• Nenhum resultado encontrado

Espaço Inovação reunirá empresas de base tecnológica e laboratórios de P&D

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Espaço Inovação reunirá empresas de base tecnológica e laboratórios de P&D"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Espaço Inovação

reunirá empresas de

base tecnológica e

laboratórios de P&D

UFPA

ELETROBRAS

ELETRONORTE

ESPAÇO

INOVAÇÃO

UF

P

A

UF

UF

PP

AA

PCT-GUAMÁ

(2)

Com lançamento de

edital, local situado no

PCT Guamá é entregue

para início das atividades

Por Solange Campos

E

mpresas de base tecnológica, em especial das áreas de bio-tecnologia, energia, tecnolo-gia da informação e comuni-cação, tecnologia ambiental e tecnologia mineral, assim como la-boratórios de pesquisa e desenvolvi-mento (P&D), terão a oportunidade de operar em um ambiente de inova-ção sinérgico, dinâmico e competi-tivo. O Espaço Inovação, situado no Parque de Ciência e Tecnologia Gua-má (PCT GuaGua-má), já está concluído e passa por adequações técnicas para receber os laboratórios, instituições e empresas inovadoras.

O secretário Claudio Cavalcanti Ribeiro, titular da Secretaria de Esta-do de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), destaca que o Espaço Ino-vação oferecerá um ambiente com infraestrutura adequada para em-preendimentos de base tecnológica e propício ao fortalecimento do em-preendedorismo inovador na região. "O Espaço Inovação é um local onde queremos concentrar empresas ino-vadoras e laboratórios prestadores de serviços. A ideia é instalar um am-biente favorável à inovação, tanto no âmbito do desenvolvimento de pro-dutos e serviços tecnológicos, quanto na melhoria do processo de gestão empresarial. A entrega do Espaço representa um ganho para o Estado do Pará, que passa a contar com um lócus privilegiado destinado a trans-formar, de forma sustentável, nossas potencialidades em bens de agregado valor”, acredita o titular da Secti.

Com seis mil metros quadrados de área e investimentos de R$ 14 mi-lhões, o Espaço Inovação abre as por-tas para a instalação de cinco labora-tórios de pesquisa e desenvolvimento

das áreas de biotecnologia tecnologia da informação e comunicação vin-culados à Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Embrapa Amazônia Oriental.

A ideia é que haja, também, agen-tes locais de inovação que atuem dentro desse espaço para apoiar as empresas que estão no PCT Guamá. Um desses agentes é o Sebrae, que implantará uma unidade de atendi-mento dentro do Espaço Inovação, o que pode representar uma excelente ajuda aos empreendedores instalados no Espaço, com apoio no processo de gestão empresarial e com a oferta contínua de capacitações. “O Sebrae procura estar sempre perto de seus clientes, não medindo esforços para atender suas necessidades. Para isso, prestamos atendimento de forma presencial, por telefone e via internet, em 11 escritórios regionais e pontos de atendimento em todas as regiões paraenses, por meio de parcerias. É o caso da unidade que teremos no Espaço Inovação, que, com certeza, estreitará ainda mais essa relação, facilitando o acesso aos nossos pro-dutos e serviços pelas empresas que se instalarão no Parque Tecnológico”, acredita o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Vilson Schuber.

UFRA

MUSEU PARAENSE

EMÍLIO GOELDI

SERPRO

EMBRAPA

UEPA

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS AMAZÔNIA ORIENTAL CAMPUS DE PESQUISA

EMBRAPA

Av. Perimetr al

(3)

Edital para

empresas

Para ter uma base no Espaço Ino-vação, empresas devem participar do Edital de Seleção Pública de Empre-sas para o Espaço Inovação do PCT, lançado em novembro pela Secti e pela Fundação Guamá. O diretor--presidente do PCT Guamá, Antô-nio Abelém, enfatiza que cerca de 30 empresas já demonstraram interesse em participar do edital, prospectadas ainda na fase de construção do Espa-ço Inovação.

Além do espaço físico no PCT Guamá, as empresas que vão se ins-talar no prédio também terão o su-porte da unidade de negócios Guamá

Business, que envolve atendimentos nas frentes de gestão empresarial, proteção do conhecimento e capta-ção de recursos. “O lançamento do edital e a consequente operação des-te ambiendes-te vai trazer uma dinâmica estratégica para a inovação, estimu-lando a sinergia entre laboratórios e empresas com projetos comple-mentares. Também vai incrementar a receita do PCT Guamá, a partir das locações das salas, contribuin-do para a autossustentabilidade contribuin-do Parque, e será um ponto de encontro para a realização de eventos e ações mais frequentes na área de empreen-dedorismo inovador, estimulando o intercâmbio constante entre os pro-fi ssionais e interessados no setor”, comenta Antônio Abelém.

O lançamento do edital

que seleciona empresas

para o Espaço Inovação e

a consequente operação

deste ambiente vai trazer

uma dinâmica estratégica

para a inovação,

estimulando a sinergia

entre laboratórios e

empresas com projetos

complementares”

Antonio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

Espaço Inovação oferece um ambiente com infraestrutura adequada para empreendimentos com potencial inovador

Kaio Mar

(4)

O Espaço Inovação é um local onde

queremos concentrar empresas inovadoras

e laboratórios prestadores de serviços. A

entrega do Espaço representa um ganho

para o Estado do Pará, que passa a contar

com um lócus privilegiado destinado a

transformar, de forma sustentável, nossas

potencialidades em bens de agregado valor”

Claudio Ribeiro, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para participar do processo se-letivo, as empresas devem ter perfi l inovador nas áreas prioritárias de tra-balho do PCT Guamá (biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia ambiental e tecnologia mineral) e, por meio de sua instalação nas dependências do Espaço Inovação, agregar valor ao seu negócio, ao PCT Guamá e seus diversos atores. “Ao se instalarem no maior corredor científi co-tecno-lógico da Amazônia Oriental, as em-presas aumentam as oportunidades de inovar e se tornarem mais com-petitivas. Por isso, o edital selecio-nará empreendimentos com elevado potencial de interação e cooperação com outras empresas, instituições, programas, projetos e parceiros

estra-tégicos do Parque de Ciência e Tec-nologia Guamá”, ressalta o secretário de CT&I, Claudio Ribeiro.

Vilson Schuber enfatiza que as micro e pequenas empresas terão inúmeras vantagens ao se submeter ao edital do Parque Tecnológico. O superintendente do Sebrae destaca o fato de as empresas terem a oportu-nidade de serem apoiadas gerencial-mente e tecnologicagerencial-mente, através da aproximação com o Sebrae e com os laboratórios disponíveis para presta-ção de serviços tecnológicos. “Isso, com certeza, será muito importan-te para que esses negócios ampliem suas participações no mercado”.

O Espaço Inovação está situado no maior corredor científi co-tecno-lógico da Amazônia Oriental.

Posi-ção estratégica para empresas e labo-ratórios com perfi l inovador

Laboratórios

O Laboratório de Engenharia Bio-lógica; o Laboratório de Instrumen-tação para Produtos Agroindustriais (AGROIND); o Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados; o Laboratório de Referência em Fitossanidade e Manejo e o Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (LASSE) são os cinco laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que vão operar, no Espaço Inovação, contemplados por projetos, que envolvem aportes de re-cursos estaduais e federais, por meio da Financiadora de Estudos e Proje-tos (Finep), Secretaria de Estado de

(5)

Ciência, Tecnologia e Inovação (Sec-ti), Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e PCT Guamá. “Estes projetos fi nanciam os equipamentos para os laboratórios que vão ter base no Espaço Inovação”, acrescenta Antônio Abelém. A previ-são é de que os laboratórios e insti-tuições instalados estejam em pleno funcionamento em março de 2015, quando será realizada a cerimônia de inauguração do “Espaço Inovação”.

Soluções em

Tecnologia da

Informação e

Comunicação

O Laboratório de Sensores e Sis-temas Embarcados (LASSE) , na área de TIC, trabalha para transformar ideias em produtos e serviços, fo-mentando a indústria de base tec-nológica. De acordo com o coorde-nador do laboratório, o professor e pesquisador Aldebaro Klautau, atu-almente o LASSE desenvolve diver-sos projetos com empresas do sul e sudeste do Brasil e do exterior. “Um grande desafi o é atuar em conjunto com as empresas regionais e startups. A mudança para o Espaço Inovação, no PCT Guamá, permitirá aumentar nossa visibilidade, proverá o espaço adequado para nossas ações e dará ao LASSE as condições para contribuir signifi cativamente com o desenvolvi-mento da nossa região”, declara.

Klautau também destaca a im-portância do LASSE migrar para um espaço físico maior e para a possibi-lidade de interagir de maneira mais próxima com outros laboratórios, pesquisadores e empreendedores. “Não é surpresa o impacto da at-mosfera de empreendedorismo que regiões como o Vale do Silício ou os parques de C&T já consagrados no Brasil trazem às ações dos que os

ha-bitam. E é por isso que nossa expec-tativa em relação ao PCT Guamá é a mais otimista possível. O estado do Pará é carente em diversas áreas, mas essas mesmas carências são molas propulsoras para soluções inéditas de engenharia. A ação de catalisador do PCT Guamá será certamente mensu-rada pelo aumento dos indicadores de produção para a academia e in-dústria de laboratórios como o LAS-SE”, comenta.

Genômica e

Bioinformática

Para o pesquisador e coordena-dor do Laboratório de Engenharia Biológica, Artur Luiz da Costa da

Silva, da UFPA, a migração para o Espaço Inovação vai possibilitar a ampliação da equipe e a inédita pres-tação de serviços em genômica e bio-informática, tornando o laboratório pioneiro nesta dinâmica no Brasil. "Pela primeira vez no país, estas pes-quisas serão realizadas de maneira conjugada. Com a implantação no Espaço Inovação também teremos equipamentos adequados, viabiliza-dos por meio de projetos fi nancia-dos pelos governos federal e estadual com as interfaces da Secti, Fapespa e PCT Guamá, que vão viabilizar o pleno desenvolvimento de pesquisas e a prestação de serviços envolvendo a comunidade científi ca e direciona-dos para a indústria e a sociedade", declara o pesquisador.

A consequente interface mais for-Laboratório de Engenharia Biológica, da UFPA, migrará para o Espaço Inovação, possibilitando a ampliação da

equipe e a inédita prestação de serviços em genômica e bioinformática no Estado

Rober

to

R

ibeir

(6)

Um grande desafi o

é atuar em conjunto

com as empresas

regionais e startups.

A mudança para o

Espaço Inovação, no

PCT Guamá, permitirá

aumentar nossa

visibilidade, proverá o

espaço adequado para

nossas ações e dará

ao LASSE as condições

para contribuir

signifi cativamente com

o desenvolvimento da

nossa região”

Aldebaro Klautau, coordenador do Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados.

Kaio Mar

(7)

te com outros laboratórios da área de biotecnologia no PCT Guamá foi destacada pelo coordenador do Laboratório de Engenharia Biológi-ca. "Com a migração do CVACBA e a criação do Parafarma, teremos maior sinergia porque poderemos também atender as demandas de análises destes laboratórios", comen-ta o pesquisador.

Rede

O PCT Guamá tem o papel de estimular o empreendedorismo inovador e a transferência de tec-nologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e que sejam fortemente competitivos, visando contribuir com um modelo econômico orien-tado à inovação e ao desenvolvi-mento sustentável no Pará. Este parque tecnológico tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado de Ciên-cia, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Ru-ral da Amazônia (UFRA), e conta com aporte fi nanceiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimen-to Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Proje-tos (FINEP) por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Em-brapa Amazônia Oriental, da Ele-trobrás/Eletronorte, do Sebrae-PA, do Banco da Amazônia, da Univer-sidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), do Programa Redes Ino-vação e Sustentabilidade Econômi-ca, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e da Secreta-ria de Estado, IndústSecreta-ria, Comércio e Mineração (Seicom).

Com a implantação

no Espaço Inovação

também teremos

equipamentos

adequados,

viabilizados por

meio de projetos

fi nanciados pelos

governos federal e

estadual, que vão

viabilizar o pleno

desenvolvimento

de pesquisas e a

prestação de serviços

envolvendo a

comunidade científi ca

e direcionados

para a indústria e a

sociedade”

Artur Luiz da Costa da Silva, coordenador do Laboratório de Engenharia Biológica.

(8)

INFRAESTRUTURA

Empresas de áreas

tecnológicas interessadas

em implantar bases no

Espaço Inovação deverão

apresentar propostas ao

edital deste ambiente,

que terá fl uxo contínuo

e está disponibilizado no

site do PCT Guamá: www.

pctguama.org.br. Estão

sendo disponibilizadas

salas destinadas à

instalação de empresas

e/ou instituições

dedicadas à realização de

atividades científi

co-tecnológicas, de

atividades de pesquisa,

desenvolvimento e

inovação alinhados

às áreas prioritárias

de atuação do parque

paraense: biotecnologia,

energia, tecnologia

da informação e

comunicação, tecnologia

ambiental e tecnologia

mineral.

Mais

informações

(91) 3321-8900

ascom@fundacaoguama.org.br

72

Público

Empresas de base

tecnológica com

atuação no mercado.

salas

sendo 42

disponibilizadas por

meio do edital.

Dimensões

72m² e 108m²

Investimento

por m²

R$ 30,00 (mensal,

incluindo serviços do

Guamá Business)

(9)

LABORATÓRIO DE

ENGENHARIA BIOLÓGICA

Este laboratório é especializado na realização de serviços

que demandam técnicas de engenharia genética,

produção de proteínas recombinantes e outros insumos

básicos para o setor biotecnológico. Reúne mestres e

doutores em genética, computação, física e química.

SERVIÇOS

• Diagnóstico;

• Produção de insumos e de kits de diagnósticos;

• Sequenciamento de ácidos nucléicos;

• Bioinformática;

• Produção de moléculas recombinantes;

• Manutenção e produção de células;

• Quantifi cação da expressão de genes.

FICHAS TÉCNICAS

(10)

LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO

PARA PRODUTOS

AGROINDUSTRIAIS (AGROIND)

Oferece uma estrutura de análises laboratoriais

de referência no suporte à pesquisa agronômica e

agroindustrial no Pará, visando a agregação de valor aos

produtos da biodiversidade e da agricultura regional e

a busca da promoção de geração de tecnologia para os

diferentes setores envolvidos. Realiza serviços de análises

para a caracterização de produtos da biodiversidade, para

a caracterização de alimentos e para a identifi cação de

agrotóxicos, além das atividades de pesquisa.

Na área alimentícia são prestadas assessorias voltadas

para micro e pequenas empresas da área de alimentos

de forma a capacitá-las e também auxiliá-las no

desenvolvimento de novos produtos e processos. Outra

linha de atuação do AGROIND é a prestação de serviços

às cadeias produtivas do açaí e dendê. Reúne mestres

e doutores no segmento. A equipe deste laboratório

está inserida no Programa Palma de Óleo, do Governo

Federal, e está desenvolvendo tecnologias para a

dendeicultura na região.

PRODUTOS E SERVIÇOS

• Caracterização e análise de produtos da

biodiversidade;

• Caracterização e análise de produtos alimentícios;

• Identifi cação de contaminação por agrotóxicos em

alimentos;

• Assessoria para empresas do setor alimentício

regional;

• Assessoria agroindustrial na cadeia produtiva

do dendê;

• Assessoria agroindustrial na cadeia produtiva do açaí;

• Material genético de dendê;

• Material genético de açaí;

• Pesquisa e desenvolvimento em dendeicultura;

• Pesquisa e desenvolvimento com produtos da

biodiversidade.

LABORATÓRIO DE ÓLEOS

VEGETAIS E DERIVADOS

Especialista no estudo de oleaginosas para a obtenção

de produtos de uso corrente nas indústrias química

e alimentícia. É certifi cado junto à Agência Nacional

de Petróleo. A equipe, que reúne doutores em

físico-química orgânica e inorgânica, trabalha há 30 anos na

área.

SERVIÇOS

• Análise físico-química completa de óleos vegetais

segundo normas nacionais e internacionais (mais de 20

tipos diferentes de análises);

• Identifi cação do melhor método de extração de uma

determinada espécie de oleaginosa;

• Análise físico-química completa dos derivados de óleos

vegetais (ex: biodiesel), segundo normas nacionais e

internacionais (mais de 20 tipos diferentes de análises);

• Padronização de diferentes tipos de óleos vegetais

oriundos da região amazônica;

• Testes catalíticos e processos químicos envolvendo

óleos vegetais;

• Escolha do antioxidante mais apropriado para óleos

vegetais e derivados;

• Estudo de novas composições de óleos vegetais para as

indústrias do setor.

(11)

LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA EM

FITOSSANIDADE E MANEJO

Capacitado para realizar diagnose de vírus de plantas

por meio do teste sorológico Elisa e molecular PCR.

Para diagnose de doenças bacterianas, o laboratório

realiza o teste bioquímico e de PCR. Para a identifi cação

de fungos fi topatogênicos, é realizado o isolamento

dos mesmos em BDA, seguido da observação em

microscópio óptico para a avaliação da estrutura

fúngica. Os insetos-praga serão avaliados macro e/

ou microscopica-mente para sua identifi cação. Para

o controle biológico, agentes microbiológicos como

fungos, bactérias e vírus, poderão ser estudados como

controladores de insetos-praga. Para fi topatógenos,

serão estudados agentes indutores de resistência de

plantas como extratos de plantas e microorganismos

como o Tricoderma sp.

Este laboratório também oferecerá cursos sobre pragas

e doenças bem como seu manejo, visando a capacitação

de profi ssionais e alunos. A equipe reúne doutores

com especialidades em virologia, bacteriologia,

epidemiologia e fungos de plantas. Também há

pesquisadores doutores com especialidade em controle

biológico de insetos-praga, acarologia, pragas de

grandes culturas (arroz, milho e soja) e entomologia

fl orestal.

SERVIÇOS

• Clínica de doenças e insetos-pragas de culturas de

importância econômica;

• Metodologias de controle biológico, químico e cultural

para doenças e

insetos-praga de importância econômica;

• Cursos de capacitação para estudantes, técnicos,

agrônomos e extensionistas.

LABORATÓRIO DE SENSORES E

SISTEMAS EMBARCADOS (LASSE)

O LASSE é referência nacional no desenvolvimento

de soluções tecnológicas que envolvem o projeto

e construção de novos equipamentos eletrônicos,

tipicamente envolvendo hardware e software

customizados sob a forma de um sistema embarcado

inovador. Desenvolve novas tecnologias para diversas

áreas, destacando-se telecomunicações, monitoramento

online de estruturas de construção civil, mineração,

segurança residencial e comercial, automação bancária,

tecnologias assistivas, monitoramento de animais e

fl orestas.

O LASSE se destaca pela capacidade de realizar projetos

desde o levantamento dos requisitos e circuito elétrico

até o layout, confecção e montagem da placa PCB

(hardware), incluindo o desenvolvimento do software.

Possui profundo know-how e as devidas licenças para

uso de algumas das mais difundidas ferramentas de

projeto de sistemas eletrônicos (ECAD), incluindo

Matlab, Proteus e os pacotes da Mentor Graphics,

Cadence, Agilent, Freescale e Texas Instruments.

A equipe envolve engenheiros, mestres e doutores

com formação em engenharia elétrica, engenharia da

computação, ciência da computação, telecomunicações

e áreas afi ns, reunindo signifi cativa experiência e um

portfólio diverso de projetos de sistemas embarcados

fi nalizados com sucesso.

SERVIÇOS

• Desenvolvimento de projetos digitais, incluindo

sistemas embarcados usando FPGA;

• Projeto e montagem de placas eletrônicas (PCB);

• Automação de processos, monitoramentos, etc.;

• Projetos de novos produtos envolvendo tecnologias

emergentes como inteligência

computacional, processamento digital de sinais e rede

de sensores.

(12)

Espaço Inovação

Solange C

Referências

Documentos relacionados

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq torna pública a

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma