• Nenhum resultado encontrado

Vencedor ISABEL TAVARES ISABELTAVARES.COM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vencedor ISABEL TAVARES ISABELTAVARES.COM"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)
(2)

A

o

V

encedor

(3)

Ao Vencedor

Capa

Banco de imagens free By Jordan Hile

Diagramação

Isabel Tavares

Fontes

Franklin Gothic Book Segoe UI

Adorable Angelface

Edwardian Script ITC

Distribuição

Produção independente

Escrito por Isabel Tavares Salvador - Bahia

(4)

Coletânea de estudos sobre as sete cartas do Apocalipse. Proibida qualquer cópia ou alteração.

Interessados em adaptar essa obra para outros formatos, entre em contato através do email isabelttavares@gmail.com.

Distribuição digital e download gratuito através do site isabeltavares.com.

(5)

Sumário

Prefácio...5 Agradecimentos... 6 Primeira Carta...8 Segunda Carta... 12 Terceira Carta...15 Quarta Carta...19 Quinta Carta...23 Sexta Carta...26 Sétima Carta...31

(6)

Prefácio

N

o livro de Apocalipse está escrito tudo que foi revelado ao dis-cípulo de Jesus – João, sobre as coisas que iam acontecer nos últimos dias, ou seja, quando tudo que conhecemos como mundo chegará ao fim. Entre tantas coisas que sobrevirá sobre a Terra estão às recom-pensas que serão dadas aquele que perseverar até o fim, permanecer firme e ultrapassar as dificuldades da vida. Todo aquele que vencer as tentações deste mundo, a guerra contra si mesmo, as lutas diárias, as batalhas contra o mal, os desejos do coração, ao que vencer o pecado, as paixões da carne, os pensamentos sujos, enfim... Ao Vencedor será dado a recompensa da parte de Deus. Quer saber quais prêmios serão esses e como fazer para conquistá-los?

Ao total são sete recompensas preparadas de forma especial pelo Cria-dor para os Seus filhos fiéis. Elas foram dividas as sete igrejas da Ásia, descritas no Apocalipse através de cartas. Por meio deste livro iremos conhecer esses prêmios e meditar neles para que Deus fale com cada um de forma única e particular.

Me chamo Isabel Tavares, nasci em Salvador, capital da Bahia. Formada em Jornalismo desde 2015, casada e cristã, quero atráves deste e-book levar a mensagem que Deus me falou sobre as recompensa preparadas para aquele que perseverar até os últimos dias.

(7)

A

gradeço unicamente a Deus pela inspiração dada para criação dessa coletânea de estudos.

E que da mesma forma que Ele falou intensamente comigo, fale com você também.

(8)

S

e permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido.

(9)
(10)

Árvore da Vida

A primeira igreja do Apocalipse chama-se Éfeso. Vejamos a sua recom-pensa:

“Q

uem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida,

que está no meio do paraíso de Deus.“

Apocalipse 2:7

Que promessa e recompensa maravilhosa! Poder desfrutar da Árvore da Vida que nos garantirá longevidade e vida plena. Sem doenças, sem males, sem dor, sem tristeza nem lágrimas, ao lado de Deus em Seu Paraíso, especialmente preparado para os que creem.

Essa árvore especial já havia sido citada em Gênesis, primeiro livro da Bíblia, onde Deus precisou expulsar Adão e Eva do Paraíso para que não a comessem, pois eles tinham desobedecido ao Senhor, comendo

(11)

de outra árvore importante, a do bem e do mal. Deus precisou tomar uma atitude que não queria para poder salvar toda a humanidade. O Senhor sabia que os dois não estavam preparados para um prêmio tão grandioso como a vida plena e eterna, ainda não tinham passado por nenhuma dificuldade e na primeira tentação do diabo já caíram em pe-cado.

Antes de declarar a recompensa, Deus expõe o que o vencedor fez para obtê-la:

“I

sto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes tolerar pessoas más;

e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

Tens perseverado e suportado sofrimentos de toda espécie por causa do meu Nome, e não te deixaste desfalecer.”

Apocalipse 2.1-3

Observe tudo o que essa pessoa passou para em fim receber de Deus um prêmio inigualável. Todavia, Deus afirma conhecer tudo que fa-zemos dia após dia, Ele vê todas as nossas ações, atitudes tomadas e pensamentos. Ele sabe do nosso trabalho e vê a nossa paciência, per-severança e insistência na fé. A pessoa precisa ser testada, provada e aprovada para merecer de Deus à recompensa da vida eterna.

No entanto, no mesmo trecho bíblico o Senhor alerta a igreja de Éfeso:

Ao Vencedor

(12)

“E

ntretanto, tenho contra ti o fato de que abandonaste o teu primeiro amor.

Recorda-te, pois, de onde caíste,

arrepende-te e volta à prática das primeiras obras. Porquanto, se não te arrependeres, em breve virei contra ti

e tirarei o teu candelabro do seu lugar.”

Apocalipse 2. 4-6

Tenha cuidado com os costumes! Anteriormente Deus elogia a perse-verança dessa igreja, mas em seguida fala sobre o abandono da prá-tica das primeiras obras, deixando de lado o que aprendeu no inicio. Permaneça firme, persevere, mas não se esqueça do primeiro amor, de como você era assim que conheceu a Jesus. Não perca a sua salvação e sua recompensa por esquecimento ou desleixo, mantenha-se atento. Comer do fruto da Árvore da Vida é um privilégio apenas para os que estão dispostos a enfrentar tudo por amor a Deus. Poder andar lado a lado com Deus, sem nenhum receio nem medo, viver a contemplar Sua Magnífica e primitiva Criação, isso ocorrerá apenas ao vencedor.

Vencer as tentações, vencer o mundo, vencer tudo que desagrada a Deus é possível, o Próprio Jesus nos mostrou como fazer. Além disso, nada se compara ao que vamos receber com essa vitória.

(13)
(14)

Vida Eterna

Foto free by freestocks.org

A segunda carta destinada à igreja de Smirna descreve a tribulação momentânea vivida pelos fiéis e principalmente à pobreza que eles enfrentavam. Porém é evidenciada que sua riqueza consiste na fé – fé esta que os conduzirá a resistir até o fim, encorajando-os a não temer. Afirma, pois Deus:

“S

ê fiel até a morte, e dar-lhe-ei a Coroa da Vida.”

Apocalipse 2.10

Muitos até hoje não acreditam que o espírito é eterno, pensam que a alma deixa de existir e que não há vida após a morte. No entanto, de-pois da morte do corpo, só existe dois caminhos para a alma e o

(15)

eter-14

na. E essa morte eterna nem se compara a morte que conhecemos nes-te mundo. Pessoas acreditam que depois de morrer haverá descanso para todos, mas não é isso que a Palavra de Deus diz. Todavia ao que vencer as tribulações, humilhações por servir a Deus, calúnias, difama-ções e outras lutas, receberá de Cristo a seguinte recompensa:

“Q

uem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz ás igrejas: Ao que vencer não receberá o dano da segunda morte”.

Apocalipse 2.11

A segunda morte é exatamente essa mencionada acima - a morte eter-na. Vivemos neste mundo, estudamos, trabalhos, constituímos família, viajamos, temos filhos, comemos e bebemos, mas não devemos esque-cer daquilo que permaneesque-cerá para sempre. Por mais que tenhamos o direito de desfrutar o melhor dessa Terra, o cuidado com a nossa alma deve vim em primeiro lugar. Ou seja, não se deixe distrair com as coi-sas do mundo, deixando de lado aquilo que é eterno.

Sendo assim, quem vencer terá garantido a Vida Eterna, a segunda e verdadeira Vida ao lado do Senhor Deus.

(16)
(17)

16

Novo Nome

Foto free by Aaron Burden

A próxima carta do Apocalipse, sendo esta a terceira, escrita à igreja de Pérgamo, Deus começa ressaltando a Sua Justiça quando se refere à espada aguda de dois fios que O pertence, logo a seguir afirma conhe-cer as obras daquele povo e tem visto que eles guardam a fé, mesmo habitando onde Satanás vive, que é o mundo.

“E

sta é a mensagem daquele que tem a espada afiada dos dois lados. Eu sei que vocês moram aí onde está o trono de Satanás.

Vocês são fiéis e não abandonaram a fé que têm em mim, até mesmo quando Antipas, minha testemunha fiel,

foi morto aí em Pérgamo, onde Satanás mora.”

(18)

Como já se sabe o mundo que vivemos já é do diabo, ele nunca se dá por satisfeito quando se trata de almas, ou seja, se uma pessoa se con-verte hoje o diabo jamais vai desistir daquela alma, ele irá permanecer trabalhando para fazê-la sair da Presença de Deus e assim voltar para o mundo.

Se tratando disso, Deus alerta aqueles que têm caído nessas ciladas de Satanás, aceitando suas sugestões e passando as doutrinas dos que não tem nada de Deus. A exemplo das modices ditadas pelo mundo, que ensinam que dormir com o namorado antes do casamento não tem nada demais, que venerar e querer ser igual a um famoso não tem problema nenhum. Isso é prostituição, isso é idolatria. Essas e outras coisas desagradam a Deus e custará sua salvação.

E para aqueles que já seguem a Palavra de Deus também não se dei-xem levar pela comodidade, mas permaneça atento em cada detalhe. Nesta mesma carta, Deus cita a situação em que os cristãos podem fa-cilmente se apegar aos que levam Sua Palavra, ou seja, aos pastores e profetas. Vigiem! Os fiéis da igreja de Pérgamo mesmo com a morte de seu líder não enfraqueceram na fé, muito pelo contrário. Ainda que es-tivessem vivendo no mesmo lugar de Satanás (que é a mesma situação que se vive atualmente), eles perseveraram e continuaram buscando a Deus e crendo na salvação que Ele lhes daria.

Todavia, Deus exorta: ARREPENDE-TE!

E lista as recompensas que serão dadas ao que vencer:

(19)

“Q

uem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido,

e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. “

Apocalipse 2:17

Esse valioso prêmio garantirá uma nova vida por inteiro. Nas histórias bíblicas, Deus mudou o nome de algumas pessoas, mas por quê? Isso significa um novo começo para aquela pessoa, um novo caminho a ser seguido com novas escolhas e novas conquistas.

Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, quando lhe fez a promes-sa de ser o pai de uma grande nação. Também mudou o nome de Jacó para Israel, para tirar a vergonha de seu passado como trapaceiro. O seu novo nome se tornaria no futuro o título de uma nação extrema-mente numerosa que provocou o medo no próprio rei do Egito.

E não parou por aí, Deus alterou também o nome de Josué, que antes se chamava Oséias e ainda o nome de Paulo, que outrora chamava-se Saulo, ambos homens que se tornaram referência para um povo e fo-ram usados pelo Senhor de forma poderosa.

Entende a preciosidade dessa recompensa? Nos céus, Deus dará ao vencedor a oportunidade de viver uma vida gloriosa e para isso ser completo também será dado um nome inteiramente novo.

(20)
(21)

20

Poder sobre as nações

Foto free by Paweł Furman

Esta é a quarta carta, enviada para igreja de Tiatira. Vale lembrar que as cartas foram escritas ao povo de Deus, a todo aquele que se chama cristão. A quarta carta, em parte, se assemelha com a anterior, aqui Deus revela mais uma vez a aceitação do povo com relação à prostitui-ção.

O que causa esse tipo de atitude, no meio do povo que se diz de Deus, é o espírito maligno, que se não for expulso e retirado, nunca irá aban-donar, principalmente, a juventude. Deus chama esse espírito de Jeza-bel, mais conhecido hoje em dia como Pomba-Gira.

Essa igreja tolera o espírito da prostituição, aceita a atuação do mal e por isso Deus diz que dará a cada um segundo as suas obras. Um exemplo simples de prostituição no meio cristão é o namoro sem pro-pósito, e muitas igrejas, mesmo sem saber, acabam tolerando esse tipo

(22)

de relacionamento, que existe apenas com a finalidade de diversão sem compromisso sério.

No entanto, diante de tantos pecados encobertos e tolerâncias que levam a destruição, alguns ainda resistem à fidelidade a Deus e para esses o Senhor alerta a permanecer firmes até que Ele venha e sua re-compensa será gloriosa.

“A

o que vencer e guardar até o fim as minhas obras eu lhe darei

po-der sobre as nações. E com vara de ferro regerá, e serão quebradas

como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhei-ei a estrela da manhã.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Apocalipse 2.26-29

Evidenciando o poder sobre as nações, podemos lembrar daquilo que Jesus disse antes de voltar ao Pai:

“N

a casa do meu Pai há muitas moradas... Eu lhes prepararei um lugar...”

João 14.2

Jesus promete que reinaremos com Ele e esse reinado não se restringe apenas após a vitória dos salvos, mas também ao reinado neste mun-do. E o que isso significa? Esse reinado significa nada nos faltar, vitória em todas as áreas, sucesso físico, financeiro, familiar, realização dos sonhos e tudo de bom que você imaginar.

Pois é, Deus não faz promessas pela metade, quem disse que o cristão deve sofrer, viver humilhado, na miséria, passando necessidade e

(23)

22

dependendo dos outros, estava bem errado.

Após a vitória neste mundo, com o findar de tudo, a recompensa se torna algo muito mais amplo, que nem ouvidos ouviram, nem olhos viram, nem subiu ao coração do homem, e Ele tem preparado exclusi-vamente para o que vencer.

Além do poder entre as nações Deus também dará como prêmio, a

estrela da manhã. Citada poucas vezes na Bíblia, a estrela da manhã

é um dom divino puro, outrora dado a Lúcifer, que o perdeu pela pre-potência e orgulho, desejando ser maior que o próprio Senhor. Aqui, Deus promete dar este dom a todo aquele que permanecer firme e re-sistir até os últimos dias.

“C

omo caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!”

Isaías 14.12

Mas, que dom divino é esse? Estrela da manhã em hebraico significa “vindo da luz”. E quem é a luz? Tão somente, Deus. A partir do momen-to que a pessoa se momen-torna vencedora, após ser provada e aprovada em todas as provas vividas neste mundo terreno, será transformada em um ser totalmente de luz, revestida de tudo aquilo que nem se quer penetrou no coração humano. Esse dom precioso um dia pertenceu a Lúcifer e agora aguarda ser dado a todos que creem e vencerem.

(24)
(25)

24

Vestes Brancas

Foto free by Rachael Crowe

Na quinta carta, destinada à igreja de Sardo, no livro de Apocalipse, Deus exorta o povo sobre a vigilância constante e afirma não se agra-dar das obras de alguns. Estes têm nome de vivo, mas está morto. Mas o que isso significa afinal? Significa a morte espiritual pela falta de vi-gilância em suas atitudes. E ainda que fisicamente esteja viva há muito tempo já morreu diante de Deus.

“A

cordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente; pois sei que o que vocês fizeram não está ainda de acordo com aquilo que o meu Deus exige. Portanto, lembrem do que

aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam.”

(26)

O Senhor ainda alerta, dando uma nova chance, despertando aquele povo para que se lembrem de tudo que já receberam, dos ensinamen-tos, orientações e mandamenensinamen-tos, e desta forma conduzindo-os ao ge-nuíno arrependimento.

Entretanto, a Bíblia deixa claro que se o arrependimento verdadeiro não acontecer Ele virá como vem um ladrão, sem aviso, sem hora mar-cada e sem nenhuma ocasião para uma nova oportunidade.

Para os que resistirem e não contaminarem seus vestidos, as poucas pessoas que permaneceram firmes, andarão de branco junto com Cris-to, porque são dignas disso, como diz o próprio Deus.

“O

que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhu-ma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei, na presença do

meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim.”

Apocalipse 3:5

Vestes brancas? Um prêmio que só os humildes de espírito conseguem perceber tamanho valor. Todos nós somos pecadores, mais sujos que lixo, no entanto, pelo sangue precioso de Jesus fomos lavados. Porém, as novas vestes brancas, sem nenhuma mácula, serão dadas aos peca-dores purificados que vencerem. Uma honra incalculável para os que realmente se tornaram filhos de Deus.

Nesta carta, o Senhor prova que depois do fim, no juízo final, todos os pecados e erros que foram cometidos por esses pecadores arrependi-dos serão completamente esqueciarrependi-dos e deixaarrependi-dos para trás, através do recebimento das preciosas vestes brancas.

(27)
(28)

Coluna no Templo de Deus

Foto Google Imagens

Para a igreja da Filadélfia, na sexta carta do Apocalipse, o poder de Deus é explícito. Ele afirma que há uma porta aberta que ninguém pode fe-char diante daqueles que guardam a Sua Palavra.

Porta é referência de passagem, símbolo de transição, de mudança. A entrada para nova vida destinada aqueles que não negaram o Seu Nome.

“C

onheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra,

e não negaste o meu nome. ”

(29)

28

Observe como Deus realmente sabe quem é cada um. Ele conhece a limitação do ser humano, entende que em corpo físico o homem tem pouca força, mas ainda assim, os que querem de fato agradar a Deus resistem as dificuldades e buscam forças no Senhor, fortalecendo, pois, o espírito, para que este prevaleça contra a carne. Deus ressalta exa-tamente isso, neste versículo, “tendo pouca força, guardaste a minha

palavra, e não negaste o meu nome”.

Já aos que mentem, enganam e se dizem de Deus, se nomeiam cristãos, mas na verdade não são, pois, suas obras o contradiz, para esses Deus fará com que venham e adorem aos pés dos vencedores e mostrará a cada um deles, quanto somos amados por Ele.

“E

scutem! Quanto àquela gente que pertence a Satanás, aqueles mentirosos que afirmam que são judeus, mas não são, eu farei com

que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. E todos eles saberão que eu amo vocês.”

Apocalipse 3:9 (Linguagem de hoje)

A prova clara desse amor incondicional de Deus pelos seus escolhidos vem logo depois, não como uma promessa futura, mas uma afirmação presente:

“C

omo guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guar-darei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para

ten-tar os que habitam na terra.”

Apocalipse 3.10

(30)

Livramento tal e sem igual, prova viva de um amor único que só pode originar de Deus. Ele ainda avisa que virá e não vai demorar, deixando um conselho importante.

“...g

uarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

Apocalipse 3.10b

Ou seja, guarde o que ninguém pode tirar de você, a não ser você mes-mo. Isso nem Deus pode guardar por você. Guarde a sua fé, pois é ela que te aproxima de Deus, é ela que faz o impossível se tornar possível. Apenas a fé pode te levar a lugares que você mesmo nunca imaginou chegar e acima de tudo não esqueça que sem fé é impossível agradar a Deus.

Então, guarde-a para que ninguém tome a sua coroa, a sua maior re-compensa, a sua salvação eterna.

Diante de tantas orientações valiosas, ainda vem a promessa ao vence-dor:

“A

quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus,

e o nome da cidade do meu Deus,

a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.”

Apocalipse 3.12

(31)

30

Coluna é o fundamento maior, aquilo que sustenta. Uma casa sem co-luna não suporta chuva, calor e vento forte por muito tempo. A casa pode até ser erguida, mas não resistirá por muito tempo sem a coluna de sustentação, ou seja, sem um bom fundamento, uma base forte. A mesma coisa Deus ressalta por meio desse prêmio, os vencedores se-rão colunas que firmase-rão o novo templo de Deus, que virá do céu. Os filhos do Altíssimo serão a base maior da nova Jerusalém.

(32)
(33)

32

Sentar-se no Trono de Deus

Foto Google Imagens

O Espírito Santo é a testemunha fiel e verdadeira de tudo que fazemos e deixamos de fazer aqui na terra. É Ele quem vê a intenção do nosso coração e conhece como ninguém os nossos desejos e pensamentos. Ele está desde o princípio, na criação de Deus, e também nos dias de hoje, observando e desejando auxiliar cada um de nós.

O Espírito Santo caminha, anda, vive e habita entre nós a procura dos fiéis ao Deus Vivo. Ele sabe cada uma de nossas obras e na última carta do Apocalipse, escrita a igreja de Laodicéia e destinada a todos aqueles que se dizem cristãos, Deus, na pessoa do Espírito Santo, afirma clara-mente a comunidade cristã:

(34)

“E

sta é a mensagem do Amém, da testemunha fiel e verdadeira, da-quele por meio de quem Deus criou todas as coisas. Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas, porque são apenas mornos, nem frios

nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca. “

Apocalipse 3.14-16 (Linguagem de hoje)

Tem coisa mais sem vida, sem consistência e firmeza do que algo mor-no? Algo que não está nem acima nem abaixo, não é bom nem ruim, nem forte nem fraco, apenas na média, em cima do muro. Isso signifi-ca, simples e terrivelmente, a mediocridade. E quem em sã consciência deseja ser uma pessoa medíocre?

A sentença é única: “vomitar-te-ei da minha boca”. É inaceitável para Deus essa condição, pois o quente sempre estará ativo, agindo e viven-do pela fé, o frio tem a chance de acender a chama novamente, mas e o morno? Quem o tirará da zona de conforto e da acomodação?

Esta carta é uma clara exortação de um Pai que ama Seus filhos, pois Ele repreende e castiga a todos quanto ama. Persistindo em aconselhar e instruir para que não sejam enganados.

Continuando o discurso, Deus explica que riqueza, fama ou dinheiro algum pode comprar a verdadeira paz e felicidade:

“V

ocês dizem: ‘Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos’. Mas não sabem que são miseráveis, infelizes,

pobres, nus e cegos. ”

Apocalipse 3.17 (Linguagem de hoje)

(35)

34

Como toda exortação do Senhor, vem junto ao abrir de olhos, o conse-lho para se consertar enquanto há tempo:

“P

ortanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que se-jam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim

de que possam ver. Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. Escutem!

Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. ”

Apocalipse 3.18-20 (Linguagem de hoje)

A pessoa pode ter tudo, mas se não tiver Deus ela não tem nada. A úl-tima premiação para os vencedores é a mais gloriosa:

“A

o que vencer lhe concederei que

se assente comigo no meu trono;

assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.”

Apocalipse 3.21-22

Imagina reinar ao lado de Jesus?

Toda humilhação, todas as vezes que fomos pisados, ridicularizados, todas as vezes que riram na nossa cara e zombaram da nossa fé, tudo isso nos será recompensado. Assim como Jesus passou por tudo isso e coisas ainda piores quando esteve aqui e venceu, assentando-se agora no trono com o Pai, nós também venceremos se n’Ele permanecermos firmes até o fim.

(36)

Q

uem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:

(37)

A

o

V

encedor

Referências

Documentos relacionados

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

Em termos de atividades humanas importa fazer a distinção entre a área marinha e a área terrestre da área de intervenção e, ainda as áreas abrangidas pela Reserva Natural

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e