• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura do Recife Secretaria de Saúde Seleção Pública 2012 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior LÍNGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura do Recife Secretaria de Saúde Seleção Pública 2012 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior LÍNGUA PORTUGUESA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Prefeitura do Recife – Secretaria de Saúde Seleção Pública 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

Página 1/13

É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte.

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO 1

Recife, lugar bom de viver

(1) O alagoano Marcos de Souza, 33 anos, é apaixonado pelo Recife. Não troca o que ele chama de "Metrópole do Nordeste" por qualquer que seja a cidade brasileira. Na capital pernambucana, conta que conseguiu uma vaga no serviço público e tem os melhores amigos. "Aqui criei raízes. Aqui a vida tem qualidade, com paisagens belíssimas como a da Praça da República", ressalta. Marcos não está só em seu discurso. Essa é a constatação do Estudo sobre Civilidade no Recife, do Movimento Cidade Cidadão. Das 600 pessoas entrevistadas na capital em fevereiro, 83% disseram que gostam muito de viver no Recife. Quando perguntadas sobre que outra capital brasileira escolheriam para morar, 45% responderam: "nenhuma". (2) Segundo o levantamento, quem mais gosta de morar no Recife é o público masculino e com 45 anos ou mais. Outra curiosidade é que os moradores das regiões Centro e Noroeste, formadas por bairros como Boa Vista, Santo Amaro, Aflitos, Apipucos, Derby e Jaqueira, são os mais apaixonados pela Veneza Brasileira. Os residentes no Sul, onde mora Marcos de Souza, vêm logo em seguida. "Essas são áreas onde ficam os considerados bairros nobres", destacou Carlos Augusto Costa, um dos coordenadores da pesquisa.

(3) "O Recife é uma cidade que, pelas suas características geográficas, ganhou aspecto singular. Nascida de aterros e de ilhas, teria, obrigatoriamente, que possuir pontes, que se tornaram símbolos afetivos da cidade, preservando a memória urbana. Fez-se bela, lendária e heroica, palco de inúmeros movimentos de contestação política. Esse foi o ambiente de minha formação de historiadora e, talvez, ele revele, de forma sutil, o sentimento de amor que nutro pelo Recife e que as adversidades da metrópole, hoje turbulenta, não destroem", destaca Vera Lúcia Costa Acioli, do Departamento de História da UFPE.

(4) Para o arquiteto José Luiz da Mota Menezes, a cidade é uma das poucas onde gerações diferenciadas encontram seu lugar. "Não é como Olinda, que foi construída por outros. Recife foi erguida por gerações atuais e antigas e todas se sentem donas", define Mota Menezes. O arquiteto destaca o papel das águas que cortam a cidade. "Recife é emoldurada pelo rio, que sempre conduz à tranquilidade. Na orla do Rio de Janeiro, por exemplo, os edifícios são como muralhas que fecham a praia. No Recife, os prédios da orla são isolados uns dos outros, cada um com sua personalidade, não como uma muralha. Como se vê, a paisagem urbana agrada a todos, mas é preciso que seja cuidada pelas autoridades, com a limpeza e com a presença da polícia. É ruim andar em ruas sujas e perigosas", lembra.

(5) A pesquisa, no entanto, mostra que a cidade também é criticada por seus moradores. Um total de 43% dos entrevistados disse que a cidade está melhor para se morar, mas outros 38% afirmaram que viver na capital está pior que no passado. Os 17% restantes são taxativos: nada mudou. As mulheres e os mais jovens, entre 16 e 24 anos, formam a maioria que acha que a cidade está pior.

(6) Andréa Câmara, coordenadora do curso de Arquitetura da Unicap, lembra que até a década de 60 Recife foi uma das capitais com maiores referências urbanas, mas nos últimos 50 anos, os investimentos foram poucos e ruins. Ela cita como exemplo a Conde da Boa Vista, a Praça do Derby e a Avenida Boa Viagem. "A última boa intervenção urbana de qualidade foi a criação da Praça do Marco Zero, hoje maior ponto de lazer e encontro nos finais de semana", destaca. Na opinião da especialista, faltam políticas públicas para avaliar e propor diretrizes em todos os níveis de gestão para a melhoria desses espaços. "Não sei dizer ao certo por que as pessoas dizem gostar de morar no Recife, mas arrisco que está relacionado mais a valores sentimentais do que a racionais".

Marcionila Teixeira. Texto disponível em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=846950. Acesso em 03/04/2012. Adaptado.

01.

O Texto 1 foi escrito com a principal finalidade de: A) fazer propaganda da Prefeitura do Recife. B) divulgar os resultados de pesquisa realizada. C) elogiar a administração da cidade do Recife. D) incrementar as vendas do setor de turismo. E) angariar novos investimentos para o Recife.

02.

O Texto 1 tem como uma de suas características: A) a presença de múltiplas vozes.

B) a prevalência de trechos narrativos. C) a utilização de trechos dialogados. D) o forte predomínio da conotação. E) o emprego de vocabulário erudito.

(2)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

03.

“O Recife é uma cidade que, pelas suas

características geográficas, ganhou aspecto singular.”. O segmento sublinhado insere nesse trecho uma relação semântica de:

A) finalidade.

B) comparação.

C) conformidade.

D) condição. E) causalidade.

04.

Acerca de alguns conectivos do Texto 1, analise as proposições a seguir.

1) No trecho: “Segundo o levantamento, quem mais

gosta de morar no Recife é o público masculino e

com 45 anos ou mais.”, o segmento destacado dá

a procedência da informação subsequente. 2) No trecho: “Os residentes no Sul, onde mora

Marcos de Souza, vêm logo em seguida.”, o

termo destacado faz referência a “residentes”, e poderia ser substituído por “aonde”.

3) No trecho: “[O Recife] teria, obrigatoriamente, que

possuir pontes, que se tornaram símbolos

afetivos da cidade”, o termo destacado retoma

“pontes”.

4) No trecho: “Na opinião da especialista, faltam

políticas públicas para avaliar e propor diretrizes

em todos os níveis de gestão”, o segmento

destacado indica finalidade, propósito. Estão corretas: A) 2 e 3, apenas. B) 2 e 4, apenas. C) 2, 3 e 4, apenas. D) 1, 3 e 4, apenas. E) 1, 2, 3 e 4.

05.

Observe o correto emprego do sinal indicativo de crase no trecho: “Recife é emoldurada pelo rio, que sempre

conduz à tranquilidade.” Desejando-se modificar esse

trecho, o sinal de crase estará igualmente correto em: A) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre traz à

tranquilidade.

B) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre nos lembra à tranquilidade.

C) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre nos leva à tranquilidade.

D) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre representa à tranquilidade.

E) Recife é emoldurada pelo rio, que sempre promove à tranquilidade.

06.

Analise a função morfossintática dos segmentos destacados nos trechos a seguir.

1) Na capital pernambucana, conta que conseguiu uma vaga no serviço público.

2) Outra curiosidade é que os moradores das regiões Centro e Noroeste são os mais apaixonados pela Veneza Brasileira.

3) A pesquisa, no entanto, mostra que a cidade também é criticada por seus moradores.

4) Esse foi o ambiente de minha formação de historiadora e, talvez, ele revele, de forma sutil, o sentimento de amor que nutro pelo Recife. 5) O arquiteto destaca o papel das águas que

cortam a cidade.

Têm valor de adjetivo apenas os segmentos destacados em: A) 4 e 5. B) 2, 3 e 5. C) 1, 2 e 3. D) 1 e 4. E) 1 e 3.

07.

No primeiro parágrafo, após citar a opinião do alagoano Marcos de Souza, o autor do Texto 1 afirma: “Marcos não está só em seu discurso.”. Considerando o contexto em que está inserida, com essa afirmação o autor pretendeu dizer que:

A) Marcos sempre tem companhia na cidade do Recife.

B) o discurso de Marcos faz com que ele nunca fique sozinho.

C) outras pessoas têm a mesma opinião de Marcos. D) muitas pessoas já disseram para Marcos a

mesma coisa.

E) Marcos costuma ter o discurso de que ele nunca está sozinho.

08.

Assinale a alternativa em que as regras da regência verbal foram plenamente atendidas, segundo a norma padrão da língua.

A) Recife é a cidade que realmente gosto. B) Recife é a cidade que quero morar. C) Recife é a cidade que sempre sonhei. D) Recife é a cidade que trago no coração. E) Recife é a cidade que sempre me lembro.

(3)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

09.

No quinto parágrafo, lê-se: “A pesquisa, no entanto,

mostra que a cidade também é criticada por seus

moradores.”. Com a expressão destacada, o autor

pretendeu indicar que iria:

A) iniciar um segmento de valor explicativo. B) introduzir um segmento conclusivo. C) sintetizar as ideias expostas até então. D) retomar ideias previamente apresentadas. E) alterar a orientação argumentativa do texto.

TEXTO 2

(Imagem disponível em: cpmgas.blogspot.com. Acesso em 04/04/2012.)

10.

Com o Texto 2 se pretende:

A) divulgar melhorias efetuadas nos meios mais comuns de transporte público.

B) convencer as pessoas a mudarem um hábito, no

que se refere ao meio de transporte.

C) denunciar a péssima qualidade dos transportes públicos usuais nas cidades grandes.

D) propagar novas formas de exercícios físicos e, assim, melhorar a saúde da população.

E) apelar para que os motoristas dirijam prestando mais atenção aos ciclistas.

(4)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

Conhecimentos Gerais / Saúde

Coletiva

11.

Quanto à Situação de Adoecimento e Morte no município do Recife apresentada no Plano Municipal de Saúde 2010-2013, analise as afirmativas abaixo: 1) O município do Recife apresenta situação de

hiperendemicidade em relação à Hanseníase. Assim, a intensificação das ações de controle desta doença constitui prioridade no Plano Municipal de Saúde 2010-2013.

2) O município do Recife não está na lista de municípios prioritários para o controle da Tuberculose no estado, pois há controle adequado da doença.

3) Mais da metade dos casos de Sífilis Congênita ocorridos no município entre 2001 e 2008 poderiam ter sido evitados com o diagnóstico precoce e o tratamento da gestante infectada e seu(s) parceiro(s) sexual(is).

Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas. D) 1, 2 e 3. E) 1, apenas.

12.

São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):

1) igualdade de assistência à saúde, sem

preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. 2) descentralização político-administrativa, com

direção única em cada esfera de governo. 3) universalidade de acesso aos serviços de saúde

em todos os níveis de assistência. Está(ão) correta(s): A) 1, apenas. B) 2, apenas. C) 3, apenas D) 1 e 3, apenas. E) 1, 2 e 3.

13.

Sobre a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde, considere as afirmações abaixo.

1) As urgências não devem ser atendidas em

Unidades de Atenção Básica, pois estas não reúnem as condições necessárias para este tipo de atendimento.

2) O componente “Atenção Domiciliar” da Rede de Atenção às Urgências no SUS é composto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

3) O SAMU 192 pode realizar atendimentos

primários (quando solicitados pelo cidadão) ou secundários (quando solicitados por um Serviço de Saúde no qual o cidadão já tenha recebido o primeiro atendimento). Está(ão) incorreta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 2 e 3, apenas. C) 1 e 3, apenas. D) 1, 2 e 3. E) 1, apenas.

14.

Sobre as atribuições específicas de cada profissional na Política Nacional de Atenção Básica, analise as afirmativas abaixo.

1) É atribuição exclusiva do(a) Enfermeiro(a) gerenciar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

2) É atribuição do(a) médico(a) participar do gerenciamento dos insumos necessários para o funcionamento adequado das Unidades Básicas de Saúde.

3) Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

devem desenvolver suas atividades no território, mediante visitas domiciliares e atividades com grupos, não devendo permanecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Está(ão) correta(s), apenas: A) 1.

B) 2. C) 3. D) 1 e 3. E) 2 e 3.

(5)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

15.

Sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), analise as afirmativas abaixo.

1) Os NASF fazem parte da Atenção Básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais.

2) Os NASF são de livre acesso para atendimento individual de residentes de sua área de abrangência.

3) Poderão compor os NASF os seguintes

profissionais: Fisioterapeuta, Médico Psiquiatra e arte-educador, entre outros.

Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 2 e 3, apenas. C) 1 e 3, apenas. D) 1, 2 e 3. E) 2, apenas.

16.

Sobre a notificação compulsória de doenças, agravos e eventos, considere as seguintes afirmações.

1) No caso de condições presentes na Lista de Notificação Compulsória Imediata (LNCI), a notificação imediata deverá ser realizada por telefone ao serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

2) Pertencem à Lista de Notificação Compulsória

(LNC): Síndrome do Corrimento Uretral

Masculino, Efeitos Adversos Pós-Vacinação e Violência Sexual.

3) É permitido às Secretarias Estaduais e

Municipais de Saúde a exclusão de doenças, agravos e/ou eventos das listas nacionais, desde que esta exclusão seja justificada por critérios epidemiológicos locais.

Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas D) 1, 2 e 3. E) 1, apenas.

17.

Sobre o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) no município do Recife, analise as afirmações abaixo. 1) Pacientes que não tenham cuidador identificado

não poderão ser incluídos no programa.

2) O programa é direcionado às pessoas que têm doenças crônicas e não podem ir até os postos de saúde.

3) Pacientes moradores do Recife têm prioridade para inclusão no programa.

Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas D) 1, 2 e 3. E) 1, apenas.

18.

Sobre o Pacto pela Vida (Portaria GM nº 399/2006), analise as proposições abaixo.

1) Estabelece que o financiamento da Atenção Básica é atribuição das gestões municipais. 2) Define como uma de suas prioridades a Saúde do

Homem, especialmente em relação à mortalidade por câncer de próstata e por causas externas. 3) Estão entre as suas metas o controle da

tuberculose e a eliminação da Hanseníase. Está(ão) correta(s), apenas:

A) 1. B) 2. C) 3. D) 1 e 2. E) 2 e 3.

19.

De acordo com o Decreto Presidencial nº 7.508/2011, analise as afirmativas abaixo.

1) Os serviços de atenção hospitalar e os

ambulatórios especializados deverão ter acesso livre aos usuários que o procurem, configurando uma das portas de entrada às Redes de Atenção à Saúde.

2) A população indígena deverá seguir as mesmas regras de acesso aos serviços de saúde obedecidas pela população em geral, ficando extintos os serviços de saúde exclusivos para indígenas.

3) O acesso à assistência farmacêutica prescinde de prescrição realizada por profissional do SUS. Estão incorretas: A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas. D) 2, apenas E) 1, 2 e 3.

20.

Sobre a Vigilância em Saúde, analise as afirmações abaixo.

1) A Vigilância Epidemiológica busca por mudanças nos fatores determinantes da saúde, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. 2) A Vigilância Sanitária atua sobre os problemas

sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

3) A população sob vigilância corresponde a todas as pessoas residentes no país. Cada município deve notificar casos detectados em sua área de abrangência, sejam eles residentes ou não nesse município. Está(ão) correta(s): A) 1 e 2, apenas. B) 1 e 3, apenas. C) 2 e 3, apenas. D) 3, apenas E) 1, 2 e 3.

(6)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

Conhecimentos Específicos

21.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), criados em 2008, visam fortalecer a atenção à saúde integral, atuando em áreas estratégicas, dentre as quais se incluem:

1) saúde da mulher e assistência odontológica. 2) serviço social e assistência farmacêutica.

3) educação permanente em saúde e práticas

complementares.

4) assistência psiquiátrica e humanização. 5) saúde mental e reabilitação.

Estão corretas, apenas: A) 1 e 3. B) 2 e 4. C) 3 e 5. D) 2 e 5. E) 1, 2 e 3.

22.

Constituído por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF):

A) desenvolve ações junto às equipes de Saúde da Família de acordo com as necessidades identificadas pelo Serviço Social, incorporando a participação dos usuários.

B) atua em parceria com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as

práticas em saúde no território sob

responsabilidade das ESF no qual está

cadastrado.

C) sob qualquer modalidade e independentemente das características do município onde atua, o NASF deve desenvolver ações junto a, no mínimo, 10 (dez) equipes de saúde da família. D) detém o privilégio e a prerrogativa de produzir

saúde mediante ações coletivas centradas no marco da simplificação, da inovação e da assistência medicalizante.

E) introduz um modelo de gestão da saúde, voltado para a ação assistencialista.

23.

Ao assumir papel estratégico na rede de cuidados ao portador de transtornos mentais, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS):

A) dão atendimento diuturno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado território, mediante cuidados clínicos e de reabilitação profissional, segundo o modelo hospitalocêntrico e favorecendo a inclusão social dos usuários e suas famílias.

B) coordenam junto com o gestor local as atividades

de supervisão de unidades hospitalares

psiquiátricas que atuam em dado território. C) organizam a rede de atenção às pessoas com

transtornos mentais, no município, em caráter

complementar ao hospital psiquiátrico,

encarregando-se de promover as internações necessárias e a humanização do parque hospitalar especializado.

D) na perspectiva da ética do cuidado centrado no usuário, as equipes clínicas dos CAPS deixam de ser hierarquizadas e subalternizadas pela ordem médica na prestação de serviços.

E) desenvolvem ações de prevenção dirigidas aos usuários de álcool e outras drogas segundo a lógica da redução de danos que se pauta pela complementação do tratamento em hospital psiquiátrico.

24.

Na última década, a política de saúde mental orienta-se por um modelo de atenção diversificada que tem como características:

1) reduzir progressivamente os leitos psiquiátricos, qualificar, expandir e fortalecer a rede extra-hospitalar mediante uma rede de atenção de base comunitária.

2) confirmar a primazia da responsabilidade da sociedade civil no desenvolvimento da política e promoção das ações de saúde mental.

3) manter um programa permanente de formação de recursos humanos reforma psiquiátrica, de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais.

4) implantar e financiar cooperativas sociais com a finalidade de inserir no mercado, por meio do

trabalho, as pessoas dependentes de

acompanhamento psiquiátrico permanente ou egressos desses hospitais e os dependentes químicos.

5) introduzir práticas alternativas de atendimento ao portador de transtorno mental, priorizando a

oferta de leitos psiquiátricos asilares

humanizados. Estão corretas, apenas: A) 1 e 5.

B) 2 e 4. C) 1 e 3. D) 2, 4 e 5. E) 1, 2 e 3.

(7)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

25.

De acordo com os Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Saúde, a atuação profissional nessa área deve estar pautada:

A) pela avaliação socioeconômica como critério de elegibilidade dos usuários e/ou seletividade estrutural.

B) pelo atendimento psicoterápico a indivíduos e famílias, em nome do Serviço Social Clínico, apoiada numa visão holística do ser humano.

C) trabalho em equipe, caracterizado pela

diversificação das atividades e inexistência de protocolos e rotinas de trabalho, visando o reforço à demanda espontânea e à agilização do processo de atendimento.

D) ações socioeducativas, tendo como

intencionalidade a dimensão da libertação e a participação dos usuários no conhecimento critico de sua realidade.

E) análise macroscópica da questão social, a partir das demandas dos usuários e na perspectiva de difusão dos valores liberais.

26.

A partir do reconhecimento da questão social como objeto da intervenção profissional (ABEPSS, 1996) e com base na Lei de Regulamentação da Profissão l, são competências fundamentais à compreensão do contexto sociohistórico em que o assistente social situa sua intervenção:

1) apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais, numa perspectiva de totalidade.

2) o sistema de planejamento, organização e

administração de benefícios e serviços sociais. 3) a qualidade dos serviços prestados à população 4) o estágio de consolidação da democracia e o

exercício da cidadania

5) compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sociohistórico, em nível nacional, e suas possibilidades de atuação na atualidade.

Estão corretas, apenas: A) 1, 2 e 3.

B) 2 e 4. C) 1 e 5. D) 2 e 5. E) 3, 4 e 5.

27.

Na avaliação dos serviços sociais a eficiência pode ser considerada:

A) o alcance dos objetivos pretendidos, mesmo que o orçamento tenha excedido o previsto.

B) a melhor forma de realizar os objetivos da organização, com os recursos disponíveis. C) o desenvolvimento de parcerias com outras

organizações para o atendimento da demanda reprimida

D) o cumprimento e ampliação das metas

estabelecidas, desconsiderando os limites e condições fixadas na dotação orçamentária. E) obtenção de resultados parciais em relação aos

previstos, com excedente de prazo e de recursos financeiros, sem previsão de complementação.

28.

Considerando as fases de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, assinale a alternativa correta.

A) As instituições e órgãos de governo são os grandes responsáveis pela implementação das políticas públicas segundo o enfoque “top down”, que prescinde do controle social.

B) No planejamento social a percepção da

complexidade das politicas públicas concentra-se na fase de implementação pelo alto nível de exigência e capacitação de seus executores ou operadores, e não durante a fase de formulação e decisão.

C) O marco lógico é um instrumento de

planejamento que inclui elementos básicos do projeto, o plano operacional, o orçamento e o organograma.

D) O monitoramento de políticas e programas

sociais deve ser realizado somente no final de todo o processo de execução, para verificar o cumprimento das metas estabelecidas.

E) A avaliação pressupõe a elaboração de

indicadores para aferir o desempenho e os resultados alcançados pelos programas sociais.

(8)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

29.

Os conselhos são considerados como espaço de participação política, refletindo o discurso da descentralização e do controle social instituído com a redemocratização do país. Nesse contexto, analise as proposições abaixo.

1) Os conselhos como espaço de deliberação,

avaliação e normatização das políticas sociais,

bem como da destinação dos recursos

financeiros para o desenvolvimento das ações setoriais têm como principal objetivo a superação dos problemas estruturais e eliminação da pobreza.

2) Os conselhos de políticas, entre eles o da assistência social, se inscrevem como entidades públicas e plurais que se propõem ao exercício do controle social pelos agentes e beneficiários dessa política.

3) Com a implementação dos conselhos e a

garantia de representação da sociedade na gestão social, extingue-se a necessidade de reivindicação de participação da sociedade, pelos movimentos sociais.

4) Aos conselhos é colocado o desafio de se constituir gestor da política pública como um colegiado institucionalizado, paritário, com exclusão da responsividade dos governantes e a

responsabilização dos beneficiários pelo

atendimento das demandas sociais.

5) A transparência, o controle democrático, a reprodução de interesses coletivos e superação da cultura assistencial constituem elementos essenciais para a efetivação das potencialidades dos conselhos.

Estão corretas, apenas: A) 1, 2 e 3.

B) 2, 3 e 5. C) 3 e 4. D) 2 e 5. E) 1 e 2.

30.

De acordo com a Lei 7.602/ 11, as ações constantes do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho têm como diretrizes:

A) implantação de sistemas e programas de gestão de segurança e saúde nos locais de trabalho. B) produção de avaliações e testes de medidas e

certificação que confirmam ausência de

problemas e riscos que afetam a segurança do trabalho.

C) ações complementares relativas à destinação de resíduos sólidos nos locais de trabalho, em nome do equilíbrio ambiental e da biossegurança. D) articulação de redes de controle social visando à

identificação das condições de vida do

trabalhador e sua relação com a atividade ocupacional.

E) inclusão dos trabalhadores e Comissão Tripartite de Segurança e Saúde do Trabalho para fins de reavaliação dos benefícios previdenciários.

31.

O campo de trabalho do assistente social está diretamente relacionado com os processos sociais que produzem e reproduzem as múltiplas expressões da questão social. Tomando como referência o exercício profissional, assinale a alternativa incorreta.

A) O conhecimento da realidade constitui um pano de fundo que deve ser observado em momentos de tomada de decisão.

B) O profissional de Serviço Social deve considerar as demandas e necessidades sociais básicas dos cidadãos, que ultrapassam a sobrevivência física, ampliando sua apreensão para um conjunto de determinantes que interferem na configuração

social desse trabalho e lhe atribuem

características particulares.

C) Ao perfil predominante de executor de políticas públicas somam-se funções e competências acompanhadas da exigência de qualificação a fim de atender à reestruturação dos processos de trabalho e alterações das demandas à profissão. D) O posicionamento em favor da equidade e da

justiça social que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

E) A atuação profissional, numa perspectiva

totalizante, é implementada por meio da articulação continuada dos objetivos e ações do governo no campo das relações de produção com o fim de prover mínimos sociais e introduzir as reformas estruturais necessárias ao país.

32.

A passagem dos anos 80 para os 90 marca um ponto

de inflexão na realidade política, econômica e social brasileira. Considere as mudanças que acompanham essa conjuntura e assinale a alternativa incorreta. A) Evidencia-se uma clara ruptura com a forma

tradicional de pensar a assistência social atrelada à filantropia, à benemerência e à caridade. B) Consolida-se um sistema de proteção social

público e unificado implementado através de programas de redistribuição de renda visando a superação do modelo de desenvolvimento econômico capitalista até então dominante. C) São implementadas no país as politicas de ajuste

macroeconômicas neoliberais que impedem os avanços previstos na Constituição e na LOAS. D) É reforçado o sistema híbrido de proteção social

caracterizado pela baixa equidade, alta exclusão e desproteção dos setores não vinculados ao setor formal de trabalho.

E) Ações focalizadas e assistencialistas

contrapõem-se na prática às políticas sociais que possuem como função a universalização dos direitos sociais.

(9)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

33.

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, na Política Nacional do Idoso, no Estatuto do Idoso e nos dispositivos legais relacionados, considere as afirmativas abaixo.

A) O Eca foi criado para dar continuidade à Política Nacional do Bem Estar do Menor.

B) O Conselho Nacional do Direito do Idoso tem como finalidade elaborar as diretrizes para formulação e implementação da Política Nacional do Idoso, observadas as linhas de ação e as diretrizes do Estatuto do Idoso, bem como analisar e avaliar sua execução.

C) A Política Nacional do Idoso define um conjunto de leis que tratam da violação dos direitos do idoso, estabelecendo penas de detenção, reclusão e multa.

D) O Eca se inclui na doutrina de proteção integral à criança e ao adolescente, tendo como princípio a responsabilidade solidária da família, da sociedade e do Estado na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

E) Sob a influência das políticas de assistência ao idoso, à criança e ao adolescente, destaca-se na

atualidade a legitimação do Estado

intervencionista na área do bem-estar e intensificação dos investimentos públicos no enfrentamento da pobreza.

34.

A natureza do conhecimento sobre o ser social é percebida de modo distinto, segundo a matriz filosófica adotada, seja o positivismo, a fenomenologia ou a dialética. Para esta última, a reflexão teórica se estrutura a partir de:

A) organização de dados do material empírico.

B) reconstrução do processo do objeto

historicamente dado.

C) transcendência da razão em relação ao objeto empiricamente dado.

D) operação logico-formal que confere legalidade aos fenômenos.

E) consciência do sujeito que institui o objeto de conhecimento.

35.

Na tradição do Serviço Social, a reconceituação do Serviço Social latino-americano dos anos de 1960 emerge orientada originalmente pelo debate sobre a: A) a sindicalização dos assistentes sociais no

continente sul-americano.

B) o movimento para viabilizar soluções para os problemas sociais vivenciados nos países em desenvolvimento.

C) a crítica à proposta de integração do indivíduo a uma sociedade injusta e desigual em nome do equilíbrio e da coesão social.

D) a ruptura com a perspectiva positivista, sob a influência das ideias althuserianas do método BH. E) a desigualdade social gerada na periferia do

capitalismo tardio.

36.

Na tradição do Serviço Social brasileiro, considera-se que a primeira fase da vertente ideopolítica conhecida como “intenção de ruptura” fundamentou-se:

A) no pensamento clássico de Marx.

B) na abordagem marxiana de raiz estruturalista. C) na abordagem historicista marxiana.

D) no idealismo hegeliano.

E) na tríade evidência, diálogo e transformação social.

37.

O repensar da prática do Serviço Social na atualidade aponta a direção social estratégica que vem se desenhando para a profissão, chamando a atenção para as mediações que permeiam a prática institucionalizada da profissão. Ganha destaque nesse conjunto:

A) a formulação de uma metodologia orientada para a solução de problemas.

B) a burocratização da prática do Serviço Social como decorrência do processo de fortalecimento do saber profissional.

C) o novo paradigma das politicas públicas centrado na parceria do governo e da sociedade civil para atender às principais manifestações da questão social contemporânea.

D) apropriação do saber popular como mecanismo de controle social e de despolitização dos movimentos sociais.

E) o protagonismo do usuário na gestão dos programas e o redirecionamento das ações da rede socioassistencial.

38.

A Política de Humanização da atenção e gestão no SUS tem como princípio básico:

A) apoio e construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção da saúde.

B) priorização do trabalho em equipe

interprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade.

C) fortalecimento do controle social e do caráter participativo direto e individualizado nas políticas públicas.

D) valorização de ações afirmativas nas questões de gênero, raça, etnia e orientação sexual.

E) estabelecimento de relações hierarquizadas, estimuladoras das práticas profissionais em saúde.

(10)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

39.

Na perspectiva do projeto ético-político da profissão, ao atuar no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, o assistente social:

A) privilegia a busca de soluções para os

problemas apresentado pelos usuários,

privilegiando sua centralização no

indivíduo-membro da família em situação de

vulnerabilidade.

B) desenvolve estratégias de terapia comunitária que se configura na articulação de redes de solidariedade, considerando os movimentos sociais como seus principais interlocutores. C) trabalha com as emoções e afetos, gerando

sensação de pertencimento e a construção de

redes capazes de resolver problemas

enfrentados pela família no âmbito financeiro e afetivo.

D) adota estratégias que desenvolvem o apoio social, ajudando a população a compreender as condições de saúde na sua realidade social, as causas das doenças e se organizar para superá-las.

E) enfatiza o diálogo no processo de mobilização e conscientização da população, considerando sua relevância como instrumento de diagnóstico e planejamento da educação em saúde.

40.

Desde 2002, os pacientes cujo principal problema é o uso prejudicial do álcool e de outras drogas são atendidos no CAPSad, que desenvolvem formas de atendimento de acordo com as necessidades da população-alvo. As estratégias de prevenção adotadas se sustentam na lógica de redução de danos de acordo com o que se afirma em todas as alternativas, EXCETO:

A) apresentam-se como um processo de

planejamento, implantação e implementação de estratégias voltadas para a redução dos fatores de risco específicos e fortalecimento dos fatores de proteção.

B) implicam necessariamente a inserção comunitária das práticas propostas, com a colaboração de todos os segmentos sociais.

C) têm como objetivos impedir o uso de substâncias psicoativas pela primeira vez, impedir uma” escalada “ do uso e minimizar as consequências de tal uso.

D) contemplam a utilização combinada de

fornecimento de informações sobre o uso do álcool e outras drogas; alternativas para lazer e facilitam a identificação de problemas pessoais e o aceso ao suporte para tais problemas.

E) defendem a abstinência total como a única meta viável e possível aos usuários dos serviços CAPSad.

41. O

acolhimento é uma diretriz política e operacional do SUS que se expressa na Atenção Básica à Saúde como:

A) estratégia de disciplinamento da demanda

mediante a classificação de risco, descartando situações de emergência.

B) triagem para a consulta médica, conforme

critérios de elegibilidade/exclusão, racionalizando a utilização de novas alternativas na atenção ao usuário.

C) postura ético-política, concedendo ao usuário o direito de ser atendido, na perspectiva da equidade, e lhe conferindo a responsabilidade de intervir na gestão da saúde mediante o controle social.

D) projeto pedagógico que busca, através do diálogo com o usuário, valorizar a diversidade dos grupos sociais e a articulação entre o saber científico e o saber popular.

E) processo de trabalho que implica a recepção do usuário nos serviços de saúde, desde sua chegada, e prestação de atendimento integral

com resolutividade e responsabilização,

restabelecendo no cotidiano o princípio da intersetorialidade.

42.

No planejamento social, um dos eixos estruturantes das ações é a territorialização. Na implementação de ações da Atenção Básica de Saúde, incluem-se como dimensões relevantes para o conhecimento da dinâmica territorial todas as abaixo, EXCETO:

A) a adequação das ações de saúde à singularidade de cada contexto sociohistórico específico. B) a organização dos serviços de saúde inscrita

nos princípios da regionalização e da hierarquização, com base num substrato territorial que corresponde à delimitação do espaço como fator locacional ou como uma das bases da produção.

C) a incorporação efetiva do paradigma da

promoção da saúde e da participação.

D) a (re) construção do vínculo dos profissionais e do sistema de saúde com o território que se caracteriza por um cotidiano vivido, mas em construção.

E) a compreensão ampliada do processo saúde-doença em sua complexidade na sociedade atual, e do papel do Estado na garantia do direito à saúde.

(11)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

43.

No campo da saúde, as ações de assessoria:

1) são realizadas com o objetivo de qualificação dos trabalhadores da saúde no âmbito da esfera operacional da unidade, além de instrumentalizar a formação de equipes, gestores, supervisores e conselheiros de saúde.

2) constituem atribuição privativa do profissional de Serviço Social, em qualquer situação e a qualquer título.

3) assumem uma relação de tutela quando

realizadas junto a entidades não governamentais a fim de assegurar o cumprimento dos princípios que orientam as políticas públicas.

4) priorizam a orientação dos movimentos sociais e das organizações dos usuários das unidades de Atenção Básica de Saúde com o objetivo de qualifica-los para a defesa individualizada de direitos e responsabilização pelas ações de promoção e defesa da saúde.

5) são desenvolvidas por um profissional com conhecimento da área que toma a realidade como objeto de estudo e tem o propósito de alterá-la, vinculado a um projeto societário segundo os princípios de liberdade e justiça social.

Estão corretas, apenas: A) 1 e 5.

B) 3, 4 e 5. C) 2 e 4. D) 1 e 2. E) 2, 3 e 4.

44.

Em relação à Seguridade Social brasileira, é correto afirmar que:

A) tem como objetivo assegurar aos beneficiários meios indispensáveis de manutenção, entre outros motivos, por incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, prisão ou morte do provedor.

B) assegura um padrão público universal de justiça social ao garantir direitos iguais a todos os necessitados.

C) atinge transversalmente as múltiplas expressões da questão social mediante programas de natureza redistributiva que reduzem os custos das políticas públicas e promovem a inclusão social.

D) orienta-se pelo caráter democrático e

descentralizado da gestão administrativa, com a participação da comunidade e o incentivo ao protagonismo social dos usuários.

E) é regida pelo princípio da universalidade de

provimento de benefícios e serviços,

independentemente da contribuição individual.

45.

De acordo com a Lei 8662/93 são atribuições privativas do Assistente Social todas as abaixo, EXCETO:

A) treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social.

B) dirigir e coordenar unidades de ensino e cursos de Serviço Social de graduação e pós-graduação C) dirigir e coordenar associações, núcleos, centros

de estudo e de pesquisas em Serviço Social. D) prestar assessoria e apoio a movimentos sociais

em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

E) elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social.

46.

O debate atual sobre a prática profissional do Serviço Social coloca em destaque a atuação interdisciplinar.

A interdisciplinaridade tem como princípios

fundamentais:

A) as profundas mudanças ocorridas na filosofia contemporânea e a divisão sociotécnica do trabalho.

B) a síntese entre a necessidade coletiva que

impede a fragmentação corporativa ou

particularista e a conservação da multiplicidade e pluralismo de sujeitos.

C) a cooperação no trabalho segundo a lógica durkheiminiana e a divisão em processos e tecnologias do trabalho coletivo.

D) a formação de vontades e saberes coletivos

pautada na possibilidade de posturas

convergentes no interior das instituições e a especificidade das ciências sociais.

E) a democracia no campo das instituições e a hegemonia no campo das ciências sociais aplicadas.

(12)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

47.

O trabalho com família pelas equipes de saúde da família é desenvolvido segundo uma tecnologia relacional que sinaliza a reorientação das práticas, assim como a adoção de novas tecnologias de trabalho. Com esse propósito, assinale a alternativa correta.

A) O trabalho com famílias se desenvolve por múltiplas intervenções curtas ao longo do tempo, valendo-se da estrutura da família e busca modificar o padrão de relacionamento familiar. B) O ponto de partida para o trabalho com famílias é

a compreensão, por parte do profissional, do funcionamento sistêmico da família e da aplicação do método clínico da terapia familiar. C) A educação em saúde é um dos passos no

processo de trabalho com famílias, tendo a comunicação como um de seus instrumentos

com vistas à capacitação dos membros da família para desenvolver o

autocuidado e hábitos de vida mais saudáveis. D) O objetivo da educação em saúde no trabalho

com a família se insere no modelo dialógico, cujo objetivo é o de informar para a saúde.

E) A educação em saúde prioriza o caráter

preventivo e tem sua atuação orientada por programas a fim de atender aos princípios do SUS, particularmente o da integralidade.

48.

As novas tendências presentes no mundo do trabalho, decorrentes da reestruturação produtiva, afetam a saúde do trabalhador submetido à exploração intensiva da força de trabalho e à flexibilização de seus direitos. Sobre tais condições, analise as proposições abaixo.

1) A saúde dos trabalhadores é condicionada por fatores sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais relacionados ao perfil de produção e consumo, além dos fatores de risco de natureza física, química biológicos, mecânicos e ergonômicos presentes nos processos de trabalho.

2) A adoção de novas tecnologias e métodos

gerenciais nos processos de trabalho, ao estimular a eficiência e a produtividade, contribui

para melhorar o perfil de saúde dos

trabalhadores, reduzindo a incidência do

adoecimento e outros riscos.

3) Os trabalhadores do setor de serviços não são vulneráveis a doenças relacionadas ao trabalho, como as Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (LER/DORT) e o sofrimento mental.

4) De acordo com a Política de Saúde do

Trabalhador, cabe ao empregador adotar

propostas de monetarização dos riscos,

indicando compensações financeiras para

trabalhadores acometidos por agravos à saúde em decorrência das condições de trabalho. 5) Cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego

supervisionar e coordenar a execução das atividades relacionadas com a inspeção dos ambientes de trabalho e respectivas condições de trabalho.

Estão corretas, apenas: A) 1 e 2.

B) 3 e 4. C) 1 e 5. D) 2, 3 e 5. E) 3, 4 e 5.

(13)

Prefeitura da Cidade do Recife – Secretaria de Saúde Concurso Público 2012

Tipo 1 Cargo: Assistente Social 20 H / Nível Superior

49.

Sobre as ferramentas de trabalho com famílias, também conhecidas como ferramentas saúde da família, analise as proposições abaixo.

1) As ferramentas saúde da família são tecnologias relacionais, oriundas da Sociologia e da Psicologia, que visam estreitar as relações entre

profissionais e famílias, promovendo a

compreensão em profundidade do funcionamento do indivíduo e de suas relações com a família e a comunidade.

2) O genograma é uma ferramenta que parte de um

conceito sistêmico de família, funcionando como um método de coleta, armazenamento e processamento de informações sobre uma família.

3) O genograma mostra graficamente a estrutura e o padrão de repetição das relações comunitárias, apontando as doenças que costumam ocorrer na

região, a repetição dos padrões de

relacionamento e os conflitos sociais que desembocam no processo de adoecer.

4) Informações relativas ao estilo de vida; dados

socioculturais e econômicos que possam

influenciar o funcionamento familiar, questões de credo religioso, de trabalho, de vida social e de lazer e outros; relações interpessoais, de conflito, de resolução de conflito e problemas de comunicação devem compor o genograma.

5) O genograma precisa ser realizado

rotineiramente com todos os pacientes; é mais eficaz quando aplicado de forma universal numa área, ou seja, com todas as famílias residentes. Estão corretas, apenas:

A) 2 e 5. B) 1 e 3. C) 4 e 5. D) 1, 2 e 4. E) 2, 3 e 5.

50.

Ao eleger as premissas básicas do materialismo histórico e dialético para o estudo de uma realidade concreta, o pesquisador assume como teses centrais dessa matriz teórica:

A) a realidade é um todo inter-relacionado e as transformações observadas na realidade são mudanças objetivas, cuja fonte é a contradição interna que se apresenta nos processos sociais como resultante de forças ou disposições subjetivas.

B) o conhecimento produzido sobre essa realidade é também um processo pelo qual se consolidam verdades relativas e cujo encadeamento leva a um conhecimento mais profundo e objetivo da realidade.

C) no momento em que propõe o problema, o pesquisador antecipa uma ou mais hipóteses de trabalho, dialeticamente vinculadas, e define as unidades de observação seguindo o marco da lógica formal.

D) o estabelecimento dos marcos teórico e

conceitual bem como a definição de relações a serem analisadas não depende dos objetivos nem da instrumentação metodológica.

E) os objetivos da pesquisa derivam dos interesses e do posicionamento intelectual do pesquisador sem implicações na delimitação do objeto.

Referências

Documentos relacionados

2,61 Mensalidade de alarme (Vgha e P.Alegre) - troca de bateria em alarme da Sede ...117,32 Prestação de serviço de limpeza na Sede,por ocasião de licença de funcionaria ...441,00

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

(6) Andréa Câmara, coordenadora do curso de Arquitetura da Unicap, lembra que até a década de 60 Recife foi uma das capitais com maiores referências urbanas, mas nos últimos

(6) Andréa Câmara, coordenadora do curso de Arquitetura da Unicap, lembra que até a década de 60 Recife foi uma das capitais com maiores referências urbanas, mas nos últimos

Com relação à infecção pelo papilomavírus humano (HPV), assinale alternativa correta. No entanto, o tratamento dessas condições antes do exame colposcópico não

A) coloração rubínica. E) risco de kernikterus em recém-nascidos. Em qual das situações abaixo a via oral seria preferível à via transdérmica para administração

8.1.2 Para a Terceira Fase do Processo Seletivo Interno serão convocados 81 (oitenta e um) candidatos, equivalente a três vezes o número de vagas oferecidas, para