• Nenhum resultado encontrado

Elasticidade preços e renda da demanda por energia elétrica nas regiões brasileiras: uma abordagem através de painel dinâmico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Elasticidade preços e renda da demanda por energia elétrica nas regiões brasileiras: uma abordagem através de painel dinâmico"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

ELASTICID AD E PREÇO E REN D A D A D EMAN D A POR EN ERGIA ELÉTRICA N AS REGIÕES B RASILEIRAS: U MA AB ORD AGEM

ATRAVÉS D E PAIN EL D IN ÂMICO

Fabian o da Costa Dan tasEdw ard Martins CostaJorge Luiz Marian o da Silv a

Re s u m o

Esse trabalh o tem com o objetivo estim ar as elasticidades preço e ren da da dem an da residen cial, in du strial e com ercial de en ergia elétrica das regiões brasileiras, du ran te o período de 20 0 0 a 20 15. Partin do da h ipótese de que o avan ço tecn ológico, o crescim en to econ ôm ico e a m elh oria da qu alidade de vida n o país implicaram em mu danças n as elasticidades preço e rendas da dem an da por en ergia elétrica. Para tal, u tilizou-se a m etodologia de dados em pain el, estim ado pelo Método dos Mom en tos Gen eralizados (GMM), em u m a versão conh ecida com o Sy stem -GMM. Os resu ltados m ostraram qu e a elasticidade-ren da da classe de con su m o in dustrial foi a que apresen tou os m aiores valores em todas as regiões an alisadas, se com parado com as ou tras classes estu dadas. Con statou-se ain da qu e a classe com ercial foi a qu e registrou os m aiores impactos n a elasticidade-preço em todas as regiões brasileiras, o qu e n ão divergem m u ito das an álises ocorridas por ou tros estudos, en tretan to com ou tras m etodologias.

Pa la vra s -Ch a ve : Elasticidade. En ergia Elétrica. Dados em Pain el.

Abs tra c t

Th is stu dy aim s to estim ate th e price an d in com e elasticities of residen tial dem an d, in dustrial an d com m ercial power of th e Brazilian region s du rin g th e period 20 0 0 to 20 15. Assu m in g th at techn ological advan cem en t, econ omic growth an d im provin g th e qu ality of life in th e cou n try im ply ch an ges in price and in com e elasticities of dem an d for electricity. To th is en d, we used th e m eth odology of pan el data, estim ated by th e Gen eralized Meth od of Mom en ts (GMM) in a version kn own as System -GMM. Th e resu lts sh owed th at th e in com e elasticity of th e class of in dustrial con su mption sh owed th e h igh est valu es in all region s exam in ed, com pared with th e oth er classes studied. It was fu rth er observed th at th e com m ercial class was th e one th at recorded th e greatest im pact on th e price elasticity in all Brazilian region s, wh ich do n ot differ mu ch from th e an alyzes th at h ave occu rred in oth er stu dies, however with oth er m eth odologies.

Ke yw o rd s : Elasticity. Electric Power. Pan el data.

J EL: C33, D12, L94.

Un iversidade Federal Ru ral do Sem iárido - UFERSA Un iversidade Federal do Ceará - UFC

(2)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

1. In tro d u ç ã o

A estabilidade econ ôm ica alcan çada após a im plan tação do Plan o Real em 1994 levou a econ om ia n acion al a retom ada do crescim en to econ ôm ico, através do con trole da in flação, do au m en to da ren da da popu lação, e tam bém pelo au m en to n a oferta por en ergia elétrica. As taxas de expan são da oferta n o setor elétrico até a prim eira m etade da década de 90 apresen taram elevados ín dices, fu ndam en tados principalm en te n as dispon ibilidades de au tofin an ciam en to por m eio de tarifas reais, pelos recu rsos oriun dos do Govern o Federal e o fin an ciam en to pelo capital extern o (GOMES, 20 10 ). Adem ais, com o fim do m on opólio estatal do setor elétrico brasileiro em 1995, foi im plan tado u m n ovo m odelo in stitucion al, com base n a livre competição n os m ercados de geração, tran sm issão, distribu ição e com ercialização de en ergia elétrica pelo setor privado.

Através dessas mu danças foi criada u m a n ova política tarifária do setor elétrico n acion al con textu alizado pela Agên cia Nacion al de En ergia Elétrica (ANEEL), órgão da Un ião criado para regu lar e fiscalizar os n ovos agen tes atu an tes, além de realizar licitações e n ovas concessões e fixar os critérios de reajustes tarifários do setor elétrico. Com a n ova política tarifária ocorreu m u dan ças n a tribu tação, n o padrão tecn ológico, clim a e n ível de ren da, n as tarifas de en ergia elétrica e u m au m en to n a in flu ên cia n a den sidade de dem an da e equ ilíbrio econ ômico-fin an ceiro das empresas de distribuição (GOMES, 20 10 ).

Mesm o com as m u dan ças n os fatores referen tes à oferta de en ergia elétrico n o Brasil, em 20 0 1 ocorreu u m a crise n o setor de en ergia elétrica, m arcan te pelas con dições h idrológicas extrem am en te desfavoráveis verificadas n as regiões Su deste e Nordeste. O qu e obrigou o Govern o Federal a criar a Câm ara de Gestão da Crise de En ergia Elétrica (GCE), com a fin alidade de “propor e im plem en tar m edidas de n atu reza em ergen cial para com patibilizar a dem an da e a oferta de en ergia elétrica, de form a a evitar in terru pções in tem pestivas ou im previstas do su prim en to de en ergia elétrica” (CAMARGO, 20 0 5). Im plan tando o program a de racion am en to de en ergia elétrica, prim eiram en te n as regiões Sudeste, Cen tro-Oeste e Nordeste e posteriorm en te n a Região Norte.

Nesse m esm o an o, as tarifas m édias in flu enciadas pelo program a d e racion am en to redu ziram o con su mo de en ergia elétrica. O qu e acabaram por in flu en ciar n as taxas de crescim en to de en ergia elétrica. Dian te desses aspectos, esse trabalh o tem com o objetivo estim ar as elasticidades preço e ren da da dem an da residencial, in dustrial e com ercial de en ergia elétrica n as regiões do Brasil, du ran te o período de 20 0 0 a 20 15, u tilizan do com o m étodo de estim ação a ferram en ta de dados em pain el. Para atingir tal fin alidade form alizou -se o segu in te qu estion am en to: em qu e m edida alterações n as tarifas de en ergia elétrica e n a ren da dos con sum idores pode influ en ciar n o con su m o por en ergia elétrica?

(3)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

por en ergia elétrica n o Brasil, n as três classes: residen cial, in dustrial e com ercial n o período de 20 0 1 a 20 0 5, além de estim ar a previsão de con su m o para os próxim os cin co an os posteriores ao período de estu do. Mattos (20 0 4) qu e an alisou a dem an da por en ergia elétrica n os três segm en tos n o Estado de Min as Gerais n o período de 1970 a 20 0 2. Gom es (20 10 ) qu e estim ou as elasticidades preço e ren da da dem an da por en ergia elétrica residen cial n o Brasil n o período de 1999 a 20 0 6 por m eio de pain el. Modian o (198 4) qu e estim ou a elasticidade ren da e preços da dem an da de en ergia elétrica n o Brasil n o período de 1963 a 198 1 u tilizan do o m étodo dos m ín im os qu adrados com correção para correlação serial pelo m étodo de Corch ran n e-Orcu tt e Siqu eira e H ollan da (20 0 5) qu e calcu laram a dem an da setorial por en ergia elétrica n o pós-racion am en to de 20 0 1 para o Nordeste brasileiro.

No âm bito in tern acion al destacam -se os trabalh os de Bern dt (1978 ) qu e fez u m a an álise sobre os estudos de H ou th akker (1951). Laban deria, Labeaga e Rod rigu ez (20 0 6) qu e estim aram a dem an da por en ergia residen cial para a Espan h a. Bern stein e Griffin (20 0 5) qu e estim aram as diferen ças region ais n a elasticidade preço da dem anda por en ergia n os Estados Un idos. Fan e Hyndm an (20 10 ) qu e calcu laram a elasticidade preço da dem an da por eletricidade no Su l da Austrália. Reiss e White (20 0 2) qu e estimu laram a elasticidade preço da dem an da residen cial por eletricidade n o Estado da Califórn ia n os Estados Un idos. Casarin e Delfin o (20 10 ) qu e estimu laram a dem an da residen cial por eletricidade em Bu en os Aires, Filippin i e Pachu ari (20 0 2) que estimu laram as elasticidades por dem an da por eletricidade n as residên cias da In dia. H oltedah l e J ou tz (20 0 4) qu e calcu laram a dem an da residen cial por eletricidade em Taiwan e Ch audh ry (20 10 ) qu e calcu lou a elasticidade preço e ren da da dem an da por en ergia elétrica n o Paqu istão.

Após essa breve in trodu ção esse trabalh o está dividido em 6 seções. Na segu n da seção está exposta a revisão literária, arrazoan do os estudos realizados sobre as elasticidades preço e ren da. Na seção 3, são apresen tados o consu m o de en ergia elétrica, n o Brasil e su as regiões e n as três classes estu dadas, essa seção está su bdivido com a exposição h istórica do PIB e PIB per capita e da tarifa de en ergia elétrica. Na seção posterior, está exposta a m etodologia, com os dados, m odelos e m étodo de estim ação das variáveis. Na seção 5 estão expostos os resu ltados obtidos das estim ações. Na seção 6, as con siderações fin ais e por fim as referên cias bibliográficas.

2 . Re vis ã o d a Lite ratu ra

(4)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

apon taram u m a possível discrepân cia en tre as tarifas relativas observadas n o período e aqu elas qu e resu ltariam de u m a estratégia de expan são da receita setorial.

An drade e Lobão (1997) atu alizaram em parte o trabalh o de Modian o (198 4), u tilizando u m m odelo econ om étrico para estim ar a elasticidade-preço e ren da da dem an da residen cial de en ergia elétrica em fu nção tam bém do preço dos equ ipam en tos dos eletrodom ésticos, du ran te o período de 1963 a 1995, as qu ais con clu íram qu e as elasticidades-preço de cu rto e lon go prazos foram respectivam en te – 0 ,0 6 e – 0 ,0 51; e as elasticidades-ren da de cu rto e lon go prazos foram 0 ,212 e 0 ,213. Esses resu ltados dem on stram o im pacto qu e os au m en tos reais n as tarifas de eletricidade teriam sobre o con su m o residen cial deste serviço, afetan do sign ificativam en te o ritm o de crescim en to da qu an tidade dem an dada do m esm o. Os au tores ain da observaram ou tras variáveis qu e afetam a qu an tidade de con su m o de en ergia elétrica n as residências, en tre os qu ais, o estoqu e de eletrodom ésticos.

Sch m idt e Lim a (20 0 4) u tilizan do u m m odelo de Vetor Au to Regressivo (VAR) associado a u m Modelo de Correção de Erro Vetorial (MCEV), estim aram a elasticidade preço e ren da da dem an da por en ergia elétrica n o Brasil, n as três classes, du ran te o período de 1969 a 1999, ch egan do à con clu são de qu e, n o caso residen cial, o valor en con trado foi 0 ,539, en qu an to qu e, n os casos com ercial e in dustrial, os valores foram , respectivam en te 0 ,636 e 1,916. Segu n do os au tores, os resu ltados alcan çados estão de acordo com os ou tros resu ltados em píricos de qu e a ren da deve ser igu al ou superior à un idade e qu e a elasticidade-preço deve ter u m a m agn itude in ferior a u m , em m ódu lo.

Utilizan do os m esm os preceitos m etodológicos para estim ar a dem an da por en ergia elétrica para o Estado de Min as Gerais n as três classes an alisadas n o período de 1970 a 20 0 2. Mattos (20 0 4) en con trou elasticidades-preço da dem an da diferen tes das estim adas por estudos an teriores, alcan çan do com o resu ltado parâm etros estatisticam en te sign ificativos, além de seus sin ais serem coeren tes com a teoria econ ôm ica. Ao con trário dos estu dos expostos, Gom es (20 10 ), u tilizou com o parâm etro m etodológico para determ in ar as elasticidades-preço e ren da da dem an da por en ergia elétrica residen cial n o Brasil n o período de 1999 a 20 0 6, u m m odelo de dados em painel, su gerin do u m m étodo de efeitos fixos, os valores en con trados foram – 0 ,111, para a elasticidade-preço e 0 ,0 91 para a elasticidade-ren da, qu e segu ndo a au tora os valores ficaram próxim os à literatu ra n acion al e de acordo com a teoria econ ôm ica.

Estu dos in tern acion ais sobre o tem a dem on stram qu e H oltedah l e J ou tz (20 0 4) realizaram u m estu do sobre a dem an da residencial por en ergia elétrica em Taiwan de 1955 a 1996, a qu al u tilizan do u m Vetor Au to Regressivo (VAR) associado a u m Modelo de Correção de Erros (MCE) atin giu qu e n o lon go prazo, a elasticidade-ren da é u nitária e a elasticidade-preço é in elástica e n o cu rto prazo as elasticidades ren da e preço são m en ores que n o lon go prazo. Bern dt (1978 ) faz u m a an álise sobre os estu dos de H ou th akker (1951), a respeito das estim ações da dem an da total por en ergia elétrica em 42 provín cias n a Grã-Bretan h a n o período de 1937 a 1938 .

(5)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

VECM, a qu al obteve com o resu ltado para a elasticidade-preço n o cu rto prazo as estim ativas variam de – 0 ,13 a – 0 ,63, en qu an to qu e no lon go prazo as estim ativas variam de 0 ,16 a – 1,0 6, os resu ltados para a elasticidade-ren da n o cu rto prazo variaram en tre 0 ,0 1 a 0 ,67, en qu an to qu e n o lon go prazo as estim ativas variaram en tre 0 ,27 a – 1,56, esses parâm etros su gerem qu e m udan ças n as políticas de preços podem ser u m instru m en to eficaz para alcan çar a con servação de en ergia elétrica em lon go prazo.

Filippini e Pach au ri (20 0 2) estu daram a elasticidade preço e ren da da dem anda por eletricidade n o setor residen cial das áreas u rban as da Ín dia n os an os de 1993 a 1994, du ran te as segu in tes estações: verão, in vern o e m on ções. Utilizan do u m du plo m odelo econ om étrico logarítm ico lin ear, en con traram com o resu ltados para a elasticidade preço e ren da são in elásticas n as três tem poradas estudadas.

Reiss e White (20 0 2) estim aram a elasticidade preço e ren da da dem an da residen cial por en ergia elétrica n o estado am erican o da Califórn ia de 1993 a 1997, através de u m m odelo GMM e OLS, resu ltan do n os valores – 0 ,39 e – 0 ,28 , para as elasticidades preço e – 0 ,0 0 e – 0 ,0 0 para as elasticidades ren da. Os resu ltados en con trados pelos au tores su geriram u m a distribu ição in crivelm en te distorcida da elasticidade-preço da dem an da residencial.

Bern stein e Griffin (20 0 5) an alisaram a dem an da por en ergia elétrica n o u so do setor residen cial de 1977 a 20 0 4 e com ercial d e 1977 a 1999 e o de gás n atu ral n o setor residen cial, n o âm bito n acion al, region al e estadu al dos Estados Un idos. Utilizan do u m m odelo de dados em pain el de efeito fixo, os resu ltados in dicam diferen ças region ais e estadu ais n a elasticidade preço da dem an da por en ergia elétrica, porém ten de h aver algu m a consistên cia n o u so residen cial de eletricidade en tre os estados den tro de u m a região e visíveis diferen ças en tre as regiões n o uso de eletricidade residen cial, com ercial e de gás n atu ral.

Laban deria, Labeaga e Rodrigu ez (20 0 6) estim aram a dem an da residen cial por en ergia n a Espanh a em períodos in tercalados de 1973 a 1974, de 198 0 a 198 1 e en tre 198 5 a 1995. Utilizan do u m m odelo de exten são qu adrática de Deaton e Mu ellbau er (198 0 ) associado a u m m odelo de dem an da qu ase ideal, proposto por Ban ks et al. (1997), a qu al obteve com o resu ltado qu e a elasticidade-preço é pequ en a n a Espanh a e a elasticidade-renda é in elástica.

Ch au dh ry (20 10 ) calcu lou a relação de lon go prazo en tre a ren da per capita e o crescim en to previsto do con su m o de eletricidade per capita e o im pacto da elasticidade-preço n a dem an da e os in su m os de en ergia elétrica sobre a dem an da de produ ção de eletricidade e de produ ção in du strial n o Paqu istão de 1998 a 20 0 8 , u tilizan do com o m etodologia a an álise de dados em pain el, a qu al registrou qu e a elasticidade preço da dem an da por eletricidade n as em presas do setor de m an u fatu ra foi de cerca de – 0 ,6, n o do setor têxtil a elasticidade-preço foi de – 0 ,8 e n o setor de alim en tos – 0 ,7. O qu e, de acordo com o au tor, significa qu e preços m ais elevados da eletricidade irão reduzir n a dem an da por eletricidade n o setor in du strial.

(6)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

Em u m período de 40 an os, o con su mo total de en ergia elétrica n o Brasil passou de 18 .346 Gigawatt/ h ora (GWh ) n a década de 1960 , para 30 4.634 GWh em 20 0 0 , u m crescim en to m édio anu al de 7,35%. Nas classes de estu dos: residen cial, com ercial e in dustrial, essas m odificações defin iram diversas variações. Na década de 60 , o crescim en to residen cial foi de 8 ,22%, o com ercial foi de 7,8 1% e o in du strial foi de 7,0 6%. Na década segu in te, a taxa de crescim en to n a classe residen cial foi de 10 ,49% ao an o, en qu an to o com ercial registrou u m crescim en to de 10 ,17% e o in dustrial foi de 13,62%. Nos an os 8 0 , os crescim en tos em com paração a década an terior, m ostraram valores m en ores, o residencial foi de 7,62%, o com ercial registrou 5,96% e o in dustrial ch egou ao patam ar de 5,76% (SCH MIDT e LIMA, 20 0 4).

Na década de 90 , as taxas de crescim en to anu al represen taram n as classes residen cial, com ercial e in dustrial, respectivam en te, 5,94%, 6,95% e 1,94%. No período de 20 0 0 a 20 15, o con su m o fin al de en ergia elétrica n o Brasil m an teve-se a u m a taxa m édia de crescim en to de 17,5% ao an o (BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL, 20 16). O con su m o de en ergia elétrica de 1970 a 20 15 n o Brasil em GWh , n as três classes de con su m o avaliadas: residen cial, com ercial e in du strial1 dem on stra u m elevado crescim en to desse recu rso en ergético.

Figu ra 0 1 – Con su m o de En ergia Elétrica n o Brasil (GWh )

Fonte: Balan ço En ergético Nacion al, 20 16. Elaboração: Au tores.

Nas cinco regiões qu e com põem o Brasil, o consu m o residen cial de en ergia elétrica, m ostrou ín dices de crescim en to parecidos com o com portam en to n acion al, com destaqu e para o con su m o n a Região Su deste, qu e apresen tou crescim en to bastan te sign ificativo en tre 1995 e 1998 , con solidan do u m a taxa de

1

A classe de consumo denominado “outros” corresponde aos setores energéticos, público rural e transportes e não está incluída no estudo desse trabalho.

0 20000 40000 60000 80000 100000 120000 140000 160000 180000 200000

1

9

7

0

1

9

7

5

1

9

8

0

1

9

8

5

1

9

9

0

1

9

9

5

2

0

0

0

2

0

0

5

2

0

1

0

2

0

1

5

(7)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

crescim en to anu al de 7,3%. Essa consolidação é resu ltado positivo da im plan tação do Plan o Real, qu e perm itiu u m au m en to do estoqu e e in ten sificação do u so de aparelh os eletroeletrôn icos.

Figu ra 0 2 – Con su m o Residen cial de En ergia Elétrica por Região n o Brasil (GWh )

Fonte: Em presa de Pesqu isa En ergética, 20 16. Elaboração: Au tores.

A classe de con su m o com ercial dem onstrou en tre 1970 a 20 15 u m au m en to gradativo n o m ercado ao fin al da década de 8 0 , sen do a Região Su deste com m aior represen tatividade, com crescim en to en tre 198 0 a 1990 de 11% ao an o; em 1995 esse crescim en to passou para 13%; em 20 0 0 esse valor au m en tou para 16%; en qu an to qu e em 20 0 4 atin giu os 17% ao an o. A Região Nordeste foi o qu e m ais cresceu , após a Região Sudeste n o consu m o com ercial de en ergia elétrica, devido aos in cen tivos estadu ais n a construção de parqu es aqu áticos, com plexos h oteleiros e polos de ecotu rism o, favorecen do a dem an da por essa fon te d e

0 10000 20000 30000 40000 50000 60000 70000

1

9

7

0

1

9

7

5

1

9

8

0

1

9

8

5

1

9

9

0

1

9

9

5

2

0

0

0

2

0

0

5

2

0

1

0

2

0

1

5

(8)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

en ergia. Esse crescim en to foi in terrom pido em 20 0 1, du ran te o racion am en to de en ergia.

Figu ra 0 3 – Consu m o Com ercial de En ergia Elétrica por Região n o Brasil (GWh )

Fonte: Em presa de Pesqu isa En ergética, 20 16. Elaboração: Au tores.

O con su m o por en ergia elétrica n o setor in du strial n as regiões brasileiras dem on stra u m com portam en to bastan te sin gu lar, a con cen tração da dem an da em u m a ú n ica região – Su deste, o qu e con trapõem o ocorrido com a Região Norte qu e só apresen tou forte expan são en tre 198 0 e 1990 com a im plan tação da Zon a Fran ca de Man au s e da Usin a de Tucu ru í, qu e associado posteriorm en te a in dústria de m in eração, alavan cou o con sum o indu strial por en ergia elétrica n essa região. Na Região Nordeste, o im pu lso se deu com a criação do com plexo petroqu ímico de Cam açari n a Bahia, n o fin al da década de 70 , qu e associado ao com plexo de alu mín io n o Maran h ão e das lavou ras de fru ticu ltu ra irrigada e ou tros ram os da indú stria têxtil, de bebidas e alim en tar, alavan cou o con su m o n essa região.

A Região Su deste con cen tra o m aior n ú m ero de in dústrias n o Brasil, com o con sequ ên cia apresen ta o m aior consu m o por en ergia elétrica n esse setor da econ om ia; a região da Gran de São Pau lo abran ge o m aior parqu e in dustrial da Am érica Latin a, o Estado de Min as Gerais é o segu n do m aior cen tro in dustrial do país e o Estado do Rio de J an eiro possu i n a expan são da in dústria petrolífera seu gran de desem pen h o n a econ omia dessa região. En tre as regiões, o Cen tro-Oeste é o qu e possui m en or participação n o con sum o indu strial de en ergia elétrica, já qu e su a econ omia está voltada prin cipalm en te ao setor agropecu ário e de tu rism o am bien tal. Assim com o a Região Su deste, a Região Su l foram as qu e m ais sen tiram os efeitos ocorridos n a econ om ia du ran te o período exposto, com qu edas n o con su m o, devido aos racion am en tos in stitu ídos n o in ício da década de 8 0 e em 20 0 1 e a crise in tern acion al de 20 0 8 / 20 0 9.

Figu ra 0 4 – Con su m o Indu strial de En ergia Elétrica por Região n o Brasil (GWh ) 0

10000 20000 30000 40000 50000 60000

1

9

7

0

1

9

7

5

1

9

8

0

1

9

8

5

1

9

9

0

1

9

9

5

2

0

0

0

2

0

0

5

2

0

1

0

2

0

1

5

(9)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

Fonte: Em presa de Pesqu isa En ergética, 20 16. Elaboração: Au tores.

3.1 Tarifas de En ergia Elétrica

Na década de 70 , as tarifas de en ergia elétrica n o Brasil passaram por variações positivas ocorridas pelo au m en to real n as taxas n o in ício da década, porém essa situ ação n ão ocorreu n as décadas posteriores. Novos au m en tos reais só ocorreram n ovam en te a partir da década de 90 . En tre as classes de con su m o: residen cial, in dustrial e com ercial, os au m en tos registrados n a década de 70 , m erecem destaqu e os ocorridos em 1972 e 1975. As redu ções ocorridas du ran te a década de 80 , m ais precisam en te en tre os an os de 198 0 e 198 9, n as tarifas residen cial, com ercial e in dustrial tiveram quedas de 42,46%, 20 ,68 % e 13,47%, respectivam en te (SCH MIDT e LIMA, 20 0 4).

Segu n do Sch midt e Lim a (20 0 4), as tarifas residen cial, com ercial e in dustrial tiveram os m ais elevados n íveis de preços n os an os de 1972, 1972 e 1965, respectivam en te, com valores de 338 ,73; 332,21 e 128 ,50 , e os an os qu e registraram os m en os valores n as tarifas das classes residencial, com ercial e in dustrial foram os de 198 6, 198 5 e 198 5, com n íveis de preços de 78 ,92; 119,53 e 64,55, respectivam en te. Os valores percen tu ais registrados, n esses an os de elevados n íveis de preços e de baixos valores de cada classe estu dada foram de – 76,70 %, – 64,0 2 % e – 49,77 %, respectivam en te.

En tre 1990 a 20 0 0 , ocorreram leves crescim en tos n as tarifas das classes estudadas, con tudo en tre 20 0 1 e 20 0 7, as tarifas de en ergia elétrica n o Brasil cresceram em m édia de R$ 122,8 8 para R$ 260 ,48 por Megawatt-h ora (MW/ h ), recu an do n os an os posteriores. Na classe residen cial en tre 20 0 1 a 20 10 , os valores das tarifas registraram R$ 179,78 e R$ 30 0 ,0 7 MWh , respectivam en te. No qu e con diz da classe com ercial o resu ltado n o m esm o período foi de R$ 156,17 e R$ 28 7,0 5 por Megawatt-h ora. Nesse m esm o período, os valores das tarifas m édias anu ais da classe in dustrial con tabilizaram R$ 8 1,18 e R$ 236,46 MWh .

0 20000 40000 60000 80000 100000 120000

1

9

7

0

1

9

7

5

1

9

8

0

1

9

8

5

1

9

9

0

1

9

9

5

2

0

0

0

2

0

0

5

2

0

1

0

2

0

1

5

(10)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

As tarifas qu e apresen taram as m aiores variações foram às relativas às classes residen cial e com ercial. Com paran do os n íveis de preços en tre os an os de 1970 e 1979, a tarifa residen cial decaiu em 20 ,48 %, a tarifa com ercial 21,13 % e a in dustrial 17,27 %. Na década de 198 0 , en tre os an os de 198 0 e 198 9, as tarifas residen cial, com ercial e in du strial tiveram u m a qu eda de 42,46 %, 20 ,68 % e 13,47 %, con com itan tem en te, su gerin do a persistên cia da qu eda real das tarifas n o setor en ergético. No período com preen dido de 1990 e 20 0 0 , ocorreu u m au m en to real n as tarifas da classe de con su mo residen cial de 14,69 %, en qu an to qu e n as classes de con su m o com ercial foi de – 22,78 % e a n a classe in dustrial foi de – 21, 61% (SCH MIDT e LIMA, 20 0 4).

Em 20 0 1, as tarifas m édias, in flu enciadas pelo program a de redu ção do con su m o qu e h avia sido criado com o solu ção de cu rto prazo para a crise en ergética, tiveram u m au m en to significativo em term os reais, visan do recuperar as receitas das em presas do setor en ergético (MATTOS, 20 0 4).

4 . Me to d o lo gia

Os dados u tilizados n a realização da estim ação da dem an da por en ergia elétrica são an u ais e com periodicidade de 20 0 0 a 20 15. A fon te dos dados foi retirada d e diversas referên cias, en tre as qu ais a Em presa de Pesqu isa En ergética (EPE), a Eletrobrás, o In stitu to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fu ndação Getú lio Vargas (FGV). A iden tificação das fon tes dos dados das variáveis deste trabalh o está exposta n a Tabela 0 1, a segu ir.

Tabela 0 1 – Iden tificação das Fon tes dos Dados das Variáveis Va riá ve is

( Sé rie s a n u a is d e 2 0 0 0 a 2 0 15 )

Pro xy U tiliza d a Fo n te s U n id a de

Cla s s e Re s id e n cia l

Y Con su m o Residen cial Total EPE GWh

T Tarifa Média Residen cial em Valores de Mercado

ANEEL R$ / MWh

P IPA-DI – Ben s de Con sum o Du ráveis

Ban co de Dados IBRE/ FGV/ RJ

Ín dice

R PIB per capita a preços de m ercado

IBGE R$

Cla s s e Co m e rcia l

Y Con su m o Com ercial Total EPE GWh

T Tarifa Média Com ercial em Valores de Mercado

ANEEL R$ / MWh

P IPA-OG – Material Elétrico Ban co de Dados IBRE/ FGV/ RJ

Ín dice

R PIB: Serviços IBGE R$

(11)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

Y Con su m o In dustrial Total EPE GWh

T Tarifa Média In du strial em Valores de Mercado

ANEEL R$ / MWh

P IPA-OG – Máqu in as e

Equ ipam en tos In dustriais

Ban co de Dados IBRE/ FGV/ RJ

Ín dice

R PIB In du strial IBGE R$

TB IPA-OG – Com bustíveis e Lu brifican tes

Ban co de Dados IBRE/ FGV/ RJ

Ín dice

Fonte: Elaborado pelos au tores.

As estatísticas descritivas das variáveis aplicadas a esse trabalh o estão distribu ídas en tre as variáveis: Con su m o Total (���), Tarifa Média (���), Ín dice de Preço (���) e Ren da/ PIB (���) para todas as classes de con sum o, adicion an do a classe de consu m o in dustrial a variável Ín dice de Preço do Bem Su bstitu to (����)

Tabela 0 2 – Estatísticas Descritivas das Variáveis Aplicadas

Co n s u m o Re s id e n c ia l Am p litu d e

Va riá ve i s

Mé d ia D e s vio Pa d rã o

Me d ia n a Mín im o Má xim o

��� 19.552,0 2 17.532,22 13.0 0 1,5 3.740 66.458

��� 274,95 66,69 28 7,23 131,10 454,0 1

��� 410 ,76 10 2,47 40 7,32 243,91 555,0 9

��� 15.961,41 9.459,50 13.998 ,47 3.0 75,45 39.0 45,21 Co n s u m o Co m e rc ia l

��� 12.68 4,53 12.38 7,42 7.519,0 0 1.974 49.223

��� 265,8 6 66,17 279,64 111,70 437,93

��� 20 9,0 8 35,36 231,8 7 131,55 238 ,51

��� 34.98 3.131 38 .722.748 20 .738 .653 29.419.500 175.0 93.30 2

Co n s u m o In d u s tria l

��� 31.90 2,63 30 .355,76 21.8 8 9,50 3.0 54 10 2.717

��� 196,50 72,0 1 215,45 40 ,90 397,41

���� 8 9,17 37,8 8 73,66 48 ,43 150 ,54

��� 8 7,40 30 ,0 5 8 1,31 47,49 141,69

��� 13.631.353 15.238 .938 68 .0 32.8 80 12.233.30 7 50 9.0 29.404

Fonte: Elaborado pelos au tores.

(12)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

u tilizam com o variáveis n as equ ações, algu ns fatores determ in an tes para cada classe de con sum o. Na dem an da n a classe residen cial pode ser proposta com o o resu ltado de u m problem a de m axim ização da u tilidade, su jeita a u m a restrição orçam en tária. Nas classes com erciais e in du striais pode ser descrito com o u m problem a de m in im ização de custos, su jeito a certo n ível de produ ção (SCH MIDT e LIMA, 20 0 4).

Nesse caso u tilizam -se com o variáveis para determ in ar a fu n ção dem anda por en ergia elétrica para qu alqu er classe de con sum o: o con su m o por en ergia elétrica n o tem po (�), a tarifa de en ergia elétrica n o tem po (�), a tarifa do bem su bstitu to a en ergia elétrica n o tem po (��), a ren da da classe em qu estão n o tem po (�) e o preço dos aparelh os ou m áqu in as elétricas que con stitui cada classe de con su m o n o tem po (�).

Algebricam en te a equ ação de dem an da por en ergia elétrica é descrita de form a lin ear da segu in te m an eira:

�� =�0��−1+�1��+�2���+�3��+�4��+��� +�� (1)

Con tudo, para se en con trar a elasticidade das variáveis em qu estão faz-se n ecessário pôr a equ ação acim a n a form a logarítm ica:

���� =�0����−1+�1����+�2�����+�3����+�4����+���+�� (2)

On de: �1, �2, �3 e �4 são as elasticidades das variáveis da equ ação, Zi represen tam

as dum m ies para cada região e é o erro estacion ário.

Para estim ar o m odelo as elasticidades - preço e ren da da dem an da por en ergia elétrica n as regiões do Brasil será u tilizado o m odelo de regressão con h ecido com o dados em pain el.

Os dados em pain el são m odelos estabelecidos para estim ar parâm etros através de u m con jun to de am ostras lon gitu din ais com dim ensão de corte tran sversal e tem poral. A u tilização dessa ferram en ta tem com o van tagem o forn ecim en to de u m a m aior qu an tidade de in form ações, diversidade de com portam en tos in dividu ais, m aior variabilidade dos dados, m en or colin earidade en tre as variáveis, m aior n ú m ero de grau s de liberdade e m aior eficiên cia n a estim ação. Dessa form a, perm ite iden tificar, con trolar e m edir efeitos individu ais qu e n ão serão pu ra e sim plesm en te detectáveis em estudos exclu sivam en te seccion ais ou tem porais, bem com o estabelecer e testar m odelos com portam en tais com plexos, especificam en te recorren do a m odelos com d efasagen s distribu ídas com pou cas restrições (MARQUES, 20 0 0 ).

A estru tu ra básica de dados em pain el é u m modelo de regressão da form a:

��� = ����+���+��� (3)

(13)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

con jun to de individu o ou grupo de variáveis específicas, qu e podem ser observadas ou n ão, tais com o raça, sexo, localização, características especificas de fam ília, h abilidades ou preferên cias e assim por dian te, os qu ais são levados para ser con stan tes ao lon go do tem po t.

O m odelo din âmico com dados em pain el u tiliza-se do valor defasado da variável resposta ���−1 para determ in ar as variáveis regressoras, através da segu in te equ ação:

��� = ����−1+����+���+��� (4)

��� =�� +��� (5)

Em qu e � = 1, … ,� e � = 2, … ,�, on de �+��� é o usu al compon en te do erro da decom posição do term o do erro, N é exten so, T é fixo e |δ| < 1. Esse m odelo específico é su ficien te para cobrir a m aior parte dos casos padrão en con trado n as aplicações lin ear de dados em pain el din âm ico. Perm itin do qu e a in clu são de

���−1 providen cie u m m odelo din âm ico de dados em pain el au to-regressivo.

��� =����−1+����1+���−1�2+���+�� +��� (6)

Qu e tem u m correspon den te fator restrito com u m (�2 = −��1), o qu e resu lta em :

��� = +����1+�� +��� (7)

Com ��� = ����−1+��� e � = (1− �)�. Um dos problem as com a estim ação de m odelos din âm icos com dados em pain el com u m aos diversos estudos realizados é a en dogen eidade, ou seja, a correlação existen te en tre u m dos regressores ���−1 e o term o do erro ��� através de �. Essa situ ação torn a os estim adores de Mín im os Qu adrados Ordin ários (MQO) en viesados e n ão con sisten tes, m esm o qu e ��� n ão dem on stre au tocorrelação, poden do o en viesam en to assin tótico ser sign ificativo (MARQUES, 20 0 0 ). Para corrigir o problem a de perda de con sistên cia dos estim adores con vencion ais dos m odelos din âm icos com dados em pain el, u tiliza-se o Método dos Mom en tos Gen eralizados (GMM), em u m a versão conh ecida com o Differen ce-GMM. Qu e possui com o objetivo o de en con trar u m estim ador con sisten te com u m m ín im o de restrições sobre os m om en tos. Logo, a equ ação de estim ação do m odelo u tilizado passa a ser a segu in te:

∆����� =�0∆�����−1+�1∆����� +�2∆������+�3∆����� +�4∆�����+�∆��

+∆���

(8 )

(14)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

Con tudo, se o pain el possu i u m a dim en são tem poral pequ en a, o uso da first-differen ced n ão resolverá o problem a da en dogen eidade. Sen do assim , a u tilização do m odelo Sy stem -GMM, a qu al em prega du as técn icas de estim ação, com base n as defasagen s, form an do du as equ ações, a origin al ou equ ação de n ível, qu e u tiliza as defasagen s em diferen ça com o instru m en tos; e a equ ação tran sform ada ou em diferen ça, qu e u tiliza as variáveis defasadas em n ível com o in stru m en tos (Arellan o e Bover, 1995; Blun dell e Bon d, 1998 ).

Os estim adores Arellan o-Bon d (1991) e Blun dell-Bon d (1998 ) possu em dois varian tes o on e-step e o tw o-step. Sen do a segu n da varian te (tw o-step) assin toticam en te m ais eficien te, porém , os erros-padrão reprodu zidos n essa ocasião possu em u m a ten dência de serem severam en te viesados para baixo. Sen do assim , u tiliza-se u m a correção de am ostras fin itas, derivadas por Win dm eijer (20 0 5), para a m atriz de covariân cia da varian te tw o-step, o qu e tran sform a as estim ações robu stas da varian te tw o-step m ais eficien tes do qu e as estim ações robustas da varian te on e-step.

Para testar a validade das con dições de m om en to in eren tes ao GMM, adotam -se as estatísticas de teste de Sargan (1958 ) e H an sen (198 2), qu e possui com o h ipótese nu la a validade dos in stru m en tos, ou seja, n ão correlacion ados com o term o erro e qu e os in stru m en tos excluídos (aqu eles u tilizados para in stru m en tar as variáveis en dógen as) foram corretam en te exclu ídos da equ ação estim ada. A estatística Sargan é u m caso especial da J de H an sen pela su speita de h om oscedasticidade. A estatística de H ansen é u tilizada pela suspeita de erros h eteroscedásticos.

5 . Re s u lta d o s

As estim ações das elasticidades preço e ren da dem an da foram realizadas pelo m odelo de dados em pain el, u tilizando a m etodologia Sy stem -GMM, qu e foi em pregada n essa avaliação, devido su a eficácia n a elim in ação do viés qu e ocorre n o pain el din âm ico. Os resu ltados são apresen tados n a tabela 3 abaixo, e foram divididos em con sum o residencial, con su m o com ercial, e con su m o in dustrial.

Tabela 0 3 – Resu ltado dos Modelos de Regressões para Determ in ar as Elasticidades-Preço e Ren da

Cla s s e d e Co n s u m o Re s id e n c ia l

Parâm etro de Elasticidades

N o rte N o rd e s te Ce n tro -Oe s te

Su d e s te Su l

Tarifa Residen cial (Tt)

– 0 ,2751 (0 ,0 563)*

– 0 ,1527 (0 ,0 350 )

– 0 ,1671 (0 ,0 357)

– 0 ,2360 (0 ,0 125)

– 0 ,1965 (0 ,0 345)

Preço de Eletrodom ésticos

(Pt)

– 0 ,2351 (0 ,0 549)

– 0 ,2151 (0 ,0 134)

– 0 ,2755 (0 ,0 392)

– 0 ,6431 (0 ,0 491)

(15)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

Ren da Fam iliar (Rt)

0 ,2145 (0 ,0 241)

0 ,1930 (0 ,0 391)

0 ,368 1 (0 ,0 492)

0 ,1954 (0 ,0 322)

0 ,0 432 (0 ,0 266)

Cla s s e d e Co n s u m o Co m e rc ia l

Parâm etro de Elasticidades

N o rte N o rd e s te Ce n tro -Oe s te

Su d e s te Su l

Tarifa Com ercial (Tt)

– 0 ,28 54 (0 ,0 218 )

– 0 ,5321 (0 ,0 123)

– 0 ,2911 (0 ,0 331)

– 0 ,1967 (0 ,0 291)

– 0 ,2991 (0 ,0 218 )

Preço de Material Elétrico (Pt)

– 0 ,0 521 (0 ,0 655)

– 1,0 98 1 (0 ,0 28 3)

– 0 ,330 5 (0 ,0 8 0 2)

– 0 ,0 145 (0 ,0 8 71)

– 0 ,2235 (0 ,0 452)

PIB Com ercial (Rt)

0 ,1959 (0 ,0 194)

0 ,1794 (0 ,0 258 )

0 ,2922 (0 ,0 150 )

0 ,0 369 (0 ,0 246)

0 ,0 722 (0 ,0 213)

Cla s s e d e Co n s u m o In d u s tria l

Parâm etro de Elasticidades

N o rte N o rd e s te Ce n tro -Oe s te

Su d e s te Su l

Tarifa In du strial (Tt)

– 0 ,1532 (0 ,0 599)

– 0 ,0 912 (0 ,0 430 )

– 0 ,0 736 (0 ,0 125)

– 0 ,2145 (0 ,0 451)

– 0 ,0 652 (0 ,0 493)

Preço de Máqu in as e Equ ipam en tos In du striais (Pt)

– 0 ,590 3 (0 ,0 421)

– 1,3557 (0 ,4219)

– 1,2791 (0 ,0 8 44)

– 0 ,390 1 (0 ,0 199)

– 0 ,590 2 (0 ,1132)

Preço do Bem Su bstitu to a En ergia Elétrica

(TBt)

0 ,18 92 (0 ,0 28 9)

0 ,5338 (0 ,18 70 )

0 ,8 447 (0 ,0 193)

0 ,0 521 (0 ,0 392)

0 ,18 23 (0 ,0 432)

PIB In du strial (Rt)

0 ,68 19 (0 ,0 392)

0 ,6721 (0 ,28 12)

0 ,238 1 (0 ,0 234)

0 ,1341 (0 ,0 28 5)

0 ,1429 (0 ,0 326)

H 0 : Ausência de Au tocorrelação dos resídu os de prim eira ordem

p-valor 0 ,0 0

H 0 : Ausência de Au tocorrelação dos resídu os de segun da ordem

p-valor 0 ,16

Teste de Sargan Prob > Ch i2 0 ,128 1

Teste de H an sen Prob > Ch i2 0 ,38 21

(16)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16 Fonte: Elaborado pelos au tores.

*Os valores en tre parênteses represen tam os erros padrões das am ostras; Estim ativas sign ifican tes em n ível de 5%.

Con sum o Residencial

A Tabela 0 3 acim a m ostra qu e as elasticidades-preço apresen taram sin ais n egativos, en qu an to qu e a elasticidade-ren da apresen tou sin al positivo, in dican do qu e qu an to m aior o preço da tarifa e dos eletrodom ésticos m en os a dem an da por en ergia elétrica, e n a ou tra m ão, qu an to m aior a ren da m aior a dem an da por en ergia elétrica. Adem ais, a Região Norte apresen tou a m aior elasticidade-preço da dem an da da tarifa residen cial (qu e foi de – 0 ,2751). Por ou tro lado, a Região Nordeste foi a qu e apresen tou a m en or elasticidade-preço da dem an da da tarifa residen cial (qu e foi de – 0 ,1527), além disso, a Região Su l apresen tou m en or elasticidade-ren da da dem an da (qu e foi de 0 ,0 432), en qu an to qu e a Região Cen tro-Oeste apresen tou a m aior elasticidade-ren da da dem an da (qu e foi de 0 ,368 1). J á a Região Su deste obteve a m aior elasticidade-preço da dem an da de eletrodom ésticos (qu e foi de – 0 ,6431), por ou tro lado, obteve a segu nda m aior elasticidade preço da dem an da da tarifa residen cial (qu e foi de – 0 ,2360 ).

Con sum o Com ercial

O resu ltado da Tabela 0 3 m ostra qu e as elasticidades-preço apresen taram sin ais n egativos, su gerin do qu e qu an to m aior o preço da tarifa e de m ateriais elétrico m en or a dem an da por en ergia elétrica, en qu an to qu e as elasticidades-ren da apresen taram sin al positivo, in dican do qu e qu an to m aior a ren da, m aior é a dem an da por en ergia elétrica. Adem ais, a Região Nordeste apresen tou as m aiores elasticidades-preço da dem an da da tarifa com ercial (qu e foi de – 0 ,5321) e da dem an da de m aterial elétrico (qu e foi de – 1,0 98 1), en qu an to qu e a Região Cen tro-Oeste exibiu a m aior elasticidade-ren da da dem an da (qu e foi de 0 ,2922). Por ou tro lado, a Região Su deste apresen tou as m en ores elasticidade-preço da dem an da da tarifa com ercial (qu e foi de – 0 ,1967), elasticidade-preço da dem an da de m aterial elétrico (qu e foi de – 0 ,0 145), e elasticidade-ren da da dem an da (qu e foi de 0 ,0 369), além disso, a Região Su l apresen tou a segun da m aior elasticidade-preço da dem an da da tarifa com ercial (qu e foi de – 0 ,2991) e a segu nda m en or elasticidade-ren da da dem an da (qu e foi de 0 ,0 722).

Con sum o Industrial

(17)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

elasticidade-preço da dem an da da tarifa industrial (qu e foi de – 0 ,2145) e a Região Norte apresen tou a m aior elasticidade-ren da da dem an da (qu e foi de 0 ,68 19). Por ou tro lado, a Região Su deste apresen tou as m en ores elasticidades-preço da dem an da de m áquin as e equ ipam en tos indu striais (qu e foi de – 0 ,390 1), da dem an da do bem su bstitu to a en ergia elétrica (qu e foi de 0 ,0 521), e da elasticidade-ren da da dem an da (qu e foi de 0 ,1341), além disso, a Região Cen tro-Oeste apresen tou a m en or elasticidade-preço da tarifa in du strial (qu e foi de – 0 ,0 736). J á a Região Su l apresen tou a segun da m en or elasticidade-preço da tarifa in dustrial (qu e foi de – 0 ,0 652) e a segu n da m en or elasticidade-ren da da dem an da (qu e foi de 0 ,1429), en qu an to qu e a Região Cen tro-Oeste apresen tou a segu nda m aior elasticidade-preço da dem an da de m áqu in as e equipam en tos in dustriais (qu e foi de – 1,2791).

6 . Co n s id e ra ç õ e s Fin a is

Este trabalh o teve com o propósito estim ar as elasticidades-preço e ren da do con su m o de en ergia elétrica das regiões brasileiras n o período de 20 0 0 a 20 15, através da u tilização de u m m odelo din âm ico de dados em pain el, estim ado por m eio do m étodo Sy stem -GMM, em pregan do com o variáveis, a saber: o con su m o, as tarifas de en ergia elétrica, ín dices de preço, preço de ben s su bstitu tos e a ren da das três prin cipais classes de con sum o (residen cial, com ercial e in du strial).

Foram avaliadas as elasticidades preço e ren da da dem an da para os con su midores residencial, com ercial e in dustrial. Os resu ltados da estim ação das elasticidades preço e ren da da dem anda para as classes de consu m o an alisadas m ostraram os sin ais esperados. En tretan to, os valores das elasticidades variaram bastan te en tre as regiões e as classes de con sum o, con tudo, pode-se verificar qu e a elasticidade-ren da da dem an da para a classe de con su m o indu strial foi a qu e apresen tou os m aiores valores em todas as regiões an alisadas, qu an do com parado com as ou tras classes estu dadas. Adem ais, a classe com ercial foi a qu e registrou os m aiores valores da elasticidade-preço da dem anda em todas as regiões brasileiras.

Expon do os valores m áxim os estim ados – residencial, com ercial e in dustrial – em com paração a ou tros trabalh os, percebe-se qu e a elasticidade-preço (salvo o caso com ercial da região Nordeste) está den tro dos valores estim ado por au tores n acion ais, com o Modian o (1966), An drade e Lobão (1997) e Sch m idt e Lim a (1997). Se observados estu dos in tern acion ais sobre o tem a, os m esm os valores se en caixam com os estudos de H ou th akker e J ou tz (20 0 4), Liu (20 0 4) e Ben tzen e En gsted.

Se observados os valores m áxim os estim ados – residen cial, com ercial e indu strial – em com paração a ou tros trabalh os sobre o m esm o assu n to, observa-se qu e a elasticidade-ren da está den tro dos valores estim ados por au tores n acion ais, com o Modian o (1966), An drade e Lobão (1997) e Sch m idt e Lim a (1997). Se an alisados estudos in tern acion ais sobre o tem a, os m esm os valores se aproxim am com os estudos de Balestra e Nerlove (1966), Liu (20 0 4) e Ben tzen e En gsted (1993).

(18)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

Nordeste apresen tou os m aiores valores das elasticidades preço n a classe de con su m o com ercial e elasticidades preço de m áqu in as e equ ipam en tos e ren da da classe in dustrial, decorrên cia da expan são econ ôm ica alcançada por essa região n os ú ltim os anos. J á n a Região Su deste, com os resu ltados apresen tados, pode-se aferir qu e os valores das elasticidades preço e ren da da dem an da para as claspode-ses in dustrial e com ercial são os qu e possu em as m en ores estim ações, o qu e su põe o uso de ou tras fon tes altern ativas de en ergia, oriun das de term oelétricas, n u clear e fotovoltaica, além da gu erra fiscal dos estados, qu e fez com qu e em presas m igrassem prin cipalm en te, para as Regiões Nordeste e Norte. A Região Cen tro-Oeste apresen tou u m a das m aiores elasticidades preço da dem an da de m áqu in as e equipam en tos indu striais e do bem su bstituto e en ergia elétrica, con sequ ência do uso de m áqu in as e equipam en tos agrícolas qu e n ão possu em mu itos con corren tes n o m ercado e da falta de ou tras fon tes de en ergia n essa região. En qu an to que a Região Su l está en tre os m enores valores da elasticidade-ren da da dem an da estim ada para as três classes pesquisadas.

Os valores das elasticidades aqui apresen tadas m ostram qu e a região brasileira con siderada m ais pobre, está m ais propensa a m udan ças ocorridas n o preço e n a ren da de seu s con sum idores, en qu an to, que n o caso con trário, n as regiões con sideradas m ais desenvolvidas as variações n a ren da e n os preços são m en ores. Sen do assim , pode-se avaliar qu e as elasticidades preço e ren da da dem an da por en ergia elétrica das regiões brasileiras n as três classes de con sum o, represen tam as características econ ôm icas dessas regiões, observadas às m u danças n o preço e n a ren da de seu s consu m idores, o qu e se pode traçar u m a política en ergética atu an te, qu e ben eficie u m núm ero m aior de con su m idores.

Re fe rê n c ias

ANDRADE, Th om pson A. LOBÃO, Waldir J . A. Ela s ticid a d e re n d a e p re ço d a d e m an d a re s ide n c ia l de e n e rgia e lé tric a n o B ra s il. Texto para Discu ssão Nº 48 9. In stitu to de Pesquisa Econ ôm ica Aplicada – IPEA. Rio de J an eiro. J u nh o de 1997.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Ta rifa s m é d ia s de c o n s u m o re s id e n c ia l d e e n e rgia e lé trica / Re giã o Período de 20 0 0 / 20 15. Disponível em : <h ttp:/ / www.an eel.gov.br>. Acesso em : 22 ju l. 20 17.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Ta rifa s m é d ia s de co n s u m o co m e rc ia l de e n e rgia e lé tric a / Re giã o . Período de 20 0 0 / 20 15. Dispon ível em : <h ttp:/ / www.an eel.gov.br> . Acesso em : 22 ju l. 20 17.

(19)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

ARELLANO, Man u el; BOND, Steph en . So m e Te s ts o f Sp e cific a tio n fo r Pa n e l D a ta : Mo n t Ca rlo Evide n c e an d an Ap p lic a tio n to Em p lo ym e n t Equ a tio n s . Th e Review of Econ om ics Studies. Vol. 58 . Nº 2. Pp. 277-297. April, 1991.

BERNDT, Ern st R. Th e D e m a n d fo r e le c tric ity: Co m m e n t an d fu rth e r re s u lts . Workin g Paper Nº MIT-EL 78 -0 21 WP. Au gu st 1978 .

BERNSTEIN, Mark A. GRIFFIN, J am es. Re gio n a l d iffe re n ce s in th e p rice -e la s tic ity o f d -e m a n d fo r -e n -e rgy. National R-en -ewabl-e En -ergy Laboratory. RAND In frastru ctu re, Safety an d En viron m ent (ISE). En viron m en t, En ergy, an d Econ omic Developm en t Program (EEED). 20 0 5.

CAMARGO, Lu iz Gu stavo Bardu co Cu gler. O Se to r e lé tric o bra s ile iro e s u a n o rm a tiza ç ã o c o n te m po râ n e a . Dissertação (Bach arelado). Cen tro de Ciên cias J u rídicas e Sociais Aplicadas. Cu rso de Direito. Un iversidade Católica de San tos – UNISANTOS. San tos. 20 0 5.

CASARIN, Ariel A. DELFINO, Maria Eu gen ia. Pric e fre e ze s , d u ra ble s a n d re s id e n tia l e le c tric ity d e m a n d . Eviden ce from th e Greater Bu en os Aires. IAE Bu sin ess School. Un iversidad Au stral. Au gust 19, 20 10 .

CH AUDH RY, Azam Amjad. A Pa n e l d a ta an a lys is o f e le c tric ity d e m a n d in Pa kis ta n . Th e Labore J ou rn al of Econ om ics: 15: SE. Pp. 75-10 6. Septem ber 20 10 .

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). An u ário Es ta tís tic o d e En e rgia Elé tric a . Ministério de Min as e Energia. Rio de J an eiro. 20 16.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . B a la n ç o En e rgé tico N a c io n a l. Min istério de Min as e En ergia. Rio de J an eiro. 20 16.

FAN, Shu n . H YNDMAN, Rob. Th e Pric e e las ticity o f e le c tric ity d e m a n d in So u th Au s tra lia . Bu sin ess and Econ om ic Forecastin g Un it. Mon ash University. Clayton , Victoria. Au stralia. 20 10 .

FILIPPINI, Massim o. PACH UARI, Sh on ali. Ela s ticitie s o f e le ctricity d e m a n d in u rba n in d ian h o u s e h o ld s . Cen tre for En ergy Policy an d Econ omics Swiss Federal In stitu tes of Techn ology – CEPE. CEPE Workin g Paper Nr. 16. March 20 0 2.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). Ín d ic e d e Pre ço s p o r Ata ca d o – Ofe rta Glo ba l (IPA-OG) - Com bustíveis e lu brifican tes. Con jun tu ra Econ ôm ica, 20 16 a. Dispon ível em : <h ttp:/ / www.ipeadata.gov.br>. Acesso em : 23 ju l. 20 17.

(20)

Revista de Econom ia, v. 43, n. 3 (ano 40 ), set./ dez. 20 16

_ _ _ _ _ _ . Ín d ic e d e Pre ç o s p o r Atac a do – Ofe rta Glo ba l (IPA-OG) – Material Elétrico. Con ju n tu ra Econ ômica, 20 16c. Dispon ível em : <h ttp:/ / www.ipeadata.gov.br>. Acesso em : 23 ju l. 20 17.

GOMES, Lu dm ila de Sá Fon seca e. A de m a n d a po r e n e rgia e lé tric a re s id e n cia l n o B ras il: 19 9 9 – 2 0 0 6 . U m a e s tim a tiva d a s e las tic id a d e s -p re ç o e re n d a -p o r m e io de -pa in e l. Dissertação (m estrado). Facu ldade de Econ omia, Adm inistração e Con tabilidade da Un iversidade de São Pau lo de Ribeirão Preto – USP. Ribeirão Preto. 20 10 .

H OLTEDAH L, Pern ille. J OUTZ, Frederick L. Re s ide n tia l e le ctricity d e m an d in Ta iw an . En ergy Econ om ics 26 (20 0 4) 20 1-224. Elsevier. J .En eco. 20 0 3.11.0 0 1.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Ín d ic e s

d e PIB e PIB p e r c a p it a do B ra s il. Dispon ível em :

<h ttp:/ / www.ibge.gov.br>. Acesso em : 23 ju l. 20 17.

LABANDERIA, Xavier. LABEAGA, J osé M. RODRIGUEZ, Migu el. A Re s ide n tia l e n e rgy d e m an d s ys te m fo r Sp a in . Cen ter for En ergy an d En viron m en tal Policy Research (CEEPR). Massachusetts In stitu te of Techn ology – MIT. Reprin ted from Th e En ergy J ou rn al. Vol. 27. Nº 2. Pp. 8 7-111. 20 0 6.

MARQUES, Lu ís David. Mo d e lo s co m D a d o s e m Pain e l: re vis ã o de lite ra tu ra . Cen tro de Estudos Macroeconôm icos e Previsão – CEMPRE. Facu ldade de Econom ia do Porto. Portu gal. Ou tu bro, 20 0 0 .

MATTOS, Leon ardo Born acki de. D e m a n d a d e e n e rgia e lé tric a n o e s ta d o d e Min a s Ge rais : 19 70 / 2 0 0 2 . Dissertação (m estrado). Un iversidade Federal de Viçosa – UFV. Viçosa. Min as Gerais. Brasil. 20 0 4.

MODIANO, Edu ardo Marco. Ela s tic id a d e -re n d a e p re ç o s d a d e m an d a d e e n e rgia e lé tric a n o B ra s il. Texto para Discu ssão Nº 68 . Departam en to de Econ omia. Maio de 198 4.

REISS, Peter C. WH ITE, Matth ew W. H o u s e h o ld e le c tric ity d e m a n d , re vis ite d . Stan ford Un iversity. J u n e 14, 20 0 2.

SCH MIDT, Cristian e Alkm in J un qu eira. LIMA, Marcos A. M. A D e m a n d a po r e n e rgia e lé tric a n o B ras il. RBE. Rio de J an eiro. 58 (1): 67-99. J an / Mar 20 0 4.

Imagem

Figu ra 0 2 –  Con su m o Residen cial de En ergia Elétrica por Região n o Brasil (GWh )
Figu ra 0 3 –  Consu m o Com ercial de En ergia Elétrica por Região n o Brasil (GWh )
Tabela 0 1 –  Iden tificação das Fon tes dos Dados das Variáveis   Va riá ve is    ( Sé rie s   a n u a is  d e   2 0 0 0  a  2 0 15 )   Pro xy U tiliza d a  Fo n te s   U n id a de   Cla s s e  Re s id e n cia l
Tabela 0 3 –   Resu ltado  dos Modelos de Regressões para Determ in ar as  Elasticidades-Preço e Ren da   Cla s s e  d e  Co n s u m o  Re s id e n c ia l  Parâm etro de  Elasticidades  N o rte   N o rd e s te   Ce n tro  -Oe s te    Su d e s te   Su l

Referências

Documentos relacionados

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

É possível afirmar que os fatores motivadores ganhos pessoais, aprendizado e interação social foram relevantes para esse tipo específico de CV, onde pessoas cadastram um projeto

Hem d’entendre aquesta com un estadi social on convisquin tots els modes de felicitat possibles, i no com un model de societat feliç, exterior als desigs dels individus.. Pot

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que