• Nenhum resultado encontrado

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE ABRIL DE 2011 FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE ABRIL DE 2011 FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE ABRIL DE 2011

FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO

Chuva intensa 01, 02 Difluência em altitude e termodinâmica (advecção de leste)

PR Chuva intensa provoca alagamentos e estragos em Curitiba-PR.

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

As chuvas atingiram mais a região norte e leste da cidade de Curitiba neste sábado (02/04). Segundo as informações do Corpo de Bombeiros a região mais crítica é a do bairro Boa Vista, onde a chuva de vento destelhou casas e derrubou árvores.

Fonte: CPTEC e http://www.bemparana.com.br

EA

Chuva forte 01 Termodinâmica e

difluência em altitude

AM Chuva intensa provoca transtornos em Manaus (AM).

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA Chuva forte e

acumulado de chuva

02, 03 O padrão de ventos nos níveis mais altos da atmosfera aliado ao calor e a alta umidade.

MS, RJ Em Três Lagoas, município situado no leste do estado de MS, o acumulado de chuva entre às 20h do dia 01/04 e às 20h do dia 02/04, chegou a 76 mm. Esta chuva deixou o bairro de Parque São Carlos alagado e os moradores estão “ilhados” desde a madrugada deste sábado. A água invadiu casas e pequenos estabelecimentos comerciais.

Fonte: CPTEC

Deslizamentos de terra foram registrados entre a noite de ontem (2) e a madrugada de hoje (3), em Barra do Piraí, em virtude da forte chuva que caiu na cidade. De acordo com as primeiras informações da Defesa Civil, os locais mais atingidos foram os bairros Parque Santana, onde ocorreram dois deslizamentos; Guararema, Oficina Velha e Caieira.

Devido à forte chuva que atingiu Volta Redonda na noite de ontem (2), o nível do Rio Paraíba do Sul voltou a subir. O rio transbordou em alguns pontos da cidade como no trecho da Avenida Beira Rio, sob a Ponte Pequetito Amorim, que novamente precisou ser interditada para o tráfego de veículos. A via sob a ponte que liga o bairro Niterói ao Aterrado ainda está alagada na manhã de hoje (3).

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA

AME

Chuva forte e rajada de vento

05 Aproximação de cavado na coluna troposférica, calor e alto teor de umidade

SP Na manhã desta terça-feira (05/04), choveu forte em Araraquara, na região central do Estado de São Paulo. A chuva forte acompanhada de rajadas de vento fez com que casas ficassem destelhadas. Foram 20 minutos de chuva. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi registrada a queda de 50 árvores.

EA

(2)

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, ficou fechado para pousos e decolagens por cerca de 13 minutos na tarde desta terça-feira devido à forte chuva. Pela manhã, o aeroporto já havia sido fechado para pousos por quase uma hora devido a um forte nevoeiro que encobriu a zona sul de São Paulo.

A chuva forte registrada em algumas localidades do Estado de SP foi causada pelo calor, o alto teor de umidade e o deslocamento de um cavado (área de baixa pressão) na coluna atmosférica. Choveu forte, também, no Vale do Paraíba, nordeste do Estado

Fonte: CPTEC e http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias Acumulado de

chuva

06 Zona de Convergência de Umidade

MG A Zona de Convergência de Umidade, sistema que atua entre o sul da região amazônica, passa pelo Centro-Oeste e faixa norte do Sudeste do país provocando muita instabilidade nesta área, favoreceu no decorrer desta quarta-feira (06/04) a ocorrência de chuva forte e acumulada de chuva de 127 mm em 24h (entre as 22h do dia 05/04 e 22h do dia 06/04) na cidade de Mantena, leste do estado mineiro.

Fonte: CPTEC

EA

Acumulado de chuva

05, 06 Convergência de umidade em baixos níveis, difluência em altitude

CE No período de 24 horas, 9 horas de ontem e 9 horas de hoje (06/04), a chuva acumulada em Iguatu, no sul do Ceará foi de 50 mm (Inmet).

Fonte: CPTEC, INMET.

EA

Temporal 07 Termodinâmica e

difluência em altitude

AM No início da tarde desta quinta-feira (07/04), o calor aliado ao alto teor de umidade e ao padrão difluente dos ventos em altos níveis da atmosfera, favoreceram a formação de nuvens com potencial para temporal em Manaus-AM. O temporal começou por volta das 12h30min e durou menos de uma hora. De acordo com dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) choveu aproximadamente 17 mm. No bairro Tarumã a água chegou a aproximadamente 1,5 metros de altura dentro dos comércios.

Fonte: CPTEC e www.deolhonotempo.com.br

EA

Acumulado de chuva

08 Fluxo de leste em baixos níveis, cavado nos níveis mais altos

BA Entre a madrugada e manhã da sexta-feira (08/04), áreas de instabilidade provocaram acumulados de chuva significativos no sul e leste da BA. Em Uma choveu, neste período, 127 mm.

Fonte: dados inmet.

EA

Granizo e chuva forte

09 e 10 Vórtice Ciclônico Sul e Sudeste

No dia 09 as cidades atingidas por granizo foram: São Paulo, Engenheiro Coelho, Caçapava, Jacareí, Piratininga todas em SP, Blumenau (SC), Nova Resende (MG), Curitiba (PR), Barra Mansa (RJ). E no dia 10: Guarulhos (SP). Uma forte chuva de 106,2mm em 24h atingiu Paranaguá (PR) no dia 09.

EA

(3)

Chuva forte 09,10 e 11, 12 e 13, 14, 15

Cavado e convergência de umidade

PE, PB, RN, CE, PI, MA

Entre os dias 09 e 11 a região de Recife-PE teve chuva contínua e por vezes forte que provocou muitos alagamentos e transtornos a população.

Fonte: Jornal Nacional.

Do dia 11 para o dia 12 o acumulado de chuva em Fortaleza-CE atingiu o valor de 82 mm. Do dia 12 para o dia 13 o acumulado de chuva em Natal-RN foi de 114,7 e de 72 mm em João Pessoa-PB.

Vendaval provoca estragos em Teresina (PI), Chuva atinge 108 cidades do Ceará A maior chuva aconteceu em Freicheicinha, com 89 mm.

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

Temporais atingem várias localidades, com acumulado de quase 100 mm na costa do Maranhão e do Ceará.

Fonte: www.tempoagora.com.br

Chuva deixa cidades do Maranhão em situação de emergência.

Fonte: noticiasuol.com.br

EA

Chuva forte 13, 14 JBN, JST e cavado no dia 13

Sul Chuva forte causa transtornos em Santa Maria (RS) (madrugada).

Chuva de 125 mm ultrapassa média climatológica para abril em Paranapoema (PR).

Chuva forte causa transtornos em Santa Cruz. Acumulado já chega em 75 mm em 3 horas de chuva.

Fonte:www.gaz.com.br

Chuva deixa um morto em Candelária-RS.

Fonte: www.diarioweb.com.br

Chuva torrencial de 200 mm faz rios transbordarem em Mato Leitão (RS) (14/04).Chuva intensa provoca alagamentos e estragos em Santa Cruz do Sul (RS) (14/04).Chuva deixa 7 mil consumidores sem energia elétrica nas Missões e Alto Uruguai no Rio Grande do Sul (14/04) Chuva torrencial deixa em estado de emergência Santa Clara, Sério e Forquetinha (RS), Granizo e chuva forte provocam danos em Blumenau (SC) (14/04)

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA

(4)

Chuva forte 12 JBN, cavado em 500 hPa e VCAN

SP Chuva provoca desabamento em Piracicaba (SP).

Fonte: www.deolhonotempo.com.br Chuva forte 18, 19,

20 e 21

Segundo ramo da ZCIT e cavado invertido em 500 hPa

Nordeste Chuvas causam estragos e deixam Estados do Nordeste em alerta As chuvas que atingem desde o início desta semana os Estados do Nordeste já somam prejuízos na Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas até está terça-feira (19).

Fonte:noticiasuol.com.br

Chuva provoca queda de árvores em Recife (PE), Chuva provoca alagamentos em Maceió (AL)

Chuva provoca deslizamentos de terra em Maceió Fonte:g1.globo.com Chuva intensa provoca alagamentos e deslizamentos em Recife, Olinda e Camaragibe (PE) (21/04)

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA, AME

Chuva forte, granizo

18 Sistema frontal RS Granizo provoca estragos em Itatiba do Sul (RS) A chuva registrada, mais de 90 mm em meia hora, foi localizada sobre a Linha Sete Lagoas, no meio rural., Chuva deixa em estado de emergência município de Parobé (RS) Fonte:

www.deolhonotempo.com.br

EA

Chuva forte 20 Cavado invertido PE A chuva que atinge Recife (PE) deixou pessoas ilhadas na cidade e causou ao menos oito deslizamentos de terra. Há quase duas semanas chove na região metropolitana de Recife e, em 11 dias, choveu quase o dobro do esperado para o mês de abril. Na Praia de Boa Viagem e na periferia a água deixou famílias inteiras ilhadas. Um deslizamento soterrou uma mulher e os três filhos dela, que foram salvos pela população local.

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA

Chuva forte e enchente

20 ZCIT e cavado AÇL Moradores do município de Campestre - a 113 km de Maceió - viveram momentos de desespero e preocupação após o Riacho Pedra Branca transbordar, em

decorrência da chuva torrencial que caiu na tarde desta quarta-feira (20), e invadir inúmeras residências, órgãos públicos e igrejas.

Fonte: www.deolhonotempo.com.br Chuva forte,

granizo

21 Cavado em níveis médio e alto e JBN

SC Granizo provoca estragos e deixa ruas e casas cobertas de gelo em Luzerna (SC) (21/04) Em alguns locais, a camada de gelo chegou a 20 centímetros.

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA

(5)

Chuva forte, granizo

22 JST e JBN, forte difluência em 250 hPa

RS Chuva derruba árvores e alaga vias em Porto Alegre Queda de granizo foi registrada em alguns pontos da Capital

Fonte: correiodopovo.com.br

EA

Chuva forte 22 e 23 JST e JBN, forte difluência em 250 hPa

RS O município de Teutônia, no Vale do Taquari, decretou situação de emergência no final da manhã deste sábado por causa dos danos provocados pela chuva, o município registrou destelhamentos de dezenas de residências, quedas de árvores, prejuízos nas plantações de milho, interrupção no fornecimento de energia elétrica e a queda de galpões, aviários e chiqueirões. Os principais prejuízos estão localizados em São Jacó, Linha Wink e Linha Ribeiro.

Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, cerca de 350 casas foram atingidas pelos alagamentos em 14 bairros. Estradas foram danificadas e 60 pessoas tiveram de sair de suas casas.

A enxurrada no Vale do Caí atingiu a marca de 183 mm na estação pluviométrica no Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio. Ela destruiu três aviários e danificou estradas em Bom Princípio, invadiu casas no Centro de Harmonia e no bairro Vila Rica em São Sebastião do Caí, além de ter causado danos em

Montenegro e outras cidades da região. Agora, é a cheia do Rio Caí que atinge moradores em São Sebastião do Caí. As águas da madrugada elevaram o Rio para marcas próximas dos 11 metros.

Em Campo Bom mais de 35 casas do bairro Rio Branco foram atingidas pela enxurrada da madrugada do dia 23

As chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul desde a tarde de sexta-feira, 22, causaram a morte de três crianças na Vila Esperança, bairro Kephas, em Novo Hamburgo na madrugada deste sábado, 23.

A forte chuva que caiu durante a madrugada deste sábado (23) em Santa Maria causou alagamentos em vários pontos da cidade. Também foram registradas quedas de árvores por causa do vento e falta de energia. A chuva veio acompanhada de granizo em alguns pontos do município. De acordo com a Base Aérea de Santa Maria, choveu 52,2 mm entre a sexta-feira e a madrugada deste sábado no município.

EA

(6)

Uma família de cinco pessoas estava em uma casa de Igrejinha (RS) quando a chuva provocou um deslizamento de terra (23/04).

A chuva que atinge Santa Cruz do Sul desde as 16 horas desta sexta-feira, 22, provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Até as 2 horas deste sábado o volume de água acumulada no Centro chegava a 143 mm, praticamente a mesma marca registrada em um intervalo de 12 horas na semana passada.

A chuva que teve início no final da tarde desta sexta-feira (22) alagou casas em Bagé, na região da Campanha. Segundo o Corpo de Bombeiros, as fortes pancadas, que chegam a 40mm, alagaram 10 residências em bairros da periferia da cidade. A chuva também chegou a outras cidades da Metade Sul, como Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado, Pedro Osório, Piratini e Aceguá.

Fonte: www. deolhonotempo.com.br Chuva e vento

fortes

23 JST e difluência em 250 hPa e JBN

PR A chuva e os fortes ventos registrados no início da tarde de hoje (23) provocou alguns estragos na região oeste do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, em Toledo duas casas foram destelhadas e precisaram de atendimento. Equipes estiveram no local para auxiliar os moradores na região central. A queda de uma árvore também foi registrada no jardim Porto Alegre. A chuva também causou problemas em Assis Chateaubriand, onde um morador precisou de lonas para proteger a casa. Em Santa Helena a chuva, o vento forte e o granizo causaram muitos estragos.

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA

Chuva forte 24 Frente fria no oceano RJ A Defesa Civil do Rio de Janeiro decretou estado de alerta às 16h15 devido a um forte temporal que atingiu a cidade na tarde deste domingo (24). Houve registro de falta de luz, queda de árvores e pontos de alagamentos no centro e nas zonas norte, sul e oeste.

A região de Duque de Caxias também teve problemas com alagamentos.

Fonte: www.www.deolhonotempo.com.br.

Em Parati-RJ o acumulado no período das 16Z às 21Z chegou a 160 mm por causa de forte instabilidade causada pela aproximação da frente fria.

AME

Frio 24 Alta pressão de 1022 hPa RS A madrugada foi fria entre a campanha e o sul do Estado do RS, as temperaturas

ficaram baixas e atingiram valores de 5C em alguns municípios.

(7)

Chuva forte 24 ZCIT PA A forte chuva que caiu em Belém-PA na madrugada do dia 24 provocou vários alagamentos.

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA

Chuva forte 25 Cavado MS Chuva forte e ventos de 69 km/h provocam danos em Campo Grande (MS) na tarde do dia 25.

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA

Granizo 26 Cavado de ar frio em 500 hPa

SP Granizo provoca estragos em lavouras de Tupi Paulista (SP) Fonte: www.deolhonotempo.com.br

EA Chuva intensa 27 Escoamento em baixos

níveis

ES Chuva provoca alagamentos em Vila Velha (ES) EA

Temporal 27 Calor, umidade e

divergência em altitude

AM Chuva de mais de 90 mm provoca transtornos em Manaus EA

Chuva, rajadas de vento e granizo

28 Ar frio associado a um cavado em 500 hPa

DF Temporal com chuva de 70 mm e rajadas de vento de 78 km/h atinge o DF, causando inclusive queda de granizo. Houve blecaute devido aos ventos fortes

EA

Chuva intensa 28, 29 e 30

Cavado e ventos de leste em baixos níveis

Faixa leste do Nordeste (BA, SE, AL, PE, PB e RN)

A Convergência de umidade provocada pelos ventos de leste em baixos níveis tem provocada muita chuva e acumulados significativos em cidades do leste do Nordeste. Várias localidades registraram volumes superiores a 100 mm entre os dias 28 e 29, como Salvador, com 114 mm (INMET). Pelo menos seis municípios da zona da Mata Norte de Alagoas já declararam estado de emergência devido às chuvas que caem na região desde quinta-feira (28/04). Fonte: noticiasuol.com.br Chuva intensa provoca inúmeros pontos de alagamentos em Recife (PE), Chuva provoca a morte de uma pessoa em Paratibe (PE), Chuva intensa faz córrego transbordar em Jaboatão dos Guararapes (PE), Chuva intensa faz rio Corimã trasbordar em Barreiros (PE), Chuva intensa deixa 13 comunidades ilhadas em Ipanguaçu (RN).

Fonte: www.deolhonotempo.com.br

102 mm em Porto de Pedras- AL entre 29/04 e 30/04.

Fonte: banco de dados

EA

Referências

Documentos relacionados

Inicialmente, foi feita a documentação fotográfica (câmeras com filme e digitais) das áreas atingidas pelos liquens em três abrigos com pinturas rupestres no Parque: Abrigo Norte

Antes de sair, ainda procurou ( verbo procurar, no Pretérito Perfeito do Indicativo ) o mapa, mas ele tinha desaparecido ( verbo desaparecer, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto

Chuva forte provoca estragos em aeroporto de Campinas (SP), Granizo e ventos fortes atingem Cunha (SP) (17/02), Temporal provoca alagamentos em Rio Claro (SP) (17/02)

As fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, no início da madrugada desta quarta-feira, causaram transtornos principalmente na cidade

TO, BA Entre as 12z do dia 27 e as 12Z do dia 28 foram registrados acumulados significativos em vários Estados devido a instabilidade causada pela ZCAS, divergência em

MA, PA e PI Áreas de instabilidade provocaram chuva intensa acompanhada de rajadas de vento, raioe e resultando em acumulado significativo de chuva entre o nordeste do PA, norte

PA e AP Áreas de instabilidade favorecida pelo forte calor, pela alta umidade, por pulsos da ZCIT e por áreas de baixa pressão provocaram chuvas fortes com acumulado significativo

Uma forte rajada de vento seguida de trovoadas e chuva atingiu parte do município de Sorocaba, no centro-leste de São Paulo, na tarde desta terça-feira (14)..