• Nenhum resultado encontrado

Disciplina: Análise Organizacional 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Disciplina: Análise Organizacional 1"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Disciplina: Análise Organizacional 1

Declínio Organizacional

O declínio organizacional é definido como uma condição na qual ocorre um declinio substancial e absoluto na base de recursos de uma organização durante certo período de tempo. O declínio organizacional muitas vezes está associado ao declínio ambiental no sentido de que o domínio de uma organização experimenta redução no tamanho (como encolhimento na demanda dos clientes) ou na forma (como, por exemplo, um desvio na demanda dos clientes).

Diversos fatores podem causar declínio organizacional. Conforme já visto, as organizações progridem ao longo de um ciclo de vida e precisam passar regularmente por períodos de revitalização. Às vezes, as organizações não realizam as mudanças necessárias quando ficam mais velhas e a capacidade de uma empresa de adaptar-se ao seu ambiente se deteriora. O declínio organizacional pode seguir-se a um longo período de sucesso porque a organização se torna apegada a práticas e estruturas que funcionaram no passado. Deste modo, os valores culturais que levaram ao sucesso muitas vezes tornam-se institucionalizados e as empresas passam maus bocados até romper com esses modos antiquados de pensar.

Outro fator é que as organizações se tornam vulneráveis às mudanças nas preferências do consumidor ou na saúde econômica da comunidade mais ampla. Vulnerabilidade reflete a inépcia da estratégia da organização para prosperar em seu ambiente. Isso geralmente acontece com organizações novas e pequenas que ainda não se consolidaram. As organizações maiores e maduras também se tornam vulneráveis porque são incapazes de definir a estratégia correta para ajustar-se ao ambiente.

As organizações também se tornam vulneráveis graças ao declínio ambiental ou maior competição. Declínio ambiental refere-se à redução da energia e recursos disponíveis para sustentar a organização. Quando o ambiente tem menor capacidade para apoiar as organizações, a organização tem de reduzir as operações ou passar para um outro domínio.

A maior competição global também está influenciando muitas empresas a reduzir as operações e cortar pessoal em seu empenho por se tornar organizações enxutas e ágeis. Conforme discutido anteriormente, grandes empresas têm ficado infladas de excessivo pessoal administrativo e de apoio e descobrem que precisam emagrecer para permanecer competitivas.

Um modelo dos estágios de declínio organizacional

Uma forma de estudar e entender o declinio organizacional e utilizando um modelo de estágios de declínio. O modelo de Weitzel e Jonsson sugere que o declínio, se não administrado corretamente, pode evoluir por cinco estágios que resultam na dissolução da organização.

1. Estágio da cegueira

O primeiro estágio do declínio são as mudanças internas e externas que ameaçam a sobrevivência de longo prazo e podem exigir que a organização se fortifique. A organização pode ter excesso de pessoal, procedimentos atravancados ou falta de harmonia com os clientes. Os líderes geralmente não captam os sinais de declínio neste ponto e a solução é desenvolver sistemas de sondagem e controle que indiquem quando algo está errado. Com informações oportunas, os líderes atentos podem levar a organização de volta ao desempenho máximo.

(2)

Disciplina: Análise Organizacional 2

2. Estágio da inação

O segundo estágio de declínio é chamado de inação, no qual há a recusa em aceitar o declínio apesar dos sinais de deterioração no desempenho. Os líderes podem tentar persuadir os funcionários de que tudo está bem. Uma contabilidade criativa pode fazer as coisas parecerem bem durante este período. A solução é os líderes aceitarem o declínio e tomarem medidas imediatas para harmonizar de novo a organização com o ambiente. As ações da liderança podem incluir novas abordagens para solucionar problemas, aumentar a participação nas decisões e incentivar a expressão de insatisfação para descobrir o que está errado.

3. Ação falha

No terceiro estágio, a organização está enfrentando problemas sérios e os indicadores de mau desempenho não podem ser ignorados. O fracasso em ajustar-se à espiral descendente neste momento pode resultar na dissolução da organização. Os líderes são forçados pelas graves circunstâncias a considerar mudanças importantes. As ações podem envolver corte de despesas, incluindo o downsizing. Os líderes devem reduzir a incerteza dos funcionários esclarecendo valores e fornecendo informações. Um erro maior neste estágio diminui a chance de uma reviravolta na organização.

4. O estágio de crise

No quarto estágio, a organização ainda não foi capaz de lidar efetivamente com o declínio e passa a enfrentar o pânico. A organização pode experimentar caos, tentativas de retornar ao básico, mudanças profundas e raiva. O melhor para uma organização é evitar uma crise de quarto estágio e a única solução é uma grande reorganização. A malha social da organização está se erodindo e ações drásticas são necessárias, como substituições na alta administração e mudanças revolucionárias na estrutura, estratégia e cultura. O downsizing pode ser rigoroso.

5. Dissolução

Este estágio do declínio é irreversível. A organização está sofrendo perda de mercado e reputação, seu melhor pessoal está saindo e o capital se esgotando. A única estratégia viável é fechar a organização de maneira ordenada e reduzir o trauma da demissão dos funcionários.

(3)

Disciplina: Análise Organizacional 3

Figura 1 – Os 5 estágios do declínio organizacional

Referências

Documentos relacionados

Por meio de um estudo de caso que classificou os gestos segundo suas funções e subfunções comunicativas, este artigo tem como objetivo contribuir com o preenchimento da

26- Para garantir a organização no ambiente de trabalho, é importante saber o local exato onde as coisas estão.

(Adaptado) Sobre a pesquisa e a tabela acima, é correto afirmar que.. a) a quantidade de alunos que não opinaram por nenhuma das três políticas é 12. Sabe-se, também, que o

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Pode também ocor- rer em outras doenças, como o Lúpus eritematoso sis- témico (LES), a Doença mista do tecido conjuntivo (DMTC), sendo menos frequente na Artrite reumatói- de,

competências adquiridas no exercício deste estágio me irão permitir adequar melhor a minha prática num centro RVCC, pois as competências que adquiri serão perfeitamente

2004, mesmo sendo o diâmetro nominal do hidrociclone o mais importante parâmetro para a eficiência de separação, outros parâmetros, tais como diâmetro da alimentação, diâmetro

Os resultados da banana do Brasil serão apresentados somente para as amostras da superfície, uma vez que a T g das amostras do meio pode ou não ser realmente uma transição,