeito da época cedeu o estádio para os dois times. Nós simplesmente jogávamos no Luizão e o Grêmio passou a usar as dependências do Luizão, em 1977, o prefeito da época, ele não autorizou mais ao Estrela jogar no Luizão, somente ao Grêmio. Nós alugamos um estádio do Paulista, do Paulista, em 77, para se manter na divisão intermediária que seria hoje a série A-2, mas, infelizmente, diante dos recursos que nós tínhamos, a família tinha, que tocava o Estrela, nós tivemos que cair para terceira divisão para mandar jogos no estádio do Estrela, que é o estádio João Ratti.

Então, fica aqui uma advertência para que as pessoas não cometam erros hoje, porque amanhã você poderá pagar por esse erro. Muito obrigado, Sr. Presidente. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Fez uso da palavra o vereador Antônio Rubens Valdo Ratti. Na sequência, vereador Maurício Ortega. VEREADOR MAURÍCIO ORTEGA: Sr.

Presidente, vereador Júlio César, que ocupa a presidência nesse momento, Sra. Vereadora, vereadores presentes, população que nos acompanha no Plenário, através da TV e da rádio, imprensa aqui presente, boa tarde a todos. Eu gostaria de estar destacando hoje dois projetos que nós estamos trabalhando durante essa semana. A primeira delas é uma moção de apelo ao Sr. Governador do estado, o Dr. Geraldo Alckmin, e ao Sr. José Renato Nalini, também secretário da Educação do estado de São Paulo, isso tem uma história, o porquê dessa moção de apelo para restituir os módulos de funcionários das escolas estaduais, na cidade de São Carlos. Nós fizemos um levantamento, vereadores, e quase todas as escolas que têm o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, estão apresentando uma falta de funcionários terrível. Para vocês terem uma ideia, a Escola Jesuíno Arruda, que é sem dúvida a maior escola de São

(11)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

Carlos em número de alunos hoje, se não for a maior, é segunda maior escola, temos 2000, dois mil e poucos alunos naquela escola, temos um funcionário que cuida do pátio, dos corredores, e é lógico que um funcionário, para uma escola grande como aquela, que tem dois prédios imensos, que tem essa quantidade imensa de alunos, é extremamente insuficiente, é completamente insuficiente. Então, nós temos, hoje, uma situação de risco nas escolas. Eu fui, nós levamos um requerimento até a dirigente de ensino, Prof. Débora, que foi motivada até pelos próprios professores, foi uma iniciativa dos próprios professores da escola, uma vez que nós estamos presenciando uma situação extremamente perigosa. Uma situação de risco para aquelas crianças, para aqueles jovens que frequentam a escola diariamente. Daqui a pouco nós vamos ter uma tragédia ali, Deus queira que não aconteça, lógico, mas estamos sujeitos a isso.

Porque nós não temos funcionários à disposição, em número suficiente na escola. E não é só na Escola Jesuíno, diversas escolas. Como eu já disse a pouco, todas as escolas que têm Ensino Fundamental II vêm apresentando essa deficiência, essa falta de funcionários. Então, querem que escola trabalhe a contento, querem que os professores tenham dedicação, querem que a direção, a gestão escolar tenha comprometimento com a escola. E ao mesmo tempo, não se tem funcionários na escola. Vira e mexe tem gente da secretaria tendo que acudir aluno, o movimento é muito grande. O vereador Roselei que é ligado à Educação também sabe bem o que nós estamos falando e ainda mais uma escola com um movimento daquele. Então, nós pedimos, estamos pedindo aqui... Primeiro, nós integramos um ofício à dirigente de ensino, depois, nós estamos aguardando a resposta dela, tem alguns dias para responder esse ofício, e caso haja uma negativa desse atendimento ou não atendimento desse nosso pleito. Nós estaremos encaminhando ao Ministério Público do estado de São Paulo. Porque é uma situação de risco e eu acho que é obrigação de todo educador, de toda pessoa que vivencia aquela situação na escola. Então, porque o secretário seja... O secretário e o Dr. Geraldo Alckmin sejam sensíveis a esse problema que ocorre, na verdade, em todo o estado de São Paulo. Vamos ver se acontece isso, vamos ver se a gente consegue esse intento, essa conquista desses funcionários. Um outro assunto que trazemos, hoje, para essa Casa, é um Projeto de Lei substitutivo, na verdade, ele cria aqui no município, um instrumento chamado Parada Segura. O que é essa Parada Segura? Os ônibus, a partir de um determinado horário, especificamente 22h, eles podem parar em qualquer local requerido pelo passageiro. Não necessariamente no ponto. Não precisa ser obrigatoriamente no ponto. Certo? Então, isso vem acontecendo já em algumas cidades da região que já implantaram esse sistema de Parada Segura e vem funcionando muito bem. Porque é uma questão de segurança, o que nós temos visto, hoje, de falta de segurança e em nossa cidade é um negócio absurdo. O que tem de assalto e o que tem de roubo de celulares, principalmente, vereador Penha, que é PM, sabe muito bem o que está acontecendo hoje. Acho que não sei em virtude da própria condição social, das próprias... das diferenças sociais, ou da própria inserção das drogas em nosso município ou em todo o país, como a gente acompanha, o problema da criminalidade vem crescendo dia a dia, e hoje em dia qualquer pessoa, andando sozinha na rua, é vítima. Uma mulher, descendo do ônibus há dois quarteirões de sua casa, corre um sério risco de sofrer um assalto, de sofrer qualquer outra molestação. Sabemos disso, e o intuito desse projeto é justamente favorecer, dar mais segurança ao munícipe de São Carlos. Toda vez que nós apresentamos aqui nessa Casa projetos que denotam maior segurança, como foi o caso a pouco que foi votado o projeto dos semáforos intermitentes, que quando, a partir zero hora, os semáforos, todos passam a piscar no amarelo, não obrigando a pessoa, o motorista a ter que

(12)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

parar no semáforo naquele momento. Ele vai verificar, se não tiver problema nenhum, se não vier nenhum outro carro no sentido contrário ou lateral, ele pode passar. E não vai ser multado em virtude disso, que nós tivemos já muitos problemas com multas de pessoas que passaram no sinal amarelo, principalmente aqui na esquina da Rua Quinze de Novembro com a Avenida São Carlos. Então, nós temos, hoje, a votação que foi feita agora a pouco desses, da condição do semáforo intermitente, tivemos 100% dos vereadores aqui presentes aprovando o tal projeto, por quê? Porque ele diz respeito à segurança, porque nós estamos sentindo a falta de segurança que nós estamos sujeitos nessa cidade. Não na cidade de São Carlos, mas em qualquer cidade desse país. Um absurdo, o que a gente vem passando com a insegurança, vereador Ratti. Então, esse projeto, que deve ser apreciado nessa tarde de hoje, que deve ser discutido pelos vereadores, eu peço até que discuta, vamos discutir, vamos melhorar o projeto, nós estamos aqui para isso, na verdade, e vamos tentar aprovar esse projeto que traz uma maior segurança, principalmente, para mulheres, para idosos e pessoas portadores necessidades especiais ou de deficiência. Então, esse projeto deve ser apresentado na tarde de hoje e deve ser votado na tarde de hoje, eu peço já a discussão e a aprovação dos nossos pares aqui. Temos também uma boa notícia, depois de muito tempo que nós requisitamos, que nós requeremos, é justamente o forro do refeitório da Escola Maria Ermantina Tarpani. Essa Escola Maria Ermantina Tarpani é uma escola aqui do Botafogo que vem atendendo a população dos bairros vizinhos ali, inclusive do Botafogo principalmente, vem atendendo e fazendo um excelente trabalho. Não só na questão da merenda, vereador Roselei, que esteve presente e também sabe a qualidade daquela merenda, como do próprio atendimento à população, diretora Flávia, atende muito bem, a vice-diretora também, Adriana, o pessoal que trabalha naquela escola, a coordenação e os professores, principalmente, fazem um trabalho excepcional com aqueles alunos, e essa escola estava com um problema sério no refeitório, justamente o forro do refeitório caindo aos pedaços, bastante desgastado, bastante prejudicado por todos esses anos em que não houve manutenção. Não é uma coisa nova, não. Não foi o vendaval que derrubou. Não foi o vendaval. Graças a Deus o vendaval não atingiu aquela escola, como atingiu a escola lá de cima do Santa Felícia, que acabou com a escola, a Homero Frei. Então, nós temos ali hoje uma reconstrução do forro, uma coisa que começou essa semana, começou ontem a reconstrução, e nós guardamos, então, com toda a ansiedade do mundo que isso seja feito, conclua e nós estaremos presentes e verificando a situação que deve favorecer a escola e deve melhorar bastante o atendimento das crianças também. Para isso, então, e mais uma coisa que nós estamos requerendo também, e eu espero que seja atendido, nós temos a travessia em ao Jesuíno de Arruda, mas aquela travessia segura precisa de uma pintura, precisa de um atendimento, de uma manutenção, que as grades ou estão caindo ou já caíram, as faixas estão apagadas, não existe uma sinalização adequada e, realmente, vereador Ratti, como Vossa Excelência disse, alguns carros não se atentam para o que é aquilo, aquilo é parada do veículo. O pedestre tem prioridade, como em qualquer faixa de trânsito. É prioridade do pedestre e muita gente não entende bem assim e joga o carro para cima. Ainda bem que depois foi feito aquilo, não aconteceu nenhum acidente ali.

Anteriormente, acontecia quase toda semana algum atropelamento, hoje em dia não vem acontecendo, mas a prefeitura precisa sim dar manutenção àquela faixa, àquela travessia segura em frente à Escola Jesuíno de Arruda. Era isso que eu tinha a dizer na tarde de hoje.

Muito obrigado. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Fez uso da palavra o vereador Maurício Ortega. Na sequência, vereador Ronaldo Lopes. VEREADOR

(13)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

RONALDO LOPES: Sr. Presidente em exercício neste momento, Júlio César, demais vereadores, vereadoras, população que acompanha aqui em Plenário e em seus lares e imprensa. Primeiro, é com muita tristeza por termos um governo como esse. Nesse momento, está acontecendo o início de uma paralisação dos serviços de transporte público em nosso município. Os trabalhadores da Athenas Paulista, parte deles já estão paralisados. Na semana passada, eu disse que estávamos acompanhando o processo em que se encontram esses trabalhadores e, na oportunidade, teve uma assembleia no sindicato, e os trabalhadores, por estarem com os salários atrasados, deram um tempo de 72 horas, que é prazo legal, para que a empresa regularizasse a situação. Naquela oportunidade, eu entrei em contato com o secretário de Trânsito e Transporte, e na sequência com o secretário de Governo. Onde o mesmo afirmou que havia sim o debito da prefeitura com a empresa por que a empresa não conseguiu as certidões necessárias para que a prefeitura efetuasse o pagamento do subsídio devido. Qual é o problema? É que a responsabilidade do pagamento dos trabalhadores, não é da prefeitura e sim da empresa. Mas é verdade que a empresa presta serviço para a prefeitura e se a empresa presta serviço para prefeitura, nós precisamos pagar. Qual é o problema? A falta de prestação de contas e a falta de apresentação de documentos da empresa para com a prefeitura, para que a mesma e efetue. O problema disso tudo é que a população, a partir desse momento, será afetada diretamente. Conversei com o sindicato ainda pela manhã, e eles me disseram que tomaram as providências no sentido de informar à população da situação da condição dos trabalhadores. E aí, eu aproveito essa oportunidade, mesmo porque esse problema do transporte público em nosso município está em discussão. Fizemos Audiência Pública aqui, com esse Plenário lotado e nós tivemos a participação da população em geral e também da sociedade civil, onde nós entendíamos a necessidade de fazer com que o Executivo pudesse ouvir a população, no que diz respeito à nova licitação que é necessário realizar-se. Quero repetir a todos que nos acompanham que, desde 2014, fevereiro 2014, o contrato da prefeitura com a Anthenas Paulista está vencido, está vencido. A prefeitura tinha de 2014 até o presente momento, para realizar as audiências e fazer o processo licitatório, não fez, não fez...VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Me cede um aparte, vereador. VEREADOR RONALDO LOPES: A responsabilidade da prefeitura, ela é, com certeza, muito grande. Por favor, vereador. VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Eu quero agradecer a Vossa Excelência pela abertura do debate, eu quero dizer que eu pessoalmente procurei o prefeito, né, para intervir, porque hoje nós sabemos da importância, nós temos 600 pais de famílias, que dependem do repasse da prefeitura, e eu quero lembrar o senhor, que tinha uma ação judicial impedia qualquer movimentação e qualquer audiência, nesse sentido. A prefeitura, a partir do momento que teve uma ação definitiva julgada, ela mesma fará as audiências, e eu, como presidente da comissão aqui nesta Casa, na qual por direito até regimental, eu estarei representando essa Casa nas audiências. O que será aberta a todos os vereadores também. Mas eu quero lembrar o nobre vereador, que o repasse esse mês não foi feito, e eu, particularmente, procurei a prefeitura, porque eu sei a importância do transporte para a nossa população, e a importância de pagar os servidores que trabalham na empresa. Hoje, eu tomei a liberdade de fazê-lo. VEREADOR RONALDO LOPES: Agradeço. VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Agora, eu queria só para fechar, vereador, que bom que o senhor mudou de posição, né, porque outro dia o senhor votou contra o repasse. Essa Casa tinha um repasse a fazer à prefeitura, e o senhor votou contra e eu disse que o senhor seria o primeiro a tomar atitude que o senhor está

(14)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

tomando hoje. Como o tempo é o senhor da razão, né, vereador?! O senhor hoje está dizendo exatamente o que eu disse o senhor faria no momento oportuno. Parabéns, vereador, ainda bem que o senhor mudou opinião. E aquilo que eu tinha dito na Tribuna e que consta na Ata, o senhor faz hoje. Obrigado, vereador. VEREADOR RONALDO LOPES: Eu quero agradecer o nobre vereador, que tem, na verdade, uma missão inglória de defender um governo que, na verdade, não faz as suas obrigações e eu agradeço o nobre vereador, porque vai dar oportunidade para que eu esclareça, com muita tranquilidade, e é bom que a população entenda e compreenda. Primeiro, não é verdade o que o nobre vereador disse que a prefeitura estava impedida por conta da Justiça. Isso é mentira. A prefeitura é que estava impedida de renovar o contrato com essa empresa, o Ministério Público entrou com uma ação e tinha liminar que impedia a prefeitura. Esta é a verdade. A prefeitura, o promotor e esse vereador, inclusive, cobrou da secretaria exatamente o contrário, para que a prefeitura realizasse as audiências, e a prefeitura não fez. Outra coisa é com relação ao subsídio, pelo amor Deus, o processo que nós votamos aqui é que dos R$ 797 mil de subsídio devido, R$ 170 mil era, desde 2013, descontado, a prefeitura deixava de repassar esses R$ 170 mil para a empresa.

Por quê? Porque ela está devendo, ela deve e eu votei contrário, e o nobre vereador que falou, votou favorável ao repasse, a abrir mão de R$ 170 mil sem nenhuma garantia, sem nenhuma garantia que o que o município terá esse dinheiro de volta. Esse vereador não votou contra o subsídio, votou contra a prefeitura abrir mão de R$ 170 mil por mês, que é dívida da empresa Athenas Paulista. Eu não entendo porque o nobre vereador insiste em distorcer os fatos, distorcer a realidade, para tentar como fez na discussão do projeto, defender aqui na Tribuna, o interesse da empresa, porque foi isso que ele disse naquela oportunidade. Qual é problema deste vereador que já assumiu aqui defender o interesse da empresa? Porque o Sr. Paulo Roberto Altomani não tomou nenhuma iniciativa para que nós tivéssemos já um processo licitatório em andamento, não ouviu a população. Essa que é verdade! E a população agora vai pagar um preço muito alto, por quê? Porque nós não temos os trabalhadores recebendo o que é devido. Na Audiência Pública realizada, eu perguntei para o secretário sobre a tal da dívida, que inclusive o nobre vereador alegou aqui que a empresa tinha para com o município e isso não é verdade, porque é o contrário...VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Eu acho que o senhor não leu o processo, vereador. VEREADOR RONALDO LOPES: Eu não dei o aparte, eu quero que garanta a minha fala, por favor. VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: O senhor não leu o processo, vereador.

VEREADOR RONALDO LOPES: Quem não leu foi o nobre vereador. O nobre vereador, na ânsia de defender sei lá que interesse, utiliza-se falácias ou inverdades para tentar atacar este vereador. Então, nobre Presidente, para concluir, agora está acontecendo o processo de paralisação. Esse vereador está defendendo o interesse da população, sobretudo, e as Audiências Públicas, amanhã acontecerá uma formação de um comitê. A Audiência Pública não foi marcada ainda, tem o compromisso de duas Audiências Públicas a serem realizadas, essa é verdade e nós debateremos o assunto de acordo com a necessidade. Eu só quero fazer uma questão de ordem, que seja respeitado Regimento, que a questão de ordem, de fato, o Regimento não seja utilizado para tentar rebater alguma coisa sobre isso, por favor.

PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Na sequência...VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Sr. Presidente, na verdade, a minha questão de ordem, se é que ele conhece o Regimento, eu fiz primeiro, direto ao senhor. Então, prevalece a minha questão de ordem. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Pois

(15)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

não, vereador, questão de ordem. VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE:

Eu quero deixar, eu quero pedir para constar a fala do vereador na íntegra na tarde de hoje. E quero também rebobinar a minha fala na sessão, que nós debatemos aqui o repasse para a empresa, onde vereador, com a maior cara de pau, votou contra o repasse, e a questão de ordem também para esclarecer que os R$ 170 mil que ele cita, era débito que a empresa já tinha pago para a prefeitura. Ele não leu o processo, ele está voando. Então, Sr. Presidente, que faça constar na Ata a fala do vereador, que vem aqui mentir com a maior cara de pau.

PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Será constado. VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Quando eu disse que ele seria o primeiro fazer o papel que está fazendo hoje, cara de pau. Está sendo oportunista. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Está bom, vereador. VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Daqui pouco vai ter na porta da empresa, eu quero ver que cara ele vai dizer lá que ele votou contra o repasse. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Vereador Freire, questão de ordem. VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: Que conste na Ata, Sr. Presidente, na íntegra. PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Será constado. VEREADOR EQUIMARCILIAS DE SOUZA FREIRE: A minha falação e a dele. Que eu vou desmascarar o cara de pau.

PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Será constado na íntegra o pedido de Vossa Excelência e a fala vereador estará na Ata da sessão, no dia de hoje. O próximo inscrito vereador Roselei Françoso, pelo tempo regimental de dez minutos. VEREADOR ROSELEI FRANÇOSO: Sr. Presidente, vereador Júlio César, vereadora Cidinha do Oncológico, vereadora Laide, colegas vereadores, público presente, imprensa aqui presente também, muito boa tarde. Na fala de hoje, eu quero, primeiramente, cumprimentar o Conselho Tutelar por ter encaminhado a essa Casa um relatório, uma espécie de prestações de contas, no período de 1º de maio a 31 de maio. Um relatório, particularmente, é a primeira vez, na verdade, que é encaminhado a essa Casa, pelo menos a esse vereador, prestando contas de todas as ações que foram realizadas pelo Conselho Tutelar no município. E, ao observar, são inúmeras as ocorrências envolvendo os nossos jovens, os nossos adolescentes, na cidade de São Carlos. Há, na verdade, a questão dos maus-tratos, a questão socioeconômica, a questão de violência sexual, de encaminhamentos para todas as áreas garantidas pela Constituição Federal, na área Saúde, na área da Educação e o Caps, Caps AD, Caps mental, então, eu, sinceramente, vi isso com muito bons olhos, assim todas as instituições que prestam serviço para o município de São Carlos tivessem a cultura de prestar contas, a cultura de encaminhar para essa Casa os importantes serviços pagos com dinheiro público da população desse município. Então, eu quero, nesse momento, cumprimentar as pessoas que assinam esse documento, a Maria Cícera de Lima, a Amanda Cristina Afonso, a Madalena de Fátima Amstalden, Aurora Kado Mateus e Mariana Franken. Quero aproveitar a oportunidade e dizer que no último sábado, esse vereador acompanhado, como sempre, da vereadora Cidinha do Psicológico, nós participamos, do Psicológico, não, desculpa, do Oncológico, Cidinha, eu estou promovendo aqui. Do Oncológico, Cidinha, desculpa. Nós participamos de um seminário muito interessante com uma categoria, muito resistente em relação à fosfoetanolamina, no município de São Paulo, Associação dos Farmacêuticos, e eles, na verdade, tiveram a oportunidade de ouvir personalidades que trabalham, que desenvolveram esse assunto, que é o caso do Dr. Gilberto Chierice, aqui da USP, o Dr. Salvador Claro, aqui da USP também, um defensor público que, particularmente, né, Cidinha, nós temos aí um

(16)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

carinho muito grande por ele que é Dr. Daniel Macedo, que é defensor público do Rio de Janeiro, que vem aí comprando essa luta em defesa daqueles que querem fazer o uso dessa substância que vem melhorando sim a vida de muitas pessoas. Nós tivemos também a participação da Bernadete Cioff, que esteve conosco aqui nessa Casa, no período em que esse assunto veio a público, uma pessoa que vem fazendo o tratamento e que nós... Foi possível constatar, né, Cidinha, a melhora significativa que essa senhora teve, a ponto de comprar essa luta, viajar o país inteiro defendendo as pessoas portadoras de câncer. E o que é mais interessante, que relatado lá pela Bernadete, ela colocou para gente que algo muito estranho ocorre nesse país, Bill, por quê? Porque o Ministério da Ciência e Tecnologia, ele contratou por dispensa de licitação três universidades para fazer as pesquisas, R$ 2 milhões, dos R$ 10 milhões destinados ao Ministério da Ciência e Tecnologia foram utilizados para fazer uma pesquisa extremamente manipulada, com informações que contrariam as pesquisas, a pesquisa melhor dizendo, desenvolvida aqui na USP São Carlos. Houve, na verdade, um relatório produzido pela USP, desculpa, pela Unicamp que dizia que a substância não trazia resultados.

Houve, um outro químico, sem a participação do Dr. Gilberto. E isso muito nos entristece porque a substância utilizada, segundo relatórios que nos foi informado, que nos foi apresentado nessa reunião, eles utilizaram uma substância chamada monoetanolamina, que não tem nada a ver com essa substância e que ela, de fato, apresenta melhora significativa, depois de um outro seminário feito pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, eles não assumem e faz uma reunião para discutir a patente da substância, a patente da substância.

Então, isso fica muito claro que o que está por trás disso tudo é um interesse econômico daqueles que resistem para não disponibilizar para as pessoas a custo baixo, a custo que seja possível a disponibilidade no Sistema Único de Saúde, para que essas pessoas possam ter o tratamento. Nós pessoas que nós temos contato em Palmas, no Tocantins, nós temos pessoas no Amazonas, nós temos pessoas no Rio de Janeiro que fazem uso, Sérgio Rocha, e que estão num quadro de melhora muito significativo. Então, eu queria propor para essa Casa, o apoio dos colegas vereadores para gente convidar, e nós tivemos contato com diversas pessoas, já que São Carlos é o berço dessa substância, que promete a cura do câncer para os pacientes que sofrem com essa doença terrível, de propor um seminário nessa Casa e trazer essas personalidades para apresentar para o município de São Carlos aquilo que foi apresentado para o Sindicato dos Farmacêuticos, e pedir mais, que a população de São Carlos entenda isso e que venha a participar desse seminário que tanto eu, quanto a Cidinha vamos propor na Casa, convidando essas pessoas que são estudiosos do assunto do Instituto Butantã, esse defensor público que foi que ajudou na elaboração da legislação, que foi sancionada pela Presidente Dilma e depois, suspensa pelo Tribunal, pelo Supremo Tribunal Federal. E mais, o pedido que a gente faz, acho que valeria a pena fazer uma moção aqui também, Cidinha é para que a gente faça uma moção de apelo, para quando o Supremo Tribunal Federal for analisar o mérito dessa discussão, que ouça os pacientes, que ouça aquelas pessoas que tiveram um alívio em termos de dor, em termos de sofrimento, em termos de angústia. Porque, realmente, eles sofreram uma melhora, eles conseguiram uma melhora muito significativa ao utilizar essa substância. Pois não, vereadora Cidinha. VEREADORA CIDINHA DO ONCOLÓGICO:

Eu queria fazer uma colocação, que na cidade de Jandaia do Sul...VEREADOR ROSELEI FRANÇOSO: Sim, foi apresentado lá. VEREADORA CIDINHA DO ONCOLÓGICO: A terra do Sérgio Rocha, tem médicos prescrevendo a fosfo para os seus pacientes, e foi mostrado lá o resultado que teve no tratamento, né?! E outra coisa, as pessoas que estão

(17)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

fazendo uso da fosfo, que leve para o promotor que liberou para ele a liminar, os resultados antes do tratamento e após o tratamento. VEREADOR ROSELEI FRANÇOSO: Sim.

VEREADORA CIDINHA DO ONCOLÓGICO: Eles estão pedindo que a gente faça isso.

VEREADOR ROSELEI FRANÇOSO: Estão juntando para encaminhar Supremo Tribunal Federal, para subsidiar os ministros do Supremo Tribunal Federal para, na verdade, liberar o tratamento compassivo. Eu quero aproveitar esses 38 segundos e pedir aqui, fazer um requerimento verbal, para que a Secretaria Municipal de Educação faça a compra de livros para melhorar o acervo das bibliotecas municipais. O município de São Carlos é um dos municípios que mais possui biblioteca pública e, no entanto, nós temos uma legislação que nós aprovamos nessa Casa que é Plano Municipal de Educação, e esse plano, que entrou em exercício, entrou em vigor desde 2015, ele prevê a compra, a atualização de 10% do acervo e, no entanto, a Prefeitura de São Carlos não vem fazendo essa compra. E eu queria, na verdade, colocar que as escolas públicas carecem de dicionários, de gramáticas, de livros, de romance, de literatura, então eu queria pedir ao secretário que cumpra o que está previsto no Plano Municipal de Educação, para colocar à disposição dos nossos alunos, dos nossos professores, para que ele consiga preparar e ministrar uma aula com mais qualidade. Muito obrigado.

PRESIDENTE JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE SOUZA: Na sequência, fez uso da Tribuna o vereador Roselei Françoso. Na sequência, o vereador Sérgio Rocha. VEREADOR SÉRGIO ROCHA: Eu quero cumprimentar aqui o Presidente Júlio César, que está dirigindo essa sessão, cumprimentar os nossos vereadores aqui presentes, população da nossa cidade aqui presente, imprensa aqui presente. O meu boa tarde. Sr. Presidente, eu quero deixar rejeitado nessa Casa, não poderia de passar essa oportunidade e deixar um assunto que aconteceu na nossa cidade no penúltimo domingo, na nossa cidade, onde passou um vendaval muito forte ali na região do Santa Felícia, ali na região do Santa Angelina, que foi ali um tornado, que prejudicou centenas de moradores naquela região. E eu quero deixar registrado aqui e deixar aqui... Lamentar o que aconteceu ali, naquela região, e com aqueles moradores ali do Santa Felícia, onde centenas de pessoas perderam os telhados das suas casas, teve carro, perderam o carro ali. E naquele domingo, quando eu fiquei sabendo do acontecido, eu fui até no Santa Felícia, fui no bairro Santa Angelina, onde eu acompanhei ali os moradores, o desespero daquelas famílias, que perderam e tiveram um prejuízo ali muito grande. E quero parabenizar a Prefeitura Municipal, através do Sr. Prefeito Municipal Paulo Altomani, que com muita coragem, desde o primeiro momento, que aconteceu ali o vendaval, ele esteve ali desde as duas horas da tarde até à noite, conversando ali com os moradores, colocando o teu braço, o teu ombro ali amigo, e ali, consolando aquelas pessoas, ali daquela região. Estive ali junto, e o prefeito ali prometeu que estaria ajudando com emergência e com o fundo, o Fundo de Solidariedade que estava ajudando os moradores daquela cidade. Fiquei duvidoso e a semana, hoje, eu estive ali no bairro Santa Felícia e estive no bairro Santa Angelina, desde ontem, onde Secretaria de Obras Públicas, através do Sr. Márcio Marino, através Bertão, onde está ali atendendo à população, distribuindo telha de amianto, telha de barro, ali naquela região. Eu fui lá hoje conferir, eu achei ali interessante a alegria daquela pessoa carente, pessoa que não consegue comprar as telhas da sua casa. E a Prefeitura Municipal, na dificuldade, está ali doando as telhas para aquela população ali, para que eles possam cobrir as suas casas. Eu estive ali hoje acompanhando de manhã e eu não podia deixar de passar a oportunidade e deixar registrada essa Casa. Onde ontem até um caminhão que teve problema, hoje, o pessoal amigo nosso de lá ligou, eu arrumei um caminhão da minha empresa, estava

(18)

Câmara Municipal de São Carlos

Capital do Conhecimento Setor de Protocolo e Arquivo

parado, o caminhão hoje está lá trabalhando, puxando telha do depósito, que eu não sei de onde e está atendendo a população de São Carlos. Estou fazendo a minha parte, ajudando aquele pessoal carente lá, que perdeu o telhado das casas e teve ali um prejuízo muito grande e a prefeitura está ali fazendo parte dela, ajudando a população daquela região. Isso é muito importante, nesse momento, ajudar esse pessoal mais carente. E quero aqui também, vereador Roselei, parabenizar você, a vereadora Cidinha, por esse esforço, foi até Brasília, até São Paulo, participando, né, desse, eu vou falar pílula do câncer, que não dá para entender o que está acontecendo, que pessoal não libera essa pílula do câncer. Eu tive uma experiência essa semana, que prefeito ali da Baixada Fluminense, o prefeito de São Vicente, que estava aqui em São Carlos, que estava ali no Paço Municipal, eu tive o prazer de com conversar com ele, que ele estava aqui desesperado para conseguir mais uma fórmula desse remédio. E ele...VEREADOR ROSELEI FRANÇOSO: Mais um lote, Sérgio. VEREADOR SÉRGIO ROCHA: Mais um lote. Isso, onde o cunhado dele, que é esposa... Que é irmão de sua esposa, que estava com câncer terminal e o médico receitou, ele tomou uma receita desse remédio e foi constatado que ele que conseguiu 70% de melhora, os tumores reduziram 70% e o rapaz que estava em estado terminal, e hoje o rapaz está em pé, andando e ele está tentando arrumar mais uma dose para tentar zerar 100% os tumores dele. Ele disse que é incrível, o médico tinha desenganado, estava em estado terminal e hoje o cunhado dele está se alimentando, ganhou peso, já está andando, passeando e é interessante que as nossas autoridades e a Justiça e o Ministério, não sei, da Saúde, não libera esse remédio. E já foi comprovado por várias e várias pessoas que tomaram esse remédio, aquela senhora que esteve aqui. VEREADOR ROSELEI FRANÇOSO: Bernadete. VEREADOR SÉRGIO ROCHA:

Que andava de cadeira de rodas e subiu essas escadas aqui andando, sorrindo e discursou aqui nessa Tribuna. Até parabenizar você, Roselei, e a Cidinha por esse esforço que vocês estão acompanhando, isso é importante, essa luta de todos os brasileiros, que pegam a fila, que engrossa, que eles possam botar na consciência, que de repente é o remédio que vai sair de cão Carlos que vai tratar de todos os cânceres, não do Brasil, mas do mundo inteiro. Isso é muito importante. VEREADOR ROSELEI FRANÇOSO: Sérgio, eu quero agradecer as suas palavras e dizer ao público aqui que as palavras que você utilizou agora do quadro de melhora dos pacientes, é exatamente o que gente tem ouvido nos seminários que nós temos participado. Realmente há uma melhora significativa já reconhecida pelo ministério que está fazendo os testes, é o Ministério de Ciência e Tecnologia, há uma melhora significativa por parte de muitos médicos que estão receitando, Sérgio, o que é mais engraçado, é médico que receita para outro médico, não receita para o paciente. Então, você vê a gravidade dos fatos que estão embutidos nesse problema, manipulado pela indústria farmacêutica, eu acredito. A indústria farmacêutica, nós sabemos que é uma das principais fontes de financiamento de muitas campanhas eleitorais aí e que tem uma resistência, tem um poder muito forte dentro das Casas Legislativas, em especial do Congresso Nacional, e que, de fato, tem conseguido dominar esse aspecto. Então, eu quero agradecer as palavras. E pode ter a certeza que nós continuaremos aí nessa luta. O vereador Catarino também esteve lá com o Gilberto Chierice, e nós temos que fazer um movimento aqui nessa Casa, Catarino, o senhor já tinha proposto isso também, para, de fato, fazer as homenagens necessárias e reconhecer que esse trabalho é de extrema importância para a humanidade, não só para município de São Carlos, mas para todo o mundo, a custo muito baixo. Então, obrigado, vereador Sérgio Rocha. VEREADOR SÉRGIO ROCHA: Obrigado, Roselei. É interessante que a fábrica dos laboratórios não quer

Referências

Documentos relacionados

Prefeito Municipal - Na última sexta-feira, 14 de março, durante a entrega da reforma e ampliação do CEMEI “Osmar Stanley de Martini”, obra realizada com recursos angariados

Eu venho hoje em nome da Coopervida e como uma moção de apoio e pedir para que os senhores venha acatar esse nossos apoio porque hoje nós passamos uma dificuldade muito grande

Vereador Marquinho Amaral – Então respondendo ao conceituado jornal Primeira Página, respondendo à população de São Carlos, o vereador Marquinho Amaral cumprimentou sim o

Ofício 939, respondendo termo do requerimento 1.042 de autoria do vereador Paraná, que requer informações de serviço de tapa buraco, corte e caixa em toda a extensão da Rua

Mácio Marino, pela votação expressiva como novo Conselheiro do São Carlos Clube; 1444/15 - Manifesta apelo com a Prefeitura Municipal de São Carlos para implantação de semáforo

Questão de ordem Vereador Lineu Navarro – Como a professora trouxe uma questão para o Poder Legislativo e não especificamente só aos membros a quem respeito muito, os 3

Aparte Vereador Lineu Navarro – Vereador, eu queria lamentar as palavras do senhor, não foi culpa da oposição que não tem uniforme na rede hoje, foi fruto da incompetência do

O processo é 1.333/2015, respondendo termo do requerimento 1.505 de autoria do vereador Eduardo brinquedos, que requer a manutenção de tapa buraco na Rua Libório Marino, esquina com