• Nenhum resultado encontrado

3 SERVIÇOS PRELIMINARES INSTALAÇÕES DO CANTEIRO DE OBRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3 SERVIÇOS PRELIMINARES INSTALAÇÕES DO CANTEIRO DE OBRA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

(2)

Conteúdo

1 Especificações Gerais ... 3

1.1 localização do empreendimento ... 3

1.2 incorporação/construção ... 3

1.3 responsáveis técnicos ... 3

2.1 Apartamentos (06 Unidades/andar), composto de: ... 4

2.2 QUADROS DE ÁREAS ... 4

2.3 complementares ... 4

2.4 projetos ... 4

3 SERVIÇOS PRELIMINARES ... 5

3.1 - INSTALAÇÕES DO CANTEIRO DE OBRA ... 5

3.2 - TRABALHOS EM TERRA ... 5

3.3 - SERVIÇOS GERAIS INTERNOS ... 5

4 FUNDAÇÕES ... 5 5 SUPRA ESTRUTURA ... 5 6 ALVENARIAS ... 5 7 REVESTIMENTO ... 6 7.1 Reboco interno ... 6 7.2 Reboco externo ... 6 7.3 pintura ... 6 8 INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS. ... 6 8.1 água fria ... 6 8.2 Água quente ... 6 9 AR CONDICIONADO ... 7

10 PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO... 7

11 SISTEMA DE GÁS ... 7

12 INSTALAÇÃO ELÉTRICA, TELEFÔNICA E INTERFONE ... 7

13 PISOS ... 8

14 METAIS E APARELHOS HIDRO-SANITÁRIOS ... 8

15 ESQUADRIAS, FERRAGENS E VIDROS ... 8

15.1 Fechaduras ... 8 16 IMPERMEABILIZAÇÃO ... 8 17 ELEVADORES ... 9 18 PARAPEITOS E SOLEIRAS ... 9 19 GESSO ... 9 20 - SERVIÇOS COMPLEMENTARES ... 9 20.1 - MUROS e FECHAMENTOS ... 9 21 OUTROS ... 9 22 OBSERVAÇÕES ... 10

(3)

1 Especificações Gerais

1.1 localização do empreendimento

Rua “B” esquina com a rua “D” – Condomínio ACM, Nº50006 Bairro Rio Tavares - Florianópolis/SC

1.2 incorporação/construção

TAYER EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. CNPJ nº 75.413.71/0001-10,

Estabelecida na Rua Sofia Quint de Souza nº 604 - bairro Capoeiras - Florianópolis/SC - CEP 88085-040.

1.3 responsável técnico

Engenheiro Civil Odilon Tayer Filho – CREA/SC nº 05034-9

2 descrição do empreendimento

DESCRIÇÃO DO CONDOMÍNIO – O Residencial Mar do Campeche será constituído de 01

bloco, composto por 01 subsolo, 01 térreo, 02 pavimentos tipo e um pavimento ático, barrilete e reservatório superior, descritos na forma abaixo:

a) Subsolo – Será constituído pela rampa de acesso ao pavimento, 14 (quatorze) vagas

de garagens privativas de Nºs. 01 a 14, circulação das garagens, 14 (quatorze) Depósitos (Hobby-Box) de NºS 01 a 14, hall, 01 (um) elevador, depósito de lixo, casa de bombas / cisterna e escada de acesso aos pavimentos superiores.

b) Térreo – Será constituído pela rampa de acesso ao pavimento, 12 (doze) vagas de

garagens privativas de Nºs. 15 a 26, circulação das garagens, floreira, portaria, hall, 01 (um elevador, área para quadro de distribuição, escada de acesso ao pavimento e Pavimentos superiores, 01 (um) bwc / vestiário e sala para funcionários.

c) Pavimento Tipo (2X) – Será constituído de escada de acesso ao pavimento e

pavimentos superiores, circulação, 01(um) elevador, área para quadros de distribuição. 02 (dois) pocos de luz e por 06 (seis) Apartamentos por pavimento Tipo, de Nºs 101 a 106 e de Nºs 201 a 206.

d) Pavimento Ático – Será constituído pela escada de acesso ao pavimento e Pavimento

Superior (barrilete / Reservatório Superior), Circulação, 01(um) elevador, 02 (dois) poços de luz, uma área de lazer coberta, um lavabo e uma área de lazer descoberta (terraço) com piscina / deck.

e) Acima do Ático – está localizado o barrilete e o reservatório superior de água.

f) Fora do Prisma de Projeção do Prédio – Será constituído pelo acesso principal, rampas de acesso aos pavimentos Subsolo e Térreo, circulação de veículos, central de gás, jardins e depósito temporário de lixo.

(4)

2.1 Apartamentos (06 Unidades/andar), composto de:

- Aptos. De Nºs. 101, 201, 102 e 202

Cada um será constituído de sala de estar/jantar, sacada com churrasqueira, circulação, um bwc, dois quartos, uma suíte, cozinha e área de serviço.

- Aptos. De Nºs. 103, 203, 106 e 206

Cada um será constituído de sala de estar/jantar, sacada com churrasqueira, circulação, um bwc, um quarto, uma suíte, cozinha e área de serviço.

- Aptos. De Nºs. 104, 204, 105 e 205

Cada um será constituído de sala de estar/jantar, terraço (pátio) com churrasqueira, circulação, um bwc, dois quartos, cozinha e área de serviço.

- Aptos. De Nºs. 301 e 302

Cada um será constituído de sala de estar/jantar, terraço (pátio) com churrasqueira, circulação, um bwc, dois quartos, cozinha e área de serviço. 2.2 QUADROS DE ÁREAS

DISCRIMINAÇÃO

ÁREAS (m

2

)

Subsolo

479,49

Térreo

546,72

Tipo (2X)

486,51

Ático

486,51

Casa de Máquinas

28,44

Área do terreno 918,46m² Área real privativa global 1.491,48m² Área real de uso comum 1.022,70m² Área real global total 2.514,18m²

2.3 complementares

O condominio será dotado de equipamentos para combate a incêndio, central de gás GLP, antena de TV, porteiro eletrônico, reservatóriode água superior e inferior, lixeira, bombas de racalque e demais itens constantes no projeto e quadros da nbr.

2.4 projetos

- Arquitetônico:

Jorge L. Bina Martins Arquiteto - CREA/SC nº 3.258-6 Bernardo Bello Martins Arquiteto - CREA/SC nº 52.164-3 - Estrutural

Jano D’araujo Coelho Engº Civil – CREA/SC nº 08.886-6 - Elétrico e telefônico:

(5)

- Hidro-sanitário

Nezita T. de Farias Triches Engº Sanitarista - CREA/SC nº 19.876-9 Fernando Coelho Engº Sanitarista - CREA/SC nº 90.457-9 - preventivo de incêndio e instalação de gás.

Nezita T. de Farias Triches Engº Sanitarista - CREA/SC nº 19.876-9 Paulo R. Krickyj Engº Civil - CREA/SC nº 49.865-5

3 SERVIÇOS PRELIMINARES

Levantamento topográfico, limpeza do terreno, sondagens geológicas, tapumes, barracos, ligações provisórias de energia, água e esgoto e locação da obra.

3.1 - INSTALAÇÕES DO CANTEIRO DE OBRA

O terreno será limpo mecanicamente sendo retirada do local a vegetação rasteira e aérea, sujeira e demais dejetos encontrados e produzidos no local.

3.2 - TRABALHOS EM TERRA

Será executado movimento de terra necessário a implantação do empreendimento conforme níveis e especificações em projeto.

3.3 - SERVIÇOS GERAIS INTERNOS

O planejamento do canteiro de obra contempla a logística de armazenamento de todo o material utilizado no decorrer da obra. Para os materiais a granel, serão executadas caixas de madeira para armazenagem, tais como areia, brita e argamassa.

Todos os equipamentos necessários à execução da obra, tais como, betoneiras, vibradores e serra circular deverão ter suas instalações elétricas aéreas e dimensionadas de acordo com sua capacidade e potência.

4 FUNDAÇÕES

As fundações a serem adotadas obedecerão às características do solo, apresentados mediante sondagem geológica a ser executado pelo método spt de amostragem através de furos, observando-se os componentes de distribuição dos apoios e das cargas contidas no projeto de cargas do cálculo estrutural.

A solução que atenda ao preconizado acima e de acordo com o resultado, serão as fundações diretas com sapatas de concreto armado moldado in-loco.

5 SUPRA ESTRUTURA

Toda estrutura será projetada em concreto armado convencional, obedecendo às normas técnicas estabelecidas pela ABNT.

Blocos e vigas de amarração e baldrames, pilares e vigamentos em concreto armado, além das lajes nervuradas ou protendida, conforme projeto estrutural, devidamente compatibilizado com o projeto arquitetônico.

A resistência característica do concreto a ser empregado será de FCK 300 kg/cm² com a mistura pré-realizada em usina de concreto, transportada e aplicada na obra.

(6)

Em tijolos cerâmicos de 8 furos pesados, de pé ou deitados, para as divisórias entre os diversos compartimentos e paredes externas, de acordo com dimensões constantes no Projeto Arquitetônico Executivo e às necessidades das diversas instalações, assentes com argamassa própria para tal e massa expansora junto aos fundos de vigas.

As paredes que formam o conjunto da prumada das escadas, atendendo exigências do projeto preventivo de incêndio, serão executadas em bloco de concreto.

7 REVESTIMENTO

As cozinhas, áreas de serviço e banheiros (chuveiro), receberão nas paredes, depois de rebocadas, revestimento cerâmico até o teto, das marcas Eliane, Cecrisa/Portinari, Gyotoku, Molisa ou Lef.

7.1 Reboco interno

Em massa única, desempenada, sobre salpique grosso em todas as paredes e painéis de alvenaria e tetos não rebaixados, com massa corrida e duas demãos de pintura acrílica.

7.2 Reboco externo

Em massa única, com textura grossa, desempenada sobre salpique grosso em todas as paredes e painéis de alvenaria.

7.3 pintura

Será aplicado fundo selador, com posterior aplicação de massa corrida. Como camada final de revestimento das paredes e tetos, serão aplicadas duas demãos, no mínimo, de tinta acrílica fosca. Os materiais a serem utilizados serão das marcas Plastimper, Arte e Brilho, Cresil ou Futura.

Nas paredes externas será aplicados selador acrílico, textura quartz e acabamento em pintura acrílica fosca, da marca Plastimpler, Arte e Brilho, Cresil ou Futura.

Nas garagens, o acabamento será em tinta PVA sobre fundo selador, aplicado diretamente sobre o reboco ou estrutura de concreto.

8 INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS.

Todas as instalações serão executadas de acordo com os projetos específicos:

8.1 água fria

Os condutores e as conexões serão em PVC da marca, TigreAquasystem ou Amanco, e os registros de gaveta e de pressão serão da marca, Sigma, Docol, Deca, Mafal ou Tinco.

O abastecimento será feito diretamente da rede da concessionária até a cisterna, reservatório inferior, e enviada por bombas de recalque com potências adequadas a altura até o reservatório superior, com comando automático de máximo e mínimo nos reservatórios superior e inferior.

Cada unidade constará de hidrômetro individual, disposto em compartimento específico e integrado, para aferição das medidas de consumo.

8.2 Água quente

Serão disponibilizados pontos de aguá quente nos chuveiros, na pia dos banheiros e na pia das cozinhas. Os condutores e as conexões serão em PPR da marca Tigre, Aquasystem ou Amanco. Os registros de gaveta e de pressão serão da marca Sigma, Docol, Deca, Mafal ou

(7)

Nas áreas de serviço de cada apartamento será instalado um aquecedor de passagem, com capacidade indicada no projeto, da marca Komeko, Sakura, Rinnai ou Equibras.

9 AR CONDICIONADO

O sistema de energia está projetado para garantir o funcionamento de 01 (uma) unidade de ar condicionado na suíte e dormitórios com capacidade de 7.500 btu’s e 01 na sala com capacidade para 24.000btu’s. Sendo que estes ambientes terão infra-estrutura para futura colocação de ar condicionado tipo split.

A área de lazer coberta contará com toda a infra-estrutura para futura colocação de ar condicionado tipo split.

Serão fornecidos os pontos de ar condicionado tipo Split conforme projeto específico, tendo estes locais próprios de instalação.

Os aparelhos de ar condicionado e instalações dos aparelhos não serão fornecidos.

10 PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

Será executado conforme projeto específico e aprovado pelo Corpo de Bombeiros. As tubulações e conexões serão em material galvanizado das marcas Tupi, Zamprogna, Apolo ou Menesmann.

Em todos os pavimentos, atendendo indicação do projeto, haverá uma caixa de abrigo de mangueiras e hidrante, bem como extintores de CO2 e Pó químico Seco, das marcas Apag, Extincêndio ou Zeus.

Toda a edificação estará coberta com sistema de pára-raios, tipo Franklin aterrado diretamente na estrutura do prédio.

11 SISTEMA DE GÁS

A central de gás, composta por baterias de tanques de 190 litros, a ser instaladas por empresa credenciada, localizar-se-á fora do corpo do prédio, e alimentará os pontos de consumo de fogões e aquecedores, conforme projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

A rede de distribuição será em tubo e conexões de aço nas bitolas especificadas em projeto, da marca Menesmann ou Tupy, revestidos com fita protetora nos trajetos em que forem embutidas no contrapiso.

Cada unidade constará de medidores individuais, disposto em compartimento específico e integrado, para aferição das medidas de consumo.

12 INSTALAÇÃO ELÉTRICA, TELEFÔNICA E INTERFONE

Todas as instalações serão executadas de acordo com os projetos aprovados pelas concessionárias locais: CELESC e BRASIL TELECOM e normas da ABNT.

A energia do empreendimento será fornecida em baixa tensão, através de rede secundária de 380/220W.

O quadro de distribuição geral será do tipo embutido, confeccionado em chapa de aço galvanizado ou PVC.

Os tubos e condutores (fios e cabos) a serem utilizados nas instalações obedecerão a uma ordem de cores, para um perfeito controle dos diversos circuitos. Os condutores serão da marca Sil, Corfio, tutto elétrica ou Induscabos. As botoeiras, espelhos de tomadas e interruptores serão da marca Alumbra, Siemens, Pial Legrand ou Schneider. A distribuição dos pontos de energia segue os detalhes do projeto elétrico.

Nos pontos de iluminação das áreas privativa do apartamento serão instalados somente bocais de porcelana, e na sacada será instalada luminária de embutir, tipo “olho de boi”. Nas áreas comuns, serão instalados luminárias tipo plafon ou globo, de vidro translúcido, nas áreas de circulação e garagens luminárias de alumínio do tipo fluorescentes 2x20W nos pontos especificado no projeto, nas demais áreas externas luminárias de jardim do tipo tartaruga.

(8)

As instalações telefônicas obedecerão ao projeto aprovado pela BRASIL TELECOM e normas da ABNT. A cablagem será da marca Reiplas, Cordeiro, Corfio, Conduspar ou Induscabos.

Todas as unidades estarão ligadas a porta principal do prédio através de um porteiro eletrônico da marca HDL, Intelbras ou Thevear, com aparelho comunicador tipo gôndola, da marca Intelbras ou Thevear.

O condomínio será provido de central telefônica interna (interfone) com ramal em todos os apartamentos, na portaria e salão de festas.

A edificação será atendida com infra-estrutura para posterior instalação de sistema de antena coletiva de TV, atendimento via cabo ou satélite.

13 pisos

Os pisos das áreas de garagens serão em revestimento cerâmico das marcas Molisa, Cecrisa/Portinari, Eliane De Luca, Gyotoku, Lef ou Kera. .

O hall de entrada, escadas, circulação e a parte interna dos apartamentos serão revestidos com pisos cerâmicos de 1ª linha das marcas, Gyotoku, Cecrisa/Portinari, Eliane De Luca ou Kera.

14 METAIS E APARELHOS HIDRO-SANITÁRIOS

Todos os metais serão em latão cromado, marca Sigma, Deca, Docol, Mafal ou Tinco. Em todos os banheiros será executado ponto para ducha higiênica (sem o fornecimento do aparelho). Os banheiros serão equipados com bacia sanitária com caixa acoplada na cor branca da marca Cellite, Logasa, Ideal, Incepa ou Deca.

Não será fornecida torneira e bancada de granito na cozinha, assim como os acessórios metálicos de BWC’s e lavabos. Nos banheiros não será fornacido bancada de lavatório e não será fornecido tanque para as áreas de serviço.

15 ESQUADRIAS, FERRAGENS E VIDROS

A porta de acesso principal de edifício, será em vidro temperado, de no mínimo 8mm. As portas dos apartamentos serão em madeira do tipo semi-ôcas laminadas, industrializadas e pintadas.

As demais esquadrias (porta de sacadas, janelas, basculantes e proteções), serão em alumínio anodizado branco da Alcan ou Alcoa, com vidros lisos ou fantasia, incolores com espessura de 3mm, com dimensões e funcionamento de acordo com projeto e a necessidade de cada ambiente. As esquadrias serão de correr, maxim-ar, de articular ou basculante conforme definido em projeto.

As janelas dos dormitórios terão venezianas.

As esquadrias receberão para suas vedações, vidros lisos com 3mm de espessura transparentes nas janelas e portas de acesso às sacadas, e vidro do tipo mini-boreal nas áreas de serviço e banheiros.

15.1 Fechaduras

Serão em alumínio cromado, marca Aliança, Synter, Arouca ou La Fonte com maçaneta e rosetas.

As dobradiças serão latão cromado em todas as portas de madeira – com fechaduras tipo tranqueta para os WCs, tipo interna nas portas internas e de tambor nas portas externas.

16 IMPERMEABILIZAÇÃO

Nas lajes expostas, baldrames, cortinas, cisterna, reservatório inferior e superior, pisos dos BWCs, piscina, canteiros, floreiras e outros, receberão proteção através de

(9)

se a estanqueidade total, de acordo com recomendação do fabricante e garantias de no mínimo 5 (cinco) anos da empresa fornecedora e prestadora do serviço.

A laje exposta de cobertura do ático receberá além da proteção mecânica, proteção térmica.

17 ELEVADORES

O edifício terá Um elevador, com 5 paradas, velocidade de 0,75 m/s, capacidade para 6 pessoas, com marcadores de posição nos pavimentos na cabine. Acabamento interno em aço inoxidável lixado e acetinado, corrimão reto, espelho de meia-altura no fundo da cabine, teto com 4 luminárias, porta estruturada em metal e revestida com aço inoxidável lixado e acetinado, puxador tubular anatômico reto, abertura central e sistema de acionamento automático para falta de energia, das marcas Otis, Atlas Schindler ou Thyssenkruopp.

18 PARAPEITOS E SOLEIRAS

Todas as portas de acesso aos apartamentos e as que dão acesso a áreas externas do prédio, receberão soleiras de granito e todas as janelas receberão parapeito de granito.

19 GESSO

Os tetos que necessitarem de rebaixamento receberão gesso liso.

20 - SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Será colocado em local visível, o letreiro com o nome do empreendimento.

O hall de entrada receberá uma caixa para correspondência em madeira ou metal nas dimensões determinadas pela ECT.

Serão colocadas nos locais destinados as lixeiras, container em material plástico, com rodas.

Em todos os pavimentos será executado shafter de instalações.

As vagas de garagens serão executadas de perfeito acordo com os projetos, detalhes e especificações.

A obra será entregue totalmente limpa e com todos os pontos de água, energia e telefone devidamente testado, de forma a evitar qualquer contratempo ao cliente.

20.1 - MUROS e FECHAMENTOS

Os muros de fechamento serão em tijolos cerâmicos conforme projeto arquitetônico. O prédio será entregue devidamente limpo. Os ralos, caixas sifonadas, aparelhos sanitários e tubulações de água e esgoto serão desobstruídos de todo e qualquer material residual que possa causar entupimento.

Será eliminado qualquer vestígio de sujeira ou manchas nos azulejos e peças cerâmicas, inclusive no rejunte das paredes e pisos das unidades e áreas comuns. As forras, vistas e esquadrias de alumínio, não apresentarão manchas de pintura.

Será executado uma limpeza geral na caixa d’água, cisternas, telhados e calhas. Nas áreas externas e de urbanização, serão removidos resíduos de materiais, restos de aterro, entulhos e equipamentos da empresa.

21 OUTROS

(10)

- Escadas de acesso à inspeção dos reservatórios superiores feitas através de escada tipo “Marinheiro”, em metal, tratado com antiferruginoso e pintura “Gafit-seal”.

- Vagas de estacionamento demarcadas no piso, com tinta emborrachada, nas dimensões de 240 x 500 cm.

- Guarda Corpo das Sacadas e terraços – gradil em alumínio branco pintado, de acordo com Projeto Arquitetônico Executivo.

- Piscina – Em concreto com revestimento cerâmico, conforme Projeto Arquitetônico Executivo.

- Paisagismo – canteiros, floreiras e jardins com espécies, porte e outros, definidos em Projeto específico.

- Churrasqueiras das Varandas/terraços e de uso comum do pavimento ático - revestidas internamente com tijoletas refratárias e com "boca" e parapeito em granito. Banca de apoio em granito com cuba inox marca Tramontina, Franke ou Strake.

- Passeios ou calçadas – O novo passeio junto às ruas será pavimentado com lajotas

45x 45 cm, pré-moldadas, conforme padrão contido no Código de obras da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

- bancada nas cozinhas – não será fornecida bancada, pedra de granito e metais para cozinha.

- Lavatório Banheiro – não será fornecida bancada de lavatório, pedra de granito e

metais para os banheiros dos apartamentos.

22 OBSERVAÇÕES

Serão efetuadas pelos órgãos públicos, as vistorias para obtenção dos habite-ses e certificação de conclusão da obra, dando condições de habitabilidade.

As especificações contidas neste memorial, serão a referência básica para o padrão da edificação. Quaisquer alterações somente serão feitas, visando à melhoria da qualidade da edificação ou na falta no comércio, do material especificado por produto de qualidade equivalente ou superior.

A construção será orientada por esse memorial descritivo, com a observância de todos os projetos, obedecendo todas as normas técnicas legais e determinações vigentes da Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC, CASAN, CELESC, BRASIL TELECOM, FATMA, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Será fixado junto ao reservatório superior o logo com a marca da Tayer Empreendimentos Imobiliários Ltda.

A falta de um ou mais materiais especificados neste memorial, serão aplicados equivalentes do mesmo padrão.

Florianópolis, 17 de outubro de 2011.

Referências

Documentos relacionados

Crianças, adolescentes, famílias, educadores e demais colaboradores são quem diariamente constroem a Escola dos Sonhos, assim, compreendemos todos como res- ponsáveis por fazer

Em Mariana, o Ministério Público de Minas Gerais move, desde o rompimento, ações válidas apenas para o território: uma Ação Cautelar garantiu o bloqueio de R$300 milhões das

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Os aspectos abordados nesta perspectiva relacionam-se às questões de PIB, investimentos públicos/privados, desempenho dos setores, renda per capita, arrecadação, orçamento

Esse trabalho teve como objetivo determinar as contagens mesófilos aeróbios, fungos filamentosos e leveduras, psicrotróficos e Staphylococcuscoagulase positivo em

1) Estudos que se aproximam dos debates acerca das tendências da proteção social na interface Serviço Social e Educação, que problematizam como a concepção de proteção social