• Nenhum resultado encontrado

PROVA Segurança do trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA Segurança do trabalho"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROVA – Segurança do trabalho

Nome: _____________________________________________________ Data: 12/07/2016

1. O item 1.8 da NR-01 estabelece uma série de regras ao empregado. Baseado neste item normativo, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Usar o EPI fornecido pelo empregador.

B) Submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras – NR.

C) Participar como que representante de sindicato de trabalhadores em fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.

D) Colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras – NR.

E) Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador.

2. De acordo com a Norma Regulamentadora 15 (NR 15), o exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a

A) 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo. B) 30% (trinta por cento), para insalubridade de grau máximo. C) 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau mínimo. D) 15% (quinze por cento), para insalubridade de grau médio. E) 10% (dez por cento), para insalubridade de grau médio.

3. Dadas as afirmativas abaixo quanto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), I. O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de duas reuniões ordinárias sem justificativa.

II. No caso de afastamento definitivo do presidente, os demais membros indicarão o substituto, em dois dias úteis, preferencialmente entre os suplentes.

III. No caso de afastamento definitivo do vice-presidente, os membros titulares da representação dos empregados, escolherão o substituto, entre seus titulares, em dois dias úteis.

IV. A vacância definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, será suprida por suplente, obedecida à ordem de colocação decrescente registrada na ata de eleição.

verifica-se que está(ão) correta(s) A) I, II e IV, apenas.

B) I, apenas. C) I e II, apenas. D) II e III, apenas. E) III e IV, apenas.

(2)

PROVA – Segurança do trabalho

4. Segundo a NR-5, o membro titular da Comissão Interna de Prevenção a Acidente (CIPA) perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar

A) a quatro reuniões ordinárias sem justificativa.

B) a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa.

C) a mais de quatro reuniões ordinárias ou extraordinárias sem justificativa. D) a quatro reuniões ordinárias ou extraordinárias sem justificativa. E) a quatro reuniões ordinárias independentemente de justificativa.

5. Segundo a NR 24, as empresas devem garantir, nos locais de trabalho, suprimento de água potável e fresca. Qual a opção que atende às exigências da citada norma, quanto à quantidade de água potável fornecida?

A) 150ml por hora/homem trabalho B) 300ml por hora/homem trabalho C) 180ml por hora/homem trabalho D) 200ml por hora/homem trabalho E) 250ml por hora/homem trabalho

6. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender ao seguinte requisito mínimo de conforto:

A) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida. B) características de muita conformação na base do assento.

C) borda frontal retangular.

D) encosto com forma retangular para proteção da região lombar. E) borda frontal achatada.

7. Dadas as afirmativas abaixo quanto às responsabilidades do empregador no tocante ao Equipamento de Proteção Individual (EPI),

I. Adquirir o adequado ao risco de cada atividade. II. Exigir seu uso.

III. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação. IV. Responsabilizar-se pela guarda e conservação;

verifica-se que está(ão) correta(s) A) I, apenas.

B) II e III, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II, III e IV. E) III e IV, apenas.

(3)

PROVA – Segurança do trabalho

8. De acordo com a Norma Regulamentadora 18 (NR 18) é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno em todo perímetro da construção de edifícios com mais de

A) 6 (seis) pavimentos ou altura equivalente. B) 5 (cinco) pavimentos ou altura equivalente. C) 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente. D) 3 (três) pavimentos ou altura equivalente. E) 2 (dois) pavimentos ou altura equivalente.

9. Conforme determina a Norma Regulamentadora 4 (NR 4), a empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) centralizado, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse A) 15.000 m (quinze mil metros).

B) 10.000 m (dez mil metros). C) 5.000 m (cinco mil metros). D) 3.000 m (três mil metros). E) 1.000 m (um mil metros).

10. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, com correspondente Grau de Risco, está contida: A) na CLT.

B) na NR-28. C) na NR-5. D) na NR-4. E) na NR-1.

11. O extintor tipo pó químico seco será usado, preferencialmente, em incêndios da(s) classe(s): A) A.

B) B e C. C) B. D) A, B e D. E) A e D.

12. O Técnico de Segurança do Trabalho se prepara para realizar avaliação ambiental de calor no posto de trabalho de um operador da caldeira. O técnico constatou que o colaborador desenvolve atividades em ambiente interno por um período de 3 horas seguidas em um mesmo local de trabalho. Na tabela abaixo, encontram-se os valores das avaliações.

(4)

PROVA – Segurança do trabalho

Tipos de Temperaturas Valores encontrados (°C)

Temperatura de bulbo úmido natural 20 °C

Temperatura de bulbo seco 25 °C

Temperatura de globo 30 °C

Qual é o valor do IBUTG encontrado? A) 20.

B) 22. C) 23. D) 25. E) 34.

13. De acordo com a Norma Regulamentadora 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é CORRETO afirmar que:

A) quando inexistir médico do trabalho no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da empresa, o referido Programa poderá ser coordenado por enfermeiro do trabalho.

B) para cada exame médico realizado no trabalhador, o coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional emitirá um Atestado de Sanidade Profissional (ASP) para a função exercida pelo empregado.

C) o exame médico admissional deverá ser realizado depois que o trabalhador assumir suas atividades. D) o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

E) nos casos em que o trabalhador questionar o resultado dos exames médicos realizados pelo empregador, o trabalhador poderá solicitar a realização de outros exames em clínica de sua confiança.

14. A NR 35 (Norma Regulamentadora) estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos. Para a referida NR, considera-se trabalho em altura toda a atividade executada acima de

A) 1,50 m do nível inferior, independente de risco de queda. B) 1,50 m do nível inferior, onde haja risco de queda. C) 2,00 m do nível inferior, independente de risco de queda. D) 2,5 m do nível inferior, independente de risco de queda. E) 2,00 m do nível inferior, onde haja risco de queda.

15. A NR 32 que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção da assistência à saúde em geral. Com relação às medidas de proteção previstas nessa NR, analise as afirmações a seguir.

I. Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior.

II. É permitido o uso de calçados abertos desde que firmemente presos aos pés. III. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho.

(5)

PROVA – Segurança do trabalho

IV. Os trabalhadores podem deixar o local de trabalho com os EPIs e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais, desde que elas estejam limpas.

Estão corretas A) apenas I, II e IV. B) apenas I e III. C) apenas III e IV. D) apenas I e II. E) apenas II e III.

16. Com relação ao gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, assinale a opção correta.

A) Para melhor gerenciamento e contenção de custos, recomenda-se que os sacos de lixo sejam resistentes e que possam ser reaproveitados depois de esvaziados e lavados.

B) Todos os recipientes de acondicionamento de unidades de saúde devem ser providos de tampa com acionamento por pedal, inclusive em salas de cirurgia e unidades de terapia intensiva.

C) Trabalhadores que manuseiam os resíduos gerados em unidades de saúde devem estar atentos ao uso correto e adequado de equipamento de proteção individual (EPI).

D) A coleta externa de resíduos consiste na remoção de resíduos que se acumulam na área externa da unidade de saúde, como galhos, folhas, papéis etc.

E) Resíduos do grupo D gerados em serviços de saúde são proibidos de serem encaminhados à reciclagem.

17. O critério de referência que embasa os limites de exposição diária adotados para ruído contínuo ou intermitente corresponde a uma dose de

A) 100% para exposição de 8 horas ao nível de 85 dB. B) 100% para exposição de 8 horas ao nível de 80 dB. C) 80% para exposição de 8 horas ao nível de 85 dB. D) 80% para exposição de 8 horas ao nível de 80 dB. E) 80% para exposição de 8 horas ao nível de 90 dB.

18. A coleta de lixo urbano e o transporte de inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos em caminhão-tanque são atividades consideradas, respectivamente:

A) perigosas e insalubres. B) insalubres e perigosas. C) insalubres e penosas. D) penosas e perigosas. E) penosas e insalubres.

19. Dadas as afirmativas abaixo quanto à Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR-10), I. É vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades. II. Todo projeto deve prever condições para a adoção de aterramento temporário.

III. As empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência estão desobrigadas de constituir prontuário.

(6)

PROVA – Segurança do trabalho

IV. Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas corretivas de controle do risco elétrico.

Verifi

ca-se que está(ão) correta(s) A) I, apenas.

B) I, II, III, apenas. C) I e II, apenas. D) II e IV.

E) III e IV, apenas.

20. De acordo com a NR-32, em todo local onde exista a possibilidade de exposição ao agente biológico deverá haver

A) lavatório e chuveiro com água quente, toalha descartável e lixeira com pedal. B) dispenser para álcool gel, toalha de papel e lixeira sem contato manual.

C) lavatório para higiene das mãos, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira sem contato manual. D) chuveiro, sabonete líquido, dispenser para álcool gel e toalha descartável.

Referências

Documentos relacionados

No âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) ambiciona-se uma escola renovada, capaz de direccionar a humanidade para um caminho

APÊNDICES APÊNDICE 01: Tabela de frequência das disciplinas dos programas figura 07 Disciplinas dos programas Disciplina Gestão ambiental Acompanhamento e avaliação de programas

Seja P a função que ao número de anos decorridos desde 2014, n, faz correspon- der o preço a pagar pelo bilhete de época do F.. Em que ano um bilhete de época no Estádio de

Massa folhada 300 Gramas Manteiga integral sem sal 30 Gramas Leite integral 300 Mililitros Farinha de trigo 15 Gramas Canela em pau 01 Unidade Açúcar refinado 100

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

As variáveis canônicas explicaram a maior parte da variância total dos dados, mas a den- sidade básica da madeira, característica funda- mental na avaliação de clones de

Tabela 4: Famílias de macroinvertebrados bentónicos recolhidos segundo a metodologia preconizada por Alba Tercedor (1996) para o Local 3 e respectiva pontuação. Os resultados

O presente trabalho teve por objetivo efetuar um levantamento na Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras, no intuito de conhecer as espécies