• Nenhum resultado encontrado

Que pena que somos ocidentais, pois se fôssemos do Oriente, como

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Que pena que somos ocidentais, pois se fôssemos do Oriente, como"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Dia dos Pais

“E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou” (Lc 15:20).

Que pena que somos ocidentais, pois se fôssemos do Oriente, co- mo eram os personagens da parábola proposta por Jesus, pode- ríamos abraçar e beijar mais nossos pais, assim como o filho pró- digo a seu pai. Contudo, vivemos no Ocidente e, especialmente entre nós, latinos, a masculinidade, que muitas vezes se confunde com machis- mo e preconceito, é muito valorizada. Contato físico entre dois homens é sempre malvisto e mal interpretado. Cultural e historicamente, conven- cionou-se que demonstrações privadas ou públicas de afeto e carinho, especialmente físicas, devem ser desempenhadas pela mãe. Em relação ao filho homem, porém, isso tem um “limite”. Na fase entre o final da in- fância e o início da pré-adolescência, por exemplo, despedir-se da mãe na porta da escola com um beijinho queima o filme de qualquer um. Pior ainda se, por um deslize, o pai der um beijo de despedida no filho. Isso iria pegar muito mal com o pessoal do futebol!

Por isso, mais uma vez eu digo: que pena que somos ocidentais, pois es- sas convenções sociais e culturais podem nos privar de coisas tão ma- ravilhosas como um abraço, um

beijo ou um afago carinhoso do nosso pai.

A parábola do filho pródigo é uma clara metáfora da relação entre a humanidade e o Deus Pai. O ser humano, portador do livre arbítrio, opta por se afastar de Deus. Mas, ao encontrar-se submerso em fracasso, engano e desesperança, frutos do pecado, cai em si, lembra-se de sua filia- ção e resolve converter-se, refa- zer seu caminho de volta ao Pai,

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 429 • 12 DE AGOSTO DE 2012

(2)

que o recebe de braços abertos e o acolhe com um carinhoso beijo e um gracioso abraço.

Na parábola, é o pai quem toma a iniciativa de ir ao encontro do filho e demonstrar seu carinho. Mas para muitos pais, talvez por conta de sua criação e formação afetiva, é difícil dar demonstrações físicas concretas de carinho. Muitas vezes, o máximo que eles conseguem dar é um abra- ço meio distante, com três tapinhas nas costas.

Neste dia especial, fica aqui o convite aos filhos para darem em seus pais um caloroso abraço e também um beijo, carregados, quem sabe, de per- dão, admiração, respeito, compreensão e, principalmente, amor.

Aproveite este Dia dos Pais para expressar a graça e o amor do nosso Pai celestial, que nos aceita como somos e como estamos, sem impor condição alguma. Seu úni- co interesse é nos abraçar e beijar carinhosamente, co- mo pai que se compadece de seu filho.

Com carinho e estima paternal, Rev. Tiago Valentin

A coisa mais importante que um pai pode ensinar a seus filhos é como ir em frente sem ele.

Frank A. Clark, escritor norte americano (1911-1991)

Aniversário do Coral

Louvai ao Senhor!

“Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”

(Sl 100:2).

É com este versículo que o Coral da Igre- ja Metodista em Itabe- raba encerra seus en- saios a cada domingo.

E é servindo ao Se- nhor com alegria que neste mês de agosto o grupo completa 22 anos de sua fase atu-

al. Para comemorar essa data tão festiva, trazemos, nesta e nas próximas edições do Boin deste mês, depoimentos de alguns coralistas sobre o sig- nificado desse trabalho em suas vidas.

“Fico muito feliz em chegar para o ensaio do Coral todos os domingos. Mui- tas vezes, é a maior correria lá em casa para aprontar as crianças, depois

(3)

de passar a manhã na Escola Dominical, preparar o almoço e, quando so- bra um tempinho, ter um breve momento de descanso à tarde. Mas, ao che- gamos ao ensaio, qualquer problema se torna tão pequeno, pois vemos os sorrisos de cada coralista, a disposição da Zel e da Beth em nos ensinar, en- saiar, as quatro vozes, cada qual em seu tom, muitas vezes tão diferentes, unindo-se e formando um som belo, agradável aos ouvidos e, com certeza, tirado de corações que desejam tocar, encantar, agradar o coração d’Aquele que deu a vida por nós: Jesus.

Este é o nosso Coral, fazendo história, cantando a história, louvando, hon- rando e servindo ao grande Deus!”

Carol A. C. Santos

“Entrei no Coral ainda na adolescência. Eu estava lá, certo dia, acompa- nhando meus pais, que já faziam parte do grupo, quando a Eizel me per- guntou: “O que você acha de entrar no Coral?”. Desde então, faço parte do naipe dos tenores.

Uma coisa que eu acho de cantar em coral é que parece mais difícil do que cantar sozinho, mas, ao mesmo tempo, é mais fácil. Quando você canta so- zinho, canta do jeito que bem entender. Mas no coral não é só você; são vá- rias vozes junto com a sua. Como cada voz tem sua melodia, você tem de perceber como elas se harmonizam e, ao mesmo tempo, se concentrar na sua própria voz.

Mas os outros coralistas estão lá para dar aquela ajuda, a fim de que o naipe todo cante corretamente a melodia da sua voz. Em algumas músicas, Fu- lano tem mais facilidade e ajuda os outros; em outras, é Sicrano que faz isso.

É mais difícil cantar em coro, mas, com todos se ajudando, fica mais fácil. E, no que não conseguimos fazer, a Eizel nos ajuda como regente.

O que tem de especial em cantar no Coral é que não é algo que não pode- mos realizar individualmente, pois dependemos dos outros e os outros de- pendem da gente pra fazer. Eu diria que tenho muitas famílias na Igreja, além da própria Igreja; e o Coral é uma delas. Uma família da qual fico fe- liz em fazer parte.”

Eduardo Domingues Fenner

A adoração é para a vida cristã o que a corda é para o relógio.

Lawrence R. Axelson, pastor metodista norte-americano (1909-2006)

Missão

Planejamento Estratégico Missionário (PEM)

No próximo domingo, 19 de agosto, durante a Escola Dominical, haverá uma sessão especial sobre a adoção desse planejamento em nossa igreja.

Participe!

(4)

Desde 2003, a 3ª. Região Eclesiástica da Igre- ja Metodista tem trabalhado no sentido de me- lhorar a ação missionária das igrejas. Para tan- to, foi criado um projeto intitulado Puxando as Redes, que consiste basicamente na elabo- ração, execução e gerenciamento de um pla- nejamento de ações voltadas para a missão que acontece de maneira estratégica– o Plane- jamento Estratégico Missionário (PEM).

Uma das finalidades desse projeto é ajudar as igrejas a se organizarem para realizar com

maior eficácia a missão de Jesus Cristo. Portanto, nosso desejo é que, por meio da elaboração do nosso PEM, possamos, como Igreja Metodista em Itaberaba, realizar a missão que o Senhor nos conferiu de uma maneira muito mais organizada e eficaz.

O que nós praticamos hoje, e podemos dizer que sempre foi assim, é a simples execução de um calendário de atividades. Mas qual é o proble- ma em seguir um calendário de atividades? O maior problema é que ele não é estratégico.

O termo “estratégia” sempre foi fundamental para o contexto de guerra e é tão antigo quanto a própria guerra. No âmbito da arte militar, a es- tratégia consiste em distribuir e aplicar sensatamente os meios de ação disponíveis, de maneira que impeçam ou dificultem ao máximo as possí- veis iniciativas do adversário e garantam a realização mais eficaz dos ob- jetivos da campanha.

A partir do início dos anos 1970, o termo “estratégia” entrou no vocabu- lário corrente do mundo dos negócios. A estratégia de uma organização consiste num conjunto de objetivos estabelecidos e de orientações sobre como atingi-los.

Portanto, ao nos propormos a planejar – pensar, avaliar e calcular as ati- vidades – de maneira estratégica – somando esforços, agindo com res- ponsabilidade, focando o objetivo –, poderemos realizar nossa missão com maior êxito, integrando os ministérios e todos os recursos de nos- sa igreja.

Um passo importante para a elaboração do nosso PEM será dado no do- mingo que vem, durante a Escola Dominical, quando teremos uma au- la especial na qual aprofundaremos alguns dos conceitos expostos aci- ma. E também teremos a importante tarefa de identificar quais são nos- sos pontos fortes e pontos fracos como igreja. Por isso, destaque em sua agenda esta data: 19 de agosto de 2012, às 9h00. A presença de todos os membros é fundamental!

(5)

Aniversariantes

14/8 Luis Gustavo Zorzam Souza 15/8 Leonardo Gomes Silva 17/8 Adriana Dias de Souza 18/8 Doroti Domingues Fenner e

Pedro Gomes Oliveira

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos.

Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Sr. Davi, da D. Judith, de Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba) e da Marília (mãe da Raquel);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly;

• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;

• Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo Encontro Nacional de Pastores e Pastoras Metodistas.

Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

Avisos Novo número

Anote o novo número da irmã Marta: 3798-1622

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª feiRa 4ª feiRa 6ª feiRa domingo

Tarde de Oração

16h30 Mentoria Espiritual

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11h

Tiago Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h – 18h

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago - Noite 20h

Tiago 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (12/8) PRÓX. DOMINGO (19/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murilo

INTERCESSÃO Roberto/Manoel Roberto/Edward

GUARDADOR DOS CARROS Danilo Tiago

MINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Edna Silvana/Mariana/Laura

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Marcel Pr. Tiago/Flávia Gonçalves

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura

Tartaruga dos tempos modernos

Referências

Documentos relacionados

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm

 Seguro de acidentes de trabalho a comparticipar pela Entidade Financiadora: correspondente a percentagem a definir em aviso de abertura e/ou programa de

É a conduta doutrinária, com a qual temos que nos preocupar, pois, fora dela, não podemos trilhar nosso caminho evolutivo na Doutrina, não há evolução individual do

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Um outro pressuposto da busca pela ampliação da participação das mulheres enquanto representantes políticas, seja por meios próprios ou mediante as ações afirmativas, é

BB divulga a MPE Week para mais de 20 milhões de clientes nos canais próprios, mídias e redes sociais.. BB conecta os clientes MPE aos

Parágrafo Terceiro – O acréscimo estabelecido no caput constitui VANTAGEM PESSOAL dos maquinistas, exclusivamente durante o tempo em que estiverem operando composições no