• Nenhum resultado encontrado

Resolução do Conselho Universitário 007/11 Processo FSA Nº 7248/1998

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resolução do Conselho Universitário 007/11 Processo FSA Nº 7248/1998"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Resolução do Conselho Universitário 007/11 Processo FSA Nº 7248/1998

O Prof. Dr. Oduvaldo Cacalano, Reitor do Centro Universitário Fundação Santo André, no uso de suas atribuições estatutárias e considerando:

os objetivos do Centro Universitário Fundação Santo André referentes à promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão ;

as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Instituição referentes à implantação da qualidade nas atividades acadêmicas;

a necessidade de atender à legislação no que concerne à manutenção do status de Centro Universitário em relação à jornada de tempo integral para os docentes;

a necessidade do contínuo aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo corpo docente em regime de tempo integral;

FAZ SABER que o Conselho Universitário, em sua 100ª reunião, ocorrida em 24/10/11, aprovou a seguinte resolução que regulamenta o Regime de Tempo Integral – RTI.

Art. 1º - Ficam instituídas nesta Resolução as siglas PADI, RADI e CADI, assim conceituadas ou especificadas: PADI – Plano Global de Atividade Docente em Regime de Tempo Integral; RADI – Relatório de Atividade Docente em Regime de

(2)

Tempo Integral; CADI – Comitê de Acompanhamento de Docente em Regime de Tempo Integral.

Art. 2º - O Regime de Tempo Integral – RTI, cuja jornada de trabalho corresponde a quarenta horas semanais, tem a seguinte distribuição: 50% para a docência (nos cursos de Graduação e/ou de Especialização/MBA, quando esgotadas as possibilidades de completar a jornada com aulas nos cursos de Graduação), e 50% para as demais atividades (pesquisa, atividades complementares da docência, administrativas, extensão e qualificação profissional).

Parágrafo 1º - Os docentes em Regime de Tempo Integral são aqueles que, tendo a disponibilidade de 40 horas para o trabalho na Instituição e sejam inerentemente dispostos a esse trabalho, desenvolvem as atividades previstas de docência, de pesquisa, complementares da docência, administrativas, de extensão e de qualificação profissional, contribuindo, dessa forma, para a consecução da missão da Instituição, para a qualificação da Instituição como Universidade, para a inserção da Instituição junto à comunidade, para a formação do profissional competente e socialmente responsável, em consonância com os objetivos do Centro Universitário e do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Parágrafo 2º - Em relação às horas para a docência, os docentes em Regime de Tempo Integral deverão disponibilizar seu horário para, no mínimo, 24 horas/aulas, nos horários do funcionamento dos cursos.

Art. 3º - A supervisão das atividades do Regime de Tempo Integral caberá à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPEX, ouvidos as Pró-Reitorias de Graduação – PROGRAD e de Administração e Planejamento – PROAP.

Art. 4º - O Regime de Tempo Integral será aplicado, de acordo com as normas legais, aos docentes do Centro Universitário Fundação Santo André.

(3)

§ 1º - Os docentes em Regime de Tempo Integral são considerados e computados, para fins da legislação educacional, como sendo docentes do Centro Universitário. A distribuição desses docentes, no entanto, deve se dar, preferencialmente, de forma equânime entre as Unidades e os cursos.

§ 2º - Os critérios para a abertura de novas vagas para o RTI estão definidos no Edital para ingresso junto ao Regime de Tempo Integral, aprovado pelo Conselho Universitário, após análise pelas Câmaras Assessoras.

§ 3º - O docente em Regime de Tempo Integral poderá, até o final de junho ou novembro, solicitar à Proppex, obedecendo os trâmites regimentais, seu retorno à condição de professor horista.

§ 4º - Nesse caso, se aprovado seu retorno à condição de horista, o docente permanecerá com a carga horária de aulas efetivas que compunham a sua carga horária de docência dentro do Regime de Tempo Integral, sendo enquadrado na carreira vigente em que estava, no momento da opção pelo Regime de Tempo Integral, ou sua titulação, respeitando-se o que for mais benéfico ao docente.

Artigo 5º - O docente em Regime de Tempo Integral deverá, até trinta dias após o início do ano letivo, apresentar ao respectivo Colegiado de Curso o mapa de horas (40 horas semanais) e o local onde as cumprirá devendo, obrigatoriamente, liberar um dia da semana, das 14 às 18h, para reuniões conjuntas com a administração superior. Esse mapa de horas deverá constar do Plano Global de Atividades do Regime de Tempo Integral (PADI).

Artigo 6º - Caberá à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão manter atualizada a listagem de docentes em Regime de Tempo Integral, ouvidas as Pró-Reitorias de Graduação e de Administração e Planejamento.

(4)

Artigo 7º - O docente em Regime de Tempo Integral poderá ser convocado para a execução de atividades de interesse da Instituição, até o limite de horas disponíveis, nos termos do Art. 2º.

Artigo 8º - Caberá ao docente em Regime de Tempo Integral desenvolver, dentro das horas não destinadas à docência, as demais atividades (pesquisa, atividades complementares da docência, administrativas, extensão e qualificação profissional) conforme o Plano Global de Atividades do Regime de Tempo Integral – PADI, sendo a dedicação a tais atividades definida e aprovada anualmente.

§1º - Todo o docente em tempo integral deverá:

I. submeter e declarar ao Colegiado a(s) linha(s) de pesquisa, vinculadas aos cursos do Centro Universitário, em que poderá desenvolver projetos, de acordo com sua formação e da área de conhecimento a que pertence o curso;

II. manter atualizados seus registros acadêmicos junto as unidades e às Pró-Reitorias;

III. encaminhar, anualmente, o Plano Global de Atividade Docente em Regime de Tempo Integral – PADI e o Relatório de Atividade Docente em Regime de Tempo Integral – RADI conforme calendário, formato e trâmite previstos pela PROPPEX ;

IV. publicar, anualmente, um trabalho em periódico que seja, pelo menos, identificado pelo ISSN (International Standard Serial Number) ou apresentar comunicação em evento acadêmico/científico classificado pelo Qualis-CAPES;

V. participar, anualmente, dos eventos e reuniões acadêmicas e científicas para os quais for convocado.

§ 2º - O professor especialista em RTI que não esteja frequentando Programa de Pós-Graduação deverá indicar, no PADI, um orientador para as suas atividades de pesquisa e extensão entre os docentes da Instituição, que tenha, no mínimo, o título de mestre.

Art. 9º - O PADI e o RADI deverão ser aprovados pelo Colegiado de Curso e Conselho de Faculdade, observados os parâmetros de avaliação constantes nas planilhas de avaliação e em indicadores de produtividade, e encaminhados à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão para homologação.

(5)

Parágrafo único - No caso de PADI e RADI que não atendam ao disposto nessa resolução e/ou não tenham sido aprovados pelo Colegiado de Curso ou Conselho de Faculdade, ou ainda de docentes que não apresentem a disponibilidade prevista para o RTI, caberá à Proppex encaminhá-los para o Comitê de Acompanhamento do Docente em Regime de Tempo Integral – CADI, junto com os pareceres do Colegiado de Curso e Conselho de Faculdade.

Art. 10 - O Comitê de Acompanhamento do Docente em Regime de Tempo Integral é composto por doze membros: o(a) Pró-Reitor(a) de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o(a) Pró-Reitor(a) de Graduação, pelo (a) Assessor(a) de Projetos de Pesquisa e por nove docentes do quadro efetivo da instituição.

§1º - Caberá a cada Conselho de Faculdade a homologação dos nomes dos três docentes eleitos pelos seus pares em cada uma das Unidades, com titulação mínima de Mestre sendo, pelo menos um deles, portador do título de Doutor, para integrarem o CADI em mandato de 2 anos, com possibilidade de uma única recondução.

§2º - O Comitê de Acompanhamento do Docente em Regime de Tempo Integral é presidido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e em seu impedimento, pela Pró-Reitoria de Graduação.

§3º - Os professores que aceitarem participar do Comitê de Acompanhamento do Docente em Regime de Tempo Integral deverão assinar Termo de Participação Voluntária, de acordo com a Lei Federal n.º 9608, que dispõe sobre o Serviço Voluntário.

§4º - No caso de o representante no comitê solicitar desligamento, afastamento ou obtiver 03 faltas às reuniões ordinárias no período de um ano, deverá ser substituído por outro indicado pelo respectivo órgão de origem, a pedido da presidência do comitê.

(6)

§5º - Os pareceres serão aprovados por maioria simples dos membros do CADI, com exceção da Presidência, cujo voto é proferido somente em caso de empate.

§6º - O Comitê de Acompanhamento do Docente em Regime de Tempo Integral deverá nos casos em que o docente em tempo integral não atenda aos requisitos mínimos necessários à consecução das atividades previstas ao RTI, estabelecer um projeto de acompanhamento. Na continuidade da pendência, indicar ao Colegiado de Curso a necessidade de adoção de providências para solucionar os casos, inclusive a volta do docente à condição de professor horista, com base na insuficiência técnica apurada no projeto de acompanhamento e em decorrência da necessidade de atendimento integral ao princípio constitucional, consagrado no art. 37, caput, da Constituição Federal.

Art. 11 - O índice mínimo de produtividade dos docentes em RTI será definido, a cada dois anos, pelo Conselho Universitário em sua última reunião no ano letivo, passando a ser considerado para fins de avaliação para o próximo ano letivo.

Parágrafo único - Em não havendo alterações nos indicadores de produtividade definidos pelo Conselho Universitário, será considerado para efeito de avaliação o índice mínimo de produtividade anteriormente definido.

Art. 12 - A remuneração do professor em Regime de Tempo Integral consta de tabela própria, e está em conformidade com a categoria na qual o docente se enquadra.

Art. 13 – Esta resolução entrará em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Resolução do Conselho Universitário n. 17/2010.

Santo André, 24 de outubro de 2011.

Prof. Dr. Oduvaldo Cacalano Reitor

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

● Além do custo de aquisição, o valor de custo engloba também os gastos necessários para colocar o imóvel em condições de venda (Parágrafo único, art.. Critério

(2004) 25 , os programas de promoção de saúde bucal voltados para pacientes com necessidades especiais demonstram redução no índice de placa bacteriana, doença

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento, produção de massa seca e teor de pigmentos fotossintéticos em plantas de arroz (Oryza sativa, L), cultivar BRS Jaçanã

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Num dado instante, o motorista do caminhão pisa o freio. Verifique se, durante a freada, a caixa permanece em repouso em relação ao caminhão ou desliza so- bre o piso da carroceria..

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se