• Nenhum resultado encontrado

O AÇO COMO RACIONALIZADOR DE RECURSOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O AÇO COMO RACIONALIZADOR DE RECURSOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O AÇO COMO RACIONALIZADOR DE RECURSOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

MENDONÇA, Débora Soares¹ ALMEIDA, Eliézer Pedrosa de²

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais muitas construções precisam ser realizadas otimizando recursos e prazos, desta forma tem cada vez mais se evidenciando o uso do aço como solução. O aço é muito versátil podendo ser utilizado de diversas formas como nas estruturas, cobertura vertical e horizontal.

Dentre os sistemas estruturais existentes o aço é o que apresentam total padronização dos elementos que compõe a estrutura principal e também a estrutura de fechamento, acelerando o processo construtivo e tornando este sistema estrutural competitivo, pela sua elevada produtividade. (SANTOS, 2010).

O aço sempre esteve ligado a idéia de modernidade, significa sempre projeto arrojado com possibilidade de flexibilidade, atendendo a demanda de necessidades especiais. Isso torna-se em algum ponto contraditório ao analisarmos que as construções em aço surgiram quase um século antes que as em concreto armado.

O aço começou a ser utilizado na co nstrução civil em 1750, sendo seu primeiro uso de forma estrutural em 1780, na escadaria do Louvre e no Teatro do Palais Royal. No Brasil a primeira construção data de 1812 na ponte de Paraíba do Sul com mais de 30 metros e que está em uso até os dias atuais. (SANTOS, 2007)

Com o advento da crise econômica no Brasil nos últimos anos cada vez mais tem se preocupado na construção civil com a racionalização de recursos, pois as empresas em sua maioria precisam investir para superar a crise mais não dispõem de recursos logo o aço passou a ser umas principais opções.

1

¹ Graduanda do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário são Camilo -ES, deborasm@hotmail.com;

²Professor orientador: Centro Universitário São Camilo-ES, eliezer@saocamilo-es.com

Cachoeiro de Itapemirim – ES, março de 2017

(2)

devidoa praticidade e facilidade de seu manuseio, evitando perdas, garantindo qualidade e eficiência na montagem. (BELLEI, 2003)

Sabe-se que numa obra que se utiliza de processos construtivos convencionais em concreto armado, existe o desperdício de alguns materiais.

Segundo Inaba (2010) este desperdício pode chegar a 25% do peso total do edifício.

MATERIAS E METODOS

Para construção deste artigo foi feito o levantamento de diversos artigos científicos e outros documentos com análise criteriosa do assunto afim de obter respaldo técnico para melhor discussão do assunto com a finalidade de confirmação dos benefícios da utilização do aço na construção civil.

DESENVOLVIMENTO

Nos últimos anos a indústria do aço cresceu mais do que o PIB isso possibilitou que a mesma pudesse atender as várias demandas do mercado, e também com este crescimento conseguiu agregar também menor preço por causa em sua maioria do grande volume de material importado.

Como Santos (2010) afirma a utilização de perfis de aço tornou-se interessante à medida que apresentavam a diminuição das cargas nas fundações, proporcionava o vencimento de grandes vãos com baixo consumo de material.

Assim sendo, galpões industriais aderiram rapidamente a este sistema construtivo por apresentarem características propícias a este. E também edifícios de múltiplos andares e os de pequeno porte acabaram por se utilizar desse sistema construtivo.

Como forma de exemplificar a afirmação cita-se o primeiro edifício estruturado em aço construído no Brasil: a Garagem América, em 1957.

O aço apresenta inúmeras vantagens como rapidez na entrega da obra pois

as peças são fabricadas em serie e sua montagem é mecanizada, em caso de

reparo é possível a desmontagem e montagem para manutenção, é possível o

(3)

3

reaproveitamento de matérias até desmontar e instalar em outro local além do fato de ser um material homogêneo e único com capacidade para trabalhar com limites de escoamento, ruptura e modulo de elasticidade bem definidos. Porém como desvantagem apresenta a pouca resistência ao fogo e corrosão, mas que podem ser facilmente solucionados com tratamentos específicos. (SANTOS, 2007)

Quando estamos para iniciar uma construção devemos analisar todos as opções para que o consumidor não tenha dúvida de que tipo de construção é adequada a sua necessidade e realidade.

Embora muitas vezes a escolha do sistema estrutural de um edifício seja influenciada por imposições arquitetônicas, por rotinas construtivas ou ainda pela infra-estrutura da região, cabe ao engenheiro de estruturas buscar, dentro das condições impostas, a alternativa estrutural que garanta maior economia (ALBUQUERQUE, 1998).

Assim podemos analisar diversos estudos aonde ocorre a comparação entres a construção em estrutura de aço, concreto e estrutura mista, em sua maioria analisando custos e prazos de execução.

Santos (2007) fez um estudo comparando a utilização da estrutura de aço e a de concreto pré moldado, para isso a mesmo fez dois projetos que atenderiam a demanda que ela necessitava, ao fim do estudo o resultado encontrado foi que a diferença de custo entre elas era de 34,18% a favor da estrutura de aço. Assim ela concluiu quea estrutura de aço é mais viável economicamente e tecnicamente, pois sua execução tem o tempo reduzido quando comparado ao concreto, não há perdas de material, não é necessário uso de formas e escoras.

Já em uma obra da Brandão & Marmo Engenharia e Construções o engenheiro ao confrontar os custos da estrutura metálica com os do concreto armado, a segunda opção seria a mais econômica. No entanto, outros fatores eram desfavoráveis, como prazo mais longo e logística complexa em termos de movimentações e entregas de insumos. (CBCA, 2014)

Ao fazer um estudo comparativo entre aço e concreto protendido Rodrigues

(2012) considerando os custos unitários dos materiais empregados, a solução em

vigamento misto (aço x concreto), é menos custosa que a alternativa por vigamento

em concreto protendido. Além de a estrutura apresentar menor peso.

(4)

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Podemos observar que o aço apresenta muitas vantagens em sua utilização isso o tornou um produto muito atraente no mercado das indústrias, já no mercado comercial e residencial ele ainda não alcançou seu espaço.

Os estudos de vários autores mostraram muitos benefícios a favor da estrutura de aço como diferença de custos na faixa de 1/3 da construção, quando o preço não era favorável mais era necessário prazo e logística essa estrutura voltava a ser a principal opção. E quando era mista também apresentou vantagem.

Porém o principal fato levantado que torna se desvantagem para o aço é o fato de mesmo não ser resistente ao fogo e corrosão, e para ter estas características é necessário o uso de produtos que condicionam essa característica mais acabam também onerando o produto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao estudar o aço na construção é possível observar a quanto tempo ele está presente na sociedade e muitas vezes pensamos somente nele como construções decorativas mais ele está incorporado em muitas construções em que o custo precisa ser menor e o tempo de entrega também.

Muitos engenheiros que estão nessa área a muitos anos ainda não entenderam os benefícios do aço, pois podemos observar o qual recente são os estudos e em sua maioria de engenheiros recém formados.

O aço apresenta muitos benefícios porem cabe ao engenheiro identificar a

sua necessidade e uso adequado principalmente em tempos de racionalização de

recursos aonde a demanda econômica é um dos principais pilares da construção

civil.

(5)

5

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, A. T. Análise de alternativas estruturais para edifícios em concreto armado. São Carlos, 1998. 97p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 1998.

BELLEI, Ildony H. Edifícios Industriais em aço – Projeto e Cálculo. Pini. São Paulo. 2003.

CBCA, Centro Brasileiro da Construção em Aço. Estrutura metálica x estrutura em concreto armado. Disponível em: <http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/noticias- detalhes.php?cod=6141>. Acesso em: 21 março 2017.

INABA, R. Construções Metálicas: o uso do aço na construção civil. Disponível em: <http://wwwo.metalica.com.br/construcoes-metalicas-o-uso-do-aco-na- construcao-civil>. Acesso em 14 mar. 2017.

RODRIGUES, Glauco Jose de O.Estudo comparativo entre aço e concreto Protendido no dimensionamento da Superestrutura de uma ponte ferroviária . In: Congresso Latino Americano da Construção Metálica. 2012. Disponível em:

<http://www.abcem.org.br/construmetal/2012/arquivos/Cont-tecnicas/15-

Construmetal2012-estudo-comparativo-entre-aco-e-concreto.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2017.

SANTOS, Raquel Simone dos. Comparativo entre estruturas de aço e concreto armado. 2007. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade São

Francisco, Itatiba. Disponível em:

<http://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/1050.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2017.

SANTOS, Tiago José dos. Edifícios de múltiplos pavimentos estruturados em concreto, aço e em elementos mistos de aço e concreto: análise comparativa.

São Carlos. 122p. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal de São

Carlos, 2010. Disponível em:

<http://www.deciv.ufscar.br/tcc/wa_files/TCC_TIAGO.pdf>. Acesso em: 18 mar.

2017.

TÉCHNE. Desenvolvimento metálico. Edição 138. Setembro/2008. Disponível em:

<http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/138/artigo287578-2.aspx>. Acesso em: 18

mar. 2017.

Referências

Documentos relacionados

Embora o concreto seja um material consagrado na indústria da engenharia civil, e já vem sendo usado há muitos séculos, aos poucos o aço vem ganhando a atenção dos consumidores

After the architectural project at hand was budgeted the cost and time of work by RC Construções Metálicas Ltda (in steel), and the GL Projetos e Empreendimentos Imobiliários

Na sala técnica da obra encontra-se o quadro de controle do Andon (Figura 6) onde é possível visualizar a situação em que se encontra cada pavimento da edificação, isto

- A estimativa do custo de reprodução das benfeitorias pode ser feita através de custos unitários básicos de construção, publicados mensalmente por revistas especializadas como

Na indústria quase nuca é usado puro, sendo assim, utilizado para formar ligas metálicas ou como sacrifício para outros metais, levando em conta sua

É empregado também em instalações de água, esgoto, gás, coberturas e forrações; É recomendável a utilização de tubulações de cobre para gás liquefeito, porque

No inicio dos anos 90 deixou de ser produzido vidro estirado e só existe no pais a produção de 2 tipos de vidro plano em sua forma básica: o liso flotado e o impresso.. As

Trabalhadores de Montagem de Estruturas de Madeira, Metal e Compósitos em Obras Civis, de Acordo com a CBO. • 7155-05