• Nenhum resultado encontrado

Autor: Erick de Lima Pinheiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Autor: Erick de Lima Pinheiro"

Copied!
72
0
0

Texto

(1)

1

Autor: Erick de Lima Pinheiro

(2)

2

Índice

Introdução---3

Goombas---4

Koopa Troopas---5

Piranha Plant---6

Buzzy Beatle---7

Bullet Bill---8

Cheep Cheep---9

Lava Bubble---10

Hammer Bro---11

Lakito---12

Blooper---13

Shy Guy---14

Bob Omb---15

Ninji---16

Pokey---17

Thwomp---18

Boo---19

Angry Sun---20

Chain Chomp---21

Jelectro---22

Lava Lótus---23

Muncher---24

Spike---25

Estátua de Bowser---26

Monty Mole---27

Mechakoopa---28

Wiggler---29

Magikoopa---30

Urchin---31

Chargin’ Chuck---32

Blargg---33

Rex---34

Swoop---35

Lil Sparky---36

Dino Rhino---37

Unagi---38

Saco de dinheiro---39

Bully---40

Amp---41

Scuttlebug---42

Broozer---43

Crowber--- 44

Caranguejo Huckit---45

Branball---46

Cooligan---47

Foo---48

Bulber---49

Rato Assustado---50

Biddy Bud---51

Stingby---52

Waddlewing---53

Grrrol---54

Dragoneel---55

Bowser Stunner---56

Fliprus---57

Ant Trooper---58

Skipsqueak---59

Ty Foo---60

Burrbo---61

T-rex---62

Chincho---63

Uproot---64

Koombo---65

Shern---66

Trapeetle---67

Bitefrost---68

Gushen---69

Magmato---70

Pokio---71

Stairface Ogre---72

(3)

3

INTRODUÇÃO

Este livro possui informações sobre os mais famosos inimigos da franquia Mario. No total eu fiz 69 inimigos, mais ATENÇÃO, não falei de todos os inimigos! Não inclui nenhum inimigo de jogos do Yoshi, DK, Peache, Luigi, Paper Mario, Mario Kart, Mario e Luigi e Mario Party. Minhas informações foram tiradas do Super Mario Wiki. Possui inimigos desde Mario Bros até Super Mario Maker 2. Meu pai me ajudou nos erros de português.

Não se esqueça, existem jogos 2D e 3D do Mario, então não se confunda! Acho que você está pronto para conhecer tudo sobre os inimigos de Mario, então, lets go!

(4)

Goombas

O Goomba é o inimigo mais comum em toda franquia de jogos do Mario. Ele foi inspirado em um tipo de cogumelo.

Como se pode ver, sua aparência é de uma bola marrom deformada que simboliza seu rosto e logo embaixo à seu pequeno corpo e suas patas. Em seu rosto há olhos pretos e brancos com sobrancelhas simbolizando raiva e também possui uma boca com somente dois dentes afiados.

Este inimigo, na minha opinião, é um inimigo

você pisar em sua cabeça que ele morre, porém se você encostar nele pelas laterais você leva um dano.

Ele tem as seguintes variações: normal, grande, voador de bota. O goomba grande se você pular em cima dele, ele se multiplica em dois; o voador consegue pular e tem um nome diferente: Paragoomba; e por fim o de b

ele estiver em cima de um bloco ele morre e libera uma bota que é um Power up para o Mario. O Goomba de bota

apareceu pela primeira em Super Mario Bros 3 e depois nunca mais apareceu aparição em Super Mario Maker 1 e 2).

O Goomba em si apareceu pela primeira vez no primeiro jogo do Mario

depois apareceu em todos os jogos da franquia. O gigante e o Paragoomba apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e depois apareceram na maioria dos jogos.

Curiosidades: Em Super Mario Bros 3 tinha um tipo diferente de Goomba voador, que em vez de quicar, ele voava e soltava filhotes que faziam o pulo do Mario ficar menor.

Muitas pessoas confundem-no com um cocô vivo... Na sua primeira aparição em um jogo 3D, mais especificamente em Super Mario 64, ele começou a perseguir o Mario, diferentemente dos jogos 2D.

Então isso se repetiu em todos os jogos 3D.

Em New Super Mario Bros apareceu pela primeira vez Goombas empilhados e isso só se repetiu em Super Mario Odysse

apresentado pela primeira vez os Galoombas , que são goombas diferentes.

Se o Mario pisar em cima do Galoomba ele não morre, e sim, para de se movimentar por um tempo. Quando ele esta neste estado o Mario pode usá para matar certos inimigos. Depois disto só apareceu em Super Mario 3D World. Em New Super Mario Bros U apareceu pela primeira vez o Goombrats, que é um Goomba normal, porém diferentemente do goomba normal, ele não cai do penhasco. Em New Super Mario Bros apareceu p

que é exatamente um goomba azul com um esqueleto na cabeça que vive em castelos. Na jogabilidade não tem nenhuma diferença do Goomba normal. Depois desta aparição só apareceu em New Super Mario Bros 2 e no Paper Mario para W

Goomba que usou a roupa de gato. Ele te ataca dando grandes saltos. Neste mesmo jogo tem Goombas que usam patins de gelo, se você o derrotar ganha o patins como item.

4

O Goomba é o inimigo mais comum em toda franquia de jogos do Mario. Ele foi inspirado em um tipo de cogumelo.

pode ver, sua aparência é de uma bola marrom deformada que simboliza seu rosto e logo embaixo à seu u rosto há olhos pretos e brancos com sobrancelhas simbolizando raiva e também possui uma boca com somente dois dentes afiados.

Este inimigo, na minha opinião, é um inimigo fraco, pois é só você pisar em sua cabeça que ele morre, porém se você

nele pelas laterais você leva um dano.

normal, grande, voador e de bota. O goomba grande se você pular em cima dele, ele se multiplica em dois; o voador consegue pular e tem um nome diferente: Paragoomba; e por fim o de bota, que se ele estiver em cima de um bloco ele morre e libera uma para o Mario. O Goomba de bota

apareceu pela primeira em Super Mario Bros 3 e depois nunca mais apareceu aparição em Super Mario Maker 1 e 2).

omba em si apareceu pela primeira vez no primeiro jogo do Mario

depois apareceu em todos os jogos da franquia. O gigante e o Paragoomba apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e depois apareceram na maioria dos jogos.

ades: Em Super Mario Bros 3 tinha um tipo diferente de Goomba voador, que em vez de quicar, ele voava e soltava filhotes que faziam o pulo do Mario ficar menor.

no com um cocô vivo... Na sua primeira aparição em um jogo 3D, mais especificamente em Super Mario 64, ele começou a perseguir o Mario, diferentemente dos jogos 2D.

Então isso se repetiu em todos os jogos 3D.

Em New Super Mario Bros apareceu pela primeira vez Goombas empilhados e isso só se repetiu em Super Mario Odyssey. Em Super Mario World foi apresentado pela primeira vez os Galoombas , que são goombas diferentes.

Se o Mario pisar em cima do Galoomba ele não morre, e sim, para de se movimentar por um tempo. Quando ele esta neste estado o Mario pode usá-lo certos inimigos. Depois disto só apareceu em Super Mario 3D World. Em New Super Mario Bros U apareceu pela primeira vez o Goombrats, que é um Goomba normal, porém diferentemente do goomba

normal, ele não cai do penhasco. Em New Super Mario Bros apareceu pela primeira vez o Bone Goomba, que é exatamente um goomba azul com um esqueleto na cabeça que vive em castelos. Na jogabilidade não tem nenhuma diferença do Goomba normal. Depois desta aparição só apareceu em New Super Mario Bros 2 e no Paper Mario para Wii.U. Em Super Mario 3D World existe também um tipo de Goomba que usou a roupa de gato. Ele te ataca dando grandes saltos. Neste mesmo jogo tem Goombas que usam patins de gelo, se você o derrotar ganha o patins como item.

apareceu pela primeira em Super Mario Bros 3 e depois nunca mais apareceu( sem contar sua

omba em si apareceu pela primeira vez no primeiro jogo do Mario – o Mario Bros – e depois apareceu em todos os jogos da franquia. O gigante e o Paragoomba apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e depois apareceram na maioria dos jogos.

ades: Em Super Mario Bros 3 tinha um tipo diferente de Goomba voador, que em vez de quicar, ele voava e soltava filhotes que faziam o pulo do Mario ficar menor.

no com um cocô vivo... Na sua primeira aparição em um jogo 3D, mais especificamente em Super Mario 64, ele começou a perseguir o Mario, diferentemente dos jogos 2D.

ela primeira vez o Bone Goomba, que é exatamente um goomba azul com um esqueleto na cabeça que vive em castelos. Na jogabilidade não tem nenhuma diferença do Goomba normal. Depois desta aparição só apareceu em New Super ii.U. Em Super Mario 3D World existe também um tipo de Goomba que usou a roupa de gato. Ele te ataca dando grandes saltos. Neste mesmo jogo tem Goombas

(5)

5

Koopa Troopas

Os KoopaTroopas são inimigos muito comuns. Como se pode ver, possuem um corpo amarelo, casco, botas e olhos verdes e possuem uma espécie de bico. Esse inimigo claramente foi inspirado em uma tartaruga.

Se você pisar em cima, ele se esconde em um casco e depois de um tempo volta ao normal. Se o Mario encostar em seu casco, este começa a girar e, se bater em um bloco, ele volta. Se o Mario pisar em cima, ele para. Seu casco tem o poder de destruir o tipo mais comum de bloco e pode pegar itens ou moedas ao encostar-se na sua lateral. Se o Mario encostar em seu casco ou no próprio Koopatroopa, ele leva um dano. Este inimigo surgiu juntamente com o Goomba no primeiro jogo do Mario, o “Mario Bros”.

Em Super Mario Bros também existia o Koopa troopa vermelho.

A cor de seu casco e de suas botas era vermelha. Na jogabilidade a única coisa que muda é que ela, diferentemente da verde, não cai no precipício.

Ainda em Super Mario Bros 1, existia o Koopa Paratroopa, que era um Koopa Troopa que pulava.Também existia o Koopa Paratroopa vermelho, que invés de quicar, voava na horizontal.

Indo para Super Mario Bros 3, surgiu o Koopa troopa gigante, que era exatamente a mesma coisa do Koopa Troopa só que gigante.

Em Super Mario World, se o Yoshi comer um casco verde, ele o cospe; se comer um casco vermelho ele cuspe três bolas de fogo. Em Super Mario World apareceu a tartaruga amarela e a azul. Se o Yoshi comesse o casco amarelo ele poderia tremer o chão enquanto o casco estivesse na boca. Este tremor causava dano aos inimigos próximos. Se ele comia o casco azul ele podia voar enquanto ele estivesse em sua boca. Ainda

em Super Mario World, se você pulasse em cima do KoopaTroopa, seu corpo ficava separado de seu casco.

Em Super Mario Bros 3 surgiu o Dry Bone, que era uma tartaruga esquelética que vive em castelos. Ela não morre, a única forma de matá-la é com certos itens. Em Super Mario 64 o Koopa troopa apostava uma corrida contra você, se você ganhasse você recebia uma estrela, ou seja, ele não era um inimigo. Depois disso, este fato se repetiu em Super Mario Odyssey. Em Super Mario World, algumas fases tinham um casco amarelo. Se um Koopa Troopa entrasse nele o casco ficava colorido e começava a te perseguir. Em minha opinião, ele é um inimigo médio.

(6)

Planta Piranha

Este se inimigo, como pode ver, é uma planta vermelha com pintas brancas e dentes afiados. Elas normalmente vivem dentro de canos, porém podem estar grudadas ao chão.

Se por acaso você tocar nela, levará um dano. Ela é um clássico inimigo da série Super Mario, que geralm

estilos de fases com algumas exceções. Ela surgiu em Super Mario Bros, logo na segunda fase do jogo. Depois disso apareceu em quase todos os jogos, até mesmo em Super Smash Bros Ultimate, sendo um personagem jogável.

Ela possui as seguintes variações: cuspidora de fogo, cuspidora de veneno, com pernas, gigante, pulante, voadora, com tinta, que cospe gelo, esquelética e a trepadeira. A cuspidora de fogo solta bolas de fogo que causam dano e apareceu pela primeira vez em Super Mar Bros 3. A cuspidora de veneno solta bolas venenosas que poluem o chão, se você pisar em cima desse veneno, irá levar um dano. Apareceu

pela primeira vez em Super Mario Odyssey. A com pernas anda, estica o pescoço e apareceu pela primeira vez em Super M

maior que a normal e apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. A pulante é uma Planta Piranha que pula e só apareceu em Super Mario World. A voadora dá um grande pulo e só apareceu em Super Mario Maker 1 e 2.A de tinta cospe bolas de tinta para cobrir a tela de tinta. A de gelo cospe bolas de gelo que congelam o Mario por um tempo. A esquelética é feita de ossos, porém, na jogabilidade não muda nada. Ela apareceu somente em New Super Mario Bros 2. E por fim a Trepadeira, q

apareceu pela primeira vez em Super Mario 3D World. A trepadeira também pode estar dormindo. Em Super Mario Galaxy 2 apareceu pela primeira vez a Petey Piranha que é o primeiro boss do jogo.

Em Super Mario 3D world a Planta Piranha te ataca esticando a cabeça e é possível matá-la se você pisar em cima. Neste mesmo jogo existe uma Planta Piranha que vive dentro de um vaso, porém, ela não é inimiga, você pode usá como item pegando seu vaso. Em Super Mario Odys

Mario pedem a Peach em casamento, então cada um entrega uma flor. A flor que Bowser entrega são plantas piranhas. Em alguns jogos da série Mario Kart a planta piranha é usada como item. Em minha opinião é um inimigo médio.

6

omo pode ver, é uma planta vermelha com pintas brancas e dentes afiados. Elas normalmente vivem dentro de canos,

Se por acaso você tocar nela, levará um dano. Ela é um clássico inimigo da série Super Mario, que geralmente aparece em todos os estilos de fases com algumas exceções. Ela surgiu em Super Mario Bros, logo na segunda fase do jogo. Depois disso apareceu em quase todos os jogos, até mesmo em Super Smash Bros Ultimate, sendo um

as seguintes variações: cuspidora de fogo, cuspidora de veneno, com pernas, gigante, pulante, voadora, com tinta, que cospe gelo, esquelética e a trepadeira. A cuspidora de fogo solta bolas de fogo que causam dano e apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. A cuspidora de veneno solta bolas venenosas que poluem o chão, se você pisar em cima desse veneno, irá levar um dano. Apareceu

pela primeira vez em Super Mario Odyssey. A com pernas anda, estica o pescoço e apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros Wii. A gigante é maior que a normal e apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. A pulante é uma Planta Piranha que pula e só apareceu em Super Mario World. A voadora dá um grande pulo e só apareceu em Super Mario Maker 1 e 2.A de spe bolas de tinta para cobrir a tela de tinta. A de gelo cospe bolas de gelo que congelam o Mario por um tempo. A esquelética é feita de ossos, porém, na jogabilidade não muda nada. Ela apareceu somente em New Super Mario Bros 2. E por fim a Trepadeira, que se estica, dá para pular em sua cabeça e apareceu pela primeira vez em Super Mario 3D World. A trepadeira também pode estar dormindo. Em Super Mario Galaxy 2 apareceu pela primeira vez a Petey Piranha que é o

orld a Planta Piranha te ataca esticando a cabeça e é la se você pisar em cima. Neste mesmo jogo existe uma Planta Piranha que vive dentro de um vaso, porém, ela não é inimiga, você pode usá-la como item pegando seu vaso. Em Super Mario Odyssey, o Bowser e o Mario pedem a Peach em casamento, então cada um entrega uma flor. A flor que Bowser entrega são plantas piranhas. Em alguns jogos da série Mario Kart a planta piranha é usada como item. Em minha opinião é um inimigo

pela primeira vez em Super Mario Odyssey. A com pernas anda, estica o ario Bros Wii. A gigante é maior que a normal e apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. A pulante é uma Planta Piranha que pula e só apareceu em Super Mario World. A voadora dá um grande pulo e só apareceu em Super Mario Maker 1 e 2.A de spe bolas de tinta para cobrir a tela de tinta. A de gelo cospe bolas de gelo que congelam o Mario por um tempo. A esquelética é feita de ossos, porém, na jogabilidade não muda nada. Ela apareceu somente em New Super Mario ue se estica, dá para pular em sua cabeça e apareceu pela primeira vez em Super Mario 3D World. A trepadeira também pode estar dormindo. Em Super Mario Galaxy 2 apareceu pela primeira vez a Petey Piranha que é o

(7)

Buzzy Beetle

Este se inimigo, como se pode ver, é uma tartaruga com uma carapaça azul escuro e possui olhos vermelhos. Apareceu pela primeira vez na fase 4-2 de Super Mario Bros.

Na jogabilidade é a mesma coisa que a tartaruga, a única coisa que muda é que ele é resistente a bolas de fogo. Ele normalmente vive em fases de caverna, porém, em jogos mais recentes, ele aparece em outros estilos de fase.

Tem as seguintes variações: Gigante, topo de pico, voador e o esquelético. O gigante apareceu pela primeira vez e

Super Mario Bros U e seu casco pode quebrar até mesmo

blocos duros. Em New Super Mario Bros U, buzzy beetles gigantes sobrevivem na lava se escondendo em seu casco.

O topo de pico tem um espinho nas costas que dá dano ao Mario. Sua principal característica é que ele anda em toda a superfície do bloco, para os lados, para cima e para baixo. Em Super Mario Maker 1 e 2 o topo de pico pode ser mais rápido se for azul. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World.

O Voador, mais conhecido como para beatle voa em linha reta para a esquerda e se o Mario pisar em cima dele, ele não morre, e sim, passa a voar para cima e esquerda ao mesmo tempo, porém se o Mario se encostar nele pelas laterais, irá levar um dano. Ele apareceu em Super Mario Bros

3 em uma única fase do jogo.

Em New Super Mario Bros Wii apareceu o para-beatle pesado, que é maior que o normal e em vez de ir para cima, vai para baixo quando o Mario pisa nele. O

esquelético, mais conhecido como Bony Beetle, apareceu pela primeira vez em Super Mario World e depois disso em poucos jogos. Se você pular em cima ele não morre, ele se desmonta e depois volta à vida. Ele também pode criar espinhos nas costas para causar dano ao Mario e depois de um tempo os espinhos desaparecem. Em Super Mario Bros 3

um Buzzy Beatle que tacava blocos de gelo em Mario.

Desde Super Mario Bros 3,essas criaturas podem estar no teto e quando o Mario chega perto, ele cai em forma de casco em movimento. Em Paper Mario The Origami Kin

nome é: Paper Mistake Buzzy Beatle. Em minha opinião, ele é um inimigo

7

inimigo, como se pode ver, é uma tartaruga com uma carapaça azul escuro e possui olhos vermelhos. Apareceu

2 de Super Mario Bros.

Na jogabilidade é a mesma coisa que a tartaruga, a única resistente a bolas de fogo. Ele normalmente vive em fases de caverna, porém, em jogos mais recentes, ele aparece em outros estilos de fase.

Tem as seguintes variações: Gigante, topo de pico, voador e o esquelético. O gigante apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros U e seu casco pode quebrar até mesmo

blocos duros. Em New Super Mario Bros U, buzzy beetles gigantes sobrevivem na lava se escondendo

O topo de pico tem um espinho nas costas que dá dano ao Mario. Sua principal terística é que ele anda em toda a superfície do bloco, para os lados, para cima e para baixo. Em Super Mario Maker 1 e 2 o topo de pico pode ser mais rápido se for azul. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World.

O Voador, mais conhecido como para- beatle voa em linha reta para a esquerda e se o Mario pisar em cima dele, ele não morre, e sim, passa a voar para cima e esquerda ao mesmo tempo, porém se o Mario se encostar nele pelas laterais, irá levar um dano. Ele apareceu em Super Mario Bros

única fase do jogo.

Em New Super Mario Bros Wii apareceu o beatle pesado, que é maior que o normal e em vez de ir para cima, vai para baixo quando o Mario pisa nele. O

esquelético, mais conhecido como Bony Beetle, apareceu pela primeira vez em Super Mario World e depois disso em poucos jogos. Se você pular em cima ele não morre, ele se desmonta e depois volta à vida. Ele também pode criar espinhos nas costas para causar dano ao Mario e depois de um tempo os espinhos desaparecem. Em Super Mario Bros 3, também existia o Buster Beetle, que era um Buzzy Beatle que tacava blocos de gelo em Mario.

Desde Super Mario Bros 3,essas criaturas podem estar no teto e quando o Mario chega perto, ele cai em forma de casco em movimento. Em Paper Mario The Origami King ele aparece como um boss cujo o nome é: Paper Mistake Buzzy Beatle. Em minha opinião, ele é um inimigo médio.

blocos duros. Em New Super Mario Bros U, buzzy beetles gigantes sobrevivem na lava se escondendo

O topo de pico tem um espinho nas costas que dá dano ao Mario. Sua principal terística é que ele anda em toda a superfície do bloco, para os lados, para cima e para baixo. Em Super Mario Maker 1 e 2 o topo de pico pode ser mais rápido se for azul. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World.

esquelético, mais conhecido como Bony Beetle, apareceu pela primeira vez em Super Mario World e depois disso em poucos jogos. Se você pular em cima ele não morre, ele se desmonta e depois volta à vida. Ele também pode criar espinhos nas costas para causar dano ao Mario e depois de , também existia o Buster Beetle, que era

Desde Super Mario Bros 3,essas criaturas podem estar no teto e quando o Mario chega perto, ele cai g ele aparece como um boss cujo o

(8)

Bullet Bill

Como se pode ver, este inimigo possui mãos e olhos brancos e seu corpo é semelhante a uma bala e claramente foi inspirado em uma. Sua primeira aparição foi em Super Mario Bros e depois apareceu em quase todos os jogos da franquia.

Morre se o Mario pular em cima dele, porém, Mario leva dano se encostar em suas laterais ou embaixo.

Normalmente surgem de canhões pretos com uma caveira preta chamados de “Bill Blaster”. Quando é atirado de seu canhão vai em linha reta para o lado de

acordo com a direção do Mario e não para. Em Super Mario World eles apareceram em somente uma fase e por alguma razão, não saíam de Bill Blasters.

Suas variações são: perseguidor, Banzai Bill e torpedo Ted. O perseguidor em vez de ir para somente um lado e em linha reta, ele persegue o Mario e se torna vermelho juntamente com seu Bill blaster.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e depois em m jogos. Neste mesmo jogo ele é um pouco deferente, porque invés de perseguir o Mario em todas as direções, ele perseguia só indo pela direita e esquerda. Apartir de Super Mario 64 todos os jogos 3D os bullet bills se comportavam da mesma maneira dos p

3D World, bullet bills perseguidores se vestiam como gatos. O Banzai Bill é igual ao normal só que maior e apareceu pela primeira vez em Super Mario World como o segundo inimigo que apareceu no jogo. Também existe sua forma per

em Super Mario 3D World ele também veste uma roupa de gato. Também existe uma espécie de Banzai Bill muito maior que o normal que se chama King Bill. Apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii. O torpedo Ted apareceu pela primeira v

jogos. Ele é basicamente um bullet Bill que vive na água e existe sua forma perseguidora.

Em New Super Mario Bros U, Roy, um dos filhos do Bowser usa como arma um Bill Blaster que segura no pescoço. Também existem as torres Bill blaster que são vários canhões Bill blasters empilhados que giram em um padrão para direita e para a esquerda. Em alguns jogos da série Mario Kart ele é um Power up*. Em minha opinião é um inimigo

Itens que Mario pode pegar.

8 pode ver, este inimigo possui mãos e olhos brancos e seu corpo é semelhante a uma bala e a. Sua primeira aparição foi em Super Mario Bros e depois apareceu em quase

Morre se o Mario pular em cima dele, porém, Mario leva dano se encostar em suas laterais ou embaixo.

Normalmente surgem de canhões pretos com uma ira preta chamados de “Bill Blaster”. Quando é atirado de seu canhão vai em linha reta para o lado de

acordo com a direção do Mario e não para. Em Super Mario World eles apareceram em somente uma fase e por alguma razão, não saíam de Bill Blasters.

variações são: perseguidor, Banzai Bill e torpedo Ted. O perseguidor em vez de ir para somente um lado e em linha reta, ele persegue o Mario e se torna vermelho juntamente com seu Bill blaster.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e depois em m jogos. Neste mesmo jogo ele é um pouco deferente, porque invés de perseguir o Mario em todas as direções, ele perseguia só indo pela direita e esquerda. Apartir de Super Mario 64 todos os jogos 3D os bullet bills se comportavam da mesma maneira dos perseguidores. Em Super Mario 3D World, bullet bills perseguidores se vestiam como gatos. O Banzai Bill é igual ao normal só que maior e apareceu pela primeira vez em Super Mario World como o segundo inimigo que apareceu no jogo. Também existe sua forma per

em Super Mario 3D World ele também veste uma roupa de gato. Também existe uma espécie de Banzai Bill muito maior que o normal que se chama King Bill. Apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii. O torpedo Ted apareceu pela primeira vez em Super Mario World e depois em poucos jogos. Ele é basicamente um bullet Bill que vive na água e existe sua forma perseguidora.

Em New Super Mario Bros U, Roy, um dos filhos do Bowser usa como arma um Bill Blaster que segura em as torres Bill blaster que são vários canhões Bill blasters empilhados que giram em um padrão para direita e para a esquerda. Em alguns jogos da série Mario Kart ele é um Power up*. Em minha opinião é um inimigo difícil.

acordo com a direção do Mario e não para. Em Super Mario World eles apareceram em somente uma

variações são: perseguidor, Banzai Bill e torpedo Ted. O perseguidor em vez de ir para somente um lado e em linha reta, ele persegue o Mario e se torna vermelho juntamente com seu Bill blaster.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e depois em muitos jogos. Neste mesmo jogo ele é um pouco deferente, porque invés de perseguir o Mario em todas as direções, ele perseguia só indo pela direita e esquerda. Apartir de Super Mario 64 todos os jogos 3D os bullet bills erseguidores. Em Super Mario 3D World, bullet bills perseguidores se vestiam como gatos. O Banzai Bill é igual ao normal só que maior e apareceu pela primeira vez em Super Mario World como o segundo inimigo que apareceu no jogo. Também existe sua forma perseguidora e em Super Mario 3D World ele também veste uma roupa de gato. Também existe uma espécie de Banzai Bill muito maior que o normal que se chama King Bill. Apareceu pela primeira vez em New Super ez em Super Mario World e depois em poucos jogos. Ele é basicamente um bullet Bill que vive na água e existe sua forma perseguidora.

Em New Super Mario Bros U, Roy, um dos filhos do Bowser usa como arma um Bill Blaster que segura em as torres Bill blaster que são vários canhões Bill blasters empilhados que giram em um padrão para direita e para a esquerda. Em alguns jogos da série Mario Kart ele é um

(9)

Cheep Cheep

Como se pode ver este inimigo é um peixe com uma barbatana e uma crista amarela. Umas de suas barbatanas parece uma asa, possui uma boca rosa, olhos azuis e corpo vermelho e branco. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros. Geralmente aparece em fases de água, porém, também podem aparecer em outras fases, como inimigos que pulam do mar para te atacar. Suas cores variam entre vermelho, amarelo e verde. Se você encostar nele, irá levar um dano.

Suas variações são: Boss Bass, spyny cheep

cheep e o fish bone. O boss bass apareceu pela primeira

vez em Super Mario Bros 3 e depois em alguns outros jogos. Ele, em vez de causar dano ao Mario, o engole de uma vez só então você morre, porém em outros jogos ele simplesmente só causa da

Ele geralmente aparece em fases onde pula da água, porém pode aparecer em fases totalmente aquáticas. O spyne cheep cheep persegue o Mario e é semelhante ao deep cheep, a única coisa que muda é seu desenho. Apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii e o Deep Cheep em New Super Mario Bros. Os mecha cheeps apareceram pela primeira vez em New Super Mario Bros U e a única diferença do normal é que é resistente ao fogo. E por fim, o bone fish, que apareceu pela primeira vez em Super Mario World

ao fogo e se o Mario passar perto dele, será atacado e se por acaso o bone irá morrer. Em minha opinião é um inimigo

9

pode ver este inimigo é um peixe com uma barbatana e uma crista amarela. Umas de suas barbatanas parece uma asa, possui uma boca rosa, olhos azuis e corpo vermelho e branco. Apareceu pela primeira vez em Super parece em fases de água, porém, também podem aparecer em outras fases, como inimigos que pulam do mar para te atacar. Suas cores variam entre vermelho, amarelo e verde. Se você encostar nele, irá levar

Suas variações são: Boss Bass, spyny cheep cheep, mecha cheep e o fish bone. O boss bass apareceu pela primeira

vez em Super Mario Bros 3 e depois em alguns outros jogos. Ele, em vez de causar dano ao Mario, o engole de uma vez só então você morre, porém em outros jogos ele simplesmente só causa da

Ele geralmente aparece em fases onde pula da água, porém pode aparecer em fases totalmente aquáticas. O spyne cheep cheep persegue o Mario e é semelhante ao deep cheep, a única coisa que muda é seu desenho. Apareceu pela primeira vez em New Super io Bros Wii e o Deep Cheep em New Super Mario Bros. Os mecha cheeps apareceram pela primeira vez em New Super Mario Bros U e a única diferença do normal é que é resistente ao fogo. E por fim, o bone fish, que apareceu pela primeira vez em Super Mario World. Este peixe esquelético é resistente ao fogo e se o Mario passar perto dele, será atacado e se por acaso o bone-fish, bater em uma parede irá morrer. Em minha opinião é um inimigo fraco.

vez em Super Mario Bros 3 e depois em alguns outros jogos. Ele, em vez de causar dano ao Mario, o engole de uma vez só então você morre, porém em outros jogos ele simplesmente só causa dano.

Ele geralmente aparece em fases onde pula da água, porém pode aparecer em fases totalmente aquáticas. O spyne cheep cheep persegue o Mario e é semelhante ao deep cheep, a única coisa que muda é seu desenho. Apareceu pela primeira vez em New Super io Bros Wii e o Deep Cheep em New Super Mario Bros. Os mecha cheeps apareceram pela primeira vez em New Super Mario Bros U e a única diferença do normal é que é resistente ao fogo. E por fim, o . Este peixe esquelético é resistente fish, bater em uma parede

(10)

10

Lava Bubble

Como se pode ver, este inimigo é uma bola de lava com olhos pretos.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 1 em alguns castelos.

Este inimigo é uma bola de lava que pula da lava e nos causa dano.

Em Super Mario Bros 3 tinha uma cobra feita de fogo que poderia ficar gigante e depois voltava ao normal. Este inimigo o persegue e depois de sua aparição em Super Mario Bros 3 apareceu em pouquíssimos jogos da franquia. O lava Bubble pode estar com asas.

Sua forma com asas flutua e quica em paredes. Em minha opinião é um inimigo médio.

(11)

Hammer Bro

Como se pode ver, ele é muito semelhante a um Koopa troopa, as únicas diferenças é que possui um capacete verde e segura um martelo.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros e depois disso em quase todos os jogos.

Ganhou fama por ser um dos inimigos mai odiados da franquia Mario. Ele taca martelos no Mario e nunca para de fazer isto.

Suas variações são: Fire,Boomerang, ice, sumô e sledeg. O fire brother em vez de tacar martelos, taca bolas de fogo que quicam no chão. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. O Boomerang

brother taca bumerangues que vem e volta e são um pouco teleguiados. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. O ice brother apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii e atira bolas de gelo que congelam o Mario e causam dano ao mesmo tempo. O sumô é um hammer brother bem diferente que apareceu pela primeira vez em Super Mario World. Se ficar em cima de uma plataforma sem contar o chão, ele pisa na plataforma e solta raios que eletrocuta o Mario. E por fim o s

hammer brother maior que apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. A única diferença do normal é que ele pula no chão e isso faz que o Mario fique paralisado por um tempo. Em Super Mario World aparece um irmão martelo difere

incrível irmão martelo voador (também pode chamar de AFH brother). Ele fica em uma plataforma alada que se mexe. O hammer brother normal taca martelo em uma só direção enquanto o AFH brother taca para os dois lados. Em minha opinião, é um inimigo

11 pode ver, ele é muito semelhante a um Koopa troopa, as únicas diferenças é que possui um capacete verde e segura um

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros e depois disso em quase todos os jogos.

Ganhou fama por ser um dos inimigos mais odiados da franquia Mario. Ele taca martelos

Suas variações são: Fire,Boomerang, ice, sumô e sledeg. O fire brother em vez de tacar martelos, taca bolas de fogo que quicam no chão. Apareceu pela primeira vez er Mario Bros 3. O Boomerang

brother taca bumerangues que vem e volta e são um pouco teleguiados. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. O ice brother apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii e atira rio e causam dano ao mesmo tempo. O sumô é um hammer brother bem diferente que apareceu pela primeira vez em Super Mario World. Se ficar em cima de uma plataforma sem contar o chão, ele pisa na plataforma e solta raios que eletrocuta o Mario. E por fim o sledeg brother, que é um hammer brother maior que apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. A única diferença do normal é que ele pula no chão e isso faz que o Mario fique paralisado por um tempo. Em Super Mario World aparece um irmão martelo difere

incrível irmão martelo voador (também pode chamar de AFH brother). Ele fica em uma plataforma alada que se mexe. O hammer brother normal taca martelo em uma só direção enquanto o AFH brother taca para os dois lados. Em minha opinião, é um inimigo irritante.

brother taca bumerangues que vem e volta e são um pouco teleguiados. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. O ice brother apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii e atira rio e causam dano ao mesmo tempo. O sumô é um hammer brother bem diferente que apareceu pela primeira vez em Super Mario World. Se ficar em cima de uma plataforma sem contar o chão, ele pisa na plataforma e solta raios ledeg brother, que é um hammer brother maior que apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3. A única diferença do normal é que ele pula no chão e isso faz que o Mario fique paralisado por um tempo. Em Super Mario World aparece um irmão martelo diferente que se chama incrível irmão martelo voador (também pode chamar de AFH brother). Ele fica em uma plataforma alada que se mexe. O hammer brother normal taca martelo em uma só direção enquanto o AFH brother taca para os dois lados. Em minha opinião, é um

(12)

Lakitu

Como se pode ver, lakitu é um koppa troopa com óculos, com três fiapos de cabelo e montado em uma nuvem com olhos e boca. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros e depois em muitos jogos.

Este inimigo voa pelo céu na direção de Mario e joga inimigos chamados spinies. Spinies são inimigos que possuem espinhos nas costas e se Mario pisar em cima deles, Mario leva um dano. Se você pisar em lakitu ele morrerá e deixará uma nuvem para trás. Você pode montar na nuvem e sair voando para onde quiser.

Em Super Mario Bros 3 esta nuvem serve como um item para pular uma fase. Em Super Mario World se você pisar em lakitu ele não deixa sua nuvem. Em Super Mario Bros

U, existe uma fase que lakitu joga plantas piranhas em vez de sp

Galaxy 2, existe um boss chamado rei lakitu. Em Super Mario Maker 1 e 2, você pode colocar quase todos os itens e inimigos dentro dele. Desde Super Mario 64 lakitu pode aparecer fazendo papel de câmera no jogo, porém, isso se repetiu

Super Mario Kart, se você cair de um precipício, lakitu o salva com uma vara de

pesca. Em Super Mario Odyssey, lakitu fica pescando em vez de atacar, além disso, você pode controlá-lo jogando o Cap em sua cabeça. Quando estiver pescando

Odyssey, se pegar um peixe grande, ganhará uma lua.

Suas variações são: fishing boo, fishin lakitu e lakitu in a pipe. O fishing boo é um lakitu branco montado em uma nuvem sem rosto que mora em casas fantasmas. Carrega uma vara

fogo na ponta e o persegue. Apareceu pela primeira e única vez em Super Mario World. O fishin lakitu é um lakitu que apareceu pela primeira vez em Super Mario World que carrega uma vara de pesca com um item. Se você o pegar, lakitu começa

que é um lakitu que fica dentro de um cano jogando spinies que apareceu pela primeira e única vez em Super Mario world. Na minha opinião, é um inimigo

12 pode ver, lakitu é um koppa troopa com óculos, com três fiapos de cabelo e montado em uma nuvem com olhos e boca. Apareceu pela primeira vez em Super Mario

direção de Mario e joga inimigos chamados spinies. Spinies são inimigos que possuem espinhos nas costas e se Mario pisar em cima deles, Mario leva um dano. Se você pisar em lakitu ele morrerá e deixará uma nuvem para trás. Você pode montar

voando para onde quiser.

Em Super Mario Bros 3 esta nuvem serve como um item para pular uma fase. Em Super Mario World se você pisar em lakitu ele não deixa sua nuvem. Em Super Mario Bros

U, existe uma fase que lakitu joga plantas piranhas em vez de spinies. Em Super Mario Galaxy 2, existe um boss chamado rei lakitu. Em Super Mario Maker 1 e 2, você pode colocar quase todos os itens e inimigos dentro dele. Desde Super Mario 64 lakitu pode aparecer fazendo papel de câmera no jogo, porém, isso se repetiu em poucos jogos. Em Super Mario Kart, se você cair de um precipício, lakitu o salva com uma vara de

pesca. Em Super Mario Odyssey, lakitu fica pescando em vez de atacar, além disso, você pode lo jogando o Cap em sua cabeça. Quando estiver pescando com lakitu em Super Mario Odyssey, se pegar um peixe grande, ganhará uma lua.

Suas variações são: fishing boo, fishin lakitu e lakitu in a pipe. O fishing boo é um lakitu branco montado em uma nuvem sem rosto que mora em casas fantasmas. Carrega uma vara

fogo na ponta e o persegue. Apareceu pela primeira e única vez em Super Mario World. O fishin lakitu é um lakitu que apareceu pela primeira vez em Super Mario World que carrega uma vara de pesca com um item. Se você o pegar, lakitu começara a solta spinies como de costume. E por fim, lakitu in a pipe que é um lakitu que fica dentro de um cano jogando spinies que apareceu pela primeira e única vez em Super Mario world. Na minha opinião, é um inimigo irritante.

inies. Em Super Mario Galaxy 2, existe um boss chamado rei lakitu. Em Super Mario Maker 1 e 2, você pode colocar quase todos os itens e inimigos dentro dele. Desde Super Mario 64 lakitu pode em poucos jogos. Em Super Mario Kart, se você cair de um precipício, lakitu o salva com uma vara de

pesca. Em Super Mario Odyssey, lakitu fica pescando em vez de atacar, além disso, você pode com lakitu em Super Mario

Suas variações são: fishing boo, fishin lakitu e lakitu in a pipe. O fishing boo é um lakitu branco montado em uma nuvem sem rosto que mora em casas fantasmas. Carrega uma vara de pesca pegando fogo na ponta e o persegue. Apareceu pela primeira e única vez em Super Mario World. O fishin lakitu é um lakitu que apareceu pela primeira vez em Super Mario World que carrega uma vara de pesca com ra a solta spinies como de costume. E por fim, lakitu in a pipe que é um lakitu que fica dentro de um cano jogando spinies que apareceu pela primeira e única vez em

(13)

Blooper

Como se pode ver, este inimigo é uma lula com seis tentáculos e com uma mancha preta em volta dos olhos. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros e ganhou fama por ser um inimigo bem odiado na franquia.

Aparece em fases aquáticas e em Super Mario Maker 1 e 2.Se você colocá-lo em fases sem ser aquáticas ele se comporta da mesma maneira em fases que tem água.

Ele o persegue em fases aquáticas dando pulos de baixo d’água e se Mario encostar nele irá levar um dano.

Sua única variação é Babá blooper. Ela apareceu pela prime

Super Mario bros 3. Ela carrega quatro filhotes de blooper que atacam Mario.

Em Mario Kart, blooper assume papel de item. Se um jogador o tirar em uma caixa de item todas as telas de todos os jogadores menos o que tirou o blooper ficará mancha

atrapalhando os outros jogadores. Em minha opinião, é um inimigo

13

te inimigo é uma lula com seis tentáculos e com uma mancha preta em volta dos olhos. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros e ganhou fama por ser um inimigo bem odiado na franquia.

Aparece em fases aquáticas e em Super Mario Maker 1 e 2.Se você lo em fases sem ser aquáticas ele se comporta da mesma maneira

Ele o persegue em fases aquáticas dando pulos de baixo d’água e se Mario encostar nele irá levar um dano.

Sua única variação é Babá blooper. Ela apareceu pela primeira vez em Super Mario bros 3. Ela carrega quatro filhotes de blooper que atacam Mario.

Em Mario Kart, blooper assume papel de item. Se um jogador o tirar em uma caixa de item todas as telas de todos os jogadores menos o que tirou o blooper ficará mancha

atrapalhando os outros jogadores. Em minha opinião, é um inimigo irritante

Em Mario Kart, blooper assume papel de item. Se um jogador o tirar em uma caixa de item todas as telas de todos os jogadores menos o que tirou o blooper ficará manchada de tinta, assim

irritante.

(14)

Shy Guy

Como se pode ver, é um inimigo com uma máscara com aberturas para olhos e boca. Possui uma roupa vermelha e sapatos azuis.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 2 como inimigo principal do jogo.

(Como apareceu em Super Mario Bros 2 as informações de Mario só servem neste jogo.) Se Mario o pegar, pode jogá cima de outros inimigos, matando-os. Se jogar shy guy em um precipício ele morrerá. Se jogar um objeto nele, irá morrer. Os vermelhos perseguem Mario, enquanto os azuis não perseguem.

Em Super Mario Advance (remake* de Super Mario Bros 2)

apareceram os Big Shy Guys, que são iguais só que maiores. Se Mario pegar big shy guy e jogá chão, irá surgir um coração. Demora um tempo para Mario pegá

O nome shy guy, em português significa cara tímido. Em minha opinião é um inimigo

Recriação com poucas mudanças

14

pode ver, é um inimigo com uma máscara com aberturas para olhos e boca. Possui uma roupa vermelha e sapatos azuis.

z em Super Mario Bros 2 como

(Como apareceu em Super Mario Bros 2 as informações de Mario só servem neste jogo.) Se Mario o pegar, pode jogá-lo em os. Se jogar shy guy em um rá. Se jogar um objeto nele, irá morrer. Os vermelhos perseguem Mario, enquanto os azuis não perseguem.

Em Super Mario Advance (remake* de Super Mario Bros 2)

apareceram os Big Shy Guys, que são iguais só que maiores. Se Mario pegar big shy guy e jogá chão, irá surgir um coração. Demora um tempo para Mario pegá-lo, pois é um muito pesado.

O nome shy guy, em português significa cara tímido. Em minha opinião é um inimigo

Recriação com poucas mudanças

apareceram os Big Shy Guys, que são iguais só que maiores. Se Mario pegar big shy guy e jogá-lo no lo, pois é um muito pesado.

O nome shy guy, em português significa cara tímido. Em minha opinião é um inimigo fraco.

(15)

Bob omb

Como se pode ver, este inimigo é uma bomba preta com botas laranjas e uma chave. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 2.

Se Mario pisar em cima dele, ficará vermelho e depois de um tempo irá explodir. Também pode causar dano ao Mario no meio da explosão ou se Mario o tocar nas laterais.

Em Super Mario Bros 2, como você não matava o inimigo quando pisasse em sua cabeça, bob omb explodia depois

de um tempo sem Mario pisar em sua cabeça. Ainda neste jogo, bob omb perseguia Mario. Em Super Mario Maker 1 e 2, você podia colocar bo

World aparecem bob ombs vindo do céu de paraquedas. Na minha opinião é um inimigo

15 uma bomba preta com botas laranjas e uma chave. Apareceu pela primeira vez

Se Mario pisar em cima dele, ficará vermelho e depois de um tempo irá explodir. Também pode causar dano ao Mario no meio da explosão ou se Mario o tocar nas

Em Super Mario Bros 2, como você não matava o inimigo quando pisasse em sua cabeça, bob omb explodia depois

de um tempo sem Mario pisar em sua cabeça. Ainda neste jogo, bob omb perseguia Mario. Em Super Mario Maker 1 e 2, você podia colocar bob omb na fase logo em sua fase vermelha. Em Super Mario World aparecem bob ombs vindo do céu de paraquedas. Na minha opinião é um inimigo

de um tempo sem Mario pisar em sua cabeça. Ainda neste jogo, bob omb perseguia Mario. Em Super b omb na fase logo em sua fase vermelha. Em Super Mario World aparecem bob ombs vindo do céu de paraquedas. Na minha opinião é um inimigo difícil.

(16)

Ninji

Como se pode ver, este inimigo é preto e possui uma parte branca em volta dos olhos. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 2 e depois em poucos jogos.

Este inimigo não faz nenhum movimento alem de pular e pode causar dano ao Mario.

Em Super Mario Bros 2, ninjis não eram pretos e sim roxos. Em Super Mario World, ninjis só apareciam no castelo d

castelo ser totalmente escuro, era difícil vê

fosse ativado. Em Super Mario Maker 2, eles aparecem no modo ninji speedrun.

Em minha opinião, ele é um inimigo fraco.

16

pode ver, este inimigo é preto e possui uma parte branca em rimeira vez em Super Mario Bros 2 e

Este inimigo não faz nenhum movimento alem de pular e pode causar

Em Super Mario Bros 2, ninjis não eram pretos e sim roxos. Em Super Mario World, ninjis só apareciam no castelo do Bowser, e por este castelo ser totalmente escuro, era difícil vê-los a menos que o holofote fosse ativado. Em Super Mario Maker 2, eles aparecem no modo ninji

fraco.

(17)

Pokey

Como se pode ver, este inimigo tem

espinhos. Apareceu pela primeira vez em Super Mario bros 2. Neste mesmo jogo ele não era laranja, e sim verde.

Estes espinhos causam dano ao Mario. Se quiser matá

esfera de seu corpo, uma de cada vez ou atacar logo sua cabeça.

Em Super Mario World, se Mario estiver montado em um yoshi, pokey terá cinco esferas, se não estiver montado no yoshi, terá três esferas, permitido que Mario pule por cima dele. Sua única variação é o snow pokey que

vez em Super Mario 3D world. Ele é um pokey congelado que vive na neve. Se você o matar, ele deixará para trás uma bola de neve. O Mummipokey é um pokey morto vivo que é um boss de New Super Mario Bros. Em minha opinião ele é um inimigo médio.

17

um corpo composto de bolas laranjas com espinhos. Apareceu pela primeira vez em Super Mario bros 2. Neste mesmo jogo

Estes espinhos causam dano ao Mario. Se quiser matá-lo, terá que derrotar cada de cada vez ou atacar logo sua cabeça.

Em Super Mario World, se Mario estiver montado em um yoshi, pokey terá cinco esferas, se não estiver montado no yoshi, terá três esferas, permitido que Mario pule por cima dele. Sua única variação é o snow pokey que apareceu pela primeira vez em Super Mario 3D world. Ele é um pokey congelado que vive na neve. Se você o matar, ele deixará para trás uma bola de neve. O Mummipokey é um pokey morto vivo que é um boss de New Super Mario Bros. Em minha opinião ele é um um corpo composto de bolas laranjas com espinhos. Apareceu pela primeira vez em Super Mario bros 2. Neste mesmo jogo

lo, terá que derrotar cada

Em Super Mario World, se Mario estiver montado em um yoshi, pokey terá cinco esferas, se não estiver montado no yoshi, terá três esferas, permitido que Mario apareceu pela primeira vez em Super Mario 3D world. Ele é um pokey congelado que vive na neve. Se você o matar, ele deixará para trás uma bola de neve. O Mummipokey é um pokey morto vivo que é um boss de New Super Mario Bros. Em minha opinião ele é um

(18)

Thwomp

Como se pode ver, este inimigo é uma pedra com cara raivosa e com espinhos nas laterais. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Quando Mario chega perto deste inimigo ele cai e, se encostar no Mario, ele leva um dano.

Suas variações são: o thwimp e o walleye. Thwimp é um thwomp, só que menor. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World. Sua única diferença do normal é que ele não flutua e fica pulando em um padrão.

Os walleye são thwomps que andam e vão de um lado pa

tentando impedir que Mario passe. Se Mario encostar nele, irá levar um dano. Sua única aparição foi em Super Mario 3D World.

Neste mesmo jogo, se thwomps caírem em cima de Mario, ele irá morrer direto, mesmo que tenha um item. Em Super Mario 64 e Super Mario 3D World, você poderia subir em cima da cabeça dos Thwomps sem levar dano. Em alguns jogos, thwomps podem te atacar de lado também. Em minha opinião, o thwomp é um inimigo difícil.

18

pode ver, este inimigo é uma pedra com cara raivosa e com espinhos nas laterais. Apareceu pela primeira vez em Super Mario

Quando Mario chega perto deste inimigo ele cai e, se encostar no

uas variações são: o thwimp e o walleye. Thwimp é um thwomp, só que menor. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World. Sua única diferença do normal é que ele não flutua e fica pulando em um padrão.

Os walleye são thwomps que andam e vão de um lado para o outro, tentando impedir que Mario passe. Se Mario encostar nele, irá levar um dano. Sua única aparição foi em Super Mario 3D World.

Neste mesmo jogo, se thwomps caírem em cima de Mario, ele irá morrer direto, mesmo que tenha um 4 e Super Mario 3D World, você poderia subir em cima da cabeça dos Thwomps sem levar dano. Em alguns jogos, thwomps podem te atacar de lado também. Em minha Neste mesmo jogo, se thwomps caírem em cima de Mario, ele irá morrer direto, mesmo que tenha um 4 e Super Mario 3D World, você poderia subir em cima da cabeça dos Thwomps sem levar dano. Em alguns jogos, thwomps podem te atacar de lado também. Em minha

(19)

Boo

Como se pode ver, este inimigo tem uma boca bem grande mostrando a língua para fora e é branco.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Se você olhar para ele, não se movimentará; se não olhar, ele irá te perseguir. É um inimigo que flutua e pouquíssimas coisas o matam. Se Mario encostar nele, vai levar um dano.

Suas variações cão: stretches, buddies, gigante e peepas. Stretches são boos que ficam colados em um bloco, desaparecendo e aparecendo. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e neste mesmo jogo tinha uma plataforma específica qu

que gira com uma única abertura para Mario passar. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World. O gigante, mais conhecido como big boo, é um boo maior que apareceu pela primeira vez em Super Mario World. Curiosidade: em Super Mario World, todo mundo achava que big boo era invencível, porém, se você escorregasse em uma rampa que tinha um big boo, ele morria. Peepas são boos que percorrem um caminho predeterminado e apareceu pela primeira vez em Super M

Em Super Mario World existem vários outros tipos de boos. São tantos que nem vou falar o que eles fazem. Eles são: Boo buddy block, boo buddy snake, Boo buddy swarm, eeries e disappearing boo buddies. Ainda em Super Mario World, um dos boss d

mansion, todos os inimigos eram boos, incluindo o chefe final, o King Boo. Em minha opinião é um inimigo

19 pode ver, este inimigo tem uma boca bem de mostrando a língua para fora e é branco.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Se você olhar para ele, não se movimentará; se não olhar, ele irá te perseguir. É um inimigo que flutua e pouquíssimas coisas o matam. Se Mario encostar

Suas variações cão: stretches, buddies, gigante e peepas. Stretches são boos que ficam colados em um bloco, desaparecendo e aparecendo. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e neste

mesmo jogo tinha uma plataforma específica que eles ficavam. Buddies são boos que formam uma roda que gira com uma única abertura para Mario passar. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World. O gigante, mais conhecido como big boo, é um boo maior que apareceu pela primeira vez em rld. Curiosidade: em Super Mario World, todo mundo achava que big boo era invencível, porém, se você escorregasse em uma rampa que tinha um big boo, ele morria. Peepas são boos que percorrem um caminho predeterminado e apareceu pela primeira vez em Super M

Em Super Mario World existem vários outros tipos de boos. São tantos que nem vou falar o que eles fazem. Eles são: Boo buddy block, boo buddy snake, Boo buddy swarm, eeries e disappearing boo buddies. Ainda em Super Mario World, um dos boss do jogo era um big boo. Em toda a franquia Luigi mansion, todos os inimigos eram boos, incluindo o chefe final, o King Boo. Em minha opinião é um inimigo difícil.

e eles ficavam. Buddies são boos que formam uma roda que gira com uma única abertura para Mario passar. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World. O gigante, mais conhecido como big boo, é um boo maior que apareceu pela primeira vez em rld. Curiosidade: em Super Mario World, todo mundo achava que big boo era invencível, porém, se você escorregasse em uma rampa que tinha um big boo, ele morria. Peepas são boos que percorrem um caminho predeterminado e apareceu pela primeira vez em Super Mario Land.

Em Super Mario World existem vários outros tipos de boos. São tantos que nem vou falar o que eles fazem. Eles são: Boo buddy block, boo buddy snake, Boo buddy swarm, eeries e disappearing boo o jogo era um big boo. Em toda a franquia Luigi mansion, todos os inimigos eram boos, incluindo o chefe final, o King Boo. Em

(20)

20

Angry Sun

Como se pode ver, este inimigo é um sol raivoso. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e depois em poucos jogos.

Este inimigo fica no canto do cenário parado e quando Mario chega a um determinado lugar ele começa a atacar. Ele primeiro gira um pouco no canto da tela e depois ataca Mario. Poucas coisas o pode matar.

Em Super Mario Maker 2 é o único jogo que apresenta o Angry Sun além de Super Mario Bros 3. Ainda neste jogo, Angry Sun começa a atacar logo quando começa a fase.

Sua única variação é a lua que só apareceu em Super Mario Maker

2. Ela só pode aparecer em fases à noite e em vez de te dar dano, se Mario encostar nela todos os inimigos da tela irão desaparecer. Em minha opinião é um inimigo irritante.

(21)

Chain Chomp

Como se pode ver, este inimigo é um cachorro de ferro com grandes dentes preso em uma corrente. Apare

vez em Super Mario Bros 3.

Ele geralmente está preso em um pedaço de madeira e de repente te ataca. Em jogos mais modernos é possível tirá pedaço de madeira. Quando é solto, vai pulando para a direção que estava virado e pode quebrar certos objetos.

Suas variações são: fire chomps, silver chomps e big chain chomps. Fire chomps são chain chomps que flutuam e possuem quatro bolas de fogo em sua cauda em vez da corrente. Ele te persegue e de vez em quando ele solta uma de suas bolas d

fogo. Quando ele tacar todas as bolas de fogo ele explodirá causando dano ao Mario. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Silver chomps são chain chomps prateados que rolam em direção ao Mario.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Gal

chain chomps maiores que apareceram pela primeira vez em Super Mario Maker.

Em Super Mario Odyssey o tamanho de chain chomp é muito variado e Madame Broode tem um chain chomp dourado que ataca Mario. Em minha opinião é um inimigo

21

pode ver, este inimigo é um cachorro de ferro com grandes dentes preso em uma corrente. Apareceu pela primeira

Ele geralmente está preso em um pedaço de madeira e de repente te ataca. Em jogos mais modernos é possível tirá-lo do pedaço de madeira. Quando é solto, vai pulando para a direção

ar certos objetos.

Suas variações são: fire chomps, silver chomps e big chain chomps. Fire chomps são chain chomps que flutuam e possuem quatro bolas de fogo em sua cauda em vez da corrente. Ele te persegue e de vez em quando ele solta uma de suas bolas de

fogo. Quando ele tacar todas as bolas de fogo ele explodirá causando dano ao Mario. Apareceu pela

Silver chomps são chain chomps prateados que rolam em direção ao Mario.

Apareceu pela primeira vez em Super Mario Galaxy. Big chain chomps são chain chomps maiores que apareceram pela primeira vez em Super Mario

Em Super Mario Odyssey o tamanho de chain chomp é muito variado e Madame Broode tem um chain chomp dourado que ataca Mario. Em minha opinião é um inimigo difícil.

fogo. Quando ele tacar todas as bolas de fogo ele explodirá causando dano ao Mario. Apareceu pela

Silver chomps são chain chomps prateados que rolam em direção ao Mario.

axy. Big chain chomps são chain chomps maiores que apareceram pela primeira vez em Super Mario

Em Super Mario Odyssey o tamanho de chain chomp é muito variado e Madame Broode tem um chain chomp dourado que ataca Mario. Em minha

(22)

22

Jelectro

Como se pode ver, este inimigo é uma água viva roxa (na sua versão original é preta). Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3 e depois somente em Super Mario Maker 1 e 2.

Este inimigo fica parado e nada o mata, nem mesmo o Mario invencível.

Se Mario encostar-se nele irá levar dano.

Sua única variação é o Jellybeam. Ele faz esatamente a mesma coisa

que jelectro e ilumina áreas escuras em fases de água. Ele também é um pouco maior que o normal e apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii.

Em Super Mario Bros 3 ele aparecia em grandes quantidades em duas fases, por causa disso era muito fácil você tomar um dano. Em Super Mario Maker 1 e 2, se você colocasse um spike trap em um nível de água e no estilo de Super Mario Bros 3, spike traps eram trocados por jelectro. Em minha opnião é um inimigo fraco.

(23)

23

Lava lótus

Como se pode ver, este inimigo é uma flor branca e vermelha com folhas verdes. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

O inimigo que aparece nesta imagem não é uma lava lotus, e sim, uma vulcano lotus que é uma variação. A lava lotus original é transparente e vive na água. Sua variação, vulcano lotus vive na terra firme e apareceu

pela primeira vez em Super Mario World. Tanto lava lotus, quanto vulcano lotus ficam parados e soltam quatro bolas de fogo. Se Mario Encostar-se tanto em sua bola de fogo quanto no inimigo em si, vai levar um dano. Em minha opinião é um inimigo difícil.

(24)

24

Muncher

Como se pode ver, este inimigo é uma planta preta com um caule e folhas laranjas. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Este inimigo é invencível e não se move. Se Mario se encostar nele irá levar um dano. Nem mesmo estrelas podem o matar, porém, permite juntamente com yoshy e a bota do goomba andar sobre munchers. Em muitas kaizo* hacks*, munchers são usados como obstáculos que Mario não pode encostar. Em minha opinião é um inimigo médio.

Kaizo: algo difícil

Hacks: jogos criados por pessoas que não são de uma empresa de jogos.

(25)

Spike

Como se pode ver, este inimigo é verde, possui um cabelo azul e uma boca grande. Logo em suas costas há um casco semelhante ao dos buzzy Beatles. Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Este inimigo fica parado jogando bolas espinhosas que quicam no chão. É possível matá-lo pisando em sua cabeça. Em Super Mario Bros 3 suas bolas flutuavam em linha reta e eles andavam em direção a Mario.

Suas variações são: snow e stone. O snow Spike é igual ao normal, a única coisa que muda é sua aparência. Vive em fases de neve e apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros. O Stone Spike apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii. Ele, em vez de jogar a bola espinhosa para os lados, joga para baixo.

Em Super Mario 3D world, spikes jogam barras espinh inimigo médio.

25 pode ver, este inimigo é verde, possui um cabelo azul e uma boca grande. Logo em suas costas há um casco semelhante ao dos buzzy Beatles. Apareceu pela primeira

Este inimigo fica parado jogando bolas espinhosas que lo pisando em sua cabeça. Em Super Mario Bros 3 suas bolas flutuavam em linha reta e eles andavam em direção a Mario.

Suas variações são: snow e stone. O snow Spike é igual ao normal, a única coisa que muda é sua aparência. Vive em s de neve e apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros. O Stone Spike apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii. Ele, em vez de jogar a bola espinhosa para os lados, joga para baixo.

Em Super Mario 3D world, spikes jogam barras espinhosas em vez de bolas. Em minha opinião é um Em minha opinião é um

(26)

Estátua do Bowser

Como se pode ver este inimigo é uma es

de pedra (ignore o chapéu). Apareceu pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Em cada jogo ela faz uma coisa difere

Bros 3 ele atirava raios tão rápidos que quase não dava ver. Em Super Mario World ela atirava fogo não tão rápido assim. Em Mario Galaxy atiravam raios que eram permanentes.

Em Super Mario Odyssey elas nem atacam, porém Mario pode possuí-las.

Ele tem uma única variação: as gold bowser statues. Estas estátuas World. Elas não atiram bolas de fogo, porém pulam em direção a Mario.

médio.

26

pode ver este inimigo é uma estátua de Bowser feita ignore o chapéu). Apareceu pela primeira vez em

Em cada jogo ela faz uma coisa diferente. Em Super Mario ios tão rápidos que quase não dava para ver. Em Super Mario World ela atirava fogo não tão rápido Em Mario Galaxy atiravam raios que eram permanentes.

Em Super Mario Odyssey elas nem atacam, porém Mario pode

Ele tem uma única variação: as gold bowser statues. Estas estátuas só apareceram em Super Mario World. Elas não atiram bolas de fogo, porém pulam em direção a Mario. Em minha opinião é um inimigo apareceram em Super Mario Em minha opinião é um inimigo

(27)

Monty Mole

Como se pode ver, este inimigo é marrom, tem um único dente, um bigode e é cega. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World.

Esta toupeira de repente sai do chão e começa a te perseguir.

Sua única variação é o Mega Mole que é uma monty mole gigante que apareceu pela primeira e única vez em Super Mario World. Se pisar em cima dela você não irá levar um dano nem matar o inimigo. Apesar de Rocky wrenches não serem uma variação de monty mole, irei incluí

tacam chaves de fenda que causam dano. Aparecera

Em Super Mario Party, Monty Mole aparece como personagem jog irritante.

27 nimigo é marrom, tem um único ega. Apareceu pela primeira vez em

de repente sai do chão e começa a te

Sua única variação é o Mega Mole que é uma monty mole ra e única vez em Super Mario World. Se pisar em cima dela você não irá levar um dano nem matar o inimigo. Apesar de Rocky wrenches não

irei incluí-la. Rocky wrenches são topeiras que vivem em navios e a que causam dano. Apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Em Super Mario Party, Monty Mole aparece como personagem jogável. Em minha opinião é um inimigo la. Rocky wrenches são topeiras que vivem em navios e

pela primeira vez em Super Mario Bros 3.

Em minha opinião é um inimigo

(28)

28

Mechakoopa

Como se pode ver, este inimigo é uma máquina amarela e verde. Possui uma chave em suas costas e um cabelo mecânico amarelo. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World.

Este inimigo o persegue e se Mario pisar em cima dele, tal inimigo não morrerá, e sim ficará congelado. Enquanto estiver congelado Mario pode pegá-lo para jogar e matar outros inimigos.

Suas variações são: Blasta e Zappa. Os dois só estão presentes em Super Mario Maker 2. O blasta mechakoopa joga mísseis teleguiados e depois de um tempo eles explodem. O zappa mechakoopa atira um laser que vai em linha reta.

Em Super Mario World na batalha final, Bowser joga mechakoopas em Mario e temos que jogá-los de volta para causar dano ao Bowser. Em minha opinião é um inimigo médio.

(29)

29

Wiggler

Como se pode ver, este inimigo é uma lagarta amarela com botas roxas e uma flor na cabeça. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World.

Se pisar em sua cabeça ela fica com raiva e começa a te perseguir.

Suas variações são: wiggler tropical e a gigante. A tropical é uma wiggler colorida que aparece pela primeira e única vez em Super Mario Odyssey. Ela estica seu corpo em um padrão. A gigante é uma bem maior que a normal que apareceu pela primeira vez em Mario Kart Wii. Nada o mata, nem mesmo o Mario invencível. Ela é tão resistente que sobrevive ao veneno.

Em Super Mario Odyssey aparece um chefe que é uma wiggler e se chama mechawiggler. Em minha opinião é um inimigo médio.

(30)

30

Magikoopa

Como se pode ver, este inimigo é um koopa troopa com uma roupa azul, botas vermelhas e uma varinha que solta formas geométricas. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World.

Ele fica se teletransportando no meio da fase e pode ser morto se Mario pisar em sua cabeça. Além de se teletransportar também solta raios de formas geométricas que causam dano e transformam blocos em inimigos ou itens.

Em Super Mario Party ele aparece, juntamente com Toad e Toadette como um juiz do jogo. Em New Super Mario Bros Wii e U Magikoopa aparece como boss. Em minha opinião é um inimigo irritante.

(31)

31

Urchin

Como se pode ver, este inimigo é um ouriço do mar com espinhos amarelos e é roxo. Apareceu pela primeira vez em Super Mario World.

Este inimigo se movimenta em um padrão e se Mario se encostar nele, irá levar um dano.

Suas variações são: Gigante e pequeno. O gigante é exatamente a mesma coisa só que maior e apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros Wii. O pequeno é menor e não se movimenta. Apareceu pela primeira vez em New Super Mario Bros 2.

Em minha opinião é um inimigo fraco.

Referências

Documentos relacionados

Como em várias séries de casos brasileiras (1 4 12) as espé- cies do gênero Bothrops foram as serpentes peçonhentas responsáveis pela quase totalidade dos acidentes em

Sendo assim, essa tese contribui para a literatura de economia do crime, mais especificamente, para a avaliação de política ao analisar o impacto da política de segurança

In this thesis, we proposed and analyzed the iteration-complexity of an inexact version of the Spingar’s partial inverse method and, as a con- sequence, we obtained

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Analogamente, desde que o Islam está fundamentado no absolutismo de Deus, ele é forçado como consequencia – uma vez que ele se apresenta na forma como

List of abbreviations ∆Pao – Pressure variation at the airways opening ∆Vao – Pulmonary volume change ∆VCW – Chest wall volume change ½RT – Half relaxation time AB –

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo caracterizar a estrutura de um remanescente de floresta estacional semidecidual ribeirinha localizado na Fazenda Experimental