• Nenhum resultado encontrado

MUNDO PUCRS, ano 2, n.27, de 06 a 19 de agosto de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNDO PUCRS, ano 2, n.27, de 06 a 19 de agosto de 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

mundo

Edição Nº 27• Ano II • 6 a 19 de agosto de 2015

FO TO : CA MILA CUNHA

HISTÓRIAS

DE UM ALUNO

QUE FOI PARA

O JAPÃO

FOTO : ARQ UIV O PESS OAL PÁGINA 7

O LADO

GAUDÉRIO

DE ALAM

CASARTELLI

PÁGINA 3

PÁGINAS 4 E 5

SERVIÇOS E ATIVIDADES DISPONÍVEIS

PARA ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

OPÇÕES PARA PASSAR

O DIA NO CAMPUS

(2)

MUNDO PUCRS • PÁGINA 2

O 28º SET Universitário ocorre entre 28 e 30 de setembro. Além de palestras e ofi-cinas, a Mostra Competitiva atrai grande interesse por parte dos universitários. Para participar, os alunos precisam estar matri-culados em cursos de Jornalismo, Radialis-mo e TV, Publicidade e Propaganda, Pro-paganda e Marketing, Relações Públicas,

Design ou Cinema e Produção Audiovisual. Os trabalhos devem ser desenvolvidos em atividades curriculares, disciplinas, labora-tórios e estágios entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015. As inscrições ocorrem até 28 de agosto pelo www.pucrs.br/famecos/set. Promoção: Fa-culdade de Comunicação Social (Famecos).

Fone: 3353-4446 ou r amal 4446 Site: www.pucrs.br/mu ndopucrs E-mail: mundopucrs@pucrs.br Fan page: www.facebook.com/ mu ndopucrs

10 DE AGOSTO – 23º Jogos Florais – Concurso estudantil de trovas Último dia para inscrição de trabalhos. As trovas devem ser enviadas para o

e-mail flaviorstefani@gmail.com. Alunos,

professores, técnicos administrativos e diplomados da PUCRS podem participar. O tema é Claridade para trovas líricas e/ou filosóficas. Regulamento no www.pucrs. br/edipucrs. Informações: 3243-8400.

12 DE AGOSTO – Aula inaugural do Pós em Filosofia

Prédio 5, auditório, às 16h. Para alunos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com o professor Wilson Mendonça, da UFRJ. Entrada franca.

13 DE AGOSTO – Cadernos para calouros de inverno

Último dia para os calouros de 2015/2 retirarem os cadernos. O local é no prédio 40, sala 201, das 9h às 21h30min. Apresentar cartão de estudante e documento de identidade.

13 E 14 DE AGOSTO –4ª Jornada Acadêmica de Enfermagem – Quem somos?

Auditório do prédio 9. Público-alvo: acadêmicos de enfermagem da PUCRS e de outras IES, enfermeiros e técnicos/ auxiliares de enfermagem. As inscrições vão até o dia 6 pelo www.pucrs.br/faenfi e até o dia 13, no local.

14 DE AGOSTO – Seminário de Fatores Humanos e Gestão de Segurança na Aviação

Auditório do prédio 11. Inscrições pelo www.pucrs.br/eventos/aviacao, onde também é possível obter mais informações sobre a programação. Organização: Faculdade de Ciências Aeronáuticas. Informações: 3320-3680. 17 DE AGOSTO – Cine Comentado Prédio 40, auditório 202, às 14h30min. Apresentação do filme Um Santo Vizinho. Público: a

partir dos 55 anos. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

ATÉ 17 DE AGOSTO –

Inscrições para o PROED O Programa de Crédito Educativo PUCRS (Proed) é destinado ao aluno de graduação que não consegue cursar todas as disciplinas, ampliando seu tempo para colação de grau. Com esse crédito, ele pode formar-se no prazo normal do curso, pagando-o no dobro do período da grade curricular, em parcelas iguais. Antes de se inscrever, o aluno deve fazer uma simulação para verificar seu enquadramento pelo http://webapp3. pucrs.br/faproed/simulador.

DE 17 A 20 DE AGOSTO –

20ª Edição do Ciclo de Palestras e Debates Temas de Psiquiatria A partir das 20h, no Anfiteatro Irmão José Otão. O evento falará sobre traumas e a repercussão no desenvolvimento. Inscrições: 3320-3367 e 3339-5798. Programação em www.cenespi.com.br. FOTO: RE PRODÃO

#ficadica

6 DE AGOSTO – Aula inaugural da Faculdade de Informática Prédio 30, auditório térreo, às 10h e 19h. O tema será

Computação para a Era da Internet: sistemas baseados em agentes, com o professor

de Ciências da Computação e reitor da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática no King’s College de Londres, Michael Luck. Entrada franca.

7 DE AGOSTO – 16º Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia

Último dia de inscrições de trabalhos. O simpósio será nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no prédio 40. O evento discutirá temas como as principais doenças clínicas e psiquiátricas que incidem na velhice, entre outros. Participam geriatras, psiquiatras, gerontólogos e estudantes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educacao.continuada@ pucrs.br. Para a programação, acesse: www.pucrs.br/eventos/ simposiogeriatria2015. Informações: 3320-3680.

7 DE AGOSTO – 16º Salão de Iniciação Científica Último dia para inscrição de trabalhos. O Salão será realizado de 5 a 9 de outubro. Podem participar bolsistas de iniciação científica de Instituições de Ensino Superior do País e seus orientadores. Para mais informações: www.pucrs.br/ salao e salaoic@pucrs.br.

Fale com a gente!

pauta

na

FO TO : CAMILA CUNHA

(3)

A Incubadora Raiar e o Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS – lançaram o programa Garagem Criativa Coworking, voltado a empresários da indústria

criativa. As atividades buscam apri-morar os perfis empreendedores dos participantes e aperfeiçoar suas noções de cooperação e inovação, por tutoriais, dinâmicas de trabalho, além de oferecer equipamentos e ambiente na pré-incubadora criativa, no Tec-nopuc Viamão. O programa, gratuito, tem duração de 16 semanas.

Interessados devem acessar pucrs.br/raiar e conferir o regulamento. Inscrições até 12 de agosto.

Uma curiosidade: o sistema de avaliações da PUCRS ultrapassou 1 milhão de instrumentos respondidos, de 2005 a 2015. Exatamente, foram 1.041.064. O primeiro a participar foi Alexander Gou-lart, ex-funcionário do Centro de Pastoral e Solidariedade, no dia 24 de junho de 2005. No caso, tratava-se de uma pesquisa da então Assessoria de Planejamento e Marketing. O milio-nésimo instrumento foi respondido no dia 10 de junho de 2015 para a Avaliação de Disciplinas, pela aluna Lívia Martins. Atenção: não se preocupe. É possível saber quem respondeu, mas o anonimato está garantido. No momento do envio dos instrumentos, a resposta se desvincula do participante.

Um milhão de respostas

Cooperação e inovação

na indústria criativa

Participar de mobilidade acadêmica é uma forma de turbinar o currículo, trocar experiências, co-nhecer diferentes culturas e realidades. Durante esse tempo fora de casa, surgem muitas histórias para contar. Por sugestão da professora Rose Shinkai, assessora-chefe da Assessoria para Assun-tos Internacionais e Interinstitucionais, durante o Piquenique da Mundo PUCRS, criamos esta seção. A primeira contribuição é do aluno do 6º semestre de Administração de Empresas Afonso Celso Dutra Acauan Filho. Em setembro de 2014, ele foi para a Universidade de Sophia, em Tóquio (Japão), e volta para o Brasil em agosto deste ano.

Gastronomia – “O Japão é um país com uma cul-tura única. A comida é completamente diferente, mas, como Tóquio é uma das mais importantes capitais do mundo, é possível encontrar culinárias do mundo inteiro”.

Aspectos culturais – “Embora quase não haja lixeiras, as ruas são extremamente limpas por-que as pessoas não jogam lixo no chão. Elas são pacíficas e respeitadoras. Considera-se falta de educação telefonar em lugares fechados, bem como falar alto”.

Curiosidade – “Algo que achei engraçado são os adultos jogando em videogames (Nintendo DS) no metrô”.

Idioma – “Eles usam no final das frases a partícula ‘ne’ indicando que a ideia necessita uma confir-mação, bem como no Brasil”.

Mundo afora

FO TOS : AR QUIV O PE SSO AL FO TO : CA MILA CUNHA

Foi instalado um totem de impressão no saguão do prédio 30. Mesmo localizado na Faculdade de Engenharia, pode ser utilizado por todos os alunos da Universidade. O uso do terminal de autoatendimento traz mais agilidade na impressão, pois não é preciso ingressar em um laboratório. O estudante pode programar sua impressão de casa, pelo computador ou

smartphone, pelo http://impressora.pucrs.br. O arquivo ficará

salvo na nuvem por 36 horas. Ao chegar à PUCRS, é preciso passar a carteirinha de aluno ou inserir login e senha de rede para retirar o documento. Se enviada de fora, a impressão será apenas na opção padrão (P&B e frente e verso). Quando o processo é programado de algum laboratório da Universidade, o usuário pode alterar a configuração da impressão para colorido.

Prédio 30 tem totem de impressão

(4)

Oferece orientação para planejamen-to do futuro profissional. A con-sultoria aborda avaliação do perfil pessoal, elaboração de currículo e estratégias de net working, entre outras. O Escritório promove eventos de capacitação e aproxi-mação com o mercado, como a Feira de Carrei-ras. As consultorias de-vem ser agendadas pelo 3205-3141 (das 9h às 12h e das 13h às 18h). Os serviços são gratuitos e exclusivos para alunos e diplomados PUCRS.

Informa-ções: www.carreiraspucrs.com.br. Funcionamento das 9h às 21h. Veja mais: http://pucrs.br/mundopucrs/002.

Em caso de atendimento médico de emergência, entre em contato com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). A Medicina do Trabalho está no prédio 8, sala 136, das 8h às 20h. Contato pelo 3353-4444.

Se você busca um lugar descontraído para estudar, um espaço que ofereça auxílio em Matemática e Língua Por-tuguesa, pode frequentar o Lapren. A equipe é formada por professores e bolsistas. Fica no térreo do prédio 15 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e, aos sábados, das 8h às 12h. Em geral, à tarde, não é necessário agendar atendimento. Informações: lapren@ pucrs.br ou 3353-7759. Saiba mais: http://pucrs.br/ mundopucrs/025.

Possui espaços para a pesquisa e produção de trabalhos com ambientes climatizados e integrados. Oferece 65 sa-las para estudos individuais e em grupo, consulta aos acer-vos especiais e obras raras e um espaço cultural no térreo. Há ainda locais de leitura e uma sala aberta à comunidade. O aviso de devolução de livros pode ser por SMS e e-mail. Também é possível fazer reserva de obras e consulta no local. Informações: 3320-3544, biblioteca.central@pucrs. br e http://migre.me/qQvCZ.

Biblioteca

Escritório de Carreiras

Sesmt

Proporciona a busca de estágios para os alunos de gra-duação e especialização da Universidade e oferece cursos tendo como objetivo a formação profissional. Está locali-zada no prédio 2. Informações: 3205-3100.

Central de Estágios Fijo

aboratório de

Aprendizagem

(

apren

)

FOTO: GILSON O

LIVEIRA

FOTO: BRUNO TODESCHINI

Alunos de todos os cursos podem participar do Progra-ma de Mobilidade Acadêmica. Diversas universidades pelo mundo têm parceria com a PUCRS. Para realizar o intercâmbio, é necessário ter entre 25% e 90% de graduação realizada, rendimento igual ou superior a 6 e a prova de proficiência em língua estrangeira. O aluno pode realizar a inscrição na Coordenadoria de Mobilida-de Acadêmica (prédio 15, sala 101), das 8h30min às 19h, conforme edital. Informações: 3320-3656 ou www.pucrs. br/pma. Saiba mais: http://pucrs.br/mundopucrs/006.

Mobilidade Acadêmica

O dia inteiro na

Universidade

Um bom número de alunos, professores e t

écnicos administrativos passam o dia na PUCR

S. Porém, muitos não conhecem todas as possibilid

ades que o Campus oferece em infraestrutura e edu

cação. Confira a seguir dicas do que se p

ode desfrutar. FO TO : BRUNO T ODE SCHINI FO TO : BRUNO T ODE SCHINI

(5)

É um espaço de diálogo para que pessoas e suas em-presas possam expor ideias, problematizar, debater, negociar, deliberar e criar estratégias para a resolução de problemas. O local é constituído por eixos: peopleware,

software e hardware. Entre em contato pelo e-mail:

crialab@pucrs.br. Alunos, empreendedores e empresas podem participar.

Proporciona o fortalecimento de ideias, projetos e empresas para contribuir com a formação do empre-endedor. Prevê a estruturação do negócio para que os profissionais entrem no mercado de forma sustentável e competitiva. O apoio é realizado por assessoria e infra-estrutura. A incubação de uma empresa requer um pro-cesso seletivo com apresentação de plano de negócios. Interessados podem submeter projeto o ano inteiro pelo

site www.pucrs.br/raiar. Informações: 3320-3673. Para

conhecer mais: http://pucrs.br/mundopucrs/005.

Incubadora Raiar

Seus acervos e exposições propiciam um maior conheci-mento prático da ciência, educação e cultura. As atrações atendem a todas as idades e grupos. Alunos, professores e diplomados da PUCRS têm desconto para visitação. O MCT funciona de terça a quinta, das 9h às 17h; na sexta, das 9h às 21h; e sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Informações: 3320-3521. Para conhecer mais: http://pucrs.br/mundopucrs/009.

Museu de Ciências

e Tecnologia

O contêiner será um espaço de convivên-cia e ficará em frente ao prédio 15. A pre-visão é de que esteja disponível para o uso em agosto. Terá água quente para chimar-rão, mesas, bancos, tomadas, wi-fi e um paisagismo especial para proporcionar momentos de inte-gração.

Espaço de convivência

Já perdeu algo e achou que não teria como encontrá-lo?

Há sempre a possibilidade de que seus pertences estejam na Central de Achados e Perdidos. Para retirada, é neces-sário identificar-se (documento com foto) e preencher um formulário. Caso você encontre algo, pode levar até a recepção do prédio 20, onde fica a central, ou em qual-quer um dos prédios com recepção. O funcionamento é das 8h às 12h e das 13h12min às 18h, de segunda a sex-ta-feira. Contatos: 3320-3567 e servicosoperacionais@ pucrs.br. Saiba mais: http://pucrs.br/mundopucrs/013.

Central de Achados

e Perdidos

Quer almoçar ou fazer um lanche? As opções são varia-das e para todos os tipos de gostos e bolsos. O Restauran-te Universitário Restauran-tem cardápios diários no prédio 3. Assim como grande parte dos bares, também oferece o lanche universitário. Para quem tem algum tipo de restrição alimentar, há opções: pratos sem lactose (prédios 11, 3, 12, 30, 5 e 6), sem glúten (prédios 15, 40, 41, 3, 12 e 5), sem gordura trans (prédio 50) e vegetarianos (prédios 7, e 80). Para saber mais: http://pucrs.br/mundopucrs/003.

Bares e RU

Cria ab

FOTO: GILSON O

LIVEIRA

Tem uma diversidade de opções para quem busca saúde, bem-estar e convívio social. O local conta com academia de ginástica, escola de natação, quadra para práticas de esportes e estádio de futebol, entre outros serviços. O horário é de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 23h (academia e piscinas até as 22h45min) e, no sábado, até as 19h (academia e piscinas até as 13h). Informações: www.pucrs.br/parqueesportivo. Conheça mais: http:// pucrs.br/mundopucrs/024.

Parque Esportivo

O projeto de apresentações musicais, com entrada franca, ocorre todas as

quar-tas-feiras, às 12h30min, no saguão do prédio 9. Traz atrações de alta qualidade e grandes instrumentistas. A próxima apresentação, no dia 12 de agosto, será da banda Benjamin, que foi 1º lugar do Palco PUCRS 2014. Para conferir as programações, acompanhe o Facebook do Instituto de Cultura.

Sobremesa Musical

FOTO: BRUNO TODESCHINI

VIDA NO

campus

O dia inteiro na

Universidade

(6)

Equipe do Instituto do Petróleo e dos Recursos Natu-rais (IPR) embarcou, no final de julho, para uma mis-são de mar na Foz do Amazonas, voltada a estudos de hidratos de gás, um combustível para o futuro. O convite partiu da empresa SeaSeep. A missão deve durar 30 dias. Os resultados das pesquisas no Rio Grande do Sul deram reconhecimento ao grupo, diz o diretor do IPR, João Marcelo Ketzer. No projeto Conegas, em parceria com a Petrobras, foram desco-bertos hidratos de gás no Cone de Rio Grande (foto).

Missão no Amazonas

Aula conectada

Eles estão entre os 25 profissionais brasileiros reconhecidos pela Apple em 2015! Os professores Afonso Sales, da Informática, e

Raquel da Luz Dias, da Nutrição, agora são membros da Apple Distinguished Educators (ADEs). O programa está voltado para educadores que transformam seu ambiente de ensino e aprendi-zagem utilizando as tecnologias Apple. A comunidade reúne mais de dois mil profissionais ao redor do mundo, que se encontram periodicamente para desenvolver soluções voltadas à educação. A troca de conhecimentos também ocorre de forma on-line.

Ícone da Famecos se despede

Marques Leonam Borges da Cunha, 73 anos, se despe-de da Faculdadespe-de despe-de Comunicação Social (Famecos), tendo sido um ícone na for-mação de alunos em mais de três décadas como professor. No dia 1º de agosto, foi mais uma vez

home-nageado pelos novos profissionais que chegam ao mercado. A formatura se transformou num momento de grande emoção entre os presentes pela despedida do mestre de gerações. Antes de ingressar na Famecos, Leonam atuou no jornal Folha da Tarde, notabilizando-se por reportagens especiais que marcaram época na imprensa gaúcha. Na Faculdade, o alegretense se destacou pelo estímulo aos estudantes para o exercício do Jornalismo, pela cuidadosa correção dos textos e pelo carinho que dedicava a cada um, seja na sala de aula, nos corredores ou no bar. Sempre com histórias para contar, aliando o bom humor a lições que fizeram a diferença aos novos repórteres.

Nos meses de junho e julho, PUCRS e SAP estreitaram relações. O Reitor Joaquim Clotet foi conhecer o labo-ratório da empresa, em São Leopoldo, acompanhado do diretor da Face – Escola de Negócios, Roberto Moschetta, e da assessora de Assuntos Internacio-nais e InterinstitucioInternacio-nais, Rosemary Shinkai. A visita foi logo retribuída. Uma comitiva da SAP, comandada por seu presidente para a América Latina, Dennison John, veio conhecer o Campus. Foram recepcionados por uma equipe da Face e do Tecnopuc. Com sede em Walldorf (Alemanha) e subsidiárias em mais de 130 países, a empresa é líder mundial em software empresarial e serviços relacionados. Na pauta dos encontros, as possibilidades de parceria entre a SAP e a Universidade envolvendo temas como a coinovação e apoio a projetos.

SAP e PUCRS

Católicas

O Reitor da PUCRS, Ir. Joaquim Clotet, foi eleito membro do

Conselho da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), na 25ª Assembleia Geral da Federação, realizada em Mel-bourne (Austrália), no mês de julho.

FO TOS : DIVUL GA ÇÃ O FO TO : A RQUIV O PUCR S FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: MAGDA ACHUTTI

No Vale do Silício

Um aplicativo criado por quatro alunos de Sistemas da Informa-ção e de Ciência da Computação foi lan-çado no Vale do Silício (EUA). O BEAT, que indica as melhores festas na cidade em

tempo real, começou a ser desenvolvido dentro da PUCRS. Ocor-reu em 2013, durante o BEPiD, programa gratuito de capacitação em tecnologias iOS da Universidade. Thomas Delgado, Fábio Barboza, Bruno Bulso e Rodrigo Freitas Leite deram os primei-ros passos no desenvolvimento da ferramenta agora validada no polo que é referência em inovação e tecnologia no mundo. Em Porto Alegre, o programa é uma parceria entre a PUCRS, a Apple e o Instituto Eldorado e forma cerca de 100 estudantes por ano.

&

(7)

MUNDO PUCRS • PÁGINA 7 A casa do coordenador da Assessoria de Planejamento,

Alam Casartelli, 40 anos, é toda decorada com motivos que lembram as tradições gaúchas e tem um galpão onde não faltam fogo de chão e fogão a lenha. Nos finais de semana, faz cavalgadas com a mulher Lian e um grupo de amigos pelos caminhos rurais de Porto Alegre. Desfila nos dias 20 de setembro ora na Capital ora em Rio Grande, sua cidade natal. O filho Martín, 5 meses, ganhou como primeiros presentes boina e bombacha. Claro que já foi fotografado tomando chimarrão. O nome vem do poema O Gaúcho Martín Fierro, do argentino José Hernández.

Para Alam, também professor da Face – Escola de Negó-cios e do Programa de Pós-Graduação em Educação, além de um estilo de vida e de cultivo aos valores da terra, ter inte-grado um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) em Rio Grande acabou influenciando sua escolha pela gestão e docência. Aos 15 anos, começou como instrutor de danças e coorde-nava 12 casais do grupo Porteira da Esperança. “Precisava planejar, organizar e cobrar disciplina para os ensaios.” Participou de competições dos 15 aos 20 anos. O grupo se sobressaiu em festivais de arte e tradi-ção da região. Também se apresentava men-salmente no grupo-show Os Parceiros.

No seu casamento, há 11 anos, chegou acompanhado por 80 cavaleiros, que voltaram para seguir a noiva, levada numa carruagem. Os padrinhos vestiam trajes de época, ins-pirados na minissérie A Casa das Sete Mulheres. As alianças estavam guardadas em uma cuia. A festa foi em CTG, onde Alam e Lian se conheceram.

Ele entrou para um centro aos 10 anos, por influência dos pais. “Fui pegando gosto e convivendo com amigos. Cada vez mais adorando as tradições”, conta. Deixou o grupo quando começou a Faculdade, mas até hoje vai com a

mulher a bailes, tertúlias e jantares dançantes. Nos finais de semana, veste bombacha e alpargatas e se envolve com os cavalos, uma forma de equilibrar trabalho, estilo de vida e lazer. Sempre com o chimarrão.

Gaúcho de nascimento

e tradições

Notícia sobre um serviço especializado do Hospital São Lucas em avaliação cognitiva, especialmente voltado para quem tem queixas relativas à memória, foi sucesso no Facebook da Mundo PUCRS, com milhares de pessoas alcançadas. Também teve grande repercussão o post contando a participação da coordenadora do curso de Re-lações Públicas, Denise Avancini, no Euro Media 2015, em Brighton (Inglaterra), para apresentar parte de seu estudo de doutorado.

SUCESSO NA WEB

FOTO: MARIANA FONTOURA

Alam Casartelli

FO TO : AR QUIV O PE SSO AL

(8)

As cores da estação

Em busca da renovação

Amenizando o frio

Enviada porJuliana

Marzanascopelo Instagram

Enviada por Vinícius Oliveira pelo Instagram Enviada por Caroline Corrêa pelo Instagram

MUNDO PUCRS • PÁGINA 8

Mundo PUCRSé uma publicação interna quinzenal da Universidade editada pelo Setor Editorial da Assessoria de Comunicação e Marketing, prédio 1, 2º andar, sala 202.02, fone 3353-4446 • Coordenadora da Assessoria: Stefânia Ordovás de Almeida • Comunicação: Ana

Maria Roig • Editora Executiva: Magda Achutti • Edição e Redação: Ana Paula Acauan, Magda Achutti e Vanessa Mello • Estagiária: Júlia

Bernardi • Revisão: Antônio Dalpicol • Fotógrafos: Bruno Todeschini e Camila Cunha • Arquivo Fotográfico: Analice Longaray e Camila Paes

Keppler • Publicação on-line: Rodrigo Marassá Ojeda • Projeto gráfico e Editoração Eletrônica: Pense Design • Impressão: Epecê-Gráfica

Ângulo

aberto

Quer

participar?

Envie suas fotos feitas na PUCRS p ara

mundopucrs@pucrs.br ou pelo www.facebook.com/mundopucr

s. Você também pode usar a

#mundopucrs no Instagram.

Um dia

de inverno

Referências

Documentos relacionados

The low-protein diet prescribed for six months to patients with pre-dialysis CKD in this study preserved renal function, aided in weight loss, and decreased serum levels of

As parcelas foram constituídas por três sistemas de manejo do solo (preparo convencional, constituído por uma gradagem pesada e duas gradagens leves; cultivo mínimo,

WAMBIER, Luiz Rodrigues; ALMEIDA, Flávio Renato Correia de; TALAMINI, Eduardo. Curso avançado de processo civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento.. 267), o

relacionamentos não acontecem exclusivamente nas comunidades virtuais, pois há diversos casos de laços comunitários que atuam tanto online quanto off-line, utilizando a internet

Finally we demonstrated that angiotensin II utilized the calcium channel and nitric oxide to exerced the central regulation of arterial blood and heart rate. These results

Este trabalho tem como finalidade desenvolver uma identidade visual e um manual de utilização e aplicação para a loja Mística Presentes, uma vez que estes tópicos são

2zzzzzzzzzzzzzzzzW &2zzzzzzzzzzzzzzzW B2zzzzzzzzzzzzzzW *,2zzzzzzzzzz"2zzzzzzzzzzz2zzzzzzzzzzzzz B!2zzzzzzzzzzzzzzbJ "2zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

2°, § 1º da Lei dos Crimes Hediondos 38 (Lei nº 8.072/90) determinava o cumprimento integral da pena privativa de liberdade em regime fechado, porém, em virtude