• Nenhum resultado encontrado

MANUAL RESTOS A PAGAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL RESTOS A PAGAR"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MANUAL – RESTOS A PAGAR

Encerramento do Exercício Orçamentário

SIPRO

&

Contabilização dos Restos a Pagar

SISCONT

(2)

Objetivo

A finalidade deste manual é auxiliar o usuário nos procedimentos de encerramento do exercício orçamentário. Serão demonstradas todas as operações de inscrição dos empenhos que possui saldos e serão pagos somente no próximo exercício e o controle destes pagamentos, também visualizados na contabilidade.

Encerramento de Exercício Orçamentário

O primeiro passo a ser realizado, é a consulta de empenhos que possuem saldo em 31/12 do exercício desejado, para serem analisados, como demonstram as telas abaixo:

Selecionar a opção Consultas/Relatórios Selecionar o menu

Despesas

Selecionar a aba Empenhos

Selecionar o exercício desejado

Marcar a opção: Somente Empenhos com Saldo

(3)

Após realizar os procedimentos acima, o sistema apresentará o relatório abaixo, com todos os empenhos com saldo no exercício selecionado. Os empenhos serão analisados um por um para a verificação se realmente o saldo corresponde às despesas que serão pagas no exercício seguinte.

Nesta analise, o usuário deverá verificar se todos os empenhos que possuem saldos e não serão inscritos em restos a pagar, serão anulados, e caso encontre algum outro empenho com o valor divergente do que realmente deve ser inscrito, o usuário deverá ajustar esse valor através de anulação parcial do saldo do empenho.

Após analise e ajustes dos empenhos acessar o menu:

Ferramentas>Encerramento de Exercício. Em seguida, clicar em Exibir.

Proceda com o encerramento do Exercício

(4)

Em seguida, o sistema apresentará a tela abaixo, com a relação dos Empenhos com saldos em 31/12/2008 a serem encerrados e seus saldos transferidos para restos a pagar, caso seja desejado.

Nesta tela, visualizamos a relação de empenhos com saldos. Podendo selecionar um ou vários empenhos, e depois clicar em . Automaticamente o sistema vai realizar a anulação do empenho e em seguida inscreve-lo em restos a pagar exercício seguinte.

Os procedimentos realizados nas telas anteriores, também podem ser acompanhados da contabilização automática da inscrição do resto a pagar (SISCONT). Para utilizar esta opção é simples, basta o usuário marcar a opção e em seguida, no campo , selecionar a conta contábil que será utilizada como contra-partida no lançamento contábil.

Veja a demonstração a seguir:

Observe que estão sendo apresentados todos os Empenhos com saldos.

Se desejar inscrever o resto a pagar na contabilidade, marcar esta opção.

(5)

Se não desejar utilizar a as opções e , o sistema realizará o encerramento normalmente, mas sem a contabilização daqueles registros.

Após confirmar a operação, o sistema apresentará a tela abaixo. Observe que o número 11 (que se refere ao empenho 11/2008, que foi selecionado anteriormente) já se encontra encerrado com sucesso e não aparece mais.

Os procedimentos realizados na tela anterior, devem ser repetidos até que não apareça mais empenhos com saldos. Na oportunidade, os empenhos podem ser inscritos todos de uma vez só, caso o Conselho utilize uma única conta de restos a pagar.

Pode-se encerrar um empenho de cada vez, marcando somente o desejado, ou todos de uma

vez, selecionando todos.

Quando a opção “Criar lançamento contábil do Resto a Pagar ?” estiver

selecionada obrigatoriamente necessitamos informar a conta do plano de contas que será contabilizado

(6)

Após os procedimentos realizados, devemos acessar o SISCONT para verificarmos a contabilização dos lançamentos de inscrição em restos a pagar. Todos os lançamentos contábeis de restos a pagar serão visualizados com a data de 31/12/2008, conforme demonstramos em um exemplo na tela seguinte.

Verifique que foi debitada a conta 3.1.32.99 – Outros Serviços Terceiros e creditada a conta 2.2.1.01.01.51 - Papelaria São Paulo, que pertence ao grupo de contas Restos a Pagar.

Nesse exemplo verificamos que a conta 3.1.32.99 – Outros Serviços Terceiros se refere à conta de despesa originada no empenho e a conta de restos a pagar 2.2.1.01.01.51 – Papelaria São Paulo, que informamos no momento em que realizamos o encerramento no SIPRO.

Data da geração do lançamento

O número do Resto a Pagar corresponde ao mesmo número do empenho

(7)

Para que possamos entender todo o processo, acesse o Sipro, para verificar como ficou o registro inscrito em restos a pagar.

Primeiramente devemos acessar as configurações do sistema, para alterar o exercício que estamos visualizando, como demonstramos a seguir:

A seguir o sistema apresentará a ela abaixo, que nos permitirá ajustar o Ano Corrente. Em seguida, o usuário deverá salvar as informações.

Como estamos encerrando 2008, para visualizar o restos pagar devemos alterar o Ano Corrente para 2009

(8)

Após definirmos o Ano Corrente para 2009, selecione o menu Despesas>>Restos a Pagar, conforme abaixo.

Ao selecionar a opção Restos a Pagar, apresentará a tela abaixo. Quando desejar efetuar o pagamento, basta clicar na aba pagamento.

Todos os empenhos encerrados da forma descrita nos procedimentos anteriores, serão visualizados dentro dessa tela de Resto a Pagar, e assim, teremos um controle sobre seus pagamentos.

Os componentes presentes na tela/aba de Restos a Pagar, significam o seguinte:

Campo Número - indica o número do empenho (exercício anterior) que será inscrito em restos a pagar;

(9)

Campo Processo - indica o número do processo conforme o tratamento feito pelo Conselho;

Campo Valor - indica o valor total do empenho referente ao exercício anterior;

Campo informativo Resto a pagar – mostrar o valor referente ao ser pago no empenho do exercício anterior;

Campo Saldo Ex. Ant. – Indica o valor que será pago em resto a pagar.;

Campo Conta – Indica a conta de despesa a que se refere o resto a pagar;

Campo Conta Débito – Utilizado para informar qual a conta que será debitado o valor referente ao pagamento;

Campo Favorecido – Utilizado para informar o favorecido para o qual foi gerado o empenho;

Botão Cancelar – cancela a edição dos dados e sai da tela de restos a pagar;

Botão Fechar – sai da tela de restos a pagar.

Localizar Resto a Pagar

A tela seguinte demonstra a consulta de restos a pagar, já cadastrados no sistema.

Opção para localizar resto a pagar

Critérios para a localização dos restos a pagar.

Lista de restos a pagar localizados mediante aos critérios informados.

(10)

Depois de informar os critérios da consulta, basta clicar em para serem visualizados os dados referentes à consulta. Caso tenha necessidade, basta clicar em para visualizar o relatório.

Localizar Pagamento de Resto a Pagar

A tela abaixo demonstra a consulta de pagamentos de resto a pagar já cadastrado no sistema.

Depois que informar os critérios da consulta basta, clicar em para serem visualizados os dados referentes à consulta. Caso tenha necessidade, basta clicar em para visualizar o relatório.

Pagamento de Restos a Pagar

Essa opção tem a finalidade de realizar os pagamentos referentes aos empenhos com saldos do exercício anterior que foram inscritos em resto a pagar.

Opção para localizar os pagamentos de resto a pagar

Critérios para a localização dos pagamentos de resto a pagar

Lista de pagamentos de restos a pagar localizados mediante aos critérios

(11)

Ao clicar na aba Pagamento será apresentada a seguinte tela:

Os componentes presentes na tela de Pagamento de Restos a Pagar significam o seguinte:

Campo Despesa Fixa – Deve ser marcado caso o tipo de despesa for contínuo, por exemplo: água, luz, telefone, etc. Caso o campo esteja desmarcado indica que a despesa é variável. Para o Sistema apresentar este campo na tela de pagamentos, é necessário que o usuário marque a opção “Usa Custo Fixo e Variável”, dentro da opção “Despesas” na aba Configurações;

Campo Número - é preenchido e administrado automaticamente pelo SIPRO;

Campo Data - indica a data do pagamento, ou seja, a data do fato;

Campo Valor - indica o valor a ser pago;

Campo Valor Base Calc – este campo deve ser informado quando o valor do pagamento for diferente para a base de cálculo para os tributos;

Campo Competência ISS - utilizado quando o pagamento possui retenção do ISS, ou seja, devemos informar o período da competência do tributo;

A opção é utilizada quando possui tributos configurados para o favorecido do pagamento, mas por algum motivo o pagamento efetuado no momento não possui tributação do favorecido. Caso a opção esteja desmarcada, o pagamento será gerado sem a retenção dos tributos;

Número corresponde ao resto a pagar selecionado

Valor referente à disponibilidade para o pagamento

Barra de navegação referente aos restos a pagar inscritos Barra de navegação para

(12)

Campo Conta Crédito - utilizado para informar qual a conta que será creditada o valor referente ao pagamento;

Campo Forma Pgt. e Número - utilizado para informar qual a forma que foii efetuado o pagamento e o número correspondente à forma de pagamento;

Campo Tipo Doc. e Número - utilizado para informar qual o tipo de documento usado para a geração do pagamento e o número correspondente ao documento;

Campo Histórico - utilizado para indicar a descrição do pagamento. O tamanho deste campo é livre;

Quadro de Centros de Custos – demonstrado abaixo, deve(m) ser informado(s) o(s) centro(s) de custo(s) e o(s) valor(es) referente(s) ao pagamento, sendo assim, realizada a distribuição em Centros de Custos, quando o conselho trabalha com este controle;

Quadro de Eventos – demonstrado abaixo, deve ser informado o(s) evento(s) que o pagamento possa ter algum relacionamento;

Quadro informativo de Tributos – demonstrado abaixo, apresenta o(s) tributo(s) calculado(s) automaticamente dependendo da configuração de tributos para o favorecido do pagamento;

Controle do centro de custo para o pagamento

Controle de eventos para o pagamento

Tributos calculados automaticamente para o favorecido utilizado no pagamento

(13)

Botão Novo Pagamento – utilizado para inserir um novo pagamento;

Botão Imprime Cheque – imprime o cheque referente ao pagamento selecionado na tela, desde que a forma de pagamento do mesmo seja igual a “cheque”;

Botão Imprime Baixa – imprime o pagamento que está selecionado na tela;

Botão Estorno – utilizado para estornar o pagamento que se encontra localizado na tela de pagamentos;

Botão Cancelar – cancela a edição dos dados e sai da tela de restos a pagar;

Referências

Documentos relacionados

Entre 14 a 17 segundos da simulação, o controlador de ângulo de passo atua para reduzir a potência gerada, porém ainda há uma aceleração do rotor devido ao aumento da velocidade

Pagos EMPENHOS NÃO LIQUIDADOS CANCELADOS (NÃO INSCRITOS POR INSUFICIÊNCIA FINANCEIRA) De Exercícios Anteriores Do Exercício Restos a Pagar Empenhados e Não Liquidados de

A literatura sobre punção é farta, porém a maior parte das pesquisas que tratam sobre este tipo de ruptura, no Brasil ou internacionalmente, tem como foco principal

Logo, se toda e qualquer publicação passa por uma análise, que definirá se o que está sendo exibido é útil à adesão da política implantada, será moldada, por meio da

PROFESSOR DE MATEMÁTICA - Diploma de Conclusão de Curso Superior em Licenciatura em Matemática PROFESSOR DE AEE (BRAILE) - Diploma de Conclusão de Curso Superior em Pedagogia, ou

Descongelação por tempo ou peso: é possível descongelar os alimentos de forma rápida e uniforme, sem os cozinhar ou afetar as proteínas e qualidade dos mesmos. O processo controla

 resistência: deve ser suficiente para garantir que não ocorram fenómenos anómalos durante o processo de endurecimento do revestimento epóxido; esta medição pode ser determinada

As circunstâncias fáticas acentuam habitualidade criminosa do investigado ÉDER AUGUSTO PINHEIRO, quais sejam: 1) figura como líder e principal articulador da