• Nenhum resultado encontrado

DOCUMENTO DE TRABALHO CONJUNTO DOS SERVIÇOS. Síntese do resultado da consulta sobre a governação internacional dos oceanos. que acompanha o documento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOCUMENTO DE TRABALHO CONJUNTO DOS SERVIÇOS. Síntese do resultado da consulta sobre a governação internacional dos oceanos. que acompanha o documento"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PT

PT

COMISSÃO EUROPEIA ALTA REPRESENTANTE DA UNIÃO PARA OS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E A POLÍTICA DE SEGURANÇA Bruxelas, 10.11.2016 SWD(2016) 352 final

DOCUMENTO DE TRABALHO CONJUNTO DOS SERVIÇOS

Síntese do resultado da consulta sobre a governação internacional dos oceanos que acompanha o documento

COMUNICAÇÃO CONJUNTA AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

Governação internacional dos oceanos: uma agenda para o futuro dos nossos oceanos

(2)

Introdução

O apelo à ação na governação dos oceanos adquiriu relevância internacional, nomeadamente graças à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A governação internacional dos oceanos prende-se com três domínios de ação da UE: o desenvolvimento sustentável, o crescimento e o emprego e a intervenção da UE no mundo. Para a Europa, a economia marítima e a competitividade internacional revestem, neste contexto, particular importância, dado o estado cada vez mais preocupante dos oceanos e o impacto que neles têm as atividades humanas. Num caso como noutro, o êxito da gestão constitui um desafio a vencer ao nível mundial, para o que a UE e os seus Estados-Membros devem atuar mais firmemente e em conjunto.

O Comissário responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, atribuiu prioridade a este problema, em conformidade com o mandato que lhe foi atribuído pelo Presidente Juncker («participar na configuração da governação internacional dos oceanos, nas Nações Unidas e noutras instâncias multilaterais e bilaterais, com os principais parceiros a nível mundial»).

O processo de consulta a seguir descrito foi lançado com o objetivo de preparar uma iniciativa sobre a governação internacional dos oceanos que proponha as primeiras medidas para vencer os desafios acima referidos. Consistiu o processo numa consulta formal e numa visita de «auscultação», em que participou pessoalmente o Comissário, para trocar com as partes interessadas opiniões sobre o assunto.

1. CONSULTA

Em 4 de junho de 2015, a Comissão lançou uma consulta pública sobre a governação internacional dos oceanos. A consulta dirigiu-se a todas as partes interessadas, públicas e privadas, e às organizações internacionais governamentais e não governamentais e procurou recolher informações sobre a forma como a UE pode contribuir para a melhoria da governação internacional dos oceanos e mares. A consulta, cujo relatório consta do anexo, terminou em 15 de outubro de 2015.

O objetivo da consulta das partes interessadas era apurar as suas opiniões sobre a eficácia do atual quadro de governação, eventuais lacunas e formas de introduzir melhorias no plano internacional e regional.

Foram recebidas 154 respostas. Entre os inquiridos contam-se entidades governamentais, organismos públicos, representantes de empresas, associações, ONG, mundo académico e sociedade civil.

Para além da consulta, o Comissário Karmenu Vella realizou uma visita de «auscultação» para obter as opiniões das partes interessadas e dos parceiros internacionais ao mais alto nível político e para debater as vias a seguir.

2. PERFIL DOS INQUIRIDOS

Como ilustrado infra, as autoridades públicas (26 %) constituem o maior grupo de inquiridos, seguidas da sociedade civil (19 %), das ONG (17 %) e das empresas (17 %).

(3)

Figura 1: Respostas por tipo de partes interessadas (%)

Foram recebidas contribuições de representantes de 13 Estados-Membros, da Islândia, da Noruega, dos Estados Unidos, da Coreia e de organizações internacionais, incluindo a DOALOS, a UNESCO e o PNUA, das Nações Unidas. Cerca de 15 % provieram de partes interessadas que podem ser consideradas internacionais e de países terceiros.

3. VISITA DE AUSCULTAÇÃO

O Comissário Vella participou em 27 eventos com parceiros e partes interessadas para discutir a governação internacional dos oceanos1; em diversas reuniões regulares com as partes interessadas e os Estados-Membros, ao nível de serviços, foram aprofundadas questões colocadas nas respostas à consulta.

A governação internacional dos oceanos foi objeto de discussões específicas aquando do lançamento da consulta2 e no Dia Europeu do Mar, em 20163.

1

http://ec.europa.eu/dgs/maritimeaffairs_fisheries/consultations/ocean-governance/doc/ocean-governance-summary_en.pdf

2

Cimeira Mundial dos Oceanos (3-5 de junho de 2015);

Anúncio da consulta pública e da visita de auscultação sobre a governação dos oceanos (Lisboa, 4 de

junho de 2015);

https://ec.europa.eu/commission/2014-2019/vella/announcements/announcement-ocean-governance-public-consultation-and-listening-tour-world-ocean-summit-lisbon-4_en

3

Sessão temática II: Melhorar a governação dos oceanos;

https://ec.europa.eu/maritimeaffairs/maritimeday/en/programme-items/thematic-session-ii-improving-ocean-governance

Relatório da Conferência: https://ec.europa.eu/maritimeaffairs/maritimeday/sites/mare-emd/files/2016-emd-conference-report.pdf 26% 6% 17% 3% 17% 11% 19% 1%

Tipo de partes interessadas

Autoridade pública Organização intergovernamental Empresa Associação ONG Investigação Cidadãos Sem categoria

(4)

4. RESUMO DAS RESPOSTAS E CONTRIBUIÇÕES 4.1. Quadro de governação dos oceanos

Para praticamente todos os inquiridos, o quadro de governação dos oceanos atual não é suficientemente eficaz para garantir a gestão sustentável dos oceanos. Alegam os inquiridos que tal se não deve ao quadro em si, mas à ineficiência na sua aplicação e à insuficiência da coordenação.

83% 11%

6%

Definição do problema geral

Concordam Discordam Não aplicável

Figura 2: Respostas à pergunta sobre a definição do problema geral - ineficiência do

quadro atual de governação internacional dos oceanos

Necessidade de melhorar a aplicação e a coordenação

É largamente consensual que o sistema se encontra fragmentado e que não há uniformidade na aplicação e no controlo do cumprimento dos instrumentos existentes. É fundamental melhorar a aplicação e a coordenação para melhorar a governação dos oceanos.

74% 5%

14% 7%

Concorda com a lista de problemas

específicos?

Concordam Discordam Concordam parcialmente Respondem parcialmente à pergunta

(5)

Figura 3: Respostas à questão sobre problemas específicos elencados na consulta:

(1) Lacunas do atual quadro de governação internacional dos oceanos;

(2) Aplicação ineficaz e coordenação insuficiente;

(3) Falta de conhecimento sobre os oceanos

Figura 4: Problemas específicos por ordem de importância

(inclui unicamente os inquiridos que apresentaram uma classificação por ordem de importância)

Muitos inquiridos fazem referência a instrumentos assinados que não foram ratificados ou que não são eficazmente aplicados. Promoção da boa aplicação dos acordos nas

instâncias marítimas, mecanismos de sanção e reforço das capacidades são as formas de

ação mais frequentemente referidas como necessárias para corrigir as lacunas na aplicação.

Muitos apontam para a fragmentação do quadro de governação dos oceanos, devida, entre outros motivos, à preponderância de «silos» setoriais. A concorrência crescente pelo espaço marítimo é sinal da inadequação da abordagem atual e da necessidade de uma maior cooperação, inclusivamente na proteção da biodiversidade marinha.

Todos os inquiridos apelam a uma melhor coordenação aos níveis mundial e regional, tanto no plano «horizontal» (i.e. entre agências e programas das Nações Unidas, e entre as organizações regionais) como «vertical» (i.e. entre os níveis mundial, regional e nacional).

Uma minoria de inquiridos defende a criação de uma entidade de cúpula que atue como coordenadora; para a maioria, uma melhor utilização das estruturas existentes deve permitir melhorar a coordenação. O organismo de coordenação, qualquer que ele seja, deve assegurar uma cooperação mais estreita entre as organizações que se ocupam de questões oceânicas, reduzindo assim os potenciais conflitos e sobreposições.

Vários inquiridos apelam a uma maior transparência no processo de tomada de decisão e a uma maior participação dos interessados na nova estrutura de governação, aspetos igualmente essenciais para melhorar o funcionamento desta.

0 10 20 30 40 50 60

Lacunas do atual quadro de governação internacional dos oceanos

Aplicação ineficaz e coordenação insuficiente

Falta de conhecimento sobre os oceanos

Problemas específicos por ordem de

importância

(6)

Colmatar as lacunas jurídicas

Muitos inquiridos assinalam lacunas no quadro jurídico aplicável a zonas situadas além da jurisdição nacional e no quadro regulamentar aplicável a novas atividades.

Biodiversidade em zonas situadas além da jurisdição nacional (BBNJ)

Existe um amplo acordo sobre a necessidade de um instrumento jurídico internacional, no âmbito da CNUDM, para a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade marinha em zonas situadas além da jurisdição nacional. Alguns inquiridos referem a eventual criação de um mecanismo internacional para estabelecer zonas marinhas protegidas no alto mar, modalidades de avaliação do impacto ambiental no alto mar e o estatuto jurídico dos recursos genéticos marinhos.

A futura elaboração de um instrumento daquele tipo é considerada igualmente uma boa oportunidade para reforçar a coordenação e a cooperação entre as organizações internacionais e regionais e entre setores.

Atividades emergentes

Diversos inquiridos sublinham as lacunas jurídicas na regulação de atividades emergentes, como a energia renovável marítima, a exploração de hidrocarbonetos em águas profundas e a mineração dos fundos marinhos, as quais têm de ser devidamente regulamentadas e geridas, nomeadamente através da promoção das melhores práticas. A definição de normas claras proporciona também segurança jurídica às empresas e assegura novos investimentos.

Princípios e novas disposições que devem reger as futuras ações

Os inquiridos apelam a que as futuras ações se pautem por uma abordagem ecossistémica, pelos princípios da precaução e do poluidor-pagador e, de forma mais vasta, pela abordagem intersetorial. Sublinham também a importância das avaliações de impacto ambiental.

Muitos referem a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e, mais especificamente, o ODS 14 (conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos, com vista ao desenvolvimento sustentável), cuja aplicação é essencial para uma melhor governação dos oceanos.

Quadro regional de governação dos oceanos

Muitos participantes consideram que a governação internacional dos oceanos não pode limitar-se ao quadro mundial e lamentam que o documento de consulta não mencione o quadro regional.

Os inquiridos recomendam uma melhor cooperação entre as organizações internacionais e regionais. Muitos realçam a importância da abordagem regional para os Estados que partilham uma bacia marítima.

Todos reconhecem a importância das convenções marinhas regionais (CMR) e das organizações regionais de gestão das pescas (ORGP), que têm um papel fundamental na proteção do ambiente marinho e na gestão sustentável das unidades populacionais de

(7)

peixes e enfrentam desafios como a poluição marinha e a sobre-exploração — para o que têm de estar à altura, nomeadamente melhorando o desempenho.

Convenções marinhas regionais

Entre as deficiências de que, segundo muitos inquiridos, padecem as CMR, incluem-se a fragmentação geográfica e a falta de execução, de capacidade e de coordenação entre entidades. Alguns inquiridos sublinham igualmente o âmbito limitado da sua ação, por exemplo, em zonas situadas além da jurisdição nacional.

Estruturas mais bem coordenadas poderiam resolver com mais eficácia problemas como a poluição marinha; esta observação aplica-se não só à cooperação entre CMR, como entre ORGP. Os memorandos de entendimento entre a OSPAR e a NEAFC e entre o PNUA/PAM/Convenção de Barcelona e a Comissão Geral das Pescas do Mediterrâneo (CGPM) são apontados por participantes na consulta como modelos neste capítulo. Organizações regionais de gestão das pescas

Embora a maior parte dos inquiridos reconheça o papel e o funcionamento positivos das ORGP, alguns realçam a persistência da sobre-exploração e da pesca INN e propõem o aumento de capacidades relacionadas com as ORGP em países em desenvolvimento. Muitos estimam que a pesca INN deve ser abordada de uma forma mais transversal, a fim de cobrir toda a cadeia, desde a captura até à comercialização. Para isso é necessário o empenho de todas as partes interessadas e uma forte cooperação entre ORGP e a OMI e a FAO, a ratificação e aplicação de instrumentos como o sistema de localização de navios por satélite e o registo mundial de navios de pesca da FAO, e a utilização de novas tecnologias, como a observação por satélite.

4.2. Conhecimento dos oceanos Lacunas no conhecimento

Quase todos os inquiridos confirmam que a falta de conhecimentos sobre os oceanos enfraquece o quadro de governação internacional dos oceanos, nomeadamente em matéria de avaliação do impacto das atividades marítimas.

As principais dificuldades parecem residir na forma de melhor coordenar a recolha de dados, de assegurar a sua partilha entre as partes interessadas e de garantir o financiamento da investigação, aspeto este para o qual foi sublinhado o papel da UE. Domínios em que é necessário um melhor conhecimento

Atividades económicas

Uma maior disponibilidade de conhecimentos marítimos seria benéfica para todas as atividades económicas. Há quem pense que seriam os setores emergentes os principais beneficiários; outros consideram que assim se proporcionariam também aos setores tradicionais soluções para fazer face a certos desafios, como o aquecimento dos oceanos e a redução das emissões de gases com efeito de estufa, e oportunidades para desenvolver tecnologias sustentáveis.

(8)

A melhoria do conhecimento é crucial para a gestão sustentável dos recursos oceânicos, incluindo uma melhor avaliação das unidades populacionais de peixes e dos impactos de certos métodos de pesca. De um modo mais geral, um melhor conhecimento do ambiente marinho ajudará os operadores a agirem de forma mais informada e as autoridades a planearem atividades no mar.

Ambiente marinho

Alguns participantes sublinham a necessidade de melhores conhecimentos para melhorar a aplicação de uma abordagem ecossistémica ao planeamento de atividades e de uma melhor compreensão da função dos oceanos no clima mundial e das consequências das alterações climáticas para os oceanos.

Melhorar a coordenação e a partilha de dados

Praticamente todos os inquiridos mencionam a coordenação e a partilha de dados na investigação marinha. A maioria estima que, mais do que criar bases de dados mais abrangentes, exercício caro e moroso, é importante utilizar eficazmente e disponibilizar os dados existentes.

O sistema atual é considerado fragmentado, possibilitando a duplicação de dados ou impossibilitando a sua utilização. Os inquiridos apontam para a EMODnet da UE como um bom exemplo e apoiam a criação de uma EMODnet mundial, com normas comuns e contributos de todos os fornecedores de dados, incluindo o setor privado.

Entre outras formas de melhorar a partilha de dados e a cooperação, sugerem:  Reforçar a Comissão Oceanográfica Intergovernamental;

 Estabelecer «pontes de conhecimentos» entre as organizações regionais e internacionais (por exemplo, cooperação entre o CIEM, as convenções OSPAR e HELCOM);

 Alianças internacionais de investigação (como a Declaração de Galway);  Criar sinergias entre programas de investigação;

 Diálogo entre cientistas e responsáveis políticos.

4.3. Papel da UE na configuração da governação dos oceanos

Muitos inquiridos consideram que a UE tem um papel fundamental a desempenhar na melhoria da governação internacional dos oceanos, porque:

 É um interveniente ativo em instâncias e em negociações mundiais e regionais de relevo;

 É um protagonista mundial em atividades marítimas;

 Dispõe dos conhecimentos especializados para ajudar a melhorar a governação internacional dos oceanos.

Liderança

Para muitos dos inquiridos, a UE é um importante interveniente em todas as organizações marítimas internacionais e regionais. Juntamente com os Estados-Membros, tem capacidade e legitimidade para desempenhar um papel importante na promoção da

(9)

ratificação e na aplicação efetiva dos acordos existentes e no melhoramento da coordenação dos mecanismos internacionais e regionais. A maioria dos inquiridos assinala a necessidade de a UE desempenhar um papel ativo nas negociações BBNJ e na promoção do ODS 14, entre outros.

Alguns inquiridos argumentam que a UE devia ser pioneira, garantindo condições equitativas para as partes interessadas do setor marítimo e apoiando a inovação e a concorrência saudável entre empresas. Deve tirar partido do seu peso económico e participar ativamente na definição das normas para as atividades emergentes.

Alguns inquiridos consideram também que a UE está bem posicionada para (continuar a) conduzir a luta contra a pesca INN e a promoção de condições de trabalho dignas nos setores marítimos. Deve continuar a agir, nomeadamente melhorando a fiscalização do cumprimento das normas.

Conhecimentos especializados

A maioria dos inquiridos considera que o valor acrescentado da UE está nos seus conhecimentos especializados em diversos domínios. Realçam os instrumentos que elaborou para gerir melhor as atividades marítimas, promover o crescimento sustentável e proteger o ambiente marinho. Mencionam, em especial, a política marítima da UE, a Diretiva-Quadro Estratégia Marinha, a Diretiva Ordenamento do Espaço Marítimo e a política comum das pescas reformada.

Cooperação com parceiros da UE

Numerosos participantes afirmam que os países em desenvolvimento podem carecer de capacidade para assegurar a correta aplicação dos acordos e o desenvolvimento sustentável das suas atividades marítimas. Apelam à UE para que coopere estreitamente com esses países e lhes proporcione os conhecimentos que lhes permitam tirar plenamente proveito das oportunidades que os oceanos proporcionam e participar nas instâncias internacionais e regionais.

Alguns inquiridos mencionam a necessidade de cooperação com os países vizinhos no tocante aos oceanos e às atividades marítimas; consideram que a política de vizinhança da UE poderia ser útil neste domínio.

5. CONCLUSÃO

Globalmente, o processo de consulta e a visita de auscultação confirmaram a necessidade de uma ação sobre a governação internacional dos oceanos mais sólida e mais coerente. A iniciativa da Comissão neste domínio tem em conta esses resultados.

As respostas confirmam a existência de lacunas na governação internacional dos oceanos que têm de ser colmatadas, nomeadamente melhorando a aplicação, aumentando o apoio aos países em desenvolvimento, eliminando os vazios jurídicos e reforçando a coordenação.

As respostas apontam também para a necessidade constante de mais e melhor investigação. A comunicação sobre a governação dos oceanos tem estas opiniões em conta, tanto na análise da situação respeitante à governação internacional dos oceanos, como no conjunto das ações propostas.

(10)

Por conseguinte, a Comissão propôs 14 ações para resolver os problemas apontados pelas partes interessadas, em três domínios prioritários. Em especial:

 O apelo a uma melhor aplicação e coordenação do quadro internacional e regional de governação dos oceanos reflete-se nas ações 1, 2 e 3 da comunicação conjunta. A ação 1 visa também colmatar lacunas jurídicas.

 A cooperação com países terceiros está plasmada na maioria das ações, nomeadamente nas ações 3, 4, 13 e 14.

 As ações 6 a 11 visam reduzir a pressão sobre os oceanos, destacada por várias partes interessadas.

 As ações 12, 13 e 14 têm como objetivo reforçar a investigação e os dados oceanográficos internacionais.

As ações enunciadas na comunicação conjunta são parte integrante da resposta da UE à Agenda 2030, nomeadamente ao ODS 14 e objetivos conexos, em consonância com o apelo à ação dos inquiridos, com base nestes compromissos assumidos.

(11)

ANEXO: LISTA DE ABREVIATURAS E ACRÓNIMOS AIFM: Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos

AMEP: Acordo sobre Medidas dos Estados do Porto e Desempenho do Estado de pavilhão

BBNJ: biodiversidade em ZAJN

CDB: Convenção sobre a Diversidade Biológica CGPM: Comissão Geral das Pescas do Mediterrâneo CIEM: Conselho Internacional de Exploração do Mar CMR: convenção marinha regional

DOALOS DA ONU: Divisão das Nações Unidas para os Assuntos dos Oceanos e o Direito do Mar

EMODnet: Rede Europeia de Observação e de Dados do Meio Marinho FAO: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura

HELCOM: Comissão para a Proteção do Meio Marinho do Mar Báltico (também conhecida por Comissão de Helsínquia)

NEAFC: Comissão de Pescas do Atlântico Nordeste ODS: objetivo de desenvolvimento sustentável OMI: Organização Marítima Internacional

ORGP: organização regional de gestão das pescas

OSPAR: Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste Pesca INN: pesca ilegal, não regulamentada e não declarada

PNUA/PAM: Programa das Nações Unidas para o Ambiente/Plano de Ação para o Mediterrâneo UNESCOOrganização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Referências

Documentos relacionados

Diante dos potenciais impactos no ciclo hidrológico da Amazônia decorrentes da mudança do clima global, previstos pelos modelos climáticos, uma importante questão

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

The case studies show different levels of problems regarding the conditions of the job profile of trainers in adult education, the academic curriculum for preparing an adult

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator