• Nenhum resultado encontrado

CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADES DO CHÃO DA ESCOLA EM FOCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADES DO CHÃO DA ESCOLA EM FOCO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADES DO CHÃO DA ESCOLA EM FOCO

Yedda Maria da S. Caraçato de Sousa. Universidade Estadual de Maringá Bruna Solera. Universidade Estadual de Maringá, Centro Universitário Cidade Verde Patric Paludett Flores. Universidade do Estado de Minas Gerais Ana Luíza Barbosa Anversa. Universidade Estadual de Maringá Vânia de Fátima Matias de Souza. Universidade Estadual de Maringá Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira. Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar quais os conteúdos da Educação Física são identificados na trajetória escolar como vivencias significativas pelos estudantes do Ensino Médio. Contou com a participação de 219 estudantes do Ensino Médio, de três escolas públicas do município de Maringá-PR/Brasil, os dados foram coletados por meio de questionário online composto por questões fechadas. Verificou- se que os conteúdos relacionados aos esportes são predominantes e estão presente em mais de 90% da vida escolar desses estudantes. Conclui-se que o esporte é o conteúdo de destaque e que se mantém nas lembranças dos estudantes.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Conteúdos; Ensino Médio.

Introdução

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.

9.394/96 (BRASIL, 1996) o componente curricular Educação Física (EF) deve estar presente em todos os níveis de ensino da educação básica e conforme os indicativos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) precisa abordar os conteúdos Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas e Práticas Corporais de Aventura além de apresentar indicativos de saúde.

Contudo, Apesar deste direcionamento, será que todos esses conhecimentos são contemplados na prática pedagógica no chão da escola? Será que há predomínio de algum conteúdo?

Os estudos de Santos e Nista-Piccolo (2011) e Taques e Madrid (2017) indicam que o esporte ainda se configura como conteúdo de tradição pedagógica da área no contexto escolar, devido a variedade de modalidades e possibilidades de atividades, fazendo com que certos conteúdos são mantidos a margem.

(2)

No entanto, conforme indica Alves et al. (2021) conteúdos técnicos ou repetitivos podem ser uma das principais causas de desinteresse e desmotivação dos alunos para com as aulas de Educação Física.

Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar quais os conteúdos da Educação Física são identificados na trajetória escolar como vivencias significativas pelos estudantes do Ensino Médio.

Metodologia

A pesquisa caracteriza-se como quantitativa do tipo descritiva (THOMAS;

NELSON; SILVERMAN, 2012). Contou com a participação de 219 estudantes do Ensino Médio, de três escolas públicas do município de Maringá-PR/Brasil. Sendo 135 deles do sexo masculino e 84 do feminino, com idade média de 16 anos.

Para inclusão dos alunos na pesquisa, utilizou-se dos seguintes critérios: a) Estar regularmente matriculado no Ensino Médio no ano de 2021, b) Ter sua participação aceita por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos pais ou responsáveis e c) retornar o questionário com todas as questões devidamente respondidas.

As escolas foram selecionadas de forma voluntária, a partir de um chamamento em conjunto com o núcleo regional de educação de Maringá aos professores que trabalham na rede pública de ensino com a EF no EM, com o aceite desses e da escola, os estudantes foram convidados a participar da pesquisa.

Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se o questionário “Escala de percepção dos estudantes sobre os conteúdos de Educação Física do Ensino Médio”, via Google Forms, com questões fechadas, aplicado nas aulas online e disponibilizado no Classroom.. Para contemplar o objetivo desta pesquisa, fez-se um recorte das respostas dadas a questão: assinale, os conteúdos que você se lembra de ter vivenciado durante a sua vida escolar nas aulas de Educação Física Escolar (marque todas as alternativas que se lembrar). A coleta de dados aconteceu durante o mês de maio do ano de 2021.

Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (porcentagem e frequência). Dessa forma, a partir da temática central Conteúdos de Educação Física, surgiram as categorias Esportes, saúde, danças, ginástica, lutas e jogos e brincadeira.

(3)

Resultados e Discussão

A partir da análise dos dados, identificou-se que os estudantes do Ensino Médio apontam ter vivenciado diferentes conteúdos durante a sua trajetória escolar. Os indicativos apresentados por esses foram organizados nas categorias: Esportes, Jogos e Brincadeiras, Lutas, Ginástica, Danças e Saúde (figura 1).

Figura 1. Conteúdos trabalhados nas aulas de EF ao longo de sua vida escolar a partir da percepção dos estudantes do Ensino Médio.

Fonte: Os autores.

A respeito da categoria Esportes foi a mais apontada pelos estudantes como conteúdo trabalhado ao longo dos anos escolares, sendo que dentro dessa categoria 89% identificam o vôlei como o conteúdo mais visto, 80,4% o basquete, 79,9%

handebol, 73,5% futsal e o 65,3% futebol. Segundo Rosário e Darido (2005) os professores de Educação Física, ainda influenciados, sobretudo pela concepção esportivista, continuam restringindo os conteúdos das aulas aos esportes mais tradicionais.

Ademais, ao encontro do mencionado, Bracht et al. (2003, p. 52) afirmam que se cristalizou um imaginário social sobre a Educação Física, entendida basicamente como um espaço e tempo escolar vinculados ao fenômeno esportivo: o esporte é o conteúdo central tratado nas aulas pelos professores, sendo assim, este conteúdo acaba sendo a prática corporal citada e mais valorizada pelos alunos. É importante ressaltar que entendemos o valor do esporte para as aulas de EF, no entanto, também reconhecemos a necessidade de diversidade das práticas corporais ao longo da vida escolar.

(4)

Na categoria de Lutas, 55,3% dos estudantes afirmam ter vivenciado este contéudo ao longo de sua vida escolar, no entanto, não especificam qual o tipo de lutas foi vivenciado. Com base no estudo de Ferreira (2006) o conteúdo lutas ainda é trabalhado por um número pouco expressivo de professores, o que corrobora com o achado nesta pesquisa.

Com relação a categoria Jogos e Brincadeiras, a queimada foi a mais apontada pelos estudantes, superando até mesmo os esportes com 95,9%. Porém as outras atividades de sua categoria também foram citadas como jogos de tabuleiro 74,9% , jogos eletrônicos 13,2% e jogos africanos e indígenas somente 0,5%. Rosário e Darido (2005) em seu estudo, verificaram que os professores entrevistados trabalham com os Jogos, mas na prática pedagógica trazem elementos dos esportes tradicionais (vôlei, basquete, handebol e futebol), ou seja, mesmo que se tente possibilitar a vivência, a construção de conhecimento por meio de outro conteúdo, tal conteúdo acaba refletindo a mesma lógica dos esportes.

Já em relação a categoria Danças, os estudantes mencionaram que este conteúdo é vivenciado na escola, sendo que 40,6% citaram as danças folclóricas e 28,3% danças de salão e street dance. Vale ressaltar com base em Guimarães e Bianchini (2020) que na maioria das vezes a dança na escola se restringe as datas comemorativa, indicando que poucas vezes são abordadas como conteúdos curriculares.

A Ginástica foi apontada por 50,7% dos estudantes. Reforça-se que estudos da área (NUNOMURA; TSUKAMOTO, 2009) indicam que apesar da ginástica ter um grande valor formativo, ainda é um conteúdo pouco contemplado ao longo das aulas de Educação Física Escolar, sendo trabalhada conforme Mariano et al. (2019) como meio para trabalhar a psicomotricidade ou aquecer o corpo para outras práticas.

Por fim na categoria Saúde, 38,4% dos sujeitos apontam ter tido conhecimentos sobre saúde de forma geral, enquanto 35,2% ressaltam o trabalho com atividade física e condicionamento físico e 10,5% com atividades de academia. Esses resultados aproximam-se de estudos, como de Baez et al. (2012), em que apontam que os conteúdos como saúde devem ser mais bem discutidos e apresentados aos estudantes, pois primordialmente a EF é uma prática educativa social ligada a aspectos da formação da integralidade da pessoa humana, portanto deve enriquecer sua ação de modo a contemplar com mais efetividade aspectos de Educação e de Saúde.

(5)

Conclusão

Os resultados do estudo indicam que o conteúdo esporte ainda é o mais frequentemente trabalhado nas aulas de EF e por consequencia identificados na trajetória escolar como vivencias significativas pelos estudantes do EM. No entanto, se encontram indicativos de outras práticas corporais.

Sendo assim, reitera-se a necessidade da vivencia e incorporação dos demais elementos da cultura corporal como conteúdos que apresentem significado aos estudantes para além dos muros da escola.

A limitação deste trabalho refere-se a coleta realizada em uma realidade em um período de pandemia e que portanto ocorreu de forma online, indicando portanto a necessidade de ampliação de participantes para comparação dos achados encontrados.

Referências

ALVES, K.M. et al. Educação Física Escolar na Perspectiva do aluno da Educação Básica: uma Análise a Partir dos Periódicos Nacionais da Área. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 2, p. 260-267, 2021.

BAEZ, M. A. C.; Sampaio, A. A.; Mosquera, J. J. M.; Stobäus, D. C. Educação Física Escolar e saúde: novos olhares frente a novos contextos. EFDeportes, Buenos Aires, Año 17, Nº 173, Octubre de 2012.

BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, Porto Alegre, v. 6, n. 12, p. 14-24, 2001. Temas polêmicos.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018.

FERREIRA, H. S. As lutas na educação física escolar. Revista de Educação Física/Journal of Physical Education, v. 75, n. 135, 2006.

GUIMARÃES, J. R.; BIANCHINI, H. M. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 1-6, 2020.

MARIANO, M. L. O ensino da ginástica na Educação Física: uma revisão sistemática.

Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 01-17, 2019.

NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Fundamentos das Ginásticas. São Paulo:

Fontoura, 2009.

ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-178, 2005.

(6)

SANTOS, M. A. G. N. DOS; NISTA-PICCOLO, V. L. O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. 1, p. 65–78, 2011.

TAQUES, M. J.; MADRID, S. C. D. O. O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física. Cinergis, v.

18, n. 3, p. 196, 30 jun. 2017.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K. Silverman. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Tradução: Ricardo Demétrio de Souza Petersen. 6ª ed., Porto Alegre: Artmed, 478p, 2012.

Endereço do autor(es): Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Departamento de Educação Física- DEF- Maringá - PR, 87020-900

Linha de estudo: Linha 2- Fundamentos teórico-metodológicos do processo ensino- aprendizagem e avaliação em Educação Física: Dimensões da relação pedagógica da Educação Física na Educação Básica e modalidades de ensino, referentes a: a) organização curricular; b) organização do processo ensino, aprendizagem e da avaliação educacional; c) saberes e práticas escolares

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento desse trabalho se baseia na perspectiva de analisar e compreender como são definidos os conteúdos das aulas de educação física nas escolas da região do Plano

ii) Educação Física escolar e suas diversidades de conteúdos; iii) A importância da relação: professor, planejamento, aluno e escola no desenvolvimento do ensino

Abordagem Progressista Libertária: os conteúdos propiciam práticas democráticas, pois essa abordagem acredita que a consciência política resulta em conquistas sociais. Os conteúdos

O movimento, por ser um elemento básico na interação entre o ser humano e o ambiente, é de extrema importância na adaptação de organismos vivos, sendo assim, a

Desdobramentos da Educação Física Escolar e Esportiva 2 Capítulo 4 29 questão da função corporal, equilíbrio, sustentação do core, fortalecimento dos músculos

O percurso inicia-se com o processo de “identificação do problema”, seguindo para “formulação do problema”, logo em seguida para a “implementação de uma ação”, bem

Considerando a diversidade de conteúdos propostos pela literatura atual como conhecimentos a serem tratados nas aulas de Educação Física e a autonomia das instituições de ensino

Ao verificar as pesquisas e estudos em torno de crianças com e sem dificuldades motoras, pode se concluir que a intervenção motora causa progressos consideráveis