• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE FORMATURAS FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE FORMATURAS FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE FORMATURAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA

A conclusão de um curso superior é a celebração de uma grande conquista, portanto a cerimônia de formatura se transforma num momento especial e marcante para todos. É a hora de compartilhar a conquista com familiares e amigos, assim como expressar reconhecimentos àqueles que, de alguma forma, foram coparticipantes desta vitória.

Aqui você terá acesso a todas as informações relativas à formatura, colação de grau e tudo o que envolve diretamente o assunto.

O Comitê de Formaturas da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha está à disposição das Comissões de Formaturas, para que o evento se torne de fato um ato de valorização dos formandos vinculados à FTSG.

Através do Comitê, os formandos terão suporte desde a formação da Comissão de Formatura até o cumprimento de todos os aspectos que envolvem o cerimonial e protocolo no dia da Colação de Grau.

O Que Fazer Antes da Formatura

Para que ocorra tudo tranquilamente, é preciso ficar atento às datas e atividades que devem ser cumpridas antes da formatura.

1 – Cumprimento de disciplinas e créditos

Certifique-se do cumprimento de todas as disciplinas e créditos exigidos para a conclusão do curso.

2 - Exame Nacional de Desempenho - ENADE

Acadêmicos inscritos e selecionados para o ENADE devem tê-lo realizado ou sido dispensados dele para poder receber o diploma.

3 – Pedido de Avaliação Curricular e de Colação de Grau

O acadêmico deverá encaminhar o pedido Avaliação Curricular e de Colação de Grau, junto à Secretaria Acadêmica, no ano da conclusão do curso, respeitando o prazo estipulado no calendário acadêmico, fazendo sua opção pelo tipo de cerimônia desejada (Solene , Unificada

ou Gabinete. Cabe ressaltar que a escolha por um tipo de cerimônia invalida a realização do

outro.

A solicitação do Pedido de Colação de Grau dentro do prazo determinado é importante, pois a partir desta o setor de Registro Acadêmico fará uma avaliação curricular para determinar se o acadêmico está apto a colar grau.

Não poderá colar grau, nem de forma simbólica, o acadêmico que não estiver em dia com as obrigações acadêmicas curriculares, mesmo tendo seu nome incluído no convite.

Tipos de Cerimônias

Solene – é realizada com toga e com a presença de todas as autoridades acadêmicas e civis em

(2)

Unificada – é realizada com toga, nas dependências da Faculdade ou outro local definido pelo

Comitê, reunindo todos os cursos. Há um único juramento que é feito coletivamente e a vestimenta é disponibilizada pela Faculdade.

Gabinete – é realizada no gabinete do Diretor, quando o formando não pôde comparecer à

formatura Solene ou Unificada, por motivo excepcional. A data e o horário da cerimônia serão definidos pelo Comitê de Formaturas da FTSG, com aprovação da Coordenação do Curso. OBS: O ato de Colação de Grau é obrigatório para a emissão e registro do diploma.

Formatura Solene Comissão de Formatura

A turma de formandos elege, através de votação, a Comissão de Formatura, que terá a função de organizar a solenidade e realizar todos os procedimentos necessários ao evento.

São algumas atribuições da Comissão de Formatura:

- realizar reuniões com colegas formandos, para tomada de decisões coletivas, tais como a definição de paraninfo e homenageados, dos oradores e do juramentista;

- contratar produtora para organização do evento; - organizar a Cerimônia Religiosa e a Colação de Grau;

- atender as convocações para reunião com o Comitê de Formaturas da FTSG;

- organizar o convite de formatura, quadro e anúncio e apresentá-los ao Comitê para revisão e aprovação;

- solicitar, junto ao seu Conselho ou Entidade de Classe, o Registro Profissional;

A Comissão de Formatura deverá entrar em contato com o Comitê de Formatura da FTSG para agendar reuniões, através do e-mail comitedeformatura@ftsg.edu.br, ou pelo telefone (54)3022 8700.

A Formatura Solene é realizada em local público, escolhido pela Comissão de Formatura, com apreciação do Comitê, e conta com a presença de todas as autoridades acadêmicas e civis. As datas das cerimônias serão definidas pelo Comitê de Formaturas da FTSG, juntamente com os Coordenadores de Cursos. A turma poderá escolher o horário para realização da cerimônia, que também deverá ser aprovado pelo Comitê.

Os formandos escolhem o paraninfo e demais homenageados, oradores e juramentistas. Nesta modalidade de cerimônia os formandos recebem o diploma do paraninfo, juntamente com os pais ou familiares (no máximo duas pessoas), escolhidos pelo próprio formando.

Funções da Comissão de Formatura

Presidente: representar sempre a Comissão de Formatura junto à FTSG; presidir as

assembleias; cumprir as decisões tomadas; autorizar e visar as contas a pagar e depósitos; assinar cheques e tudo que se relacione com despesas, juntamente com o tesoureiro.

Vice-Presidente: substituir o Presidente em caso de ausência temporária ou definitiva; auxiliar

o Presidente no que for necessário.

Secretário: dirigir a secretaria; manter em dia a correspondência; secretariar as assembleias

gerais; manter transcrito o livro ata das assembleias e do conselho, de forma rigorosa.

(3)

Tesoureiro: juntamente com o Presidente, autorizar e visar as contas a pagar, os depósitos

bancários e cheques; dirigir a tesouraria, organizando e mantendo em dia os registros, despesas e receitas; ter sob sua guarda todos os valores e documentos financeiros da Comissão.

Vice-Tesoureiro: substituir o Tesoureiro em caso de ausência temporária ou definitiva.

Conselheiro: participar de todas as decisões tomadas pela Comissão, seja de forma verbal ou

documentada.

Contratação de Produtoras

A relação de produtoras cadastradas encontra-se com o Comitê de Formaturas da FTSG, ficando a contratação ou não a critério dos formandos. A FTSG não se responsabiliza pelos serviços prestados por empresas contratadas.

Homenageados Paraninfo

O Paraninfo da turma, em geral, é um professor da FTSG que mantém prestígio incondicional junto à turma. A escolha fica a critério dos formandos, podendo haver um paraninfo para cada curso ou um paraninfo para vários cursos. O Paraninfo da turma escreve o discurso com, no máximo, 3 laudas (ou 5 minutos) e o submete à avaliação do Comitê de Formaturas da FTSG, até 10 dias antes da cerimônia.

Patrono (opcional)

O Patrono é uma personalidade que se destaca no âmbito do corpo científico ou da comunidade. Trata-se, em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, com reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. A Comissão de Formatura, juntamente com os colegas formandos, escolhe o Patrono da turma. O Patrono escreve o discurso com, no máximo, 3 laudas (ou 5 minutos) e o submete à avaliação do Comitê de Formaturas da FTSG, até 10 dias antes da cerimônia.

Professores e Funcionários Homenageados

Docentes e funcionários homenageados são integrantes do quadro funcional da Instituição, que, nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso, mereceram o reconhecimento e gratidão da turma como um todo. Poderão ser homenageados no máximo 4 (quatro) professores por turma. Integrantes de serviços terceirizados não participam dessas homenagens. A escolha dos homenageados fica a critério da turma de formandos.

Amigo da Turma (opcional)

A escolha deste homenageado é opcional e fica a critério da turma. São integrantes de serviços terceirizados ou colegas, exceto formandos da turma, que merecem o reconhecimento da turma.

Obs.: a Comissão de Formatura deverá comunicar dia e local que fará o convite aos homenageados. Os convites devem ocorrer somente durante os intervalos das aulas, sob pena de suspensão da atividade. Não será permitido qualquer tipo de atividade que perturbe o andamento das aulas.

Orador

Qualquer formando poderá ser Orador desde que escolhido pela turma. Segundo o dicionário Aurélio, orador é: “Aquele que ora ou discursa em público; aquele que tem o dom da palavra, que fala bem e fluentemente; indivíduo eloquente; tribuno.” O Orador da turma escreve o

(4)

discurso com, no máximo, 3 laudas (ou 5 minutos) e o submete à avaliação do Comitê de Formaturas da FTSG, até 10 dias antes da cerimônia.

Juramentista

Formando que possui boa dicção, fluência verbal, que seja desinibido e que goste de falar em público. A escolha do Juramentista fica a critério dos formandos.

Convites, Anúncios e Quadros

A confecção, impressão, publicação e custos de convite, quadro e anúncio em jornal ficam a critério dos formandos. Todo e qualquer material a ser impresso pela Comissão de Formatura, desde os modelos de convites e as publicações, devem ser, obrigatoriamente, encaminhados à apreciação e aprovação do Comitê de Formaturas da FTSG. A Instituição devolverá o material conferido até 5 (cinco) dias após a entrega.

Deverão ser encaminhados ao Comitê de Formatura da FTSG 04 convites de formatura para serem entregues às autoridades participantes e para arquivamento na Instituição.

Dados que devem, obrigatoriamente, constar no convite:

- logotipo da Instituição em destaque na capa e na contracapa (a Comissão de Formatura deverá solicitar o arquivo ao Comitê de Formaturas da FTSG);

- Autoridades Acadêmicas (Diretor da Faculdade, Coordenador(a) de Ensino e Coordenador(a) do Curso);

- convite formal, mencionando dia, local e horário da Solenidade Religiosa e de Colação de Grau;

- nome do Paraninfo, Patrono (se houver), Orador e Juramentista;

- relação, em ordem alfabética, dos professores e funcionários homenageados (deverão, obrigatoriamente, ser mencionados nomes e titulações dos professores homenageados); - juramento oficial para Colação de Grau, conforme texto constante neste manual;

- relação de formandos, em ordem alfabética (a conferência dos nomes é de responsabilidade da Comissão de Formatura);

- poderão ser incluídos agradecimentos especiais e fotos dos formandos. O tamanho do quadro seguirá o padrão pré-estabelecido pela FTSG (1,4mx1m). Observações:

Todas as informações e nomes constantes no convite, quadro e anúncio deverão ser escritos por extenso, jamais abreviados.

O uso de imagens é de total responsabilidade da Comissão de Formatura e da empresa contratada.

Cerimonial de Formatura

Quem faz uso da palavra na cerimônia?

Algumas personalidades têm voz obrigatória: Diretor da FTSG, Patrono (se autorizado), Paraninfo, Orador da turma e Juramentista.

Quem pode entregar diplomas?

O diploma será entregue pelo Paraninfo da turma, juntamente com os pais ou familiares escolhidos pelo formando (duas pessoas).

Mesa Diretora

(5)

- Diretor da FTSG

- Coordenador(a) do Ensino - Coordenador(a) do Curso - Paraninfo

- Patrono (se houver)

- Conselho Federal representativo da profissão - Executivo, Legislativo e Judiciário (se houver)

É de responsabilidade da FTSG convidar os integrantes que compõem a mesa diretora e autoridades, sendo os homenageados convidados pela Comissão de Formatura.

Cerimonial

A solenidade de formatura é presidida pelo Diretor da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha.

O protocolo da solenidade prevê:

1 – Início da solenidade (Mestre de Cerimônia)

2 – Entrada das autoridades para a constituição da mesa diretiva 3 – Saudação do Diretor da FTSG

4 – Entrada dos formandos, conduzidos pelo Paraninfo e/ou Patrono 5 – Hino Nacional Brasileiro

6 – Juramento e Pedido de Colação de Grau 7 – Colação de Grau Coletiva

8 – Leitura da Ata de Colação de Grau pelo Mestre de Cerimônia 9 – Chamada individual dos formandos para receber o diploma 10 – Assinatura da Ata de Colação de Grau

11 – Discursos do Orador, do Paraninfo e do Patrono (se autorizado) 12 – Discurso de encerramento do Diretor

13 – Hino do Rio Grande do Sul 14 – Encerramento da solenidade

Outras Orientações

Horário de início: a Cerimônia de Colação de Grau terá início pontualmente no horário que

consta no convite. A pontualidade do evento é indispensável em respeito aos convidados.

Mestre de Cerimônias: a contratação deste profissional é de responsabilidade da produtora

contratada. A chamada dos formandos será feita exclusivamente por este profissional.

Músicas: são escolhidas pelos formandos, porém são vetadas letras com linguagens

pejorativas e de baixo calão. O tempo de duração de cada música não deve ultrapassar 40 segundos.

Discursos: durante a cerimônia ocorrerão os seguintes discursos: Orador da turma, Paraninfo e

Patrono. Os discursos não podem ultrapassar 5 minutos cada (ou 3 laudas) e os textos devem ser repassados ao Comitê de Formaturas da FTSG até 10 dias antes da cerimônia.

Os formandos não podem portar bandeiras, cartazes e outros adereços durante a cerimônia.

Responsabilidades das Produtoras

Decoração e ambientação: não será permitido nada que possa colocar em risco a segurança

de formandos, autoridades e convidados. A produtora contratada pela Comissão de Formatura deverá apresentar o layout para o Comitê de Formaturas da FTSG até 10 dias antes da cerimônia.

(6)

Mestre de Cerimônias: a contratação deste profissional é de responsabilidade da produtora. A

contratação deste passará, obrigatoriamente, pela apreciação do Comitê de Formaturas da FTSG.

Convidados da FTSG: a produtora contratada deve reservar 30 lugares na plateia para os

convidados da Faculdade.

Músicas: são escolhidas pelos formandos, porém são vetadas letras com linguagens

pejorativas e de baixo calão. O tempo de duração de cada música não deve ultrapassar 40 segundos.

Togagem das autoridades acadêmicas: é de responsabilidade da produtora contratada a

vestimenta das autoridades acadêmicas, bem como a reserva de uma sala no local da cerimônia, destinada a estas autoridades.

Enviar ao Comitê de Formaturas da FTSG 4 fotos (13x18) (panorâmica, formandos, mesa oficial e destaque acadêmico) e um DVD.

É proibido alterar o cerimonial da formatura ou das determinações gerais da Faculdade. Qualquer alteração deve ser solicitada com antecedência ao chefe do cerimonial da FTSG presente no evento.

Formatura Unificada

A Formatura Unificada é realizada em data, local e horário definidos pelo Comitê de Formaturas FTSG, reunindo formandos de todos os cursos. Geralmente ocorre, semestralmente, em quartas ou quintas-feiras, às 17 horas. A pontualidade do evento é indispensável em respeito aos convidados.

A FTSG disponibiliza gratuitamente toga nas cores dos cursos, decoração e música, ficando a seleção das mesmas a critério da Faculdade. Além disso, convida fotógrafos profissionais para fotos de grupo, da Colação de Grau e com familiares, e a seleção e compra das fotos fica a critério de cada formando.

Nesta modalidade não há Homenageados e Oradores; o juramento é único e feito coletivamente e o diploma é entregue pelo(a) Coordenador(a) do Curso; e o número de convidados é limitado.

Cerimonial

A solenidade de formatura é presidida pelo Diretor da Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha.

O protocolo da solenidade prevê:

1 – Início da solenidade (Mestre de Cerimônia)

2 – Entrada das autoridades para a constituição da mesa diretiva 3 – Saudação do Diretor da FTSG

4 – Entrada dos formandos, conduzidos pelos Coordenadores dos Cursos 5 – Hino Nacional Brasileiro

6 – Juramento único e Pedido de Colação de Grau 7 – Colação de Grau Coletiva

8 – Leitura da Ata de Colação de Grau pelo Mestre de Cerimônia 9 – Chamada individual dos formandos para receber o diploma 10 – Assinatura da Ata de Colação de Grau

11 – Discursos dos Coordenadores dos Cursos 12 – Discurso de encerramento do Diretor 13 – Hino do Rio Grande do Sul

(7)

Formatura de Gabinete

A Formatura de Gabinete é restrita a casos especiais. O formando deverá fazer uma solicitação por escrito, na Central de Relacionamento, que estará sujeita à aprovação do Comitê de Formaturas da FTSG.

Esta cerimônia ocorre no gabinete do Diretor, em data e horários definidos pelo Comitê de Formatura, com aprovação da Coordenação do Curso. Participam desta cerimônia o Diretor, o Coordenador(a) do Ensino, o Coordenador(a) do Curso e o Coordenador(a) do Registro Acadêmico.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

Por seu turno, a evolução dos  indicadores de investi‐ mento apontam para um abrandamento no ritmo de  crescimento  da  Formação  Bruta  de  Capital 

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

e) Rose caminhou muito para encontrar um emprego. 1.ª Oração subordinante; 2.ª Oração subordinada adverbial final.. 6. Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto

a) Quem procurou o Rapaz de Bronze foi o Muguet, porque queria pedir licença para organizar uma festa. b) Quem procurou o Rapaz de Bronze foi o Gladíolo, porque queria pedir

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões