• Nenhum resultado encontrado

Có digó de Cónduta e É tica nós Negó ciós

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Có digó de Cónduta e É tica nós Negó ciós"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Có digó de Cónduta e É tica nós Negó ciós

Versão 1.0 – novembro de 2015

Apresentação

O Código de Conduta e Ética nos Negócios da Pecsa apresenta as diretrizes de atitude e práticas nos negócios para a empresa e todos seus colaboradores. Essas diretrizes são fundamentadas na visão de futuro, na missão e nos valores da empresa.

Para efetivar nossa visão de “transformar a pecuária na Amazônia”, é essencial nos mantermos verdadeiramente alinhados aos nossos valores de conhecimento, transparência, conservação ambiental e excelência na produção, além do rigoroso cumprimento de todas as exigências legais aplicáveis ao nosso negócio. Estes princípios são a base do nosso Código de Conduta e Ética, e devem ser respeitados em todas as ações e em cada decisão de cada um de nós, visando o sucesso da empresa no longo prazo e o cumprimento de sua missão.

Os valores têm que se traduzir em formas concretas de fazer negócio. Queremos estabelecer um ambiente de trabalho produtivo e sadio para nossos colaboradores, bem como relações de confiança, de transparência e de longo prazo com nossos clientes e parceiros, fornecedores, financiadores e investidores. Assim, teremos juntos condições de alcançar o sucesso e de efetivamente promover a Pecuária Sustentável na Amazônia.

Vando Telles de Oliveira Diretor Executivo

(2)

Propósito e Valores do Negócio

A Pecsa tem como propósito ou visão “transformar a pecuária na Amazônia em um negócio realmente sustentável, produtivo e rentável, fortalecendo a economia local e conservando os solos, a água e as florestas”

Para realizar esse propósito, assumimos como missão “viabilizar o acesso dos pecuaristas da Amazônia à tecnologia, aos investimentos e aos mercados para a produção sustentável”.

A missão da empresa é permeada pelos seguintes valores:

 Conhecimento: compartilhar as informações e planejar junto com os produtores, capacitar à mão de obra e potencializar suas habilidades.

 Transparência: promover a rastreabilidade dos animais e monitorar os resultados, disponibilizando informações para os produtores, investidores, compradores e sociedade.  Conservação ambiental: garantir uma cadeia de produção sem desmatamento e com

recuperação de nascentes e matas ciliares, adequação dos passivos ambientais, conservação dos solos e da água e redução das emissões de gases de efeito estufa.

 Excelência na produção: otimizar a produtividade em áreas já desmatadas, realizar a gestão integrada da fazenda como negócio com enfoque no retorno econômico e na qualidade, disponibilizando tecnologias compatíveis com cada sistema de produção.

Além desses valores, a Pecsa tem um compromisso pleno com o cumprimento da legislação em todos os aspectos de sua operação e não compactua nem se envolverá com qualquer tipo de atividades ilegais.

Colaboradores

A Pecsa entende que um ambiente de trabalho produtivo e ao mesmo tempo agradável e seguro se constrói a partir de uma relação respeitosa entre as pessoas. Neste sentido, a empresa promove uma aplicação plena da legislação trabalhista, bem como estimula o respeito aos direitos individuais e o tratamento digno a seus colaboradores. Buscamos oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal a todos e repudiamos qualquer forma de discriminação.

A Pecsa desenvolverá no prazo de 9 meses uma política de recursos humanos detalhando esses aspectos e estabelecendo uma convenção coletiva, os procedimentos para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos em operações em campo, os benefícios adicionais a serem oferecidos aos colaboradores, bem como um mecanismo de ouvidoria.

(3)

Todos os colaboradores terão acesso ao conteúdo e às atualizações deste Código e deverão sempre cumprir com todas suas diretrizes.

Na eventualidade em que um colaborador seja exposto a atividades ilegais como, por exemplo, pedido ou oferecimento de propina ou suborno, deverá imediatamente negar tais solicitações e informar o ocorrido à diretoria da empresa.

Eventuais ofertas de algum presente ou brinde por parte de um fornecedor, prestador de serviços, cliente ou qualquer parceiro devem ser encaradas com imparcialidade, não interferindo na objetividade do relacionamento com o ofertante. Em tal eventualidade, o colaborador deverá informar à diretoria da empresa. Somente poderá aceitar brindes ou presentes cujo valor não ultrapasse o valor de brindes ou presentes que a própria Pecsa esteja oferecendo para seus parceiros comerciais, sendo terminantemente proibido o recebimento de qualquer valor monetário.

No exercício de suas funções, os colaboradores deverão zelar pelo cumprimento rigoroso da legislação e normas aplicáveis. Na área ambiental, deverão observar, inclusive, a proibição à caça de animais silvestres e à morte de eventuais predadores tais como onças ou outros.

Clientes e Parceiros

As atividades desenvolvidas com os produtores parceiros são baseadas na construção de relações de confiança, visando estabelecer parcerias de longo prazo que gerem benefícios mútuos para a empresa e produtores. Outras características essenciais do relacionamento entre a Pecsa e os produtores parceiros são:

 a transparência e prestação de contas sobre os investimentos e os resultados das atividades,

 o compartilhamento de conhecimento com os produtores e os trabalhadores das fazendas, e

 o compromisso de nunca comprometer o patrimônio dos produtores, seja a terra, o gado ou o maquinário, na estruturação de contratos de parceria rural ou arrendamento. A Pecsa só se envolverá em parcerias com fazendas que cumpram os requisitos mínimos da legislação ambiental e trabalhista – isto é, que estejam cadastradas no Cadastro Ambiental Rural, não possuam embargo por desmatamento ilegal e não constem na lista do trabalho análogo ao escravo do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

No âmbito das empresas processadoras, consumidoras ou distribuidoras de carne, a Pecsa buscará estabelecer relações de parceria comercial de longo prazo, sempre com objetivo de garantir a qualidade do produto e a origem sustentável do mesmo.

(4)

Financiadores e Investidores

A Pecsa busca financiadores e/ou investidores que tenham propósito comum ao da empresa de gerar retornos financeiros e impactos socioambientais positivos pela transformação da pecuária na Amazônia.

Nas suas relações com financiadores e/ou investidores, a Pecsa tem o compromisso de garantir a transparência das informações relativas ao desempenho econômico-financeiro e aos impactos socioambientais das suas atividades, com base nas melhores práticas para a comunicação com financiadores e investidores. Isso inclui o compromisso de fornecer informações precisas e verídicas por parte de todos que detêm tal incumbência, e especificamente:

 a produção de relatórios financeiros seguindo padrões internacionais, bem como a realização de auditoria externa para garantir a idoneidade dos controles internos da Pecsa;  o compartilhamento de informações operacionais e financeiras sobre o andamento dos

negócios em formato e com a periodicidade adequada para a tomada de decisão;

o compartilhamento de informações sobre o cumprimento de padrões de produção sustentável, bem como sobre os impactos socioambientais das atividades da Pecsa

.

Fornecedores e Prestadores de serviços

A Pecsa trabalha para construir relações de confiança e de colaboração de longo prazo com fornecedores e prestadores de serviços, com vistas à melhoria contínua da qualidade, à redução de custos operacionais e à garantia da origem sustentável dos produtos. Com relação a esse último aspecto, a Pecsa desenvolverá no prazo de 4 meses um conjunto de procedimentos visando garantir a ausência de desmatamento em sua cadeia de fornecimento quanto à aquisição de animais e dos principais insumos para produção de ração, a serem implantados ao longo dos 12 meses subsequentes.

A Pecsa conduz o relacionamento com seus fornecedores e prestadores de serviços de forma objetiva e imparcial, sendo a escolha sempre baseada na melhor relação custo-benefício para a empresa, seus clientes e parceiros. Neste sentido, a empresa não aceita e nem oferece qualquer tipo de favores que possam interferir no relacionamento e na tomada de decisão com nossos fornecedores e prestadores de serviços.

(5)

Sociedade, meio ambiente e comunidade

A Pecsa possui o compromisso de não gerar impactos negativos sobre o meio ambiente e de aplicação plena da legislação ambiental. A empresa não se envolverá em atividades que possam resultar em desmatamentos ou outros danos aos recursos naturais, ou afetar Unidades de Conservação ou Terras Indígenas ou as populações que ali residem. A empresa também buscará minimizar tais danos dentro de suas cadeias de fornecimento.

A Pecsa se compromete a fazer o manejo do solo e explorar as atividades pecuárias dentro das recomendações veterinárias e zootécnicas, atendendo às leis, normas e regulamentos ambientais federais, estaduais e municipais, e proibindo o uso de defensivos não autorizados pelo Ministério da Agricultura. Também se compromete a aplicar as diretrizes das Boas Práticas Agropecuárias para Bovinocultura de Corte, da Embrapa, e do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável, do GTPS, bem como a monitorar e reportar sobre a aplicação desses padrões.

A empresa se compromete também a respeitar, fiscalizar e atender as leis, normas e diretrizes estabelecidas no país para a proteção de reservas florestais, mananciais, fauna, meio ambiente, proibição de trabalho escravo e utilização de trabalho ilegal, invasões de terra, incêndios por queimada, dentre outros. Realizará periodicamente verificação independente dos riscos e eventuais impactos negativos de suas atividades.

Além disso, a Pecsa tem como propósito gerar impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade. Nesse sentido, promoverá a recuperação de nascentes e matas ciliares e a adoção de práticas que garantem a conservação dos solos, da água e das florestas, e a redução das emissões de gases de efeito estufa. A empresa também buscará, por meio de suas atividades, contribuir para o desenvolvimento local sustentável. Realizará um monitoramento sistemático desses impactos positivos, compartilhando os resultados em seus relatórios anuais de atividades, e em ocasiões apropriadas com suas partes interessadas.

Dessa forma, a Pecsa buscará sempre oferecer à sociedade um produto de qualidade e com garantia de origem sustentável.

Implementação, monitoramento e revisão

Este Código de Conduta e Ética nos Negócios da Pecsa será comunicado e deverá ser observado rigorosamente por todos os colaboradores da empresa.

O mesmo será disponibilizado na página da Pecsa na internet e apresentado a todos os novos colaboradores da empresa, que receberão um treinamento específico a seu respeito no prazo máximo de três (3) meses após sua contratação.

(6)

O cumprimento deste Código será monitorado pela Diretoria de Governança e reportado anualmente ao Conselho de Administração, podendo ser revisto ou alterado nessa ocasião.

Referências

Documentos relacionados

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

todas as doenças dos centros nervosos: as myélites chronicas, as paralysias, certas doenças cancerosas, etc.; vendo os hospitaes, as casas de saúde cada vez mais repletas

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos