• Nenhum resultado encontrado

EDITAL CCCPPD N o 16/2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL CCCPPD N o 16/2009"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Comissão Coordenadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG

EDITAL CCCPPD No 16/2009

O Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes não Titulares Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG - CCCPPD, no uso de suas atribuições e considerando:

O disposto no Regulamento do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Docentes, aprovado pela Resolução CA no 80, de 9 de março de 2009, e alterações aprovadas pela Resolução CA no 278, de 13 de julho de 2009; o contido nas Leis Estaduais no 6.174/1970, no 11.713/1997, no 14.269/2003 e no 14.825/2005; Decreto Estadual no 5.309/2005; protocolo SEAP no 07.270.574-2; pelo Regulamento da Política Docente, aprovado pela Resolução UNIV no 9, de 1o de março de 2000, e alterações posteriores, e a Resolução CA no 279, de 13 de julho de 2009

Torna Público

A realização de Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes não Titulares Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG, nas condições abaixo:

1. As inscrições serão feitas exclusivamente através do endereço eletrônico www.uepg.br/concurso no período de 24 de julho de 2009 a 24 de agosto de 2009, para Provimento de Cargos de Docentes Não-Titulares Integrantes da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná na UEPG, no Regime Estatutário, conforme Anexo I do presente Edital.

2. A CCCPPD da Universidade Estadual de Ponta Grossa não se responsabiliza por inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3. Na ocorrência do previsto no item anterior, a comprovação da inscrição, mediante recurso, cabe exclusivamente ao candidato.

4. O quantitativo de vagas a serem preenchidas e as respectivas áreas de conhecimento ofertadas, bem como os requisitos mínimos exigidos, constam no Anexo I do presente Edital.

(2)

5. A ficha de inscrição devidamente impressa acompanhada de um documento oficial de identificação com foto deverá ser apresentada à banca para ingresso ao local de prova.

6. Para efeito da prova de títulos, uma cópia comprobatória do currículo Lattes deverá ser entregue à Banca Examinadora por ocasião da prova escrita, a qual será anexada ao processo do candidato. Os originais ou cópias autenticadas comprobatórias do currículo

Lattes deverão permanecer em poder do candidato, os quais poderão ser solicitados pela

banca, e neste caso serão devolvidos ao candidato ao final das provas. Todos os documentos expedidos por instituição estrangeira, exceto os previstos pelo artigo 11 do regulamento, somente serão considerados quando traduzidos para a língua portuguesa por tradutor juramentado, exceto em línguas espanhola, inglesa, francesa e alemã.

I. Será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais) que deverá ser recolhida exclusivamente via boleto bancário, impresso pelo candidato, na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, conforme especificações constantes do Boleto, sendo que em nenhuma hipótese haverá restituição da mesma.

II. É condição para o acesso ao boleto bancário e sua respectiva impressão, o preenchimento e envio da Ficha de inscrição e do Plano de Trabalho (Art. 36 § 2o). III. A inscrição somente se efetivará após a confirmação do pagamento da referida taxa.

6.1. É vedada mais de uma inscrição por candidato.

6.2. Os candidatos aprovados no presente concurso estarão obrigados a ministrar aulas e executar demais atividades correlatas à docência, nos campi da sede e nos campi avançados da UEPG em outros municípios, nos turnos: manhã e tarde, manhã e noite ou tarde e noite.

6.3. Serão aceitas inscrições de portadores de diploma de graduação e/ou pós-graduação obtido(s) no exterior, os quais, em caso de aprovação, deverão ter, até o momento da posse esses documentos devidamente revalidados/reconhecidos por instituição de ensino superior no Brasil, na forma da lei;

6.4. Candidatos em processo de conclusão de curso de Pós-Graduação devem encaminhar, via SEDEX, até 19 de agosto de 2009, documento oficial emitido pela Coordenação de seu Programa de Pós-graduação, atestando a data de defesa de sua dissertação ou tese, dirigido ao Presidente da CCCPPD, no endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, no 4.748 – CEP 84030-900 - Bairro Uvaranas – Ponta Grossa – PR.

7. O Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso divulgará no dia 31 de agosto de 2009, através de Edital publicado no Diário Oficial do Estado e em jornais locais, na Internet, no endereço www.uepg.br/concurso, e afixado próximo à sala da Comissão Coordenadora do Concurso:

I. o Deferimento das Inscrições contendo o nome do candidato e o número da Inscrição;

II. o Cronograma de desenvolvimento das provas, inclusive local, data e horário para o sorteio do número dos temas da Prova Escrita, Didática e Prática (quando houver); III. a Composição das Bancas Examinadoras.

(3)

8. Qualquer interposição de recurso relativo ao indeferimento de inscrição somente será admitida no prazo de até 05 (cinco) dias úteis a partir da data de publicação do Edital e deverá ser dirigida ao Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso (CONFORME FORMULÁRIO MODELO)

9. No prazo de até 05 (cinco) dias úteis, a Comissão Coordenadora do Concurso analisará os recursos de indeferimento de inscrição e publicará o resultado, através de Edital.

10. Qualquer impugnação relativa à composição das Bancas Examinadoras só será admitida no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados a partir da data da publicação do Edital de constituição das mesmas. A impugnação será dirigida ao Presidente da Comissão Coordenadora do Concurso e o resultado da apreciação por parte da Comissão Examinadora publicado em igual prazo, sendo afixado próximo à sala da Comissão Coordenadora do Concurso.

11. As provas serão realizadas nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2009, podendo ser prorrogadas dependendo do número de inscrições por área de conhecimento, utilizando-se as salas dos Blocos “A” , “B” e “D”, no Campus Central da UEPG, sito à Praça Santos Andrade no 1 – Centro - Ponta Grossa – PR. As provas terão inicio às 8 horas do dia 25 de setembro de 2009.

12. Somente terão acesso aos locais de prova e submeter-se-ão a elas os candidatos cujas inscrições tenham sido deferidas, que estejam de posse da cédula de identidade ou documento equivalente com foto e da cópia da ficha de inscrição.

13. A UEPG disponibilizará na internet, no endereço www.uepg.br/concurso, durante o período de inscrições, informações pertinentes ao concurso, a saber:

I - lista dos temas, inclusive bibliografia sugerida para os Exames de Provas;

II - instrumento de avaliação – Prova Didática com Arguição;

III - instrumento de avaliação – Exame de Títulos, Defesa da Produção Acadêmica e Plano de Trabalho;

IV - instrumento de avaliação – Prova Prática, quando houver;

V - outros documentos e informações julgados pertinentes.

14. Para efeitos de habilitação, o candidato deverá atingir média igual ou superior a 7,00 (sete) em cada uma das etapas do Exame de Provas.

15. Para efeitos de classificação, a nota final do candidato será atribuída pela média aritmética simples, com arredondamento centesimal, das notas obtidas no Exame de Provas e no Exame de Títulos.

a. Não serão fornecidas aos candidatos não classificados as notas atribuídas pelas Bancas a cada uma das Provas;

(4)

b. Não serão fornecidas aos candidatos cópias das provas escritas;

16. No caso de empate, será dada preferência ao candidato que tenha obtido maior nota no

Exame de Prova Escrita, perdurando o empate, àquele que tenha obtido maior nota no Exame de Prova Didática com Argüição, perdurando ainda o empate, àquele que tenha

obtido maior nota no Exame de Prova Prática, quando houver e, por último, àquele que tiver maior nota no Exame de Títulos.

17. Os documentos dos candidatos não classificados deverão ser retirados na Pró-Reitoria de Recursos Humanos – Bloco da Reitoria - Campus em Uvaranas, sita à Av. General Carlos Cavalcanti, no 4.748, Ponta Grossa, no prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias do encerramento do concurso, após o qual os mesmos serão incinerados.

18. A nomeação dos candidatos classificados, respeitadas as limitações de ordem financeira e orçamentária e observando-se rigorosamente o número de vagas e a ordem de classificação, bem como a anuência das vagas solicitadas no protocolo SEAP no 07.270.574-2 pelo Sr. Governador do Estado, dar-se-á a partir do segundo semestre de 2009, sendo que o ingresso no nível inicial da carreira e consequente remuneração (vide Anexo II) serão de acordo com a titulação apresentada pelo candidato até a data da posse.

19. São requisitos para a investidura no cargo:

I - ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro, na forma da lei;

II - ter completado 18 anos;

III - estar no gozo dos direitos políticos;

IV - ser portador de certificado de reservista ou de dispensa de incorporação e estar quite com as obrigações eleitorais;

V - apresentar boa saúde, comprovada por inspeção médica oficial;

VI - apresentar declaração de bens e rendas;

VII - apresentar declaração de acúmulo de cargos ou negativa de acumulação;

VIII - atender as exigências específicas para o provimento do seu cargo, conforme estabelecido no presente Edital.

20. A Inspeção Médica, de caráter eliminatório, obedecerá à ordem rigorosa de classificação dos candidatos aprovados, e compreenderá: exames clínicos, laboratoriais e complementares, atendendo as especificidades para as áreas de conhecimento e atuação docente, conforme prescrição do Médico do Trabalho da UEPG. Todos os exames correrão às expensas do candidato.

21. O presente Concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado do Ato de Homologação de Resultado Final do Concurso, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período.

22. A aprovação em concurso público não assegura ao candidato o direito de ingresso no cargo.

(5)

poderão ser obtidos no site da UEPG na internet www.uepg.br/concurso ou ainda dúvidas podem ser sanadas através do e-mail: concursodocente@uepg.br.

Ponta Grossa, 14 de julho de 2009.

Prof. Silas Guimarães Moro Presidente da CCCPPD

(6)

ANEXO I DO EDITAL CCCPPD No 16/2009 I – Setor de Ciências Biológicas e da Saúde

Departamento de Educação Física

Área de Conhecimento: Educação Física na Educação Infantil e Fundamentos dos Jogos e Brincadeiras

Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física Titulação Mínima Exigida: Mestrado

Área de Conhecimento: Ritmo e Dança e Ginástica Rítmica Desportiva Escolar Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física Titulação Mínima Exigida: Mestrado

Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética

Área de Conhecimento: Biologia Estrutural

Nº de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Medicina ou Biologia (Licenciatura ou Bacharelado) ou em áreas correlatas

Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Medicina, ou Biologia ou em áreas correlatas

Departamento de Enfermagem e Saúde Pública

Área de Conhecimento: Epidemiologia Nº de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 20 horas semanais

Graduação Exigida: Medicina, ou Enfermagem, ou Farmácia Titulação Mínima Exigida: Mestrado

Departamento de Medicina

Área de Conhecimento: Anatomia Humana Nº de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais Graduação Exigida: Medicina

(7)

II – Setor de Ciências Exatas e Naturais

Departamento de Química

Área de Conhecimento: Educação em Química Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura em Química

Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Química, ou Educação ou em Ensino de Ciências.

Área de Conhecimento: Química Analítica Ambiental Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em Química Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Química Analítica

Departamento de Física

Área de Conhecimento: Física Moderna Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em Física ou em áreas correlatas.

Titulação Mínima Exigida:

Doutorado em Ciências ou doutorado em áreas correlatas à Física, com tese de Doutorado desenvolvida em uma das seguintes áreas de pesquisa: espectroscopia ótica da matéria condensada ou espectroscopia infravermelho da matéria condensada ou lente térmica ou fotoacústica; ensino de física ou instrumentação para o ensino de física; supercondutividade e materiais supercondutores; ótica clássica ou ótica quântica; informação e computação quântica; dinâmica não linear; cerâmicas ferroelétricas; física dos solos e ciências ambientais; propriedades mecânicas e tribológicas de materiais; materiais magnéticos nanoestruturados; difração de raios x aplicada a materiais policristalinos; estrutura eletrônica de átomos e moléculas.

Departamento de Matemática e Estatística

Área de Conhecimento: Matemática Número de vagas: 05 (cinco) * Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Matemática, ou Estatística, ou Física, ou Engenharia, ou Computação, ou Educação Matemática. Área de Conhecimento: Educação Matemática

(8)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Matemática, ou Estatística, ou Física, ou Engenharia, ou Computação, ou Educação Matemática.

* (uma vaga destinada para candidatos afro descendentes)

Departamento de Geociências

Área de Conhecimento: Ensino de Geografia – Área Humana Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura em Geografia Titulação Mínima

Exigida:

Mestrado em Geografia ou áreas afins, ou Mestrado em Educação.

Área de Conhecimento: Ensino em Áreas afins à Astronomia Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais Graduação e Titulação

Mínima Exigida:

Licenciatura em áreas afins à Astronomia e Mestrado em Geografia, ou Licenciatura em Geografia com Mestrado em Astronomia.

Área de Conhecimento: Epistemologia da Geografia Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação: Licenciatura ou Bacharelado em Geografia. Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Geografia ou áreas afins

III – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de Artes

Área de Conhecimento: História da Arte, Arte contemporânea: Tecnologia e Linguagens Híbridas nas Artes Visuais.

Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida:

Licenciatura e/ou Bacharelado em Artes Visuais, ou Desenho e Plástica, ou Artes Plásticas, ou Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas e/ou habilitação em Desenho, ou Arte e Educação

Titulação Mínima Exigida:

Mestrado em Educação, ou Artes Visuais, ou Arte e Educação, ou Desenho, ou Design, ou Comunicação Visual, ou Poéticas Visuais, ou Cultura Visual, ou Arte e Visualidade, ou História da Arte, ou História, ou Arte e Tecnologia, ou Multimeios

Área de Conhecimento: História da Arte. Fundamentos Teóricos da Linguagem Visual e Práticas de Ensino em Artes Visuais.

Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura e/ou Bacharelado em Artes Visuais, ou Desenho e Plástica, ou Artes Plásticas, ou Educação Artística – Habilitação

(9)

Artes Plásticas e/ou habilitação em Desenho, ou Arte e Educação.

Titulação Mínima Exigida:

Doutorado em Educação, ou Artes Visuais, ou Arte e Educação, ou Desenho, ou Design, ou Comunicação Visual, ou Poéticas Visuais, ou Cultura Visual, ou Arte e Visualidade, ou História da Arte, ou História, ou Arte e Tecnologia, ou Multimeios.

Departamento de Educação

Área de Conhecimento: Fundamentos da Educação Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura em Pedagogia, ou Licenciatura em História, ou Licenciatura em Filosofia, ou Licenciatura em Sociologia Titulação Mínima

Exigida:

Mestrado em Educação

Área de Conhecimento: Psicologia da Educação Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura em Pedagogia e/ou Psicologia Titulação Mínima

Exigida:

Mestrado em Educação e/ou Psicologia

Área de Conhecimento: Política Educacional: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura em Pedagogia, ou Licenciatura em História, ou Licenciatura em Filosofia, ou Licenciatura em Sociologia Titulação Mínima

Exigida:

Mestrado em Educação

Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas

Área de Conhecimento: Língua e Literatura Espanhola Número de vagas: 02 (duas)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Letras Português/Espanhol ou Espanhol Titulação Mínima

Exigida:

Mestrado em Língua Espanhola ou Lingüística ou Literatura Espanhola ou Educação.

Obs.: A prova didática deverá ser realizada em Língua Espanhola

Área de Conhecimento: Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS Número de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

(10)

Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Letras ou Educação ou na área de Fonoaudiologia e certificação de Proficiência no uso e no ensino de LIBRAS obtido por meio de exame promovido pelo MEC (PROLIBRAS- Nível Superior).

Departamento de Letras Vernáculas

Área de Conhecimento: Língua Portuguesa e Linguística. Número de vagas: 2 (duas)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais Graduação Exigida: Licenciatura em Letras Titulação Mínima

Exigida:

Doutorado em Letras ou Linguística

Área de Conhecimento: Teoria Literária e Literatura de Língua Portuguesa. Número de vagas: 2 (duas)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais Graduação Exigida: Licenciatura em Letras Titulação Mínima

Exigida:

Doutorado em Literatura, ou Estudos Literários, ou Literatura Brasileira. ou Literatura Portuguesa, ou Teoria Literária

Departamento de História

Área de Conhecimento: História e Regiões. Número de vagas: 2 (duas)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em História, ou Antropologia ou Sociologia, ou Filosofia, ou Ciência Política, ou Geografia ou Letras

Titulação Mínima Exigida:

Doutorado em História

Área de Conhecimento: Teoria da História. Número de vagas: 2 (duas)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura ou Bacharelado em História, ou Antropologia, ou Sociologia, ou Filosofia, ou Ciência Política, ou Geografia ou Letras

Titulação Mínima Exigida:

Doutorado em História

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Área de Conhecimento: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Alfabetização e da Língua Portuguesa

No de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

(11)

Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Educação ou Linguística Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Área de Conhecimento: Prática Pedagógica e Pesquisa No de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura em Pedagogia Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Educação

Área de Conhecimento: Prática de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico No de vagas: 02 (duas)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Licenciatura em Pedagogia. Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Educação.

IV - Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Administração

Área de Conhecimento: Administração Geral No de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais Graduação Exigida: Administração

Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Administração e Doutorado em Administração, ou Sociologia, ou Psicologia, ou Engenharia da Produção, ou Economia, ou Filosofia, ou Ciências Contábeis

Área de Conhecimento: Comércio Exterior

Nº de vagas: 01(uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Graduação em Administração com Ênfase em Comércio Exterior, ou Graduação em Administração com habilitação em Comércio Exterior, ou Graduação em Administração com Ênfase em Negócios Internacionais, ou Graduação em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais, ou Graduação em Comércio Exterior, ou Graduação em Negócios Internacionais

Titulação Mínima Exigida:

Mestrado em Administração ou áreas correlatas à Administração

Departamento de Contabilidade

Área de Conhecimento: Contabilidade Geral No de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Graduação em Contabilidade

(12)

Departamento de Economia

Área de Conhecimento: Métodos Quantitativos No de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Titulação Mínima Exigida: Mestrado e Doutorado em Economia V - Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia

Departamento de Informática

Área de Conhecimento: Engenharia de Software e de Sistemas Embarcados Nº de vagas: 01 (uma)

Regime de Trabalho: 40 horas semanais

Graduação Exigida: Graduação em uma das seguintes áreas: Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Informática, Ciência da Computação ou áreas afins

Titulação Mínima Exigida:

Mestrado ou Doutorado em uma das seguintes áreas: Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Informática, Ciência da Computação, Mecatrônica

Ponta Grossa, 14 de julho de 2009.

Prof. Silas Guimarães Moro Presidente da CCCPPD

(13)

ANEXO II DO EDITAL CCCPPD No 16/2009

TABELA DE VENCIMENTOS DA CARREIRA DOCENTE – LEI No 15.944/2008

ASSISTENTE – MESTRADO- 40h SEM TIDE COM TIDE *

Salário básico 1.860,17 2.883,26

Adicional de titulação 45% 837,07 1.297,46

Total bruto (sem descontos legais)

2.697,24 4.180,72

ADJUNTO – DOUTORADO- 40h SEM TIDE COM TIDE *

Salário básico 2.337,56 3.623,21

Adicional de titulação 75% 1.753,17 2.717,40

Total bruto (sem descontos legais)

4.090,73 6.340,61

- Adicional de titulação - incidente sobre o vencimento básico do regime de trabalho.

- Regime TIDE concedido de acordo com a Lei Estadual no 15.944/2008 e disponibilidade financeira.

* TIDE – TEMPO INTEGRAL E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA.

COM PUBLICAÇÃO PREVISTA NO SUPLEMENTO DE CONCURSOS DO DIOE PARA O DIA 16/07/2009

Ponta Grossa, 14 de julho de 2009.

Prof. Silas Guimarães Moro Presidente da CCCPPD

Referências

Documentos relacionados

polivalentes, mas restritas às artes plásticas ou desenho também em Educação Artística e, ainda, atuação em Artes, mais especificamente em Artes Visuais ou

Equipe de assistência ao paciente do Serviço de Emergência Sem destaque Sem evidência Associação entre a classificação na triagem e o desfecho do paciente através do

Outro fator apresentado por Filho (2006) que tem causado desequilíbrio ecológico na Amazônia e afeta toda a humanidade, são as queimadas, que têm sido constantes, para limpeza

De acordo com Informações Técnicas disponibilizadas no sitio eletrônico da ANEEL, visando manter a qualidade na prestação do serviço público de distribuição

Segundo a metodologia RIVED, cada grupo de trabalho, compostos por um ou dois professores da área, dois alunos de graduação do curso específico, e um aluno do curso de sistemas

Estes parâmetros pedem a macro para analisar a imagem MCEWLC, isolando todas as localizações com nível de adequabilidade 175 ou mais, encontrar sites de 20 hectares ou

a revista Ars, do Programa de Pós-graduação em artes Visuais, departamento de artes Plásticas, escola de Comunicação e artes da universidade de são Paulo (eCa/usP), reúne

não recomenda a instalação do implante em pacientes com higiene oral inadequada, paciente não cooperativo e não motivado, abuso de medicamentos ou álcool, psicoses,