• Nenhum resultado encontrado

Motive seus alunos com a cultura pop: guia de referências culturais e populares para a sala de aula

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Motive seus alunos com a cultura pop: guia de referências culturais e populares para a sala de aula"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)

Introdução

3

Os Simpsons

6

The Flash

10

The Big Bang Theory

14

House, M.D.

17

Conclusão

24

Orange is the New Black

21

(3)
(4)

4

Introdução

Os alunos podem até ser mais dispersos e menos disciplinados dentro das salas de aula da atualidade, porém, o que não faltam são educadores criativos pensando em maneiras inteligentes de engajar os estudantes. Nesse contexto, já surgiram desde ideias extremamente simples, como aumentar o número de debates e discussões em grupo em relação ao tempo de aulas expositivas, àquelas que não param de crescer e já se tornaram um conceito internacionalmente aceito, como é o caso da gamificação.

(5)

Introdução

talvez tenha notado o efeito que a associação do conteúdo escolar a referências da cultura pop tem em seu engajamento. Além de fazer com que toda a turma ganhe um interesse intenso e repentino pela aula, já que traz elementos presentes no dia a dia dos alunos, gerando identificação imediata, usar temas que estão em alta entre os estudantes (como filmes, ícones culturais, séries e até os famosos memes e gifs) como ferramentas de ensino ainda ajuda a contextualizar melhor e aplicar o que está sendo aprendido.

(6)
(7)

Os Simpsons

Com nada menos que 27 temporadas e quase 600 episódios, Os Simpsons é a série mais longa dos Estados Unidos, além de ser o programa que está há mais tempo sendo exibido no horário nobre por lá. Desde seu lançamento, em 1989, o seriado já recebeu diversas premiações e foi muito aclamado pelo tom crítico e irônico adotado, que parodia a cultura norte-americana, a sociedade ocidental e a televisão em geral.

Os Simpsons retrata o dia a dia da família Simpson (Homer, sua esposa Marge e seus filhos Bart, Lisa e Maggie) com seus amigos, colegas e vizinhos na cidadezinha fictícia de Springfield, nos Estados Unidos.

(8)

8

Os Simpsons

PARA QUE TIPO DE ALUNO É INDICADO

A classificação indicativa de Os Simpsons no Brasil varia de acordo com o conteúdo de cada episódio, sendo a maioria deles considerada livre e outros recomendados apenas para crianças a partir de 12 de idade. Devido ao humor satírico do seriado, no entanto, seu uso na escola pode funcionar melhor se restrito ao Ensino Médio ou pelo menos aos últimos anos do

Ensino Fundamental.

Além disso, é interessante que o professor verifique previamente o episódio que escolher para exibir, dando atenção especial às críticas que, para o aluno pouco maduro, possam passar por mero preconceito.

(9)

Os Simpsons

QUE ATIVIDADES PODEM SER PROPOSTAS

Como a série logo se tornou sucesso mundial, foi dublada em diversos idiomas (como português, italiano, espanhol, alemão e francês). Por isso, pode ser usada nas aulas de língua estrangeira para observar o uso de algum vocabulário ou regra gramatical específica.

O fato de o seriado estar sendo produzido há mais de 25 anos (mas se manter atual a cada temporada) também permite uma exploração rica na aula de História usando episódios históricos para discutir acerca de temas marcantes. O site Simpsons for teachers oferece, em inglês, uma lista de episódios da série com referências que podem ajudar bastante. Outro assunto que pode ser abordado com a ajuda da série é o uso de energias alternativas, visto que o protagonista Homer Simpson é empregado de uma usina nuclear.

(10)
(11)

The Flash

A temática de super-heróis nunca esteve tão em alta. E uma boa série para usar com as turmas que se interessam pelo assunto é The Flash. Baseado nos quadrinhos criados nos Estados Unidos nos anos 1940, o seriado só começou a ser produzido em 2014.

Conta a história de Barry Allen, um jovem policial forense em Nova Iorque que perdeu a mãe aos 11 anos de idade. Certa noite, Barry é atingido por um raio. Acorda, nove meses depois, com o poder de correr e se movimentar em velocidades sobre-humanas! A partir desse momento, decide se tornar um super-herói como seu ídolo de infância, Jay Garrick, o Flash de 1940.

Com 2 temporadas já lançadas (totalizando 36 episódios), o seriado retrata os primeiros anos de Barry Allen como Flash, abordando temas como suas dúvidas sobre o que fazer com seus

(12)

12

The Flash

PARA QUE TIPO DE ALUNO É INDICADO

Já que contém cenas de violência e criminalidade, a classificação indicativa de The Flash é 12 anos de idade. De maneira geral, no entanto, a série é relativamente leve, sem elementos que possam causar confusão em crianças a partir dessa faixa etária.

QUE ATIVIDADES PODEM SER PROPOSTAS

(13)

The Flash

Outro assunto que pode gerar discussões interessantes em sala de aula a partir da série é o papel da ciência e, ainda, da justiça na nossa sociedade. Até onde a ciência pode ou deve ir e até que ponto a justiça é responsável por manter a ordem são temas abordados no seriado, ainda que indiretamente.

(14)
(15)

The Big Bang Theory

Exibida pela primeira vez em 2007, The Big Bang Theory é uma série de comédia com 9 temporadas (199 episódios) já prontas e uma ainda em produção, com previsão de lançamento até 2017. O seriado gira em torno de cinco protagonistas: os cientistas e típicos nerds Leonard e Sheldon, que dividem um apartamento na Califórnia, seus colegas e amigos Howard e Rajesh, além de sua vizinha Penny, que trabalha como garçonete, mas sonha em se tornar atriz.

O seriado não só traz inúmeras referências dos universos nerd e pop como aborda temas científicos e ainda as diferenças entre duas tribos sociais e seus estilos de vida: uma tribo nerd, representada por Leonard, Sheldon, Howard e Rajesh, e outra mais descolada, representada por Penny.

Questões sobre as diferenças entre os gêneros e sobre como a mulher é vista em uma sociedade essencialmente patriarcal também fazem parte indiretamente do seriado.

PARA QUE TIPO DE ALUNO É INDICADO

(16)

16

The Big Bang Theory

QUE ATIVIDADES PODEM SER PROPOSTAS

Como o próprio nome da série já indica, The Big Bang Theory é cheia de oportunidades para explorar temas científicos, principalmente relacionados à Física e à Matemática. Além disso, também é possível debater sobre as relações entre os personagens e suas respectivas tribos ao se estudar Sociologia, por exemplo, bem como sobre os esteriótipos e como eles aparecem na série e na realidade dos estudantes.

(17)
(18)

18

House, M.D.

House M.D., no original, ou apenas House, como ficou mais conhecida, é uma série médica com 8 temporadas (totalizando 177 episódios), exibidas pela primeira vez entre 2004 e 2012. A trama gira em torno do Dr. House, um nefrologista e infectologista mal-humorado, sarcástico, cético e dependente de analgésicos, e sua relação com a equipe médica e outros funcionários do Hospital de Princeton, em Nova Jersey.

Em cada episódio, House e seu time precisam solucionar casos complicados usando o raciocínio lógico e técnicas de investigação (que incluem, por vezes, até visitar a residência dos pacientes sem um mandato) para fazer seus diagnósticos. Além disso, tramas paralelas cobrem a vida pessoal dos personagens, sempre com destaque para House, cuja característica mais marcante é sua aparente falta de afeto e identificação com outras pessoas.

PARA QUE TIPO DE ALUNO É INDICADO

(19)

House, M.D.

De maneira geral, os casos médicos explorados em House não apresentam interdependência entre os episódios, com o desenvolvimento da trama ao longo da série se dando quase exclusivamente no quadro das relações pessoais dos personagens. Assim, se o único interesse da classe for nos diagnósticos, é possível exibir o seriado em qualquer ordem.

QUE ATIVIDADES PODEM SER PROPOSTAS

House é um material riquíssimo para o estudo de Biologia, incluindo patologias, o funcionamento do corpo humano e procedimentos médicos diversos. Com a ajuda do professor, a turma pode acompanhar, passo a passo, a dedução feita por Dr. House e sua equipe ao realizar um diagnóstico, entendendo mais sobre equipamentos e formas de tratamento de saúde. Nesse contexto, aprender sobre o dia a dia de diferentes profissionais da área médica é consequência natural.

(20)

20

House, M.D.

Pela abundância de termos médicos complexos e pela velocidade da fala dos personagens, House não é o seriado mais indicado para o estudo do inglês.

(21)
(22)

22

Orange is the New Black

Baseado no livro autobiográfico Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison (em tradução livre Laranja é o novo preto: meu ano em uma penitenciária feminina), a série Orange is the New Black conta a história de Piper Chapman, uma escritora estadunidense condenada a 15 meses de prisão.

O crime cometido por Piper foi o de transportar, a pedido de sua namorada (uma traficante de drogas internacional) uma mala de dinheiro para a Bélgica. Na época, o evento não teve nenhuma consequência, e Piper logo retornou à sua vida normal em Nova Iorque. Porém, 10 anos mais tarde, investigações mostraram seu envolvimento no tráfico, obrigando-a a se entregar para cumprir a menor pena possível.

(23)

Orange is the New Black

PARA QUE TIPO DE ALUNO É INDICADO

Como a classificação indicativa do seriado é 18 anos, não é recomendado exibi-lo para alunos no Ensino Fundamental. Dependendo da maturidade dos alunos do Ensino Médio, porém, Orange is the New Black pode suscitar discussões riquíssimas em sala de aula.

QUE ATIVIDADES PODEM SER PROPOSTAS

O principal mérito de Orange is the New Black em sala será suscitar a reflexão. Dessa forma, o seriado pode ser empregado em atividades como debates ou produção de redações envolvendo as temáticas da homofobia latente na sociedade, da situação carcerária não só no Brasil como no mundo, da corrupção e do abuso de autoridade, do racismo e mesmo das diferenças sociais e culturais retratadas na série.

(24)
(25)

Conclusão

Empregar referências e mídias provenientes da cultura pop em sala de aula é não apenas uma excelente estratégia para engajar os alunos, trazendo seus passatempos e hobbies para dentro da escola, como também uma ótima forma de possibilitar a aplicação do conhecimento adquirido, contextualizando questões que, se vistas apenas de maneira teórica e abstrata, dificilmente seriam aprofundadas pelos estudantes.

Além disso, cabe lembrar que, independentemente de o professor trazer essas referências para o contexto escolar, elas já farão parte do dia a dia dos alunos! Sendo assim, abordá-las em sala de aula é fundamental para fornecer aos estudantes o senso crítico de que eles precisam para entender as discussões apresentadas na mídia e aliar o entretenimento à reflexão e ao desenvolvimento pessoal.

(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

A manutenção preditiva é um dos passos para a implementação da manutenção planejada da empresa e, melhorar continuamente o sistema de manutenção da mesma, dessa

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

5.13 Para a 3ª Etapa – Entrevista, serão convocados os 3 (três) candidatos com maior pontuação, para cada vaga, ou todos se em menor número, e desde que não eliminados, que

O fato de que as coisas têm tamanhos, pesos, volumes, temperatura diferentes e que tais diferenças frequentemente são assinaladas pelos outros (está longe, está perto,