• Nenhum resultado encontrado

BEM-VINDO(A) AO CONCURSO VESTIBULAR!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BEM-VINDO(A) AO CONCURSO VESTIBULAR!"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

BEM-VINDO(A) AO CONCURSO VESTIBULAR!

Prezado(a) candidato(a)

O Concurso Vestibular do Centro Universitário Curitiba é caracterizado por um

sistema de provas diferenciadas por curso. A intenção é potencializar ao máximo os

conhecimentos que você adquiriu no Ensino Médio e estimulá-lo(a), intelectualmente, para

a carreira escolhida.

Nossas provas são elaboradas de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação

para a avaliação do aproveitamento escolar e nosso maior objetivo é valorizar sua

inteligência e seu esforço como estudante.

Sentimo-nos honrados por sua participação neste Concurso e desejamos-lhe sucesso.

Boa sorte!

COMISSÃO DE PROCESSOS SELETIVOS

A água modela o curso de acordo com a natureza do solo por onde passa;

o soldado prepara sua vitória de acordo com o inimigo que está enfrentando.

(SUN TZU. A arte da guerra)

(2)

Esta parte da prova constitui-se de uma questão de Redação, cuja proposta deverá ser desenvolvida em parágrafos dissertativos, conforme a estrutura clássica do parágrafo – tópico específico e argumentação específica do tópico.

A proposta solicita um determinado número de linhas e de parágrafos. O texto deverá ser produzido de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

O valor total desta parte da prova é 40 (quarenta) pontos.

A proposta envolve resumo, compreensão, interpretação de texto ou discurso indireto, e perderá nota o candidato que fizer colagens de frases inteiras ou de trechos dos textos originais, mesmo com troca de um ou outro vocábulo. Espera-se que você desenvolva seu texto com redação própria, dentro do tema proposto.

Questão 1

Estrutura agrária é o assunto desta proposta. Considere os trechos e os gráficos a seguir como referência para a composição de seu texto.

1 [...] o que mais contribuiu para a crescente do MST foi o naufrágio do modelo de reforma agrária do País. A ideia de oferecer “um pedaço de terra” e um par de enxadas para os assentados tocarem sua própria produção não resultou em mais do que um punhado de mexericas mirradas que ninguém quer comprar. Sem o uso de tecnologia intensiva não há como avançar na reforma. Prova disso é que não apenas o MST perdeu massa [...] Em 2003 havia 124.600 famílias em acampamentos ou invasões. No ano passado, segundo a Pastoral da Terra, esse número tinha despencado para 20.400. [...] Há muito o interesse do MST não é conseguir terra para quem quer terra, mas fomentar a discussão sobre reforma agrária para manter acima da linha-d’água o pescoço de seus líderes e seu poder de barganha no governo. É por isso que Stedile costuma repetir a lorota de que há “4 milhões de famílias” na fila para receber um lote. E é por isso também que todo ano o MST promove o Abril Vermelho, uma série burocrática de invasões cujo único objetivo é ocupar páginas de jornal.

(MELO, Fernando. Veja, p. 74, 27 abr. 2011)

(3)

3

Proposta de Redação

O MST e movimentos afins promovem passeatas, manifestos, invasões de fazendas (produtivas ou não) e de órgãos públicos em nome do progresso e da justiça social. Considerando a transformação da estrutura socioeconômica brasileira (gráfico 3), tem sentido a revolução agrária proposta por esses movimentos? Há justiça social em utilizar o dinheiro dos contribuintes para financiar esse tipo de ação (gráfico 2)?

Assuma um posicionamento com relação a essas questões e argumente-o num texto dissertativo (20 a 35 linhas; mínimo de 4 parágrafos).

(4)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

(5)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 QUESTÕES DISCURSIVAS

Esta parte da prova é composta de 5 questões que deverão ser respondidas de acordo com o solicitado. Procure responder a todas as questões.

(6)

1 O trecho transcrito a seguir foi adaptado de A Recreativa Pense!, n. 8, de maio de 2011. Pontue o texto utilizando os sinais que se fizerem necessários. Havendo ponto final, circule-o. Não há necessidade de rasurar a primeira letra após o ponto para transformá-la em maiúscula.

A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

O Velho Chico como é denominado carinhosamente pelos moradores das regiões por onde passa

nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e atravessa todo o Estado corta a Bahia até fazer a divisa deste

Estado com Pernambuco seguindo para Sergipe e Alagoas onde também serve como fronteira natural

deságua no Oceano Atlântico depois de correr mais de 2.800 quilômetros o que o torna um dos maiores rios

do Brasil e do mundo possui trechos navegáveis usados comercialmente além de várias usinas hidrelétricas a

polêmica transposição de suas águas para atenuar a seca na Região Nordeste persiste estão sendo construídos

dois grandes canais para abastecimento do sertão principalmente nos estados de Ceará Paraíba e Pernambuco

com essa obra espera-se amenizar o maior problema agrário e sanitário do interior nordestino

2 Reescreva as frases a seguir, seguindo as orientações entre parênteses.

a)O futuro chega com (tão grande) rapidez / chego a desconfiar/ agora já está atrás de mim.

(MILLÔR FERNANDES)

(Articule as orações num único período utilizando a conjunção adequada.)

b)É melhor merecer as honras sem receber as honras do que receber as honras sem merecer as honras.

(MARK TWAIN)

(Elimine as repetições utilizando pronome pessoal onde necessário.)

c)Os números não mentem / os mentirosos fabricam números. (ITAMAR FRANCO) (Articule as orações num único período utilizando a conjunção adequada.)

d) Originário da América Central, o vegetal o qual o nome científico é Capsicum constitue-se em boa fonte de antioxidantes e podem apresentar-se sobre muitas variedades.

(Reescreva a frase corrigindo os erros gramaticais de articulação e de grafia.)

3 Explique a ambiguidade em cada uma das frases abaixo e reescreva-as de modo a eliminar o duplo sentido. a) Nenhum homem é bom o bastante para governar os outros sem seu consentimento.(ABRAHAM LINCOLN)

Duplo sentido:

Versão:

(7)

Duplo sentido:

Versão:

4Leia os trechos abaixo, retirados de duas de nossas Constituições.

CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DO IMPÉRIO (25/3/1824)

Dom Pedro Primeiro, por graça de Deus e unânime aclamação dos povos Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil:

Fazemos saber a todos os nossos súditos que, tendo-nos requerido os povos deste Império, juntos em câmaras [...]

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (24/2/1891) Nós, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Congresso Constituinte para organizar um regime livre e democrático, estabelecemos, decretamos e promulgamos a seguinte Constituição [...]

Sobre a organização político-administrativa do Brasil Imperial e da República Velha, responda ao que se pede.

a) Explique a forma de Estado adotada no Império do Brasil e o que foi estabelecido quanto à organização religiosa.

b) Explique a forma de Estado adotada pela Constituição republicana de 1891 e mencione a principal fonte inspiradora para a elaboração dessa Carta Constitucional.

(8)

5O Brasil tem a legislação ambiental mais rigorosa do planeta. É o único país que exige que seus agricultores mantenham reservas de mata natural dentro de suas fazendas. Detém as maiores áreas de preservação. Atribui multas milionárias e prisão a quem infringe as regras. Mas esse aparato só funciona no papel. As florestas continuam sendo derrubadas, as multas não são pagas e são raros os devastadores que vão para a cadeia. Parte do desrespeito às normas pode ser explicada por suas exigências draconianas. Se a lei fosse totalmente cumprida, as lavouras de uma área equivalente a 10% do território nacional teriam de ser substituídas por matas. O faturamento da agricultura cairia 71 bilhões de reais e 5,7 milhões de pessoas perderiam o emprego.

(VEJA, 18 maio 2011, p. 78)

Com base no texto e em conhecimentos sobre o assunto, responda ao que se pede.

a) Existe uma relação direta entre a necessidade de aprovação do novo Código Florestal e os interesses do agronegócio no País? Justifique sua resposta.

b) O atual Código Florestal proíbe novos desmatamentos em relevos de encostas e topos de morros. Que tipos de impactos ecológicos relacionados aos desmatamentos são comuns nessas áreas?

(9)

QUESTÕES OBJETIVAS

Esta parte da prova é constituída por 30 questões objetivas compostas de enunciado e 5 (cinco) afirmativas que deverão ser avaliadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em caso de dúvida, você não é obrigado a marcar a resposta; assim o item não será considerado. Evite o “chute”, a fim de não ser prejudicado(a). Responda às questões de que você tiver certeza.

Língua Portuguesa (1 a 7)

VERBA, JABÁ E ÁGUA FRESCA

P1 O MST encolheu, mas seu apetite por verbas públicas só fez crescer. Segundo relatório divulgado pela insuspeita Comissão Pastoral da Terra, braço marxista da Igreja Católica no Brasil, o Movimento dos Sem-Terra representa hoje apenas 14.509 famílias – incluindo as que estão acampadas sob um pedaço de lona à margem de rodovias e as que participaram de algum tipo de invasão no ano passado. [...] P2 Em parte, o apequenamento do MST se deve aos

próprios fracassos. Seus assentados vivem em situação de miséria: 37% sobrevivem com renda familiar de até um salário mínimo; outros 35% ganham no máximo dois salários por família. Apenas 1% tem acesso à rede de esgoto. Mas o que mais contribuiu para a crescente irrelevância do grupo de João Pedro Stedile foi o naufrágio do modelo de reforma

agrária do País. A ideia de oferecer “um pedaço de terra” e um par de enxadas para os assentados tocarem sua própria produção não resultou em mais do que um punhado de mexericas mirradas que ninguém quer comprar. Sem o uso de tecnologia intensiva não há como avançar na reforma. Prova disso é que não apenas o MST perdeu massa, mas também todas as outras entidades que orbitam em torno da causa. Em 2003 havia 124.600 famílias em acampamentos ou invasões. No ano passado, segundo a Pastoral, esse número tinha despencado para 20.400.

P3 Contrariando a lógica, porém, os movimentos dos sem-terra, cada vez mais nanicos, nunca estiveram tão bem alimentados – por verbas públicas, claro. Entre 2003 e 2010, os repasses do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o MST e demais entidades ligadas à reforma agrária aumentaram nada menos do que 285%. Chegaram a 282,6 milhões de reais. [...]

P4 A justificativa oficial para o gasto dessa montanha de dinheiro é que ela serve para pagar cursos de aprimoramento e outros projetos que beneficiem pequenos agricultores incluídos no programa de reforma agrária. O governo poderia fazer isso diretamente, mas desde a administração Fernando Henrique Cardoso decidiu usar o MST e outras ONGs como intermediários. Isso amansa as lideranças, que, por sua vez, podem torrar as verbas como lhes dá na telha, já que a fiscalização dos gastos é ínfima. [...]

P5 Há muito o interesse do MST não é conseguir terra para quem quer terra, mas fomentar a discussão sobre reforma agrária para manter acima da linha-d’água o pescoço de seus líderes e seu poder de barganha no governo. É por isso que Stedile costuma repetir a lorota de que há “4 milhões de famílias” na fila para receber um lote. E é por isso também que todo ano o MST promove o Abril Vermelho, uma série burocrática de invasões cujo único objetivo é ocupar páginas de jornal. [...] Nessa tarefa, contam com o apoio de seus parceiros do PT, que ecoam as manifestações e muitas vezes dão apoio logístico a elas. O caso mais recente ocorreu na Bahia. Um grupo acampou diante da Secretaria de Agricultura do Estado exigindo mais dinheiro para os assentamentos do MST. O Governador Jaques Wagner, em vez de retirar os manifestantes, decidiu mostrar seu espírito hospitaleiro. Com dinheiro público, instalou na área chuveiros e banheiros químicos e ainda abasteceu os invasores com 600 quilos de carne por dia, durante mais de uma semana. Foi tanta comida que o pessoal teve de salgar e secar parte do carregamento, para preservá-lo. Jabá assim é duro de engolir.

(MELO, Fernando. Veja, p. 74, 27 abr. 2011) 1 Avalie as afirmativas de acordo com a temática e os conteúdos do texto.

a. ( ) (F) O MST luta pela reforma agrária como meio de combater a fome no País, no que foi apoiado pelo governador da Bahia.

b. ( ) (F) O modelo com base no uso de tecnologia em grandes plantações concentra renda e contribui para a pobreza no País.

c. ( ) (F) Os assentamentos do MST estão na pobreza por culpa da sociedade e do governo, que não lhes dá apoio.

d. ( ) (V) Tamanho do movimento e recepção de recursos estão em relação inversa.

e. ( ) (V) Segundo o texto, o MST é um movimento que vive de publicidade, pela violência contra a propriedade alheia, e de extorsão dos recursos dos contribuintes.

(10)

2 Avalie as afirmativas quanto à estrutura do texto e à organização dos conteúdos. a. ( ) (V) A primeira frase do P1 sintetiza o tema texto.

b. ( ) (F) P2 apresenta os dois efeitos do encolhimento do MST. c. ( ) (V) P3 tem sentido adversativo em relação a P2.

d. ( ) (V) P4 apresenta um argumento do governo vigente para a utilização do dinheiro do contribuinte com o MST. e. ( ) (F) Em P5, o autor destaca que o modelo de reforma agrária proposto pelo MST precisa ser repensado.

3 Os itens a seguir apresentam sinônimos para os termos fornecidos, respectivamente. Lembre que o sentido de uma palavra depende, em grande parte, do contexto em que ela esteja inserida. Por isso, sinônimo pertinente é aquele que pode substituir o termo original (no texto) com o menor desvio semântico possível.

Assinale (V) somente para os itens que contiverem todos os sinônimos pertinentes; assinale (F) para os itens que contiverem algum substituto não pertinente. (Todos os vocábulos estão grifados e na sequência em que aparecem no texto.)

a. ( ) (F) Para irrelevância e orbitam são sinônimos dispersão e circulam. b. ( ) (F) Para contrariando a lógica e entidades: irracionalmente e instituições. c. ( ) (V) Para montanha de dinheiro e incluídos: montante e cadastrados. d. ( ) (V) Para dá na telha e fomentar: aprouver e estimular/alimentar. e. ( ) (V) Para acima da linha-d’água e barganha: à tona e negociação.

4 As frases abaixo foram retiradas do texto. Considere o sentido que possuem no contexto do artigo.

I - A ideia de oferecer "um pedaço de terra" e um par de enxadas para os assentados tocarem sua própria produção não resultou em mais do que um punhado de mexericas mirradas que ninguém quer comprar.

II - Em 2003 havia 124.600 famílias em acampamentos ou invasões. No ano passado, segundo a Pastoral, esse número tinha despencado para 20.400.

III - O governo poderia fazer isso diretamente, mas desde a administração Fernando Henrique Cardoso decidiu usar o MST e outras ONGs como intermediários.

IV - E é por isso também que todo ano o MST promove o Abril Vermelho, uma série burocrática de invasões cujo único objetivo é ocupar páginas de jornal.

V - Um grupo acampou diante da Secretaria de Agricultura do estado exigindo mais dinheiro para os assentamentos do MST. O Governador Jaques Wagner, em vez de retirar os manifestantes, decidiu mostrar seu espírito hospitaleiro.

Cada afirmativa a seguir está respectivamente relacionada a cada frase acima. Assinale (V) para as afirmativas que contiverem o mesmo sentido da respectiva frase (no contexto do artigo) e uma estrutura gramaticalmente correta; assinale (F) para as que não apresentarem essas condições.

a. ( ) (F) O projeto de agricultura familiar para os assentados não melhorou a produção de cítricos.

b. ( ) (V) Se em 2003 havia 124.600 famílias em acampamentos ou invasões, no ano passado (2010), segundo a Pastoral, esse número teve uma queda de, aproximadamente, 80%.

c. ( ) (F) Embora pudesse fazer isso diretamente, o governo de Fernando Henrique Cardoso decidiu usar o MST e outras ONGs como intermediários.

d. ( ) (V) Daí também por que todo ano o MST promove o Abril Vermelho, uma série planejada de invasões que visa unicamente à projeção publicitária.

e. ( ) (F) Um grupo acampou na Secretaria de Agricultura do Estado exigindo mais verba para os assentamentos do MST, pois o Governador Jaques Wagner, em vez de retirar os manifestantes, decidiu mostrar seu espírito assistencial.

5 Julgue se em cada item a redação da segunda frase mantém a correção gramatical e o mesmo sentido da primeira. a. ( ) (F) O MST encolheu, mas seu apetite por verbas públicas só fez crescer.

Embora o MST encolheu, seu apetite por verbas públicas vem crescendo.

b. ( ) (F) 37% sobrevivem com renda familiar de até um salário mínimo; outros 35% ganham no máximo dois

salários por família.

37% sobrevivem com renda de até um salário mínimo, mas outros 35% ganham no máximo dois salários por família.

c. ( ) (V) Prova disso é que não apenas o MST perdeu massa, mas também todas as outras entidades que

orbitam em torno da causa.

Prova disso é que perderam massa não apenas o MST, mas também as demais entidades que orbitam em torno da causa.

d. ( ) (F) Os movimentos dos sem-terra, cada vez mais nanicos, nunca estiveram tão bem alimentados – por

verbas públicas, claro.

Os pequenos movimentos dos sem-terra nunca estiveram tão bem alimentados por verbas públicas. e. ( ) (F) Foi tanta comida que o pessoal teve de salgar e secar parte do carregamento, para preservá-lo.

Para se prevenir contra a fome, o pessoal teve de salgar e secar a comida.

6 As três charges a seguir foram retiradas de um site de apoio às ações dos movimentos sociais engajados na reforma agrária (disponíveis em http://lisandrovieira.blogspot.com/2009/03/charges-mst).

(11)

Analise-as atentamente para avaliar as afirmativas.

a. ( ) (F) A primeira (I) charge considera os avanços tecnológicos da economia (e da agricultura em particular) nas últimas décadas para acusar o latifúndio de contribuir para o desemprego.

b. ( ) (F) Na segunda charge (II), a imagem dos agricultores com enxada sugere que a agricultura familiar daria independência ao trabalhador rural e proveria as necessidades alimentares da sociedade.

c. ( ) (F) Na charge III, o autor compreende que o êxodo rural teve muito a ver com a infraestrutura e as novas oportunidades de renda oferecidas pelos centros urbanos.

d. ( ) (F) Na charge II, o autor sugere que a mecanização da agricultura seria necessária para oferecer mais empregos no campo e ao mesmo tempo combater o trabalho escravo.

e. ( ) (V) No conjunto, as três charges demonizam os grandes produtores rurais e os responsabilizam pelas mazelas socioeconômicas no País.

7 Avalie as afirmativas de acordo com a correção gramatical.

a. ( ) (V) Na sessão plenária do Senado, debateu-se a cessão de terras a estrangeiros.

b. ( ) (F) Dois sextos da propriedade está ocupada com cana-de-açúcar; um sexto está ocupado com milho; e aos outros três sextos correspondem à pastagem.

c. ( ) (V) A fazenda ficava a leste da capital, a uma distância de 400 quilômetros. d. ( ) (F) Procuro um colono que eu possa dividir as despesas do rancho.

e. ( ) (F) A ansiedade aumentava na medida em que o prazo fixado ia chegando ao fim.

Literatura Brasileira (8 a 11)

Texto 1

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem, os pássaros ameigavam o canto.

Iracema saiu do banho; o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabíá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.

(ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo, Ática, 1992, p. 16-17) 8Avalie as afirmativas sobre o texto.

a. ( ) (V) Os advérbios iniciais (“além”, “muito além”) conferem extensão e aura mágica à natureza pujante da jovem nação brasileira.

b. ( ) (V) Também é típica do Romantismo a fusão entre a figura humana (Iracema) e o ambiente natural, que a purifica e idealiza.

c. ( ) (F) No Romantismo, o gosto pelas descrições da natureza é a base para o desenvolvimento posterior das interpretações biologistas do Naturalismo.

d. ( ) (V) A ênfase no caráter tribal e virginal da personagem é um aspecto que o Romantismo opôs à degradação moral do mundo urbano, especialmente em autores conservadores como Alencar.

e. ( ) (V) Dentro da perspectiva romântica pode-se estabelecer um paralelo entre a idealização do mundo tribal indígena e a do mundo feudal da Idade Média, ambos imersos na integridade do meio rural, entendido como base do espírito nacional.

II

(12)

Texto 2

CANÇÃO DO EXÍLIO Minha terra tem macieiras da Califórnia

onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra

são pretos que vivem em torres de ametista, os sargentos do exercito são monistas, cubistas, os filósofos são polacos vendendo a prestações. A gente não pode dormir

com os oradores e os pernilongos.

Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda. [...] Nossas flores são mais bonitas

nossas frutas mais gostosas mas custam cem mil-réis a dúzia.

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade e ouvir um sabiá com certidão de idade!

9Avalie as afirmativas sobre o texto de Murilo Mendes, escrito na década de 20 (século XX).

a. ( ) (V) O texto exemplifica o uso da paródia, recurso intertextual característico dos primeiros modernistas para dialogar criticamente com representações literárias do passado.

b. ( ) (V) O poema dessacraliza a visão idealizante do texto de Gonçalves Dias, símbolo do Brasil independente, contrapondo-lhe a imagem de um Brasil multiétnico, marcado pela crise e pelo conflito cultural num trópico que está longe de constituir o paraíso.

c. ( ) (V) A romantização do Brasil foi quebrada de certo modo pelo Realismo e pelo Naturalismo, mas prosseguiu na República Velha com o Parnasianismo, com o qual o Modernismo rompeu criticamente.

d. ( ) (V) O texto fundamenta-se numa perspectiva simultaneamente realista e carnavalizante.

e. ( ) (F) O humor crítico será dominante também na poesia da 2ª fase do Modernismo, a partir de 1930, principalmente como meio de satirizar as propostas do Estado Novo.

Texto 3

O DIA DA CRIAÇÃO

Macho e fêmea os criou (Gênese, 1,27) Hoje é sábado, amanhã é Domingo.

A vida vem em ondas, como o mar, Os bondes andam em cima dos trilhos, E Nosso Senhor Jesus Cristo

morreu na Cruz para nos salvar. Hoje é sábado, amanhã é Domingo. Não há nada como o tempo para passar.

Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Mas por via das dúvidas

[livrai-nos meu Deus de todo mal. Hoje é sábado, amanhã é Domingo. Amanhã não gosta de ver ninguém bem. Hoje é que é dia do presente,

O dia é sábado.

Impossível fugir a essa dura realidade! Neste momento todos os bares

[estão repletos de homens vazios, Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas, Todos os maridos estão funcionando regularmente, Todas as mulheres estão atentas

Porque hoje é sábado. [...] Neste momento há um casamento Porque hoje é sábado.

Há um divórcio e um violamento Porque hoje é sábado.

Há um homem rico que se mata Porque hoje é sábado.

Há um incesto e uma regata Porque hoje é sábado

Há uma mulher que apanha e cala Porque hoje é sábado. [...] 10 Avalie as afirmativas sobre o texto de Vinícius de Morais.

a. ( ) (V) A epígrafe bíblica e a interpretação mito-poética da simbologia do sábado e do domingo filiam o texto à corrente espiritualista do Modernismo.

b. ( ) (V) Na primeira parte do texto, o diálogo intertextual com a oração do Pai Nosso tem sentido de paródia idêntico ao que vimos no texto 2.

c. ( ) (V) No último trecho do texto, as repetições (“todos”, “há”, “porque hoje é sábado”) acentuam o ritmo do texto, conferindo-lhe uma dimensão coral perfeitamente adequada ao tom oracional anterior.

d. ( ) (F) Musicalidade intensa na poesia é uma característica marcante dos poetas da revolução modernista depois da Semana de Arte Moderna.

e. ( ) (V) Posteriormente, a partir da década de 50, Vinícius levou seu labor poético para a MPB, tornando-se uma das principais vozes da bossa nova, ao lado de Tom Jobim, na música, e de João Gilberto, na interpretação vocal.

(13)

11 Com base nos três textos e em conhecimentos sobre a Literatura Brasileira, julgue as afirmativas que se seguem. a. ( ) (V) O gosto por nomes de origem tupi para designar elementos da flora e da fauna é intencional e fez parte

do projeto de Alencar de desenvolver uma obra com traços nacionalistas. No modernismo de 22, ao contrário, os autores procuraram a marca brasílica no uso da linguagem coloquial.

b. ( ) (F) Nos romances étnicos de Alencar (Iracema, O Guarani, Ubirajara), a ausência do negro como elemento importante de nossa formação racial é perfeitamente compreensível, pois o escravo, no século XVII, ainda não integrava nosso processo de mestiçagem.

c. ( ) (V) Em Machado de Assis, o problema da brasilidade não se expressa pela exploração da cor local ou pela idealização de figuras típicas (o índio, o caboclo, o fazendeiro), mas pela análise moral e comportamental das personagens no cenário urbano.

d. ( ) (V) Na 2ª fase do Modernismo (a partir de 1930) predominou o romance de temática social, mas houve ainda obras de caráter intimista, como aquelas vinculadas ao neo-simbolismo de fundo religioso, de que o poema de Vinícius de Morais (texto 3) é exemplo.

e. ( ) (V) Uma característica comum ao Romantismo e ao Modernismo foi a preocupação dos autores com a autonomia criadora, ou seja, com a busca de uma expressão autenticamente nacional.

Língua Estrangeira Moderna (12 a 14)

A seguir estão as questões de Inglês e Espanhol. Resolva apenas as questões da Língua Estrangeira de sua opção.

Inglês

Text 1

OSAMA BIN LADEN: AL-QAEDA RELEASES POSTHUMOUS MESSAGE

P1

A recording apparently made by Osama Bin Laden shortly before he died has been released by al-Qaeda. In the message, he praises the revolutions in Tunisia and Egypt and speaks of a “rare historic opportunity” for Muslims to rise up. The 12-minute audio message appeared on a video posted on Islamist websites.

P2 In the recording, Bin Laden refers to the revolutions in Tunisia and Egypt but makes no mention of the uprisings in Syria, Libya and Yemen. “I think that the winds of change will blow over the entire Muslim world, with permission from Allah,” he says. “There is a serious crossroads before you, and a great and rare historic opportunity to rise up with the Ummah (Muslim community) and to free yourselves from servitude to the desires of the rulers, man-made law, and Western dominance,” he also says. “So, what are you waiting for? Save yourselves and your children, because the opportunity is here”.

(Adapted from: BBC News. Published: 19 May 2011) GLOSSARY

blow: ventar, soprar; explodir, estourar crossroads: encruzilhada

desire: desejo praise: elogiar, louvar release: exibir; publicar rise up: rebelar-se

ruler: governador, soberano

take advantage of: tirar proveito de; explorar wind: vento

12 Analyse the following sentences according to the text.

a. ( ) (V) The recording was published after Osama Bin Laden’s death. b. ( ) (F) Bin Laden criticizes the revolutions in Tunisia and Egypt.

c. ( ) (F) He believes Muslims should not take advantage of this historic opportunity. d. ( ) (V) The audio message lasted less than 15 minutes.

e. ( ) (F) Islamist websites did not post Bin Laden’s audio message.

13 Analyse the following sentences according to P2.

a. ( ) (F) Osama Bin Laden says that Syria, Libya and Yemen should take part in the rebellion. b. ( ) (F) He believes Allah is responsible for all the changes in the Muslim world.

c. ( ) (F) Bin Laden says that the entire Muslim world will blow, with the permission from Allah. d. ( ) (F) He says that people should serve the desires of dictators in order to be free. e. ( ) (V) Osama Bin Laden wants his people to get free from Western dominance.

(14)

14 Analyse the following sentences considering grammar.

a. ( ) (V) The use of the verb tense is correct in the sentences “A recording has been released” and “A recording was released last month”.

b. ( ) (V) “He refers to the revolutions in Tunisia but makes no mention of the uprisings in Syria”. The past tense of the verbs in bold are referred and made.

c. ( ) (V) “He makes no mention of the uprisings in Syria”. We could also say: “He does not make any mention of the uprisings in Syria”.

d. ( ) (V) The sentences "I think that the winds of change will blow over the entire Muslim world” and “I believe the winds of change will blow over the whole Muslim world” have the same meaning.

e. ( ) (F) “There is a serious crossroads before you”. The past tense of this sentence is: “There were a serious crossroads before you”.

Espanhol

Texto 1

HIPERMODERNIDAD: LA ERA DE LOS ANESTESIADOS

En la era de la hipermodernidad, donde los “hiper” anteceden al mundo de los vocablos

(hipercapitalista, hiperpotencias, hiperterrorismo, “hipervacaciones”, hiperindividualismos, hipermercados, hipertensiones) también nos enfrentamos a una sociedad hipermoderna.

¿Somos capaces de sobrevivir a ella?

P1 Lipovetsky sostiene que “la sociedad hipermoderna está fundada en los siguientes principios: los derechos humanos, la democracia pluralista, la lógica del mercado y la lógica tecnocientífica.”

P2 El filósofo francés manifiesta que lo que nos tiene que preocupar, es la “fragilización de los individuos. El individuo hípermoderno es libre, pero ‘frágil’ y vulnerable, librado a su suerte.” Una suerte donde el tiempo corre de “prisa”, y los minutos no alcanzan.

P3 Entonces la sociedad hipermoderna se ve amenazada por la fragilización y desestabilización emocional de los individuos, donde la sociedad no ofrece una estructura sólida en la cual el individuo se sienta confortable, así depresiones, “angustias”, trastornos psicosomáticos, seres aislados, separados de sus familias, familias destruidas, son algunos de los de muchos males que padecen las personas hoy en día. En la hipermodernidad, el desempleo, la preocupación por la salud, las “crisis económicas”, inducen a una ansiedad individual y colectiva que se ha introducido en el cuerpo social.

P4 Es hora en la era de los hiper, hiperabrirse a la solidaridad, al hipercambio, a la hiperayuda, a la hipereducación, a dejar de lado el hiperegoísmo para desplegar lo mejor de cada uno. No será tarea sencilla, más si ha de ser todo a lo grande, pues eso significa la palabra hiper, a lo grande ha de ser el esfuerzo que tengamos que proporcionar en mejorar este mundo que como dice Galeano está “patas arriba”.

(CALVETE, Andrea. Disponible en: <http://www.uypress.net/uc_12523_1.html>) 12 Evalúe las afirmativas del texto.

a. ( ) (F) En el cuestionamiento de la autora del artículo se percible el enfrentamiento entre la llamada gente moderna y los conservadores.

b. ( ) (V) De acuerdo al comentario, hay más de dos principios que dan base a la sociedad hipermoderna. c. ( ) (V) Hay una preocupación manifiesta de no tomar como prioridad al tiempo, sino al individuo.

d. ( ) (F) La amenaza que se deduce es la supuesta libertad del ser humano que afecta, incluso, a los más fuertes. e. ( ) (F) La oferta masiva de empleos y planes de salud trastorna a toda la sociedad.

13 Siga evaluando las afirmativas del texto, con atención a sus aspectos semánticos.

a. ( ) (V) El prefijo usado actualmente sin parsimonia agranda el significado original de actitudes y conductas. b. ( ) (F) La ansiedad, los bajos sueldos y las exigencias familiares dejan a los seres aislados de la sociedad moderna. c. ( ) (F) El cuerpo social, es decir, el individuo refinado no siente la ansiedad de las familias destruidas.

d. ( ) (V) Ha llegado el momento en que el individuo actúe ante la sociedad con sus mejores intenciones. e. ( ) (F) En el texto, la colocación de Lipovetsky sobre la sociedad se reafirma con la opinión de Galeano.

14 Siga evaluando las alternativas del texto con atención a sus aspectos gramaticales, de significado de vocablos y expresiones.

a. ( ) (F) “Hipervacaciones” da a entender el poder de opinión de los productores ganaderos en el cuerpo social. b. ( ) (V) Las palabras “frágil”, “prisa” y “angustias” se enmarcan en la misma clasificación de acuerdo a su acentuación. c. ( ) (V) La expresión “crisis económicas” llevada al singular queda “crise económica”.

d. ( ) (F) “Tarea sencilla”, en P4, se refiere a hacer algo con sensibilidad.

(15)

História (15 a 19)

15 “[...] a civilização romana não deixou de exercer uma influência definida sobre as culturas posteriores. A forma, senão o espírito, da arquitetura romana conservou-se na eclesiástica da Idade Média e sobrevive até o presente nas linhas da maioria de nossos edifícios públicos [...] Embora sujeito a novas interpretações, o Direito dos grandes juristas tornou-se parte importante do Código de Justiniano e assim comunicou-se posteriormente à Idade Média [...] Esse Direito teve notáveis repercussões no fortalecimento do direito de propriedade privada.”

(BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1964. v.1. p. 247) Julgue as afirmativas a respeito desses dois importantes legados romanos.

a. ( ) (V) Diferentemente do que ocorreu no Egito e na Grécia, na Idade Antiga, não foi a religião o sustentáculo da arquitetura romana, que teve um caráter extremamente prático.

b. ( ) (F) Os romanos herdaram dos gregos a construção do arco redondo e a experiência na construção de redes de esgoto, que caracterizavam as principais cidades do Império Romano.

c. ( ) (V) Aquedutos, arcos de triunfo, fortalezas, anfiteatros, emprego do cimento são os principais elementos da arquitetura romana; as basílicas não tinham finalidade religiosa, salvo depois da vitória do cristianismo. d. ( ) (V) Enquanto o Jus Civile era essencialmente a lei de Roma e de seus cidadãos, existindo tanto na forma

escrita como na não escrita, o Jus Gentium era a lei considerada comum a todos os homens, sem levar em consideração a nacionalidade, sendo aplicada especialmente aos habitantes estrangeiros do Império. e. ( ) (V) O Jus Naturale ensinava que todos os homens eram por natureza iguais e detentores de certos direitos,

incluindo a vida e a liberdade, valores que antecediam o próprio Estado.

16 Os Capitães-Donatários gozavam de verdadeiras atribuições de governo, inclusive o poder de lançar contribuições e exercer amplas funções judiciais, no cível e no crime [...] Gozavam, finalmente, tal como os senhores medievais, do privilégio de ficarem suas terras fora do alcance das justiças da Coroa o que, aliás, foi pouco depois revogado, quando da criação do governo-geral. Esses pontos de semelhança [...] são, entretanto, mais aparentes do que reais [...] Passada a Idade Média, passadas as condições que a criaram, impraticável seria restaurá-la artificialmente.

(VIANA, Helio. História do Brasil: período colonial. 9. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1972. p. 63) Sobre a formação do Brasil Colonial, o feudalismo e o absolutismo real, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) Os documentos básicos na criação do sistema de capitanias hereditárias eram a Carta de Doação e a Carta

Foral, contendo esta os detalhes dos direitos e atribuições dos

capitães donatários.

b. ( ) (V) A criação do sistema de capitanias hereditárias apresenta algumas semelhanças com o feudalismo, tanto pela hereditariedade da concessão como pelos vastos poderes outorgados pelo rei português.

c. ( ) (F) O exercício da justiça ministrado pelos donatários compreendia aplicar a pena de morte inclusive a nobres, para certos crimes praticados nas respectivas capitanias.

d. ( ) (F) A criação do governo-geral no Brasil implicou extinção das capitanias hereditárias.

e. ( ) (V) A centralização dos esforços e os gastos despendidos na criação do governo-geral, cujo documento básico era o

Regimento, reflete o absolutismo real lusitano.

17 Depois da liberação das 13 Colônias, os EUA – sequiosos por café e dispostos a se afastar dos mercados dominados pela Inglaterra – passaram a importar o produto brasileiro [...] quase 1 milhão de escravos foram trazidos da África ou do Nordeste, os grandes capitais (imobilizados desde a proibição do tráfico de escravos em 1850) encontraram nova ocupação; novas cidades e novos latifúndios foram criados – quase da noite para o dia [...] Fez criar ferrovias e aparelhar os portos do Rio de Janeiro e de Santos.

(BUENO, Eduardo. História do Brasil. 2. ed. São Paulo, Publifolha, 1997. p. 131) Avalie as afirmativas a seguir a respeito da economia do Brasil imperial.

(16)

a. ( ) (V) Na segunda metade do século XIX, o aumento da produção cafeeira no Brasil visava, sobretudo, os mercados europeus e norte-americano, robustecidos pelas atividades da Revolução Industrial.

b. ( ) (V) Ante a repressão naval da Inglaterra, o Parlamento imperial proibiu a importação de escravos da África, com as leis Eusébio de Queirós e Nabuco de Araújo. Restava somente o comércio interno de escravos.

c. ( ) (F) Financeiramente, o Império do Brasil prendeu-se aos Estados Unidos, havendo 17 empréstimos, em dólar, para pagamento de empréstimos anteriores ou para obras de infraestrutura ferroviária e portuária.

d. ( ) (V) Na construção de ferrovias, para atender ao transporte ligado ao café, estiveram presentes empresários e capitais ingleses, bem como o grande empresário brasileiro, Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá.

e. ( ) (F) Ao longo da segunda metade do século XIX, a Província do Rio de Janeiro substituiu o trabalho escravo nos cafezais pelo colono europeu, enquanto a

Província de São Paulo permaneceu ligada ao trabalho servil, tendo grande prejuízo com o advento da Lei Áurea (1888) e com a liberação total dos escravos.

18 Bush está no fim do segundo mandato. Na eleição presidencial de 2000, ele derrotou Al Gore, candidato do Partido Democrata [...] Houve fortes suspeitas de fraude a seu favor na Flórida [...] teve menos votos que Gore, mas acabou eleito. Nos EUA, as eleições presidenciais são indiretas [...] conseguiu a maioria dos delegados do Colégio Eleitoral [...] Então ocorreram os atentados de 11 de setembro [...] Ao atingirem as torres gêmeas de Nova York e o Pentágono, os terroristas ligados à rede Al-Qaeda decretaram guerra aos EUA [...] Bush fez da luta contra o terrorismo o eixo de seu governo e agiu para unir o país em torno de suas iniciativas nesse campo.

(GUIA DO ESTUDANTE. São Paulo: Ed. Abril, 1° sem. 2 008. p. 28) Com base no texto e em conhecimentos sobre o governo de George W. Bush, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) O sistema eleitoral dos EUA prevê que o candidato que tiver mais votos populares num Estado terá os votos totais do Colégio Eleitoral nesse Estado. Os candidatos procuram vencer em Estados com grande Colégio Eleitoral, como a Califórnia.

b. ( ) (V) A doutrina Bush prevê o uso da força do modo unilateral e preventivo contra qualquer país que os EUA julguem uma ameaça à segurança norte-americana.

c. ( ) (F) A invasão e conquista do Iraque resultou de forte coligação internacional liderada pelos EUA e aprovada pela ONU.

d. ( ) (V) A invasão do Afeganistão pelos EUA e seus aliados, com autorização da ONU, foi justificada pela necessidade da guerra contra o terrorismo, uma vez que o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, estaria abrigado nas montanhas desse país.

e. ( ) (F) Uma consequência das práticas decorrentes da política externa do governo Bush foi o fortalecimento dos organismos internacionais, como a ONU.

19 Art.4° A República Federativa do Brasil rege suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional;

II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção;

V - igualdade entre os Estados.

(CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 5 out. 1988) Sobre as relações internacionais do Brasil no governo do Presidente Lula da Silva, julgue as alternativas.

a. ( ) (V) Um dos objetivos da política externa do governo Lula foi reivindicar a mudança na estrutura do Conselho de Segurança da ONU e tornar o Brasil membro permanente desse órgão.

b. ( ) (V) Ante o ato de força do governo Evo Morales, da Bolívia, quando expropriou duas refinarias da Petrobrás em seu território, o Brasil respondeu com “diplomacia de generosidade”, sugerindo que o alinhamento ideológico com governos de esquerda preponderou sobre os interesses do Brasil.

c. ( ) (F) A enérgica condenação do governo Lula às violações dos direitos humanos em Cuba, quando dissidentes políticos faziam greve de fome, mostra, no caso, alinhamento com os EUA e pragmatismo diplomático.

d. ( ) (F) Um dos sucessos da diplomacia brasileira sob o governo Lula foi reconduzir ao poder, em Honduras, o Presidente Manuel Zelaya, que fora deposto em truculento golpe militar.

e. ( ) (V) A política externa é de competência privativa do Poder Executivo, cabendo ao Senado e Câmara dos Deputados a aprovação de tratados internacionais.

(17)

Geografia (20 a 24)

20 Observe atentamente a figura abaixo, que representa o mecanismo das estações do ano.

Com base na representação e em conhecimentos sobre o assunto, julgue as afirmativas.

a. ( ) (V) A existência das estações do ano depende da conjugação do movimento de translação do planeta com a obliquidade da eclíptica (inclinação do eixo em relação ao plano orbital terrestre).

b. ( ) (V) Quando a Terra ocupa a posição I, o Sol se encontra na altura do Trópico de Capricórnio, determinando dias mais longos e noites mais curtas para o Hemisfério Sul.

c. ( ) (F) O fenômeno conhecido como “sol da meia-noite” pode ser observado na calota polar do Hemisfério Norte, no solstício de 21 de dezembro.

d. ( ) (V) No Hemisfério Norte, a partir de 23 de setembro, é possível observar queda de folhas nas florestas temperadas, que originalmente cobriam grandes extensões da Europa e da América do Norte.

e. ( ) (F) Nas épocas do ano denominadas equinócios (posições II e IV), há grande desigualdade na distribuição de luz e calor no planeta, e o Sol nunca atinge o zênite nas regiões equatoriais.

21 As placas tectônicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa de nosso planeta, a litosfera, sustentando os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma incandescente (material em estado líquido-pastoso no interior da Terra), as dez principais placas se empurram, afastam-se umas das outras e afundam ou se elevam alguns milímetros por ano, alterando suas dimensões e modificando o contorno do relevo terrestre.

(GEOGRAFIA VESTIBULAR. São Paulo: Ed. Abril, 2011. p. 34)

Com base no texto, no mapa acima e em conhecimentos sobre os agentes internos do relevo terrestre, avalie as afirmativas.

a. ( ) (F) Na atual configuração da Terra, a deriva continental continua ativa. Isso pode ser comprovado pela aproximação de aproximadamente 5 cm por ano, entre a América do Sul e a África.

b. ( ) (V) Na região ocidental das Américas, movimentos tectônicos recentes provocaram grandes dobramentos no relevo, dando origem às Montanhas Rochosas e à Cordilheira dos Andes.

c. ( ) (V) Em seu movimento para leste, a placa Euroasiática (3) se choca com as placas das Filipinas (4) e do Pacífico (10). Essa foi a causa do forte abalo sísmico e do tsunami que atingiram o Japão em março de 2011. d. ( ) (V) O território brasileiro, por estar localizado na parte central da placa sul-americana (8), sente pouco os

efeitos destrutivos dos terremotos.

e. ( ) (F) A maior concentração de vulcanismo ativo do planeta encontra-se na zona de contato entre as placas eurasiana (3) e africana (7), que incluem vulcões de perigosa regularidade, como o Etna e o Vesúvio, situados no Mediterrâneo.

(18)

22As preocupações do Ocidente com o Oriente Médio podem ser resumidas a dois tópicos: terrorismo e petróleo. Com a conflagração na Líbia, os levantes no norte da África tocam finalmente na ferida econômica. Os campos líbios, os maiores da África, abastecem cinco de cada 100 barris de petróleo consumidos na Europa. O petróleo extraído na Líbia é de ótima qualidade, do tipo leve e utilizado na produção de derivados nobres, como a gasolina e o querosene de aviação. Nove petrolíferas, incluindo a Petrobrás, foram obrigadas a retirar seus funcionários do país e a paralisar suas operações. Metade da exportação líbia foi suspensa na semana passada, e o ditador Muamar Kadafi ameaça interromper completamente a extração petrolífera.

(VEJA, p. 84, 2 de mar., 2011) Com base no texto e em conhecimentos sobre o assunto, julgue as afirmativas.

a. ( ) (F) Com maioria esmagadora de população muçulmana xiita, a Líbia representa um grande perigo para o Ocidente, pois abriga grupos terroristas antiocidentais, incluindo membros da Al-Qaeda.

b. ( ) (V) O fim do governo de Muamar Kadafi pode criar um vácuo de poder na Líbia, semelhante ao que ocorreu no Iraque, em 2003, depois da queda de Saddam Hussein. Essa brecha de comando facilitaria a organização de terroristas e de grupos interessados em tomar o poder político no país.

c. ( ) (V) A Líbia e a Argélia são os maiores exportadores de petróleo do norte da África. Em razão da abundância de petróleo e de suas características climáticas e demográficas, o norte africano pode ser considerado um prolongamento do Oriente Médio.

d. ( ) (V) A guerra civil na Líbia vem elevando o preço dos derivados de petróleo, fato que apresenta relação direta com a retração do PIB global.

e. ( ) (F) No Brasil, as oscilações internacionais do petróleo são agravadas pela quebra do monopólio da Petrobrás sobre as atividades de extração, refino e transporte de óleo e

gás. Com isso, a empresa brasileira encontra-se, atualmente, incapaz de controlar o preço dos combustíveis.

23 A União Europeia (UE) avançou ontem nas negociações para adotar medidas com o objetivo de enfrentar a imigração ilegal. Diante da forte pressão de partidos populistas e xenofóbicos, a maioria dos países europeus apoiou em reunião realizada em Bruxelas uma proposta para restabelecer os controles pontuais em suas fronteiras internas. A iniciativa, defendida inicialmente por França e Itália, foi debatida pelos ministros do interior da União Europeia em busca de soluções diante da chegada de imigrantes norte-africanos que fogem das revoluções em curso em seus países.

(GAZETA DO POVO, 13 maio 2011) Com base no texto, no mapa e em conhecimentos sobre

os atuais movimentos migratórios no mundo, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) A violenta repressão aos protestos pró-democracia na Tunísia e no Egito no início de 2011 foi o fator que desencadeou a atual onda migratória de africanos em direção à Europa.

b. ( ) (F) Atualmente, o espaço Schengen permite a livre circulação de europeus e estrangeiros entre seus países membros, abrangendo todos os países da UE, com exceção do Reino Unido, da Grã-Bretanha e da Irlanda do Sul.

c. ( ) (V) A proximidade geográfica e a aproximação econômica entre Líbia e Itália têm auxiliado no combate à migração clandestina do norte da África para o sul da Europa.

d. ( ) (V) Os debates atuais da Europa sobre alterações nas leis de imigração constituem, ainda, um reflexo da crise mundial iniciada em 2008, que provocou desemprego e forte retração econômica.

e. ( ) (F) Os países emergentes, que praticamente não foram afetados pela crise econômica mundial, têm deixado de fornecer imigrantes ilegais para a Europa.

(19)

24 Observe atentamente o gráfico abaixo, referente ao crescimento do PIB brasileiro desde 1997.

Com base nos dados e em conhecimentos sobre o assunto, avalie as afirmativas.

a. ( ) (V) O gráfico demonstra que, pela primeira vez em mais de uma década, o PIB brasileiro registrou queda, o que pode ser atribuído à crise econômica mundial.

b. ( ) (F) A retração do PIB em 2009 foi agravada pela queda do consumo familiar, em itens como automóveis e eletrodomésticos.

c. ( ) (V) Os melhores desempenhos do PIB correspondem aos anos de 2004, 2007 e 2008; em 2008, o crescimento do índice foi impulsionado, principalmente, pelo desempenho da agropecuária.

d. ( ) (F) O recuo econômico brasileiro depois de 2008 passou dos quatro pontos porcentuais, índice superior ao de países desenvolvidos, como EUA, Rússia e Japão.

e. ( ) (V) Mesmo com resultado recente negativo, a economia brasileira teve um dos melhores desempenhos entre os países membros do G20.

Matemática (25 a 27)

25 CÓDIGO FLORESTAL

Código atual

Independentemente do tamanho, toda propriedade deve manter sua reserva legal, ou seja, parte da área com floresta intacta. Na Mata Atlântica, a exigência é de 20% da propriedade. No cerrado, 35%. E na Floresta Amazônica, 80%. As matas ciliares (margens de rios e mananciais que os protegem da erosão) devem ter pelo menos 30 metros de largura.

Proposta do novo código

Dispensa pequenas propriedades rurais (com menos de 80 hectares) de manter a reserva legal. E nos rios com até 5 metros de largura, a faixa mínima obrigatória de mata ciliar cairia dos atuais 30 metros para 15.

“Seu” Zé possui uma pequena propriedade (a seguir representada) na Mata Atlântica.

Considere as informações e avalie as afirmativas.

a. ( ) (F) A área total do terreno é de 4 hectares.

b. ( ) (F) A mata ciliar do sítio de seu Zé, no código atual, é de 60.000 metros quadrados.

c. ( ) (F) A propriedade de seu Zé, pela proposta, ficará isenta da faixa mínima obrigatória.

d. ( ) (V) A área total da mata ciliar, pela proposta, cairia pela metade.

e. ( ) (F) A mata ciliar, pelo código atual, representa mais de 2% da área total.

(20)

26 AS IRMÃS

Três irmãs – Vânia, Ana e Lia – trabalham numa universidade, nos departamentos de sua preferência – Biblioteca, Secretaria e Coordenação. Uma delas cursa Administração, outra Direito e a terceira Relações Internacionais. (As relações entre irmãs, departamentos e cursos não ocorrem, necessariamente, na ordem apresentada).

Sabe-se que:

– Lia é a irmã que trabalha na Biblioteca;

– a irmã que trabalha na Secretaria não faz Administração; – Vânia não faz Direito, e Ana faz Relações Internacionais.

Considere as informações e avalie as afirmativas.

a. ( ) (F) Ana trabalha na Coordenação e faz Direito. b. ( ) (V) Ana não trabalha na Biblioteca e não faz Direito. c. ( ) (F) Lia faz Administração.

d. ( ) (V) Lia não trabalha na Coordenação.

e. ( ) (F) Vânia não trabalha na Biblioteca e não faz Administração.

27 O MAIS SOLIDÁRIO

A Charities Aid Foudation e o Instituto Gallup entrevistaram pessoas em 153 países para avaliar a prática de atitudes altruístas. Em média, 20% da população global doam tempo, 30% doam dinheiro e 45% ajudam estranhos. A função (em vermelho) que relaciona o porcentual de pessoas que fizeram atos de solidariedade (Y) com o índice de bem-estar (X) é Y = (-3x2+64x -16) / 8.

Considere todas as informações e avalie as afirmativas.

a. ( ) (F) Burundi tem o mais baixo índice de bem-estar entre os países entrevistados.

b. ( ) (F) Nova Zelândia é o país com o maior porcentual de pessoas que fizeram atos de solidariedade. c. ( ) (V) Irlanda e Brasil possuem o mesmo índice de bem-estar.

d. ( ) (F) Para um índice de bem-estar igual a 10, utilizando a função, o porcentual de pessoas que fizeram atos de solidariedade é maior que 44.

e. ( ) (F) O maior índice de bem-estar, entre os países entrevistados, é o da Suíça e do Canadá. QUANTO MAIS FELIZES, MAIS SOLIDÁRIOS

(21)

Biologia (28 a 30)

28 FUKUSHIMA LANÇOU AO OCEANO ÁGUA COM RADIOATIVIDADE

Após o tsunami originado pelo terremoto, ocorreu uma explosão na usina atômica de Fukushima. No início de abril de 2011, a central nuclear lançou ao oceano 520 toneladas de água radioativa, com substâncias como o iodo-131, césio-134 e césio-137. Foi a primeira vez que a central revelou a quantidade de material radioativo lançado no Pacífico. Dias depois, autoridades da Coreia do Sul manifestavam sua preocupação ao Japão. Os peritos estimam que o acidente liberou na atmosfera de 370 a 630 mil terabecquerels de substâncias radioativas. Esses números foram revelados quando o país decidiu elevar o nível da catástrofe para o do mesmo do acidente em Tchernobil, em 1986.

(Adaptado de: GERALDES, Helena. Disponível em: <http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1490863>. Acesso em: 21 abr. 2011) Observação: a medida em becquerel é proporcional à atividade do elemento radioativo; uma fonte mais perigosa radiação dá uma

leitura mais elevada.

Sobre o acidente nuclear e suas consequências, julgue as afirmativas.

a. ( ) (V) Segundo o quadro de níveis de incidentes/acidentes e o texto, o nível do acidente de Fukushima estaria acima do nível 4. b. ( ) (F) Ecologicamente falando, o acidente de Fukushima não é

preocupante, pois só afeta o ser humano. Animais e plantas não são afetados.

c. ( ) (F) A radiação lançada no ambiente só provocaria nas pessoas lesões superficiais.

d. ( ) (F) No Brasil, a matriz energética predominante não é nuclear, mas hidrelétrica, que não traz nenhum tipo de impacto ambiental.

e. ( ) (V) Um câncer comum a esse tipo de acidente é a leucemia (câncer em glóbulos brancos), pois a radiação altera o DNA das células da medula óssea.

29Curitiba recebeu uma exposição sobre o corpo humano, para ilustrar o fascinante mundo que existe dentro de nós. Impressionou a técnica de conservação dos órgãos, músculos e ossos, baseada no uso de silicone. Dentre os sistemas apresentados, os que geravam maior curiosidade eram o cardiovascular, o reprodutor e o respiratório. O objetivo da mostra era ajudar o visitante a entender como nosso corpo é fisicamente, perceber a complexidade e harmonia do organismo humano e contribuir para que se fizessem escolhas mais acertadas sobre os cuidados com a saúde e o estilo de vida.

(22)

Julgue as afirmativas sobre a estrutura e a fisiologia do corpo humano.

a. ( ) (V) O sistema circulatório é formado pelo coração, veias, artérias e pelo sangue. Sua principal função é o transporte de substâncias necessárias às atividades celulares e seus resíduos.

b. ( ) (V) Os sistemas muscular e esquelético trabalham em conjunto. Enquanto o primeiro garante os movimentos, o segundo confere sustentação e proteção a órgãos vitais.

c. ( ) (V) Os pulmões, estruturas do sistema respiratório, são responsáveis pelas trocas gasosas. Graças a essa atividade, o corpo obtém O2 para a respiração celular e elimina CO2 originado na respiração celular.

d. ( ) (V) O controle das atividades fisiológicas do corpo humano é responsabilidade de dois sistemas: nervoso e endócrino. Este realiza sua ação por meio de hormônios lançados na corrente sanguínea.

e. ( ) (V) Nossa reprodução é considerada sexuada, pois ocorre por gametas, trocados por intermédio do sexo. Atualmente, a maneira mais comum e barata de evitar DSTs (doença sexualmente transmissível) é o uso de preservativos.

30 De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças negligenciadas estão associadas a precárias condições de vida. São doenças que normalmente recebem pouco apoio à pesquisa em países desenvolvidos ou por parte da indústria farmacêutica. Esse tipo de patologia tem sido uma prioridade do governo brasileiro, que centra esforços em sete doenças: dengue, doença de Chagas, leishmaniose, hanseníase, malária, esquistossomose e tuberculose.

Sobre essas moléstias, julgue as afirmativas.

a. ( ) (V) As medidas preventivas usadas para diminuir os casos de dengue são as mesmas empregadas para conter o avanço da malária.

b. ( ) (V) Na doença de Chagas, o transmissor é um inseto conhecido popularmente por “barbeiro”.

c. ( ) (F) Uma das maneiras de se evitar a esquistossomose é colocar telas em portas e janelas. Essa medida evita que os pernilongos contaminados entrem nas casas.

d. ( ) (F) A tuberculose é uma doença causada por vírus que afeta o fígado das pessoas contaminadas.

e. ( ) (F) De acordo com o gráfico ao lado, apenas 18% dos remédios foram desenvolvidos para as doenças tropicais, entre 1975 e 2004.

Referências

Documentos relacionados

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o &#34;Fiel do sendo o