• Nenhum resultado encontrado

35,5mi. Cruzeiro e Flamengo terão ações unificadas nas redes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "35,5mi. Cruzeiro e Flamengo terão ações unificadas nas redes"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

“#FinalDeTimeGrande”.

Com essa hashtag, os departamen-tos de marketing e comunicação de Flamengo e Cruzeiro querem celebrar a final da Copa do Brasil, que será dis-putada nos dias 7 e 27 de setembro entre as duas equipes. O jogo de ida será no Maracanã, enquanto o jogo de volta está marcado para o Mineirão.

A ideia é publicar ações conjuntas

nas quatro principais redes sociais dos dois clubes (Facebook, Twitter, Insta-gram e YouTube) durante todo o mês de setembro. Em uma das postagens, nesta segunda-feira (4), o texto fala que a ação da final da Copa do Brasil 2017 quer “marcar uma aproximação histórica entre apaixonados pelo fute-bol” e pede que torcedores convidem torcedores adversários para “uma

cer-Cruzeiro e Flamengo terão

ações unificadas nas redes

POR WAGNER GIANNELLA

B O L E T I M

NÚMERO DO DIA

EDIÇÃO • 834 TERÇA-FEIRA, 05 DE SETEMBRO DE 2017

Flamengo e Cruzeiro farão, nos dias 7 e 27 de setembro, a decisão da Copa do Brasil de 2017. Ao longo do mês, os dois times colocarão conteúdo em conjunto nas redes sociais para promover o que foi

chamado de “final de time grande”.

35,5mi

De euros as

Eliminatórias da Copa

do Mundo da América

do Sul movimentam

nos sites de apostas

esportivas.

(2)

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

2

D O R T M U N D

F E C H A PAT R O C Í N I O

O Borussia Dortmund fechou um contrato de patrocínio com a empresa norte-americana Infor, que terá visibilidade no estádio do clube, o Signal Iduna Park, e será responsável por implantar ferramentas de gerenciamento no dia a dia do clube. Os valores do acordo não foram divulgados. A Infor terá status de “parceira de software” do clube alemão. Os programas da empresa serão usados pelo clube.

C O PA D O N E

T E R Á C O N C E I T O

A Copa do Nordeste terá um novo conceito para a edição de 2018. O torneio do próximo ano será embalado sob a ideia “Sangue Tipo NE”. A campanha foi criada pela agência Crane.

O plano é representar a cultura e o orgulho do nordestino. Os detalhes da comunicação remetem a veias, além de referências à região brasileira. O conceito estará também em eventos como o Tour da Taça.

F E R R A R I R E N O VA

C O M M A R L B O R O

A equipe Ferrari, da Fórmula 1, renovou contrato com a Philip Moris, dona da marca Marlboro.

Os valores da renovação não foram divulgados, mas especula-se algo um pouco acima de 140 milhões de euros por ano, já que o último contrato havia sido firmado com esse valor em 2015 e tinha validade até 2018. A Ferrari também não revelou por quantos anos a parceria foi estendida.

veja ou um suco, uma pelada ou um passeio, para comer um tutu ou uma feijoada”. Os times somam 24 milhões de seguidores.

“A parceria tem o intuito de proporcionar uma experiência iné-dita nas redes sociais, promovendo um espetáculo também fora de campo. Não tenho dúvidas de que essa ação em conjunto

reafirma que a decisão é uma final de time grande”, disse Ana Flávia Nazaré, gerente de marketing do Cruzeiro.

“As redes sociais são um grande estádio virtual. Proporcionar uma experiência diferente aos torcedores dos dois clubes, com conteúdo conjunto, visando a integração dos finalistas, promove uma final histórica dentro e fora do campo”, afirmou Ricardo Ta-ves, gerente de conteúdo do Flamengo.

Ações parecidas já ocorreram no futebol brasileiro. Em feverei-ro deste ano, para celebrar os 100 anos do clássico entre os dois times, Corinthians e Palmeiras anunciaram ações conjuntas para o clássico. Foram prometidas ativações durante o ano, como ví-deos, patch nas camisas e ações com mascotes.

Em 2015, Coritiba e Atlético-PR criaram o serviço de call center “Atletiba – Uma Experiência Inesquecível”. Houve venda de pla-nos associativos, espaços VIP e camarotes, locação de espaços corporativos e até a criação de um site. Já neste ano, os dois clu-bes se uniram durante o campeonato estadual e transmitiram os três jogos em que se enfrentaram pelas próprias redes sociais.

Também em 2015, Grêmio e Internacional usaram o conceito de torcida mista ao juntar 2 mil torcedores em uma torcida com-partilhada em um Grenal. Já em março deste ano, os dois clubes divulgaram mensagens conjuntas nas redes sociais pela paz.

(3)
(4)

A notícia de que Flamengo e Cru-zeiro vão promover ações de união das torcidas na final da Copa do Brasil é daquelas que merecem destaque por ser algo ainda pouco visto no Brasil.

O clube de futebol, por aqui, num determinado momento se perdeu en-tre a fanfarronice da mídia e a serieda-de do serieda-desempenho em campo e fez serieda-de quem deveria ser sócio um inimigo.

O mesmo Flamengo que aplaudi-mos pela ação louvável com o Cruzei-ro é o que fez de tudo para criar um clima de guerra com o Botafogo, que ajudou a resultar em brigas entre tor-cidas e mais um morto na estatística.

Nunca é tarde para reparar o erro. O que o Flamengo faz agora com o Cru-zeiro é exatamente o que precisa fazer com todos os rivais. Da mesma forma, outros clubes têm ajudado a fazer com que a impressão de guerra seja substi-tuída pela de paz entre as torcidas.

É surreal ainda termos de imaginar que os clubes não entenderam que são sócios de um mesmo negócio. O tor-cedor não tem dúvida para qual time ele vai torcer. E não precisa distorcer a razão por conta da sua paixão.

Que a iniciativa de Flamengo e Cru-zeiro possa ser utilizada para que cada vez mais a promoção seja parte

impor-tante do esporte dentro do Brasil. Pior é saber que esse era um costume do esporte no país até os anos 80 e que perdeu sentido com a entrada de mais investimento dentro das entidades.

É interessante perceber que, quanto mais dinheiro passou a entrar no fute-bol, menos profissional ele ficou.

Os clubes de futebol são sócios fora de campo. Isso ajuda a promover o evento, o que aumenta índices de audiência e, por sua vez, receita com bilheteria e patrocínio. Rivalidade só é bom quando fica no campo de jogo.

Clubes entenderam que

são sócios, e não rivais

O P I N I Ã O

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

Falta menos de um ano para a Copa do Mun-do de 2018 e, com a seleção brasileira garanti-da com antecedência no Mundial garanti-da Rússia, o mercado publicitário começa a se movimentar com atletas do time. Com vista nesse movi-mento, Daniel Alves e agência Go4it resolve-ram fechar um contrato com exclusividade.

Com o acordo, a Go4it ficará responsável pela prospecção de novos negócios e patrocínios para o lateral direito do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira. A agência, por sinal, já realizada o mesmo trabalho para o colega de time do atleta, o zagueiro Thiago Silva, além de nomes de outras modalidades, como o sur-fista Gabriel Medina.

A aposta da Go4it é que o atleta seja um dos

nomes mais requisitados do time nacional no ano que vem. “Estamos muito animados de contar com o Dani no nosso time. Ele será um dos principais nomes do Brasil para Copa do Mundo do ponto de vista publicitário”, garan-tiu o responsável pela área de atletas da agên-cia, Felipe Stanford.

Em 2014, os principais destaques da seleção foram requisitados pelo mercado publicitário. O principal nome foi o de Neymar Jr., algo que deverá se repetir no próximo ano. David Luiz, Thiago Silva e o técnico Luiz Felipe Scolari também foram acionados com frequência. No último mês, por sinal, Tite foi anunciado pela Samsung e mostrou que deverá ser uma das peças em evidência durante o Mundial.

Go4it fecha com Daniel Alves e terá

exclusividade com atleta

4

POR REDAÇÃO POR ERICH BETING diretor executivo da Máquina do Esporte

(5)

Desde janeiro deste ano, a Nike é parceira do Novo Basquete Brasil. O flerte entre os dois, no entanto, começou bem antes da assinatura do contrato graças a identificação da marca com a modalidade. Bas-tou, então, a liga se fortalecer para acontecer o contato, com a aposta de fortalecer ainda mais a disputa.

“O basquete é um dos esportes com os quais a Nike tem maior conexão, faz parte do DNA da em-presa. A Nike acompanha de perto

o crescimento da liga desde a sua criação. De lá para cá, o torneio aumentou muito seu nível téc-nico e cresceu em popularidade”, contou à Máquina do Esporte o gerente geral da Nike Sportwear, Marcelo Trevisan.

A relação entre Nike e o bas-quete vem de algumas décadas. A marca passou a ser altamente as-sociada ao esporte nos anos 1980, com o patrocínio a Michael Jordan e o lançamento do icônico Air

Jor-dan, tênis para o atleta que virou marca usada até hoje.

Na NBA, a proximidade entre Nike e o basquete ficará ainda mais forte neste ano; os times da liga americana voltarão a vestir uniformes da marca. A empresa americana fechou patrocínio à en-tidade, para ficar no lugar da rival Adidas. O que reforça o know-how da empresa no aporte ao tor-neio brasileiro, o NBB.

“São dois mercados bem diferen-tes, mas com certeza muitas práti-cas utilizadas nos Estados Unidos podem ser replicadas aqui. Aqui, paixão pelo basquete só cresce e temos muito a oferecer”, afirmou Marcelo Trevisan.

Uma das ativações ‘exportadas’ foi o Nike Elite NBB Camp, um encontro entre jovens atletas que a marca realizou no Brasil neste ano.

Marcelo Trevisan será um dos palestrantes desta manhã de terça-feira (05) no NBB MKT Summit, realizado em São Paulo.

POR DUDA LOPES

Nike aposta em NBB por “DNA”

da marca com basquete

O Fluminense renovou a parceria com a ONG Fundação SOS Mata Atlântica. Após um ano de acordo, o novo contrato entre o time e a organiza-ção será mais extenso, com três anos de duraorganiza-ção.

Assim como já acontecia no acordo anterior, a marca da fundação permanecerá exposta na cami-sa do time profissional de futebol, além do time

fe-minino de vôlei e da equipe de futebol americano. Pelo acordo, o Fluminense se compromete a plantar 25 mil mudas de nativas em área de pre-servação ambiental da Mata Atlântica até 2019. A ONG fará projetos internos no clube carioca, para sócios e funcionários, com palestras e incentivos à preservação ambiental.

Referências

Documentos relacionados

Ao fazer pesquisas referentes a história da Química, é comum encontrar como nomes de destaque quase exclusivamente nomes masculinos, ou de casais neste caso o nome de destaque

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

The case studies show different levels of problems regarding the conditions of the job profile of trainers in adult education, the academic curriculum for preparing an adult

Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a tendência temporal dos coeficientes de detecção de casos novos de hanseníase, bruto e específico por sexo, faixa etária e forma

Classificação, em etapas silvigenéticas Machado & Oliveira-Filho, 2008a, dos 19 fragmentos de florestas estacionais da região do Alto Rio Grande MG, tendo como base a porcentagem

(2003), e m pesquisa ligada aos efeitos do fogo na dinâmica da bio massa aérea de um campo nativo no Pantanal, também constataram um incre mento acentuado de biomassa