• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO EDITAL Nº 08/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO EDITAL Nº 08/2014"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NÃO OBRIGATÓRIO

EDITAL Nº 08/2014

O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO – CAMPUS PETROLINA, no uso de suas atribuições, conferida pela Portaria nº 054, de 19 de fevereiro de 2009, publicada no DOU 09/01/2009 e consoante com o Decreto Nº 69.927, de janeiro de 1972, torna público que estão abertas as inscrições no período de 13 a 28 de fevereiro de 2014 para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO destinado à SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO, conforme estabelece o presente EDITAL.

1 DO ESTÁGIO

1.1 O estágio de que se trata o presente edital, tem por objetivo possibilitar que os estudantes selecionados, denominados estagiários, atuem em diversas atividades compatíveis com seu tipo de formação profissional, vivenciando na prática, os conhecimentos teóricos que lhe foram ministrados. O estágio não obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso em que o estudante possui matrícula e frequência regular.

1.2 O estágio será formalizado mediante Termo de Compromisso firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano com o estudante e a instituição de ensino que está vinculado, com duração de 6 (seis) meses, podendo ser renovado por igual período, até no máximo 2 (dois) anos.

1.3 Os estudantes selecionados através do presente EDITAL cumprirão o estágio no Campus Petrolina, com jornada diária de 6 (seis) horas de atividades, sendo distribuídos por setores específicos, conforme discriminado no Anexo I.

1.3.1 A jornada diária de atividades poderá ser reduzida, por opção do estudante, para 4 (quatro) horas, com redução do valor da bolsa em 30%, conforme & 1º, art. 14 da ON MPOG/SRH nº 07/2008.

1.3.2 A jornada semanal deve ser cumprida em período oposto ao horário escolar, de acordo com as atividades do setor para o qual for designado.

1.3.3 O horário de aproveitamento do estagiário será fixado de acordo com a conveniência do IF Sertão PE/ Campus Petrolina, dentro do período das 7h às 21h.

2 DAS VAGAS

2.1 O IF SERTÃO-PE – Campus Petrolina disponibiliza 16 (Dezesseis) vagas, mais cadastro de reserva, para ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO, destinadas a estudantes de Nível Superior (Licenciatura, Tecnológico ou Bacharelado) e Nível Técnico.

(2)

2.2.1 As vagas serão distribuídas, no âmbito do IF SERTÃO-PE - Campus Petrolina, conforme determina o Anexo I.

3 DAS INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES EXIGIDAS

3.1 As inscrições estarão abertas no período de 13 a 28 de fevereiro de 2014, no horário de 8:30 às 12:00 e 14:00 às 17:00, e devem ser realizadas na recepção do IF Sertão PE – Campus Petrolina, BR 407 – Km 08, Jardim São Paulo, IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina. As dúvidas referentes ao Processo Seletivo poderão ser esclarecidas pelo telefone (87) 2101-4300, Ramal 4323. 3.2 Somente poderão integrar o programa de estágio, os estudantes que, no momento da contratação, estiverem, comprovadamente, matriculados, e com frequência regular, em cursos de Nível Superior – Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico e de nível técnico, ministrados por qualquer instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, e, conforme requisitos contidos no anexo I deste edital.

3.3 Os estudantes candidatos à vaga de estágio não obrigatório não podem ter idade inferior a 16 (dezesseis) anos.

3.4 No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação (cópias e originais):

➢ Ficha de inscrição (Anexo IV, a ser preenchida no ato da inscrição) ➢ Currículo no formato vitae ou lattes

➢Cédula de identidade (cópia e original)

➢Cadastro de Pessoa Física – CPF (cópia e original) ➢Comprovante de matrícula atualizado (cópia e original) ➢Histórico Escolar atualizado (cópia e original)

➢Comprovante de residência (cópia e original)

3.5 A inscrição e participação no processo seletivo, sem o preenchimento dos requisitos expostos neste edital, não operam qualquer tipo de preclusão, de modo que, constatada a irregularidade da inscrição, o candidato será excluído do processo na fase em que se encontre.

3.6 O requerimento de inscrição implicará aceitação pelo candidato de todas as normas e condições constantes deste edital.

4 DO PROCESSO SELETIVO 4.1 O processo seletivo constará de:

4.1.1 Para os cursos de Serviço Social, Psicologia, Administração, Direito e Tecnologia em Alimentos :

a) Análise do currículo, formato vitae ou lattes (com os documentos comprobatórios anexos), com valor de 50 (cinquenta) pontos da nota final;

(3)

nota obtida pelo valor do Coeficiente de Rendimento Escolar – CRE. Para a nota obtida, serão atribuídos os valores constantes na tabela abaixo.

ITEM PONTOS

Coeficiente de Rendimento Escolar (igual a cinquenta, corresponderá a 05 pontos; maior que cinquenta e menor ou igual a oitenta, corresponderá a 15 pontos; maior que oitenta e menor ou igual a cem, corresponderá a 25 pontos)

10 a 25

TOTAL 25

c) Entrevista, com valor de 25 (vinte e cinco) pontos da nota final. Somente participará da entrevista o total de cinco vezes o número de por Setor, obedecendo rigorosamente ao critério de classificação (média inicial). Em caso de empate nessas colocações, todos empatados participarão da entrevista.

4.1.2 Para os candidatos a área de Comunicação serão considerados os critérios das seguintes etapas: Análise de Portfólio, com valor de 75 (setenta e cinco) pontos da nota final e que deverá ser apresentado no ato da inscrição, impresso ou em CD/DVD, e da entrevista, com valor de 25 (vinte e cinco) pontos.

4.1.3 Para a área de Informática:

a) Para a área de Informática, a prova objetiva, constará 40 (quarenta) questões objetivas, com cinco opções e uma única resposta correta. Todas as questões tratarão de assuntos específicos inerentes a área, conforme programa no ANEXO V.

b)As provas práticas explorarão habilidades específicas relacionadas com a área de informática e baseadas no programa constante do ANEXO V deste edital.

c)Em caso de não preenchimento das vagas de cada coordenação da área de informática, poderão ser remanejados os candidatos classificados. O candidato que não acertar, na prova objetiva, o mínimo de 28 (vinte e oito) pontos, será eliminado do processo seletivo.

d) A prova objetiva, com duração total de 03 (três) horas, será realizada na data de 24 de Março de 2014, a partir das 09h (nove) horas, no IF Sertão PE/ Campus Petrolina, BR 407, km 08 - Bairro Jardim São Paulo, CEP 56314-520, Petrolina-PE.

e) Somente realizarão provas práticas os candidatos aprovados na prova objetiva. As provas práticas explorarão habilidades específicas relacionadas com a área de informática e baseadas no programa constante do ANEXO VI deste edital. Nota máxima nesta prova é de 60 (sessenta) pontos. f) A prova prática, com duração total de 40 (quarenta) minutos, será realizada na data de 25 de março de 2014, a partir das 08h (oito) horas, no IF Sertão PE/ Campus Petrolina, BR 407, km 08 - Bairro Jardim São Paulo, CEP 56314-520, Petrolina-PE.

g) O candidato deve apresentar-se ao fiscal de sala munido de documento de Identidade com foto (RG, CNH, etc.), portando caneta esferográfica azul ou preta para marcação de sua prova e folha de gabarito.

(4)

h) É vedado o ingresso na sala de prova do candidato portando aparelhos eletrônicos de comunicação. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato. É vedada qualquer espécie de consulta durante a realização da prova objetiva.

i) O resultado final será divulgado por meio eletrônico no sites: www.ifsertao-pe.edu.br e

www.ifsertao-pe.edu.br/petrolina. Em nenhuma hipótese haverá substituição do caderno de respostas por erro de preenchimento do candidato.

j) Na correção da prova objetiva, realizada por meio de gabarito, serão consideradas erradas as questões rasuradas, em branco, com mais de uma opção assinalada ou preenchidas a lápis. Em nenhuma hipótese haverá substituição do caderno de respostas por erro de preenchimento do candidato.

l) os candidatos somente poderão se ausentar da sala após decorrido 01h30m (uma hora e trinta minutos), após inicio da prova.

m) os últimos 03 (três) candidatos somente poderão se ausentar da sala juntos.

4.2 As orientações inerentes a cada etapa de avaliação, bem como os critérios específicos, são os constantes no Anexo II.

4.3 Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na análise do histórico e entrevista e currículo, para as áreas de Serviço Social, Psicologia, Administração, Direito e Tecnologia em Alimentos. Para a área de comunicação os candidatos serão classificados pela soma dos pontos obtidos na análise de portfólio e na entrevista. Para área de informática, os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na prova objetiva, os classificados então realizarão a prova prática onde será feita a classificação final. A classificação final será de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na prova objetiva e prática.

4.4 Havendo empate no total de pontos será beneficiado com desempate, sucessivamente, o candidato que:

a) obtiver a maior nota na análise do histórico escolar; b) obtiver a maior pontuação na entrevista;

c) tiver maior idade;

4.4.1 Para área de informática o critério de desempate adotado será: a) maior pontuação na prova prática;

b) maior pontuação na prova objetiva; c) maior idade;

d) mais tempo de curso.

4.5 O cronograma das atividades inerentes ao processo seletivo é o constante no Anexo III.

4.6 Será considerado habilitado no processo seletivo o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

(5)

5.1 O processo seletivo regido por este edital terá validade de 06 (seis) meses, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério da Direção Geral do IF Sertão PE/ Campus Petrolina.

5.2 Poderão ser chamados outros estudantes classificados no processo no decorrer da vigência do estágio, dependendo da disponibilidade orçamentária do campus.

6 DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

6.1 A realização do estágio dar-se-á mediante Termo de Compromisso firmado entre a instituição concedente, o estagiário e a instituição de ensino, com duração de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado por igual período, até o máximo de 2 (dois) anos, não acarretando vínculo empregatício de qualquer natureza.

6.2 O estágio não obrigatório será desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

6.3 O acompanhamento das atividades realizadas e o controle da frequência serão de responsabilidade do profissional de nível de escolaridade superior a do estagiário, que caberá enviar, mensalmente, a Folha de Frequência ao Setor de Gestão de Pessoas, bem como o Plano de Trabalho do estágio.

6.4 Poderá ocorrer desligamento do estudante do estágio não obrigatório: a) automaticamente, ao término do estágio;

b) a pedido do estagiário;

c) se, decorrida a terça parte do tempo previsto para a duração do estágio, for comprovada insuficiência de desempenho das atividades para as quais foi designado;

d) pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou não, no período de um mês, ou por trinta dias, durante o período do estágio de 6 (seis) meses;

e) pela interrupção ou conclusão do curso na instituição de origem do estagiário; f) por conduta incompatível com a exigida pela Administração Pública;

g) a qualquer tempo, por interesse e conveniência da Administração Pública, de forma justificada. 7. DA BOLSA DO ESTÁGIO

7.1 O estudante de nível superior receberá, a título de bolsa de estágio, o valor equivalente a R$ 500,00 (quinhentos reais), e o o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para o estudante selecionado para a vaga de nível técnico, pela jornada semanal de 30 horas. O valor será depositado em conta bancária própria, ou por ordem de pagamento.

7.2 O estudante em estágio não obrigatório receberá auxílio transporte no valor de R$ 100 (cem reais).

8. DOS RECURSOS

8.1 O estudante que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar deste processo seletivo, deverá fazê-lo na recepção do Campus Petrolina, nos seguintes horários: das 09:00h às 12:00h e das 14:00 às 20:00h observando a data reservada, conforme o cronograma deste edital. O modelo

(6)

do formulário de recurso ficará disponível na recepção, como também se encontra no Anexo VI deste edital.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 A inexatidão das informações prestadas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas após a homologação dos resultados, implicará a eliminação sumária dos candidatos, sendo nula a inscrição e todos os atos dela decorrentes.

9.2 Será excluído do processo seletivo o candidato que se tornar culpado de incorreções ou descortesia com qualquer examinador, auxiliares ou autoridades presentes, durante a realização do processo.

9.3 Os casos serão dirimidos pela Direção Geral do Campus Petrolina e pela comissão organizadora do Processo Seletivo Simplificado instituída pela Portaria Nº 16 de 05 de Fevereiro de 2014.

Petrolina, 13 de fevereiro de 2014.

Artidônio Araújo Filho Diretor Geral do Campus Petrolina

(7)

ANEXO I

DISTRIBUIÇÃO DE ESTAGIÁRIOS POR VAGAS E SETORES DO IF SERTÃO PERNAMBUCANO – CAMPUS PETROLINA

CURSO TURNO REQUISITOS SETOR SUPERVISOR(

ORA)

VAGAS

ADMINISTRAÇÃO MANHÃ Graduando(a) em

Administração a partir do 5º Período DIREÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Reinaldo de Souza Dantas 1 + cadastro de reserva

ADMINISTRAÇÃO MANHÃ Graduando(a) em

Administração a partir do 5º Período CGAEA(Coordenação Geral de Apoio ao Educando) Reinaldo de Souza Dantas 1 (Manhã) +1 (Tarde) + cadastro de reserva

ADMINISTRAÇÃO MANHÃ Graduando(a) em

Administração a partir do 5º Período SGP(Setor de Gestão de Pessoas) Thiago Luiz de Melo Silva 1 + cadastro de reserva

COMUNICAÇÃO MANHÃ Graduando(a) em

Comunicação Social e áreas afins COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS Dionísia dos Santos 1 + cadastro de reserva DIREITO MANHÃ E TARDE Graduando(a) em Direito a partir do 5º Período DIREÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Paulo Tavares M. Andrade 1 (Manhã) +1 (Tarde) + cadastro de reserva

PSICOLOGIA MANHÃ Graduando(a) em

Psicologia a partir do 5º Período SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA Tássia Cavalcanti 1 + cadastro de reserva

SERVIÇO SOCIAL MANHÃE

TARDE Graduando(a) em Serviço Social a partir do 5º Período SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA Adriana Brandão 1(Manhã)+ 1(Tarde) + cadastro de reserva TECNOLOGIA EM ALIMENTOS MANHÃ E TARDE Graduando(a) em Tecnologia em Alimentos a partir do 5º Período MERENDA ESCOLAR Luciana Cavalcanti 1 (Manhã) +1 (Tarde) + cadastro de reserva TÉCNICO EM INFORMÁTICA MANHÃ E TARDE Graduando(a) em cursos na área de Informática/TI, e/ou cursando o último ano do curso técnico em informática COORDENAÇÃO DE REDES E SERVIÇOS Cleiton Rodrigues 1 (Manhã) +1 (Tarde) + cadastro de reserva TÉCNICO EM INFORMÁTICA MANHÃ E TARDE Graduando(a) em cursos na área de Informática/TI, e/ou cursando o último ano do curso técnico em informática COORDENAÇÃO DE GESTÃO EM TI Valtency Remígio 1 (Manhã) + 1 (Tarde) + cadastro de reserva TOTAL 16

(8)

ANEXO II Critérios de Avaliação

Etapa Pontuação

Máxima

Discriminação

1 – Currículo 50 Experiência na área da educação e outros cursos nas áreas afins.

Participação em congresso nacional - 10 pontos -

máximo de 2 congressos.

Curso de extensão/pesquisa - 10 pontos, máximo de 3 cursos.

Cursos, Seminários, Simpósios,Encontros na área área da educação e áreas afins de carga horária mínima 10horas - 5 pontos, máximo 4.

2 – Entrevista (Incluindo a área de

Comunicação)

25 A pontuação da entrevista será distribuída de acordo com os seguintes critérios:

 postura durante a entrevista;

 desenvoltura nas atividades propostas pelo entrevistador;

 comunicação interpessoal.

A entrevista é etapa de caráter classificatório.

3- Histórico escolar 25 O aproveitamento escolar será avaliado através das notas constantes no histórico escolar. A pontuação a ser obtida corresponderá ao coeficiente de rendimento escolar do(a) candidato(a). Coeficiente de Rendimento Escolar (Igual a cinquenta, corresponderá a 05 pontos; maior que cinquenta e menor ou igual a oitenta, corresponderá a 15 pontos; maior que oitenta e menor ou igual a cem, corresponderá a 25 pontos) A avaliação do histórico escolar é de caráter eliminatório, sendo desclassificado o candidato cujo coeficiente das médias for inferior a 5,0.

4 – Análise de portfólio (Somente para a área

de Comunicação)

75 Portfólio com no minimo três peças (folders , folhetos ou cartões..) , que deverá ser apresentado impresso ou em CD/DVD no ato da inscrição.

5- Prova objetiva (Somente para a área

de Informática)

40 Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de 40 (quarenta) questões objetivas, com cinco opções e uma única resposta correta, cada questão possuirá peso 1 (um) totalizando 40 (quarenta) pontos. Será classificado o candidato que obtiver média igual ou superior a 28 (vinte e oito) pontos.

(9)

(Somente para a área

de Informática) aprovados na prova objetiva. As provas práticas explorarão habilidades específicas relacionadas com a área de informática e baseadas no programa constante do ANEXO V deste edital. Nota máxima nesta prova é de 60 (sessenta) pontos.

➢ Para os cursos de Administração, Direito, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia em Alimentos, a nota do currículo será a nota inicial e terá a pontuação de 50 pontos, somando a 25 pontos da entrevista e 25 pontos do histórico escolar, formando a média final.

➢ Somente participará da entrevista o total de cinco vezes o número de vagas por Setor, obedecendo rigorosamente ao critério de classificação (média inicial). Em caso de empate nessas colocações, todos empatados participarão da entrevista.

➢ Farão prova prática (ÁREA: INFORMÁTICA), os candidatos classificados em ordem decrescente do total de pontos obtidos, com base na relação 03 (três) candidatos por vaga. Ocorrendo empate na última colocação correspondente do cargo serão convocados, para a segunda fase, todos os candidatos nesta condição.

(10)

ANEXO III CRONOGRAMA

ATIVIDADES DATAS

1- Publicação do Edital do Processo Seletivo Simplificado

13 de fevereiro de 2014 2 – Realização das inscrições 13 a 28 de fevereiro de 2014 3 – Homologação das inscrições 10 de março de 2014 4 – Análise do histórico escolar e currículo 11 e 13 de março de 2014 5 – Publicação do resultado parcial(etapa

histórico escolar e currículo)

18 de março de 2014 6 – Realização de entrevistas com os

classificados; 19 e 20 de março de 2014 6.1 – Prova de conhecimentos/objetiva(área de Informática) 24 de março de 2014 6.2 - Resultado da Prova de conhecimentos/objetiva(área de Informática) 24 de março de 2014 6.3 – Prova prática(área de Informática) 25 de março de 2014 6.4 – Resultado da Prova prática(área de

Informática)

25 de março de 2014 7 – Publicação do resultado preliminar e

Interposição de recursos

26 de março de 2014 8 – Homologação do resultado final 28 de março de 2014

(11)

ANEXO IV

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO FICHA DE INSCRIÇÃO

Nº_______________ DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Nome:__________________________________________________________Sexo: M ( ) F ( ) Data de Nascimento: ________________________ Estado Civil: __________________________ Endereço: _________________________________Bairro:_____________Cidade: _____________ Telefone:_______________________________________

R.G__________________________ Órgão Emissor:____________ CPF:__________________________

SITUAÇÃO ACADÊMICA:

Instituição de ensino ao qual está vinculado(a):__________________________________________ Curso:____________________________ Período: _________________Turno:________________ Horário disponível:_____________________

SETOR/ÁREA AO QUAL ESTÁ CONCORRENDO:________________________________ TURNO:______________________________

Petrolina, ______/______/2014. Ass. do(a) candidato(a)

___________________________________

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO: Nome:

(12)

ANEXO V

PROGRAMA PARA ÁREA INFORMÁTICA

Instalar e configurar computadores isolados ou em Redes, bem como periféricos e softwares; Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais. Identificar meios físicos, dispositivos e padrão de comunicação, conhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede: TCP/IP (endereçamento e roteamento de pacotes), Protocolo IP, Cabos, Hub, Switch, roteamento IP, proxy, DNS, NAT, DHCP, tecnologias de redes sem fio; Gerenciar sistemas e usuários com plataformas Windows e Linux. Domínio e serviços para web em geral. Pacotes de escritórios Microsoft Office e BrOffice.

(13)

ANEXO VI

MODELO DE RECURSO

Eu, ______________________________________________________, candidato(a) à vaga do setor ____________________________________________, desta Instituição, venho solicitar da Comissão designada pela Portaria Nº 16 de 05 de Fevereiro de 2014, recurso referente ao resultado do Processo de Seleção de Estágio Não Obrigatório Remunerado, atinente ao Edital 08/2014 mediante o exposto abaixo:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Para fundamentação, segue em anexo os seguintes documentos (se houver):

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Petrolina, ______ de _______________________ de 2014. ______________________________________________________________ Assinatura do Candidato(a)

Referências

Documentos relacionados

7.1 A classificação do processo seletivo obedecerá à ordem decrescente do total de pontos obtidos da análise do documentos do Currículo e dos pontos da entrevista. 7.2 Em caso

As pessoas são naturalmente avessas ao sofrimento e desejosas de felicidade e paz, então, por que não podemos alcançar isso por nós mesmos, seguindo inclinações de nossas

Para determinar o sentido de rotação do motor pode ser usado um flip-flop D, que tem como função atualizar a saída Q, com o valor de entrada D a cada borda de subida do sinal de

Escola Secundária c/3º Ciclo Ensino Básico de Viriato Carlos Emanuel Pina Almeida Rodrigues. Rui Ribeiro

Autor: Instituto Superior Bissaya-Barreto Edição: Fundação Bissaya-Barreto, 2003.

Dessa forma, os objetivos deste trabalho são caracterizar a prevalência das experiências adversas autorrelatadas em mulheres adultas portuguesas e avaliar se essas experiências

CURSO VAGAS SETOR PERÍODO MÍNIMO REQUISITOS / ATRIBUIÇÕES TURNO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 01 Diretoria de Gestão de Pessoas 2º Ano Suporte a atendimento, digitação

regular, em cursos de Nível Superior e Nível Médio Técnico ou Técnico Profissional ministrados por qualquer instituição reconhecida pelo Ministério de Educação