• Nenhum resultado encontrado

MEDIÇÃO DE VAZÃO PELO MÉTODO DO VERTEDOURO 1 INTRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MEDIÇÃO DE VAZÃO PELO MÉTODO DO VERTEDOURO 1 INTRODUÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MEDIÇÃO DE VAZÃO PELO MÉTODO DO VERTEDOURO

Diego A. Camargo¹, Wedner R. Couto²

¹Engenheiro Florestal, Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva – FAIT, diegocamargoflorestal@gmail.com.

² Prof. Ms. Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva – FAIT.

1 INTRODUÇÃO

A água doce é o recurso mais importante para a humanidade, todas as atividades sociais, econômicas e ambientais. É uma condição para a vida em nosso planeta, um fator habilitador ou limitante para qualquer desenvolvimento social e tecnológico, uma possível fonte de bem-estar ou miséria, cooperação ou conflito (ABDULBAKI et al., 2017; LOMSADZE et al., 2017).

A provisão de vertedouro de orifício no nível mais baixo na barragem facilita á descarga do sedimento a jusante da barragem. O vertedouro de orifício foi amplamente reconhecido como os mais adequados especialmente para os projetos de para lidar com ambas as liberações de enchentes e descarga de sedimentos (HUSSAIN et al., 2014).

Os reservatórios são muitas vezes operados com vários propósitos, que se relacionam com serviços ambientais, econômicos e público, incluindo controle de inundações, geração hidrelétrica, navegação, controle de sedimentos, abastecimento de água, recreação e pesca, entre os quais controle de inundações e a geração hidrelétrica são duas das principais funções para muitos dos reservatórios (LIU et al., 2017).

Existem diversas técnicas para a obtenção da vazão, entre elas o método do vertedouro. O método do vertedouro pode ser definido como simples paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa. (AZEVEDO NETTO et al., 1998).

O presente estudo visa avaliar o volume de água disponível do córrego formado pela nascente de uma área de mata secundária pertencente a fazenda experimental das faculdades de ciências sociais e agrárias (FAIT) e que deságua como tributário do ribeirão fundo no Município de Itapeva. As informações poderão estabelecer ações e precauções em relação a cheias e inundações, ou o estabelecimento volume mínimo de água sem perdas ecológicas.

Para isso, pretende-se determinar a vazão do curso d’água utilizando o método do vertedouro, com coletas de dados de volume em um período de dois meses, a fim de propor uma possível utilização da vazão para irrigação de pequenas culturas agrícolas cultivadas na propriedade em que o vertedouro está situado.

(2)

2 MATERIAL E MÉTODOS

COLETA DOS DADOS PELO MÉTODO DO VERTEDOURO Foi coletado o volume de água que escorre por um vertedouro situado a 300 m abaixo da nascente de um curso d’água que nasce em uma área de mata secundária e promove inicialmente o encharcamento de uma pequena planície e segue a jusante formando o curso d’água em estudo. O presente riacho percorre o seu curso por aproximadamente 700 m desaguando como tributário no ribeirão fundo. A implantação do vertedouro se deu no interior da mata ciliar, cuja localização está na fazenda experimental da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva (FAIT).

As medições do volume de água do vertedouro em estudo, foram realizadas diariamente, por um período de 2 meses. Por convenção o volume foi coletado sobre a crista (Figura 1), uma vez que o leito do curso d’água foi nivelado nas proximidades de 1,50 metros. E ainda, devido a pressão abaixo da lamina vertente no vertedouro, a carga (H) deve ser medida a montante (n) a uma distância igual ou superior a 5H (NETO et al., 1998).

Para efeitos de cálculos, algumas terminologias para o escoamento no vertedouro foram adotadas, as quais estão representadas na Figura 1.

Figura 1. Terminologias para o escoamento no vertedouro

Fonte: Costa (2004).

Uma vez coletados o volume do curso d’água, foi necessário o calculo da vazão do mesmo. A equação I, conhecida com equação de Francis, foi utilizada para o cálculo da vazão do vertedouro retangular de parede delgada com duas contrações laterais.

Q = 1, 838. (L - 0,1.n.H). (I) , onde:

Q = vazão em m³/s.

(3)

L = largura do canal em metros (m).

H = altura da lâmina d’água sobre a crista do vertedor em metros (m).

n= correção para as contrações, para duas contrações laterais (2).

ANÁLISE ESTATÍSTICA

Foram analisadas a normalidade dos dados e a homogeneidade da variância, dos dados de vazão calculados, com os testes de Shapiro-Wilk e Bartlett, respectivamente, através do programa de estatística R (R Foundation for Statistical Computing, versão 3.3.3, Vienna, Austria). Gerou-se um intervalo de confiança através da aplicação do t- test, a fim de se estabelecer um comparativo com a recomendação normativa da ABNT NBR 13403/1995.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Com base na metodologia proposta, foram calculadas as vazões, pelo método do vertedouro, com a aplicação da equação (I), proposta por Francis. Na tabela 1 estão dispostos a média, o desvio padrão (σ) e coeficiente de variação (CV) das vazões obtidas.

Tabela 1. Resultados da média, desvio padrão (σ) e coeficiente de variação (CV) das vazões calculadas

Média (L/s) 4,52

σ 1,17

CV (%) 25,94

Ressalta-se que com o curto período de coletas, pode-se verificar que a vazão sofreu pequenas variações, com ressalva os dias em que ocorreram precipitações.

Na tabela 3, esta disposta a média obtida pelo método do vertedouro, bem como o intervalo de confiança gerado, a fim de se estabelecer um comparativo com o valor de vazão indicado no documento normativo da ABNT NBR 13403/1995.

Tabela 3. Comparativo do método e ao estipulado pela norma

Método

Média

(L/s) Intervalo de Confiança ABNT NBR 13403/1995 Vertedouro 4,52 4,215 a 4,832 A partir de 5 (L/s)

(4)

A vazão mínima indicada pela norma é de 5 L/s, e o valor experimental obtido foi inferior a este valor, e ainda, não estando dentro do intervalo de confiança gerado.

Apesar do método do vertedouro utilizado não ter sido adequado para estabelecer a vazão de água que escorre pelo curso d’água estudado, a vazão média de 4,52 L/s, já é superior ao obtido em uma microbacia estudado por Rodriguez et al.

(2007), o qual se enquadra para utilização como fonte de irrigação em pequenas culturas agrícolas. Tal comparativo sugere que a microbacia hidrográfica em estudo apresenta vazão para servir como fonte de irrigação de pequenas culturas, mesmo quando há instabilidade volumétrica, em dias com baixas precipitações.

4 CONCLUSÕES

O método do vertedouro não atendeu as recomendações da ABNT NBR 13403/1995, pois a vazão mínima sugerida é superior a 5 L/s. Cabe ressaltar que devido ao curto período de avaliação das vazões é provável que a média anual deste parâmetro seja diferente podendo, talvez, justificar a utilização deste método neste curso d’água.

A continuidade do monitoramento da vazão contribuirá para o pressuposto encontrado nesse estudo, o qual indica a utilização do curso d’água como fonte de irrigação para pequenas culturas agrícolas.

O método do vertedouro tornou possível o pré-comparativo entre o nível da disponibilidade de água em dias com e sem precipitações.

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABDULBAKI, D.; AL-HINDI, M.; Ali YASSINE, A.; NAJM, M. A. An optimization model for the allocation of water resources. Journal of Cleaner Production, v.164, p.

994-1006, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Medição de vazão em efluentes líquidos e corpos receptores - Escoamento livre. Rio de Janeiro:

[s.n.], 1975.

AZEVEDO NETTO, J. M. Manual de Hidráulica. 8. ed. São Paulo: Edgar BlücherLtda, 1998. 669 p

COSTA, R. N. T. Vertedores ou vertedouros. 2004. Hidráulica Aplicada. Disponível em: <www.gpeas.ufc.br/disc>. Acesso em: 24 out. 2016

(5)

HUSSAIN, S.; HUSSAIN, A.; AHMAD, Z. Discharge characteristics of orifice spillway under oblique approach flow. Flow Measurement and Instrumentation, v.

39, p.9-18, 2014.

LIU, X.; CHEN,L.; ZHU,Y.; SINGH,V.P.; QU,G.; GUO,X. Multi-objective reservoir operation during flood season considering spillway optimization. Journal of Hydrology, v. 552, p. 554-563, 2017.

LOMSADZE, Z; MAKHARADZE, K.; TSITSKISHVILI, M.; Rusudan PIRTSKHALAVA, R. Water resources of Kakheti and ecological problems. Annals of Agrarian Science, v.15, p. 204-208, 2017.

R Core Team (2017). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponivel em:

https://www.R-project.org/.

RODRIGUEZ, R. D. G.; PRUSKI, F. F.; NOVAES, L. F.; RAMOS, M. M., SILVA, D.

D.; TEIXEIRA, A. F. Estimativa da demanda de água nas áreas irrigadas da bacia do rio paracatu. Engenharia Agrícola, v.27, n.1, p.172-179, Abr. 2007.

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Este trabalho pretende contribuir com o desenvolvimento do Turismo em Caverna, Espeleoturismo, a partir da avaliação da percepção de qualidade de serviços pelos visitantes

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e