• Nenhum resultado encontrado

Rock in Rio 2013: Cidade do Rock entra nos últimos preparativos para receber o maior festival de música e entretenimento do mundo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rock in Rio 2013: Cidade do Rock entra nos últimos preparativos para receber o maior festival de música e entretenimento do mundo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Rock in Rio 2013: Cidade do Rock entra nos últimos preparativos para receber o maior festival de música e

entretenimento do mundo

Festival divulga os horários das apresentações de cada artista que se apresentará na Cidade do Rock, nos palcos Mundo, Sunset, Eletrônica e

também na Rock Street, e dá dicas sobre como aproveitar o evento

Rio de Janeiro, 9 de setembro de 2013 – Falta pouco para o início da 13ª edição do Rock in Rio. As obras na Cidade do Rock já chegaram à fase final de construção para a abertura de seus portões ao público, no dia 13 de setembro. Atualmente, cerca de 2 mil pessoas trabalham na área de 150 mil m2. A programação do Rock in Rio 2013, que acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, conta com mais de 160 artistas, além de brinquedos, lojas e restaurantes. Ao todo, serão 91 horas de festa durante os sete dias de festival – a Cidade do Rock funciona das 14h às 3h – para um público de 595 mil pessoas (85 mil por dia). A organização divulga antecipadamente os horários de apresentação de cada artista em seus respectivos palcos e áreas para que o público possa programar o seu dia na Cidade do Rock (ver lista anexa).

Organização dá dicas sobre como aproveitar o evento e divulga regras de acesso à Cidade do Rock

Pensando no conforto do público, o Rock in Rio chama atenção de seus visitantes para itens necessários para que esta experiência na Cidade do Rock seja agradável do início ao fim.

· Usar roupas leves e sapatos confortáveis

· Usar Boné ou chapéu

· Passar protetor solar

· Beber muita água

· Levar casaco para o anoitecer

· Se alimentar ao longo do dia

Assim como em todos os grandes eventos, o público que estiver portando mochilas, bolsas e/ou sacolas passará por uma apurada revista antes da sua chegada às catracas.

Por isso, a organização sugere que levem o mínimo necessário para a Cidade do Rock

(2)

para evitar as filas na entrada. Caso sejam identificados objetos não autorizados, os mesmos deverão ser descartados.

A Cidade do Rock não dispõe de guarda-volumes, devendo cada espectador ser responsável por seus pertences.

Não será permitido entrar na Cidade do Rock: garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material; embalagens rígidas e com tampa; latas; capacetes; armas de fogo ou armas brancas; cadeiras ou banquinhos; guarda-chuvas; objetos pontiagudos, perfurantes ou cortantes; fogos de artifício; objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, desodorantes, pasta ou escova de dentes); bebidas em

qualquer tipo de recipiente; skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo, motorizado ou não; isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem.

Também não será possível entrar com alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à saúde e à segurança. Será considerado um limite de até cinco itens por pessoas, dando preferência a alimentos industrializados devidamente lacrados, frutas cortadas e acondicionadas em sacos plásticos transparentes e sanduíches em embalagens não rígidas e transparentes. Para maior comodidade do público e alimentação segura, a Cidade do Rock terá à

disposição do público bebedouros com água potável. Seus visitantes encontrarão ainda 13 marcas diferentes de alimentação em um total de 28 lojas/bares espalhadas por todo o terreno.

Com exceção de cães guias devidamente identificados que visem atender portadores de deficiência visual, não é permitida a entrada de animais na Cidade do Rock.

São proibidas gravações e transmissões em áudio e vídeo de totalidade ou parte do festival por qualquer meio, bem como o uso de câmera fotográfica profissional ou equipamentos de filmagem profissionais.

Números impressionam

Ao passar por uma das 54 roletas de entrada da Cidade do Rock, o público encontrará uma infraestrutura especialmente preparada para acolher, com conforto, as 85 mil pessoas esperadas diariamente no Rock in Rio 2013.

Os números impressionam. A parte da frente da Cidade do Rock possui 1km de extensão. Seu perímetro é de 2,5km. Só de grama sintética, são 40 mil m2; mais de 60km de cabos; cerca de 5 milhões de quilos de estruturas metálicas; e 90T de equipamentos de som e luz.

O Rock in Rio utilizará 60 grupos de geradores, somando quase 20 mil KVA instalados.

A energia é suficiente para iluminar do Leme ao Pontal. Cerca de 700 containers são utilizados na montagem das lojas, bares, banheiros, salas de produção e salas de imprensa.

(3)

Como chegar à Cidade do Rock durante o festival

O sistema especial de transportes desenvolvido para o Rock in Rio 2013 permite que 85 mil pessoas - capacidade máxima por dia do evento – utilizem as linhas regulares ou linhas especiais para chegar e sair da Cidade do Rock.

A chegada ao Rock in Rio ocorre de duas formas: através das linhas regulares de ônibus que passam nas proximidades do evento ou pela linha circular saindo do Terminal Alvorada com paradas no Barra Shopping e Shopping Via Parque até o Terminal Cidade do Rock, instalada no Autódromo. A ideia é fazer uma integração eficiente da linha circular com as linhas já existentes no Terminal Alvorada. Esta linha circular funciona das 12h às 04h do dia seguinte e sua tarifa tem o mesmo valor da tarifa modal praticada no município.

Na saída do evento, as linhas regulares do entorno não circularão. Portanto, é preciso pegar a linha circular até o Terminal Alvorada onde estarão disponíveis linhas para os principais destinos do município. Nas linhas regulares, os passageiros podem utilizar seus cartões RioCard ou ainda o cartão RioCard Cidade do Rock que pode ser adquirido nas lojas RioCard.

Mais informações sobre o esquema especial de transportes para a Cidade do Rock estão disponibilizadas na página www.vadeonibus.com.br.

Linhas de ônibus especiais “Primeira Classe”

As Linhas Primeira Classe são ônibus tipo “frescão”, com ar condicionado, que saem de 15 pontos pré-estabelecidos, com horários previamente definidos, sem paradas ao longo do trajeto e ponto final no Terminal Riocentro. O valor da tarifa é de R$ 50,00 e dá direito à ida e à volta (mais o valor do frete para quem optar pela entrega do cartão em domicílio).

Os passageiros poderão pegar estes ônibus nos seguintes locais: Aeroporto Santos Dumont; Aeroporto Internacional Tom Jobim; Barra da Tijuca; Campo Grande; Castelo;

Copacabana; Ipanema; Lagoa; Méier; Norte Shopping; Recreio Shopping; Shopping Rio Sul; Rodoviária Novo Rio; Saens Pena; Santa Cruz.

Assim como em 2011, para o pagamento das tarifas deste serviço Primeira Classe, foi lançado um RioCard Primeira Classe, personalizado, cuja venda está disponível apenas no site https://eventos.riocard.com/rockinrio.

Cada pessoa deve ter seu próprio RioCard Primeira Classe, que dá direito à ida e à volta, não podendo ser utilizado em outro dia, horário ou local escolhido durante o processo de compra. A entrada é por ordem de chegada e recomenda-se que os passageiros cheguem 15 minutos antes do horário estabelecido no cartão. A volta do evento pode ser realizada sem horário pré-estabelecido, a partir das 00h, até uma hora após o término do último show do Palco Mundo.

(4)

Circulação de veículos restrita e estacionamento proibido

A Prefeitura através da CET-Rio ressalta que não há estacionamento para veículos nas redondezas da Cidade do Rock. As avenidas de acesso ao local do evento estarão bloqueadas ao tráfego de carros, táxis e vans. Apenas ônibus, que terão a frota

reforçada, poderão acessar o local. Será realizada uma fiscalização rigorosa para coibir a parada em locais proibidos.

Principais interdições

Das 11h do dia 13/09 (sexta-feira) às 5h do dia 16/09 (segunda-feira); das 11h do dia 19/09 (quinta-feira) às 5h do dia 20/09 (sexta-feira) e das 11h do dia 20/09 (sexta- feira) às 5h do dia 23/09 (segunda-feira) serão interditadas as seguintes vias:

- Avenida Salvador Allende, entre a Avenida das Américas e a Estrada dos Bandeirantes - Av. Embaixador Abelardo Bueno, da Avenida Canal Arroio Pavuna até a Av. Salvador Allende

- Avenida Olof Palme, da Estrada dos Bandeirantes até a Avenida Salvador Allende - Rua Abrahão Jabour, entre a Avenida Olof Palme e a Avenida Salvador Allende - Rua Pedro Calmon entre a Rua Abrahão Jabour e a Avenida Salvador Allende - Via Inominada entre a Estrada dos Bandeirantes e Rua Abrahão Jabour

O trecho da Avenida Salvador Allende em frente à Cidade do Rock e ao Riocentro ficará totalmente interditado e dedicado ao público, não sendo permitida a circulação nem mesmo de viaturas oficiais ou veículos de moradores.

Proibição de estacionamento

A partir das 7h do dia 10/09 até às 5h do dia 16/09 e das 7h do dia 19/09 até às 5h do dia 23/09 fica proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias:

- Av. Salvador Allende, no trecho entre a Av. das Américas e a Estrada dos Bandeirantes, em ambos os sentidos

- Ave. Olof Palme, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Estrada dos Bandeirantes e a Av. Salvador Allende

- R. Abrahão Jabour, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Av. Olof Palme e a Av. Salvador Allende

- R. Pedro Calmon, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a R. Abrahão Jabour e a Av. Salvador Allende

- Av. Embaixador Abelardo Bueno, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Av. Salvador Allende e a Av. Ayrton Senna

- Via Inominada, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a R. Abrahão Jabour e a Estrada dos Bandeirantes

- R. Leonardo Villas Boas, no trecho compreendido entre a Estrada Coronel Pedro Correia e a R. Francisco de Paula

(5)

- R. Francisco de Paula, no trecho compreendido entre a R. Aroazes e a Av. Embaixador Abelardo Bueno

- R. Franz Weissman, no trecho compreendido entre a Estrada Coronel Pedro Correia e a R. Imperatriz Leopoldina

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de

espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de

telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, tendo atualmente mais de 9 milhões de seguidores em todo o mundo – o maior na categoria de festivais de música.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$ 16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a

plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino

fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal;

montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens.

Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia “O Passo”; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — processo auditado por uma consultoria externa — e a

implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a

organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no

(6)

Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

Referências

Documentos relacionados

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

Após esta estratificação, os pacientes com risco elevado são encaminhados para estudo cinecoronariográfico para posterior conduta terapêutica ( clínico,

Este estudo teve como objetivo validar os Resultados de Enfermagem (RE) da Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) para os dois Diagnósticos de Enfermagem (DE)

Estratégias alternativas têm ganhado grande espaço quando se fala em ensino- aprendizagem, superando a ideia de que os instrumentos utilizados em sala de aula devem se

• 2 noites em Zacatecas no Hotel Emporio Zacatecas (ou similar), com café da manhã; • 2 noites na Cidade do México no Hotel Galería Plaza Reforma (ou similar), com café da

TABELA 7 – Produção de massa fresca e seca das plantas de almeirão, cultivadas sob três e quatro linhas por canteiro, em cultivo solteiro e consorciado, na

No presente estudo foram aplicadas algumas ferramentas da qualidade no processo de abate de bovinos, sendo elas: folha de verificação (destinou-se à coleta de dados, na área

(2016), foram aplicadas 3 técnicas diferentes simultaneamente: Drenagem (Cada faixa é dividida em 4, sendo aplicadas 15cm acima da linha articular, lateralmente